segunda-feira, novembro 12, 2007

DAR ASAS À ADRENALINA

Dia 10 de Novembro de 2007.

Encontro marcado para a área de Serviço de Alcochete, para tomar café e partir às 08,00h, rumo a Ponte de Sôr, onde teriamos que estar às 09,00h, pelo que não havia tempo a perder.
Havia forte animação, talvez motivada pela ansiedade em pensar que iam embarcar nas asas do vento.
O jovem pára-quedista, iniciado nas andanças de voar lá das alturas, apresentava-se animado e descontraído, como se fosse mesmo para uma festa rija.


































































Já no aeródromo, depois dos preliminares, que, como é salutar, envolve uma série de orientações, lá os vimos a equiparem-se a rigor para se lançarem sozinhos, confiantes no apoio das asas do vento, lá do alto dos céus.













Apesar de se terem apresentado três candidatos, a D. Olga, mulher de armas, não conseguiu ultrapassar os problemas psicológicos que surgiram à última hora. Então, decidiu voltar numa outra oportunidade, para outros voos, nestas andanças, porque, se bem se recordam, ela já não será primária.






Contudo, o Luís, já veterano nestas coisas, apesar de não ter conseguido convencer a D. Olga, não descurou o apoio ao Ricardo, grande estreante, que, descontraidamente, revelava forte ânimo, reflectido no seu rasgado e constante pepsodente.








O pequeno avião lá os levava, para os lançar na sua viagem vertical.






























































A expectativa era forte, para aqueles que se encontravam em terra, também ansiosos para observar as perícias daqueles viajantes.

















































































Teriam que percorrer o mesmo caminho, por quatro vezes, mas, em dias de Inverno, a noite caiu mais cedo e só conseguiram executar três saltos. O outro ficará para uma nova oportunidade, que, segundo consta, não tardará.
































































Dia maravilhoso, passado naquelas terras, onde, por se aproximar o dia de S. Martinho, no final, já à luz da vela (:-D), foram servidas as respectivas castanhas, a água-pé e o caldo verde.

domingo, novembro 11, 2007

DIA DE S. MARTINHO

"Dia de S. Martinho, castanhas e vinho"

"Dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho"
____
Neste dia, que se comemora em 11 de Novembro,
a tradição cumpre-se um pouco por todo o País!

Nalgumas aldeias esta tradição cumpre-se espontâneamente. Os amigos reunem-se e festejam este dia com as castanhas e o vinho ou jeropiga que têm de seu.
Esta forma de festejar este dia acontece em Beijós. É, normalmente, a festa mais apreciada, mais vivida.
Noutros lugares, como nos grandes centros urbanos, estas festas são mais organizadas, podemos dizer que se tornam mais comerciais, porque os amigos, normalmente, para se reunirem para conviver têm que pagar aquilo que vão comer o o espectáculo que vão ter durante a festa.
É uma festa diferente, com música ao vivo, apesar de, por vezes, se tornar caro, como o dinheiro não é tudo, sacrificam-se alguns Euros, para estar alguns momentos junto dos amigos.

De uma ou de outra forma, é salutar a ligação entre as pessoas. Nestes convívios, além de se cultivar a amizade, minimiza-se o Stress que tanto sacrifica as populações.

Mantenha-se esta tradição, para o bem Social dos Povos.




























































sexta-feira, novembro 09, 2007

AVALIAR A REFLORESTAÇÃO - Meio Ambiente

A Póvoa da Pégada é um paraíso situado na encosta do Planalto Sul de Beijós e que o Sol aquece do lado de Laceiras - Cabanas de Viriato.
Os seus campos são muito férteis com muitos recursos hídricos.
Tem muitos lençóis de água à superfície.

É um bem precioso que vai escasseando noutras aldeias bem próximo.
Por vezes o próprio homem desenvolve a seca e a consequente desertificação dos terrenos.
Os habitantes da Póvoa têm revelado muitas preocupações com as plantações desenfreadas de eucaliptos, próximo dos lençóis de água do subsolo.

Como noutros locais, de triste experiência, poderá vir a acontecer que a Póvoa perca os campos de cultivo agrícola que ainda lhe restam.
As águas que correm à superfície quase todo o ano, com essas plantações tão próximas, poderão esgotar-se.
Sabemos que o Eucalipto é uma árvore que cresce rapidamente e, por isso, oferecerá maior rendimento, a curto prazo, aos respectivos proprietários. Todavia, é uma árvore que explora demasiado os solos onde é plantada. Eles ficam de tal forma pobres que dificilmente produzirão outras culturas.
O homem, nos tempos que correm, tem que se consciencializar de que, com as plantações destas árvores, poderá perder-se o paraíso que ainda encontramos na Póvoa da Pégada.










É tempo de repensar a substituição do eucalipto por outras árvores que explorem menos os terrenos e que exijam menos água.
É sabido que o pinheiro demora mais anos a desenvolver-se. No entanto já há espécies que crescem rapidamente e serão uma boa opção. Além da madeira, do pinheiro poderá ser extraída a resina, que será outra fonte de rendimento.
As autarquias terão que ser mais interventivas e controlar melhor as reflorestações, para salvaguardar que as águas se esgotem e sejam prejudicados também os terrenos agrícolas.

quinta-feira, novembro 08, 2007

EXCURSÃO DE BEIJOSENSES

Posted by Picasa
Há quantos anos terão estes nossos conterrâneos viajado numa excursão?
Havia outros autocarros! Será que tenham ido para Fátima ou para a Santa Eufémia?

Segundo consta a pessoa mais nova será o José Agostinho. Ainda conseguimos reconhecer o Sr. José Rodrigues Narciso e o Sr. João Peixeira, que Deus os tenha no Seu Eterno Descanso!

A camioneta talvez tenha sido a da toira, mas que era de Oliveirinha não há dúvida!
________________
There are how many years they have traveled our countrymen in a tour?
There were other buses! Would have gone to Fatima or the Santa Eufémia?

Second is the person will be the newest Jose Augustine. While we recognize Mr. José Rodrigues Narciso and Mr. João Peixeira, that the God has in His Eternal Rest!

The bus may have been that of toira but that was Oliveirinha no doubt!