quarta-feira, maio 30, 2007
7 - CUIDAR DA SAÚDE - Nozes
No regime vegetariano as nozes têm importância extraordinária, pois, além de serem ricas em alguns minerais, são-no ainda em proteínas essenciais, o que as torna excelente substituto da carne.
Caracterizam-nas ainda a sua riqueza em gorduras insaturadas, tão benéficas principalmente para as pessoas da meia idade em diante.
(CS42)
terça-feira, maio 29, 2007
7 – ACULTURAÇÃO – O tratamento por tu
O tratamento por tu espontâneo deve ser evitado; será utilizado pelos jovens, exclusivamente, quando estão entre companheiros da mesma idade.
Os mais recentes livros de boas maneiras repetem todos aquilo que sempre ensinaram: é o mais velho ou o superior que deverá propor o tratamento por tu. No entanto, há uma excepção: é sempre o homem quem o proporá à mulher.
Podíamos discutir durante dias inteiros quais as circunstâncias que levam a esse tipo de tratamento, e essa questão não deriva de uma regra de etiqueta que possa ser codificada. Porque o tratamento por tu nasce das circunstâncias. Mais vale dizermos que devemos ser prudentes e que o tratamento por tu não revela uma maior amizade ou um sentimento mais profundo. Basta recordarmos as famílias antigas, nas quais os esposos se tratam um ao outro por você, o mesmo se passando com os filhos ao dirigirem-se aos pais.
O tratamento por tu emprega-se entre os camaradas de trabalho, entre estudantes, entre os membros de um mesmo clube, etc. No entanto, é necessária uma certa circunspecção antes de se permitir o tratamento por tu a pessoas cuja convivência nos não interessa especialmente.
Esperemos que a delicadeza e as boas maneiras retomem o seu lugar na educação de um povo que deseja conservar o orgulho e a dignidade da sua cultura.
Por MFJ/Willoughby
segunda-feira, maio 28, 2007
NAS MÃOS DE DEUS - Pardieiros
No dia 25 de Maio de 2007,em Pardieiros
Faleceu JOSÉ ROSA DO AMARAL, daquela Aldeia, da Freguesia de Beijós, contava 80 anos de idade.
Foi a sepultar no dia 26 de Maio, no Cemitério Paroquial de Beijós.
quarta-feira, maio 23, 2007
BAIRROS DE BEIJÓS - Terreiro, Rua da Igreja e Costeira
< Terreiro, Rua da Igreja e CosteiraEsta área de Beijós, situa-se a Sul da Ribeira no centro da aldeia.
O Terreiro, também conhecido por Central, é a parte mais rica da povoação.
É servido pela Estrada Nacional N.º 337 ou Rua Abade Pais Pinto, que liga Carregal do Sal a Viseu.
Devido às boas acessibilidades, é lugar privilegiado para desenvolver o comércio.
Noutros tempos, quando a empresa de camionagem "OS FIGUEIREDOS"de José Figueiredo & Filhos, Lda, com sede em Oliveirinha, tinha serviço combinado com os caminhos de ferro (CP), era na loja da Central, de mercearia e taberna, do Nosso Querido e Saudoso Amigo, que Deus lhe fale na Alma, JOÃO PAIS BAPTISTA, que se faziam os despachos das mercadorias, para os diversos pontos do País e até estrangeiro. Também ali eram recebidas as encomendas que vinham para os Beijosenses, via CP.
No Terreiro, nos últimos tempos, instalaram-se dois mini-mercados, um pronto a vestir, um café, o Posto Público do Telefone da PT, um posto de venda de pão e de peixe fresco, uma loja de ferragens e ferramentas e um cabeleireiro.
Do Terreiro há acessos directos para as instalações do extinto Lagar de Azeite e para os moinhos hidráulicos de cereais, junto do açude ou levada do Casal.

< Rua da Igreja e Costeira
A Rua da Igreja ou Rua Afonso Costa é a via de acesso directo à Vila de Canas de Senhorim, via Póvoa de Santo António.
Em 2006 passou a dar ligação também à Estrada da Lampaça/Brejo.
Esta Rua não tem comércio, mas nela está situada a Igreja Matriz de Beijós e, a cerca de 100 metros desta, situa-se também o Cemitério Paroquial da Freguesia.
Nesta zona, na Costeira, já no percurso para a Póvoa de Santo António, podemos encontrar a Agência Funerária S. Brás.
Com acessos directos pela Rua da Igreja, na Quelha do Arcipreste, poderemos encontrar também o maior edifício da Aldeia, constroido em granito, com vários andares, que serviu de habitação de padres (...). Há 60/70 anos, esse prédio era habitado por várias famílias. Actualmente, sendo de vários proprietários, encontra-se quase desabitado, ameaçando degradar-se, por falta de manutenção regular.
A Igreja Matriz, da Paróquia de S. João Baptista de Beijós, é digna de ser visitada, pelos seus singulares e riquíssimos altares em talha dourada, que aqui podemos admirar.

< Interior da Igreja Matriz
terça-feira, maio 22, 2007
POSITIVISMO
Prometa a si mesmo:
Ser tão forte, que nada perturbe a paz de sua mente.
Falar de coisas bonitas, falar de felicidade, saúde e prosperidade a cada pessoa que conhecer.
Fazer sentir aos seus amigos que há algo de valor neles.
Ver o lado brilhante de cada coisa e, por meio dele, conseguir o consequente optimismo.
Pensar somente o melhor;
Trabalhar sempre pelo melhor;
E esperar somente pelo melhor.
Ser tão entusiasta pelo êxito dos demais como pelo próprio.
Esquecer os erros do passado e insistir para conseguir grandes realizações no futuro.
Exibir um aspecto atraente e jovial para com todos e presentear cada pessoa conhecida com um sorriso.
Dar tanto tempo à sua valorização cultural e pessoal, que não sobre tempo para criticar quem quer que seja.
Ser demasiado grande para preocupar-se.
Ser demasiado nobre para irar-se.
Ser demasiado feliz, para permitir a interferência de problemas que perturbem a sua fé e a sua paz.
segunda-feira, maio 21, 2007
6 – ACULTURAÇÃO – O beija-mão
A mulher estende a mão ao homem, que a toma e se inclina suavemente para sobre ela pousar os lábios ou fingir que o faz, porque a maior parte das vezes ele deixa um certo espaço entre a mão e os lábios.
O beijo nunca deverá ser dado na palma da mão. É uma indelicadeza que por vezes se permitem certos pedantes, que bem mereceriam uma bofetada; no entanto, as regras de cortesia não nos permitem mais do que desprezá-los. Um homem que se permita semelhante indelicadeza deverá ver-se banido do seu circulo de amigos.
Se o beija-mão é uma manifestação de grande educação, ele não deverá, contudo, levar os nossos cavalheiros a terem o snobismo e a efectação de o sobrestimarem quando sempre utilizaram o simples aperto de mão.
É necessário que um homem esteja muitíssimo à vontade sobre o chão escorregadio da vida social para não parecer ridículo quando pratica o beija-mão.
Por MFJ/Willoughby
| Nossas Preferências |
6 - CUIDAR DA SAÚDE - Ovos
A clara, por sua vez, tem também os seus inconvenientes.
Ainda que os ovos provenham de uma ave saudável, a clara comida crua contém uma substância destruidora da biotina, vitamina essencial do complexo B e conhecida também por vitamina H, impedindo assim a sua utilização pelo organismo. Produz ainda uma deficiência nutritiva, dando origem a uma moléstia de pele.
Aqueles que podem comer ovos de animais saudáveis, devem fazê-lo, mesmo assim, com parcimónia (moderação) na quantidade de três por semana ou no máximo de um por dia.
(CS42)
| Nossas Preferências |
quinta-feira, maio 10, 2007
BAIRROS DE BEIJÓS - Areal - Eira

O Bairro do Areal fica a Nascente da Aldeia.
Aqui podemos encontrar:
> A Escola
> A Junta de Freguesia
> A Associação Cultural e Desportiva de Beijós
> Centro de Dia das Cáritas
> O ATL e Jardim de Infância
> O Recinto das Festas - Parque Arnaldo de Castro
> Algum Comércio
Este Bairro cresceu devido aos bons acessos. É atravessado pela artéria principal, Rua Abade Pais Pinto ou Estrada Nacional 337, que liga a sede do concelho a Viseu.
FESTA DE S. JOÃO BAPTISTA - Beijós
Será anseio de todos os Beijosenses que estas celebrações se realizem com o maior brilho, para que estes festejos continuem prestigiados, por forma a cativar as populações à aderirem a estas Romarias.
A festa é do Povo e terá que ser celebrada pelo Povo, que deverá contribuir, para que os respectivos mordomos possam promover umas celebrações condignas.
Para o ano de 2007, muito embora tenham sido nomeados QUATRO mordomos, é certo que, por razões diversas, ficaram somente dois, que são fortes, empreendedores e estamos certos que não vão deixar os seus créditos por mãos alheias.
