domingo, abril 29, 2007

4 - CUIDAR DA SAÚDE - Proteinas II

Qualquer pessoa, seguindo as tabelas que nos propomos a apresentar, poderá alimentar-se bem. Se verificar quais os alimentos mais ricos, poderá utilizá-los em menor quantidade. Assim, não só terá a certeza que ingere o suficiente em qualidade (bastando pouco para se viver bem), como ainda fará economias no seu lar. Desta forma tanto o pobre como o rico ficará bem alimentado gastando menos dinheiro.

Alimentos mais ricos em proteínas expressos em gramas - Por 100 gramas da parte comestível.

FONTES:
-----------------------------------------

a) - Leite e derivados

Queijo parmesão ralado ............................ 46,1g
Queijo parmesão ........................................ 37,7g
Leite em pó magro ..................................... 35,0g
Queijo Gruyère ........................................... 34,4g
Queijo da Ilha .............................................. 31,5g
Leite em pó meio gordo .............................. 31,5g
Queijo flamento Holandês .......................... 31,0g
Queijo de Évora ........................................... 26,3g
Queijo Flamengo Nacional 45% gordura ..26,0g
Leite em pó completo ................................ 26,0g
Queijo da Serra curado .............................. 25,5g
Queijo de Serpa .......................................... 24,8g
Queijo da Serra fresco ............................... 21,0g
Queijo de Azeitão ....................................... 21,0g
Queijo rabaçal ............................................ 17,6g
Queijo de Alcobaça .................................... 16,7g
Queijo de Alverca fresco ........................... 16,5g
Queijo de Tomar ........................................ 16,0g
Queijo cabreiro ........................................... 15,7g
Requeijão ..................................................... 9,5g
Leite de ovelha ............................................ 5,1g
Leite de cabra .............................................. 3,8g
Leite de vaca ............................................... 3,3g
Yogurte ........................................................ 3,2g
Leite de vaca cru, mercado ....................... 3,0g
Nata 35% de gordura ................................. 2,0g
Nata 45% de gordura .................................. 1,7g
-------------------------------------------
b) - Carnes

Mão de vaca ............................................. 25,0g
Peito de Frango........................................ 24,1g
Costeletas de cabrito .............................. 23,9g
Pá de vitela............................................... 23,3g
Pá de vaca................................................ 23,2g
Peito de galinha ...................................... 23,0g
Peito de perú........................................... 23,0g
Fralda de carneiro.................................. 22,1g
Pujador de vaca...................................... 22,0g
Perna de frango...................................... 22,0g
Fígado de carneiro ................................. 21,8g
Carne de vaca de cozer, magra ............ 21,7g
Rabadilha de vaca.................................. 21,6g
Cachaço de vaca .................................... 21,3g
Carne de vaca de cozer, gorda............. 21,3g
Capa e capão de vaca, magros ............ 21,2g
Acém de vaca ....................................... 21,0g
Miúdos de perdiz .................................. 21,0g
Lombo de vaca ..................................... 21,0g
Rosbife magro........................................21,0g
Fígado de vaca ..................................... 20,9g
Alcatra de vitela................................... 20,9g
Costeletas de carneiro......................... 20,8g
Pescoço de carneiro magro ................ 20,7g
Alcatra de vaca..................................... 20,6g
Pescoço de carneiro gordo ................. 20,5g
Pá de carneiro...................................... 20,5g
Peito de cabrito ................................. 20,5g
Perna de galinha ............................... 20,4g
Fígado de vitela ................................. 20,3g
Costeletas de borrego......................... 20,3g
Nispo de vitela .................................. 20,3g
Aba de vaca ........................................ 20,1g
Ganso de vaca, magro ....................... 20,0g
Baço de vitela ..................................... 20,0g
Costeletas de vitela............................. 20,0g
Pescoço de cabrito .............................. 19,9g
Bife de vitela........................................ 19,9g
Perna de carneiro, magra.................. 19,8g
Miúdos de perú ................................. 19,8g
Perna de borrego.............................. 19,7g
Peito de vitela, magra ...................... 19,6g
Pulmão de vitela .............................. 19,5g
Óculo de vaca ................................... 19,4g
Perna de cabrito ............................. 19,3g
Perna de carneiro, gorda .............. 19,1g
Perna de perú ................................ 18,9g
Ganso de vaca, gordo .................... 18,7g
Língua de vaca ............................... 18,4g
Miúdos de frango ........................... 18,1g
Rim de vaca .................................... 18,0g
Língua de vitela .................................. 17,5g
Coração de vaca ................................ 17,0g
Peito de carneiro ............................. 16,8g
Pulmão de vaca .............................. 16,8g
Rim de vitela ...................................... 16,8g
Coração de vitela ............................... 16,8g
Tripas de vaca .................................. 16,3g
Miúdos de galinha ............................ 16,2g
Língua de carneiro ........................... 16,2g
Rim de carneiro ................................ 16,2g
Tripas de vitela ................................ 16,1g
Peito de vitela, gordo ....................... 15,6g
Fralda de vitela ................................ 14,4g
Capa e capão de vaca, magros .......... 14,4g
Rosbife, gordo ..................................... 14,4g
Galantina de vitela ............................. 13,7g
Miolos de carneiro .............................. 10,0g
Miolos de vaca ...................................... 9,7g
Miolos de borrego ................................ 9,5g
Miolos de vitela .................................... 9,4g
Miolos de cabrito ................................ 8,6g


--------------------------------
c) - Peixes


Bacalhau Nac. seco e salgado ...............34,7g
Atum fresco ...........................................24,5g
Caras de bacalhau salgadas ................ 23,4g
Sardinha fresca, meia gorda............... 22,5g
Línguas de bacalhau salgadas ........... 21,8g
Chicharro fresco ................................. 20,1g
Linguado fresco ................................. 19,7g
Robalo fresco ..................................... 19,6g
Carapau fresco .................................. 19,5g
Dourada fresca .................................. 19,3g
Salmonete fresco ............................... 19,2g
Corvina fresca .................................. 19,1g
Pargo fresco ..................................... 19,0g
Faneca fresca ................................... 19,0g
Sardinha fresca, gorda ..................... 18,8g
Goraz fresco ....................................... 18,7g
Cachucho fresco ............................. 18,3g
Pescada fresca ................................ 17,4g
-----------------------------------
d) - Leguminosas secas

Farinha de soja ..................................... 44,0g
Tremoço seco ...................................... 32,9g
Grão de soja ........................................ 32,8g
Farelo de soja ...................................... 31,9g
Ervilha vulgar .......................................27,8g
Fava do Algarve .................................. 25,8g
Fava meã ............................................ 25,4g
Lentilha ............................................... 25,2g
Ervilha quadrada ................................ 24,1g
Ervilha partida ................................... 22,7g
Feijão frade ........................................ 22,6g
Feijão manteiga, escuro ..................... 22,1g
Feijão manteiga branco ...................... 21,8g
Feijão branco ...................................... 21,0g
Feijoca ................................................ 20,8g
Feijão catarino ................................... 19,2g
Feijão riscado ......................................19,0g
Grão de bico ....................................... 19,0g
Feijão escuro ..................................... 19,0g
Feijão vermelho ................................ 18,6g
Feijão canário .....................................17,6g
Tremoço cozido e salgado ................ 16,4g
-----------------------------------------
e) - Leguminosas verdes

Feijão, grão ...........................................9,9g
Fava, grão .............................................7,4g
Ervilha,grão ..........................................6,4g
Ervilha, vagem .....................................3,1g
Feijão, vagem .......................................1,9g
-----------------------------------------
d) - Diversos
Gema de ovo (galinha) ........................... 15,1g
Clara de ovo (galinha) ............................ 10,8g
Manteiga, meio-sal .................................. 0,3g
Margarina ................................................. 0,3g
Mel ............................................................. 0,5g
Levedura de cerveja ................................ 4,0g
---------------------------------------- (Tem continuação) ........

sábado, abril 28, 2007

2 - CULINÁRIA - Chocos à Willoughby

INGREDIENTES:

Chocos pequenos, congelados, limpos
Azeite
Sal
Alho
Louro
Coentros
Cravinho grão/pó
Cominhos
Limão
_______________

COZINHAR

Coloca-se cerca de 2dl (.../+ de acordo com a quantidade a cozinhar) de azeite num tacho e vai ao lume. Quando iniciar de ferver, juntam-se-lhe alguns dentes de alho, previamente lavados, com casca e esmagados. Adicionam-se umas folhas de louro cortadas em pedaços. Juntam-se também uns pós de cravinho, de cominhos e o sal q.b. .
Quando os dentes de alho estiverem louros, juntam-se-lhe os chocos e mexe-se bem, por forma a envolver tudo no azeite. Deixa-se ferver em lume brando, até que os chocos fiquem cozidos. Quando já estiverem cozidos, retiram-se do lume e junta-se-lhe um ramo de coentros picados e o sumo de um limão/+ (conforme o gosto e as necessidades) e servem-se.
_______________
SERVEM-SE

Estes chocos podem ser servidos com arroz branco, ou com batata cozida ou assada a murro, acompanhando com saladas ou hortaliça cozida.

