sexta-feira, março 30, 2007

2 - ACULTURAÇÃO - Obrigado


OBRIGADO

Merci - Thank you - Gracias - Dank

Em francês, em inglês, em italiano, em alemão, para todos os povos, obrigado é a palavra-chave da "filosofia" das boas maneiras.

Sendo talvez uma das primeiras palavras balbuciadas logo na infância, deveria fazer-nos companhia durante toda a vida, porque é uma das que mais facilitam os contactos humanos, necessários para viver em sociedade.

E é tão fácil de dizer! Acompanhado de um sorriso, pode ser uma expressão de cortesia, de consideração, de apreço, de encorajamento, de franca camaradagem, de ternura ou de amor. Tudo depende da inflexão do tom de voz.

OBRIGADO à rapariga ou ao rapaz do ascensor far-lhes-á compreender que o seu trabalho não é o de uma máquina ao serviço de outra máquina. Experimente... e veja como o rosto se lhes distingue.

OBRIGADO à criança que lhe entrega qualquer coisa, e, assim, você participa na sua educação.

OBRIGADO à empregada do restaurante, e verá como o seu olhar se alegra. Talvez por um momento ela esqueça como as suas pernas estão pesadas e o cheiro a fritos.

Em casa, cem vezes ao dia, temos ocasião de dizer obrigado a todos os que partilham connosco a vida familiar - essa pequena sociedade em miniatura.

Se você tem o hábito de dizer obrigado, já possui a palavra chave das boas maneiras. Se não tem esse hábito, é preciso adquiri-lo o mais rapidamente possível. Porque sem ele nunca poderá compreender o porquê, o quanto e o como da boa educação e a lógica das suas regras. (...)

Por MFJ/Willoughby

quarta-feira, março 28, 2007

1 - ACULTURAÇÃO - Contactos Sociais

TER CLASSE

Qual é o significado da expressão "TER CLASSE"?
Uma especialista em normas de cortesia respondia assim a esta pergunta:
"Ter classe é nunca ser vítima de pânico. É possuir a convicção íntima da própria capacidade de encarar a vida, aconteça o que acontecer."
"Ter classe é nunca utilizar pretextos para justificar uma atitude. É reconhecer os próprios erros, aceitar-lhes as consequências e aprender à custa deles."
"Ter classe é ter consideração pelos outros. É saber que as boas maneiras são, de facto, uma sucessão de pequenos sacrifícios pessoais"
"Ter classe é saber reconhecer que a aristocracia não tem nada a ver com os antepassados nem com o dinheiro. O herdeiro de uma longa linhagem de títulos de nobreza pode ser totalmente desprovido de classe, enquanto o descendente de um mineiro de carvão pode possuí-la e ser dela um magnifico exemplo."
"Ter classe é nunca ter necessidade de destruir a reputação dos outros para edificar a sua própria."
"Ter classe é poder manter manter a dignidade própria entre os grandes e conservá-la com simplicidade entre os humildes".
Toda a gente se sente à vontade na presença de uma pessoa que tem classe, porque essa pessoa está à vontade consigo própria.
"Se você tem classe, não necessita de muito mais. Se não tem, que importa o que tem? Isso carece de importância".

Se ter classe significa então estar tão à vontade consigo mesmo como com os outros, é evidente que a nossa personalidade, a nossa individualidade, se exprimem nas nossas maneiras. Quando sabemos que as regras de cortesia têm a sua origem no mais profundo do ser, que não foram impostas arbitrariamente, mas nasceram de uma necessidade de harmonia e de moralidade, compreendemos facilmente a lógica das normas que governam a convivência social.

