quinta-feira, janeiro 22, 2009

BEIJÓS E SUA HISTÓRIA

Há uma casa em Beijós que ostenta este Brasão num dos seus cunhais. 
Nele conseguimos ver:
Correias;
Castelos;
Cabras; 
E....



Este outro Brasão, esculpido directamente nas paredes de um edifício, numa Vila Serrana, poderá indicar que as famílias que passaram por Beijós também estiveram naquela Vila. 
Vamos aproveitar para testar os conhecimentos dos nossos Queridos Leitores. 
Assim, ficamos à espera que eles nos ajudem a identificar: 
> O edifício onde se encontra o primeiro Brasão; 
> As imagens que faltam enumerar deste Brasão,  que se encontra em Beijós
> Que família terá estado em Beijós e na outra Vila; 
> A que outra Vila nos referimos;
> Quem se celebrizou.

quarta-feira, janeiro 21, 2009

DE BEIJÓS > À IGREJA DE SANTA CATARINA - Concerto dos Reis dos Bancários II

Vejamos o belo Comentário elaborado pelo Nosso Querido Amigo «Hélio Dinis» na revista "O Bancário" de 13 de Janeiro de 2009 ...
 
Posted by Picasa
Nas imagens verificámos que o nosso repórter fotográfico foi apanhado pelas costas, quando se encontrava no exercício das suas funções. 
São os ossos do ófício.

segunda-feira, janeiro 19, 2009

TRADIÇÕES DA PÓVOA DA PÉGADA

O Madeiro de Natal, na freguesia de Beijós, é tradição que tem passado de geração em geração. 

Ainda há muitas famílias que, cada uma no seu lar, ainda preservam a tradição do madeiro de Natal. Na noite de 24 de Dezembro (noite de Natal), colocam um pedaço de tronco de árvore na lareira, que vai queimando lentamente, para as pessoas se aquecerem durante a consoada. 
Noutros tempos, o que restasse desse madeiro seria guardado em determinado lugar da casa, e colocavam-no novamente na fogueira, em dias de fortes trovoadas, para que elas amainassem. Eram tradições e algumas crenças. 
Porém, na Póvoa da Pégada, as coisas são diferentes.  
As populações desta Aldeia, para confraternizarem na noite da consoada, criaram uma singular tradição. 



Na noite de Natal (24 de Dezembro) colocam uma rima de troncos de pinheiro no Largo em frente da Porta Principal da Capela, lançam-lhe o fogo e as populações da Aldeia juntam-se em volta da fogueira, para se aquecerem e conviverem. 
É uma outra forma de passar a consoada. Talvez que o convívio com várias famílias seja mais animado. 
E se cada família levar para ali as filhós, os pinhões, as nozes, as broínhas, os bolos... etc, bem regados com o Dão da região ou com outras bebidas, ainda  se torna muito mais agradável.  
 

E lá foram os nossos amigos fazer os preparativos. 
Escolheram os troncos que queimaram. 



Já vão ali no tractor...






Já estão depositados no lugar onde foram reduzidos a cinza.






Aqui já se estão consolando com o calor da fogueira ...


 (fotos de Rui Lopes)

Na província é assim. 

As populações vivem das tradições, fazem por mantê-las e conseguem promover um são convívio em épocas festivas.
______________________

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS dá os parabéns a esta meia dúzia de homens que conseguem manter vivas as tradições que lhes legaram. 

domingo, janeiro 18, 2009

DE BEIJÓS > A ÓBIDOS - Vila Natal 2008 III

(...//...)
Voltámos a Óbidos, para concluir a reportagem da Vila Natal, de 26 de Dezembro de 2008, como havíamos prometido. 
As imagens que divulgamos são deveras esclarecedoras, pelo que nem necessitam de grandes comentários. 
Por isso, convidamos os nossos estimados leitores a uma visita a esta página e a apreciarem cada fotografia, porquanto, elas, só por si, conseguem mostrar fielmente as cenas vividas por nós, no espaço e no tempo, muito próximo dos personagens. 

Depois de entrar esta porta, para a casa dos ratinhos, as crianças perdiam-se perante os cenários que se lhes ofereciam. 
Até os adultos ficavam maravilhados com o que viam, muitos deles reviveram os seus tempos de criança. 
Vamos ver:

O Pai Natal tinha sempre amigos...

Parte exterior da casa do Pai Natal. 


Os presentes aguardavam os respectivos clientes, que não faltavam...


A multidão acotovelava-se ...






Diversão. Rampa de Esqui... 










Este rapele tão bem conseguido, fez-nos crescer água na boca, pela aventura. 






Patinagem no gelo.
 



Qual seria o papel deste personagem verde, no meio da neve e da vegetação?




























Esta noz estava recheada...






Por fim, já a despedirmo-nos de Óbidos, ainda conseguimos uma fotografia deste último personagem.