sexta-feira, dezembro 14, 2007

GEADA EM BELAS

Hoje é um daqueles dias muito frios em Belas.








No meu circuito de manutenção, pelas 08,30h da manhã, admirei a geada que, desde há muito já não via e muito menos por estas bandas.


















Está a chegar o Inverno e o frio também se aproxima.













sábado, dezembro 08, 2007

DIA DA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

No dia 8 de Dezembro, em Beijós, celebra-se a fresta em Louvor da Nossa Senhora da Conceição.

Noutros tempos celebrava-se o dia da mãe.

Nos últimos tempos foi instituido, como dia da mãe, o primeiro Domingo do mês de Maio, todavia, na nossa Aldeia continua-se a celebrar, no dia 8 de Dezembro, a festa da Nossa Senhora da Conceição.

Não é, normalmente, muito concorrida, porque o frio e os dias pequenos desmotivam, de alguma forma, os Beijosenses que trabalham noutras paragens. Além disso, também estará em causa o aproximar das festas Natalícias,que,aproveitadas para reunir as famílias, impõem outras despesas.

O Rei D. João IV, em 25 de Março de 1646,em Vila Viçosa, proclamou a Nossa Senhora da Conceição Padroeira de Portugal. A partir dessa data, os Monarcas Portugueses da 4.ª Dinastia a de "Bragança ou Brigantina" não mais voltaram a colocar a coroa real na cabeça.

Imagem da Nossa Senhora da Conceição de Angra do Heroísmo.











Imagem da Nossa Senhora da Conceição Aparecida.


quinta-feira, dezembro 06, 2007

LICENCIATURA EM PSICOLOGIA

CARLA ISABEL AMARAL FERNANDES,
Completou a licenciatura em Psicologia (+Psicologia Criminal), no ano 2006/2007, na Universidade Lusófona de Lisboa.

Nascida em Beijós a 7 de Janeiro de 1977.
Depois de ter cumprido serviço militar, a 4/12/2000, iniciou o Curso de Formação de Agentes na Escola Prática de Polícia - Torres Novas.

Foi colocada na Polícia de Segurança Pública de Lisboa, a 16 de Julho de 2001, onde continua a prestar serviço.

Muitos Parabéns.
Que a sua licenciatura seja mais uma etapa na continuação da brilhante carreira que tem desenvolvido.

BEIJÓS-CINCO ALDEIAS congratula-se por constatar que os Beijosenses, apesar de muitos sacrifícios, continuam a lutar para se valorizarem cultural e profissionalmente, por forma a melhorarem a sua condição social e financeira.

