sexta-feira, novembro 07, 2008

COMEMORAÇÃO DOS 60 ANOS DA ACDB > BEIJÓS

»» No dia 02 de Novembro de 2008, a Associação Cultural e Desportiva de Beijós comemorou o seu 60º. Aniversário.
»» Além dos convívios realizados na respectiva Sede, também foram celebradas cerimónias religiosas em sufrágio das Almas dos Sócios já falecidos.
»» Destacamos a evocação efectuada em momento próprio, durante a celebração na Missa de Domingo. »» Depois, a romagem ao Cemitério local, cerca das 12H30.


Sobre a Pedra, a Actual Direcção depositou uma coroa de flores e, simbolicamente, acendeu a chama da esperança, nas velas que a ladeavam.


quinta-feira, novembro 06, 2008

CÁRITAS PAROQUIAL DE BEIJÓS


Dia 02 de Novembro de 2008.

»»No final de Missa, cerca das 12H00, surgiu uma singular surpresa.
»»No adro da Igreja Matriz, foi apresentada esta nova viatura para a "Cáritas Paroquial de Beijós", que surpreendeu a maior parte dos nossos conterrâneos que, então, saiam do templo.
»»»» Depois, como anunciara durante a Celebração da Missa, o Reverendo Padre Valmor, em singela cerimónia, procedeu à sua Benção, pedindo a protecção de Deus, para o seu uso e para todos os utentes daquela Instituição que da viatura passam a beneficiar.








Assim, a "Cáritas Paroquial de Beijós", Instituição de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, a partir daquela data, passou a dispor de uma nova viatura, para transporte dos seus utentes e para o apoio domiciliário àqueles sócios que não podem deslocar-se às Instalações da Cáritas.

»»»» Pelos esclarecimentos dados pelo Reverendo Padre, a aquisição da viatura só foi possível com a ajuda da Segurança Social.

A Cáritas e as populações da freguesia de Beijós e vizinhas estão de parabéns.

Eram notórias a alegria de todos os Beijosenses e a felicidade de todos aqueles que promoveram a aquisição da viatura, por terem conseguido os seus objectivos, dotando a instituição de um Bem público, que irá ser muito útil, principalmente para todos os mais idosos de Beijós.

Para todos vão os nossos sinceros Parabéns!

*******************************************

Uma vez que a "CÁRITAS PAROQUIAL DE BEIJÓS" é uma instituição de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, durante as cerimónias, o Reverendo Padre fez questão de lembrar que aquela instituição continua a contar com a boa vontade de todos os Beijosenses que possam e se disponham a apoiar em tudo e com o que lhes seja possível.

terça-feira, novembro 04, 2008

DIA DE TODOS OS SANTOS > 2008 > EM BEIJÓS

Dia 01 de Novembro de 2008, data em que a Igreja Católica Celebrou uma vez mais a Festa de Todos os Santos.
Em Beijós, sendo já tradição, das Celebrações fez parte a Procissão ao Cemitério Paroquial da Freguesia, para rezar pelas Almas de tantos Beijosenses ali Sepultados, antecipando as cerimónias do dia dos Fiéis Defuntos (02.NOV.).
Para estas celebrações, os Beijosenses esmeram-se em ornamentar as sepulturas, com arranjos florais.






Muito embora os Beijosenses façam brio em manter o Cemitério ornamentado com flores durante todo o ano, é nesta época que mais se esmeram na preparação das Sepulturas dos seus falecidos, deixando-as impecavelmente arranjadas e alumiadas.
Estas tarefas, normalmente, iniciam-se no dia 31 de Outubro e seguem-se pela manhã do dia 01 de Novembro, antes da Cerimónias. Depois, todos os Beijosenses da Paróquia (Beijós, Pardieiros, Póvoa da Pégada, Póvoa de Lisboa e Póvoa de Entre Ribeiros), enchem completamente a Igreja para estarem presentes na Celebração da Missa.
No final da Missa, como habitual, todo o público se deslocou em cortejo para o Cemitério.

Enquanto este cortejo percorria o espaço entre a Igreja e o Cemitério, os sinos, no alto do campanário da Igreja Matriz, dobraram, em sinal de luto, convidando ao recolhimento e à oração.
O público Beijosense, terminadas as Cerimónias, permaneceu a rezar junto das sepulturas, até ao escurecer, como ainda podemos observar nas fotografias que difundimos.





Durante a noite foi possível admirar a beleza que o Cemitério nos ofereceu, com centenas de luzes.
Foram centenas de velas, que iluminaram todo o espaço Sepulcrário.

»»»» Neste dia, os Beijosenses espalhados por todo o País e alguns vindos do estrangeiro, deslocam-se à sua Terra Natal, para participar nas Cerimónias Religiosas. Esta quadra também é aproveitada para estabelecer são convívio entre familiares e amigos, muitos dos quais permaneceram à conversa, por alguns momentos, no largo em frente à porta do Cemitério.



TOQUE PELAS ALMAS:



»»»» Outra tradição que ainda se mantém é o toque dos sinos, também a dobrarem, no mesmo dia (01.Nov.), já pela noite dentro, para convidar os Beijosenses a rezar pelas Almas. Além do significado que encerra, é muito bom preservar e dar continuidade aos usos e costumes que os nossos antepassados nos legaram.

quarta-feira, outubro 29, 2008

CERIMÓNIAS RELIGIOSAS DE TODOS OS SANTOS E FINADOS 2008

»»»»» 01 de Novembro, Dia de Todos os Santos (Sábado).
>>>>>>>>> Em Beijós, instituiu-se a tradição de, neste dia, visitarmos as sepulturas dos nossos familiares já falecidos.
********************************************************************
Este ano, para esta quadra, o programa religioso será o seguinte: ********************************************************************
»»»»» Em BEIJÓS:
>>>>> Às 15H00, na Igreja Matriz, será celebrada Missa, seguida de procissão ao Cemitério Paroquial da Freguesia.
********************************************************************
»»»»»»»»»»»» 02 de Novembro, Dia de Finados (Domingo).
>>>>>>>> Beijós não terá celebrações especiais, somente a Missa às 11H00.
»»»»»»»»»»»»»»»»»» Em CABANAS DE VIRIATO:
>>>>> Às 09H00, na Igreja Matriz, será celebrada Missa, seguida de Procissão ao Cemitério Paroquial daquela Vila.
»»»»»»»»»»»»»»»»» Em LACEIRAS:
>>>>> Às 15H00, na Capela daquela Aldeia, será celebrada Missa, seguida de Procissão ao Cemitério local.
********************************************************************
O presente programa, pelo que BEIJÓS*CINCO ALDEIAS conseguiu apurar, visa evitar a sobrecarga de trabalho do Pároco para as celebrações religiosas e possibilitar a todas as pessoas que tenham familiares sepultados nos Cemitérios das diferentes localidades, estarem presentes em todas a Cerimónias.

segunda-feira, outubro 20, 2008

ANIVERSARIANTES - Beijós

Vamos recordar.
Amanhã será um dia muito especial, para estes nossos conterrâneos:
» MARIA CLARA COELHO BAPTISTA, nascida a 21.X.1925;
» ANTÓNIO ABRANTES ALMEIDA, nascido a 21.X.1937;
» ZACARIAS PAIS DO AMARAL, nascido a 21.X.1945;
» ANTÓNIO CARVALHAL COSTA, nascido a 21.X.1945;
» VITOR LOUREIRO BATISTA e ARMANDO JORGE LOUREIRO BATISTA, nascidos a 21.X.1967.