terça-feira, janeiro 06, 2009

DE BEIJÓS > A ANGOLA - Cultura

Leituras de AngolaImprimirE-mail
Fonte: Manuel Ennes Ferreira/Expresso   
Tuesday, 06 January 2009
ImageO que usualmente mais desperta a atenção sobre Angola é saber se o preço do petróleo está a aumentar ou a diminuir. Felizmente há mais. Maria Alexandre Dáskalos, angolana do Huambo, viu publicada a sua tese de mestrado: 'A Política de Norton de Matos para Angola' (1912-1915). Um excelente ensaio de escrita escorreita (a autora é poetisa).

Saltando no tempo, Jaime Nogueira Pinto (este português) escreve 'Jogos Africanos'. 

É um livro, atrevo-me a dizer, de aventuras. Parece uma versão do tipo 'Tintim em África'. Não é propósito do autor expor alguma análise inovadora do conflito em Angola. São notas pessoais, da vida dos bastidores, e que empolgam pela escrita, bem-humorada em circunstâncias tão trágicas.

Para se compreender melhor a actualidade de um país em efervescência, a Associação Angolana de Sociologia está a publicar a 'Revista de Sociologia Angolana', com o empenhamento já conhecido de Paulo de Carvalho, o editor da publicação.

Num outro registo, Ana Clara Guerra Marques oferece-nos através da editora Mukixe um curioso livro: 'Para uma História da Dança de Angola: Entre a Escola e a Companhia, um Percurso Pedagógico'.

A autora, que após a independência do país se vê na contingência de dirigir a única escola de dança vinda de trás, acaba por criar a Companhia de Dança Contemporânea de Angola em 1991. É um testemunho que desperta bastante curiosidade, reflectindo sobre o papel da dança como uma das vertentes de afirmação da cultura angolana.

Finalmente, um curioso boletim cultural semanal - o 'Tantã Cultural' - da responsabilidade da empresa petrolífera francesa Total E&P Angola. António Kituxi-Pinto, responsável pela edição (que já ultrapassou os trezentos números), sintetiza os acontecimentos culturais diversos.

Do cinema ao teatro, dos concertos musicais ao lançamento de livros ou CD musicais, passando pelas palestras, Luanda mexe além dos ‘petrodólares’. Com colaboradores à altura do projecto, não se pode deixar de destacar o trabalho de Jerónimo Belo, um inveterado amante e divulgador de jazz!

Será pelo contributo da investigação e da afirmação da sua cultura que Angola encontrará o seu caminho no tempo. O petróleo, esse, ficará pelo caminho.

Manuel Ennes Ferreira
Professor do ISEG e "think tank" Grupo África-IPRI

BEIJÓS E SUAS TRADIÇÕES - Cantares das Janeiras 2009 II

Hoje, 06 de Janeiro de 2009, dia de Réis, tradicionalmente, em Beijós, é o último dia em que se cantam as Janeiras pelas Ruas da Aldeia.
 
Ainda está a tempo de participar. 

Por isso, ao fim dos trabalhos nos campos, nas fábricas ou outros...,  poderá reunir-se com o Grupo e dar o seu contributo para animar e manter esta Tradição.
 
Venha connosco e irá ver como se sentirá bem, convivendo com os Beijosenses e lutando para que estes hábitos se não percam.
 

segunda-feira, janeiro 05, 2009

BEIJÓS > Com a Polícia de Segurança Pública

"NÃO VÁ SOZINHO/A, TOME MUITO  CUIDADO!
 
Está com os seus amigos num restaurante... bar, ou noutro sítio qualquer, a divertir-se... 


De repente, chega um indivíduo e pergunta ... de quem é o carro de marca ... , cor... e de matrícula ....., estacionado ali na rua.


Pedem para que o/a dono/a dê um pulinho lá fora para manobrar o carro, que está a dificultar
a saída de um outro. 


Bastante solícito/a ... o/a condutor/a vai e, ao chegar ao seu carro, anunciam-lhe o assalto. 


Levam o veículo, os pertences e ainda tem sorte... se não levar um tiro. 


Numa mesma noite, a Polícia atendeu três pessoas feridas, todas envolvendo a mesma história.  
  

Divulgue esta notícia para alertar os seus amigos.
           

Não custa prevenir."
******************************
Qualquer cidadão, nos tempos que correm, terá que estar mais atento a tudo, a qualquer hora e em qualquer lugar.  

DE BEIJÓS > A ÓBIDOS - Vila Natal 2008 - II

(...//...)
Vamos continuar a visita à Vila Natal > Óbidos


Vamos passar novamente na passadeira vermelha, até à entrada principal das Muralhas da Vila.

