Devido a problemas técnicos a nossa emissão esteve interrompida durante algum tempo.
Pelo facto, aos Nossos Estimados Leitores apresentamos os nossos pedidos de desculpas, cientes de que iremos obter a sua melhor compreensão.
Animados, iremos prosseguir na difusão das nossas habituais mensagens, com vista a satisfazer muitos dos anseios dos nossos visitantes!
terça-feira, abril 28, 2009
PEDIDOS DE DESCULPAS AOS NOSSOS ESTIMADOS LEITORES
Publicada por
Willoughby
Divulgação
terça-feira, abril 28, 2009
Sem comentários:
| Nossas Preferências |
Temática:-
Aos Nossos Leitores
quinta-feira, abril 09, 2009
DE BEIJÓS > A SEIÇA - Figueira da Foz II
Quis o destino que passássemos de novo por Seiça.


































Lugar encantador.
Ali ouvem-se somente os cantos das aves, por vezes, perturbado, momentaneamente, com o ruídos dos carros ou do comboio.
A Paz é quase total.
Santa Maria de Seiça tem ali a sua Capelinha, onde é venerada a 15 de Agosto.
Apesar da distância de Viseu e de Lisboa, seguramente que dará para programar uma visita ao Santuário no dia da Festa.
Passámos novamente com intenção de apreciar melhor o maravilhoso lugar e para colher de novo imagens que, de alguma forma, nos escaparam.
Estas portas, em madeira maciça, são uma obra de arte.
Repetimos algumas imagens, mas vale a pena revê-las para melhor avaliarmos a Cultura Portuguesa.
O Santuário, infelizmente, está sempre fechado.
Não há dúvida de que os nossos olhos, directamente, não conseguiram observar grande coisa. Todavia, a objectiva da máquina conseguiu trazer-nos algumas imagens daquelas que, tão fielmente, nos descreveram.

Aqui as vemos.
São elas que nos aliciam e motivam para estarmos na festa da Santa Maria de Seiça.
Tem um belo parque para as merendas, arranjado recentemente, pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, a cujo município esta área pertence.
De longe, por entre os eucaliptos de junto do respectivo Mosteiro, a Nascente, vemos o Santuário.
Desta vez, as nossas aspirações, de falar deste Mosteiro serão cumpridas.
Este maravilhoso Monumento, deveras degradado, entristeceu-nos.
Terá sido construído no reinado de D. Afonso Henriques.
Terá sido casa que abrigou várias Ordens Religiosas.
Certamente, também as decisões políticas de outros tempos terão ditado a sorte deste Mosteiro.
Segundo consta, o monumento terá sido utilizado para fins diversos, depois que dali saíram as Ordens Religiosas.
Nos últimos tempos, foi aproveitado para abrigar uma fábrica de descasque de arroz.
Agora, cheio de silvados no seu interior, com os telhados caídos e as paredes em muito mau estado de conservação, em constante degradação, são as cegonhas que ali habitam.
Aproveitaram as altaneiras chaminés e nelas construiram os seus ninhos e ali criam os seus filhos.
Entristecemo-nos com a forma como é preservado o património Português.
Afigura-se-nos que o Estado Português, uma vez que, segundo consta, já foi comprado pela Autarquia, terá que, forçosamente, tomar providências para evitar que esta jóia se perca.
Apesar de ficar a alguns quilómetros da cidade da Figueira da Foz, afigura-se-nos que este património será sempre de utilidade pública, quer pela sua história, quer pelo benefício que possa trazer à freguesia do Paião, no desenvolvimento do Turismo.
Vemos oliveiras no topo das suas torres.
Aqui deixamos a mensagem na esperança de que, amanhã, possamos falar de Seiça com mais alegria, se tivermos a notícia de que, finalmente, o Mosteiro de Seiça vai ou está a ser restaurado.
Dado que outras vozes se ouvem, também nós vamos continuar a alimentar a Esperança.
Temática:-
Cultura,
Monumentos,
Mosteiros,
Património,
Seiça,
Sociedade,
Turismo
Subscrever:
Mensagens (Atom)