VINHOS
Pode ser servido vinho branco, muito fresco e nada há a desaconselhar os vinhos de Beijós, Região do Dão.
_______________
Bom apetite:-))

terça-feira, abril 24, 2007

IGREJA MATRIZ DE BEIJÓS - Vista do Céu

A Igreja Matriz de Beijós, Paróquia de S. João Batista, é uma das mais belas e das mais ricas da região. Os seus altares laterais que, actualmente, ostentam as imagens de Nossa Senhora de Fátima, do Sagrado Coração de Jesus e a de Santo António, todos em talha dourada, restaurados recentemente, mostram o brilho deslumbrante de toda a sua imponência, surpreendendo todos quantos a visitam.
Do alto do seu campanário, os seus sinos, restaurados há cinquenta anos, reentrando ao serviço pela Páscoa de 1957, voltaram a alegrar as populações que servem.
Os Beijosenses revelam imenso orgulho por esta sua jóia, que é digna de ser visitada.
Posted by Picasa

5 – ACULTURAÇÃO – As luvas

Há alguns anos que o uso das luvas desapareceu quase completamente dos nossos hábitos durante a estação estival; isto tem vindo a acontecer por toda a parte. Mas as pessoas que ainda dão importância a este acessório podem ficar descansadas: as luvas completam sempre uma toilette e são um sinal de requinte.
Uma mulher bem vestida usa luvas em qualquer acontecimento mundano ou oficial. É mais embaraçoso não as usar e verificar que a dona da casa e as suas convidadas as usam do que tirá-las discretamente se a dona da casa não as traz.
Dantes, é bom fazê-lo notar às pessoas que viajam por países onde estes costumes ainda vigoram, uma mulher mantinha as suas luvas calçadas num templo protestante, mas tirava-as numa igreja católica.
Na rua, um homem tira a sua luva direita para apertar a mão de uma mulher, mas não será necessário fazê-lo se o encontro for breve. Ainda há homens que nunca pensariam em dar um aperto de mão sem tirar a luva, mas, se não o fizer, não estará a praticar um erro. Num caso destes, poderá murmurar “desculpe não tirar a luva”, mas pode muito bem não o fazer.
Os costumes que regulam a utilização das luvas têm variado conforme as épocas e muitas vezes as pessoas se preocupam com saber quando devem tirar as luvas ou mantê-las calçadas. Há uma regra imutável: as luvas são tiradas para beber, comer, fumar, assim como para retocar a maquilhagem.
No restaurante, uma mulher tira o casaco, mas conserva as suas luvas e o seu chapéu. Só tirará as luvas quando se sentar à mesa. Mas, se as luvas forem espessas, de lã ou de couro forrado, tirá-las-á ao mesmo tempo que o casaco.
Num baile, quando se usam luvas, estas devem manter-se durante toda a noite. Para fumar ou beber, a mão da luva direita é dobrada na abertura do pulso, mas as luvas devem ser tiradas no momento de ir para a mesa.
Num baile de gala, onde os homens devem usar luvas brancas, o homem não tira a luva para apertar a mão, nem disso pedirá desculpa.

Por: MFJ/ Willoughby

segunda-feira, abril 23, 2007

1 - CULINÁRIA - A caldeirada de peixe à Willoughby

INGREDIENTES:-

Peixe - CONGRO fresco
Cebola
Alhos
Batata
Salsa
Hortelã
Coentros
Aipo
Pimento verde
Pimento maduro
Tomate maduro
Louro - folhas
Pimenta branca
Pimenta em grão
Cravinho em pó ou em grão
Cominhos
Piri-piri em grão ou moído
Polpa de tomate
Pimentão doce
Azeite
Sal
Caldos Knorr de peixe
________________________________
NOTA BREVE:- Do peixe só se devem utilizar postas abertas, quer dizer, somente as postas da barriga. É aconselhável postas com peso entre 100 e 150g, para que cada uma corresponda à dose pessoal. Todavia, convém sempre colocar postas a mais, para as pessoas repetirem.
______________

PREPARAÇÃO:-

PEIXE: Somente CONGRO / SAFIO, quanto maior melhor. O peixe deve ser bem lavado. Não devem ser retiradas as gorduras que, normalmente, tem no interior da barriga.
Depois de lavado, o peixe deve ser salgado, colocando-se num alguidar com um punhado de sal, e envolvê-lo bem, para que tome desse tempero homogeneamente (Não deve haver receio de se mexer o peixe com a mão para se ter a certeza da completa e uniforme distribuição do sal). Deve estar no sal entre 1h e 30m e 2h, antes de entrar no/a tacho/panela).
O peixe, depois de estar em salmoura durante o tempo já referido, deverá ser passado por água, novamente, para se tirar o excesso de sal.
PIMENTOS:- Muito pimento, cortado às tiras, longitudinalmente (quanto mais se puserem melhor é o seu gosto).
BATATAS E CEBOLAS:- Descascam-se as batatas e as cebolas. Cortam-se às rodelas. As batatas um pouco mais grossas do que as tradicionais pála-pála.
TOMATES:- Bem lavados cortados às rodelas, não necessitam de ser descascados (O tomate chu-chu é mais adequado).
SALSA, COENTROS e AIPO:- Cortados com a mão, em pedaços grandes.
HORTELÃ:- São retiradas as folhas do caule mais duro e colocadas ao mesmo tempo que a salsa e restantes cheiros.
ALHO:- Cortado, em pedaços, não é necessário ser muito picado.
_______________________________

DISTRIBUIÇÃO NO TACHO:-
A colocação dos alimentos no tacho, para cozinhar, é feita às camadas (nunca colocar tudo a monte, para que a distribuição fique facilitada, quando for ao servir), procurando obedecer à seguinte ordem de colocação:
1 - A primeira coisa a colocar no fundo do tacho é uma camada de cebola, para evitar que a comida se agarre.
2 - Segue-se uma camada de pimentos, com dentes de alho cortados.
3 - Uma camada de tomate, partido às rodelas (não necessita de descascar. O tomate chu-chu é mais indicado).
4 - Seguem-se umas folhas de louro, inteiras.
5 - Umas folhas de salsa, coentros, aipo e hortelã.
6 - Uma camada de batatas.
7 - Uma camada de peixe, tanto quanto possível, as postas devem ficar encostadas à volta do tacho, junto das respectivas paredes, para facilitar a sua distribuição sem se partir, quando for ao servir.

Repetem-se as camadas pela mesma ordem acima descrita.
Tantas camadas, quantas as necessárias para colocar todo o peixe, dependendo também da largura/altura do tacho.
Convém que, no final, para fechar a colocação dos alimentos, seja uma camada de batatas, cobertas com algumas rodelas de cebola, algumas tiras de pimento.
Colocam-se, no fim de tudo, um ramo de salsa e outro coentros inteiros.
__________________________

ÚLTIMOS RETOQUES:-

Por cima de tudo adiciona-se:-
- Azeite q.b., por forma a ficar bem temperado, de acordo com o tamanho do tacho.
- Sal q.b.
- Pimentão doce q.b.
- Polpa de tomate q.b.
- Pimenta em grão, vazar alguns grãos, q.b.
- Pimenta em pó q.b.
- Uma colher de café de cominhos ( ou q.b.)
- Piri-piri q.b. (ao gosto das pessoas)
- Cravinho q.b. (dado que o seu sabor se realça muito na comida e, se for em excesso, poderá tornar-se desagradável, convém colocar apenas uns pós ou uns grãos;
- Caldos Knorr, a quantidade de cubos de acordo com as necessidades, dependendo da quantidade de alimentos a cozinhar.
___________________

NÃO ADICIONAR:- Qualquer líquido. Nem água, nem vinho, nem cerveja, etc.
__________________

COZEDURA:-
Procurar cozinhar em lume brando, para não agarrar, para que não se altere o sabor.
Para se verificar a cozedura, uma vez que depende do tamanho do tacho e da quantidade de alimentos a cozinhar, quando se verificar que já há líquidos a cobrir os alimentos, convém ir testando a dureza das batatas, até se verificar que está ao gosto.
Depois de cozinhada, deve ficar algum tempo em repouso, antes de ser servida. Ficará mais condimentada, apurada e apetitosa, porque irá absorver todos os sabores das especiarias adicionadas.

MEXER:- O tacho deve manter-se permanentemente tapado. Para mexer, retira-se o tacho do lume, em braços e, suspenso, roda-se energicamente, para um e para outro lado, evitando sempre que os alimentos se caldeiem.
__________________

PARA SERVIR:-
Deve usar-se uma escumadeira.
Convém que seja servido por quem colocou os alimentos no tacho, porque sabe como ficaram.
Se o peixe ficou todo junto da parede do tacho, pode servir-se do centro do recipiente para o lado.
Se o peixe também foi colocado no centro do tacho, então deve procurar-se entrar, com o talher, por forma a encontrar a primeira posta e, depois, seguindo em volta, sempre com cuidado para não o partir muito.

VINHOS:
Deve ser acompanhada de um bom vinho branco de preferência da Região do Dão, que deve servir-se bastante fresco.
Quanto melhor se for o branco das adegas particulares de Beijós.
__________________

Bom apetite!:-)

domingo, abril 22, 2007

PEGADAS NA AREIA

Pegadas na Areia

Uma noite eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na
praia com o Senhor, e através do
Céu, passavam cenas de minha vida.
Para cada cena que passava, percebi
que eram deixadas dois pares de
pegadas na areia; um era o meu e o
outro do Senhor.
Quando a última cena de minha vida
passou diante de nós, olhei para trás,
para as pegadas na areia, e notei que
muitas vezes no caminho da minha vida
havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos
momentos mais difíceis e angustiosos
da minha vida. Isso aborreceu-me deveras,
e perguntei então ao Senhor:
"Senhor, Tu me disseste que, uma vez que
eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre
comigo, todo o caminho, mas notei que
durante as maiores atribulações do meu
viver havia na areia dos caminhos da
vida, apenas um par de pegadas.
Não compreendo porque nas horas
em que eu mais necessitava de Ti, Tu
me deixastes".
O Senhor respondeu:
Meu precioso irmão, Eu te amo e jamais
te deixaria nas horas da tua prova e
do teu sofrimento.
Quando vistes na areia apenas um par
de pegadas, foi exactamente aí que
EU TE CARREGUEI EM MEUS BRAÇOS".

by: MARGARET FISHBACK POWERS
______________________
Por Willoughby

terça-feira, abril 17, 2007

3 - CUIDAR DA SAÚDE - Proteínas

GIFTED disse...