Por si só, a intuição não pode ajudar-nos a observar todas estas regras que definem os contactos entre os seres humanos: As modalidades exteriores podem variar segundo os lugares, as raças e as circunstâncias. Mas o essencial nunca varia.
O aperto de mão nem em todo o mundo é reconhecido como uma saudação ou uma manifestação de estima; o beija-mão, tal como ainda é praticado em certos países, vê-se muito pouco na América; o preto nem em toda a parte é sinal de luto. Mas a nobreza de sentimentos, a inviolabilidade da palavra dada, o respeito pela propriedade alheia, fazem parte do código de honra de todos os homens de mundo.
Se é preciso aprender tudo na vida, desde a língua que falamos até aos gestos mais banais, as regras de convivência social também são objecto de aprendizagem e de constante aperfeiçoamento. Não há nenhuma época na nossa vida em que o conhecimento desta arte não traga proveito à pessoa que se entrega ao seu estudo. Está reconhecido que a delicadeza traz consigo a harmonia, a calma e a alegria de viver. Mas a grosseria abre as portas a todos os abusos.
Tal como a caridade, a boa educação começa por nós próprios. Não há duas espécies de boa educação: uma para o exterior, outra para a nossa casa. Quem assim pensa trai-se mais tarde ou mais cedo e perde a estima e a admiração que procurava.
Um homem que, em público, abre a porta e deixa passar a sua companheira, a ajuda a tirar o casaco ou a vesti-lo poderá, em casa, abster-se desse tipo de solicitude. Mas, em casa como fora dela, não poderá permitir-se interrompê-la quando ela fala ou deixar de lhe dizer "obrigado" quando ela lhe serve o café. (...)

Por MFJ/Willoughby

segunda-feira, março 26, 2007

NAS MÃOS DE DEUS - Beijós

Em 26 de Março de 2007, em Viseu

Faleceu MARIA AMÉLIA DE SOUSA, de 94 anos de idade, de Beijós.
Vai ficar sepultada no Cemitério Paroquial de Beijós.

BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apresenta sentidos Pêsames à família enlutada.

quinta-feira, março 22, 2007

AMENTA OU EMENTA DAS ALMAS

Na semana Santa, durante muitos anos, manteve-se a tradição, de celebrar a Ementa/Amenta das Almas, em Beijós. Tinha como significado lembrar as almas dos nossos antepassados.
A Amenta das Almas era celebrada, a partir da meia noite, por um grupo de homens e mulheres de Beijós que, tomando isso com muita devoção e um são convívio, se reuniam para cantar em determinados locais previamente acordados, em todas as aldeias da freguesia.
O Grupo tinha regras de actuação. Não podiam ver ninguém, nem podiam ser vistos, enquanto cantavam. Quando iniciavam de cantar, se alguém tivesse que passar no local onde o grupo estivesse, teria que aguardar que acabasse essa cerimónia e seguisse o destino, só depois é que essa(s) pessoa (s) passava (m).
Por vezes, muitas pessoas deixavam lanches próximo dos locais onde o grupo actuava. Acabadas as cerimónias, o grupo servia-se dos alimentos e deixava a louça e a cestinha, que alguém depois iria recolher. Cumpria-se, assim, religiosamente, a regra de não verem ninguém nem serem vistos.
Muito bonito. Por vezes, quando se ouvia aquele canto, até o organismo humano reagia, como que se sentisse uma sensação horripilar. Em muitos lares, as famílias entravam em oração pelas almas dos seus ente-queridos já falecidos.
Não me lembro ter visto os versos que o Grupo cantava. Alguém os terá em Beijós. É pena que não os divulgue, para que se possa manter esta tradição ao longo dos tempos.
Recordo algumas pessoas que celebravam isto com muito brio e devoção, entre elas, os nossos Queridos Amigos, já falecidos: António Coelho Pais; Isabel da Lucrécia; Américo Coelho de Moura (o do correio); Messias Coelho do Amaral, etc.
________________________________________________________
Mas esta prática não foi exclusiva de Beijós. Ainda há muitas aldeias, principalmente no norte de Portugal, onde essa tradição está bem viva.
Vejamos como é a Amenta das Almas em SANDOMIL:

" Amenta das Almas
Durante a Quaresma, depois da meia – noite, junta-se um grupo de pessoas idosas cantando, em locais previamente estabelecidos, os martírios do Senhor.

