segunda-feira, março 16, 2009

DE BEIJÓS > A ÓBIDOS - Festival do Chocolate 2009



Programado para ser franqueado ao público de 05 a 15 de Março de 2009, o Festival de Chocolate Óbidos 2009, ainda vai funcionar no dia 20, 21 e 22 deste mês.

Com tanta doçaria, já faz lembrar a aproximação da Páscoa.


Pensávamos que o dia 14 de Março iria ser um dia de enchente. Não nos enganámos. Valeu-nos abdicar de uma manhã na cama.

Às 09H15 já por lá andávamos à procura de bilhetes.

O espaço onde decorre o festival só abriu às 10H00, mas, mesmo assim, já se formavam filas para entrar.


Pelas 12H00, já tínhamos visto tudo. Decidimos regressar. Mas, para sair da Vila de Óbidos, tivemos que optar por uma rua secundária, porque a artéria principal já não permitia que nós nos cruzássemos.

Mas, mesmo assim, não podíamos deixar de provar o melhor bolo de chocolate do Mundo.
Lá fomos à sua procura, no estabelecimento habitual.


Valeu a pena e recomenda-se.

Sabemos que este festival presta-se mais para comercializar chocolate do que para exposição de obras de arte.

Estavam representadas muitas cidades Portuguesas, mas o estrangeiro também fez questão de marcar presença, principalmente a Espanha, a Bélgica, a França, etc.



















«« Cuidado com as Kalorias. Vejamos este alerta...

















« Bélgica
Esta obra de arte seguramente que é Nacional...
"... O que é Nacional é bom..."











« Loja Espanhola...








« Estes Crepes açucarados...























« Este Nosso Querido Amigo, nem a descansar escapou.
Há dias em que não se pode sair de casa... somos sempre apanhados!










« Cacaueiro













« ... Mas a vingança é terrivel.
Isto de se encostarem à doçaria... tem muito que se lhe diga.
« São como as moscas... ou... talvez como as abelhas à procura do mel...






« Cá está o melhor.

««« Foi por aqui que entrámos, e por cá saímos.

sexta-feira, março 13, 2009

PORTUGAL VAI ENVIAR PROFESSSORES PARA ANGOLA

Duzentos professores a caminho de Angola
Fonte: Jornal de Notícias - Editado por AD   
Terça, 10 de Março de 2009 

ImagePortugal vai enviar, este mês, 200 professores para Angola para promover o ensino do português e, o reforço do ensino secundário, projecto financiado em 5,4 milhões de euros pelo Fundo da Língua Portuguesa, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros Português. Ler Notícia

quarta-feira, março 11, 2009

BEIJÓS E O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

»»» 08 de Março de 2009, foi um dia muito especial, para todas as mulheres de Beijós
Muitas delas celebraram-no com todo o cerimonial. 
Sendo dia dedicado à mulher em todo o mundo, em Beijós as que aderiram fizeram questão de se reunir para o comemorar sem os olhares dos homens por perto. 
____________________________________
Verificámos que,  na Nossa Aldeia, foram organizadas festas em dois locais:
 
« Neste Edifício > Salão Paroquial »
 

« E no Restaurante " O BEIJÓS" » 
 
________________________________
Em qualquer deles, pelo que apurámos,  elas isolaram-se dos homens. 
________________________________
- Cerca das 17H15, passámos pelo Adro da Igreja Matriz, com intenção de recolher imagens da mesa de repasto, para ilustrar esta mensagem. 
As senhoras ainda estavam a chegar. Estavam a fazer os preparativos para o convívio. Logo se apressaram a fechar a única porta que se encontrava aberta, argumentando, "- os homens não podem entrar"(...).   
Esclarecemos que não queríamos entrar, mas que gostaríamos de dar notícias desta festa das mulheres. 
Disponibilizámos a máquina fotográfica, para nos cederem uma fotografia, mas, mesmo assim, não fomos atendidos (...). 
_________________________________
Claro que esta postura das Senhoras seria um bom pretexto para nos calarmos com a divulgação. Todavia, sendo que os radicalismos são negativos, em atenção aos valores sociais que defendemos, dispusemo-nos a  falar daquilo que observámos. 
_________________________________
"Dia Internacional da Mulher" > Visa a emancipação da mulher em todo o Mundo. Esperamos que não se criem exageros e que, pelos mesmos motivos, um ano destes, não tenha que ser criado um "Dia Internacional do Homem".
___________________________________  
No entanto,  além destes convívios só para mulheres na nossa Aldeia, presenciámos outros.  

