quinta-feira, junho 05, 2008

ILUSTRES BEIJOSENSES


ANTÓNIO DA SILVEIRA COELHO DE MOURA

» Nascido em Beijós a 19 de Agosto de 1900
onde residiu até ao seu falecimento a » 01 de Novembro de 1982
» Filho de Alexandre Coelho de Moura e de Adelaide Augusta da Silveira
» Foi casado com Maria Clara Coelho do Amaral, também já falecida.

FUNÇÕES PÚBLICAS QUE EXERCEU:
> Como Secretário da Junta de Freguesia de Beijós; altura em que era presidente Agostinho Marques Carvalhal;
> Posteriormente, exerceu as funções de Presidente da mesma Junta de Freguesia, até 24 de Abril de 1974, durante cerca de 35 anos, por sufrágio popular, segundo as normas, então, vigentes.
» Teve, entre outros membros, como Secretário da Junta de Freguesia Agostinho Marques Pais, substituido à sua morte por José Alexandre Coelho de Moura; e como Tesoureiro Armindo Coelho de Moura;

OBRAS REALIZADAS NOS SEUS MANDATOS:
> Exploração das águas públicas na Laboeira e sua distribuição por três chafarizes, designadamente o da Ponte do Povo, o do Lugar D'Além e o do Terreiro; e por dois bebedouros, para os animais um também à Ponte do Povo e outro aos Caminhos - Lugar D'Além.
> Abertura de poços para exploração de água para abastecimento público e colocação de bombas para o efeito, no Vale da Loba e no Areal;
> A construção da Escola de Beijós;
> A electrificação da Aldeia;
> Abertura da Rua do Vale da Loba, agora Rua Miguel Bombarda, e respectivo empedramento, por duas vezes;
> Alargamento da Rua da Igreja, Agora Afonso Costa e abertura da Estada que liga esta rua a Canas de Senhorim, via Póvoa de Santo António;
> Alargamento da Rua Defensores da Pátria;
> Alargamento dos acessos à Ponte do Redondo, até ao edifício da Tapada e respectivo empedramento;
> Entre muitas outras Obras...
» Exerceu, durante muitos anos, a Chefia da Delegação do Registo Civil, de Beijós;
» » É justo aqui realçar a forma como desempenhava as suas funções, quer como Secretário, quer como Presidente da Junta de Freguesia e também como acumulava as do Registo Civil.
> Então, nenhuma das funções que exercia era remunerada.
> Tudo era feito na base do Voluntariado.
> Para tratar de qualquer assunto junto da Câmara Municipal de Carregal do Sal e para o envio dos documentos para a Conservatória do Registo Civil do concelho, tudo fazia deslocando-se de bicicleta a pedal, normalmente fazia estas deslocações, enquanto a maior parte dos Beijosenses tomavam a sua sesta, no Verão, nas horas de maior rigor do Sol:
Assim, ele ia resolver os problemas da freguesia, junto da Câmara e tratar do documentos dos seus conterrâneos junto do Registo Civil, no cumprimento das missões que lhe estavam confiadas, ciente de que era um benefício para todos, cujo facto lhe trazia alguma satisfação, por poder ser útil à comunidade.

O ESQUECIMENTO:
***
A vasta obra por si realizada era justo ser devidamente realçada.
» Incompreensivelmente, não foi atribuido o seu nome a nenhum arruamento da nossa freguesia.
> Todavia,
a ruas, foram atribuidos nomes de pessoas que, seguramente, nunca terão passado por Beijós, pelo que, directamente, nunca se empenharam pelo desenvolvimento da nossa Terra, cujo facto tem originado algumas censuras por parte dos Beijosenses.
> Não é conhecida situação idêntica nas povoações vizinhas, porque os respectivos responsáveis procuraram destacar, em primeiro lugar, os naturais dessas Aldeias que contribuiram para o seu desenvolvimento, o que infelizmente não aconteceu em Beijós.
> Temos esperança de que, a todo o tempo, alguns dos novos responsáveis pela Junta de Freguesia de Beijós, venham a fazer justiça perante todos aqueles que se destacaram e lutaram pelo desenvolvimento da Nossa Aldeia.