Já levam o meu Deus preso
Já o levam p`rá varanda
Preso em cordas de espaços
Na mão uma verde cana

Oh! Que gritos vão no horto
Madalena, que seria?
Crucificam Jesus
São ais da Virgem Maria


Quem me dera estar na fonte
Quando o meu Deus pediu água
Eu lhe dera de beber
A minha alma lhe entregara

Oh! Que lindos quatro dias
A Semana Santa tem
Quinta – Feira de endoença
A Sexta da Paixão


Sábado de Aleluia
Domingo da Ressurreição
Oh! Meu Deus quem foi o homem
Que andara pelos caminhos

E subira ao Calvário
E tirar a coroa de espinhos
Oh! Meu Deus
Quando Vos deram tal, vinagre a beber


Que lágrimas choraria
Vossa mãe só em vos ver
Oh! Almas, oh tristes almas
Viste lá o meu irmão ? !

Lá o viste estar de joelhos
A pedir a Deus perdão
Semana Santa"

Por Gingerly

terça-feira, março 20, 2007

CUIDAR DA SAÚDE - O que se deve saber sobre os alimentos

A alimentação conveniente deve conter as substâncias necessárias à saúde e à vida. Devemos tê-las em qualidade e quantidade suficientes.
Num regime conveniente encontramos cinco grupos de substâncias:

a) Proteínas;
b) Hidratos de carbono;
c) Gorduras;
d) Vitaminas;
e) Minerais.

Água e celulose também se encontram nos alimentos e são essenciais à saúde.
Façamos agora uma pequena comparação entre o corpo humano e o automóvel.
Numa fábrica de automóveis, os fabricantes tomam certa quantidade de ferro para o fabrico de uma unidade. Paralelamente, no organismo humano a estrutura celular é constituída de proteínas.
Quando o automóvel está pronto é preciso gasolina para o motor o poder mover. Do mesmo modo o ser humano requer também hidratos de carbono e gorduras para manter a temperatura conveniente e para se movimentar.
Quando está pronto a funcionar o motor do carro é lubrificado com óleo: este, embora seja em pequena quantidade, evita que o motor se quebre. Também o nosso organismo não funcionará sem os princípios alimentares, isto é, sem as vitaminas e os minerais.
No automóvel tudo tem a sua importância e o mesmo se passa no nosso corpo.
A celulose supre o necessário para que os músculos possam ser mantidos em bom estado no trato intestinal; a água é essencial na economia humana.
O oxigénio do ar é indispensável. Sem ele não existirá vida.
Sabe-se que as proteínas fornecem material para o crescimento e reparação; os glícidos (h.c.) o combustível, ou energia; os lípidos (g.) além de fornecerem combustível, ou energia também, actuam como veículos para certas vitaminas; as vitaminas e minerais são indispensáveis para a utilização de todos os demais elementos. Nem tecidos nem energia poderão ser produzidos pelo corpo sem vitaminas. (C.S.34)

quinta-feira, março 15, 2007

VIAS DE COMUNICAÇÃO QUE LIGAM BEIJÓS

O desenvolvimento de um País faz-se com boas vias de comunicação.
Beijós também tem contribuído grandemente para esse progresso e, por isso também tem gozado de algum privilégio, por ter ficado no centro das ramificações das estradas.
Senão vejamos:
Além da Estrada Nacional n.º 337, que atravessa a Aldeia, ligando a Vila do concelho, Carregal do Sal, a Viseu, ficou num centro de ligação com Canas de Senhorim e Nelas, via Póvoa de Santo António e pela Estrada do Lapão, via Aguieira. Para Moreira, Santar, Póvoa Dão e Loureiro de Silgueiros, via Pardieiros, Aldeia da mesma freguesia de Beijós.
Mais recentemente, a ligação com Tondela, pela Estrada do Penedo que, além de proporcionar outros acessos a esta Aldeia (Penedo), beneficiou também Furadouro, Corujeiro, Vinhal e Lageosa do Dão, tendo encurtado as distâncias, de Beijós para a cidade de Tondela.