Além da ajuda do Povo, que eles agradecem, também necessitam da ajuda de Deus, que nunca falha.
Assim, vão assumir o trabalho e as responsabilidades os nossos amigos:
3430-521 Beijós
Pelo que BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apurou já expediram correspondência para os Beijosenses espalhados pelo Mundo, para que todos possam contribuir.
Vamos ajudar!
Desejamos-lhes Boa Sorte!
Aqui fica o NIB da conta bancária para facilitar a contribuição, devendo-lhes ser comunicado as respectivas transferências, para que eles possam coordenar e canalizar os donativos:-
5 - CUIDAR DA SAÚDE - Leite
As proteínas do leite são fundamentais para o ser humano, mas este precioso alimento não é perfeito. É pobre em ferro, por exemplo.
O bom leite é um alimento de valor, pela sua riqueza em cálcio, fósforo e proteínas essenciais, especialmente quando é combinado com alimentos que equilibrem os seus princípios.
O leite é designado como alimento protector, indispensável para todas as idades porque protege contra as deficiências alimentares. Infelizmente não está a ser já de confiança devido às inúmeras doenças que atingem os animais, não contando já com as falsificações que por vezes fazem os ambiciosos sem consciência.
Existem vário derivados do leite, sendo o iogurte um dos mais importantes. Cada colher de iogurte contém milhões de bactérias úteis, e raras são as pessoas que, tomando um bom iogurte, não sejam beneficiadas por este excelente alimento.
(CS41)
| Nossas Preferências |
segunda-feira, maio 07, 2007
A AGRICULTURA
Mês de Maio
Mês da amargura,
Ainda mal é manhã,
Já é noite escura.
Um provérbio de Beijós, que, apesar dos dias já serem grandes, ilustra bem a falta de tempo, as fadigas, as preocupações, para tratar do cultivo dos campos, no mês de Maio, na nossa Aldeia.
Maio, para Beijós, sempre foi o mês em que se faziam a maior parte dos trabalhos do campo, na agricultura.
As plantações (vulgo sementeiras) das batatas iniciadas em Fevereiro/Março, a maior parte ocorriam nos meses de Abril/Maio, seguramente, que, ainda hoje, haverá muita gente que, olhando ao tempo e aos recursos hídricos dos terrenos, trata desta cultura nestes meses.
Era o tempo em que se despejavam as casas. Quer dizer: Levavam-se de casa para os terrenos, as batatas que, normalmente, eram reservadas para a sementeira. Nessa altura, em muitos lares, além da batata velha passar a ficar engelhada e, por isso, não motivar muito o seu consumo em determinados pratos, também era pouca.
No mês de Maio, lavravam-se as terras, para as sementeiras do milho e feijão em todos os lameiros, designadamente:-
Prados,
Mestras,
Cordoira,
Ribeira,
Pisão,
Várzeas,
Lameiras,
Praçarias,
Braceiras,
Lampaças, Etc.
Como os terrenos, normalmente, eram lavrados com os bois, isto há cerca de 50 anos, os beijosenses tinham que madrugar, para evitar que os bois andassem nos trabalhos pela hora do calor, por causa da mosca, que os afligia.
Quantas vezes tinham que iniciar a lavragem das terras a partir do meio da tarde da véspera, e reiniciar pelas 4/5 horas da manhã, para terminar até às dez horas, do dia da lavra. Depois, o lançar as sementes à terra e o agradar, normalmente, acabava por volta das 12/13 horas. Uma hora boa para retirar o gado para a sombra, ou para os currais.
Era a hora em que as pessoas também se afastavam do calor. Tomavam a sua sesta, entre as 13/15 horas (???).
O cansaço era muito, mas as pessoas ajudavam-se mutuamente. Coordenavam os seus trabalhos, por forma a poderem estar nas lavragens dos terrenos dos amigos.
Formavam-se fortes equipas de grandes resistentes. Não havia trabalho que lhes causasse receio. Quantas vezes, ao acordar pela madrugada, para iniciar um novo dia, as pessoas se encontravam mais maçadas do que quando se deitaram. Mas, quando se propunham iniciar os trabalhos, antes das primeiras cavadelas, quase sempre pelas 4/5 horas da manhã, rodava entre eles uma garrafa de vidro, idêntica às das águas das pedras, com aguardente ( bagaço). Comiam-se uns figos secos e, todos os membros do grupo, bebiam uns goles de aguardente, pela própria garrafa. Não havia receio de doenças (???), contagiosas. Com essa aguardente, chamado o mata bicho, esses homens ficavam cheios de energia. Acabava-se o cansaço e arranjava-se coragem para enfrentar o novo dia de forte labuta, que interrompiam somente para tomar as refeições.
Pelas 7 horas da manhã, chegava o desejum (pequeno almoço), composto por enchidos caseiros (chouriço, morcelas), presunto, queijo, carne de porco cozida, peixe frito, bacalhau assado com cebola, alho, louro, azeite e vinagre, também caseiros, etc. A partir do pequeno almoço, os homens já passavam a beber vinho. Era o vinho que, depois, os animava e lhes dava forças para o trabalho (isto quando bebido regradamente, porque, se ingerido em excesso, as pessoas acabavam por ficar dominados pela bebida e deixavam de ter forças para trabalhar).
Com esses alimentos ganhavam energias para mais uma empreitada. Era mesmo uma corrida. Tudo tinha que rodar para que os terrenos ficassem prontos no período pré-concebido, por vezes os hábitos adquiridos com os anos impunham alguma obrigação, perante os trabalhadores, no que respeitava ao tempo e espaço/trabalho.
Pelas dez horas da manhã, chegava o almoço. Esta refeição já era composta por batatas, feijões, grão de bico, mercearias hortaliças, acompanhadas por carnes de porco, de aves, de ovelha/carneiro, normalmente, cozidas.
Cerca das 13 horas, servia-se o jantar, composto por alimentos idênticos aos do almoço.
Pelas 16/17 horas, servia-se a merenda, alimentos idênticos aos do pequeno almoço.
À noite, cerca das 20/21 horas, já cada um em suas casas e por sua conta, as pessoas ceavam. Refeição composta normalmente por sopa de legumes/hortaliça e algumas carnes/enchidos ou queijo caseiro (tudo dependia do rendimento que cada família tinha ou dos animais que tratava, uma vez que se remediava com tudo o que tinha de seu, daquilo que produzia).
Só mais tarde, já nos anos sessenta, chegaram os tractores. O Sr. Armindo Coelho de Moura (O Bigodes) foi das primeiras pessoas a possuir tractor, que passou a ser conduzido pelo irmão Sr. José Alberto. A primeira viagem que fizeram com essa máquina foi até ao Vale da Cal, pelos caminhos dos pinhais. Houve como que uma inauguração dessa experiência tractorista. Na nossa Aldeia. Encheram o reboque de pessoas e fizeram assim a viagem, a um Domingo à tarde.
Mas, para Beijós, naquela altura, perante as dificuldades de acessibilidades para os terrenos, essa máquina não ia a todos os terrenos, que continuavam a ser cavados à enxada ou lavrados com o gado.
Desde então, foram feitos muitos melhoramentos nos caminhos. Cada pessoa teve que rasgar caminhos nas suas propriedades, para facilitar o cultivo das suas terras. As autarquias também rasgaram estradas nos eixos principais da Aldeia e melhoraram os acessos aos terrenos mais produtivos e aos pinhais, para combate aos fogos no Verão.
Apesar de tudo, Beijós será a aldeia com melhores acessibilidades para os seus terrenos agrícolas. Tudo tem melhorado e a Aldeia pode orgulhar-se de ter as melhores condições para a agricultura intensiva que pratica, com cujos produtos fornece todos os mercados e praças da região, quer na sede do respectivo concelho, Carregal do Sal, quer nos concelhos limítrofes, principalmente na cidade de Viseu.
sábado, maio 05, 2007
DIA DA MÃE
Sabemos que o dia da mãe são todos os dias do ano!
Mas mais, são dias de vinte e quatro horas, a zelar pelos filhos!
Preocupação constante, ainda que eles sejam independentes!
Mãe, Nome infinito e Universal, como nos canta Jorge Ferreira.
Vejamos:
MÃE
Mãe!
És a força infinda,
A palavra mais linda,
Que Deus pôs no Mundo;
Mãe!
És princípio sem fim,
Serás sempre para mim,
Sublime Majestade;
Mãe!
És o símbolo da esperança,
A mais bela aliança,
O amor mais profundo,
Mãe!
Teu amor verdadeiro,
De todos o primeiro,
É pureza e verdade.
Estribilho
Mãe!
Mil e uma canções já ouvi,
Com palavras que falam de ti,
E por mais que eles falem,
E por mais que reclamem,
Não dizem quem és;
Coração amigo, leal,
Mãe querida Universal,
Que para além da vida,
És sempre Mãe Querida,
E eu sempre a teu pés.
Mãe!
