segunda-feira, março 16, 2009

DE BEIJÓS > A ÓBIDOS - Festival do Chocolate 2009



Programado para ser franqueado ao público de 05 a 15 de Março de 2009, o Festival de Chocolate Óbidos 2009, ainda vai funcionar no dia 20, 21 e 22 deste mês.

Com tanta doçaria, já faz lembrar a aproximação da Páscoa.


Pensávamos que o dia 14 de Março iria ser um dia de enchente. Não nos enganámos. Valeu-nos abdicar de uma manhã na cama.

Às 09H15 já por lá andávamos à procura de bilhetes.

O espaço onde decorre o festival só abriu às 10H00, mas, mesmo assim, já se formavam filas para entrar.


Pelas 12H00, já tínhamos visto tudo. Decidimos regressar. Mas, para sair da Vila de Óbidos, tivemos que optar por uma rua secundária, porque a artéria principal já não permitia que nós nos cruzássemos.

Mas, mesmo assim, não podíamos deixar de provar o melhor bolo de chocolate do Mundo.
Lá fomos à sua procura, no estabelecimento habitual.


Valeu a pena e recomenda-se.

Sabemos que este festival presta-se mais para comercializar chocolate do que para exposição de obras de arte.

Estavam representadas muitas cidades Portuguesas, mas o estrangeiro também fez questão de marcar presença, principalmente a Espanha, a Bélgica, a França, etc.



















«« Cuidado com as Kalorias. Vejamos este alerta...

















« Bélgica
Esta obra de arte seguramente que é Nacional...
"... O que é Nacional é bom..."











« Loja Espanhola...








« Estes Crepes açucarados...























« Este Nosso Querido Amigo, nem a descansar escapou.
Há dias em que não se pode sair de casa... somos sempre apanhados!










« Cacaueiro













« ... Mas a vingança é terrivel.
Isto de se encostarem à doçaria... tem muito que se lhe diga.
« São como as moscas... ou... talvez como as abelhas à procura do mel...






« Cá está o melhor.

««« Foi por aqui que entrámos, e por cá saímos.

sexta-feira, março 13, 2009

PORTUGAL VAI ENVIAR PROFESSSORES PARA ANGOLA

Duzentos professores a caminho de Angola
Fonte: Jornal de Notícias - Editado por AD   
Terça, 10 de Março de 2009 

ImagePortugal vai enviar, este mês, 200 professores para Angola para promover o ensino do português e, o reforço do ensino secundário, projecto financiado em 5,4 milhões de euros pelo Fundo da Língua Portuguesa, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros Português. Ler Notícia

quarta-feira, março 11, 2009

BEIJÓS E O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

»»» 08 de Março de 2009, foi um dia muito especial, para todas as mulheres de Beijós
Muitas delas celebraram-no com todo o cerimonial. 
Sendo dia dedicado à mulher em todo o mundo, em Beijós as que aderiram fizeram questão de se reunir para o comemorar sem os olhares dos homens por perto. 
____________________________________
Verificámos que,  na Nossa Aldeia, foram organizadas festas em dois locais:
 
« Neste Edifício > Salão Paroquial »
 

« E no Restaurante " O BEIJÓS" » 
 
________________________________
Em qualquer deles, pelo que apurámos,  elas isolaram-se dos homens. 
________________________________
- Cerca das 17H15, passámos pelo Adro da Igreja Matriz, com intenção de recolher imagens da mesa de repasto, para ilustrar esta mensagem. 
As senhoras ainda estavam a chegar. Estavam a fazer os preparativos para o convívio. Logo se apressaram a fechar a única porta que se encontrava aberta, argumentando, "- os homens não podem entrar"(...).   
Esclarecemos que não queríamos entrar, mas que gostaríamos de dar notícias desta festa das mulheres. 
Disponibilizámos a máquina fotográfica, para nos cederem uma fotografia, mas, mesmo assim, não fomos atendidos (...). 
_________________________________
Claro que esta postura das Senhoras seria um bom pretexto para nos calarmos com a divulgação. Todavia, sendo que os radicalismos são negativos, em atenção aos valores sociais que defendemos, dispusemo-nos a  falar daquilo que observámos. 
_________________________________
"Dia Internacional da Mulher" > Visa a emancipação da mulher em todo o Mundo. Esperamos que não se criem exageros e que, pelos mesmos motivos, um ano destes, não tenha que ser criado um "Dia Internacional do Homem".
___________________________________  
No entanto,  além destes convívios só para mulheres na nossa Aldeia, presenciámos outros.  

