quarta-feira, janeiro 09, 2008

O SONHO "ADEGA DO JACINTO" - Póvoa da Pégada > (Click)

JACINTO ANTÓNIO PEREIRA, nascido a 28 de Novembro de 1928, na Aldeia de Laceiras - Cabanas de Viriato, distrito de Viseu, deu os seus primeiros passos na Indústria Hoteleira, na Cervejaria da Trindade, em Lisboa, onde, pelo que consta dos documentos, terá começado a trabalhar no dia 01.09.1955.




Rua Nova da Trindade, n.º 20 - C - Lisboa.



Foi inaugurada em 1836, por um cidadão Galego, num edifício que fora Convento.
Olhando às imagens que publicamos, aliás, muito melhor se poderá observar na sua história, na respectiva página da Web, pelo luxo que ostenta,
vemos que é um estabelecimento de forte prestígio, com grande destaque, na cidade de Lisboa, a nível turístico.





























Dizíamos nós que foi nesta casa que o nosso Querido Amigo Jacinto, infelizmente já falecido a 29.OUT.1984, se iniciou na arte de bem servir, na indústria hoteleira, cujos méritos lhe foram averbados na sua Carteira Profissional. Não há dúvida que terá sido para ele um privilégio ter tido como Escola Primeira um estabelecimento como a Cervejaria da Trindade, facto de que muito se terá orgulhado pela referência profissional que isso lhe concedia.







Numa fase da sua vida, abraçando com orgulho a sua profissão, esteve presente quase em permanência em Banquetes de Casamentos e outros..., nos caminhos da Beira Alta, principalmente
com "OS JANUÁRIOS" de Picanços.








( Nesta foto vemos os preparativos para um Banquete de Casamento em Beijós no dia 4.1.1975).


(Nesta outra, a equipa está aposta para outro Banquete de Casamento no "SOLAR DA BEIRA", em Oliveirinha - Carregal do Sal, em 8.3.1980).

Pelo que conseguimos apurar, o Nosso Querido Amigo Jacinto sonhava em criar um Restaurante na Póvoa da Pégada, Aldeia da Freguesia de Beijós, concelho de Carregal do Sal, distrito de Viseu, onde se fixou pelo casamento.
Esse sonho, apesar de ter casado aos 50 anos de idade, conseguiu comunicar aos seus filhos.

A ideia foi ganhando raízes e o seu filho, nosso querido Amigo, Francisco Jacinto Marques Pereira, aproveitando a oportunidade de ter sido posto à venda, comprou o respectivo edifício, em Junho de 2006, ciente de que iria ele dar cumprimento ao sonho que seu pai não conseguiu concretizar.

Aquele prédio, construido em 1969, num lugar privilegiado, junto da Capela da Nossa Senhora da Pégada, onde estivera um pombal que atraía os moradores da Aldeia, para apreciarem a lida natural das aves, terá sido a melhor aquisição que conseguiu fazer na sua vida, para o seu negócio.

Com a sua postura empreendedora, conseguiu concretizar o sonho que herdara, criou a ADEGA DO JACINTO, e franqueou a casa ao público, com festa rija, no dia 13 de Agosto de 2007.










Não há dúvida que o Francisco Jacinto, desde a data da inauguração, tem conseguido convencer os cerca de 50 moradores da Aldeia, para tomarem o seu café ao fim de almoço na sua adega, que tem servido também de ponto de encontro dos amigos, para porem as conversas em dia, além dos viandantes forasteiros que têm sido visitas da casa.

Como seria feliz o
Jacinto António Pereira se, fisicamente, estivesse ainda entre os seus familiares, por ver o seu sonho concretizado?

BEIJÓS-CINCO ALDEIAS, formula os melhores Votos de que este sonho se eternize e que os proprietários da ADEGA DO JACINTO, criada em Sua memória, tenham aqui as maiores venturas.

segunda-feira, janeiro 07, 2008

ANIVERSARIANTES - De Beijós - 07 de Janeiro

De que Beijós-Cinco Aldeias tem conhecimento:

» 07.01.1977 - CARLA ISABEL AMARAL FERNANDES

Parabéns, com votos de que continue a festejá-los por muitos e muitos anos, com saúde, repletos de felicidades!

Com um Grande Abraço de BEIJÓS-CINCO ALDEIAS!

domingo, janeiro 06, 2008

LEILÃO DE OFERENDAS PARA O MENINO JESUS - Natal 2007 em Beijós

Como é tradição, desde há longas décadas, no dia 25 de Dezembro à tarde, a Comissão para os Assuntos Económicos da Fábrica da Igreja Paroquial de Beijós organizou o Leilão de Oferendas, para angariação de fundos para as obras da Igreja.






Como é habitual, apesar de o tempo ameaçar chuva, os Beijosenses compareceram no Adro da Igreja, a seguir ao almoço, uns com as prendas e outros com alguns trocos nos bolsos para as comprar.




Os tempos também andam maus para a nossa Aldeia. Tudo está caro e todas as pessoas procuram evitar despesas. Para estes eventos, na Nossa Aldeia, valem os produtos que as terras produzem, designadamente: batatas, cebolas, abóboras, azeite, vinhos, jeropigas, algumas velhinhas com bigodes e com aperitivos, etc.




Apesar da vida estar má, a referida comissão agradeceu a todos quantos, de uma ou de outra forma, colaboraram e demonstrou alguma satisfação, por o Leilão de 2007 ter rendido mais do que o de 2006.

















O Leiloeiro, o nosso querido Amigo José Carlos Amaral Teixeira, brincando - brincando, terá motivado as pessoas a colaborarem.







Os Beijosenses estão de parabéns e agradecem o empenho de todos, mas principalmente o da Comissão em zelar pelo património que é de todos.

NATAL 2007 EM VISEU























Apesar da Época Natalícia estar a chegar ao fim, não podemos deixar de apresentar um trabalho sobre as tradições da época, vividas na cidade de Viseu.

As imagens que nos propomos apresentar revelam a forma como a cidade se engalanou para esta quadra Festiva.



No Rossio foram colocadas casinhas para promoção de doçaria, bebidas e artigos regionais a ladear o Presépio, que despertava as curiosidades de todos quantos por ali passavam, principalmente das crianças.








































quinta-feira, janeiro 03, 2008

NAS MÃOS DE DEUS - Pardieiros


No dia 29 de Novembro de 2007, em Pardieiros.

Faleceu ZULMIRA MARQUES , de 92 anos de idade, de Pardieiros.

No dia 01 de Dezembro, pelas 15,30h, na Capela da Aldeia, foi celebrada Missa de Corpo Presente, em Sufrágio da Sua Alma, seguindo-se o seu funeral para o cemitério paroquial de Beijós, onde foi sepultada.

» BEIJÓS-CINCO ALDEIAS,
apesar do atraso na divulgação de mensagem, apresenta os mais sentidos pêsames a toda a família enlutada.