domingo, dezembro 14, 2008

PÓVOA DA PÉGADA

Hoje, a Póvoa da Pégada esteve em festa. 

Celebrou a festa da Nossa Senhora do Ó, sua Padroeira.

Às 14H00, foi celebrada Missa, seguida de Procissão, pelas Ruas da Aldeia. 


No final, apesar da chuva e do frio, houve um leilão de oferendas e um beberete para os colaboradores...

 

13 - ACULTURAÇÃO > A Correspondência

»»»» Com o telefone (o telemóvel), o telégrafo e o rádio, a arte epistolar foi relegada para a prateleira das antiguidades e, infelizmente, a expressão dos nossos sentimentos reduzida a um pequeno número de palavras ditas pelo telefone, ou escritas numa folha de papel comercial por uma terceira pessoa. Parabéns, agradecimentos, pedidos de desculpa, pêsames ou felicitações já não têm a importância que tinham antigamente. E livra-nos muitas vezes destes «fretes» utilizando o telefone, o telemóvel ou o telégrafo.
»»»» As empresas de papelaria desenvolveram igualmente uma imensidade de fórmulas, algumas de gosto duvidoso, que dispensam o esforço intelectual de enviar mensagens. Assim, desde o nascimento até à morte, passando por todas as cerimónias da vida, encontramos, preparadas para nós, frases nas quais os sentimentos se vendem por mais ou menos dinheiro, conforme o tamanho do postal, a qualidade do papel, o prestígio do desenhador.
»»»» Estas observações não querem dizer, contudo, que seja necessário abstermo-nos de utilizar estas mensagens já preparadas. Pelo contrário, elas prestam-nos serviços preciosos e fazem parte do nosso modo de vida. Com a condição de serem utilizadas com uma certa reserva.
»»»» Entre membros de uma família ou outros íntimos podem-se trocar votos humorísticos, que ficariam deslocados se fossem dirigidos de um inferior para um superior.
»»»» Não é necessário sermos escritores para exprimirmos convenientemente o nosso pensamento, nem pensarmos que uma carta deverá ser um ensaio literário destinado a ser publicado, para glória e fama de quem escreveu. A simplicidade e a sinceridade serão suficientes em qualuqer circunstância. As pessoas que consideram um suplício ter de escrever uma carta têm de ter em conta que devem ao menos responder, mais tarde ou mais cedo, às que receberam. A isso são obrigadas pela mais elementar boa educação.
....................................................................................
(By MFJ)

BAIRROS DE BEIJÓS - Vale da Loba



Vale da Loba é um Bairro de Beijós, situado na encosta Poente dos Outeiros dos Castelos e da Cadina. Foi sempre um dos bairros mais populosos da Aldeia. Dado que, outrora, servia de passagem somente para as propriedades agrícolas, não tinha saída para outras localidades, o comércio era pouco.

Destacamos nos anos 20/80 do Século XX, o estabelecimento de taberna, mercearia, armazéns de adubos, sulfatos, materiais de construção, pesticidas sal e produtos petrolíferos, do Querido e Saudoso Amigo, João Marques Almeida. Este nosso conterrâneo conseguia coordenar o seu comércio com o trabalho na agricultura, e com os serviços de dois automóveis de aluguer. Durante dezenas de anos foi o único comércio deste bairro. 

Entretanto, aquele comércio encerrou e foi substituido pelo Supermercado Loureiro. 
Naquela parte, agora, Beijós  já possui Peixaria, padaria, Café e loja de artigos variados de multiusos. 