 

Logo apanhámos um Pai-Natal especial, sem o habitual vestuário,  a saltar do trenó.
 


Grandes cogumelos ornamentavam a paisagem...





Até no interior das cavernas havia grandes cogumelos...
 




Conseguimos encontrar um hospede muito especial.
 O que valeu foi encontrá-lo a dormir, para se deixar fotografar.

 

Os ovos no fundo da caverna. 


Os habituais figurantes, logo à entrada, despertavam a curiosidade dos visitantes.

 

A porta principal, para o recinto do Natal.

O portal dos ratinhos.
 

Uma olhadela para o interior do recinto.
 




... Mas, amanhã vai haver mais...
(...//...)

terça-feira, dezembro 30, 2008

DE BEIJÓS > A LISBOA - Museu de São Roque

Museu de São Roque


Terminadas as obras de restauração do edifício, abriu as suas portas ao público, com «Exposição Permanente»  e entradas gratuitas até ao dia 11 de Janeiro de 2009, o Museu de São Roque, em Lisboa, apresenta uma singular colecção de peças de «arte sacra», digna de ser visitada. 
BEIJÓS*CINCO ALDEIAS teve o prazer de visitar a exposição, cujas imagens irá procurar divulgar, e,  a todos os apreciadores desta arte, recomenda uma visita.  Garantimos que, como nós, quem por ali passar irá ficar deslumbrado pela beleza e riqueza de todos os artigos e quadros expostos. 
 «Edifício do Museu»
"O Museu de São Roque está instalado no espaço da antiga Casa Professa da Companhia de Jesus, em Lisboa, edifício contíguo à Igreja de São Roque. 

Abriu ao público em 1905 com a designação de «Museu do Tesouro da Capela de São João Baptista» em invocação da importante colecção de arte italiana que está na origem da sua criação. 
Na década de trinta o âmbito do museu foi alargado, passando este a exibir uma maior diversidade de peças, surgindo com a designação de «Museu de Arte Sacra de São Roque». 
Nos anos sessenta ganhou um novo sentido ao ser-lhe explicitamente associada a Igreja de São Roque, introduzindo-se, deste modo, o conceito de «Museu de Monumento». 
Já nos anos noventa procurou-se reforçar esta ligação através da criação de novos núcleos expositivos. 
Mais recentemente, o museu viu a sua área aumentar, o que permitiu diversificar o acervo em exposição e criar novas estruras de apoio. Tendo em vista reforçar a ligação museu/igreja, procedeu-se à recuperação de elementos arquitectónicos da antiga Casa Professa de São Roque como o claustro e zonas de passagem entre os dois espaços. "
 (1)«Imagem de São Roque»

 (**)«Tábuas da Vida e Lenda de São Roque». Jorge Leal/Cristóvão de Utreque (?), Portugal, c. 1520. Óleo sobre tela, inv. Pin. 52, Pin. 53, Pin. 55 e Pin. 56 . 
******************
"Ermida de São Roque

No contexto de um surto de peste que assolou Lisboa em 1505, o rei D. Manuel I (1495-1521) solicitou à República de Veneza uma relíquia de São Roque, cujos milagres em favor dos pestíferos eram populares na Europa Meridional. 

Em 1506 iniciou-se a construção de uma ermida para albergar a relíquia, num descampado, fora da muralha fernandina. 

O adro desta ermida viria a servir de cemitério das vítimas da peste. 

Por essa ocasião foi criada uma confraria com a invocação de São Roque, dotada de estatutos próprios, responsável  pela manutenção do culto ao santo e pela conservação da ermida. 

Da emida, mais tarde demolida para construir a Igreja e Casa Professa de São Roque, subsiste o conjunto de quatro (**) tábuas pintadas do seu retábulo, alusivas à vida e lenda de São Roque, duas lápides com inscrições e alguns vestígios de azulejos. Conserva-se, ainda a relíquia original de São Roque (1), solicitada  à República de Veneza." 
(...//...)

segunda-feira, dezembro 29, 2008

DE BEIJÓS > A ÓBIDOS - Vila Natal

ÓBIDOS
Vila Natal

Iniciou-se este evento em 29 de Novembro de 2008 e irá encerrar a 04 de Janeiro de 2009.
Por isso aconselhamos a não deixar a visita para o fim...

É sempre agradável, em qualquer ocasião, fazer uma visita a Óbidos, mas, nesta época, não se poderá perder.
Tudo está muito bem conjugado, quer no interior das Igrejas, quer no exterior das muralhas da Vila.



À chegada já se formam longas filas para comprar os bilhetes, apesar de haver bilheteiras espalhadas junto do recinto.