segunda-feira, dezembro 03, 2007

A COMUNIDADE GOESA FESTEJA S. FRANCISCO XAVIER

Biografia
No dia 7 de Abril de 1506, nasce no Castelo-Solar da família Aguarês y Javier o oitavo filho, a que foi dado o nome de Francisco. Seu pai, nobre conceituado do Reino de Navarra, exercera o cargo de embaixador extraordinário junto do Reis Católicos, Fernando e Isabel. A sua familia, rica de bens materiais, de títulos honoríficos e com elevada distinção mantinha junto da população uma excelente reputação, graças à sua generosidade e amizade.
Francisco cresceu assim, junto aos Pirinéus, num ambiente de riqueza e de tradição. Desde cedo mostrou uma aguçada inteligência e uma crescente paixão pelo estudo. Aos 7 anos inicia os seus estudos colegiais em Gandia-Espanha, onde lhe é profetizado um futuro glorioso. Aos 14 anos entra no Colégio de Santa Bárbara, de Paris para completar as disciplinas de filosofia, literatura e humanidades. Foi aqui que aprendeu a fundo as línguas francesa, alemã e italiana.
A Universidade de Paris vê entrar o jovem Francisco aos 18 anos. Forma-se, com distinção, em Latim, Filosofia e Humanidades. Após terminar esta formação, atinge a cátedra em Artes de Engenharia. No colégio de Santa Bárbara, firmou uma forte e íntima amizade com o seu colega Inácio, que entretanto seguia uma carreira militar. Inácio abandona o exército em consequência de um grave acidente e junto a Francisco iniciam um conjunto de exercícios espirituais, imaginados pelo primeiro, com vista ao estudo da doutrina cristã e benefício da Humanidade.
Depois de peregrinação pelos Lugares Santos, ingressam no Seminário de Veneza a 15 de Agosto de 1530, com o propósito de fundarem a milícia dos Filhos de Jesus. Em 24 de Junho de 1536, Francisco Xavier é ordenado sacerdote. Mas a doença começa a atormentá-lo. Por várias vezes tem que se manter acamado e a noticia da anexação de Navarra a Castela deixa-o muito abalado.
Em Portugal, D.João III precisa de uma ordem de evangelizadores que, com a cruz na mão, levem a notícia desta nação de bravos e bons homens, aos recém descobertos povos de além-mar. Solicita ao Papa que lhe sejam destinados alguns Padres Jesuítas, atendendo às suas afamadas técnicas de evangelização. Francisco Xavier acaba por ser o escolhido e com entusiasmo inicia a sua missão.
No Oriente percorre Goa e depois as ilhas de Madrasta, Maçacar, Malaca, Molucas, Amboíne e Moro. As condições de vivência são difíceis, mas as feitorias Portuguesas começas a solidificar após a sua passagem. No Japão continua o seu percurso evangelizador e rapidamente entra nas relações das mais importantes famílias do Império do Sol Nascente. Fracassa no contacto com o Imperador e com o Shogum, que não aceitam os seus intentos religiosos. Segue-se a Etiópia, onde conquista o Imperador e a Imperatriz, movendo-se com facilidade nos círculos de poder da nação.
Mas se no plano religioso não consegue convencer o Imperador do Japão, no plano político é um hábil negociador, abrindo portas aos acordos comerciais com quase todo o Oriente. Fruto da sua inteligência, profunda cultura e hábil dialéctica, o navarro Francisco Xavier notabilizou-se pelo papel de embaixador de Portugal junto de diversas comunidades e nações.
Mas a India era a sua paixão. Doente e cansado retorna a Goa a 6 de Maio de 1551, com 44 anos de idade. É recebido com alegria pela comunidade local, com faustosos festejos pela nobreza local. Dedica os seus últimos tempos de vida ao trabalho no campo humanístico e cultural. As febres infecciosas atacam-no. Visita a Missão de Sancião a 1 de Dezembro de 1552. Está exausto e, algumas horas depois morre, na madrugada de 3 de Dezembro de 1552, numa humilde esteira de vimes abraçado ao crucifixo que o velho amigo Inácio, um dia, lhe tinha oferecido.
Mas há obras que não morrem. Nem os seus obreiros. A 25 de Outubro de 1605, o papa Paulo V beatifica o Padre Francisco Xavier que passa a São Francisco Xavier em 12 de Março de 1622, canonizado pelo papa Gregório XV.
***********************************
S. FRANCISCO JASSU D'AZPILCUETA Y JAVIER
Cronologia
Retirada do livro
"São Francisco Xavier: Luminar da Missionação e das Descobertas Portuguesas (Século XVI)"de Domingos José Soares Rebelo - Alcobaça 1993