3 - CUIDAR DA SAÚDE - Proteinas

Depois de numerosos estudos os especialistas de nutrição chegaram à conclusão de que um adulto (homem ou mulher) por cada quilo de peso, necessita de UM GRAMA de proteína por dia.
Para os jovens em crescimento é preciso um pouco mais de proteínas.
No entanto, alguns não são desta opinião, e os factos provam que é possível realmente viver-se com boa saúde, recebendo menos de um grama.
Se por um lado se não deve reduzir demais as proteínas, por outro lado o seu excesso é também prejudicial.
Os alimentos naturais de elevado valor proteico substituem com vantagem os anti-naturais.
As proteínas são substâncias formadas pelas combinações de compostos químicos de moléculas menores chamadas aminoácidos. Estes são formados por azoto, carbono, hidrogénio e oxigénio. Há aminoácidos que têm também enxofre.
Durante a digestão dos alimentos, as proteínas destes fragmentam-se em aminoácidos.
A maioria dos aminoácidos conhecidos (conhecem-se 28), é formada no organismo; isso não acontece, porém, com dez deles, sendo necessário ingerir determinados alimentos que os contenham para que haja crescimentos, saúde e vida.
Tanto os minerais como as vitaminas não se comparam em importância com os dez AMINOÁCIDOS essenciais. São eles:

1. Arginina;
2. Fenil-alamina;
3. Histidina;
4. Iso-leucina;
5. Leucina;
6. Listina
7. Metionina;
8. Treonina;
9. Triptófano;
10. Valina.

Se chegasse a faltar a arginina ou o triptófano, por exemplo, na alimentação dos seres humanos a espécie extinguir-se-ia porque não se reproduziria.Faltando os outros os jovens não cresceriam, sobreviriam doenças e morte.
As proteínas que têm aminoácidos essenciais, conhecidas por proteínas completas, são de alto valor biológico.
Devem ser incluidos no cardápio diário, alimentos que contenham prótidos de superior qualidade.
Eis alguns alimentos onde cada um pode ir buscar os aminoácidos essenciais indispensáveis ao seu organismo:

Carnes;
Cereais Integrais;
Frutos Oleaginosos;
Leguminosas secas;
Leite e derivados;
Ovos;
Peixes.

Vários nomes são dados às proteinas, assim temos por exemplo:

No milho ------- A zeína;
Na cevada ----- A hordeína;
No trigo --------- A gluteína e a Gliadina;
No ovo ---------- A vitelina e a Ovalbumina;
No leite --------- A caseína, a Lactalbumina e a Lactoglobulina;
Na amêndoa -- A amandina, etc.

2 - NAS MÃOS DE DEUS – Brasil

No dia 14 de Abril de 2007, em Madureira, Rio de Janeiro - Brasil

Faleceu JOÃO MARCOS, de Beijós. Contava 86 anos de idade. Era viúvo de, também nossa conterrânea, Olinda Pais. Irmão de Lucinda Marcos e de Elisa Marcos; e Cunhado de Bernardino Pais Baptista e de Silvino Pais (+...). Foi a sepultar no dia 15 de Abril de 2007, no Brasil.

> BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apresenta os mais sentidos pêsames a toda a família enlutada.

segunda-feira, abril 16, 2007

A DOR

A DOR
I
Perder um grande amor,
Ai como dói de verdade,
Esvai-se um grande sonho,
Tortura-nos a saudade,
E nada mais tem valor;
II
Imaginamo-nos a morrer,
Sem aquele calor humano,
Apodera-se Horror medonho,
Acaba o nosso ufano,
Já nada nos faz correr.
III
Vimo-nos a morrer sem ele,
E nada mais nos importa,
Nada mais tem o valor,
Mesmo abrindo-se outra porta,
Nada mais é como aquele;
IV
Acaba-se o altruísmo,
Acaba-se o porquê,
Não temos o nosso amor,
Que nos deixou à mercê,
No mundo do egoísmo.
V
Não existe mais motivo,
De se chegar nem para ir,
Como dói aquela ausência,
Não vale a pena pedir,
Tudo nos fica tolhido;
VI
Como dói a perspectiva,
De nunca mais ter nos braços,
E nada tem clemência,
Tudo nos cria embaraços,
E nos vai destruindo a vida.
VII
Por alguém que imaginávamos,
Ao nosso lado por muito tempo,
Como doem as frustrações,
Nada há a nosso contento,
Em tudo nos desmotivámos;
VIII
No coração nunca Mais,
Estará a mesma alegria,
Acabaram as ilusões,
Instala-se a apatia,
Que se alivia com ais.
IX
Quando a dor torturadora,
Parece vencida pelo correr,
De longos e longos dias,
Não é alívio, é morrer,
Numa ilusão frustradora;
X
Como se dentro da gente,
Ficasse faltando um pedaço...
Instalam-se as agonias,
Que esvaziaram o espaço,
Que nos saciava a mente.
...........................................................
Por Willoughby

sábado, abril 14, 2007

4 – ACULTURAÇÃO – O aperto de mão.

O aperto de mão é um gesto de estima. É uma forma de saudação que vem, sob diferentes formas, desde a mais remota antiguidade.

O aperto de mão nunca deverá dar a impressão de ser um gesto feito sem vontade. Também não é necessário retribuir apertos de mão a toda a gente, quando há vários convidados numa festa.

Por vezes, os jovens têm a impressão de que deverão ser os primeiros a fazer este gesto.

Vejamos o que é preciso conhecer para praticar este gesto de cortesia.

O aperto de mão revela a personalidade do indivíduo, da mesma maneira que o andar. Tímido, frio, caloroso. É muito difícil corrigir um aperto de mão frouxo, mas podemos tentar aperfeiçoá-lo.

Os apertos de mão desagradáveis são facilmente identificáveis. Há o que nos esmaga os ossos como um triturador. E o mole como um peixe morto que nos toca a mão. E também aquele, muito afectado, que nos aperta a ponta dos dedos como se temesse uma descarga eléctrica. E ainda aquele, terrivelmente embaraçoso, que nos sacode o braço como se fosse uma bomba de água. E o que se agarra aos nossos dedos como um polvo e parece não nos querer largar mais. Finalmente, há aquele que nos segura a mão por um instante... e termina com uma ligeira pressão íntima, como se se tratasse de uma conspiração.

Não... Um aperto de mão é um aperto de mão! Não é uma ocasião de olhar para dentro ou de fazer ginástica.

O verdadeiro aperto de mão é firme e breve, sem exageros. Dá-se um aperto de mão erguendo o antebraço à altura do cotovelo .

Vejamos agora algumas regras que devem ser observadas. Um homem não oferece a sua mão a uma mulher. É ela que deve fazer o primeiro gesto. (Uma excepção: um patrão oferecerá a mão a uma empregada, se o quiser fazer.)

Estende-se e aperta-se a mão direita, de um modo geral. No entanto, é de lembrar que os escuteiros de todo o mundo apertam a mão esquerda.

Acontece o mesmo em algumas organizações. Nessas circunstâncias, far-se-á da mesma forma.

Uma mulher ficará sentada para estender a mão, a menos que os recém chegados sejam bastante idosos. Uma adolescente levantar-se-á sempre para apertar a mão que os adultos lhe estendem.

Quando os pais recebem, os jovens vêm, por vezes, cumprimentar os convidados. Um “bom dia” ou um “boa tarde” acompanhados de um sorriso é geralmente a forma mais corrente de saudação.

Também se sabe que há homens que, por vezes, levam a cortesia ao ponto de avançarem o rosto para darem um beijo, sobretudo se se trata de uma jovem bonita! Mas isso não tem uma gravidade por aí além... Ela oferecerá a face. Se ele insistir, ela estenderá a outra e afastar-se-á suavemente. São muitas vezes os “velhos tios” que têm, neste aspecto, um fraco pelas suas sobrinhas crescidas. Com um pouco de descontracção e um gracejo bem disposto – “sempre dom-joão, tio Pedro” – podemos ultrapassar a situação sem cometer uma indelicadeza.

Entre camaradas, os rapazes apertam por vezes a mão, quando já não se vêem há algum tempo. Mas as raparigas fazem-no muito raramente.

Quando dois casais se encontram, são as mulheres que primeiro apertam a mão uma à outra, depois apertam-na ao marido da amiga, sendo os dois homens os últimos a fazê-lo entre si. Mas, para se evitarem os cruzamentos, as mulheres poderão saudar-se com um sorriso e apertar a mão aos homens. Em resumo, este gesto de estima é facultativo e deverá ser praticado com à-vontade. Mais vale não o fazer, quando se receia ser-se desastrado, e ficar por um belo sorriso acompanhado de uma palavra amável. Mas a recusa de apertar uma mão estendida e, repetimo-lo, um insulto para pessoas bem educadas.