Nas nossas diversões, nalguns Restaurantes da área de Viseu, vimos muitas famílias sentadas à mesa a jantar. 
Entre muitas iniciativas surpreenderam-nos aquelas de, quando lhes apresentaram a conta, o marido anunciar que, então, a despesa era da responsabilidade da mulher. 
Uma boa maneira de comemorar este dia, em são convívio com o marido e os filhos, sem grandes extravagâncias, nem muito aparato. Nem por isso a mulher deixou de ser enaltecida. 

Enfim, estamos cientes de que as opiniões sobre estas comemorações são diversas. 
Também estamos convencidos de que, em consciência,  os maridos estiveram sempre presentes durante as festas das Mulheres em Beijós.  

Ainda que aceitemos todos os pontos de vista, entendemos que cada um tem o seu valor.

Pelo menos uma vez no ano e por momentos, em Beijós as mulheres deixam expandir a sua adrenalina. 

Com estes convívios revitalizam as suas energias, esquecendo, momentaneamente, as canseiras do lar. 

Porém,  elas jamais deixarão de desempenhar o papel exclusivo que têm na Sociedade.

«De Mulher Para Mulher»   

Que me perdoem os homens, mas a mulher é essencial.  
Mulher é fogo! Mulher é lágrima!
É aconchego e compreensão!
Mulher é luta silenciosa, teimosa, perseverante!
Mulher aguenta firme o aguilhão!
Pisa firme e acredita...
Porque Mulher tem sempre fé. 
Crê em tudo até que lhe provem o contrário. 
Mulher faz sempre parte - parte do homem,  
da paisagem e da poesia. 
Desde pequena a mulher já enxerga longe, 
amadurece rápido,
sente e pressente o inusitado, 
percebe subtilezas, detalhes...
Geralmente romântica, é capaz de chorar ao ver um filme,
gritar de susto ou de raiva e, na maior parte das vezes,
não consegue guardar ressentimentos. 
Mulher é porto, é apoio, é "pau para toda a obra", 
trabalhando dentro e fora de casa, 
atenta a tudo e a todos, educando filhos e netos...
Mulher é paciente na dor e na doença
e é eterna criança perante a vida.
Mulher é tudo isso e muito mais. 
Mas, sem dúvida, toda a Mulher precisa 
de um ombro forte e amigo, 
que a ampare nos momentos difíceis, 
que lhe diga sempre: "CONTA COMIGO". 

By Gabriel Chalita
In Boa Nova. 
 
____________________________________

terça-feira, março 10, 2009

BEIJÓS - CAIXA DE CRÉDITO AGRÍCOLA

A Dependência da Caixa de Crédito Agrícola, que franqueava as suas instalações ao público Beijosense uma vez por semana, à 4ª. Feira, comunicou aos seus clientes que ia deixar de funcionar na nossa Aldeia, aconselhando-os a deslocarem-se à Agência daquele Banco, em Cabanas de Viriato, para tratarem dos seus movimentos bancários. 
Lamentamos que isto tenha acontecido, porquanto, ainda que o funcionário se deslocasse à Agência da CCA de Beijós somente uma vez por semana, seria suficiente para resolver os problemas dos seus clientes Beijosenses, que poderiam contar com o seu banco mais próximo da sua casa. 
Por enquanto ainda ali se mantém a Caixa Multibando a funcionar, já não é muito mau. 




O que terá estado na origem desta decisão?
Terá sido a falta de clientes?

Em Beijós passam-se coisas inacreditáveis. 

Outrora, alguns Beijosenses habituaram-se a permanecer  nas Tabernas.

Hoje,  alguns permanecem largo tempo nos Cafés, onde vão consumindo algumas bebidas.  

Incompreensívelmente, durante o horário de funcionamento da Agência da Caixa de Crédito Agrícola, havia pessoas que não saíam daquelas instalações. 

O funcionário da Caixa não lhes servia qualquer bebida, porquanto o seu negócio era o dinheiro, mas algumas pessoas ficariam por ali a conversar quase todo o dia. 

Todavia, pelos comentários que nos chegaram, alguns clientes da Caixa não gostavam da presença dessas pessoas, porquanto receavam que fosse posta em causa a sua privacidade, quando pretendiam depositar ou levantar dinheiro. 

Talvez que isso tenha desmotivado alguns clientes da Caixa em continuar a fazer ali as suas transacções bancárias. Assim, com poucos clientes, não justificaria a deslocação do Funcionário. 

Dá para pensar... 

domingo, março 01, 2009

DE BEIJÓS > A LISBOA - Visita Guiada à Igreja da Santa Catarina

A riquíssima Igreja de Santa Catarina, que poderemos visitar na Calçada do Combro, em Lisboa. Vamos encontrá-la ao lado direito, seguindo da Praça Luis de Camões para  S. Bento. 
Apesar de alguns obstáculos, conseguimos maravilhosas imagens, da singular arte que ostenta.  