OS RELATOS ESCRITOS FAZEM A HISTÓRIA:
o nosso conterrâneo e querido amigo "ANTÓNIO COELHO DE MOURA PAIS DO AMARAL MENDES", emigrado no Brasil, fez um singular relato escrito na sua obra "MONOGRAFIA DE BEIJÓS", sobre Beijosenses que, dedicadamente, puseram todo o seu saber ao serviço da sua Terra, para a desenvolver e criar infraestruturas para o bem social.
Para melhor ilustrar tudo aquilo que os Beijosenses fizeram, ousamos colocar fotografias durante a descrição.
*****
Vejamos então:-
"
OS HOMENS QUE SE DESTACARAM NO DESENVOLVIMENTO DE MELHORIAS DE BEIJÓS E SEU POVO

Nos anos 1940 a 1945, havia muita deficiência em todos os sectores. Teve um grande Benfeitor que incentivou a educação e o ensino, dando prémios aos alunos que fizessem as melhores provas e ficassem em primeiro lugar nos exames. Os prémios em dinheiro variavam de cem a mil escudos, que naquele tempo representava muito dinheiro. Também auxiliava a caixa escolar e os pobres tinham médico de graça. O consultório era em casa da Noémia defronte ao chafariz da ponte. Esse benfeitor era o Sr.
Arnaldo Coelho de Moura Pereira (ou Arnaldo de Castro), (Casa que Arnaldo Coelho de Moura Pereira mandou construir em Beijós)
que também doou o terreno para o recinto das festas e mandando fazer um coreto para a banda de música tocar. Esse terreno está no bairro do Areal (parque das Carvalhas).
(Parque Arnaldo de Castro - Mancha verde mais alta no meio do casario, no Areal)
O Sr.
Agostinho Marques Carvalhal (presidente da Junta) com o seu secretário António da Silveira Coelho de Moura, trabalharam junto da Câmara do Carregal do Sal, e abriram a estrada que vai à ponte do Redondo, em frente à casa do Sr. Antoninho, como era carinhosamente chamado.
(Nesta fotografia, na encosta do outeiro, verificamos que a estrada que vem referida, que se chamou Rua do Vale da Loba e, posteriormente, foi-lhe atribuido o nome de Rua Miguel Bombarda. Por isso a Rua foi aberta depois de 1931, data da foto)
Tiveram muito trabalho, essa estrada teve de atravessar a quinta do Sr. Dr. Deusdado Castelo Branco até ao Largo do Leão, - construiram chafarizes e bebedouros para os animais.

(Bebedouro da Rua Abade Pais Pinto - aos caminhos)
(Bebedouro à entrada da actual Rua Miguel Bombarda, junto da Ponte do centro da Aldeia)
Continuaram a estrada para Canas de Senhorim, que atravessa as Póvoas de Lisboa, Entre Ribeiros e Póvoa de Santo António.



(Estrada que liga Beijós a Canas de Senhorim, subindo junto ao cemitério paroquial, como as imagens apresentam)
Beijós não tinha telefone, e através da Sra.
Dona Amada, que entrou em contacto com um descendente da terra, filho de António Mendes e de Dona Maria de S. José Coelho de Moura, neto do ex-Regedor Bernardino Pais do Amaral e de Guilhermina Coelho de Moura.
Esse benfeitor, que reside no Brasil, é o Sr.
Dr. António Coelho de Moura.
O Sr.
Agostinho Marques Carvalhal, muito idoso, foi substituido, e pelo voto do povo, por um Coelho de Moura. Grande Apaixonado e Humano pela sua terra (António da Silveira Coelho de
Moura)

que, como novo Presidente da Junta, conseguiu água encanada para toda a freguesia, assim como a luz eléctrica.
(Poços de exploração de água, na Laboeira, para abastecimento público nos Chafarizes)
Também abriu a estrada do Largo do Leão, que atravessa o Outeiro até ao Cerradinho.

(Rua Defensores da Pátria - Cerradinho)
Alargou a Rua da Igreja(rua do S. João) e ocupou o cargo e posto do Registo Civil.
Outro grande benfeitor, filho de Beijós, o Engenheiro Viriato Sousa Campos, que com seu conhecimento e amor a sua terra, conseguiu com a Junta Nacional da Estrada, o alargamento da Ponte do Centro de Beijós.
Actualmente as obras mais recentes e importantes foram:
- Casa do povo para idosos, e a Caritas-.
(Edifícios da Cáritas de Beijós)
R.C. De Moura."
*****A seguir, para que possa constar, apresentamos digitalizações de Excertos do texto que acabamos de transcrever, vejamos:-



domingo, junho 01, 2008

DA ILHA DE S. MIGUEL - AÇORES - A BEIJÓS > Dos Nossos Leitores

Os nossos Queridos Leitores não param de nos surpreender.
Carinhosa e amavelmente, interpretada por Maria, foi-nos autorizada a exibição de uma das suas Belas músicas, que nos Chega da Ilha de S. Miguel - Açores.

