domingo, novembro 11, 2007

DIA DE S. MARTINHO

"Dia de S. Martinho, castanhas e vinho"

"Dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho"
____
Neste dia, que se comemora em 11 de Novembro,
a tradição cumpre-se um pouco por todo o País!

Nalgumas aldeias esta tradição cumpre-se espontâneamente. Os amigos reunem-se e festejam este dia com as castanhas e o vinho ou jeropiga que têm de seu.
Esta forma de festejar este dia acontece em Beijós. É, normalmente, a festa mais apreciada, mais vivida.
Noutros lugares, como nos grandes centros urbanos, estas festas são mais organizadas, podemos dizer que se tornam mais comerciais, porque os amigos, normalmente, para se reunirem para conviver têm que pagar aquilo que vão comer o o espectáculo que vão ter durante a festa.
É uma festa diferente, com música ao vivo, apesar de, por vezes, se tornar caro, como o dinheiro não é tudo, sacrificam-se alguns Euros, para estar alguns momentos junto dos amigos.

De uma ou de outra forma, é salutar a ligação entre as pessoas. Nestes convívios, além de se cultivar a amizade, minimiza-se o Stress que tanto sacrifica as populações.

Mantenha-se esta tradição, para o bem Social dos Povos.




























































sexta-feira, novembro 09, 2007

AVALIAR A REFLORESTAÇÃO - Meio Ambiente

A Póvoa da Pégada é um paraíso situado na encosta do Planalto Sul de Beijós e que o Sol aquece do lado de Laceiras - Cabanas de Viriato.
Os seus campos são muito férteis com muitos recursos hídricos.
Tem muitos lençóis de água à superfície.

É um bem precioso que vai escasseando noutras aldeias bem próximo.
Por vezes o próprio homem desenvolve a seca e a consequente desertificação dos terrenos.
Os habitantes da Póvoa têm revelado muitas preocupações com as plantações desenfreadas de eucaliptos, próximo dos lençóis de água do subsolo.

Como noutros locais, de triste experiência, poderá vir a acontecer que a Póvoa perca os campos de cultivo agrícola que ainda lhe restam.
As águas que correm à superfície quase todo o ano, com essas plantações tão próximas, poderão esgotar-se.
Sabemos que o Eucalipto é uma árvore que cresce rapidamente e, por isso, oferecerá maior rendimento, a curto prazo, aos respectivos proprietários. Todavia, é uma árvore que explora demasiado os solos onde é plantada. Eles ficam de tal forma pobres que dificilmente produzirão outras culturas.
O homem, nos tempos que correm, tem que se consciencializar de que, com as plantações destas árvores, poderá perder-se o paraíso que ainda encontramos na Póvoa da Pégada.










É tempo de repensar a substituição do eucalipto por outras árvores que explorem menos os terrenos e que exijam menos água.
É sabido que o pinheiro demora mais anos a desenvolver-se. No entanto já há espécies que crescem rapidamente e serão uma boa opção. Além da madeira, do pinheiro poderá ser extraída a resina, que será outra fonte de rendimento.
As autarquias terão que ser mais interventivas e controlar melhor as reflorestações, para salvaguardar que as águas se esgotem e sejam prejudicados também os terrenos agrícolas.

quinta-feira, novembro 08, 2007

EXCURSÃO DE BEIJOSENSES

Posted by Picasa
Há quantos anos terão estes nossos conterrâneos viajado numa excursão?
Havia outros autocarros! Será que tenham ido para Fátima ou para a Santa Eufémia?

Segundo consta a pessoa mais nova será o José Agostinho. Ainda conseguimos reconhecer o Sr. José Rodrigues Narciso e o Sr. João Peixeira, que Deus os tenha no Seu Eterno Descanso!

A camioneta talvez tenha sido a da toira, mas que era de Oliveirinha não há dúvida!
________________
There are how many years they have traveled our countrymen in a tour?
There were other buses! Would have gone to Fatima or the Santa Eufémia?

Second is the person will be the newest Jose Augustine. While we recognize Mr. José Rodrigues Narciso and Mr. João Peixeira, that the God has in His Eternal Rest!