Além do bom relacionamento entre os Municípios, a Junta de Freguesia de Beijós, e a Câmara Municipal de Carregal do Sal, que têm trabalhado de mãos dadas, estão de parabéns.

Em muitos destes empreendimentos esteve o querer, a vontade, o entusiasmo e o empenho do nosso querido amigo António Artur Pais do Santos, enquanto Presidente da Junta de Freguesia da nossa Terra.
Foi empreendedor e cumpriu bem a sua missão. Parabéns.

Estamos certos que o novo Presidente, o também nosso querido amigo, Agostinho Marques do Nascimento, com toda a sua equipa, irão esforçar-se por dar continuidade ao desenvolvimento de Beijós.
Que Deus os ajude a fazer o melhor, pelos projectos que têm para todas as Aldeias da Freguesia.

quarta-feira, março 14, 2007

DIA DO PAI

Celebra-se em Portugal, no dia 19 de Março, o dia do Pai.

É bom realçar as virtudes do pai no seio familiar, partindo dos versos que se transcrevem.

MEU AMIGO


Você meu amigo de fé
Meu irmão camarada
Amigo de tantos caminhos
E tantas jornadas
Cabeça de homem
Mas o coração de menino
Aquele que está do meu lado
Em qualquer caminhada.

Me lembro de todas as lutas
Meu bom companheiro
Você tantas vezes provou
Que é um grande guerreiro
O seu coração é uma casa de
portas abertas
Amigo, você é o mais certo
Das horas incertas.

As vezes em certos momentos
difíceis da vida
Em que precisamos de alguém
p'ra ajudar na saída
A sua palavra de força, de fé e
de carinho
Me dá a certeza de que eu
nunca estive sozinho.

Você meu amigo de fé
Meu irmão camarada
Sorriso e abraço festivo
na minha chegada
Você que me diz as verdades
com frases abertas
Amigo, você é o mais certo
nas horas incertas.

Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que eu tenho um grande amigo.

Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que você é meu amigo.


Autores: Roberto Carlos / Erasmo Carlos

sábado, março 10, 2007

CUIDAR DA SAÚDE

Viver todos vivem, mais ou menos tempo, melhor ou pior. No entanto, como tudo se rege por leis, estas não podem ser violadas, sem que por isso se sofram as consequências. O homem está sob a influência das leis da Natureza, às quais tem que sujeitar-se, se quiser ter mais saúde e viver mais tempo e mais plenamente. Qualquer pessoa medianamente inteligente sabe que, na forma de viver, de sentir, de pensar da maioria dos seres humanos há erros que é necessário corrigir para conseguir alcançar o êxito desejado. De facto, viver não é suficiente: é necessário ter saúde, para viver bem e, actualmente, são relativamente poucas as pessoas que desfrutam de saúde. Enquanto andamos pelos caminhos deste mundo, o que cada um deve procurar conseguir é saúde do corpo e do espírito. Esta é, depois da vida, um dos melhores bens que se pode possuir. Com saúde haverá mais vitalidade, ânimo e optimismo. É preciso, portanto, ter vontade, vontade de saber e de pôr em prática o que se aprendeu. Importa que cada um se conheça a si próprio,aplicando às suas necessidades os conhecimentos adquiridos. Infelizmente a maior parte das pessoas só dá valor à saúde, quando a perde. Mas não será preferível evitar a doença a ter de tratá-la quando ela surge? Actualmente existem conhecimentos que se foram devidamente aproveitados permitirão uma vida mais saudável e feliz. Algumas pessoas há que, infelizmente, não querem pensar nem conhecer os prejuízos que uma vida antinatural lhes pode causar, imitando, até certo ponto, o avestruz. No entanto, também é verdade que muitos desejam viver melhor e não sabem como, sentindo necessidade de um guia que os esclareça e encaminhe. A saúde é, sem dúvida, de um valor incalculável. Devemos, por isso, cultivá-la com uma alimentação racional, ar puro, exercício, luz solar, água puro e repouso. Entre a mente e o corpo existe uma relação íntima e, mais do que muitas pessoas julgam, o estado da mente influência a saúde. O antigo provérbio bíblico, "O coração alegre serve de bom remédio" está hoje sobejamente comprovado pela Ciência. Desânimo, egoísmo, ingratidão e tristeza deprimem e arruínam as pessoas. A alegria, o bom ânimo, a gratidão e o altruísmo produzem efeito vivificante e são um remédio excelente. Cultive-se um espírito alegre e veremos quão benéfico ele é. Pessoas há com bons conhecimentos sobre as leis básicas da saúde que ficam admiradas quando adoecem e fazem então o seguinte raciocínio: "que fiz eu para chegar a este estado?" Quase inconscientemente transgrediram as leis da saúde, talvez, não repousando o suficiente, dormindo pouco, tendo uma alimentação fraca e a desoras, trabalhando em excesso, etc. A obediência a regras bem simples trará, como recompensa, uma melhor saúde. Eis resumidamente algumas:

