quinta-feira, janeiro 15, 2009

PÓVOA DA PÉGADA - Festas em Louvor de Nossa Senhora da Pégada

No dia 14 de Dezembro de 2008, como anunciámos, realizou-se a festa da Padroeira da Póvoa da Pégada (Nossa Senhora do Ó). 
Então,  sentimos algumas dificuldades em publicar as imagens da festa. 
Todavia, graças a um Grupo de Amigos, designadamente, Rui, Francisco, Jorge e outros..., chegou o momento de difundir as fotografias da Procissão, pelas Ruas da Aldeia. 






As imagens também nos permitem ver, online, os rostos dos Nossos Queridos Amigos, que já não vemos há uns bons tempos. 

A Banda Filarmónica de Cabanas de Viriato abrilhantou, com todo o mérito, os festejos. 

A festa teve o brilho que as populações da Póvoa da Pégada mais desejavam. 

Muito embora se sentisse algum frio, o São Pedro também prestou a sua ajudinha, mantendo o tempo sem chover



(Fotos de Rui Lopes)

Como foi bonita a convivência, em são ambiente, numa festa religiosa tão singular para as populações da Póvoa da Pégada. 
__________________________

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS expressa os mais sinceros parabéns à Comissão das Festas, pela forma como tão doutamente organizou todas as cerimónias. 
Também envia os mais reconhecidos agradecimentos ao Francisco, ao Jorge e muito especialmente ao Rui, pela prestimosa colaboração e pelo cuidado e interesse em levar a mensagem a todos os Seus e Nossos Conterrâneos da Póvoa da Pégada, espalhados pelo Mundo.  

segunda-feira, janeiro 12, 2009

DE BEIJÓS > À IGREJA DE SANTA CATARINA - VI Concerto de Reis > Coros Bancários

   >>> Igreja de Santa Catarina  


(A Sua História)







VI CONCERTO DE REIS

_____________________

Data > Dia 07 de Janeiro de 2009; 
Hora > Às 19H00; 
Local > Igreja de Santa Catarina; 
Cidade > Lisboa. 

______________________


»»»» Promovido pelo Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, realizou-se o Concerto em epígrafe, no qual participaram os seguintes "Coros Bancários":

1 - Coro do Grupo Desportivo e Cultural do «Banco de Portugal»





Sob a Direcção do Maestro «Sérgio Fontão», apresentou:
"Adeste Fideles"  > (Tradicional) com arranjo e harmonização de «César Batalha»; 
"Stille Nacht"  > (Franz Gruber); 
"Noite Tão Santa"  > (W.A.Mozart); 
"Merry Christmas Polka"  > (Walter Rodby). 

*******

2 - Coro do Grupo Desportivo do «Santander Totta»





Sob a direcção do maestro «Vianey da Cruz», apresentou:
"Dominus dixit ad me"  > (Aureo de Castro); 
"Vinde Todos"  > (Félix Mendelssohn), 
"Noite de Natal" > (Tradicional de Castelo Branco) com harmonização de «Manuel Simões»; 
"Cristãos Alegria"(Padre José Pereira da Silva). 

*******
3 - Coral Ensaio do Club «Millennium bcp»






Sob a direcção do maestro « António Leitão», apresentou:
"Gaude, Emmanuel"  >  (Gregoriano), com harmonização de «A. Leitão»;
"Sete estrelas" >  com harmonização de «A. Leitão»; 
"Janeiras em Rapsódia"  >  (com trompete ad libitum), com harmonização de «A. Leitão». 

*******
4 - Coro do Grupo Desportivo e Cultural do «BPI»








Sob a direcção do maestro «José Eugénio Vieira», apresentou:
"Companhons, le Sauveur est né" > (França), com arranjo de «Pierre Kaelin»
"Vamos a Belém"  > (Índia Portuguesa), com harmonização de «Mário Sampayo Ribeiro»
"Eu hei-de m'ir ao Presépio"  > (Elvas), com harmonização de «Mário Sampayo Ribeiro»
"Il est né, le Divin Enfant" > (França), com harmonização de «Kurt Suttner»
"Marcha dos Reis" (Provence), com arranjo de «Georges Bizet». 

*******

5 -
Grupo Coral dos Serviços Sociais da «CGD»




Sob a direcção do Maestro «Luis Almeida», apresentou:
" En Belen tocan a Fuego"  >  (E.Cervera); 
"Riu, Riu, Chiu"  >  (Anón.Sec. XVI); 
"O Menino nas Palhas"   > com harmonização de «F.Lopes Graça»; 
"Ó da casa cavalheira - Cantiga de Reis"  >  ( Nespereira - Douro Litoral); 
"Deck the Hall"  > (tradicional País de Gales - Old Welsh).

******

O Cenário e a acústica que o templo ofereceu deram uma singular riqueza à actuação dos referidos coros. 

Não há dúvida que estes eventos enriquecem - nos  e  favorecem  a expansão da cultura Portuguesa no Mundo. 

_________________________


BEIJÓS*CINCO ALDEIAS envia os mais recolhecidos parabéns ao SBSI, pela forma como organizou o Concerto e aproveita para enviar também o reconhecido Bem-Haja, por nos ter proporcionado assistir, recolher imagens e gravar sons de tão singular espectáculo.

domingo, janeiro 11, 2009

DE BEIJÓS > A SYDNEY - Austrália

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS, ontem, 10 de Janeiro de 2009, foi visto em Sydney - Austrália. Bem-haja pela Visita. Estamos empenhados em continuar a divulgar temas que despertem o interesse de todos os nossos Queridos Leitores.  

sexta-feira, janeiro 09, 2009

DE BEIJÓS > A ANGOLA - Portugal ratifica acordo de ...

Portugal ratifica acordo de cooperação com Angola na área da DefesaImprimirE-mail
Fonte: Jornal Digital - Editado por AD   
Monday, 05 January 2009
ImageO Governo português ratificou o acordo de cooperação entre Portugal e Angola na área da Defesa, aos níveis técnico e militar, que tinha sido assinado pelos dois países em Outubro de 1996, em Luanda, durante o Governo de António Guterres.

Este acordo bilateral contempla acções de cooperação no apoio de Lisboa à organização e funcionamento do sistema de defesa das Forças Armadas Angolanas (FAA) e ainda à organização e funcionamento do Ministério da Defesa Nacional de Angola, a concepção e execução de projectos comuns das indústrias de defesa e militares e a assistência mútua em matéria de utilização de capacidades científicas.

Os dois países vão ter colaboração entre as duas Forças Armadas ao nível do treino, organização e apoio logístico no quadro de operações de paz.

O acordo prevê a possibilidade de Portugal conceder bolsas de estudo e a criação de uma comissão mista, que ficará responsável pela execução deste compromisso entre os dois Estados a comissão irá reunir todos os anos em Portugal e em Luanda de forma alternada.

A cooperação entre Angola e Portugal centra-se na modernização das diferentes instituições militares das FAA com 12 projectos já em curso, que abrangem vários sectores, no quadro da Comissão Técnico-Militar.

quinta-feira, janeiro 08, 2009

ANIVERSARIANTES - Beijós

Está de Parabéns o Nosso Querido Amigo JOSÉ LUIS AMARAL ABRANTES, nascido em Beijós, a 08 de Janeiro de 1962.





BEIJÓS*CINCO ALDEIAS envia-lhe os mais sinceros Parabéns, por mais este seu aniversário, com votos de que comemore este dia durante muitos anos e que todos os Beijosenses o ajudem na contagem, em cada 365 dias.
Tudo de bom para ele, principalmente muita saúde. Que tenha um dia muito Feliz, na companhia de toda a sua família.
Posted by Picasa

quarta-feira, janeiro 07, 2009

ANIVERSARIANTES - Beijós

(Sempre foi Audaz, por isso, estamos convencidos que a Sorte a tem acompanhado e acompanhará.)


Hoje, está de parabéns a Nossa Querida Amiga, Psicóloga, Dra.  CARLA ISABEL AMARAL FERNANDES,  nascida em Beijós  a 07.01.1977. 
BEIJÓS*CINCO ALDEIAS envia-lhe os mais sinceros parabéns, por este seu aniversário. Votos de que tenha muita saúde e de que  continue a comemorar esta data, por muitos e longos anos, desfrutando também das maiores felicidades!

terça-feira, janeiro 06, 2009

DE BEIJÓS > A ANGOLA - Cultura

Leituras de AngolaImprimirE-mail
Fonte: Manuel Ennes Ferreira/Expresso   
Tuesday, 06 January 2009
ImageO que usualmente mais desperta a atenção sobre Angola é saber se o preço do petróleo está a aumentar ou a diminuir. Felizmente há mais. Maria Alexandre Dáskalos, angolana do Huambo, viu publicada a sua tese de mestrado: 'A Política de Norton de Matos para Angola' (1912-1915). Um excelente ensaio de escrita escorreita (a autora é poetisa).

Saltando no tempo, Jaime Nogueira Pinto (este português) escreve 'Jogos Africanos'. 