Os acessos também melhoraram muito e da Rua do Vale da Loba, actual Rua Miguel Bombarda, que parte da Ponte sobre a Ribeira do Centro da Aldeia, para Poente, através da Ponte da Ribeira do Redondo, foi aberta a ligação à Aldeia de "Penedo", que dista cerca de 03 Km.
Nos anos 50/60 do Século passado, perante as dificuldades de abastecimento de água nos chafarizes públicos, a Junta de Freguesia, então, presidida pelo Nosso Querido e Saudoso Amigo António da Silveira Coelho de Moura, mandou abrir um poço no início da Rua do Vale da Bica, onde foi colocada uma bomba, para extrair a água. Muito embora se lá mantenha a bomba, o poço foi arrasado, porque, com o abastecimento de água ao domicílio, deixou de se justificar. 

A partir de então, as populações daquele bairro e as dos outeiros dexaram de ir buscar a água ao chafariz ou à fonte junto da ponte do povo. 

Nos últimos tempos, a Junta de Freguesia, presidida pelo Nosso Querido Amigo, António Artur Pais dos Santos, foram feitos vários melhoramentos neste Bairro, designadamente, foi construido o Parque Infantil "António Almeida", cujo espaço foi doado e preparado pelo Nosso Querido Amigo, Comandante,  António Abrantes Almeida.
 Foi adquirido e restaurado o Forno comunitário. Este forno, que fora da família do Saudoso Amigo, António do Ricardo, ainda que propriedade privada, foi,  durante décadas,  usado por todos os habitantes do bairro, para cozerem ali o seu pão. 







Em boa hora a Junta de Freguesia tomou essa decisão, porquanto conseguiu preservar um bem com muita história e que continua, agora com maior valia, porque é público, a proporcionar o seu uso às populações.

Também foi construido o Bairro Social, para famílias mais carenciadas da Aldeia, cujas habitações ocuparam uma parte do Olival das Mestras, na Rua do Riberinho. 

Poderemos dizer que o Bairro do Vale da Loba, além dos melhoramentos que teve, expandiu-se para Poente, criando novos Bairros em  seu redor, de que, oportunamente, iremos falar. 

sábado, dezembro 13, 2008

DE BEIJÓS > A ZARAGOZA - 2008

No dia 01 de Setembro de 2008, pelas 07H00, da Gare do Oriente - Lisboa, BEIJÓS*CINCO ALDEIAS iniciava a viagem de autocarro,  rumo à expo Zaragoza 2008. 
 
A primeira Paragem para Tomar Café Português, na área de Serviço de Estremoz. 

Almoço no Hotel Carria, em Guadalajara-Espanha.



Correio (Correo) Amarelo, em Espanha. 



Paragem na área de Serviço, para estender as pernas e tomar uma espécie de Café (Café Espanhol). 

Viajar já ao anoitecer...

Ao anoitecer, chegada ao Hotel Ramiro I, em Zaragoza. 

NOVA HOMENAGEM A ARISTIDES DE SOUSA MENDES...


 "O Cônsul Português e a esposa vão ser homenageados uma vez mais no nosso País. Desta vez, no âmbito de um programa de comemorações apresentado em Conferência de Imprensa nos Paços do Concelho – Câmara Municipal de Lisboa, pela Comissão organizadora da Homenagem Nacional a Aristides e a Angelina de Sousa Mendes e pela Fundação Aristides de Sousa Mendes. 

Do programa comemorativo destaca-se, a 10 de Dezembro, a inauguração da Escultura Memorial a Aristides de Sousa Mendes, da autoria do Mestre Manuel Carmo, no Jardim do Arco do Cego, em Lisboa, pelas 11h 30. A cerimónia, coincidente com o 60º Aniversário da Assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, conta com o alto patrocínio do Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva e a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa.

As Comemorações terminam no dia 26 de Janeiro, véspera do dia da Memória das Vítimas do Holocausto, às 21h 30, no Coliseu dos Recreios (Lisboa), com a Gala de Homenagem a Aristides e a Angelina de Sousa Mendes e vai contar com um elenco internacional de excepção."