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS está extremamente grato, pela Simpatia e Amizade que nos dispensam.
Vejamos, como é bonito:
Também podemos escutá-la através do Canal BLUE ISLAND

LIÇÕES PARA A VIDA - MESMO BRINCANDO

"Enfim!
Chegou o dia 27 de Maio de 2008. Hora marcada... às 11H00, no serviço de internamentos da Clínica de Santo António, na Reboleira - Amadora.
Nada de atrasos, porque a dor de cotovelo... sim...., mas esta a sério... rsrsrs..., não se compadecia.
A minha bursite já andava a dar sinal há uns meses.
Só com uma facada, dissera o médico, se resolverá.
Se não há outro remédio... vamos a isso... porque lá diziam na minha Aldeia... "vale mais uma dor do que cem". Uma dor mata as outras todas, talvez seja o verdadeiro significado.
Tudo bem... às 14H00, já estava de regresso a Belas, mais leve... claro, mas, agora, já com o menino ao peito.
Estamos a tratá-lo e... mesmo assim, não tem estado a ser muito rabugento, não tenho muito de que me queixar.
Agora as lidas domésticas... pois... porque são as minhas mãos, os meus braços que têm que fazer tudo.
Empregadas... talvez fosse bom... mas, já não me faltam dores de cabeça... para quê mais?
Mas acontecem-nos coisas inesperadas!
Não nos faltam problemas!
Vejamos que, quando pensava que tudo estaria a correr pelo melhor, dou com os dois braços a discutir, por causa do trabalho.
O direito, falando para o esquerdo, acusava-o de não o querer ajudar, dizendo-lhe que estava a trabalhar de mais, para aquilo que era hábito fazer.
O outro, o esquerdo, coitado, com o cotovelo empanado, com um grande penço almofadado, retorquiu: "- Ainda não reparás-te que estou doente? Outrora, tiveste um problema idêntico ao meu e eu não fiz objecções. Fui suportando o trabalho conforme pude, sem reclamar". E continuou: "- Não percebo a razão das tuas reclamações! De qualquer forma, eu não irei ficar parado! Em tudo aquilo que puder... claro, ajudarei".
Notei que a discussão ficou acalorada... de tal forma... que... interveio o Polícia, interpondo-se para evitar agressões.
Inesperadamente, o braço esquerdo, vendo a acção do Polícia, exclamou: "- Amigo, então!... Agora já não reclamas? Estás com medo do Polícia?"
Obteve como resposta... "- Pois! Não vale a pena continuar a discutir! Ganhaste a taça...! Mas nota que não foi com medo do Polícia! Medo dos Polícias eu não tenho, porque é gente que nos defende e nos apoia! Mas tenho por este...
 

...um especial respeito!"

By Willoughby"
**********
Também poderemos ler esta mensagem no
BARÓMETRO BEIJOSENSE

