terça-feira, junho 05, 2007

4 - CULINÁRIA - Favas com costeletas à Willoughby

INGREDIENTES:
Favas (grão- verde)
Cebola
Alhos
Salsa
Hortelã
Aipo
Coentros
Louro
Pimenta em pó
Cominhos
Cravinho
Piri-piri em grão
Caldo Knorr de carne
Vinagre
Sal
Costeletas de porco
Alface

PREPARAÇÃO:
Num tacho, picam-se a cebola e uns dentes de alho. Coloca um bom ramo de salsa, algumas folhas ou, de preferência, as partes mais tenras da hortelã e picam-se também algumas folhas de aipo. Juntam-se duas ou três folhas de louro, inteiras. Junta-se pimenta em pó, q.b.; Uma colher da chá ou q.b.(conforme a quantidade de alimentos a cozinhar) de cominhos; uns grãos de cravinho, q.b.; Dois ou três grãos de piri-piri (ao gosto); um ou dois cubos de caldo Knorr (de acordo com a quantidade de alimentos a cozinhar). Junta-se-lhe azeite e água.
Vai ao lume para cozer, lentamente.
Quando já estiver cozido este preparado, colocam-se as costeletas de porco, que vão a cozer, em lume brando, também neste molho.
Quando as costeletas estiverem cozidas, retiram-se para um prato (...);
No tacho onde foram cozidas as costeletas e ao respectivo molho, acrescenta-se água suficiente para a cozedura, e junta-se-lhe o grão das favas, que vai ao lume, para cozer.
Quando as favas já estiverem quase cozidas, adicionam-se-lhe uns pingos de vinagre e rectifica-se o sal.
Depois das favas cozidas, retira-se o tacho do lume e pica-se uma ramo de coentros verdes por cima e, de seguida, colocam-se sobre elas, novamente, as costeletas. Tapa-se o tacho e deixa-se assim por alguns minutos, antes de servir.
----------
Estas favas, por não levarem enchidos, tornam-se mais leves e, por isso, menos prejudiciais à saúde. É de salientar que a falta do chouriço e da morcela são compensados pelas especiarias (os cominhos, a pimenta e o cravinho).

SERVEM-SE:

- Assim, simples;
- É indispensável acompanhar com a tradicional salada de alface cortada como o caldo verde, um pouco mais grossa;

VINHO:- Pode ser acompanhado por um vinho tinto, de preferência da Região do Dão, que deverá ser servido à temperatura ambiente, nunca inferior a 18 graus.
Podemos dar prioridade ao consumo de vinho de Beijós.
---------------
Bom apetite!:))

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.