quinta-feira, janeiro 24, 2008

OS ÚLTIMOS SALTOS DA 1.ª SÉRIE

















No dia 19 de Janeiro de 2008, logo pela manhã, ansiosos para terminar o seu curso de saltos de queda livre, os nossos Queridos Amigos, Ricardo e Luís, lá rumaram a Ponte de Sôr.
Faltavam dois saltos para terminar o Curso. O tempo ajudou-os e eles lançaram-se, mais uma vez, lá do alto, revivendo as sensações de plena liberdade.
Estão de parabéns, porque terminaram o curso em beleza.
Agora, segundo consta, estão apostados em seguir novos voos, noutro patamar.
Que se não desvaneçam as suas aspirações e que consigam em tudo os seus maiores desejos, são os Votos de BEIJÓS-CINCO ALDEIAS.

segunda-feira, janeiro 21, 2008

RELEMBRAR A HISTÓRIA - Beijós

Estávamos no ano de 1931.

Naquela época havia grandes desfolhadas na nossa Aldeia. Normalmente eram feitas ao serão, à luz do gasómetro. Este trabalho, ainda que fosse efectuado por familiares e amigos do proprietário do milho, também servia de convívio.
Contava-se sempre com alguém estranho que, emantilhado (vulgo "emantonado"), com intenção de se divertir, usando as espigas vermelhas (milho rei como cantou a SIMONE, em 1969) ou para estar próximo da sua namorada/o, se propunha também dar a sua ajudinha.
***********
O local onde foi feita esta desfolhada poucas alterações sofreu.
Havia ali um poço que foi alagado.
Por isso não haverá muitas dúvidas.
Actualmente as culturas que mais se desenvolvem naquele espaço são os viveiros.
*************
Quanto às pessoas, para muitos dos nossos conterrâneos já é um pouco mais difícil determinar quem eram, mas sempre vai uma ajudinha:
- Parte delas eram de S. Gemil, as quais vinham trabalhar para ali quase diariamente.
- De Beijós há algumas. Parece-me que já nenhuma delas está entre nós, mas destacamos duas, os nossos Queridos Amigos que Deus tem, José Henriques Peixoto e o irmão António Henriques Peixoto, cujos familiares ainda estão entre nós vivos.
- O Patrão também estava entre os trabalhadores. Era aquele senhor de chapéu largo na cabeça.
*************
O cenário fotografado, da encosta do Outeiro, também merece uma referência.
Então, ainda não tinha sido rasgada a Rua do Vale da Loba (Rua Miguel Bombarda), porque, segundo consta, essa artéria só foi alargada ou aberta cerca de 15 anos mais tarde, em 1946 (?).
Todavia, muitas das casas que ali conhecemos actualmente, já lá estavam. Como sabemos, em 1931, a rua que funcionava como Rua do Vale da Loba era aquela artéria estreitinha que passa a Norte da Loja dos Seguros, do Nosso Querido Amigo Victor Baptista e vai sair junto da Peixaria da Albertina de Jesus Maria.

domingo, janeiro 13, 2008

FESTA DE "SANTO ANTÃO"-Pardieiros


A Igreja Católica celebra as festividades em louvor de SANTO ANTÃO a 17 de Janeiro.

Ele é o Patrono da Bonita Aldeia de
Pardieiros, que por, este ano, o Dia de Santo Antão ser à Quinta Feira, as celebrações religiosas passaram para o dia 20 de Janeiro, Domingo.

Estas festas terão a seguinte sequência:

> Às
14,00h terá início a Celebração Eucarística, no seu Santuário, seguida de Procissão pelas Ruas da Aldeia.

> As cerimónias e Procissão serão abrilhantadas pela Banda Filarmónica de "VILAR SECO".

> No final destas cerimónias será realizado o habitual
Leilão de Oferendas de Santo Antão.

> Por isso todos os Pardieirenses estão convidados a colaborar, apresentando cada um a sua oferenda, que poderá ser de produtos agrícolas, como habitual:
- Batatas;
- Cebolas;
- Alhos;
- Vinhos ou seus derivados;
- Azeite;
- Queijo;
- Presuntos;
- Enchidos;
- Etc.
» Um pouco por cada um custa menos e o Santo Antão agradece, para que possa ter verbas para a manutenção da Sua Capela.