By Carregal Digital 

quarta-feira, dezembro 10, 2008

BEIJÓS > AS NOSSAS TRADIÇÕES

TRADIÇÕES 

»»» BEIJÓS*CINCO ALDEIAS está empenhado em fazer a recolha de todas as tradições da Nossa Aldeia, para que possamos recordar e preservar alguma da nossa História, que, em muitos casos, estamos certos, será única.  

»»» Assim, dispensando a maior atenção aos apelos de alguns Beijosenses, iniciámos a nossa tarefa e aqui recordamos as DOZE EXCELÊNCIAS
»»» Estes versos eram cantados, outrora, em voz alta, quando as trovoadas estavam fortes sobre Beijós.
»»» Algumas pessoas cantavam os versos com muito devoção e tinham fé de que a Trovoada abrandava, perante as súplicas que os versos contêm.  
»»» Cada Povo tinha e preserva os seus hábitos e as suas crenças, o que com muito gosto respeitamos.  
*****************************************************


"AS DOZE EXCELÊNCIAS 


I
As doze excelências
Virgem mãe do Rosário,
Seja o Vosso Nome
Virgem Mãe do Sacrário.

II
Sacrário aberto
O Senhor lá vai fora
Visitar uma alma 
Que vai p'rá Glória.

III
Ditosa da Alma
Quantos auxílios tem
São três horas dadas
O Senhor não vem.

IV
Abram essas portas,
Que Além vem Jesus,
De Braços abertos
Pregadinho numa Cruz.
.......................................... Até aqui tinha que se repetir 12 vezes.

V
Oh Meu Doce Jesus
Oh Meu Doce Jesus
Oh Meu Doce Jesus

VI
Perdoai-nos
E Salvai-nos
Para sempre 
Amei Jesus

VII
Perdoai-nos
E Salvai-nos
Para sempre 
Amei Jesus

VIII
Perdoai-nos
E Salvai-nos
Para sempre 
Amei Jesus"
____________________________________
Tradições dos Avós Beijosenses

terça-feira, dezembro 09, 2008

DE BEIJÓS > A SEIÇA - Figueira da Foz

Em busca do Património Português, BEIJÓS*CINCO ALDEIAS viajou por Seiça, Paião, Figueira da Foz, e foi encontrar a maravilhosa Capela de Santa Maria de Seiça, um invulgar edifício octogonal, de estilo barroco, do Século XVII, único na Península Ibérica, considerado imóvel de interesse Público desde 1970. As Festas de Nossa Senhora de Seiça, realizam-se anualmente a 15 de Agosto.



As pedras de acesso ao Santuário estão deveras desgastadas pelo movimento das multidões de peregrinos que ali se deslocam nas suas romarias.

As portadas em madeira cuidadosamente trabalhada, aprimoram a singular beleza da Capelinha.

A lenda de Nossa Senhora de Seiça vem descrita em painéis de que juntamos fotografias.




O espaço envolvente, devidamente arranjado, constitui um belo parque de merendas apetecível como refúgio dos calores de Verão, à sombra da frondosa vegetação... ... recentemente inaugurado.

domingo, dezembro 07, 2008

DE BEIJÓS > À CIDADE DE AGUALVA - CACÉM » Festa de S. Francisco Xavier - 2008

Hoje, dia 07 de Dezembro, pelas 11H30, na Igreja Paroquial do Cacém, a Comunidade Goesa da cidade de Agualva-Cacém celebrou a festa do Seu Padroeiro, S. Francisco Xavier.

Uma festa cheia de significado, porquanto foi S. Francisco Xavier, envangelizador do Oriente, o Pastor do Povo de Deus, naquelas paragens.

Os Cânticos


A festa foi muito bonita, apesar do tempo estar chuvoso e, assim, perturbar a deslocação de muitos dos nossos concidadãos daquela comunidade e a sua tradicional confraternização ao ar livre.

As Celebrações foram presididas pelo Reverendo Padre Francisco Assis, Reitor da Seminário Claretiano, do Cacém.












Posted by Picasa