Sou o ser do teu ser,
Fruto do teu viver,
Vida da tua vida;
Mãe!
És a luz no caminho,
O teu puro carinho,
E o sempre de outrora;
Mãe!
Conselheira soberana,
Quantas vozes te chamam,
Aurora Sagrada,
Mãe!
Doce Nome Bendito,
Virgem, Nome Infinito,
Que tem Nossa Senhora.
Estribilho (Bis)
(...)
(L&M-J.Ferreira)
______________
By Willoughby
quinta-feira, maio 03, 2007
4 A - CUIDAR DA SAÚDE - Proteínas (...continuação)
Alimentos mais ricos em proteínas expressos em gramas - Por 100 gramas da parte comestível.
FONTES:
e) - Cereais e derivados
Pão de glúten................. 56,3g
Germe de trigo................27,9g
Farelo de centeio............14,6g
Flocos de aveia...............13,5g
Esparguete italiano..........10,7g
Grão de trigo...................10.2g
Grão de milho................. 9,3g
Grão de centeio.............. 9,3g
Farinha de trigo corrente.. 9,1g
Aletria nacional............... 9,1g
Germe de milho.............. 9,0g
Cotovelos de 1.ª ............. 8,9g
Estrelinhas..................... 8,7g
Letras............................ 8,6g
Farinha de trigo especial.. 8,3g
Farinha de milho a 75%... 8,3g
Pevide............................ 8,2g
Cuscos.......................... 8,1g
Grão de cevadilha............ 8,0g
Bolacha de água e sal...... 8,0g
Arroz carolina glaciado..... 7,7g
Pão de trigo corrente (car.)7,5g
Grão de cevada............... 7,5g
Arroz gigante de 1.ª ........ 7,2g
Pão de forma.................. 7,1g
Arroz carolino................. 6,9g
Pão integral.................... 6,9g
Grão de aveia................. 6,9g
Pão de trigo, especial..... 6,8g
Arroz corrente................ 6,7g
Farinha de centeio de 1.ª-6,6g
Farinha de arroz............. 6,5g
Pão de centeio, escuro... 6,5g
Pão de milho, broa de 1.ª 5,3g
Farinha de pau............... 1,4g
---------------
f) - Produtos hortículas
Cogumelos frescos...........5,2g
Couve galega....................5,1g
Espargo bravo...................4,6g
Aipo.................................3,9g
Alho.................................3,8g
Folhas de beterraba...........3,8g
Couve-flor..........................3,7g
Grelos de couve.................3,6g
Grelos de nabo..................3,6g
Acelga..............................3,5g
Agrião...............................3,4g
Couve tronchuda................3,4g
Brócolo.............................3,4g
Salsa................................3,1g
Alcachofra.........................3,0g
Couve portuguesa...............2.9g
Hortelã...............................2,8g
Espinafre............................2,6g
Batata................................2,5g
Nabiça..............................2,3g
Espargo..............................2,1g
Couve lombarda...................2,0g
Alface.................................1,8g
Pimento..............................1,6g
Batata doce.........................1,0g
Raiz de beterraba.................1,0g
Rabanete.............................1,0g
--------------
g) - Frutos e derivados
Miolo de pinhão.......................32,2g
Miolo de amendoim..................31,6g
Amendoim c/casca..................30,8g
Amêndoa dura c/casca.............22,2g
Miolo de amêndoa ...................21,6g
Miolo de noz............................16,9g
Noz c/casca............................16,7g
Avelã s/casca..........................14,9g
Avelã c/casca..........................14,0g
Castanha pilada....................... 6,3g
Damasco seco-África do Sul..... 5,4g
Bolota de sobreiro ................... 4,4g
Passas de ameixa - Califórnia. 3,6g
Pêssego claro, seco - Alcobaça 3,5g
Castanha c/casca..................... 3,1g
Bolota de azinho....................... 3,0g
Passas de ameixa - Douro......... 2,7g
Figo flor, passa - Algarve............ 2,5g
Tâmara seca............................. 2,5g
Passas de ameixa - Borba......... 2,3g
Passas de uva, sultania............. 2,2g
Figo branco - Douro................... 2,1g
Azeitonas de Elvas.................... 1,8g
Figo branco de Torres Novas....... 1,8g
Pêra branca, seca - Alcobaça..... 1,8g
Banana de casca amarela.......... 1,7g
Laranja de umbigo, fresca.......... 1,5g
Figo, capa rota......................... 1,1g
____________________________________________
1- POEMAS - Tudo ao contrário
O menino do contra
fazia tudo ao contrário,
deitava os fatos na cama
e dormia no armário.
Das cascas dos ovos
fazia uma omeleta,
e para tomar banho
usava a retrete.
Andava,corria de
pernas para o ar
se estava contente
punha-se a chorar.
Escrevia no lápis
com um papel e
achava salgado o
sabor do mel.
No dia dos anos
recebeu dois presentes
um pente com velas e um
bolo com dentes.
"Poemas da Mentira e da Verdade"
By LDS/ACAC
domingo, abril 29, 2007
4 - CUIDAR DA SAÚDE - Proteinas II
Alimentos mais ricos em proteínas expressos em gramas - Por 100 gramas da parte comestível.
FONTES:
-----------------------------------------
a) - Leite e derivados
Queijo parmesão ralado ............................ 46,1g
Queijo parmesão ........................................ 37,7g
Leite em pó magro ..................................... 35,0g
Queijo Gruyère ........................................... 34,4g
Queijo da Ilha .............................................. 31,5g
Leite em pó meio gordo .............................. 31,5g
Queijo flamento Holandês .......................... 31,0g
Queijo de Évora ........................................... 26,3g
Queijo Flamengo Nacional 45% gordura ..26,0g
Leite em pó completo ................................ 26,0g
Queijo da Serra curado .............................. 25,5g
Queijo de Serpa .......................................... 24,8g
Queijo da Serra fresco ............................... 21,0g
Queijo de Azeitão ....................................... 21,0g
Queijo rabaçal ............................................ 17,6g
Queijo de Alcobaça .................................... 16,7g
Queijo de Alverca fresco ........................... 16,5g
Queijo de Tomar ........................................ 16,0g
Queijo cabreiro ........................................... 15,7g
Requeijão ..................................................... 9,5g
Leite de ovelha ............................................ 5,1g
Leite de cabra .............................................. 3,8g
Leite de vaca ............................................... 3,3g
Yogurte ........................................................ 3,2g
Leite de vaca cru, mercado ....................... 3,0g
Nata 35% de gordura ................................. 2,0g
Nata 45% de gordura .................................. 1,7g
-------------------------------------------
b) - Carnes
Mão de vaca ............................................. 25,0g
Peito de Frango........................................ 24,1g
Costeletas de cabrito .............................. 23,9g
Pá de vitela............................................... 23,3g
Pá de vaca................................................ 23,2g
Peito de galinha ...................................... 23,0g
Peito de perú........................................... 23,0g
Fralda de carneiro.................................. 22,1g
Pujador de vaca...................................... 22,0g
Perna de frango...................................... 22,0g
Fígado de carneiro ................................. 21,8g
Carne de vaca de cozer, magra ............ 21,7g
Rabadilha de vaca.................................. 21,6g
Cachaço de vaca .................................... 21,3g
Carne de vaca de cozer, gorda............. 21,3g
Capa e capão de vaca, magros ............ 21,2g
Acém de vaca ....................................... 21,0g
Miúdos de perdiz .................................. 21,0g
Lombo de vaca ..................................... 21,0g
Rosbife magro........................................21,0g
Fígado de vaca ..................................... 20,9g
Alcatra de vitela................................... 20,9g
Costeletas de carneiro......................... 20,8g
Pescoço de carneiro magro ................ 20,7g
Alcatra de vaca..................................... 20,6g
Pescoço de carneiro gordo ................. 20,5g
Pá de carneiro...................................... 20,5g
Peito de cabrito ................................. 20,5g
Perna de galinha ............................... 20,4g
Fígado de vitela ................................. 20,3g
Costeletas de borrego......................... 20,3g
Nispo de vitela .................................. 20,3g
Aba de vaca ........................................ 20,1g
Ganso de vaca, magro ....................... 20,0g
Baço de vitela ..................................... 20,0g
Costeletas de vitela............................. 20,0g
Pescoço de cabrito .............................. 19,9g
Bife de vitela........................................ 19,9g
Perna de carneiro, magra.................. 19,8g
Miúdos de perú ................................. 19,8g
Perna de borrego.............................. 19,7g
Peito de vitela, magra ...................... 19,6g
Pulmão de vitela .............................. 19,5g
Óculo de vaca ................................... 19,4g
Perna de cabrito ............................. 19,3g
Perna de carneiro, gorda .............. 19,1g
Perna de perú ................................ 18,9g
Ganso de vaca, gordo .................... 18,7g
Língua de vaca ............................... 18,4g