1506.04.07 Nasce no Castelo de Xavier, Navarra, Espanha
1515.10.16 É sacudido pela morte do pai D. João de Jasso
1525.10.01 Chega a Paris onde se forma em Filosofia com os graus de Bacharel (1526) e Mestre (1530)
1534.08.15 Faz em Monimarire os votos de pobreza, castidade e ida à Terra Santa
1536.11.15 Parte de Paris a Veneza como peregrino
1537.01.08 Chega a Veneza e se encontra com o Mestre Loiola
1537.04.03 Xavier e seus companheiros recebem em Roma a Benção e a ajuda de 60 Ducados do Papa Paulo III
1537.06.24 Recebe as Ordens Sacras e as de Missa às mãos do Bispo/Arcebispo de Arba
1540.03.16 Parte para Lisboa depois de escolhido pelo seu Superior Inácio de Loiola em substituição de Bobadilha
1540.06.23 Na companhia do Embaixador Português chega a Lisboa, vindo de Roma por via terrestre. Depois com o Pe. Simão Rodrigues vai servir no Hospital de Todos-os-Santos
1540.07.07 Paulo III promulga 4 Breves Papais em nome de
1540.08.02 Xavier: no 1.° designando-o Núncio in Omnibas Portugaliae Conquistis ultra et citra Caput Bonnue Spei; no 2.° concede-lhe amplos poderes para estabelecer e manter a Fé no Oriente; no 3.g recomenda-o a David, Imperador da Etiópia e no 4.° aos Principes e Soberanos da África Oriental, das regiões do MarVermelho e Golfo Pérsico, e das Índias (aquém e além do Rio Ganges)
1541.04.07 Embarca para a Índia com 2 companheiros: Pe. Paulo Camerini (ou Camerte) e Irmão Francisco Mancias (ou Mansilhas)
1541.09.03? Desembarca na Ilha de Moçambique onde durante uns 6 meses exerce o apostolado cristão de caridade para com o próximo
1542.02.27? Deixando seus 2 companheiros, embarca para a Índia via Melinde e Socotorá
1542.05.06 Desembarca em Mormugão, Goa (1.ª Jornada de Evangelização)
1542.10.05 ? Parte para a Costa da Pescaria (2.ª Jornada de Evangelização)
1545.09.25 Desembarca em Malaca (3.ª Jornada de Evangelização)
1546.01.31 Parte para as Molucas (4.ª Jornada de Evangelização)
1549.08.15 Desembarca em Cãgoxima (Kagoshima), Japão (5.ª Jornada de Evangelização)
1552.04.14 Deixa Goa de largada para a China, via Malaca
1552.07.08? Chega a Malaca onde o Governador, despeitado pela escolha de Diogo Pereira como Embaixador, não o deixa partir com Xavier para a China
1552.07.18? Parte a bordo da nau Santa Cruz para Sanchono, China
1552.07.28 Chega à Baía de Cingapura donde escreve suas últimas cartas a D. João III, a Diogo Pereira, ao Vice-Rei das Índias, ao Pe. Gaspar Barzéu e a um pobre e analfabeto neófito japonês de nome João
1552.09.?? Desembarca na Ilha de Sanchoão (China)
1552.11.20 Depois de sofrer uma grave recaída, acolhe-se a bordo da enfermaria da nau Santa Cruz
1552.11.28 Caindo em delírio, sofre vertigens e convulsões perdendo a fala que recupera a 30 do mês
1552.12.01 Deixa a nau Santa Cruz e vai dormir numa esteira dentro duma pobre cabana da Ilha de Sanchoão pertencente ao seu amigo Jorge Álvares
1552.12.02 No meio de todas as privações e muitos sofrimentos morre às 2 horas deste dia (sexta-feira), cumprindo -se à risca o que predissera a Jorge Álvares ("devo morrer na sexta-feira próxima e ainda "morrerei amanhã às duas horas")
1552 De Janeiro a Dezembro deste ano, o Crucifixo do Castelo de Xavier, em Navarra, Espanha, que em todas as sextas-feiras do último ano da vida de Xavier, miraculosamente escorrera sangue, subitamente deixa de derramar sangue após as 2 horas da tarde de 2.12.1552, assinalando o fecho da existência terrena do Glorioso Santo na Ilha de Sanchono, China. Aquele sangue maravilhoso, já coagulado no Crucifixo do Castelo de Xavier é admirado nos nossos dias por uma avalanche de peregrinos vindos dos quatro cantos do mundo.
*********************************
Túmulo em Velha Goa
O corpo de S. Francisco Xavier está hoje na Basílica do Bom Jesus em Velha Goa. A sua urna é exposta de dez em dez anos publicamente na Sé Catedral. O dia de S. Francisco Xavier celebra-se a 3 de Dezembro de todos os anos. O corpo do santo encontra-se miraculosamente bem conservado, faltando-lhe contudo um braço.
*********************************************
A COMUNIDADE GOESA DO CACÉM CELEBROU A FESTA DO SEU PADROEIRO