Por MFJ/Willoughby

sexta-feira, abril 13, 2007

3 - ACULTURAÇÃO - O cumprimento, contacto humano

O cumprimento e o aperto de mão são duas manifestações de cortesia que podem tornar-se embaraçosas, sobretudo no fim da adolescência. Estas regras têm a sua origem em convenções que evoluíram desde os tempos da cavalaria, em que se observada todo o cerimonial.

Falemos primeiro do cumprimento.

Neste gesto de cortesia está em jogo uma infinidade de variantes. Um cumprimento pode ser formal ou amigável, conforme a expressão do rosto e do corpo, que lhe completa o sentido. Mas não há duas formas de cumprimento. Um cortês e outro não. A menos que se trate de circunstâncias excepcionais, qualquer pessoa conhecida merece ser cumprimentada. Passamos a enunciar algumas regras básicas, às quais será acrescentada a cordialidade pessoal, nos seus diversos graus.

Um homem é o primeiro a cumprimentar uma mulher. Notemos que entre os Anglo-Saxões é a mulher a primeira a cumprimentar. É por isso que não devemos ficar surpreendidos se encontramos entre nós estas duas práticas. As normas de cortesia não são rígidas, mas bastante flexíveis. Um jovem é o primeiro a saudar uma pessoa mais velha. Um recém-chegado saúda as pessoas que já estão presentes. Uma mulher responde a um cumprimento com um sorriso, inclinando ligeiramente a cabeça , querendo assim dizer à pessoa com quem se cruza que a reconheceu.

Devemos sempre acusar e retribuir um cumprimento. Não o fazer é um insulto imperdoável. Podemos acrescentar ao cumprimento um “bom dia” ou um “boa tarde”. Se se trata de pessoas com quem temos alguma intimidade, podemos acrescentar o seu nome próprio, mas na rua nunca se refere o apelido.

Se encontramos um casal, nunca devemos dizer “bom dia, meus senhores”, mas sim “bom dia minha senhora”, e só depois cumprimentamos o marido. Embora tenhamos dito que é uma ofensa não responder a um cumprimento, há circunstâncias na vida que nos levam a desejar não ver certas pessoas. Esses momentos requerem diplomacia. Se for impossível desaparecer a tempo de evitar o encontro, devemos cumprimentar rapidamente, mas com delicadeza.

A modo actual faz que os homens raramente usem chapéu, sobretudo nas estações mais amenas; no entanto, sempre diremos resumidamente que os homens que usam chapéu o tiram para cumprimentar uma senhora, segurando-o pela copa, e não pela aba. O chapéu é erguido ao mesmo tempo que se inclina levemente a cabeça antes de o voltar a pôr.

É evidente que um homem tira o seu chapéu quando ouve o hino nacional. Se for estrangeiro, deverá respeitar os sentimentos alheios, manifestando um comportamento cortês. No Inverno, os chapéus de pele, os barretes e as boinas não serão muito apropriados a um gesto elegante. Os homens farão um movimento como e os fosse tirar, tocando no chapéu e inclinando a cabeça.

Se um homem pára para falar a uma mulher e tira o seu chapéu, a mulher apressar-se-á a dizer-lhe, gentilmente, “faça favor”, querendo com isso dizer que poderá voltar a pôr o chapéu.

Por MFJ/Willoughby

quinta-feira, abril 12, 2007

1 - NAS MÃOS DE DEUS - Beijós

No dia 12 de Abril de 2007, em Viseu
Faleceu JOÃO PAIS BAPTISTA, de Beijós, contava 83 anos de idade.

O seu funeral realiza-se no dia 13 de Abril, no Cemitério de Beijós, precedido de Missa de Corpo Presente, pelas 19 horas e 15 minutos, na Igreja Paroquial da mesma freguesia.


> BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apresenta os mais sentidos pêsames à família enlutada

OS CINQUENTA ANOS DOS SINOS DA IGREJA PAROQUIAL DE BEIJÓS



Com o decorrer dos tempos e com muito uso, os sinos da Igreja Matriz de Beijós começaram a apresentar algumas rachas.
Deixando de garantir a devida segurança, já nem dobravam. Pelo menos o sino grande passou a ficar imóvel no alto do seu campanário. Quando havia algum funeral, o seu toque, uma vez que tinha que se manter imóvel, não podia oscilar, respondendo ao “TEM” do sino pequeno, era feito somente com badaladas.
Os toques foram assim durante alguns meses. Até que, em 1956, um punhado de homens beijosenses, entre eles destacaram-se o José Tamancas e os filhos, António e Florindo, que Deus os tenha no Seu Eterno descanso, deitaram mão à obra, arrearam ambos os sinos do campanário da Igreja da nossa Terra e lá os mandaram para a Fundição de Sinos de Rio Tinto, de L.M. da Costa – Porto.
Assim, sinos velhos viraram sinos novos.
Pela Páscoa do ano de 1957, já a Igreja de S. João Baptista de Beijós possuía novos sinos, reconstruídos com o bronze dos sinos velhos.
O silêncio que durou por muitos meses foi, finalmente, interrompido.
O Domingo da Aleluia foi a data escolhida para inaugurar os novos sinos da Igreja Matriz de Beijós.
O seu toque maravilhou todos os Beijosenses e passou a animar as festas religiosas na nossa aldeia.
Naquela altura, homens e mulheres, novos e velhos, todos se deslocavam junto dos sinos para admirar o seu brilho dourado e os tocar, com os repeniques da festa que, apesar de ter muitas paragens durante o dia, ainda se mantêm um pouco no Domingo de Páscoa.
Então, a Cruz, para fazer a visita pascal, saía sempre da Igreja Paroquial da Freguesia.
Durante muitos anos, as Póvoas, da Pegada, de Lisboa e de Entre-Ribeiros, tinham a visita Pascal também no Domingo de Páscoa.
Os Pardieiros, conjuntamente com a Casa do Pisão, onde moravam a D. Elizinha e os filhos, D.ª Mariazinha e o João, eram visitados na Segunda Feira da Páscoa.
A Cruz era levada da Igreja Paroquial pelo sacristão de Beijós, para as Póvoas e Pardieiros. Por isso, enquanto a Cruz estivesse na Rua, quer no Domingo, quer na Segunda Feira, os sinos da Igreja Paroquial de Beijós mantinham-se, permanentemente, a tocar.
Não é em vão que a maior parte dos beijosenses sabe repenicar o sino. É no Domingo de Páscoa que se disponibilizam para treinar um pouco esses toques.

Boas tradições. A juventude deve preservar esta sã convivência.

______________________

(P/ Willoughby)

quarta-feira, abril 04, 2007

A PÁSCOA

PÁSCOA

Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo.
Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado num sepulcro, onde ali permaneceu, até à sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É a data mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimónias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica.
É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida. No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach। Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Paques.
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Niceia em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa। Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas. Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronómico. Mas a sequência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".
De fato, a sequência exacta de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.
Aí estão as datas da Páscoa até o ano de 2010:

2000 - 23 de Abril
2001 - 15 de Abril
2002 - 31 de Março
2003 - 20 de Abril
2004 - 11 de Abril
2005 - 27 de Março
2006 - 16 de Abril
2007 - 08 de Abril
2008 - 23 de Março
2009 - 12 de Abril
2010 - 04 de abril

Os símbolos da Páscoa

As luzes, velas e fogueiras são uma marca das celebrações pascais। Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão. Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então acendem suas próprias velas no grande círio pascal e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais. O círio é a grande vela acesa na Aleluia, simbolizando a luz dos povos, em Cristo. Alfa e Omega nela gravadas querem dizer:

"Deus é o princípio e o fim de tudo"

Em muitas partes da Europa Central e Setentrional, é costume acender-se fogueiras no cume dos montes. As pessoas reúnem-se em torno delas e cantam hinos pascais. Ainda temos como símbolos:

PEIXE

Peixe é um dos símbolos mais antigos dos primeiros cristãos, ao se referirem a Jesus Ressuscitado. Na época das primeiras perseguições, a palavra peixe, escrita em grego, passou a ser lida como: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador: ICTYS: Jesus Christus Teós Yiós Soter. Assim, nas casas, nas roupas, nas conversas e nos túmulos, a figura e a palavra peixe passaram a ocupar um lugar de destaque. Na multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus se torna presente (Mt 14,17).
A relação com a Páscoa se acha no fato de as aparições de Jesus, após a Ressurreição, estarem sempre ligadas à presença do peixe (Jo 21,9) e (Lc 24,42-43).

SINOS, VESTES BRANCAS E O ALELUIA

Os sinos festivos, que repicam na noite da Ressurreição, recordam o momento da subida de Jesus Cristo aos Céus.
Nas cidades pequenas, todos os sinos da Igreja repicam de maneira solene e alegre no canto do Aleluia. Soltam-se rojões e o ar se enche de festa e alegria.
As vestes brancas e paramentos, que se usam na noite da vigília Pascal, recordam a alegria dos primeiros baptizados, que se revestiam de vestes brancas, simbolizando a vitória sobre a morte.
As Igrejas se adornam com toalhas de linho e flores brancas. Essa cor foi adoptada pelos primeiros cristãos como símbolo da alegria, da vitória e da pureza de Deus (Mt 17,2) e (Mc 16,5).
Cântico do Aleluia é um dos símbolos mais expressivos das aclamações de louvor e de alegria. É uma expressão hebraica: HALLELUI-YAH que significa: Louvai o Senhor (Ap 19,1).