1. Alimentação boa e equilibrada; 2. Consciência limpa; 3. Exercício; 4. Sono e repouso; 5.Trabalho e actividade.

1. Somos o que comemos. Se o alimento for bom, bem equilibrado, com todos os elementos essenciais a um regime racional, sentir-nos-emos bem. Se, pelo contrário, ingerimos uma alimentação fraca, mal combinada, apressada e a desoras, pagaremos caro pela violação da lei alimentar. Muitos males, com certeza, nos afligirão.
2. Com uma consciência limpa, o sono será mais tranquilo, haverá mais saúde e não teremos preocupações. Um exame atento das leis da saúde fará com que muitos lhe obedeçam, tendo assim uma vida mais saudável, livre de maior sofrimento. É preferível proceder bem a tentar ficar bem... de cama.
3. A maior parte da actividade humana, na época actual, desenvolve-se sentada ou parada. Do exercício apropriado à idade ou à doença de cada um, temo a recompensa de todo o organismo ser beneficiado. Um exercício que a todos , sem excepção, faz bem, é o passeio a pé.
4. Se não dormirmos e não repousarmos suficientemente, o corpo estará sob tensão e, como consequência, os olhos deixarão de brilhar, o passo deixará de ser firme, o zelo no trabalho diminuirá, o cérebro ressentir-se-á, sobrevirão enfermidades e finalmente a morte.
5. A ocupação torna a pessoa feliz. A inatividade fá-la infeliz. O trabalho é, sem dúvida, uma bênção para o ser humano, desde que não se cometam excessos.
Por/JES

quinta-feira, março 08, 2007

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 8 de Março

Hoje é o dia internacional da mulher. Pelo menos um dia por ano, será bom que todo o mundo se lembre das mulheres. Elas são o pilar principal da sociedade. Cada um de nós é filho de uma mulher.

Parabéns às mulheres. Que tenham um dia repleto de felicidades.

quarta-feira, março 07, 2007

BEIJÓS e a electricidade.

A RTP está a comemorar os seus CINQUENTA ANOS de emissões regulares.
Foi no dia 7 de Março de 1957. Foi um passo histórico para Portugal.
Estas comemorações trazem à lembrança dos Beijosenses, além da Televisão que, então, também chegou até nós; os CINQUENTA ANOS da electrificação da nossa Aldeia.
Recordamos esse melhoramento, em que passámos a ter pelas ruas iluminação pública. Foi um investimento bastante útil, que, assim, passámos a dispor de maiores possibilidades de progresso.
Às casas particulares só mais tarde chegaram esses equipamentos de TV, de acordo com as capacidades financeiras de cada família.
Naquela época, as pessoas iam ver a televisão aos cafés "SANTOS MOURA" e "BEIRA RIO".
Quem se lembra disto? Bons tempos!

segunda-feira, março 05, 2007

ÓBITOS de Beijós - MAR.2007

No dia 05 de Março de 2007, em Carregal do Sal

Faleceu ANTÓNIO MARTINS, de 88 anos de idade, de Beijós.
Vai a sepultar no Cemitério de Beijós.

> BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apresenta os mais sentidos pêsames à família enlutada.

ÓBITOS da Póvoa da Apegada - MAR.2007

No dia 04 de Março de 2007, em Viseu

Faleceu GILBERTO AMARAL GOMES, da Póvoa da Apegada, com 82 anos de idade.
Vai ser sepultado no Cemitério de Beijós.

> BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apresenta condolências à família enlutada.

domingo, março 04, 2007

SALVAR A FLORESTA

AS ÁRVORES

Ouve meu filho: cheio de carinho
Ama as árvores, ama. E, se puderes,
(E poderás: tu podes quando queres),
Vai-as plantando à beira do caminho.

Hoje uma, outra amanhã, devagarinho,
Serão em fruto e em flor quando cresceres:
Façam os outros como tu fizeres;
Aves de Abril que vão compondo o ninho.

Torne fecunda e bela cada qual
A terra em que nascer: E Portugal
Será fecundo e belo, e o mundo inteiro.

Fortes e unidos, trabalhai assim...
A Pátria não é mais do que um jardim,
Onde nós todos temos um canteiro.

António Correia de Oliveira

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

OBRAS PÚBLICAS - em Beijós - 2007

A Câmara Municipal de Carregal do Sal e a Junta de Freguesia de Beijós, vão proceder ao alargamento da "Rua da Eira", em Beijós.
As obras nesta Rua, que confine com a Rua Abade Pais Pinto, em frente ao edifício da Junta de Freguesia já citada, vão decorrer pelo antigo caminho das Pedras Ruivas, Carvalhinho, Braceira , até à propriedade do Joaquim Cardoso. Continuam no Caminho que liga à Estrada da Aguieira, no Lapão, no entroncamento junto do prédio de António Melo Pais.
Os melhoramentos que vão ser levados a efeito vão permitir melhores acessibilidades e vão valorizar os respectivos prédios.
Estamos de parabéns.

OBRAS PÚBLICAS - em Beijós - 2007

A Câmara Municipal de Carregal do Sal e a Junta de Freguesia de Beijós, concluidos os estudos efectuados para o efeito, vão alcatroar a Rua das Mestras, em Beijós.
Este empreendimento vem melhorar as respectivas acessibilidades e valorizar os prédios servidos por aquela artéria.
Estamos de parabéns.

PÓVOA DA PÉGADA - Obras Públicas

A Câmara Municipal de Carregal do Sal e a Junta de Freguesia de Beijós, depois de longos estudos, vão alcatroar a "Rua do Calvário", na Póvoa da Apegada.
Estamos de parabéns, pelos benefícios nas acessibilidades que vamos ter na nossa Aldeia e pela consequente valorização dos prédios nesta artéria.

OBRAS PÚBLICAS - Pardieiros - 2007

Depois de aturados estudos, a Câmara Municipal de Carregal do Sal e a Junta de Freguesia de Beijós vão finalmente levar por diante o alcatroamento da " Rua dos Vales", em Pardieiros.
Esta obra vem trazer grandes benefícios às acessibilidades na nossa Aldeia e valoriza todos os terrenos contíguos.
Estamos de parabéns.

ÓBITOS de Pardieiros - FEV.2007

No dia 05 Fevereiro, em Viseu
Faleceu o Sr. ALEXANDRE LOUREIRO SIMÕES, de 82 anos de idade, de Pardieiros.
Foi sepultado no Cemitério de Beijós.

> BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apresenta condolências à família enlutada.

terça-feira, fevereiro 27, 2007

1 - SOCIEDADE - Família

"Oração pela Família

Que nenhuma família comece em qualquer de repente
Que nenhuma família termine, por falta de amor,
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente
E que nada no mundo separe um casal sonhador.

Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois
Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte
Que eles vivam do ontem no hoje e em função de um depois.

Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que os homens carreguem nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor.

Abençoa, Senhor, as famílias, amém
Abençoa, Senhor, a minha também

Que marido e mulher tenham força de amar sem medida
Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão
Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida
Que a família celebre a partilha do abraço e do pão.