É um livro, atrevo-me a dizer, de aventuras. Parece uma versão do tipo 'Tintim em África'. Não é propósito do autor expor alguma análise inovadora do conflito em Angola. São notas pessoais, da vida dos bastidores, e que empolgam pela escrita, bem-humorada em circunstâncias tão trágicas.

Para se compreender melhor a actualidade de um país em efervescência, a Associação Angolana de Sociologia está a publicar a 'Revista de Sociologia Angolana', com o empenhamento já conhecido de Paulo de Carvalho, o editor da publicação.

Num outro registo, Ana Clara Guerra Marques oferece-nos através da editora Mukixe um curioso livro: 'Para uma História da Dança de Angola: Entre a Escola e a Companhia, um Percurso Pedagógico'.

A autora, que após a independência do país se vê na contingência de dirigir a única escola de dança vinda de trás, acaba por criar a Companhia de Dança Contemporânea de Angola em 1991. É um testemunho que desperta bastante curiosidade, reflectindo sobre o papel da dança como uma das vertentes de afirmação da cultura angolana.

Finalmente, um curioso boletim cultural semanal - o 'Tantã Cultural' - da responsabilidade da empresa petrolífera francesa Total E&P Angola. António Kituxi-Pinto, responsável pela edição (que já ultrapassou os trezentos números), sintetiza os acontecimentos culturais diversos.

Do cinema ao teatro, dos concertos musicais ao lançamento de livros ou CD musicais, passando pelas palestras, Luanda mexe além dos ‘petrodólares’. Com colaboradores à altura do projecto, não se pode deixar de destacar o trabalho de Jerónimo Belo, um inveterado amante e divulgador de jazz!

Será pelo contributo da investigação e da afirmação da sua cultura que Angola encontrará o seu caminho no tempo. O petróleo, esse, ficará pelo caminho.

Manuel Ennes Ferreira
Professor do ISEG e "think tank" Grupo África-IPRI

BEIJÓS E SUAS TRADIÇÕES - Cantares das Janeiras 2009 II

Hoje, 06 de Janeiro de 2009, dia de Réis, tradicionalmente, em Beijós, é o último dia em que se cantam as Janeiras pelas Ruas da Aldeia.
 
Ainda está a tempo de participar. 

Por isso, ao fim dos trabalhos nos campos, nas fábricas ou outros...,  poderá reunir-se com o Grupo e dar o seu contributo para animar e manter esta Tradição.
 
Venha connosco e irá ver como se sentirá bem, convivendo com os Beijosenses e lutando para que estes hábitos se não percam.
 

segunda-feira, janeiro 05, 2009

BEIJÓS > Com a Polícia de Segurança Pública

"NÃO VÁ SOZINHO/A, TOME MUITO  CUIDADO!
 
Está com os seus amigos num restaurante... bar, ou noutro sítio qualquer, a divertir-se... 


De repente, chega um indivíduo e pergunta ... de quem é o carro de marca ... , cor... e de matrícula ....., estacionado ali na rua.


Pedem para que o/a dono/a dê um pulinho lá fora para manobrar o carro, que está a dificultar
a saída de um outro. 


Bastante solícito/a ... o/a condutor/a vai e, ao chegar ao seu carro, anunciam-lhe o assalto. 


Levam o veículo, os pertences e ainda tem sorte... se não levar um tiro. 


Numa mesma noite, a Polícia atendeu três pessoas feridas, todas envolvendo a mesma história.  
  

Divulgue esta notícia para alertar os seus amigos.
           

Não custa prevenir."
******************************
Qualquer cidadão, nos tempos que correm, terá que estar mais atento a tudo, a qualquer hora e em qualquer lugar.  

DE BEIJÓS > A ÓBIDOS - Vila Natal 2008 - II

(...//...)
Vamos continuar a visita à Vila Natal > Óbidos


Vamos passar novamente na passadeira vermelha, até à entrada principal das Muralhas da Vila.

 

Logo apanhámos um Pai-Natal especial, sem o habitual vestuário,  a saltar do trenó.
 


Grandes cogumelos ornamentavam a paisagem...





Até no interior das cavernas havia grandes cogumelos...
 




Conseguimos encontrar um hospede muito especial.
 O que valeu foi encontrá-lo a dormir, para se deixar fotografar.

 

Os ovos no fundo da caverna. 


Os habituais figurantes, logo à entrada, despertavam a curiosidade dos visitantes.

 

A porta principal, para o recinto do Natal.

O portal dos ratinhos.
 

Uma olhadela para o interior do recinto.
 




... Mas, amanhã vai haver mais...
(...//...)