quarta-feira, maio 28, 2008

A CASA QUE TANTO AMO...- Póvoa da Pégada


"UMA CASA COM HISTÓRIA

Esta Casa, que herdei de minha Mãe - Maria da Nazaré Coelho de Figueiredo (n.24.2.1916 f.8.11.2003) casada com José Joaquim Rodrigues (n.16.12.1905 f.27.9.1988)- segundo relato oral de minha Avó materna Amélia dos Anjos Coelho do Amaral (n.2.8.1880 f.23.9.1961) casada com João Fernandes de Figueiredo (n.11.6.1873 f.5.2.1968) - terá sido construída na segunda metade do Século 18. A Casa terá sido, então, habitada pelo casal José Gomes (f.4.7.1811) e Maria Victoria (f.23.4.1845) pais de minha Trisavó Ana Bernarda que casou em 16.1.1831 e aí continuou a viver com o marido António Coelho Abrantes (anteriormente estivera casado com Maria Margarida (Tavares) Peixoto da Silva com quem vivia em Beijós).
Deste casal nasceu minha Bisavó Maria da Nazaré Coelho de Moura (f. ca 1908) que veio a casar com meu Bisavô Agostinho Coelho do Amaral (n.23.3.1837 f.18.9.1924)e que, entre outros, tiveram como descendentes a minha Avó Amélia (acima referida) e também os Padres Filipe Coelho do Amaral e Júlio Coelho do Amaral (n.10.5.1866 f.13.10.1953).
Esta Casa, que considero como o Santuário da nossa família, está cheia de recordações da minha infância e adolescência, e estamos agora a proceder à sua recuperação para que as gerações futuras possam recordar as Raízes e Memórias da família e dos nossos antepassados. (...)
Poderia escrever muito mais mas deixo estas breves notas para confirmar que se trata efectivamente de UMA CASA COM HISTÓRIA.

Júlio Joaquim Coelho de Figueiredo Rodrigues

12/Abr/2008 22:49:00"
***********
Perante a descrição da História da Casa, cuja imagem reproduzimos, não podemos deixar de trazer à primeira página um excerto do comentário do Nosso Querido Amigo DR. JÚLIO J.C.de F. RODRIGUES esperançados de que ele, seguramente, irá gostar.
Nem sempre conseguimos relatos tão valiosos como este que ele nos apresentou, digno de ser do conhecimento público, para que possa constar na História daquela Casa que, pelo que concluimos, ele tanto Ama...
Os nossos reconhecidos agradecimentos, por tão valioso contributo que trouxe ao BEIJÓS*CINCO ALDEIAS.

segunda-feira, maio 26, 2008

HOMENAGEM A SOUSA MENDES - No Teatro Trindade

Enaltecer actos heróicos de Grandes Portugueses é gesto que também Enobrece toda a Humanidade.
Não é fácil falar de ARISTIDES DE SOUSA MENDES que, para salvar mais de 30.000 vidas dos horrores da guerra, perdeu todos os bens que possuia e, então, sofreu algumas humilhações.
Partindo de Cabanas de Viriato, Vila que o viu nascer, percorreu os quatro cantos do Mundo, mas foi em Bordéus - França que ele se tornou o Anjo Salvador de tantos e tantos Judeus.
Muito embora já não esteja entre nós fisicamente, Cabanas de Viriato tudo faz para que os seus feitos sejam realçados e mostrados ao Mundo.
A Casa por ele habitada, que se pretende venha a ser a sede da Fundação ARISTIDES DE SOUSA MENDES, necessita de ser recuperada urgentemente.
Para tanto, aquele Povo empreendedor continua a promover os mais diversos eventos para angariação dos fundos necessários para esse fim.
A Filarmónica da Cabanas de Viriato, no dia 25 de Maio de 2008, realizou brilhantemente o seu concerto no Teatro Trindade - INATEL, em Lisboa, do qual nos propomos exibir uns momentos da sua actuação.
Vejamos:
A
B
C

quinta-feira, maio 22, 2008

DIA DO CORPO DE DEUS - 2008

Hoje, comemora-se o Dia do Corpo de Deus.


Aproveitando este dia festivo, a Paróquia do Cacém, celebrou a Comunhão Solene de Profissão de Fé de alguns jovens, sob o lema:

"A cada um é dada a manifestação do espírito para o bem de todos" - (1 - Coríntios 12,7)

Uma festa cheia de significado, para os Cristãos, por poderem renovar as Promessas que fizeram, aquando do seu Baptismo.

A todos aqueles que participaram nestas celebrações e que renovaram o seu credo, vão os nossos parabéns.

Votos de que continuem a crescer na Fé Cristã.
Posted by Picasa

quarta-feira, maio 21, 2008

ESPERANÇA QUE NÃO CANSA

» BALADA DA ESPERANÇA «


          “TER PAI”   

I

Mãe, 

Tenho pai que não me ouve;

Aquele que me acarinhou,

Até aos meus treze anos

E que nunca me faltou,

Até aos meus desenganos

E que foram alguns anos, 

Aquele que me queria;

Sempre juntinho a ele,

Aquele que me levava,

Talvez para se distrair,

Que mágoas não teria,

Por que tinha que fugir?