Miúdos de frango ........................... 18,1g
Rim de vaca .................................... 18,0g
Língua de vitela .................................. 17,5g
Coração de vaca ................................ 17,0g
Peito de carneiro ............................. 16,8g
Pulmão de vaca .............................. 16,8g
Rim de vitela ...................................... 16,8g
Coração de vitela ............................... 16,8g
Tripas de vaca .................................. 16,3g
Miúdos de galinha ............................ 16,2g
Língua de carneiro ........................... 16,2g
Rim de carneiro ................................ 16,2g
Tripas de vitela ................................ 16,1g
Peito de vitela, gordo ....................... 15,6g
Fralda de vitela ................................ 14,4g
Capa e capão de vaca, magros .......... 14,4g
Rosbife, gordo ..................................... 14,4g
Galantina de vitela ............................. 13,7g
Miolos de carneiro .............................. 10,0g
Miolos de vaca ...................................... 9,7g
Miolos de borrego ................................ 9,5g
Miolos de vitela .................................... 9,4g
Miolos de cabrito ................................ 8,6g
--------------------------------
c) - Peixes
Bacalhau Nac. seco e salgado ...............34,7g
Atum fresco ...........................................24,5g
Caras de bacalhau salgadas ................ 23,4g
Sardinha fresca, meia gorda............... 22,5g
Línguas de bacalhau salgadas ........... 21,8g
Chicharro fresco ................................. 20,1g
Linguado fresco ................................. 19,7g
Robalo fresco ..................................... 19,6g
Carapau fresco .................................. 19,5g
Dourada fresca .................................. 19,3g
Salmonete fresco ............................... 19,2g
Corvina fresca .................................. 19,1g
Pargo fresco ..................................... 19,0g
Faneca fresca ................................... 19,0g
Sardinha fresca, gorda ..................... 18,8g
Goraz fresco ....................................... 18,7g
Cachucho fresco ............................. 18,3g
Pescada fresca ................................ 17,4g
-----------------------------------
d) - Leguminosas secas
Farinha de soja ..................................... 44,0g
Tremoço seco ...................................... 32,9g
Grão de soja ........................................ 32,8g
Farelo de soja ...................................... 31,9g
Ervilha vulgar .......................................27,8g
Fava do Algarve .................................. 25,8g
Fava meã ............................................ 25,4g
Lentilha ............................................... 25,2g
Ervilha quadrada ................................ 24,1g
Ervilha partida ................................... 22,7g
Feijão frade ........................................ 22,6g
Feijão manteiga, escuro ..................... 22,1g
Feijão manteiga branco ...................... 21,8g
Feijão branco ...................................... 21,0g
Feijoca ................................................ 20,8g
Feijão catarino ................................... 19,2g
Feijão riscado ......................................19,0g
Grão de bico ....................................... 19,0g
Feijão escuro ..................................... 19,0g
Feijão vermelho ................................ 18,6g
Feijão canário .....................................17,6g
Tremoço cozido e salgado ................ 16,4g
-----------------------------------------
e) - Leguminosas verdes
Feijão, grão ...........................................9,9g
Fava, grão .............................................7,4g
Ervilha,grão ..........................................6,4g
Ervilha, vagem .....................................3,1g
Feijão, vagem .......................................1,9g
-----------------------------------------
d) - Diversos
Gema de ovo (galinha) ........................... 15,1g
Clara de ovo (galinha) ............................ 10,8g
Manteiga, meio-sal .................................. 0,3g
Margarina ................................................. 0,3g
Mel ............................................................. 0,5g
Levedura de cerveja ................................ 4,0g
---------------------------------------- (Tem continuação) ........
sábado, abril 28, 2007
2 - CULINÁRIA - Chocos à Willoughby
Chocos pequenos, congelados, limpos
Azeite
Sal
Alho
Louro
Coentros
Cravinho grão/pó
Cominhos
Limão
_______________
COZINHAR
Coloca-se cerca de 2dl (.../+ de acordo com a quantidade a cozinhar) de azeite num tacho e vai ao lume. Quando iniciar de ferver, juntam-se-lhe alguns dentes de alho, previamente lavados, com casca e esmagados. Adicionam-se umas folhas de louro cortadas em pedaços. Juntam-se também uns pós de cravinho, de cominhos e o sal q.b. .
Quando os dentes de alho estiverem louros, juntam-se-lhe os chocos e mexe-se bem, por forma a envolver tudo no azeite. Deixa-se ferver em lume brando, até que os chocos fiquem cozidos. Quando já estiverem cozidos, retiram-se do lume e junta-se-lhe um ramo de coentros picados e o sumo de um limão/+ (conforme o gosto e as necessidades) e servem-se.
_______________
SERVEM-SE
Estes chocos podem ser servidos com arroz branco, ou com batata cozida ou assada a murro, acompanhando com saladas ou hortaliça cozida.
VINHOS
Pode ser servido vinho branco, muito fresco e nada há a desaconselhar os vinhos de Beijós, Região do Dão.
_______________
Bom apetite:-))
terça-feira, abril 24, 2007
IGREJA MATRIZ DE BEIJÓS - Vista do Céu
Do alto do seu campanário, os seus sinos, restaurados há cinquenta anos, reentrando ao serviço pela Páscoa de 1957, voltaram a alegrar as populações que servem.
Os Beijosenses revelam imenso orgulho por esta sua jóia, que é digna de ser visitada.
5 – ACULTURAÇÃO – As luvas
Uma mulher bem vestida usa luvas em qualquer acontecimento mundano ou oficial. É mais embaraçoso não as usar e verificar que a dona da casa e as suas convidadas as usam do que tirá-las discretamente se a dona da casa não as traz.
Dantes, é bom fazê-lo notar às pessoas que viajam por países onde estes costumes ainda vigoram, uma mulher mantinha as suas luvas calçadas num templo protestante, mas tirava-as numa igreja católica.
Na rua, um homem tira a sua luva direita para apertar a mão de uma mulher, mas não será necessário fazê-lo se o encontro for breve. Ainda há homens que nunca pensariam em dar um aperto de mão sem tirar a luva, mas, se não o fizer, não estará a praticar um erro. Num caso destes, poderá murmurar “desculpe não tirar a luva”, mas pode muito bem não o fazer.
Os costumes que regulam a utilização das luvas têm variado conforme as épocas e muitas vezes as pessoas se preocupam com saber quando devem tirar as luvas ou mantê-las calçadas. Há uma regra imutável: as luvas são tiradas para beber, comer, fumar, assim como para retocar a maquilhagem.
No restaurante, uma mulher tira o casaco, mas conserva as suas luvas e o seu chapéu. Só tirará as luvas quando se sentar à mesa. Mas, se as luvas forem espessas, de lã ou de couro forrado, tirá-las-á ao mesmo tempo que o casaco.
Num baile, quando se usam luvas, estas devem manter-se durante toda a noite. Para fumar ou beber, a mão da luva direita é dobrada na abertura do pulso, mas as luvas devem ser tiradas no momento de ir para a mesa.
Num baile de gala, onde os homens devem usar luvas brancas, o homem não tira a luva para apertar a mão, nem disso pedirá desculpa.
Por: MFJ/ Willoughby
| Nossas Preferências |
segunda-feira, abril 23, 2007
1 - CULINÁRIA - A caldeirada de peixe à Willoughby
Peixe - CONGRO fresco
Cebola
Alhos
Batata
Salsa
Hortelã
Coentros
Aipo
Pimento verde
Pimento maduro
Tomate maduro
Louro - folhas
Pimenta branca
Pimenta em grão
Cravinho em pó ou em grão
Cominhos
Piri-piri em grão ou moído
Polpa de tomate
Pimentão doce
Azeite
Sal
Caldos Knorr de peixe
________________________________
NOTA BREVE:- Do peixe só se devem utilizar postas abertas, quer dizer, somente as postas da barriga. É aconselhável postas com peso entre 100 e 150g, para que cada uma corresponda à dose pessoal. Todavia, convém sempre colocar postas a mais, para as pessoas repetirem.
______________
PREPARAÇÃO:-
PEIXE: Somente CONGRO / SAFIO, quanto maior melhor. O peixe deve ser bem lavado. Não devem ser retiradas as gorduras que, normalmente, tem no interior da barriga.
Depois de lavado, o peixe deve ser salgado, colocando-se num alguidar com um punhado de sal, e envolvê-lo bem, para que tome desse tempero homogeneamente (Não deve haver receio de se mexer o peixe com a mão para se ter a certeza da completa e uniforme distribuição do sal). Deve estar no sal entre 1h e 30m e 2h, antes de entrar no/a tacho/panela).
O peixe, depois de estar em salmoura durante o tempo já referido, deverá ser passado por água, novamente, para se tirar o excesso de sal.
PIMENTOS:- Muito pimento, cortado às tiras, longitudinalmente (quanto mais se puserem melhor é o seu gosto).
BATATAS E CEBOLAS:- Descascam-se as batatas e as cebolas. Cortam-se às rodelas. As batatas um pouco mais grossas do que as tradicionais pála-pála.