Logo a seguir, nos acessos à entrada principal da muralha, foi estendida uma maravilhosa passadeira vermelha. Sinal de que Óbidos está em festa e sabe receber quem a visita.


Notámos que um dos nossos repórteres fotográficos andou a ser perseguido.

Foi bem apanhado, quando procurava fotografar mais de perto o Pai Natal conduzido pelas renas.






Os arcos e o átrio da entrada principal, anunciam o ambiente de festa tão acolhedor.

(...//...)

domingo, dezembro 28, 2008

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA

Hoje, a Igreja Católica celebrou a Festa da Sagrada Família.
Nos tempos que correm, será bom realçar o papel da família na Sociedade, o qual tem vindo a ser muito esquecido. 
Posted by Picasa
Vejamos a Oração à Família que hoje foi cantada nas Igrejas de Portugal. 


Há Gestos que nunca mais esquecerão.  O Reverendo Padre Rocha teve a feliz ideia de chamar os casais que estivessem acompanhados dos filhos, durante as Celebrações, e, de casal em casal, abençoou directamente a família. 
Muito bonito a sensibiliza todo o público que assiste a estas Cerimónias. 


Posted by Picasa

quinta-feira, dezembro 25, 2008

DE BEIJÓS > A AVEIRO - Princesa Santa Joana

"Retrato da Princesa Santa Joana"
> Óleo S/Tela > Escola Portuguesa. Século XV (?) > Museu de Aveiro


 "Retrato da Princesa Santa Joana Com o Menino"
> Óleo S/Tela > Século XVIII > Museu de Aveiro


QUEM FOI A PRINCESA SANTA JOANA?


»»» "D. Joana «Princesa-Infanta» de Portugal, nasceu em Lisboa, em 6 de Fevereiro de 1452, filha de D. Afonso V e de D. Isabel .
A falta de sucessores à coroa levou a que fosse jurada princesa herdeira do reino, título que conservou ainda depois do nascimento do irmão, futuro rei D. João II. Aos dezoito anos assumiu por um tempo a regência, enquanto seu pai e irmão tomavam parte na Campanha de Arzila.
Com vinte anos deu entrada no Convento de Jesus, onde veio a falecer a 12 de Maio de 1490, tendo tomado o hábito, sem, contudo, ter sido autorizada a professar, em virtude da fragilidade da linha de sucessão, assente apenas no príncipe D. Afonso, filho único de D. João II, e da política de alianças tentada por este último através de vários projectos matrimoniais envolvendo a irmã.
A sua vocação religiosa impediu-a de aceitar várias propostas de casamento, entre as quais com as casas reinantes de França, Alemanha e Inglaterra.




  "Santa Joana Princesa" 
>> Madeira estofada, dourada com pedraria. Príncípios do Século XVIII. > Museu de Aveiro »






 A memória destas recusas é perpetuada na sua iconografia, materializada nas três coroas que se apresentam caídas a seus pés.
Foi beatificada dois séculos após a sua morte, sendo contudo invocada como Santa, principalmente em Aveiro, cidade da qual é padroeira.
Quer o Mosteiro de Jesus quer Aveiro ( à qual a princesa carinhosamente se referia como "a sua Lisboa a pequena"), cresceram partindo da presença marcante da Santa Joana, tendo a sua opção de vida cativado diversos artistas que, através dos seus méritos, a representaram como princesa da Corte ou religiosa dominicana, pintando-a sobre tábua, tela ou azulejo, esculpindo-a em Madeira ou moldando-a em barro..."
Posted by Picasa

quarta-feira, dezembro 24, 2008

EM BEIJÓS > AS COUVES PARA A CEIA DE NATAL

Estavamos nos primeiros dias de Novembro de 2008. Nos nossos percursos pelos caminhos da ribeira, encontrámos esta bela horta, no Terroal. 
Naquela altura pensámos que estas couves, pelo Natal,  iriam para a panela de alguns Beijosenses. 
Hoje, que é dia de couves, batatas e bacalhau, na ceia de muitos portugueses, quantos Beijosenses não irão deliciar-se com este tradicional prato, bem regado com o singular azeite da nossa Aldeia e acompanhado com o caseiro vinho do Dão...
Apesar de fazer muito frio por estes lados de Beijós, uns tintos, umas geropigas... e mais algumas bebidas, consumidos próximos de uma boa lareira, não haverá gelo que meta medo a qualquer Beijosense. 

Salvo erro essa horta será do nosso Querido Amigo Armindo do Aristides, ele que nos desculpe, mas não temos outra forma de o identificar. 
Parabéns pela horta, com votos de que tenha muita saúde para consumir as couves, com a família e os amigos.