II

Das amarguras da vida,

Que não soubeste transpor,

Usando-me como escudo,

Pensaste dar volta a tudo,

Na minha menoridade,

Usando só de maldade,

Pensaste tudo a teu jeito,

Dormias com ele no leito

E comias com ele à mesa,

Mas fizeste-lhe a surpresa,

Levaste-o a Tribunal,

Pensando que assim, afinal

Te impunhas contra ele,

Causaste-lhe sofrimento,

Ele resistiu ao tormento,

Cumpriu a imposição,

Pagando a minha pensão,

Mas fugiu desse horror

Por assim ter concluído

Que a traição o rondava,

Na sua própria casa

Onde a tua infidelidade

Às promessas que juraste,

Se tornara realidade,

Quando ele em ti confiou,

Durante anos e anos,

Trouxeste-lhe desenganos.

Deste-me pai,

Negaste-me seu amor,

Quando eu mais precisei,

Tantas vezes eu chorei,

Por não ter o melhor amigo;

É grande a minha tristeza,

Por muito que a vida me dê,

Não me dá tenho a certeza,

Daquilo que não consigo

Terei que andar à mercê.

III

Choro muito a sua falta,

Que não sei ultrapassar;

Entristece-me tanto ódio

Que ousaste semear,

Pensando só no teu pódio,

Com os amigos alcançar.

IV

Denegriste sua imagem,

Para tua Ira vingar,

A minha maior tristeza

Ensinares-me a censurar

Seus passos, firmes

E ousados,

Por ele te ignorar;

Porque sabe o que quer,

Disso eu tenho a certeza,

No papel de mulher,

Manchaste a tua nobreza.

V

Que é difícil ir a ele,

Porque não me quer mais ver,

Quantas vezes terá lutado,

Para me sentir correr

Para ele, ombro amigo,

Que não tive para chorar,

Estou sofrendo o castigo,

Por tanto o desprezar.

VI

Tanto mal lhe fizeste,

Que teve que desandar,

Para não se amargurar,

Com os problemas do lar;

Onde ficou o carinho,

Que lhe deverias dar?

Recebia-lo em casa,

Mas quase sempre a gritar;

Vivendo em agonia,

Não conseguindo harmonia,

Preferiu seguir destino,

Procurou melhor caminho,

Tu dele te libertas-te,

Mas nem comigo contaste,

Obrigaste-me a andar sem tino.

VII

Custa a suportar a dor,

Jamais o irei esquecer,

Porque é meu pai simplesmente,

Que dele tenho a semente,

Fruto do vosso amor,

Que no mundo irá crescer,

E me cala cá bem fundo, 

Nesta vida amargurada,

Porque dele não tenho voz,

Do que já estou cansada,

Herança dos meus avós,

Que transporto neste Mundo.

VIII

Por aquilo que semeaste

Para mim, vida madrasta

Me deu o que eu não queria,

Assim me desamparaste

E vivo nesta agonia,

Longe do meu próprio pai,

Que não sei para onde vai,

Mas continua a lutar,

Na vida a declinar;

Ensina-me a lição,

Por tudo o que lhe fiz,

A consciência me diz,

Tenho que lhe dar razão!

IX

Porque também o mal tratei

Mas foi rancor que herdei

De ti, minha mãe querida;

Com ele me deste vida,

Mas negaste-me o pai,

Agora para onde vai,

Essa alma fervorosa,

Que a sua parte bondosa,

Da minha mente não sai.

X

O Mundo julga-me mal

Porque aprendi afinal

Com teu gesto adestrante,

O dinheiro movimentei,

Noutra conta o coloquei,

Sem saber o que fazia

Nos dezoito tão distante,

Fruto da minha inocência,

Animada na inconsciência

Tu fizeste,

Eu fiz igual,

Na sua cara cuspi,

Na presença de quem vi,

Mulher humilde e leal,

No parque no Carregal;

Demonstrei irreverência.

XI

Movida de opinião,

Ainda lhe fiz pior mal;

Levei-o ao tribunal,

Para, em forma legal,

Pensando na imposição,

De pagar o que suspendia;

Porque eu tratar deveria

Daquilo que lhe exigi,

Mas antes eu não cumpri,

Em tempo em que seria

Oportuno dar passada,

Em vez de seguir os teus,

Passos eu desse meu Deus,

E assim seguisse os seus,

Para dialogar com calma,

Do que movia a minh'alma,

O dinheiro da mesada,

Aquilo que nos separava.