GIRASSOL

Girassol é um dos símbolos pascais menos conhecidos em algumas regiões. É porém muito rico em conteúdo.
Assim para sobreviver a planta precisa ter sua corola voltada para o sol, do nascente ao poente, também os cristãos precisão estar voltados para o Sol-Cristo. Cristo é a luz, a força, a energia. O cristão sem uma ligação com Jesus não encontra significado para sua vida.

OS RAMOS


Podemos dizer que a semana da Páscoa começa com o Domingo de Ramos.
A festa dos ramos relembra o dia em que Jesus entrou festivamente em Jerusalém, pouco antes de sua morte.
Jesus nascera em Belém, na Judeia, mas passara a maior parte de sua vida na Galileia, em Nazaré, Cafarnaum e outras cidades, fazendo sua pregação sobre o Reino de Deus e divulgando sua doutrina de amor. Poucos dias antes de ser preso, julgado e condenado à morte, Jesus dirigiu-se a Jerusalém com seus discípulos, justamente para comemorar a Páscoa ( a Páscoa judaica ). Pois foi nesse dia que o povo o aclamou nas ruas, agitando no ar ramos de palmeira e oliveira, e gritando "Hosana ( que quer dizer " Salve!") ao Filho de David".
Chamamos de entrada triunfal de Jesus em Jerusalém para cumprir seu mistério pascal, a realidade era de maioria camponês, eis a razão dos ramos. Levantar os ramos e aclamar com alegria é a maneira do povo expressar o reconhecimento régio e messiânico de Jesus.

LAVA-PÉS

Durante a Semana Santa, a Quinta-feira é um dia muito importante, no qual se realiza uma celebração bastante significativa. Nesse dia, relembra-se a última ceia de Cristo com seus discípulos, ocasião em que Jesus instituiu a Eucaristia, isto é, o pão e o vinho passaram a simbolizar seu corpo e seu sangue.
Mas foi também durante a última ceia que Cristo lavou os pés de seus discípulos. Pondo uma toalha na cintura, Jesus despejou água numa bacia, começou a lavar os pés de cada um dos apóstolos e enxugou-os com a toalha.
Jesus fez isso para dar uma lição de humildade, simplicidade, igualdade, solidariedade, amor e serviço aos irmãos, que nada mais é do que a grande lição pascal.
O lava-pés é, pois, um símbolo, um exemplo. " Dei-lhes o exemplo para que, como eu fiz, assim façam também vocês.

CÍRIO PASCAL

Círio é uma vela grande e grossa, que se acende todos os anos pela primeira vez, no Sábado da Vigília pascal.
O círio pascal representa a luz de Cristo, pois que o próprio Jesus disse: " Eu sou a luz do mundo! " No círio há duas letras gregas – o alfa e o ómega - , respectivamente a primeira e a última letra do alfabeto grego. O alfa representa o princípio e o ómega, o fim, uma vez que Jesus falou: " Eu sou o princípio e o fim. "
Na grande vela há ainda a indicação dos quatro algarismos do ano que está em curso, simbolizando a presença viva de Jesus junto a todos os povos do mundo, com união de fé e de esperança.

A CRUZ

A cruz, instrumento de suplício no qual Jesus morreu, passou a ser símbolo do cristianismo e também símbolo da Páscoa. Antes símbolo de condenação, depois tornou-se símbolo de salvação.
A cruz, na Páscoa, relembra que Jesus venceu a morte e, glorioso, passou a viver seu Reino de justiça e de paz.
A cruz não foi um tipo de condenação especial para Jesus. Naquele tempo, a morte na cruz era um castigo comum entre os romanos, que dominavam também a Palestina. Jesus foi crucificado entre os dois ladrões, com a diferença que estes foram amarrados às suas cruzes e Jesus foi pregado.
Morrer na cruz era algo humilhante para os condenados pois, além de ficarem com os corpos expostos publicamente, apenas os mais hediondos crimes eram punidos com tal pena.
Jesus, ao morrer na cruz, deu à humanidade mais uma lição de humildade: sendo Filho de Deus, que tudo pode, ele morreu da forma mais vergonhosa que havia em seu tempo.
Costumamos fazer o sinal da cruz, porque acreditamos que é o sinal que nos salva.

O CORDEIRO

Simboliza Cristo, sacrificado em favor do seu rebanho.

A CRUZ

Mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo। No Conselho de Nicea em 325 d।C, Constantino decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então não somente um símbolo da Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica.



O PÃO E O VINHO

Simbolizando a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos.

OVO DE PÁSCOA

Os ovos de Páscoa são famosos no mundo inteiro. Os mais comuns são os ovos de chocolate, recheados com balas, confeitos e bombons.
Mas qual seria o significado do ovo de Páscoa?
O ovo também simboliza o nascimento, a vida que retorna. O costume de presentear as pessoas na época da Páscoa com ovos ornamentados e coloridos começou na antiguidade. Eram verdadeiras obras de arte!
O ovo é um símbolo de vida nova, de vida que está para nascer; é um símbolo de começo. Daí sua associação à Páscoa: a Ressurreição de Jesus também indica o princípio de uma nova vida, a redenção da própria humanidade e a promessa de um futuro cheio de alegria e felicidade para os que tem fé e esperança.
Dentro do ovo gera uma vida, a vida é o Dom mais precioso de Deus। Ressuscitando para uma vida nova, Jesus revela a preciosidade que é a vida. Os egípcios e persas costumavam tingir ovos com as cores primaveris e os davam a seus amigos. Os persas acreditavam que a Terra saíra de um ovo gigante. Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos na Páscoa. Em alguns países europeus, os ovos são coloridos para representar a alegria da ressurreição. Na Grã-Bretanha, costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos dados aos amigos. Na Alemanha, os ovos eram dados às crianças junto de outros presentes na Páscoa. Na Arménia decoravam ovos ocos com retratos de Cristo, da Virgem Maria e de outras imagens religiosas. No século XIX, ovos de confeito decorados com uma janela em uma ponta e pequenas cenas dentro eram presentes populares. Mas os ovos ainda não eram comestíveis. Pelo menos como a gente conhece hoje, com todo aquele chocolate. Actualmente, as crianças encontram ovos de chocolate ou "ninhos" cheios de doces nas mesas na manhã de Páscoa. No Brasil, as crianças montam seus próprios "cestinhos de Páscoa", enchem-no de palha ou papel, esperando o coelhinho deixar os ovinhos durante a madrugada. Nos Estados Unidos e outros países as crianças saem na manhã de Páscoa pela casa ou pelo quintal em busca dos ovinhos escondidos. Em alguns lugares os ovos são escondidos em lugares públicos e as crianças da comunidade são convidadas a encontrá-los, celebrando uma festa comunitária.

COELHINHO DA PÁSCOA
Tradicional e popularmente costuma-se dizer que é o coelhinho quem traz os ovos da Páscoa.
Por isso, todos os anos, as crianças vão dormir na véspera do Domingo de Páscoa pensando nos lugares em que poderão procurar seus ovos.
Coelho é um dos primeiros animais que saem das tocas ao chegar a primavera, após um longo inverno de recolhimento.
Ora, no hemisfério norte, a Páscoa ocorre nos primeiros dias da primavera ( para nós que habitamos no hemisfério sul, a Páscoa é no outono ) e os coelhos logo se põem a correr pelos campos verdes, repletos de flores, dando, portanto, a ideia de renovação da vida, que parecia estar morta durante o inverno.
O que mais interessa religiosamente, é que os coelhos são animais que reproduzem com extrema facilidade e em grande quantidade. Vem daí a identificação com uma vida abundante, um processo de restauração, um ciclo que se renova todos os anos.
E é isto exactamente que se relembra na Páscoa: a Ressurreição de Jesus, que traz consigo um novo tempo de paz e de esperança a toda a humanidade.

COMO SURGIU A TRADIÇÃO DO COELHO?

A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
No antigo Egipto, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertilidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!

COMO SURGIU O CHOCOLATE
Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacau" é o nome científico deste alimento delicioso chamado chocolate. Quem o baptizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.
Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro. Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro। É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia। Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia. Mas depois de falar tanto em ovinhos deu vontade de comer um. Mas só se for de chocolate!



Feliz Páscoa!!

Que a luz de Jesus Ressuscitado ilumine a vida de todos os homens!

In Com Amor / Por Willoughby

sexta-feira, março 30, 2007

2 - ACULTURAÇÃO - Obrigado


OBRIGADO

Merci - Thank you - Gracias - Dank

Em francês, em inglês, em italiano, em alemão, para todos os povos, obrigado é a palavra-chave da "filosofia" das boas maneiras.

Sendo talvez uma das primeiras palavras balbuciadas logo na infância, deveria fazer-nos companhia durante toda a vida, porque é uma das que mais facilitam os contactos humanos, necessários para viver em sociedade.

E é tão fácil de dizer! Acompanhado de um sorriso, pode ser uma expressão de cortesia, de consideração, de apreço, de encorajamento, de franca camaradagem, de ternura ou de amor. Tudo depende da inflexão do tom de voz.

OBRIGADO à rapariga ou ao rapaz do ascensor far-lhes-á compreender que o seu trabalho não é o de uma máquina ao serviço de outra máquina. Experimente... e veja como o rosto se lhes distingue.

OBRIGADO à criança que lhe entrega qualquer coisa, e, assim, você participa na sua educação.

OBRIGADO à empregada do restaurante, e verá como o seu olhar se alegra. Talvez por um momento ela esqueça como as suas pernas estão pesadas e o cheiro a fritos.