Que o marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos
Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois
Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho
Seja a firme esperança de um céu, aqui mesmo e depois.

Abençoa, Senhor, as famílias, amém
Abençoa, Senhor, a minha também

Pelo Pe. Zezinho - Cântico Católico"
________________
Este cântico dá para cada cidadão reflectir sobre o tema. Será uma forma de cada um repensar os valores da família na sociedade em que vivemos.
Em prosa ou em verso, construtivamente, vamos expor os nossos pontos de vista.

> Neste contexto, oportunamente, irão ser apresentados outros temas, como :
- O Casamento e união de facto;
- O Divórcio;
- Os Filhos do divórcio.

Assim, muito embora estes temas estejam relacionados, seria benéfico que, neste Post, se falasse somente da FAMÍLIA e que fosse descrita tal qual o próprio comentador a entende.
O tema é muito importante, assim como esperamos que o sejam os comentários.
Que esses comentários nos tragam ensinamentos como viver e melhorar o convívio na vida a dois, no dia-a-dia.

Acima de tudo, vamos falar a sério, brincando.

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

ÓBITOS da Póvoa da Apegada JAN.2007

No dia11JAN.2007, na Póvoa da Apegada
Faleceu a Srª. D. MARIA ROSA PEIXOTO, de 91 anos de idade, de Beijós. Era viúva do Sr. João Peixoto Loureiro ( Garnacho), também de Beijós.
Ficou sepultada no Cemitério de Beijós.

> BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apresenta condolências à família enlutada.

ESTRADA DA LAMPAÇA/BREJO II

Ninguém tem dúvida de que foi um bom empreendimento.
Para quem ainda não conhece esta estrada, convém esclarecer de que ela foi rasgada pelo antigo caminho da lameira.
Começa junto da residência Paroquial, na Rua Afonso Costa/Rua da Igreja, em Beijós. Segue pelo Casal, Laboeira, Lameira, Praçaria, Pisqueiro, Pariço e Lampaça.
Termina no entroncamento dos caminhos que vão para o Brejo, ao cimo das propriedades dos herdeiros de Ramiro Pais.
É pena que ainda não conste haver projecto para lhe dar continuação para a Póvoa de Santo António - Nelas. A seu tempo isso irá aparecer.

Para que conste, a poça do Pisqueiro agora ficou quase como uma lagoa. É pena que os terrenos de regavam dali estão de mato. Apesar de tudo fica a obra que a seu tempo vai mostrar a sua utilidade.

ÓBITOS de Beijós FEV.2007

No dia 09FEV.2007, em Viseu
Faleceu a Srª. D. ARMINDA ASSUNÇÃO SOARES, de 75 anos de idade, viúva do Sr. Aristides Augusto, de Beijós.
Foi sepultada no Cemitério de Beijós.
------
No dia 25FEV.2007, em Lisboa
Faleceu o Sr. António Fernandes, de 79 anos de idade, casado com a Sr.ª D. Eulália Rosa dos Santos, de Beijós.
Vai ser sepultado no Cemitério de Beijós.

> BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apresenta sentidas condolências às famílias enlutadas.

ÓBITOS - Outros

No dia 21DEZ.2006, em S. Paulo - Brasil
Faleceu a Sr.ª D. MARIA EMÍLIA DE JESUS CORREIA COSTA, de 60 anos de idade, casada com o Sr. António Santos Costa, de Beijós.
------
No dia 01JAN.2007, em Aguieira - Nelas
Faleceu o Sr. PAULO HENRIQUE PEREIRA FIGUEIREDO, de 31 anos de idade. Foi casado com a Srª D. Isabel Clara Pais de Jesus, de Beijós.
Ficou sepultado no cemitério da Aguieira.

> BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apresenta condolências às famílias enlutadas.

domingo, fevereiro 25, 2007

ÓBITOS de Pardieiros JAN.2007

No dia 12 de JAN.2007
Faleceu, em Viseu, a Srª. D. Alda Figueiredo Loureiro, de 93 anos de idade, de Pardieiros.

> BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apresenta condolências à família enlutada.

ÓBITOS de Beijós - JAN.2007

No dia 11 de Janeiro de 2007
Faleceu o Sr. JOSÉ COELHO DE SOUSA, de 82 anos de idade, de Beijós, casado com Sr.ª D. Ana Ramos Moura.
---------
No dia 16 de Janeiro de 2007
Faleceu Srª D. MARIA DA ASCENSÃO FERNANDES, de 86 anos de idade, de Beijós, viúva do Sr. Alfredo Cunha Melo.
---------
No dia 31 de Janeiro de 2007
Faleceu o Sr. ANTÓNIO PAIS COELHO, de 83 anos de idade, de Beijós, casado com a Srª. D. Maria do Carmo Figueiredo Moura.

> BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apresenta condolências às famílias enlutadas.

OH ALDEIA

OH ALDEIA




Refrão (BIS)



Oh Aldeia,

Desceste do Monte ao Vale,

Em noite de Lua Cheia,

Sabes encantar Portugal.


****
................................................................

O Sol beija a tua fronte,

Quando alcança o Areal,

Aquece forte o teu monte,

Que se avista no frontal,


****


Anda em volta dos outeiros,

Da cadina e dos castelos

E roda bem prazenteiro,

Do Sul os torna tão belos.


****

.................. Refrão (BIS)

........................................................................


Irradia o Lugar d`Além

E o beija à tardinha

E o Vale - da - Loba também,

Onde mergulha à noitinha,



****


Lá do fundo da ribeira,

Despede - se do Cerradinho,

Do Pisão em derradeira,

Esconde - se com jeitinho.


****


........................ Refrão (BIS)


................................................................



E deixa que o Luar avance,

À Terra de todos nós,

Que avista de relance,

A bela Aldeia, Beijós;




****



Com as luzes no escuro,

Emita bem os presépios,

Nela, ventos no sussurro

Lançam seus silvos intrépidos.




........................... Refrão (BIS)




(Ritmo - Bailinho)



(Letra e música > Zacarias Pais do Amaral)

sábado, fevereiro 24, 2007

ESTRADA DA LAMPAÇA/BREJO

Mais uma estrada foi rasgada, para a Lampaça/Brejo. Já está na fase de acabamento . Foram concretizadas as aspirações, de há longos anos, de muitos dos consortes, daquela área de Beijós.
A Junta de Freguesia de Beijós e a Câmara Municipal de Carregal do Sal, já cumpriram mais uma tarefa. Seria bom que a Câmara Municipal de Nelas, agora, completasse esta via de comunicação, no seu concelho, para a Póvoa de Santo António, numa distância de cerca de 1500/2000 metros. O futuro vai ser promissor para os terrenos que ladeiam aquela estrada. Tudo se valoriza, com boa vias de comunicação. Os proprietários dos terrenos daquela zona, estão de parabéns.
Haverá, apesar de ter ficado muito bem, pequenos reparos a fazer, entre eles, " no ribeiro da praçaria necessitaria de mais manilhas, para que a água não salte por cima da estrada, no inverno".
Outros problemas poderão ser apresentados, construtivamente, em comentários, quem sabe se irão sensibilizar as autoridades competentes.

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

O ARAUTO DE BEIJÓS

Editado durante mais de três decadas, O Arauto foi o mensageiro dos Beijosenses por esse Mundo fora. Foi elo de ligação entre os filhos da nossa Aldeia. Através dele todos os Beijosenses conseguiam, ainda que, por vezes, com algum atraso, saber das notícias da sua Terra Natal. Foi propriedade da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Beijós. O seu Director foi sempre o respectivo Pároco. Apesar das facilidades actuais de comunicação, esse mensageiro deixa muitas saudades. Nele foi escrita grande parte da História de Beijós.

QUARESMA

Quarta-Feira de Cinzas é o início da Quaresma, que termina no Domingo de Páscoa. Tempo de recolhimento, para os Cristãos.