XII

Mas o orgulho teu e meu,

Levou-me o amor seu,

P’ra abismo de noite escura,

Que entristece e satura,

Que não consigo vencer;

Tratei mal por culpa tua,

Sabes bem que não sonhava,

Em ver-me abandonada;

Por quem me dera o ser,

A quem tanto queria ver,

Próximo da minha vida,

Que, sem rumo sem guarida,

Custar-me está a vencer.

XIII

Por isso não quero perder

O calor que nele vai

Porque, ainda que não queiras,

As palavras derradeiras,

Desculpa!

Eu tenho pai!

**
By Willoughby

SOUSA MENDES DE CABANAS DE VIRIATO PARA O MUNDO

A Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato vem a Lisboa.

> No Teatro Trindade ;
> Sala Principal;
> No dia 25 de Maio de 2008 (o próximo Domingo);
> Pelas 16H00;
> Um espectáculo Musical, classificado para todos (por isso para todas as idades);
> Preço de € 5,00, por bilhete;
> Podemos assistir ao espectáculo divulgado no respectivo programa à direita.
*****
> Vai ser, estamos certos, um belo espectáculo musical, a não perder.
> Vamos evocar ARISTIDES DE SOUSA MENDES.

terça-feira, maio 20, 2008

DA ILHA DE S. MIGUEL - AÇORES > A > BEIJÓS - Dos nossos leitores

Os nossos amigos vão estando connosco nos quatro cantos do Mundo.
Quanto nos anima a prestimosa colaboração dos nossos leitores que se disponibilizam, nos mais diversos domínios, para ajudar a aprimorar a imagem desta página Beijosense.
Da Ilha de S. Miguel - Açores, chegou-nos um maravilhoso excerto de um número musical, muito especialmente executado para BEIJÓS-CINCO ALDEIAS, o que muito nos sensibiliza.
À executante enviamos os nossos reconhecidos agradecimentos, vejamos:
KATYUSHA


sexta-feira, maio 16, 2008

BODAS DE OURO MATRIMONIAIS - Beijós

» No dia 17 de Maio de 2008;
» Em Beijós;
» Vai festejar as suas Bodas de Ouro Matrimoniais o Casal:

>> JOÃO DOS SANTOS FERNANDES e ISABEL PAIS LOUREIRO

Estes Nossos Queridos Amigos, para celebrarem condignamente este nobre feito de comunhão conjugal, estabeleceram, como parte principal, o seguinte programa:-

> Nessa data, às 11H30, agradecendo a Deus as Graças que receberam, para conseguirem percorrer este caminho juntos, pediram a Celebração Eucarística, que terá lugar na Igreja Paroquial de Beijós.
> Para que a Missa tenha o seu maior esplendor, como Cerimónia Principal da Festa, o Coro da Igreja Paroquial de Beijós fez questão de aderir e irá prestar o seu valioso contributo, actuando nas celebrações.

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS que felicita este Nobre Casal, envia-lhes os mais sinceros Parabéns, com votos de que Deus lhes dê muita saúde e coragem para continuarem a caminhada, para, daqui a 25 anos, Celebrarem também as Bodas de Diamante.

quinta-feira, maio 15, 2008

FESTA DE S.JOÃO 2008 - Beijós




















Está em marcha a festa do Padroeiro da Nossa Aldeia.
Dos quatro mordomos nomeados, tomaram a responsabilidade pela sua organização os nossos queridos amigos JOÃO ABÍLIO LOPES GOMES e HELDER JORGE MENDES MARQUES.

Parabéns a estes nossos conterrâneos que esperam, com toda a justiça, pela colaboração de todos nós.
Vamos procurar ser generosos para com eles, para que consigam dar à festa o brilho que BEIJÓS e todos Beijosenses Merecem.

A festa vai ter o seguinte programa:
»» Realiza-se no seu próprio dia, 24 de Junho.
»» A Missa Solene vai ser celebrada às 14H30, na Igreja Paroquial de Beijós.
»» Após a Missa seguirá a Procissão pelas habituais ruas da nossa Terra.
»» A festa irá ser abrilhantada pela Banda Filarmónica de Santar.