The bus may have been that of toira but that was Oliveirinha no doubt!

terça-feira, outubro 23, 2007

ANIVERSARIANTES - De Beijós - 21 de Outubro


De que Beijós-Cinco Aldeias tem conhecimento:

» 21.X.1925 - MARIA CLARA COELHO BAPTISTA

» 21.X.1937 - ANTÓNIO ABRANTES ALMEIDA

» 21.X.1945 - ZACARIAS PAIS DO AMARAL

» 21.X.1945 - ANTÓNIO CARVALHAL COSTA

» 21.X.1967 - VITOR LOUREIRO BATISTA *

» 21.X.1967 - ARMANDO JORGE LOUREIRO BATISTA *


Parabéns a todos, com votos de que continuem a festejá-los por muitos e muitos anos, com saúde, repletos de felicidades!

Com um Grande Abraço de BEIJÓS-CINCO ALDEIAS!
_____________
* O Beijokense fez o favor de nos recordar mais estes dois aniversariantes de Beijós, também para esta data. Não sei qual deles será o mais velho, a mãe o saberá e, certamente, eles também. No entanto, filhos das mesmas árvores, terão viajado um atrás do outro.
Bem-haja, Beijokense, pela colaboração. Estou certo que outros Beijosenses terão chegado também neste dia, vamos esperar que eles se pronunciem!

segunda-feira, outubro 22, 2007

A DESOBEDIÊNCIA


Aristides de Sousa Mendes está a ser homenageado, até ao dia 25 de Novembro, 4.ª a sáb 21h30, dom 16h, no Teatro da Trindade - Lisboa.
(+)
(FASM)
(HASM)
(DN)

PÓVOA DA PEGADA - Conta a lenda

As lendas vão correndo de boca em boca, através dos tempos.
Um dia destes, um amigo meu, já entrado na casa dos noventa anos de idade, em amena cavaqueira, fez-me alguns relatos de Beijós, da Póvoa da Pégada, das Laceiras e de outras Aldeias do concelho de Carregal do Sal.
Disse-me que, muitas das histórias já ele as ouviu contar a pessoas mais velhas do que ele, quando ainda era rapaz.
Uma delas, muito curiosa, não posso deixar de divulgar, para que conste, porque parece querer justificar e esclarecer o aparecimento das pégadas na Póvoa:
_____
"- Conta a lenda que duas Santas e um Santo, num belo dia de sol, decidiram ir passear pelo monte sobranceiro a Sul de Beijós.
Uma das Santas, quando chegaram ao meio da encosta, observando a bela vista que a paisagem lhe oferecia sobre Beijós, Pardieiros e para a Serra do Caramulo, disse que já não subia mais, que já ficava por ali. Sentou-se sobre uma pedra e ali permaneceu a contemplar a paisagem.
Os outros dois Santos continuaram a sua caminhada, o seu passeio.
Um pouco mais acima, no cimo do monte, a outra santa, contemplando a paisagem, disse para o Santo `` - que belo lugar, que bonita toda esta vegetação que consigo observar ao redor deste local, eu já não saio daqui´´. Ali se sentou a observar a paisagem.
Porém o Santo, talvez mais ambicioso, disse para esta Santa que iria continuar o passeio mesmo sozinho e prosseguiu na sua caminhada. Desceu mais para Sul, em direcção à Serra da Estrela. Mas, chegando um pouco pais abaixo, junto de um ribeiro e de vinhedos, decidiu também sentar-se e fixar-se naquele local. Muito embora não tivesse grande paisagem, procurou aproveitar o fresco do ribeiro para saborear as uvas que, então, os vinhedos já ostentavam.
Assim, o Povo passou a designar os três Santos, por:

Nossa Senhora da Pégada, Padroeira da Póvoa da Pégada;
Nossa Senhora dos Milagres, que se venera no seu Santuário no alto das Laceiras;
S. Tiago, Padroeiro das Laceiras. "
_____
Terá sido nesta Pedra que, então, a Nossa Senhora da Pégada ficou sentada?













domingo, outubro 14, 2007

NAS MÃOS DE DEUS - Beijós



No dia 14 de Outubro de 2007, em Beijós.

Faleceu CREMILDE RODRIGUES DE CAMPOS , nascida a 09.MAI.1914, de Beijós.

No dia 15 de Outubro, pelas 15,30h, na Igreja Paroquial de Beijós, vai ser celebrada Missa de Corpo Presente, em Sufrágio da Sua Alma, seguindo-se o seu funeral para o cemitério da mesma freguesia, onde ficará sepultada.

