terça-feira, julho 01, 2008

FESTAS DE S.JOÃO BAPTISTA DE BEIJÓS 2008

As Festas da Paróquia de S. João Baptista de Beijós, tiveram o seu Ponto alto, com as celebrações religiosas.
Os respectivos Mordomos, ainda que somente dois, JOÃO ABÍLIO LOPES GOMES e HELDER JORGE MENDES MARQUES, esmeraram-se nos seus trabalhos, para que Beijós, que neles confiou, apresentasse ao Mundo uma festa condigna.
Apesar dos muitos sacrifícios que estas coisas exigem, não há dúvida que estes Beijosenses conseguiram dar a esta festa o brilho que todos os seus conterrâneos mais desejavam.
Todos os Beijosenses lhe estão muito gratos pelo seu trabalho, pelo seu empenho e por conseguirem o melhor para fazer brilhar a Festa do Nosso Padroeiro.
De tudo isso, vão ser testemunho as imagens que nos propomos divulgar:


























Logo a seguir à Celebração Eucarística, seguiu-se a tradicional Procissão, pelas Ruas da Nossa Aldeia:






































No final da Procissão, seguiu-se o momento mais aguardado, para anunciar os novos contemplados, para promoverem a realização das Festas de 2009:


O momento de maior expectativa e o ponto crucial, em que o Reverendo Padre Valmor ponderou quem deveria anunciar os novos Mordomos, cujo facto, perante a indecisão dos Mordomos Cessantes, o Sr. Padre acabou por revelar o eterno segredo, e, então, lá saíram os novos contemplados, os nossos queridos amigos:
> JOÃO FERRÃO PAIS;
> JOÃO FERNANDO AMARAL RODRIGUES;
> ANTÓNIO BERNARDO PAIS;
> ARMINDO LOUREIRO.

»» DEPOIS... OS AGRADECIMENTOS:
»» Seguiu-se um momento de forte aplauso, com as palmas dos paroquianos a encherem com forte entoação a Nossa Igreja Paroquial, quer pelos trabalhos realizados pelos Mordomos cessantes, quer para dar as boas vindas aos Empossados. A estes, foram endossados votos de muita sorte e das maiores Bênçãos de Deus, para levarem por diante a nobre tarefa, em 2009.

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS não pode deixar de enaltecer:
»»A nobre missão do Reverendo Padre MERCOLIN VALMOR, pela forma como presidiu a tão solenes cerimónias, empenhando-se profundamente, para que a Festa de todos nós fosse celebrada no melhor ambiente de amizade e fraternidade. Parabéns e o nosso mais reconhecido OBRIGADO, com votos de muita saúde e que a Graça de Deus o continue a ajudar à frente dos destinos da Paróquia de S. João Baptista de Beijós.

»» O trabalho, sacrifício, empenho dos Mordomos. Parabéns pelo seu desempenho, que foi excepcional.

» » Também o trabalho empenhado das zeladoras da Nossa Igreja, de quem publicamos fotografia, porquanto, sem o seu trabalho, carinho, dedicação a uma causa tão nobre, não seria possível o tão elevado brilho que a Festa de S. João Baptista teve. Parabéns e que Deus lhes dê ânimo, para levar por diante a sua tarefa, durante o resto do ano de 2008.
»» A Forma como o Grupo Coral da Paróquia actuou nas celebrações, que abrilhantou com todo o esmero as nossas festas. Parabéns e que Deus lhes dê forças para continuar.

>> Não há dúvida que os Beijosenses estão de Parabéns pela forma como a maior festa da Nossa Aldeia decorreu, num clima de civismo, amizade e fraternidade, cujos valores todos nos esforçamos por preservar e desenvolver.