Vejamos: 


Imagem do exterior










«Capela Mor


« O seu riquíssimo Órgão





Perante estas poucas imagens que divulgamos, será um bom pretexto para visitar este Santuário de Lisboa.  

sábado, fevereiro 28, 2009

BEIJÓS E SUA HISTÓRIA I - Monografia

Vamos prosseguir na difusão da História de Beijós. 
**********************************************
Todavia, afigura-se-nos ter algum interesse divulgar as  ligações do seu autor à nossa Aldeia. 
ANTÓNIO COELHO DE MOURA PAIS DO AMARAL MENDES, filho de António Mendes e de Maria de São José Coelho de Moura, neto materno de Bernardino Paes do Amaral e de Guilhermina Coelho de Moura
***********************************************



















sexta-feira, fevereiro 27, 2009

BEIJÓS E A REGIÃO DEMARCADA DO VINHO DO DÃO

Beijós, Aldeia essencialmente agrícola,  está enquadrada na Região do Vinho do Dão. Nos últimos tempos, quer na nossa Aldeia, quer em todo o concelho de Carregal do Sal, tem-se vindo a desenvolver uma política vitivinícola baseada numa preocupação de produzir vinhos de qualidade.
Realmente, as adegas do concelho têm demonstrado capacidade de competição quer com outras Regiões do País, quer até com o estrangeiro, pelas classificações que obtêm nos vinhos que produzem.  
________________________________________
Isso é notório, vejamos o que nos diz "Do Nariz À Boca". 

"(...)

QUINTA MENDES PEREIRA, a arte do vinho. A produtora...
Raquel Mendes Pereira é paulista de nascimento e portuguesa de coração. Seu pai, português, nasceu em Oliveira do Conde, e seu marido e companheiro de aventuras é português também. A história da produção do vinho começa na Quinta … A Quinta Mendes Pereira, também conhecida como Quinta da Sobreira, situa-se junto a Oliveira do Conde, em plena região do Dão, a dois quilómetros do Rio Mondego e a seis quilómetros do Rio Dão... exactamente no coração da Lusitânia.
Trata-se de um lote 100% Touriga Nacional. As uvas foram colhidas em caixas de 22 kg da parcela de Touriga Nacional mais bem localizada na Quinta, depois tiveram desengace total, esmagamento e fermentação em depósitos de inox com temperatura controlada e maceração prolongada e cuidada para melhor expressão da tipicidade da casta, nomeadamente ao nível aromático e estrutural. 
A fermentação maloláctica ocorreu nas barricas de carvalho francês semi-novas e uma pequena percentagem de carvalho americano onde o vinho esteve depois um ano em estágio, a que se seguiu novo estágio em depósitos de inox por mais um inverno e posterior engarrafamento com envelhecimento em cave durante um período mínimo de 6 meses. Até ao engarrafamento teve apenas estabilização natural e uma ligeira filtração de modo a manter todo o seu potencial, pelo que pode ganhar depósito durante o envelhecimento em garrafa.

Cor rubi muito intensa com laivos acastanhados. Espuma fugaz rosada que persiste no copo durante muito tempo. É belíssimo ver o copo a chorar com as lágrimas bem viscosas deste vinho.
Típico da Touriga Nacional, os aromas atacam intensamente o nariz. Notas “super” intensas a barrica, deixando pouco depois lugar ao lado frutado do vinho. Algum fruto seco (noz, passa, amêndoa). Muito interessante, aparece algum cacau com mistura surpreendente com um aroma fino a brisas do bosque (medronho, casca de pinheiro, caruma) e marmelo no final da cozedura.
Na boca, tem taninos ainda com muita garra mas bem amigáveis. Muita complexidade na boca, quente e vinoso. Possui uma linha longuíssima que percorre a língua e as papilas gustativas com muita astúcia. Termina fresco e com uma retronasal bem vincada. 
Produtor: Raquel Camargo Mendes Pereira
Enólogo: António Narciso

Nota: 17,5

(...)"

In Carregal Digital

________________________________

Parabéns pela classificação obtida, seguramente, fruto do empenho dos responsáveis pelo tratamento das vinhas. 

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

ANIVERSARIANTES - Beijós

Hoje está de parabéns a Nossa Querida Amiga FLÁVIA COELHO DE MOURA PAIS DOS SANTOS, nascida a 26 de Fevereiro de 1924. 
Parabéns pelos seus 85 anos. Que os festeje com muita saúde e alegria, na companhia de todos os seus familiares. 
_________________________
Esta nossa conterrânea  é filha de Leão Coelho do Amaral e de Hermínia Coelho de Moura
Neta Paterna de Bernardino Paes do Amaral e de Guilhermina Coelho de Moura
Neta Materna de Albino Pereira de Almeida e Castro e de Maria de Encarnação Coelho de Moura