Em casa, cem vezes ao dia, temos ocasião de dizer obrigado a todos os que partilham connosco a vida familiar - essa pequena sociedade em miniatura.

Se você tem o hábito de dizer obrigado, já possui a palavra chave das boas maneiras. Se não tem esse hábito, é preciso adquiri-lo o mais rapidamente possível. Porque sem ele nunca poderá compreender o porquê, o quanto e o como da boa educação e a lógica das suas regras. (...)

Por MFJ/Willoughby

quarta-feira, março 28, 2007

1 - ACULTURAÇÃO - Contactos Sociais

TER CLASSE

Qual é o significado da expressão "TER CLASSE"?
Uma especialista em normas de cortesia respondia assim a esta pergunta:
"Ter classe é nunca ser vítima de pânico. É possuir a convicção íntima da própria capacidade de encarar a vida, aconteça o que acontecer."
"Ter classe é nunca utilizar pretextos para justificar uma atitude. É reconhecer os próprios erros, aceitar-lhes as consequências e aprender à custa deles."
"Ter classe é ter consideração pelos outros. É saber que as boas maneiras são, de facto, uma sucessão de pequenos sacrifícios pessoais"
"Ter classe é saber reconhecer que a aristocracia não tem nada a ver com os antepassados nem com o dinheiro. O herdeiro de uma longa linhagem de títulos de nobreza pode ser totalmente desprovido de classe, enquanto o descendente de um mineiro de carvão pode possuí-la e ser dela um magnifico exemplo."
"Ter classe é nunca ter necessidade de destruir a reputação dos outros para edificar a sua própria."
"Ter classe é poder manter manter a dignidade própria entre os grandes e conservá-la com simplicidade entre os humildes".
Toda a gente se sente à vontade na presença de uma pessoa que tem classe, porque essa pessoa está à vontade consigo própria.
"Se você tem classe, não necessita de muito mais. Se não tem, que importa o que tem? Isso carece de importância".

Se ter classe significa então estar tão à vontade consigo mesmo como com os outros, é evidente que a nossa personalidade, a nossa individualidade, se exprimem nas nossas maneiras. Quando sabemos que as regras de cortesia têm a sua origem no mais profundo do ser, que não foram impostas arbitrariamente, mas nasceram de uma necessidade de harmonia e de moralidade, compreendemos facilmente a lógica das normas que governam a convivência social.

Por si só, a intuição não pode ajudar-nos a observar todas estas regras que definem os contactos entre os seres humanos: As modalidades exteriores podem variar segundo os lugares, as raças e as circunstâncias. Mas o essencial nunca varia.
O aperto de mão nem em todo o mundo é reconhecido como uma saudação ou uma manifestação de estima; o beija-mão, tal como ainda é praticado em certos países, vê-se muito pouco na América; o preto nem em toda a parte é sinal de luto. Mas a nobreza de sentimentos, a inviolabilidade da palavra dada, o respeito pela propriedade alheia, fazem parte do código de honra de todos os homens de mundo.
Se é preciso aprender tudo na vida, desde a língua que falamos até aos gestos mais banais, as regras de convivência social também são objecto de aprendizagem e de constante aperfeiçoamento. Não há nenhuma época na nossa vida em que o conhecimento desta arte não traga proveito à pessoa que se entrega ao seu estudo. Está reconhecido que a delicadeza traz consigo a harmonia, a calma e a alegria de viver. Mas a grosseria abre as portas a todos os abusos.
Tal como a caridade, a boa educação começa por nós próprios. Não há duas espécies de boa educação: uma para o exterior, outra para a nossa casa. Quem assim pensa trai-se mais tarde ou mais cedo e perde a estima e a admiração que procurava.
Um homem que, em público, abre a porta e deixa passar a sua companheira, a ajuda a tirar o casaco ou a vesti-lo poderá, em casa, abster-se desse tipo de solicitude. Mas, em casa como fora dela, não poderá permitir-se interrompê-la quando ela fala ou deixar de lhe dizer "obrigado" quando ela lhe serve o café. (...)

Por MFJ/Willoughby

segunda-feira, março 26, 2007

NAS MÃOS DE DEUS - Beijós

Em 26 de Março de 2007, em Viseu

Faleceu MARIA AMÉLIA DE SOUSA, de 94 anos de idade, de Beijós.
Vai ficar sepultada no Cemitério Paroquial de Beijós.

BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apresenta sentidos Pêsames à família enlutada.

quinta-feira, março 22, 2007

AMENTA OU EMENTA DAS ALMAS

Na semana Santa, durante muitos anos, manteve-se a tradição, de celebrar a Ementa/Amenta das Almas, em Beijós. Tinha como significado lembrar as almas dos nossos antepassados.
A Amenta das Almas era celebrada, a partir da meia noite, por um grupo de homens e mulheres de Beijós que, tomando isso com muita devoção e um são convívio, se reuniam para cantar em determinados locais previamente acordados, em todas as aldeias da freguesia.
O Grupo tinha regras de actuação. Não podiam ver ninguém, nem podiam ser vistos, enquanto cantavam. Quando iniciavam de cantar, se alguém tivesse que passar no local onde o grupo estivesse, teria que aguardar que acabasse essa cerimónia e seguisse o destino, só depois é que essa(s) pessoa (s) passava (m).
Por vezes, muitas pessoas deixavam lanches próximo dos locais onde o grupo actuava. Acabadas as cerimónias, o grupo servia-se dos alimentos e deixava a louça e a cestinha, que alguém depois iria recolher. Cumpria-se, assim, religiosamente, a regra de não verem ninguém nem serem vistos.
Muito bonito. Por vezes, quando se ouvia aquele canto, até o organismo humano reagia, como que se sentisse uma sensação horripilar. Em muitos lares, as famílias entravam em oração pelas almas dos seus ente-queridos já falecidos.
Não me lembro ter visto os versos que o Grupo cantava. Alguém os terá em Beijós. É pena que não os divulgue, para que se possa manter esta tradição ao longo dos tempos.
Recordo algumas pessoas que celebravam isto com muito brio e devoção, entre elas, os nossos Queridos Amigos, já falecidos: António Coelho Pais; Isabel da Lucrécia; Américo Coelho de Moura (o do correio); Messias Coelho do Amaral, etc.
________________________________________________________
Mas esta prática não foi exclusiva de Beijós. Ainda há muitas aldeias, principalmente no norte de Portugal, onde essa tradição está bem viva.
Vejamos como é a Amenta das Almas em SANDOMIL:

" Amenta das Almas
Durante a Quaresma, depois da meia – noite, junta-se um grupo de pessoas idosas cantando, em locais previamente estabelecidos, os martírios do Senhor.

Já levam o meu Deus preso
Já o levam p`rá varanda
Preso em cordas de espaços
Na mão uma verde cana

Oh! Que gritos vão no horto
Madalena, que seria?
Crucificam Jesus
São ais da Virgem Maria


Quem me dera estar na fonte
Quando o meu Deus pediu água
Eu lhe dera de beber
A minha alma lhe entregara

Oh! Que lindos quatro dias
A Semana Santa tem
Quinta – Feira de endoença
A Sexta da Paixão


Sábado de Aleluia
Domingo da Ressurreição
Oh! Meu Deus quem foi o homem
Que andara pelos caminhos

E subira ao Calvário
E tirar a coroa de espinhos
Oh! Meu Deus
Quando Vos deram tal, vinagre a beber


Que lágrimas choraria
Vossa mãe só em vos ver
Oh! Almas, oh tristes almas
Viste lá o meu irmão ? !

Lá o viste estar de joelhos
A pedir a Deus perdão
Semana Santa"

Por Gingerly

terça-feira, março 20, 2007

CUIDAR DA SAÚDE - O que se deve saber sobre os alimentos

A alimentação conveniente deve conter as substâncias necessárias à saúde e à vida. Devemos tê-las em qualidade e quantidade suficientes.
Num regime conveniente encontramos cinco grupos de substâncias:

a) Proteínas;
b) Hidratos de carbono;
c) Gorduras;
d) Vitaminas;
e) Minerais.

Água e celulose também se encontram nos alimentos e são essenciais à saúde.
Façamos agora uma pequena comparação entre o corpo humano e o automóvel.
Numa fábrica de automóveis, os fabricantes tomam certa quantidade de ferro para o fabrico de uma unidade. Paralelamente, no organismo humano a estrutura celular é constituída de proteínas.
Quando o automóvel está pronto é preciso gasolina para o motor o poder mover. Do mesmo modo o ser humano requer também hidratos de carbono e gorduras para manter a temperatura conveniente e para se movimentar.
Quando está pronto a funcionar o motor do carro é lubrificado com óleo: este, embora seja em pequena quantidade, evita que o motor se quebre. Também o nosso organismo não funcionará sem os princípios alimentares, isto é, sem as vitaminas e os minerais.
No automóvel tudo tem a sua importância e o mesmo se passa no nosso corpo.
A celulose supre o necessário para que os músculos possam ser mantidos em bom estado no trato intestinal; a água é essencial na economia humana.
O oxigénio do ar é indispensável. Sem ele não existirá vida.
Sabe-se que as proteínas fornecem material para o crescimento e reparação; os glícidos (h.c.) o combustível, ou energia; os lípidos (g.) além de fornecerem combustível, ou energia também, actuam como veículos para certas vitaminas; as vitaminas e minerais são indispensáveis para a utilização de todos os demais elementos. Nem tecidos nem energia poderão ser produzidos pelo corpo sem vitaminas. (C.S.34)

quinta-feira, março 15, 2007

VIAS DE COMUNICAÇÃO QUE LIGAM BEIJÓS

O desenvolvimento de um País faz-se com boas vias de comunicação.
Beijós também tem contribuído grandemente para esse progresso e, por isso também tem gozado de algum privilégio, por ter ficado no centro das ramificações das estradas.
Senão vejamos:
Além da Estrada Nacional n.º 337, que atravessa a Aldeia, ligando a Vila do concelho, Carregal do Sal, a Viseu, ficou num centro de ligação com Canas de Senhorim e Nelas, via Póvoa de Santo António e pela Estrada do Lapão, via Aguieira. Para Moreira, Santar, Póvoa Dão e Loureiro de Silgueiros, via Pardieiros, Aldeia da mesma freguesia de Beijós.
Mais recentemente, a ligação com Tondela, pela Estrada do Penedo que, além de proporcionar outros acessos a esta Aldeia (Penedo), beneficiou também Furadouro, Corujeiro, Vinhal e Lageosa do Dão, tendo encurtado as distâncias, de Beijós para a cidade de Tondela.