» BEIJÓS-CINCO ALDEIAS, apresenta os mais sentidos pêsames à família enlutada.

Fonte: Beijós XXI

quarta-feira, outubro 10, 2007

terça-feira, outubro 09, 2007

UM DIA NO DISTRITO DE LEIRIA



> Gândara dos Olivais





































>Igreja Matriz de Monte Real.


















> Paróquia de S. João Baptista










































































































> Imagens de S. João Baptista














































>Há dois livros de cânticos e de acompanhamento das celebrações em cada banco


















> Várias saídas de Monte Real
















> CASA AFRICANA.

> Uma casa muito especial, de família de um Grande Amigo de Beijós-Cinco Aldeias.




















Foi um dia (8.X.2007) muito bem passado a revisitar lugares dos bons anos de 1967/68.

quinta-feira, outubro 04, 2007

COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JÓVENS EM PERIGO










Plano de Acção 2007

CPCJ - Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Carregal do Sal

Plano de Acção 2007

Concurso CPCJ

Regulamento do Concurso de Cartazes, Elementos visuais para construção de Cartazes, Folhetos e Desdobráveis sobre a CPCJ[+]



ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIOS

A Câmara Municipal de Carregal do Sal difundiu a publicação do respectivo edital, para conhecimento público, como a lei impõe:
Atribuição de Subsídios

Listagem da atribuição de subsídios, concedidos durante o 1º semestre de 2007 a pessoas singulares ou colectivas exteriores ao sector público administrativo, cujos montantes, nos termos da legislação atrás referida, carecem de publicação.[+]

CENTRO ALIMENTAR CONTRA A POBREZA

Carregal do Sal está a ficar mais rico em instituições. Tudo vai no bom caminho, com pessoas de bem, que se interessam afincadamente pelo desenvolvimento do concelho, procurando colocá-lo no pelotão da frente em todas as vertentes!
Parabéns à Câmara Municipal e a todas as pessoas que estão à frente deste empreendimento.

Bênção e abertura do Centro Alimentar Contra a Pobreza

Na intenção de abrir em diversos pontos do país, a Associação Portuguesa de Solidariedade Mãos Unidas — Padre Damião encontrou, por intermédio do pároco José António Almeida, condições em Carregal do Sal para a instalação de um Centro Alimentar Contra a Pobreza, estando já em funcionamento, após bênção e abertura do mesmo em cerimónia ocorrida no último domingo, dia 23 de Setembro.[+]

quarta-feira, outubro 03, 2007

POESIA

AS ROSAS /PROMESSA

Quando à noite desfolho e trinco as rosas
É como se prendesse entre os meus dentes
Todo o luar das noites transparentes
Todo o fulgor das tardes luminosas,

O vento bailador das Primaveras,
A doçura amarga dos poentes,
E a exaltação de todas as esperas.

Quando à noite desfolho e trinco as rosas
És tu a Primavera que eu esperava,
A vida multiplicada e brilhante,
Em que é pleno e perfeito a cada instante

Quando à noite desfolho e trinco as rosas
És tu a Primavera que eu esperava.

(Letra: Sophia de Mello Breyner; Música: João Mário Veiga)

terça-feira, outubro 02, 2007

SAIBA MAIS SOBRE OS ATAQUES CARDIACOS













"Uma Nota importante sobre os ataques cardíacos:
Fiquem a saber que há outros sintomas de ataques cardíacos,para além da dor no braço esquerdo.
Devem também prestar atenção a uma dor intensa no queixo;
Assim como às náuseas;
Aos suores abundantes,pois estes também são sintomas vulgares.
Pode não se sentir nunca uma primeira dor no peito,durante um ataque cardíaco.
60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam,já não se
levantaram.
Mas a dor no peito,pode acordá-lo dum sono profundo.
Se assim for,dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água.
Ligue para o 112 e diga "ataque cardíaco" e que tomou 2 Aspirinas.
Sente-se numa cadeira ou sofá e espere pelo 112.

NÃO SE DEITE!!!!

Um cardiologista disse que,se cada pessoa que receber este email o enviar a 10 pessoas,que se pode ter a certeza de que se salvará pelo menos uma vida!

Eu já fiz a minha obrigação!"

Fonte: Está no Título.
____________
Também cumprimos a nossa!