Esperamos que S. João também colabore com o bom tempo.

segunda-feira, maio 12, 2008

ILUSTRES BEIJOSENSES

VEJAMOS COMO NOS FALAM DOS BEIJOSENSES:

O nosso conterrâneo e querido amigo "ANTÓNIO COELHO DE MOURA PAIS DO AMARAL MENDES", emigrado no Brasil, muito embora não tenha nascido em Beijós, foi desta Aldeia que os seus progenitores imigraram para Lisboa.
Ainda que tenha sido criado na Capital Portuguesa, seguramente que, em determinado período do ano, se deslocava a Beijós, para aqui passar as suas férias com os familiares.
Isso contribuiu para o seu afecto à terra que viu nascer os seus pais. O Amor que nele se enraizou por esta esquecida Aldeia dos vales das Ribeiras de Alcafache e do Pisão, que lançam as suas águas no Rio Dão, o motivou a dela elaborar o singular relato escrito na sua obra "MONOGRAFIA DE BEIJÓS", sobre Beijosenses que, dedicadamente, puseram todo o seu saber ao serviço da sua Terra, para a desenvolver e criar infraestruturas para o bem social.
*****
Vejamos:-

"OS HOMENS QUE SE DESTACARAM NO DESENVOLVIMENTO DE MELHORIAS DE BEIJÓS E SEU POVO

Nos anos 1940 a 1945, havia muita deficiência em todos os sectores. Teve um grande Benfeitor que incentivou a educação e o ensino, dando prémios aos alunos que fizessem as melhores provas e ficassem em primeiro lugar nos exames. Os prémios em dinheiro variavam de cem a mil escudos, que naquele tempo representava muito dinheiro. Também auxiliava a caixa escolar e os pobres tinham médico de graça. O consultório era em casa da Noémia defronte ao chafariz da ponte. Esse benfeitor era o Sr. Arnaldo Coelho de Moura Pereira (ou Arnaldo de Castro), (Casa que Arnaldo Coelho de Moura Pereira mandou construir em Beijós)
que também doou o terreno para o recinto das festas e mandando fazer um coreto para a banda de música tocar. Esse terreno está no bairro do Areal (parque das Carvalhas).
(Parque Arnaldo de Castro - Mancha verde mais alta no meio do casario, no Areal)
O Sr. Agostinho Marques Carvalhal (presidente da Junta) com o seu secretário António da Silveira Coelho de Moura, trabalharam junto da Câmara do Carregal do Sal, e abriram a estrada que vai à ponte do Redondo, em frente à casa do Sr. Antoninho, como era carinhosamente chamado.
(Nesta fotografia, na encosta do outeiro, verificamos que a estrada que vem referida, que se chamou Rua do Vale da Loba e, posteriormente, foi-lhe atribuido o nome de Rua Miguel Bombarda. Por isso a Rua foi aberta depois de 1931, data da foto)
Tiveram muito trabalho, essa estrada teve de atravessar a quinta do Sr. Dr. Deusdado Castelo Branco até ao Largo do Leão, - construiram chafarizes e bebedouros para os animais.
(Bebedouro da Rua Abade Pais Pinto - aos caminhos)
(Bebedouro à entrada da actual Rua Miguel Bombarda, junto da Ponte do centro da Aldeia)
Continuaram a estrada para Canas de Senhorim, que atravessa as Póvoas de Lisboa, Entre Ribeiros e Póvoa de Santo António.



(Estrada que liga Beijós a Canas de Senhorim, subindo junto ao cemitério paroquial, como as imagens apresentam)
Beijós não tinha telefone, e através da Sra. Dona Amada, que entrou em contacto com um descendente da terra, filho de António Mendes e de Dona Maria de S. José Coelho de Moura, neto do ex-Regedor Bernardino Pais do Amaral e de Guilhermina Coelho de Moura.
Esse benfeitor, que reside no Brasil, é o Sr. Dr. António Coelho de Moura.
O Sr. Agostinho Marques Carvalhal, muito idoso, foi substituido, e pelo voto do povo, por um Coelho de Moura. Grande Apaixonado e Humano pela sua terra (António da Silveira Coelho de
Moura)
( Foto de ANTÓNIO DA SILVEIRA COELHO DE MOURA, gentilmente cedida pelos familiares)
que, como novo Presidente da Junta, conseguiu água encanada para toda a freguesia, assim como a luz eléctrica.
(Poços de exploração de água, na Laboeira, para abastecimento público nos Chafarizes)
Também abriu a estrada do Largo do Leão, que atravessa o Outeiro até ao Cerradinho.

