Dia 6 de Julho de 2008.
Inicio de uma semana de férias na Ilha do Pico - Açores.
Era grande a nossa avidez de desfrutar das belezas paisagísticas que os nossos olhos tinham visto havia 28 anos.
Todos os Nossos Queridos Amigos se esmeraram em preparar a nossa recepção e em nos proporcionar uma singular estadia.
Habituados a assistir à Missa Dominical, foram os nossos Queridos Amigos
Baptista e
Evelina que se disponibilizaram a guiar-nos até à Igreja Matriz da Paróquia de Santo Amaro, para, às 10H00,

aqui participarmos nas celebrações condignamente presididas pelo Reverendo Padre
Paulo Jorge Melo Baptista.




Uma maravilhosa Igreja que data de 1736, como melhor consta na parte superior da sua fachada principal.




Podemos observar uma característica invulgar das ameias na Torre da Igreja, quase nos confunde com um castelo.
>> Nos espaços limítrofes da Igreja podemos encontrar:

> O Centro Paroquial;

> O Salão do Bom Pastor, em cujo espaço as populações carenciadas ou mais idosas são apoiadas.

> Um Império;



> O edifício supra é a sede da Sociedade Filarmónica Local;

> Duas belas fotos das excelentes paisagens.

> Ao entrar na Igreja e, enquanto assistíamos às celebrações, pudemos contemplar as suas luxuosas imagens, o que nos deslumbrou e nos motivou para, no fim da Missa, nos dirigirmos ao respectivo Pároco, para que ele nos permitisse a recolha de imagens.
Foi com muita alegria que registámos as frases de brincadeira que o Reverendo Padre nos dirigiu, em resposta ao nosso pedido de autorização para colher imagens, designadamente:
"- Sim! Tirem as fotografias que puderem e entenderem, para divulgar o que temos de bonito na nossa Paróquia, mas deixem ficar as imagens, que nos fazem muita falta".
> Além disso, não resistiu em anunciar-nos uma imagem singular, não só nos Açores, como, talvez, a nível Nacional:


... Uma Imagem que evoca a morte de S. José.

Depois, orientados pelo respectivo zelador, um senhor já com cerca de 70 anos de idade, conhecedor de todas as imagens e do seu significado, lá percorremos o interior da igreja a fotografar tudo aquilo que nos foi revelado com história e aquelas imagens alusivas a passagens religiosas de que nós já temos conhecimento.
Esta embarcação > é uma réplica da natural, com que transportavam as imagens no mar, em determinada época, durante alguns dos festejos religiosos da Paróquia.
Perante a beleza daquilo que vimos, convidamos os nossos estimados leitores a acompanharem-nos a uma visita ao interior da Igreja Paroquial de Santo Amaro.
Venham daí:


Imagem de Santo Amaro, padroeiro da Freguesia.





> Imagens referentes à Sagrada Família, expostas numa vitrina, por debaixo do Altar-Mor.


> Um belo fresco, pintado no tecto da Igreja.


> No Baptistério fomos encontrar a imagem de Jesus pregado na Cruz...


> ... E supomos que seja a imagem de Nossa Senhora das Dores.



> Altar do Sagrado Coração de Jesus.

> Imagem de S. José;

>Imagem de Nossa Senhora da Conceição;

> Imagem de Santo António;

> Imagem de Santa Teresinha do Menino Jesus;
> Torna-se-nos difícil identificar as imagens que se seguem, mas, ainda assim, não resistimos em divulgá-las pela sua beleza, na esperança de que haja, entre os nossos leitores, alguém que nos possa ajudar a identificar os Santos que elas evocam.



Tudo muito bonito.
É digno de uma visita guiada àquela Paróquia e a toda a Ilha do Pico, que tem coisas maravilhosas.
**************
Aqui enviamos os nossos Parabéns às Populações de Santo Amaro, pela bela Igreja de que dispõem.
Também não podíamos deixar de enviar os mais sinceros agradecimentos ao Reverendo Padre
Paulo Jorge Melo Baptista, por nos ter facilitado na recolha de fotografias deste belo monumento. O Nosso "Obrigado".