>> Vamos começar já a promover a festa de 2009, empenhando-nos todos a apoiar a Comissão das Festas Agora nomeada.

domingo, junho 29, 2008

FESTAS DE S. JOÃO BAPTISTA DE BEIJÓS - TRADIÇÃO DOS JARDINS NOS VASOS

A tradição dos assaltos aos jardins alheios, na calada da noite de S. João, de 23 para 24 de Junho, é uma tradição que se esbateu no tempo e foi mais uma vez celebrada em 2008.
Não há registos do seu início, mas tudo leva a crer que tenha décadas ou centenas de anos de existência, na nossa Aldeia.
Quando Beijós cai no total silêncio da noite, porque os moradores entraram no período do seu merecido descanso, alguns jovens, os mais arrojados, percorrem as ruas da Aldeia, vão de quintal em quintal, de varanda em varanda, de jardim em jardim, à procura de vasos com flores ou plantas ornamentais, para expor no lugar mais movimentado da Aldeia.
Outrora, há dezenas de anos, enfeitavam somente todos os fontanários de Beijós.


Nos últimos tempos, acertadamente, colocam todos os vasos nas guardas da Ponte do Povo, o local mais central e mais movimentado da Aldeia, para que toda a população admire as mais diversas floreiras que os jovens conseguiram recolher e expor.
Normalmente, os proprietários desses vasos ajardinados não os levantam daquele local, sem que a Procissão de S. João se realize e passe por ali. Só depois são retirados.









O capricho dos jovens consegue vencer o receio de serem vistos ou descobertos, pelos proprietários dos jardins.
Antecipadamente, procuram inteirar-se do meio de transporte disponível, para levar os vasos até à ponte.
Não podem utilizar carro ruidoso.
Por isso estão excluidos veículos a motor.
Vale sempre a carroça outrora puxada pelo burro, agora obsoleta, perante o aparecimento de modernos tractores agrícolas, ou um qualquer carro de mão que o proprietário, por esquecimento, não guardou devidamente. Meios esses que depois, depois da distribuição dos vasos das flores, são exibidos como troféus, nos locais mais inacessíveis, como o é este poste da iluminação pública, que pelos jovens teve que ser escalado.


Nessa noite, os proprietários dos jardins, para que os seus vasos lhe não sejam retirados dos locais onde habitualmente os depositam, procuram guardá-los em local fechado.
Outros preferem passar a noite de vela, a fazer a vigilância ao seu jardim.
































Há imensa variedade de flores, também como diversificada qualidade de vasos. Concluimos que para os Beijosenses tudo serve para vaso, designadamente os blocos de cimento, gamelas de carros de mão, asados de barro, poceiros ou cabanejos de plástico... etc.

Apesar de ser notório algum descontentamento de alguns Beijosenses, por terem que ir levantar o seu jardim no local onde estiver, na Ponte, depois de o reconhecerem, não há dúvida que, na manhã do dia 24 de Junho, é o momento em que as guardas da Ponte estão mais bonitas, com tantas flores.

Apesar de tudo, ainda que com repúdio de muitos, vai-se mantendo, em Beijós, esta forma de realçar as festas de S. João Baptista.

CRIAÇÃO DE CONCURSO
Há necessidade de preservar estes usos e costumes da nossa Terra, por forma a atrair alguns visitantes e, quem sabe, até aliciar algum turismo, por isso, será urgente que a Junta de Freguesia de Beijós ou a respectiva comissão das festas regularizem definitivamente esta tradição.

Vai chegando o momento de chamar todos os Beijosenses a serem participativos neste tipo de actividades.
O desvio clandestino dos jardins, contra a vontade de muitos proprietários, terá que, forçosamente, ser substituido por um concurso de vasos de flores.
A partir do momento em que seja publicitado um prémio para os melhores dez/vinte vasos que os respectivos proprietários, voluntariamente, depositarem na Ponte, não faltará quem se esmere a tratar dos jardins, para expor e submeter a concurso.
Ainda que os jovens deixem de ter as aventuras que lhes proporcionam alguma adrenalina, Beijós vai lucrar com a exposição de flores, pelo menos uma vez no ano, que poderá ser admirada por todos os residentes e pelos visitantes.
Além disso iremos ver na nossa Aldeia jardins muito mais tratados e muito mais bonitos.

Esperamos que esta ideia germine e dê os seus frutos, brevemente. Vamos torcer por isso.