(Rua Defensores da Pátria - Cerradinho)
Alargou a Rua da Igreja(rua do S. João) e ocupou o cargo e posto do Registo Civil.
Outro grande benfeitor, filho de Beijós, o Engenheiro Viriato Sousa Campos, que com seu conhecimento e amor a sua terra, conseguiu com a Junta Nacional da Estrada, o alargamento da Ponte do Centro de Beijós.
Actualmente as obras mais recentes e importantes foram:
- Casa do povo para idosos, e a Caritas-.
(Edifícios da Cáritas de Beijós)
R.C. De Moura."
*****
A seguir, para que possa constar, apresentamos digitalizações de Excertos do texto que acabamos de transcrever, vejamos:-








































No espaço/tempo, quem foi ANTÓNIO DA SILVEIRA COELHO DE MOURA?

Nascido em Beijós em ....



quarta-feira, maio 07, 2008

ANIVERSARIANTES - Beijós

Hoje, a Nossa Querida Amiga, MARIA DA NATIVIDADE PAIS DO AMARAL, de Beijós, nascida a 07.MAI.1939, está de parabéns.
Chegou aos Sub70!
Que os continue a contar e a festejar, por longo tempo.
Parabéns!
Que passe este dia com muita alegria, que será o melhor sinal de felicidade.




BEIJÓS-CINCO ALDEIAS
, aqui lhe envia este arranjo virtual, com os votos de que tenha tudo de bom, hoje e... sempre!
Que continue a sonhar com uma viagem...



domingo, maio 04, 2008

DIA DA MÃE 2008


Em Portugal, outrora, o Dia da Mãe era comemorado, no dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira de Portugal.
Todavia, actualmente, as comemorações do Dia da Mãe foram fixadas para o primeiro Domingo do mês de Maio.
Hoje assistimos às celebrações do Dia da Mãe, junto desta singular imagem, na Paróquia do Coração Imaculado de Maria, no Cacém. Não podemos deixar de realçar a actuação do coro Infantil "OS ROUXINÓIS", que trouxe maior alegria a estas festividades.
Cerimónias levadas a efeito com elevado brilho, realçado pela exemplar dedicação do Reverendo Padre Rocha, onde não faltou a entrega de uma flor à Imagem da Virgem Maria, por cada um dos jovens que naquele santuário foram baptizados e celebraram a sua primeira Comunhão.
Contudo, a estes novos membros da Igreja Católica não podemos deixar de felicitar, enviando os nossos sinceros Parabéns, por terem escolhido integrar em pleno aquela Comunidade Cristã.
A todas as Mães do Mundo presenteamos com este humilde, mas significativo arranjo virtual. Daqui lhes enviamos os nossos Parabéns. Votos de que tenham um Dia Muito Feliz.
Todavia, as nossas mães,

(Júlia Pais, ou Júlia Pais Peixeira - nomes que muito bem usava)
(Maria Eduarda Batalha de Sousa e Meneses Carneiro de Sousa e Faro)
que aqui recordamos com eterna saudade.

Muito especialmente, para estas duas Mães, a quem ficámos ligados pelos laços maternais, carinhosamente, aproximámos o mesmo arranjo, cujas naturais flores são os Beijinhos de Mãe.

quinta-feira, maio 01, 2008

ETERNOS LAÇOS LIGADOS A BEIJÓS

Raízes Beijosenses.
Os muitos cidadãos espalhados pelo Mundo, ainda que não tenham nascido em Beijós, jamais esquecem a Aldeia dos seus ascendentes.
ANTÓNIO COELHO DE MOURA PAIS DO AMARAL MENDES, ilustre Advogado, emigrado no Brasil, é disso um exemplo vivo.
Autor do livro "MONOGRAFIA DE BEIJÓS", em cuja obra, publicada no Rio de Janeiro, ele relata muito da História Beijosense e das suas gentes, que, ao longo dos tempos, nos irá deliciar, à medida que nos proponhamos divulgar os resultados da sua tão brilhante investigação.




Esta obra singular é prefaciada por Mário da Cunha Gonçalves, Cônsul-Geral de Portugal, no ano de 1959, então no Rio de Janeiro-Brasil, que nos oferece um retrato escrito deste seu amigo e autor do livro. Vejamos um pouco dos excertos: