sexta-feira, abril 25, 2008

RUA DA EIRA * ESTRADA DA BRACEIRA - Beijós

Pela Páscoa de 2008, as obras de alargamento da Rua da Eira e Estrada da Braceira, em Beijós, estavam no ponto em que as imagens documentam.

Fica aqui este degrau, para ulterior resolução.


























Esta parte, caminho de ligação à Estrada da Aguieira, esperamos que não venha a ser um dos impasses.

sexta-feira, abril 18, 2008

RUINAS DE LAGAR DE AZEITE DO SÉCULO XIX

É aliciante percorrer espaços físicos à procura do desconhecido e encontrar alguma coisa que nos desperta a curiosidade e nos transporta ao passado.

A cerca de uma hora de caminho, marchando normalmente, para Poente da Aldeia de Beijós, na Ribeira dos Moleiros, vamos encontrar as ruínas de um Lagar de Azeite, deveras interessantes, cujas imagens melhor nos esclarecem.
Há coisas que nos obrigam a parar e a reflectir sobre o cenário que se nos depara.
Apesar de não ser um passado muito distante, é certo que isto também nos permite avaliar com maior ou menor precisão a velocidade da evolução e do progresso.

São realidades que nos ajudam a ajuizar as dificuldades que a humanidade tem conseguido ultrapassar com o decorrer anos.

Observando cada peça, conseguimos comparar determinados equipamentos dos actuais lagares de azeite, com as rudes tarefas e trasfegadores de azeite de outrora.

Comparar as prensas hidráulicas que nos habituámos a ver noutra fase da evolução desta indústria, às antigas varas de madeira e respectivos pesos, com que conseguiam espremer a massa negra da azeitona, para que, com águas quentes, se conseguisse extrair o dourado azeite.

BEIJÓS-CINDO ALDEIAS oferece uma visita guiada a todos os seus estimados leitores, convidando-os a apreciarem as imagens:

Espaço físico envolvente
Aspecto exterior Nascente das ruínas

Lateral Norte do edifício
Cenário que se nos depara à entrada, com frondosos carvalhos no interior


Vara de madeira e respectivo peso, que faziam o trabalho das prensas hidráulicas.

Vimos de novo as varas encaixadas nos respectivos suportes, nas paredes. Uma delas já foi cortada, para outros fins, certamente para aquecer alguém à lareira.

Pesos, grandes pedras arredondadas, com um veio metálico, com fenda para introduzir uma cavilha de fixação (segundo se presume ao respectivo fuso de madeira, normalmente com largas estrias)
Porta da fornalha para aquecimento de água.
Interior do lugar da fornalha.
A pedra do lado direito, muito trabalhada, com um rebordo a encimar uma abertura para uma câmara muito mais ampla, no interior da pedra.
À esquerda, uma outra pedra, tapada com folhagens, com duas pedras sobrepostas no seu interior, é uma enorme pia, com capacidade estimada de 100 litros.
Na parte superior desta fotografia vimos o rebordo de uma outra pia idêntica, colocada lateralmente à esquerda de uma outra pedra trabalhada, igual à da fotografia anterior. Nesta pedra são bem visíveis os socalcos, para encaminhar os líquidos (água e azeite).
Nesta imagem vimos num outro plano a pedra trabalhada já mencionada anteriormente. Esta Pedra terá sido substituida pela TAREFA metálica.




Todas estas fotografias ilustram como eram as TAREFAS naquele tempo, isto, seguramente, no Século XIX.
Eram as peças mais melindrosas do trabalho do lagareiro.
O trabalho à sua volta exigia muita atenção, para que o azeite não fosse, inconscientemente, vazado para as águas da ribeira.

O lagar situava-se ao lado do açude ou levada, na Ribeira dos Moleiros. Isto, ainda que não tenhamos encontrado vestígios, leva-nos a concluir que havia um canal para desviar as águas para mover o lagar. Por isso foi um lagar totalmente hidráulico.

Também já se não encontram ali outras peças essenciais, designadamente, a galga para moer a azeitona, entre outras.

Segundo BEIJÓS-CINCO ALDEIAS apurou este lagar foi propriedade do Senhor Professor Duarte, da vizinha Aldeia de Penedo. Desconhece-se se estas ruínas ainda são propriedade do filho.
No tempo foi considerado uma fábrica preciosa, não só para o Penedo, como para Beijós, para Cabanas de Viriato e para outras localidades vizinhas.

sábado, abril 12, 2008

BEIJÓS E O PROGRESSO

Beijós entrou no roteiro português dos combustíveis.

A nossa Aldeia está mais rica e menos dependente de outras localidades vizinhas.

Na Estrada Nacional N.º 337, mesmo ao lado do Restaurante "O BEIJÓS", no alto do Cerradinho, foi criado um posto abastecedor de combustíveis, que muito vem beneficiar a nossa Freguesia.

Entrou em funcionamento no dia 25 de Fevereiro de 2008, pelas 18H00.


Os Beijosenses deixaram de ter necessidade de se deslocar a Cabanas de Viriato, a Oliveirinha, a Canas de Senhorim, a Nelas ou ao Alto do Areeiro-Lageosa do Dão, para abastecer as suas viaturas.

Todos nós Beijosenses estamos de parabéns, por este empreendimento, podendo contar com o funcionamento das bombas, para o atendimento público, entre as 07H00 e as 22H00.
BEIJÓS-CINCO ALDEIAS não pode deixar de felicitar o nosso conterrâneo António Bernardo Pais, pela iniciativa, com votos de que também tenha muito sucesso nesta vertente do seu comércio. Os nossos sinceros parabéns, pelo investimento e pelos postos de trabalho que criou.

segunda-feira, abril 07, 2008

NAS MÃOS DE DEUS - Beijós

No dia 07 de Abril de 2008, em Parada - Carregal do Sal

Faleceu SILVINO PAIS, nascido a 14 de Abril de 1922, de Beijós.
Vai a sepultar no Cemitério Paroquial de Beijós.
O seu funeral realiza-se no dia 8 de Abril de 2008, a seguir à celebração de Missa de Corpo Presente, que terá lugar pelas 17H00 na Igreja Matriz da nossa Aldeia.

BEIJÓS-CINCO ALDEIAS envia os mais sentidos pêsames a toda a família enlutada.

NOVO PÁROCO EM BEIJÓS - Cerimónia

Como estava programado, no dia 06 de Abril de 2008, na Igreja Paroquial de Beijós, pelas 17H00, na Celebração eucarística, realizaram-se as cerimónias de entrega dos destinos religiosos da Paróquia ao Reverendo Padre VALMOR MERCOLIN.
Os Paroquianos Beijosenses aguardavam ansiosamente a chegada do Novo Pároco, no Adro da Igreja Matriz, onde lhe apresentaram os cumprimentos de Boas-Vindas.
Para a cerimónia, entre outras individualidades, estiveram presentes os Senhores:
> Pe. Dr. João Martins > Juiz da Cúria Diocesana de Viseu, em representação do respectivo Bispo D. Ilídio Leandro;
> Pe. Ramiro > Arcipreste, para o concelho de Carregal do Sal.
> Pe. Álvaro > da Paróquia de Oliveira do Conde;
> Pe. Maia > das Paróquias de Sobral e Ferreiroz do Dão,
> Pe. Manuel > da Paróquia de Silgueiros;
> Pe. António Carlos Silva > da Paróquia de Penalva do Castelo.
Foi uma cerimónia muito simples, mas com elevado significado para a Paróquia, por ver renovada a esperança da continuação do trabalho iniciado pelo Sr. Padre José Júlio.
BEIJÓS-CINCO ALDEIAS, associando a sua à vontade de todos os Beijosenses, também aqui expressa os votos de boas vindas ao Reverendo Padre Valmor. Que Deus o ajude na sua nobre Missão em Beijós e em Cabanas de Viriato.

sábado, abril 05, 2008

PARDIEIROS EM FESTA

Pardieiros teve as suas festas anuais, mantendo a tradição, no fim de semana da Pascoela, dias 28, 29 e 30 de Março de 2008.
Povo muito cioso em tudo o que organiza, também aqui deu o seu melhor para que estes seus festejos tivessem o maior brilho.
No dia 28 - Sexta Feira
Foram muitos os participantes no Karaoke.
Muita gente pronta a actuar, pondo à prova os seus dotes de cantores.
Cumpre-nos destacar o grande artista Beijosense João Paulo dos Santos Rebelo, residente em Pardieiros, que mereceu forte aplauso com a interpretação da Canção "La Camisa Negra".

Em segunda actuação, este jovem enquadrou o duo com Cristina Tavares, de Pardieiros, interpretando "Cinderela". Ambos, igualmente, mereceram fortes aplausos, quer pela forma como as suas singulares vozes se encaixaram, quer pela sua postura em palco.
Estão de parabéns.
A prosseguirem com actuações destas, seguramente, vamos ter artistas de alto gabarito na nossa freguesia.

Dia 29 - Sábado
O arraial foi abrilhantado pela banda "Alta Frequência".
Esta banda, para um serão de Sábado, arrastou muita gente, principalmente jovens.

Foi pena que, perante a ameaça de chuva e o frio que se fazia sentir, a respectiva Comissão de Festas tivesse optado por realizar os festejos no salão da Associação.
As instalações encheram de tal forma que ninguém se podia movimentar. Houve muita gente a assistir e muito mais que pretendia dançar, mas sem espaço para movimentar os seus pezinhos.
O S. Pedro desta vez não beneficiou muito Pardieiros, ameaçando abrir as torneiras para lançar a chuva. Nestas coisas o tempo manda.
Dia 30 - Domingo
Durante a tarde
Os festejos foram abrilhantados, ao ar livre, no recinto exterior, pelo grupo "Vera Ramos"


Este grupo trouxe a desejável animação naquele espaço, mantendo o ambiente de festa. Conseguiu cativar os Pardieirenses e alguns forasteiros, proporcionando um são convívio entre todos nesta bela Aldeia.
À noite
Os festejos continuaram bem animados.
A "Banda Mota" trouxe de novo a animação que se esperava, agora com mais espaço para dançar e para assistir.




Como não seria de esperar outra coisa, a Comissão das Festas desempenhou muito bem a sua missão.
BEIJÓS-CINCO ALDEIAS envia-lhe os mais sinceros parabéns, pela forma como este Grupo de Pessoas, ainda que com muito sacrifício, soube organizar e gerir toda a festa, durante aqueles dias.
Não há dúvida que o pessoal de Pardieiros, bairrista e unido, continua a ser forte nestas coisas.
PARABÉNS!

sexta-feira, abril 04, 2008

PARA MEDITAR » Brincadeira > Surpresa > Embaraço > Gestos Carinhosos

Houve uma altura em que trabalhei numa pequena empresa de Engenharia.