Muito embora a Igreja Católica celebre as festividades em louvor de S. Francisco Xavier no dia 3 de Dezembro, esta Comunidade antecipou as suas festas para 2 de Dezembro, por ser Domingo.
Foi uma festa cheia de brilho e muito concorrida. A Igreja do Coração Imaculado de Maria encheu-se de Goeses, que, alegremente, participaram nas singulares cerimónias, presididas pelo Reverendo Padre Rocha.
Alguns dos Versos da Eucaristia foram cantados em CONCANIM

sexta-feira, novembro 30, 2007

AS CARVALHAS

O Parque ARNALDO PEREIRA ÁLVARES DE CASTRO, passou a ser, desde há alguns anos, a sala de visitas de Beijós.

Ali se realizam as festas de Verão da nossa Aldeia e tem vindo a servir de parque de merendas.

Tornou-se pequeno para as festas actuais. Não pelo público que, salvo raras excepções, ali ocorre, mas pelas dimensões dos palcos que, actualmente, são exigidas para instalar os inúmeros equipamentos das bandas ou conjuntos musicais que ali são chamados a actuar.

Noutros tempos, os Conjuntos ou Orquestras conseguiam actuar sobre o coreto de pedra que ainda ali se encontra. Quase todos os anos, a respectiva comissão de festas, quando contratava dois conjuntos/orquestras tinha que construir um outro coreto em madeira, mais ou menos com as dimensões do de pedra.

Os equipamentos que, então, se usavam eram muito poucos. Cada músico tinha o seu instrumento simples, sem qualquer amplificador de som. Cada Conjunto trazia consigo uma aparelhagem sonora, simples, somente com um amplificador de som e respectivos altifalantes.

Ocupavam pouco espaço, a um canto do recinto das festas. Deixavam livre o resto do espaço para as barracas do "Chá" e do "Caldo verde", para a quermesse de oferendas, que as meninas eram convidadas a apresentar.

Porém, hoje, tudo se alterou e aparecem grandes camiões TIR junto do Parque Arnaldo de Castro, carregados de equipamento, que vai ocupar a maior parte daquele espaço onde o público devia movimentar-se.

A Junta de Freguesia de Beijós, olhando às necessidades, abriu uma entrada que dá acesso a automóveis, para aquele parque e rasgou também o muro do recinto da escola, por forma a que as tais barracas de Chá e Caldo Verde se pudessem expandir para o espaço escolar, como aconteceu também em 2007.

Não há dúvida que houve grande empenho dos responsáveis pela freguesia, que fizeram gosto em criar um espaço de lazer para os Beijosenses, tornando-o a sala de visitas da nossa Aldeia.

Em 1966, sendo Presidente da Junta de Freguesia de Beijós o Nosso Querido Amigo, já falecido, ANTÓNIO DA SILVEIRA COELHO DE MOURA, ele promoveu o corte de algumas Carvalhas, por estarem demasiado velhas e podres, ameaçando cair com o vento, causando perigo para as pessoas e para a Estrada. Então, decidiu mandar plantar outras de novas espécies, que, rapidamente, se desenvolveram e repuseram a sombra que tanta falta fazia naquele recinto, principalmente, para as festas de Verão.

Foi um trabalho louvável, porque o Parque, em menos de 20 anos ficou totalmente tapado com as copas daquelas árvores, evitando assim que se colocassem tendas, com toldos, para fazer sombra.

Quem trabalha na agricultura sabe que todas as árvores, de fruto ou não, têm que ser devidamente cortadas, periodicamente, para que elas não cresçam desordenadamente.
Durante muitos anos, ninguém tomou esse cuidado e aquelas árvores cresceram demasiado, cuja sombra deixou de incidir no espaço onde mais era necessária.

Em Fevereiro de 2006, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia, o nosso Querido Amigo, AGOSTINHO MARQUES DO NASCIMENTO, promoveu a poda das Carvalhas que, muito embora, então, tenha desagradado a alguns Beijosenses, hoje, todos acabamos por concluir que aquela poda era absolutamente necessária.