Todavia, para animar esse fim de semana, realizar-se-ão Bailes na "ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA RECREATIVA E CULTURAL DE PARDIEIROS (ADRCP)", nos dias:

19 -
Sábado, às 22,00h, abrilhantado pelo Grupo "FREQUÊNCIA" de Oliveira do Hospital;
20 -
Domingo, às 20,00h, abrilhantado por uma Menina de Mangualde (É Surpresa).












»
BEIJÓS-CINCO ALDEIAS, formula os melhores Votos de que tudo se realize conforme os respectivos responsáveis mais desejarem, com muita devoção, alegria e animação, solicitando ao S. Pedro que se proponha colaborar com o bom tempo, para que as festas da Aldeia possam ter ainda maior brilho.

quarta-feira, janeiro 09, 2008

O SONHO "ADEGA DO JACINTO" - Póvoa da Pégada > (Click)

JACINTO ANTÓNIO PEREIRA, nascido a 28 de Novembro de 1928, na Aldeia de Laceiras - Cabanas de Viriato, distrito de Viseu, deu os seus primeiros passos na Indústria Hoteleira, na Cervejaria da Trindade, em Lisboa, onde, pelo que consta dos documentos, terá começado a trabalhar no dia 01.09.1955.




Rua Nova da Trindade, n.º 20 - C - Lisboa.



Foi inaugurada em 1836, por um cidadão Galego, num edifício que fora Convento.
Olhando às imagens que publicamos, aliás, muito melhor se poderá observar na sua história, na respectiva página da Web, pelo luxo que ostenta,
vemos que é um estabelecimento de forte prestígio, com grande destaque, na cidade de Lisboa, a nível turístico.





























Dizíamos nós que foi nesta casa que o nosso Querido Amigo Jacinto, infelizmente já falecido a 29.OUT.1984, se iniciou na arte de bem servir, na indústria hoteleira, cujos méritos lhe foram averbados na sua Carteira Profissional. Não há dúvida que terá sido para ele um privilégio ter tido como Escola Primeira um estabelecimento como a Cervejaria da Trindade, facto de que muito se terá orgulhado pela referência profissional que isso lhe concedia.







Numa fase da sua vida, abraçando com orgulho a sua profissão, esteve presente quase em permanência em Banquetes de Casamentos e outros..., nos caminhos da Beira Alta, principalmente
com "OS JANUÁRIOS" de Picanços.








( Nesta foto vemos os preparativos para um Banquete de Casamento em Beijós no dia 4.1.1975).


(Nesta outra, a equipa está aposta para outro Banquete de Casamento no "SOLAR DA BEIRA", em Oliveirinha - Carregal do Sal, em 8.3.1980).

Pelo que conseguimos apurar, o Nosso Querido Amigo Jacinto sonhava em criar um Restaurante na Póvoa da Pégada, Aldeia da Freguesia de Beijós, concelho de Carregal do Sal, distrito de Viseu, onde se fixou pelo casamento.
Esse sonho, apesar de ter casado aos 50 anos de idade, conseguiu comunicar aos seus filhos.

A ideia foi ganhando raízes e o seu filho, nosso querido Amigo, Francisco Jacinto Marques Pereira, aproveitando a oportunidade de ter sido posto à venda, comprou o respectivo edifício, em Junho de 2006, ciente de que iria ele dar cumprimento ao sonho que seu pai não conseguiu concretizar.

Aquele prédio, construido em 1969, num lugar privilegiado, junto da Capela da Nossa Senhora da Pégada, onde estivera um pombal que atraía os moradores da Aldeia, para apreciarem a lida natural das aves, terá sido a melhor aquisição que conseguiu fazer na sua vida, para o seu negócio.

Com a sua postura empreendedora, conseguiu concretizar o sonho que herdara, criou a ADEGA DO JACINTO, e franqueou a casa ao público, com festa rija, no dia 13 de Agosto de 2007.










Não há dúvida que o Francisco Jacinto, desde a data da inauguração, tem conseguido convencer os cerca de 50 moradores da Aldeia, para tomarem o seu café ao fim de almoço na sua adega, que tem servido também de ponto de encontro dos amigos, para porem as conversas em dia, além dos viandantes forasteiros que têm sido visitas da casa.

Como seria feliz o
Jacinto António Pereira se, fisicamente, estivesse ainda entre os seus familiares, por ver o seu sonho concretizado?

BEIJÓS-CINCO ALDEIAS, formula os melhores Votos de que este sonho se eternize e que os proprietários da ADEGA DO JACINTO, criada em Sua memória, tenham aqui as maiores venturas.