Foi lá que conheci um rapaz chamado Mauro. Era grandalhão e gostava de fazer brincadeiras com os outros, sempre a pregar partidas.
Havia também o Hernâni, que era um pouco mais velho que o resto do grupo. Sempre quieto, inofensivo, à parte, Hernâni costumava comer o seu lanche sozinho, num canto da sala. Ele não participava das brincadeiras que fazíamos após o almoço e, ao terminar a refeição, sentava-se sozinho debaixo de uma árvore mais distante.
Devido a esse seu comportamento, Hernâni era o alvo natural das brincadeiras e piadas do grupo. Ora ele encontrava um sapo na marmita, ora um rato morto no chapéu. E o que achávamos mais incrível é que ele sempre aceitava aquilo tudo sem se zangar.
Num feriado prolongado, Mauro resolveu ir pescar. Antes, prometeu-nos que, se tivesse sucesso, traria um pouco do resultado da pesca para cada um de nós.
Quando voltou, ficámos todos muito animados quando vimos que ele tinha pescado algumas douradas enormes. Mauro, entretanto, levou-nos para um canto e disse que tinha preparado uma boa partida para aplicar ao Hernâni. Mauro dividira as douradas fazendo pacotes com uma boa porção para cada um de nós. Mas, a 'partida' programada era que ele tinha separado restos de peixes num pacote maior, à parte.
- Vai ser muito engraçado quando o Hernâni desembrulhar esse 'presente' e encontrar espinhas, peles e vísceras! - disse-nos Mauro, que já estava a divertir-se em antecipação.
Mauro distribuiu os pacotes no horário do almoço. Cada um de nós, que ia abrindo o seu pacote contendo uma bela porção de peixe, dizia "Obrigado!".
Mas o maior pacote de todos, ele deixou por último. Era para o Hernâni.
Todos nós já estávamos quase explodindo de vontade de rir, enquanto Mauro exibia um ar especial, de grande satisfação. Como sempre, Hernâni estava sentado sozinho, no lado mais afastado da grande mesa. Mauro levou o pacote para perto dele, e nós ficámos todos na expectativa do que estava para acontecer.
Hernâni não era tipo de muitas palavras. Ele falava tão pouco que, muitas vezes, nem se percebia que ele estava por perto. Em três anos, ele provavelmente não tinha dito nem cem palavras ao todo. Por isso, o que aconteceu a seguir apanhou-nos de surpresa.
Ele pegou o pacote firmemente nas mãos e levantou-o devagar, com um grande sorriso no rosto. Notámos que seus olhos brilhavam. Por alguns momentos, o seu pomo de Adão moveu-se para cima e para baixo, até ele conseguir controlar a emoção.
- Eu sabia que você não se ia esquecer de mim - disse com a voz embargada. - Eu sabia. Você é grandalhão e gosta de fazer brincadeiras, mas sempre soube que você tem um bom coração.

Engoliu em seco novamente e continuou a explicar, desta vez olhando para todos:
- Eu sei que não tenho sido muito participativo com vocês, mas nunca foi por má intenção. Sabem... Eu tenho cinco filhos em casa, e uma esposa inválida, que há quatro anos está presa na cama. E estou ciente de que ela nunca mais vai melhorar. Às vezes, quando ela passa mal, eu tenho que ficar a noite inteira acordado, cuidando dela. E a maior parte do meu salário tem sido para os seus médicos e remédios. As crianças fazem o que podem para ajudar, mas tem sido difícil pôr comida na mesa para todos. Vocês talvez achem esquisito que eu vá comer o meu almoço sozinho, num canto... Bem, é que eu fico meio envergonhado, porque na maioria das vezes eu não tenho nada para pôr na minha sanduíche. Ou, como hoje, que eu só tinha uma batata na minha marmita. Eu quero que saibam que essa porção de peixe representa, realmente, muito para mim. Provavelmente muito mais do que para qualquer um de vocês, porque hoje à noite os meus filhos... Ele limpou as lágrimas dos olhos com as costas das mãos.

- Hoje à noite os meus filhos vão ter, realmente, depois de alguns anos...