TOMATES:- Bem lavados cortados às rodelas, não necessitam de ser descascados (O tomate chu-chu é mais adequado).
SALSA, COENTROS e AIPO:- Cortados com a mão, em pedaços grandes.
HORTELÃ:- São retiradas as folhas do caule mais duro e colocadas ao mesmo tempo que a salsa e restantes cheiros.
ALHO:- Cortado, em pedaços, não é necessário ser muito picado.
_______________________________
DISTRIBUIÇÃO NO TACHO:-
A colocação dos alimentos no tacho, para cozinhar, é feita às camadas (nunca colocar tudo a monte, para que a distribuição fique facilitada, quando for ao servir), procurando obedecer à seguinte ordem de colocação:
1 - A primeira coisa a colocar no fundo do tacho é uma camada de cebola, para evitar que a comida se agarre.
2 - Segue-se uma camada de pimentos, com dentes de alho cortados.
3 - Uma camada de tomate, partido às rodelas (não necessita de descascar. O tomate chu-chu é mais indicado).
4 - Seguem-se umas folhas de louro, inteiras.
5 - Umas folhas de salsa, coentros, aipo e hortelã.
6 - Uma camada de batatas.
7 - Uma camada de peixe, tanto quanto possível, as postas devem ficar encostadas à volta do tacho, junto das respectivas paredes, para facilitar a sua distribuição sem se partir, quando for ao servir.
Repetem-se as camadas pela mesma ordem acima descrita.
Tantas camadas, quantas as necessárias para colocar todo o peixe, dependendo também da largura/altura do tacho.
Convém que, no final, para fechar a colocação dos alimentos, seja uma camada de batatas, cobertas com algumas rodelas de cebola, algumas tiras de pimento.
Colocam-se, no fim de tudo, um ramo de salsa e outro coentros inteiros.
__________________________
ÚLTIMOS RETOQUES:-
Por cima de tudo adiciona-se:-
- Azeite q.b., por forma a ficar bem temperado, de acordo com o tamanho do tacho.
- Sal q.b.
- Pimentão doce q.b.
- Polpa de tomate q.b.
- Pimenta em grão, vazar alguns grãos, q.b.
- Pimenta em pó q.b.
- Uma colher de café de cominhos ( ou q.b.)
- Piri-piri q.b. (ao gosto das pessoas)
- Cravinho q.b. (dado que o seu sabor se realça muito na comida e, se for em excesso, poderá tornar-se desagradável, convém colocar apenas uns pós ou uns grãos;
- Caldos Knorr, a quantidade de cubos de acordo com as necessidades, dependendo da quantidade de alimentos a cozinhar.
___________________
NÃO ADICIONAR:- Qualquer líquido. Nem água, nem vinho, nem cerveja, etc.
__________________
COZEDURA:-
Procurar cozinhar em lume brando, para não agarrar, para que não se altere o sabor.
Para se verificar a cozedura, uma vez que depende do tamanho do tacho e da quantidade de alimentos a cozinhar, quando se verificar que já há líquidos a cobrir os alimentos, convém ir testando a dureza das batatas, até se verificar que está ao gosto.
Depois de cozinhada, deve ficar algum tempo em repouso, antes de ser servida. Ficará mais condimentada, apurada e apetitosa, porque irá absorver todos os sabores das especiarias adicionadas.
MEXER:- O tacho deve manter-se permanentemente tapado. Para mexer, retira-se o tacho do lume, em braços e, suspenso, roda-se energicamente, para um e para outro lado, evitando sempre que os alimentos se caldeiem.
__________________
PARA SERVIR:-
Deve usar-se uma escumadeira.
Convém que seja servido por quem colocou os alimentos no tacho, porque sabe como ficaram.
Se o peixe ficou todo junto da parede do tacho, pode servir-se do centro do recipiente para o lado.
Se o peixe também foi colocado no centro do tacho, então deve procurar-se entrar, com o talher, por forma a encontrar a primeira posta e, depois, seguindo em volta, sempre com cuidado para não o partir muito.
VINHOS:
Deve ser acompanhada de um bom vinho branco de preferência da Região do Dão, que deve servir-se bastante fresco.
Quanto melhor se for o branco das adegas particulares de Beijós.
__________________
Bom apetite!:-)
| Nossas Preferências |
domingo, abril 22, 2007
PEGADAS NA AREIA
Uma noite eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na
praia com o Senhor, e através do
Céu, passavam cenas de minha vida.
Para cada cena que passava, percebi
que eram deixadas dois pares de
pegadas na areia; um era o meu e o
outro do Senhor.
Quando a última cena de minha vida
passou diante de nós, olhei para trás,
para as pegadas na areia, e notei que
muitas vezes no caminho da minha vida
havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos
momentos mais difíceis e angustiosos
da minha vida. Isso aborreceu-me deveras,
e perguntei então ao Senhor:
"Senhor, Tu me disseste que, uma vez que
eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre
comigo, todo o caminho, mas notei que
durante as maiores atribulações do meu
viver havia na areia dos caminhos da
vida, apenas um par de pegadas.
Não compreendo porque nas horas
em que eu mais necessitava de Ti, Tu
me deixastes".
O Senhor respondeu:
Meu precioso irmão, Eu te amo e jamais
te deixaria nas horas da tua prova e
do teu sofrimento.
Quando vistes na areia apenas um par
de pegadas, foi exactamente aí que
EU TE CARREGUEI EM MEUS BRAÇOS".
by: MARGARET FISHBACK POWERS
______________________
Por Willoughby
terça-feira, abril 17, 2007
3 - CUIDAR DA SAÚDE - Proteínas
| Nossas Preferências |
2 - NAS MÃOS DE DEUS – Brasil
No dia 14 de Abril de 2007, em Madureira, Rio de Janeiro - Brasil
Faleceu JOÃO MARCOS, de Beijós. Contava 86 anos de idade. Era viúvo de, também nossa conterrânea, Olinda Pais. Irmão de Lucinda Marcos e de Elisa Marcos; e Cunhado de Bernardino Pais Baptista e de Silvino Pais (+...). Foi a sepultar no dia 15 de Abril de 2007, no Brasil.
> BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apresenta os mais sentidos pêsames a toda a família enlutada.
| Nossas Preferências |
segunda-feira, abril 16, 2007
A DOR
| Nossas Preferências |
sábado, abril 14, 2007
4 – ACULTURAÇÃO – O aperto de mão.
O aperto de mão é um gesto de estima. É uma forma de saudação que vem, sob diferentes formas, desde a mais remota antiguidade.
O aperto de mão nunca deverá dar a impressão de ser um gesto feito sem vontade. Também não é necessário retribuir apertos de mão a toda a gente, quando há vários convidados numa festa.
Por vezes, os jovens têm a impressão de que deverão ser os primeiros a fazer este gesto.
Vejamos o que é preciso conhecer para praticar este gesto de cortesia.
O aperto de mão revela a personalidade do indivíduo, da mesma maneira que o andar. Tímido, frio, caloroso. É muito difícil corrigir um aperto de mão frouxo, mas podemos tentar aperfeiçoá-lo.
Os apertos de mão desagradáveis são facilmente identificáveis. Há o que nos esmaga os ossos como um triturador. E o mole como um peixe morto que nos toca a mão. E também aquele, muito afectado, que nos aperta a ponta dos dedos como se temesse uma descarga eléctrica. E ainda aquele, terrivelmente embaraçoso, que nos sacode o braço como se fosse uma bomba de água. E o que se agarra aos nossos dedos como um polvo e parece não nos querer largar mais. Finalmente, há aquele que nos segura a mão por um instante... e termina com uma ligeira pressão íntima, como se se tratasse de uma conspiração.
Não... Um aperto de mão é um aperto de mão! Não é uma ocasião de olhar para dentro ou de fazer ginástica.
O verdadeiro aperto de mão é firme e breve, sem exageros. Dá-se um aperto de mão erguendo o antebraço à altura do cotovelo .
Vejamos agora algumas regras que devem ser observadas. Um homem não oferece a sua mão a uma mulher. É ela que deve fazer o primeiro gesto. (Uma excepção: um patrão oferecerá a mão a uma empregada, se o quiser fazer.)
Estende-se e aperta-se a mão direita, de um modo geral. No entanto, é de lembrar que os escuteiros de todo o mundo apertam a mão esquerda.
Acontece o mesmo em algumas organizações. Nessas circunstâncias, far-se-á da mesma forma.
Uma mulher ficará sentada para estender a mão, a menos que os recém chegados sejam bastante idosos. Uma adolescente levantar-se-á sempre para apertar a mão que os adultos lhe estendem.
Quando os pais recebem, os jovens vêm, por vezes, cumprimentar os convidados. Um “bom dia” ou um “boa tarde” acompanhados de um sorriso é geralmente a forma mais corrente de saudação.