Além do bom relacionamento entre os Municípios, a Junta de Freguesia de Beijós, e a Câmara Municipal de Carregal do Sal, que têm trabalhado de mãos dadas, estão de parabéns.

Em muitos destes empreendimentos esteve o querer, a vontade, o entusiasmo e o empenho do nosso querido amigo António Artur Pais do Santos, enquanto Presidente da Junta de Freguesia da nossa Terra.
Foi empreendedor e cumpriu bem a sua missão. Parabéns.

Estamos certos que o novo Presidente, o também nosso querido amigo, Agostinho Marques do Nascimento, com toda a sua equipa, irão esforçar-se por dar continuidade ao desenvolvimento de Beijós.
Que Deus os ajude a fazer o melhor, pelos projectos que têm para todas as Aldeias da Freguesia.

quarta-feira, março 14, 2007

DIA DO PAI

Celebra-se em Portugal, no dia 19 de Março, o dia do Pai.

É bom realçar as virtudes do pai no seio familiar, partindo dos versos que se transcrevem.

MEU AMIGO


Você meu amigo de fé
Meu irmão camarada
Amigo de tantos caminhos
E tantas jornadas
Cabeça de homem
Mas o coração de menino
Aquele que está do meu lado
Em qualquer caminhada.

Me lembro de todas as lutas
Meu bom companheiro
Você tantas vezes provou
Que é um grande guerreiro
O seu coração é uma casa de
portas abertas
Amigo, você é o mais certo
Das horas incertas.

As vezes em certos momentos
difíceis da vida
Em que precisamos de alguém
p'ra ajudar na saída
A sua palavra de força, de fé e
de carinho
Me dá a certeza de que eu
nunca estive sozinho.

Você meu amigo de fé
Meu irmão camarada
Sorriso e abraço festivo
na minha chegada
Você que me diz as verdades
com frases abertas
Amigo, você é o mais certo
nas horas incertas.

Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que eu tenho um grande amigo.

Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que você é meu amigo.


Autores: Roberto Carlos / Erasmo Carlos

sábado, março 10, 2007

CUIDAR DA SAÚDE

Viver todos vivem, mais ou menos tempo, melhor ou pior. No entanto, como tudo se rege por leis, estas não podem ser violadas, sem que por isso se sofram as consequências. O homem está sob a influência das leis da Natureza, às quais tem que sujeitar-se, se quiser ter mais saúde e viver mais tempo e mais plenamente. Qualquer pessoa medianamente inteligente sabe que, na forma de viver, de sentir, de pensar da maioria dos seres humanos há erros que é necessário corrigir para conseguir alcançar o êxito desejado. De facto, viver não é suficiente: é necessário ter saúde, para viver bem e, actualmente, são relativamente poucas as pessoas que desfrutam de saúde. Enquanto andamos pelos caminhos deste mundo, o que cada um deve procurar conseguir é saúde do corpo e do espírito. Esta é, depois da vida, um dos melhores bens que se pode possuir. Com saúde haverá mais vitalidade, ânimo e optimismo. É preciso, portanto, ter vontade, vontade de saber e de pôr em prática o que se aprendeu. Importa que cada um se conheça a si próprio,aplicando às suas necessidades os conhecimentos adquiridos. Infelizmente a maior parte das pessoas só dá valor à saúde, quando a perde. Mas não será preferível evitar a doença a ter de tratá-la quando ela surge? Actualmente existem conhecimentos que se foram devidamente aproveitados permitirão uma vida mais saudável e feliz. Algumas pessoas há que, infelizmente, não querem pensar nem conhecer os prejuízos que uma vida antinatural lhes pode causar, imitando, até certo ponto, o avestruz. No entanto, também é verdade que muitos desejam viver melhor e não sabem como, sentindo necessidade de um guia que os esclareça e encaminhe. A saúde é, sem dúvida, de um valor incalculável. Devemos, por isso, cultivá-la com uma alimentação racional, ar puro, exercício, luz solar, água puro e repouso. Entre a mente e o corpo existe uma relação íntima e, mais do que muitas pessoas julgam, o estado da mente influência a saúde. O antigo provérbio bíblico, "O coração alegre serve de bom remédio" está hoje sobejamente comprovado pela Ciência. Desânimo, egoísmo, ingratidão e tristeza deprimem e arruínam as pessoas. A alegria, o bom ânimo, a gratidão e o altruísmo produzem efeito vivificante e são um remédio excelente. Cultive-se um espírito alegre e veremos quão benéfico ele é. Pessoas há com bons conhecimentos sobre as leis básicas da saúde que ficam admiradas quando adoecem e fazem então o seguinte raciocínio: "que fiz eu para chegar a este estado?" Quase inconscientemente transgrediram as leis da saúde, talvez, não repousando o suficiente, dormindo pouco, tendo uma alimentação fraca e a desoras, trabalhando em excesso, etc. A obediência a regras bem simples trará, como recompensa, uma melhor saúde. Eis resumidamente algumas:

1. Alimentação boa e equilibrada; 2. Consciência limpa; 3. Exercício; 4. Sono e repouso; 5.Trabalho e actividade.

1. Somos o que comemos. Se o alimento for bom, bem equilibrado, com todos os elementos essenciais a um regime racional, sentir-nos-emos bem. Se, pelo contrário, ingerimos uma alimentação fraca, mal combinada, apressada e a desoras, pagaremos caro pela violação da lei alimentar. Muitos males, com certeza, nos afligirão.
2. Com uma consciência limpa, o sono será mais tranquilo, haverá mais saúde e não teremos preocupações. Um exame atento das leis da saúde fará com que muitos lhe obedeçam, tendo assim uma vida mais saudável, livre de maior sofrimento. É preferível proceder bem a tentar ficar bem... de cama.
3. A maior parte da actividade humana, na época actual, desenvolve-se sentada ou parada. Do exercício apropriado à idade ou à doença de cada um, temo a recompensa de todo o organismo ser beneficiado. Um exercício que a todos , sem excepção, faz bem, é o passeio a pé.
4. Se não dormirmos e não repousarmos suficientemente, o corpo estará sob tensão e, como consequência, os olhos deixarão de brilhar, o passo deixará de ser firme, o zelo no trabalho diminuirá, o cérebro ressentir-se-á, sobrevirão enfermidades e finalmente a morte.
5. A ocupação torna a pessoa feliz. A inatividade fá-la infeliz. O trabalho é, sem dúvida, uma bênção para o ser humano, desde que não se cometam excessos.
Por/JES

quinta-feira, março 08, 2007

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 8 de Março

Hoje é o dia internacional da mulher. Pelo menos um dia por ano, será bom que todo o mundo se lembre das mulheres. Elas são o pilar principal da sociedade. Cada um de nós é filho de uma mulher.

Parabéns às mulheres. Que tenham um dia repleto de felicidades.

quarta-feira, março 07, 2007

BEIJÓS e a electricidade.

A RTP está a comemorar os seus CINQUENTA ANOS de emissões regulares.
Foi no dia 7 de Março de 1957. Foi um passo histórico para Portugal.
Estas comemorações trazem à lembrança dos Beijosenses, além da Televisão que, então, também chegou até nós; os CINQUENTA ANOS da electrificação da nossa Aldeia.
Recordamos esse melhoramento, em que passámos a ter pelas ruas iluminação pública. Foi um investimento bastante útil, que, assim, passámos a dispor de maiores possibilidades de progresso.
Às casas particulares só mais tarde chegaram esses equipamentos de TV, de acordo com as capacidades financeiras de cada família.
Naquela época, as pessoas iam ver a televisão aos cafés "SANTOS MOURA" e "BEIRA RIO".
Quem se lembra disto? Bons tempos!

segunda-feira, março 05, 2007

ÓBITOS de Beijós - MAR.2007

No dia 05 de Março de 2007, em Carregal do Sal

Faleceu ANTÓNIO MARTINS, de 88 anos de idade, de Beijós.
Vai a sepultar no Cemitério de Beijós.

> BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apresenta os mais sentidos pêsames à família enlutada.

ÓBITOS da Póvoa da Apegada - MAR.2007

No dia 04 de Março de 2007, em Viseu

Faleceu GILBERTO AMARAL GOMES, da Póvoa da Apegada, com 82 anos de idade.
Vai ser sepultado no Cemitério de Beijós.

> BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apresenta condolências à família enlutada.

domingo, março 04, 2007

SALVAR A FLORESTA

AS ÁRVORES

Ouve meu filho: cheio de carinho
Ama as árvores, ama. E, se puderes,
(E poderás: tu podes quando queres),
Vai-as plantando à beira do caminho.

Hoje uma, outra amanhã, devagarinho,
Serão em fruto e em flor quando cresceres:
Façam os outros como tu fizeres;
Aves de Abril que vão compondo o ninho.

Torne fecunda e bela cada qual
A terra em que nascer: E Portugal
Será fecundo e belo, e o mundo inteiro.

Fortes e unidos, trabalhai assim...
A Pátria não é mais do que um jardim,
Onde nós todos temos um canteiro.

António Correia de Oliveira

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

OBRAS PÚBLICAS - em Beijós - 2007

A Câmara Municipal de Carregal do Sal e a Junta de Freguesia de Beijós, vão proceder ao alargamento da "Rua da Eira", em Beijós.
As obras nesta Rua, que confine com a Rua Abade Pais Pinto, em frente ao edifício da Junta de Freguesia já citada, vão decorrer pelo antigo caminho das Pedras Ruivas, Carvalhinho, Braceira , até à propriedade do Joaquim Cardoso. Continuam no Caminho que liga à Estrada da Aguieira, no Lapão, no entroncamento junto do prédio de António Melo Pais.
Os melhoramentos que vão ser levados a efeito vão permitir melhores acessibilidades e vão valorizar os respectivos prédios.
Estamos de parabéns.

OBRAS PÚBLICAS - em Beijós - 2007

A Câmara Municipal de Carregal do Sal e a Junta de Freguesia de Beijós, concluidos os estudos efectuados para o efeito, vão alcatroar a Rua das Mestras, em Beijós.
Este empreendimento vem melhorar as respectivas acessibilidades e valorizar os prédios servidos por aquela artéria.
Estamos de parabéns.

PÓVOA DA PÉGADA - Obras Públicas

A Câmara Municipal de Carregal do Sal e a Junta de Freguesia de Beijós, depois de longos estudos, vão alcatroar a "Rua do Calvário", na Póvoa da Apegada.
Estamos de parabéns, pelos benefícios nas acessibilidades que vamos ter na nossa Aldeia e pela consequente valorização dos prédios nesta artéria.

OBRAS PÚBLICAS - Pardieiros - 2007

Depois de aturados estudos, a Câmara Municipal de Carregal do Sal e a Junta de Freguesia de Beijós vão finalmente levar por diante o alcatroamento da " Rua dos Vales", em Pardieiros.
Esta obra vem trazer grandes benefícios às acessibilidades na nossa Aldeia e valoriza todos os terrenos contíguos.
Estamos de parabéns.

ÓBITOS de Pardieiros - FEV.2007

No dia 05 Fevereiro, em Viseu
Faleceu o Sr. ALEXANDRE LOUREIRO SIMÕES, de 82 anos de idade, de Pardieiros.
Foi sepultado no Cemitério de Beijós.

> BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apresenta condolências à família enlutada.

terça-feira, fevereiro 27, 2007

1 - SOCIEDADE - Família

"Oração pela Família

Que nenhuma família comece em qualquer de repente
Que nenhuma família termine, por falta de amor,
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente
E que nada no mundo separe um casal sonhador.

Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois
Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte
Que eles vivam do ontem no hoje e em função de um depois.

Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que os homens carreguem nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor.

Abençoa, Senhor, as famílias, amém
Abençoa, Senhor, a minha também

Que marido e mulher tenham força de amar sem medida
Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão
Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida
Que a família celebre a partilha do abraço e do pão.

Que o marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos
Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois
Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho
Seja a firme esperança de um céu, aqui mesmo e depois.

Abençoa, Senhor, as famílias, amém
Abençoa, Senhor, a minha também

Pelo Pe. Zezinho - Cântico Católico"
________________
Este cântico dá para cada cidadão reflectir sobre o tema. Será uma forma de cada um repensar os valores da família na sociedade em que vivemos.
Em prosa ou em verso, construtivamente, vamos expor os nossos pontos de vista.

> Neste contexto, oportunamente, irão ser apresentados outros temas, como :
- O Casamento e união de facto;
- O Divórcio;
- Os Filhos do divórcio.

Assim, muito embora estes temas estejam relacionados, seria benéfico que, neste Post, se falasse somente da FAMÍLIA e que fosse descrita tal qual o próprio comentador a entende.
O tema é muito importante, assim como esperamos que o sejam os comentários.
Que esses comentários nos tragam ensinamentos como viver e melhorar o convívio na vida a dois, no dia-a-dia.

Acima de tudo, vamos falar a sério, brincando.

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

ÓBITOS da Póvoa da Apegada JAN.2007

No dia11JAN.2007, na Póvoa da Apegada
Faleceu a Srª. D. MARIA ROSA PEIXOTO, de 91 anos de idade, de Beijós. Era viúva do Sr. João Peixoto Loureiro ( Garnacho), também de Beijós.
Ficou sepultada no Cemitério de Beijós.

> BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apresenta condolências à família enlutada.

ESTRADA DA LAMPAÇA/BREJO II

Ninguém tem dúvida de que foi um bom empreendimento.
Para quem ainda não conhece esta estrada, convém esclarecer de que ela foi rasgada pelo antigo caminho da lameira.
Começa junto da residência Paroquial, na Rua Afonso Costa/Rua da Igreja, em Beijós. Segue pelo Casal, Laboeira, Lameira, Praçaria, Pisqueiro, Pariço e Lampaça.
Termina no entroncamento dos caminhos que vão para o Brejo, ao cimo das propriedades dos herdeiros de Ramiro Pais.
É pena que ainda não conste haver projecto para lhe dar continuação para a Póvoa de Santo António - Nelas. A seu tempo isso irá aparecer.

Para que conste, a poça do Pisqueiro agora ficou quase como uma lagoa. É pena que os terrenos de regavam dali estão de mato. Apesar de tudo fica a obra que a seu tempo vai mostrar a sua utilidade.

ÓBITOS de Beijós FEV.2007

No dia 09FEV.2007, em Viseu
Faleceu a Srª. D. ARMINDA ASSUNÇÃO SOARES, de 75 anos de idade, viúva do Sr. Aristides Augusto, de Beijós.
Foi sepultada no Cemitério de Beijós.
------
No dia 25FEV.2007, em Lisboa
Faleceu o Sr. António Fernandes, de 79 anos de idade, casado com a Sr.ª D. Eulália Rosa dos Santos, de Beijós.
Vai ser sepultado no Cemitério de Beijós.

> BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apresenta sentidas condolências às famílias enlutadas.

ÓBITOS - Outros

No dia 21DEZ.2006, em S. Paulo - Brasil
Faleceu a Sr.ª D. MARIA EMÍLIA DE JESUS CORREIA COSTA, de 60 anos de idade, casada com o Sr. António Santos Costa, de Beijós.
------
No dia 01JAN.2007, em Aguieira - Nelas
Faleceu o Sr. PAULO HENRIQUE PEREIRA FIGUEIREDO, de 31 anos de idade. Foi casado com a Srª D. Isabel Clara Pais de Jesus, de Beijós.
Ficou sepultado no cemitério da Aguieira.

> BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apresenta condolências às famílias enlutadas.

domingo, fevereiro 25, 2007

ÓBITOS de Pardieiros JAN.2007

No dia 12 de JAN.2007
Faleceu, em Viseu, a Srª. D. Alda Figueiredo Loureiro, de 93 anos de idade, de Pardieiros.

> BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apresenta condolências à família enlutada.

ÓBITOS de Beijós - JAN.2007

No dia 11 de Janeiro de 2007
Faleceu o Sr. JOSÉ COELHO DE SOUSA, de 82 anos de idade, de Beijós, casado com Sr.ª D. Ana Ramos Moura.
---------
No dia 16 de Janeiro de 2007
Faleceu Srª D. MARIA DA ASCENSÃO FERNANDES, de 86 anos de idade, de Beijós, viúva do Sr. Alfredo Cunha Melo.
---------
No dia 31 de Janeiro de 2007
Faleceu o Sr. ANTÓNIO PAIS COELHO, de 83 anos de idade, de Beijós, casado com a Srª. D. Maria do Carmo Figueiredo Moura.

> BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apresenta condolências às famílias enlutadas.

OH ALDEIA

OH ALDEIA




Refrão (BIS)



Oh Aldeia,

Desceste do Monte ao Vale,

Em noite de Lua Cheia,

Sabes encantar Portugal.


****
................................................................

O Sol beija a tua fronte,

Quando alcança o Areal,

Aquece forte o teu monte,

Que se avista no frontal,


****


Anda em volta dos outeiros,

Da cadina e dos castelos

E roda bem prazenteiro,

Do Sul os torna tão belos.


****

.................. Refrão (BIS)

........................................................................


Irradia o Lugar d`Além

E o beija à tardinha

E o Vale - da - Loba também,

Onde mergulha à noitinha,



****


Lá do fundo da ribeira,

Despede - se do Cerradinho,

Do Pisão em derradeira,

Esconde - se com jeitinho.


****


........................ Refrão (BIS)


................................................................



E deixa que o Luar avance,

À Terra de todos nós,

Que avista de relance,

A bela Aldeia, Beijós;




****



Com as luzes no escuro,

Emita bem os presépios,

Nela, ventos no sussurro

Lançam seus silvos intrépidos.




........................... Refrão (BIS)




(Ritmo - Bailinho)



(Letra e música > Zacarias Pais do Amaral)