Ele começou a abrir o pacote... Nós tínhamos estado prestando tanta atenção ao Hernâni, enquanto falava, que nem tínhamos notado a reacção do Mauro. Agora percebemos bem a sua aflição quando ele se aproximou e tentou tirar o pacote das mãos do Hernâni. Mas era tarde demais. Hernâni já tinha aberto o pacote
e estava, agora, examinando cada pedaço de espinha, cada porção de pele e de vísceras, levantando cada rabo de peixe.
Era para ter sido tão engraçado, mas ninguém riu. Ficámos todos a olhar para o chão. E o pior foi quando Hernâni, tentando sorrir, disse a mesma coisa que nós todos tínhamos dito anteriormente:
- Obrigado!
Em silêncio, um a um, cada um dos colegas pegou o seu pacote e colocou na frente do Hernâni, porque depois de muitos anos, assim de repente, tínhamos entendido quem ele era realmente.
Uma semana depois a esposa de Hernâni faleceu. Cada um de nós, daquele grupo, passou a ajudar as cinco crianças. Graças ao grande espírito de luta que elas possuíam, todas progrediram muito:
Carlinhos, o mais novo, tornou-se um importante médico. Fernanda, Paula e Luísa montaram o seu próprio e bem sucedido negócio: elas produzem e vendem doces e salgados para padarias e supermercados. O mais velho, Hernâni Júnior, formou-se em Engenharia sendo hoje o Director-Geral da mesma empresa em que eu, Hernâni e os nossos colegas trabalhávamos.
Mauro, hoje aposentado, continua fazendo brincadeiras, só que agora são de um tipo muito diferente: ele organizou nove grupos de voluntários que distribuem brinquedos para crianças hospitalizadas e que as entretêm com jogos, histórias e outros divertimentos.
Às vezes convivemos por muitos anos com uma pessoa, e nem nos apercebermos que mal a conhecemos. Nunca lhe damos a devida atenção, não demonstramos qualquer interesse pelas suas coisas, ignoramos as suas ansiedades e os seus problemas.

Tomara que possamos manter sempre vivo, em nossas mentes, o ensinamento de Jesus Cristo:

"Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros." (João 13,34).

- - - - - -
By Belita

quarta-feira, abril 02, 2008

O ADEUS DO SR. PADRE JOSÉ JÚLIO

Domingo da Pascoela, 30 de Março de 2008.
Foi o dia escolhido para o Adeus do Senhor Padre José Júlio Maria de Almeida.
No final da Missa, cerca das 11H45, surgiu a surpresa.
Em 02 de Outubro, ia completar três anos à frente das Paróquias de Cabanas de Viriato e de Beijós.
Apesar de aqui ter estado pouco tempo, é certo que se propôs a realizar muito bom trabalho que esperamos que o seu sucessor lhe venha a dar continuidade, para bem da nossa Aldeia.
Cumpre-nos aqui realçar, muito especialmente, a sua postura perante as camadas mais novas da população Beijosense.
A juventude estava a afastar-se da Igreja. Contudo, o Reverendo Padre Júlio conseguiu convencer os jovens de Beijós a serem mais participativos nos actos religiosos e estava a conseguir cativá-los, com a sua escola de música.
Vai assumir mais uma etapa do seu Sacerdócio.
Esperam-no as Paróquias de Arcozelo das Maias e de Ribeiradio, no concelho de Oliveira de Frades, Diocese de Viseu.

»BEIJÓS-CINCO ALDEIAS
envia-lhe sinceros agradecimentos por tudo o que fez pela nossa Terra e deseja-lhe muitas felicidades e muita sorte no desempenho desta nova tarefa no prosseguimento da sua Nobre Missão. Que Deus o ajude.

» Os Paroquianos de Beijós, muito embora tristes por verem partir o Sr. Padre José Júlio com quem já estavam habituados, estão preparados para, no dia 06 de Abril de 2008, na celebração Eucarística, pelas 17H00, na Igreja Paroquial da nossa Aldeia, receberem de Braços Abertos o seu novo Pároco, Reverendo Padre Valmor Mercolin.

DEPOIS DA PÁSCOA

Enfim! Já passou a Páscoa de 2008. Este ano, talvez por ter sido muito cedo, foi muito pobre, muito triste. Poucos Beijosenses se deslocaram a Beijós, comparativamente com anos anteriores. Desta vez não cumpriram as tradições, de se deslocarem à nossa Aldeia, para se juntarem aos familiares e conviverem com os amigos.
O tempo também pregou a partida. Não parecia nada Primavera. Muito frio, tanto durante o dia como de noite.
As ruas de Beijós, desta vez, estiveram todo o dia desertas. As pessoas isolaram-se nas suas casas à espera que o Sacristão e o Seminarista lhes levassem o Senhor na Visita Pascal.
Esperamos que no ano 2009 seja melhor.
Deixamos um alerta aos Beijosenses, para que todos se empenhem e, pelo menos uma vez por ano, se proponham continuar a conviver com os amigos que vêem raramente.