Agora vimos as Carvalhas com as respectivas copas sobre o recinto das festas, onde a sua sombra faz mais falta.
Na Carvalha mais antiga ficaram uns ramos muito altos que destoam das restantes árvores. Pelo que nos foi dado apurar, havia intenção de a arredondarem totalmente. Todavia, não o conseguiram fazer, porque, infelizmente, o nosso Querido Amigo, CARLOS MARCOS FERNANDES, que, na altura procedeu à referida poda, aleijou-se e ficou impossibilitado de completar o meritório trabalho.

Esperamos que o CARLOS mantenha a mesma vontade e orgulho demonstrado outrora pelo seu trabalho, e que tenha muita saúde, para completar, nesta época de Inverno, a sua tarefa, para que o Parque que vimos nas fotografias se torne ainda mais belo.

Salvo melhor opinião, afigura-se-nos que, agora, também já poderá cortar alguns dos novos ramos das Carvalhas que podou em Fevereiro, para que, como ele muito bem sabe, os restantes engrossem e cresçam mais baixo. Deixamos esta ideia como sugestão.



ADITAMENTO:
Para melhor ajuizarmos sobre o benefício da limpeza das Carvalhas, decidimos acrescentar as duas últimas fotografias colhidas nos primeiros dias de Novembro de 2007.
As fotografias que havíamos apresentado foram tiradas em Junho/07 e aquelas árvores ainda tinham os rebentos em crescimento.
Agora já podemos ver melhor como as copas das árvores já cobrem todo o recinto, destoando aquela que ficou por acabar de limpar, que tem os ramos muito mais altos, a qual convém corrigir, para que também consiga renovar as suas ramagens. .

quinta-feira, novembro 29, 2007

SALTOS - 24

Dia 24 de Novembro de 2007

Um Sábado, frio, mas soalheiro que convidava a fortes aventuras.







Às 07,45h, como previamente acordado, a equipa reuniu-se na área de serviço de Alcochete, logo a seguir à Ponte Vasco da Gama, para seguir até ao aeródromo municipal de Ponte de Sor.

Muito embora o vento estivesse um pouco forte, para os saltos, restava-nos a esperança de, pelo menos a seguir ao almoço, alguns dos candidatos poderem lançar-se nas asas dos vento.

Tínhamos certo o belo passeio e o convívio que estas coisas proporcionam ao grupo.

Apesar de tudo, nisso não esteve muito mal, se bem que o frio obrigava-nos a refugiar-nos nos hangares, local onde nos podíamos abrigar do Sol que queimava e do frio que gelava. Sim, porque abrigados ao sol não se podia estar, porque queimava. À sombra o vento frio gelava-nos.






Nem tudo foi em vão.

Alguns, em grupo, iam espreitando o sol, por momentos, até que ele apoquentasse demasiado, que obrigava a fugir.













Outros membros do grupo decidiram ir praticando a dobragem dos pára-quedas.







































Outros iam-se deliciando em ver as manobras das várias aeronaves que se encontravam nas pistas.





Este helicóptero é Russo "KAMOV".


























































A dado momento, chegou a hora de equipar. A única aventureira, disposta a desafiar o vento forte, começou a equipar-se, de acordo com as instruções do mestre.
A nossa querida amiga ANISOARA, apresentava-se descontraída e bem disposta, para fazer o seu primeiro salto Tandem, apesar do vento continuar a soprar a cerca de 8 nós.










































































Chegou a hora da despedida, antes do embarque, cujo grupo de amigos procurou posar para recordações futuras, com os mestres nestas andanças.










Muito embora o vento teimasse em não abrandar, é certo que, com o espírito aventureiro, seguiram viagem, para serem lançados a três mil e duzentos metros de altitude (+/-).

Ainda que o vento lhe tenha atribulado um pouco a viagem, é certo que aterraram em bem e concretizaram o sonho da nossa querida amiga, que está de parabéns e, orgulhosamente, irá revelar aos seus familiares e amigos, na Roménia.