Também se sabe que há homens que, por vezes, levam a cortesia ao ponto de avançarem o rosto para darem um beijo, sobretudo se se trata de uma jovem bonita! Mas isso não tem uma gravidade por aí além... Ela oferecerá a face. Se ele insistir, ela estenderá a outra e afastar-se-á suavemente. São muitas vezes os “velhos tios” que têm, neste aspecto, um fraco pelas suas sobrinhas crescidas. Com um pouco de descontracção e um gracejo bem disposto – “sempre dom-joão, tio Pedro” – podemos ultrapassar a situação sem cometer uma indelicadeza.
Entre camaradas, os rapazes apertam por vezes a mão, quando já não se vêem há algum tempo. Mas as raparigas fazem-no muito raramente.
Quando dois casais se encontram, são as mulheres que primeiro apertam a mão uma à outra, depois apertam-na ao marido da amiga, sendo os dois homens os últimos a fazê-lo entre si. Mas, para se evitarem os cruzamentos, as mulheres poderão saudar-se com um sorriso e apertar a mão aos homens. Em resumo, este gesto de estima é facultativo e deverá ser praticado com à-vontade. Mais vale não o fazer, quando se receia ser-se desastrado, e ficar por um belo sorriso acompanhado de uma palavra amável. Mas a recusa de apertar uma mão estendida e, repetimo-lo, um insulto para pessoas bem educadas.
sexta-feira, abril 13, 2007
3 - ACULTURAÇÃO - O cumprimento, contacto humano
O cumprimento e o aperto de mão são duas manifestações de cortesia que podem tornar-se embaraçosas, sobretudo no fim da adolescência. Estas regras têm a sua origem em convenções que evoluíram desde os tempos da cavalaria, em que se observada todo o cerimonial.
Falemos primeiro do cumprimento.
Neste gesto de cortesia está em jogo uma infinidade de variantes. Um cumprimento pode ser formal ou amigável, conforme a expressão do rosto e do corpo, que lhe completa o sentido. Mas não há duas formas de cumprimento. Um cortês e outro não. A menos que se trate de circunstâncias excepcionais, qualquer pessoa conhecida merece ser cumprimentada. Passamos a enunciar algumas regras básicas, às quais será acrescentada a cordialidade pessoal, nos seus diversos graus.
Um homem é o primeiro a cumprimentar uma mulher. Notemos que entre os Anglo-Saxões é a mulher a primeira a cumprimentar. É por isso que não devemos ficar surpreendidos se encontramos entre nós estas duas práticas. As normas de cortesia não são rígidas, mas bastante flexíveis. Um jovem é o primeiro a saudar uma pessoa mais velha. Um recém-chegado saúda as pessoas que já estão presentes. Uma mulher responde a um cumprimento com um sorriso, inclinando ligeiramente a cabeça , querendo assim dizer à pessoa com quem se cruza que a reconheceu.
Devemos sempre acusar e retribuir um cumprimento. Não o fazer é um insulto imperdoável. Podemos acrescentar ao cumprimento um “bom dia” ou um “boa tarde”. Se se trata de pessoas com quem temos alguma intimidade, podemos acrescentar o seu nome próprio, mas na rua nunca se refere o apelido.
Se encontramos um casal, nunca devemos dizer “bom dia, meus senhores”, mas sim “bom dia minha senhora”, e só depois cumprimentamos o marido. Embora tenhamos dito que é uma ofensa não responder a um cumprimento, há circunstâncias na vida que nos levam a desejar não ver certas pessoas. Esses momentos requerem diplomacia. Se for impossível desaparecer a tempo de evitar o encontro, devemos cumprimentar rapidamente, mas com delicadeza.
A modo actual faz que os homens raramente usem chapéu, sobretudo nas estações mais amenas; no entanto, sempre diremos resumidamente que os homens que usam chapéu o tiram para cumprimentar uma senhora, segurando-o pela copa, e não pela aba. O chapéu é erguido ao mesmo tempo que se inclina levemente a cabeça antes de o voltar a pôr.
É evidente que um homem tira o seu chapéu quando ouve o hino nacional. Se for estrangeiro, deverá respeitar os sentimentos alheios, manifestando um comportamento cortês. No Inverno, os chapéus de pele, os barretes e as boinas não serão muito apropriados a um gesto elegante. Os homens farão um movimento como e os fosse tirar, tocando no chapéu e inclinando a cabeça.
Se um homem pára para falar a uma mulher e tira o seu chapéu, a mulher apressar-se-á a dizer-lhe, gentilmente, “faça favor”, querendo com isso dizer que poderá voltar a pôr o chapéu.
Por MFJ/Willoughby
| Nossas Preferências |
quinta-feira, abril 12, 2007
1 - NAS MÃOS DE DEUS - Beijós
No dia 12 de Abril de 2007, em Viseu
Faleceu JOÃO PAIS BAPTISTA, de Beijós, contava 83 anos de idade.
O seu funeral realiza-se no dia 13 de Abril, no Cemitério de Beijós, precedido de Missa de Corpo Presente, pelas 19 horas e 15 minutos, na Igreja Paroquial da mesma freguesia.
OS CINQUENTA ANOS DOS SINOS DA IGREJA PAROQUIAL DE BEIJÓS
Com o decorrer dos tempos e com muito uso, os sinos da Igreja Matriz de Beijós começaram a apresentar algumas rachas.
Deixando de garantir a devida segurança, já nem dobravam. Pelo menos o sino grande passou a ficar imóvel no alto do seu campanário. Quando havia algum funeral, o seu toque, uma vez que tinha que se manter imóvel, não podia oscilar, respondendo ao “TEM” do sino pequeno, era feito somente com badaladas.
Os toques foram assim durante alguns meses. Até que, em 1956, um punhado de homens beijosenses, entre eles destacaram-se o José Tamancas e os filhos, António e Florindo, que Deus os tenha no Seu Eterno descanso, deitaram mão à obra, arrearam ambos os sinos do campanário da Igreja da nossa Terra e lá os mandaram para a Fundição de Sinos de Rio Tinto, de L.M. da Costa – Porto.
Assim, sinos velhos viraram sinos novos.
Pela Páscoa do ano de 1957, já a Igreja de S. João Baptista de Beijós possuía novos sinos, reconstruídos com o bronze dos sinos velhos.
O silêncio que durou por muitos meses foi, finalmente, interrompido.
O Domingo da Aleluia foi a data escolhida para inaugurar os novos sinos da Igreja Matriz de Beijós.
O seu toque maravilhou todos os Beijosenses e passou a animar as festas religiosas na nossa aldeia.
Naquela altura, homens e mulheres, novos e velhos, todos se deslocavam junto dos sinos para admirar o seu brilho dourado e os tocar, com os repeniques da festa que, apesar de ter muitas paragens durante o dia, ainda se mantêm um pouco no Domingo de Páscoa.
Então, a Cruz, para fazer a visita pascal, saía sempre da Igreja Paroquial da Freguesia.
Durante muitos anos, as Póvoas, da Pegada, de Lisboa e de Entre-Ribeiros, tinham a visita Pascal também no Domingo de Páscoa.
Os Pardieiros, conjuntamente com a Casa do Pisão, onde moravam a D. Elizinha e os filhos, D.ª Mariazinha e o João, eram visitados na Segunda Feira da Páscoa.
A Cruz era levada da Igreja Paroquial pelo sacristão de Beijós, para as Póvoas e Pardieiros. Por isso, enquanto a Cruz estivesse na Rua, quer no Domingo, quer na Segunda Feira, os sinos da Igreja Paroquial de Beijós mantinham-se, permanentemente, a tocar.
Não é em vão que a maior parte dos beijosenses sabe repenicar o sino. É no Domingo de Páscoa que se disponibilizam para treinar um pouco esses toques.
Boas tradições. A juventude deve preservar esta sã convivência.
(P/ Willoughby)
quarta-feira, abril 04, 2007
A PÁSCOA
PÁSCOA
Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo.
Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado num sepulcro, onde ali permaneceu, até à sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É a data mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimónias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica.
É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida. No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach। Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Paques.
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!
O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Niceia em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa। Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas. Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronómico. Mas a sequência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".
De fato, a sequência exacta de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.
Aí estão as datas da Páscoa até o ano de 2010:
2000 - 23 de Abril
2001 - 15 de Abril
2002 - 31 de Março
2003 - 20 de Abril
2004 - 11 de Abril
2005 - 27 de Março
2006 - 16 de Abril
2007 - 08 de Abril
2008 - 23 de Março
2009 - 12 de Abril
2010 - 04 de abril
Os símbolos da Páscoa
As luzes, velas e fogueiras são uma marca das celebrações pascais। Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão. Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então acendem suas próprias velas no grande círio pascal e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais. O círio é a grande vela acesa na Aleluia, simbolizando a luz dos povos, em Cristo. Alfa e Omega nela gravadas querem dizer:
"Deus é o princípio e o fim de tudo"
Em muitas partes da Europa Central e Setentrional, é costume acender-se fogueiras no cume dos montes. As pessoas reúnem-se em torno delas e cantam hinos pascais. Ainda temos como símbolos:
PEIXE
Peixe é um dos símbolos mais antigos dos primeiros cristãos, ao se referirem a Jesus Ressuscitado. Na época das primeiras perseguições, a palavra peixe, escrita em grego, passou a ser lida como: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador: ICTYS: Jesus Christus Teós Yiós Soter. Assim, nas casas, nas roupas, nas conversas e nos túmulos, a figura e a palavra peixe passaram a ocupar um lugar de destaque. Na multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus se torna presente (Mt 14,17).
A relação com a Páscoa se acha no fato de as aparições de Jesus, após a Ressurreição, estarem sempre ligadas à presença do peixe (Jo 21,9) e (Lc 24,42-43).
SINOS, VESTES BRANCAS E O ALELUIA
Os sinos festivos, que repicam na noite da Ressurreição, recordam o momento da subida de Jesus Cristo aos Céus.
Nas cidades pequenas, todos os sinos da Igreja repicam de maneira solene e alegre no canto do Aleluia. Soltam-se rojões e o ar se enche de festa e alegria.
As vestes brancas e paramentos, que se usam na noite da vigília Pascal, recordam a alegria dos primeiros baptizados, que se revestiam de vestes brancas, simbolizando a vitória sobre a morte.
As Igrejas se adornam com toalhas de linho e flores brancas. Essa cor foi adoptada pelos primeiros cristãos como símbolo da alegria, da vitória e da pureza de Deus (Mt 17,2) e (Mc 16,5).
Cântico do Aleluia é um dos símbolos mais expressivos das aclamações de louvor e de alegria. É uma expressão hebraica: HALLELUI-YAH que significa: Louvai o Senhor (Ap 19,1).
GIRASSOL
Girassol é um dos símbolos pascais menos conhecidos em algumas regiões. É porém muito rico em conteúdo.
Assim para sobreviver a planta precisa ter sua corola voltada para o sol, do nascente ao poente, também os cristãos precisão estar voltados para o Sol-Cristo. Cristo é a luz, a força, a energia. O cristão sem uma ligação com Jesus não encontra significado para sua vida.
OS RAMOS
Podemos dizer que a semana da Páscoa começa com o Domingo de Ramos.
A festa dos ramos relembra o dia em que Jesus entrou festivamente em Jerusalém, pouco antes de sua morte.
Jesus nascera em Belém, na Judeia, mas passara a maior parte de sua vida na Galileia, em Nazaré, Cafarnaum e outras cidades, fazendo sua pregação sobre o Reino de Deus e divulgando sua doutrina de amor. Poucos dias antes de ser preso, julgado e condenado à morte, Jesus dirigiu-se a Jerusalém com seus discípulos, justamente para comemorar a Páscoa ( a Páscoa judaica ). Pois foi nesse dia que o povo o aclamou nas ruas, agitando no ar ramos de palmeira e oliveira, e gritando "Hosana ( que quer dizer " Salve!") ao Filho de David".
Chamamos de entrada triunfal de Jesus em Jerusalém para cumprir seu mistério pascal, a realidade era de maioria camponês, eis a razão dos ramos. Levantar os ramos e aclamar com alegria é a maneira do povo expressar o reconhecimento régio e messiânico de Jesus.
LAVA-PÉS
Durante a Semana Santa, a Quinta-feira é um dia muito importante, no qual se realiza uma celebração bastante significativa. Nesse dia, relembra-se a última ceia de Cristo com seus discípulos, ocasião em que Jesus instituiu a Eucaristia, isto é, o pão e o vinho passaram a simbolizar seu corpo e seu sangue.
Mas foi também durante a última ceia que Cristo lavou os pés de seus discípulos. Pondo uma toalha na cintura, Jesus despejou água numa bacia, começou a lavar os pés de cada um dos apóstolos e enxugou-os com a toalha.
Jesus fez isso para dar uma lição de humildade, simplicidade, igualdade, solidariedade, amor e serviço aos irmãos, que nada mais é do que a grande lição pascal.
O lava-pés é, pois, um símbolo, um exemplo. " Dei-lhes o exemplo para que, como eu fiz, assim façam também vocês.
CÍRIO PASCAL
Círio é uma vela grande e grossa, que se acende todos os anos pela primeira vez, no Sábado da Vigília pascal.
O círio pascal representa a luz de Cristo, pois que o próprio Jesus disse: " Eu sou a luz do mundo! " No círio há duas letras gregas – o alfa e o ómega - , respectivamente a primeira e a última letra do alfabeto grego. O alfa representa o princípio e o ómega, o fim, uma vez que Jesus falou: " Eu sou o princípio e o fim. "
Na grande vela há ainda a indicação dos quatro algarismos do ano que está em curso, simbolizando a presença viva de Jesus junto a todos os povos do mundo, com união de fé e de esperança.
A CRUZ
A cruz, instrumento de suplício no qual Jesus morreu, passou a ser símbolo do cristianismo e também símbolo da Páscoa. Antes símbolo de condenação, depois tornou-se símbolo de salvação.
A cruz, na Páscoa, relembra que Jesus venceu a morte e, glorioso, passou a viver seu Reino de justiça e de paz.
A cruz não foi um tipo de condenação especial para Jesus. Naquele tempo, a morte na cruz era um castigo comum entre os romanos, que dominavam também a Palestina. Jesus foi crucificado entre os dois ladrões, com a diferença que estes foram amarrados às suas cruzes e Jesus foi pregado.
Morrer na cruz era algo humilhante para os condenados pois, além de ficarem com os corpos expostos publicamente, apenas os mais hediondos crimes eram punidos com tal pena.
Jesus, ao morrer na cruz, deu à humanidade mais uma lição de humildade: sendo Filho de Deus, que tudo pode, ele morreu da forma mais vergonhosa que havia em seu tempo.
Costumamos fazer o sinal da cruz, porque acreditamos que é o sinal que nos salva.
O CORDEIRO
Simboliza Cristo, sacrificado em favor do seu rebanho.
A CRUZ
Mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo। No Conselho de Nicea em 325 d।C, Constantino decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então não somente um símbolo da Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica.
O PÃO E O VINHO
Simbolizando a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos.
OVO DE PÁSCOA
Os ovos de Páscoa são famosos no mundo inteiro. Os mais comuns são os ovos de chocolate, recheados com balas, confeitos e bombons.
Mas qual seria o significado do ovo de Páscoa?
O ovo também simboliza o nascimento, a vida que retorna. O costume de presentear as pessoas na época da Páscoa com ovos ornamentados e coloridos começou na antiguidade. Eram verdadeiras obras de arte!
O ovo é um símbolo de vida nova, de vida que está para nascer; é um símbolo de começo. Daí sua associação à Páscoa: a Ressurreição de Jesus também indica o princípio de uma nova vida, a redenção da própria humanidade e a promessa de um futuro cheio de alegria e felicidade para os que tem fé e esperança.
Dentro do ovo gera uma vida, a vida é o Dom mais precioso de Deus। Ressuscitando para uma vida nova, Jesus revela a preciosidade que é a vida. Os egípcios e persas costumavam tingir ovos com as cores primaveris e os davam a seus amigos. Os persas acreditavam que a Terra saíra de um ovo gigante. Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos na Páscoa. Em alguns países europeus, os ovos são coloridos para representar a alegria da ressurreição. Na Grã-Bretanha, costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos dados aos amigos. Na Alemanha, os ovos eram dados às crianças junto de outros presentes na Páscoa. Na Arménia decoravam ovos ocos com retratos de Cristo, da Virgem Maria e de outras imagens religiosas. No século XIX, ovos de confeito decorados com uma janela em uma ponta e pequenas cenas dentro eram presentes populares. Mas os ovos ainda não eram comestíveis. Pelo menos como a gente conhece hoje, com todo aquele chocolate. Actualmente, as crianças encontram ovos de chocolate ou "ninhos" cheios de doces nas mesas na manhã de Páscoa. No Brasil, as crianças montam seus próprios "cestinhos de Páscoa", enchem-no de palha ou papel, esperando o coelhinho deixar os ovinhos durante a madrugada. Nos Estados Unidos e outros países as crianças saem na manhã de Páscoa pela casa ou pelo quintal em busca dos ovinhos escondidos. Em alguns lugares os ovos são escondidos em lugares públicos e as crianças da comunidade são convidadas a encontrá-los, celebrando uma festa comunitária.
COELHINHO DA PÁSCOA
Tradicional e popularmente costuma-se dizer que é o coelhinho quem traz os ovos da Páscoa.
Por isso, todos os anos, as crianças vão dormir na véspera do Domingo de Páscoa pensando nos lugares em que poderão procurar seus ovos.
Coelho é um dos primeiros animais que saem das tocas ao chegar a primavera, após um longo inverno de recolhimento.
Ora, no hemisfério norte, a Páscoa ocorre nos primeiros dias da primavera ( para nós que habitamos no hemisfério sul, a Páscoa é no outono ) e os coelhos logo se põem a correr pelos campos verdes, repletos de flores, dando, portanto, a ideia de renovação da vida, que parecia estar morta durante o inverno.
O que mais interessa religiosamente, é que os coelhos são animais que reproduzem com extrema facilidade e em grande quantidade. Vem daí a identificação com uma vida abundante, um processo de restauração, um ciclo que se renova todos os anos.
E é isto exactamente que se relembra na Páscoa: a Ressurreição de Jesus, que traz consigo um novo tempo de paz e de esperança a toda a humanidade.
COMO SURGIU A TRADIÇÃO DO COELHO?
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
No antigo Egipto, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertilidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!
COMO SURGIU O CHOCOLATE
Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacau" é o nome científico deste alimento delicioso chamado chocolate. Quem o baptizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.
Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro. Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro। É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia। Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia. Mas depois de falar tanto em ovinhos deu vontade de comer um. Mas só se for de chocolate!
Feliz Páscoa!!
Que a luz de Jesus Ressuscitado ilumine a vida de todos os homens!
In Com Amor / Por Willoughby
sexta-feira, março 30, 2007
2 - ACULTURAÇÃO - Obrigado
OBRIGADO
Merci - Thank you - Gracias - Dank
Em francês, em inglês, em italiano, em alemão, para todos os povos, obrigado é a palavra-chave da "filosofia" das boas maneiras.
Sendo talvez uma das primeiras palavras balbuciadas logo na infância, deveria fazer-nos companhia durante toda a vida, porque é uma das que mais facilitam os contactos humanos, necessários para viver em sociedade.
E é tão fácil de dizer! Acompanhado de um sorriso, pode ser uma expressão de cortesia, de consideração, de apreço, de encorajamento, de franca camaradagem, de ternura ou de amor. Tudo depende da inflexão do tom de voz.
OBRIGADO à rapariga ou ao rapaz do ascensor far-lhes-á compreender que o seu trabalho não é o de uma máquina ao serviço de outra máquina. Experimente... e veja como o rosto se lhes distingue.
OBRIGADO à criança que lhe entrega qualquer coisa, e, assim, você participa na sua educação.
OBRIGADO à empregada do restaurante, e verá como o seu olhar se alegra. Talvez por um momento ela esqueça como as suas pernas estão pesadas e o cheiro a fritos.
Em casa, cem vezes ao dia, temos ocasião de dizer obrigado a todos os que partilham connosco a vida familiar - essa pequena sociedade em miniatura.
Se você tem o hábito de dizer obrigado, já possui a palavra chave das boas maneiras. Se não tem esse hábito, é preciso adquiri-lo o mais rapidamente possível. Porque sem ele nunca poderá compreender o porquê, o quanto e o como da boa educação e a lógica das suas regras. (...)
Por MFJ/Willoughby
quarta-feira, março 28, 2007
1 - ACULTURAÇÃO - Contactos Sociais
Qual é o significado da expressão "TER CLASSE"?
Uma especialista em normas de cortesia respondia assim a esta pergunta:
"Ter classe é nunca ser vítima de pânico. É possuir a convicção íntima da própria capacidade de encarar a vida, aconteça o que acontecer."
"Ter classe é nunca utilizar pretextos para justificar uma atitude. É reconhecer os próprios erros, aceitar-lhes as consequências e aprender à custa deles."
"Ter classe é ter consideração pelos outros. É saber que as boas maneiras são, de facto, uma sucessão de pequenos sacrifícios pessoais"
"Ter classe é saber reconhecer que a aristocracia não tem nada a ver com os antepassados nem com o dinheiro. O herdeiro de uma longa linhagem de títulos de nobreza pode ser totalmente desprovido de classe, enquanto o descendente de um mineiro de carvão pode possuí-la e ser dela um magnifico exemplo."
"Ter classe é nunca ter necessidade de destruir a reputação dos outros para edificar a sua própria."
"Ter classe é poder manter manter a dignidade própria entre os grandes e conservá-la com simplicidade entre os humildes".
Toda a gente se sente à vontade na presença de uma pessoa que tem classe, porque essa pessoa está à vontade consigo própria.
"Se você tem classe, não necessita de muito mais. Se não tem, que importa o que tem? Isso carece de importância".
Se ter classe significa então estar tão à vontade consigo mesmo como com os outros, é evidente que a nossa personalidade, a nossa individualidade, se exprimem nas nossas maneiras. Quando sabemos que as regras de cortesia têm a sua origem no mais profundo do ser, que não foram impostas arbitrariamente, mas nasceram de uma necessidade de harmonia e de moralidade, compreendemos facilmente a lógica das normas que governam a convivência social.
Por si só, a intuição não pode ajudar-nos a observar todas estas regras que definem os contactos entre os seres humanos: As modalidades exteriores podem variar segundo os lugares, as raças e as circunstâncias. Mas o essencial nunca varia.
O aperto de mão nem em todo o mundo é reconhecido como uma saudação ou uma manifestação de estima; o beija-mão, tal como ainda é praticado em certos países, vê-se muito pouco na América; o preto nem em toda a parte é sinal de luto. Mas a nobreza de sentimentos, a inviolabilidade da palavra dada, o respeito pela propriedade alheia, fazem parte do código de honra de todos os homens de mundo.
Se é preciso aprender tudo na vida, desde a língua que falamos até aos gestos mais banais, as regras de convivência social também são objecto de aprendizagem e de constante aperfeiçoamento. Não há nenhuma época na nossa vida em que o conhecimento desta arte não traga proveito à pessoa que se entrega ao seu estudo. Está reconhecido que a delicadeza traz consigo a harmonia, a calma e a alegria de viver. Mas a grosseria abre as portas a todos os abusos.
Tal como a caridade, a boa educação começa por nós próprios. Não há duas espécies de boa educação: uma para o exterior, outra para a nossa casa. Quem assim pensa trai-se mais tarde ou mais cedo e perde a estima e a admiração que procurava.
Um homem que, em público, abre a porta e deixa passar a sua companheira, a ajuda a tirar o casaco ou a vesti-lo poderá, em casa, abster-se desse tipo de solicitude. Mas, em casa como fora dela, não poderá permitir-se interrompê-la quando ela fala ou deixar de lhe dizer "obrigado" quando ela lhe serve o café. (...)
Por MFJ/Willoughby

3 - CUIDAR DA SAÚDE - Proteinas
Depois de numerosos estudos os especialistas de nutrição chegaram à conclusão de que um adulto (homem ou mulher) por cada quilo de peso, necessita de UM GRAMA de proteína por dia.
Para os jovens em crescimento é preciso um pouco mais de proteínas.
No entanto, alguns não são desta opinião, e os factos provam que é possível realmente viver-se com boa saúde, recebendo menos de um grama.
Se por um lado se não deve reduzir demais as proteínas, por outro lado o seu excesso é também prejudicial.
Os alimentos naturais de elevado valor proteico substituem com vantagem os anti-naturais.
As proteínas são substâncias formadas pelas combinações de compostos químicos de moléculas menores chamadas aminoácidos. Estes são formados por azoto, carbono, hidrogénio e oxigénio. Há aminoácidos que têm também enxofre.
Durante a digestão dos alimentos, as proteínas destes fragmentam-se em aminoácidos.
A maioria dos aminoácidos conhecidos (conhecem-se 28), é formada no organismo; isso não acontece, porém, com dez deles, sendo necessário ingerir determinados alimentos que os contenham para que haja crescimentos, saúde e vida.
Tanto os minerais como as vitaminas não se comparam em importância com os dez AMINOÁCIDOS essenciais. São eles:
1. Arginina;
2. Fenil-alamina;
3. Histidina;
4. Iso-leucina;
5. Leucina;
6. Listina
7. Metionina;
8. Treonina;
9. Triptófano;
10. Valina.
Se chegasse a faltar a arginina ou o triptófano, por exemplo, na alimentação dos seres humanos a espécie extinguir-se-ia porque não se reproduziria.Faltando os outros os jovens não cresceriam, sobreviriam doenças e morte.
As proteínas que têm aminoácidos essenciais, conhecidas por proteínas completas, são de alto valor biológico.
Devem ser incluidos no cardápio diário, alimentos que contenham prótidos de superior qualidade.
Eis alguns alimentos onde cada um pode ir buscar os aminoácidos essenciais indispensáveis ao seu organismo:
Carnes;
Cereais Integrais;
Frutos Oleaginosos;
Leguminosas secas;
Leite e derivados;
Ovos;
Peixes.
Vários nomes são dados às proteinas, assim temos por exemplo:
No milho ------- A zeína;
Na cevada ----- A hordeína;
No trigo --------- A gluteína e a Gliadina;
No ovo ---------- A vitelina e a Ovalbumina;
No leite --------- A caseína, a Lactalbumina e a Lactoglobulina;
Na amêndoa -- A amandina, etc.