Nas nossas diversões, nalguns Restaurantes da área de Viseu, vimos muitas famílias sentadas à mesa a jantar. 
Entre muitas iniciativas surpreenderam-nos aquelas de, quando lhes apresentaram a conta, o marido anunciar que, então, a despesa era da responsabilidade da mulher. 
Uma boa maneira de comemorar este dia, em são convívio com o marido e os filhos, sem grandes extravagâncias, nem muito aparato. Nem por isso a mulher deixou de ser enaltecida. 

Enfim, estamos cientes de que as opiniões sobre estas comemorações são diversas. 
Também estamos convencidos de que, em consciência,  os maridos estiveram sempre presentes durante as festas das Mulheres em Beijós.  

Ainda que aceitemos todos os pontos de vista, entendemos que cada um tem o seu valor.

Pelo menos uma vez no ano e por momentos, em Beijós as mulheres deixam expandir a sua adrenalina. 

Com estes convívios revitalizam as suas energias, esquecendo, momentaneamente, as canseiras do lar. 

Porém,  elas jamais deixarão de desempenhar o papel exclusivo que têm na Sociedade.

«De Mulher Para Mulher»   

Que me perdoem os homens, mas a mulher é essencial.  
Mulher é fogo! Mulher é lágrima!
É aconchego e compreensão!
Mulher é luta silenciosa, teimosa, perseverante!
Mulher aguenta firme o aguilhão!
Pisa firme e acredita...
Porque Mulher tem sempre fé. 
Crê em tudo até que lhe provem o contrário. 
Mulher faz sempre parte - parte do homem,  
da paisagem e da poesia. 
Desde pequena a mulher já enxerga longe, 
amadurece rápido,
sente e pressente o inusitado, 
percebe subtilezas, detalhes...
Geralmente romântica, é capaz de chorar ao ver um filme,
gritar de susto ou de raiva e, na maior parte das vezes,
não consegue guardar ressentimentos. 
Mulher é porto, é apoio, é "pau para toda a obra", 
trabalhando dentro e fora de casa, 
atenta a tudo e a todos, educando filhos e netos...
Mulher é paciente na dor e na doença
e é eterna criança perante a vida.
Mulher é tudo isso e muito mais. 
Mas, sem dúvida, toda a Mulher precisa 
de um ombro forte e amigo, 
que a ampare nos momentos difíceis, 
que lhe diga sempre: "CONTA COMIGO". 

By Gabriel Chalita
In Boa Nova. 
 
____________________________________

terça-feira, março 10, 2009

BEIJÓS - CAIXA DE CRÉDITO AGRÍCOLA

A Dependência da Caixa de Crédito Agrícola, que franqueava as suas instalações ao público Beijosense uma vez por semana, à 4ª. Feira, comunicou aos seus clientes que ia deixar de funcionar na nossa Aldeia, aconselhando-os a deslocarem-se à Agência daquele Banco, em Cabanas de Viriato, para tratarem dos seus movimentos bancários. 
Lamentamos que isto tenha acontecido, porquanto, ainda que o funcionário se deslocasse à Agência da CCA de Beijós somente uma vez por semana, seria suficiente para resolver os problemas dos seus clientes Beijosenses, que poderiam contar com o seu banco mais próximo da sua casa. 
Por enquanto ainda ali se mantém a Caixa Multibando a funcionar, já não é muito mau. 




O que terá estado na origem desta decisão?
Terá sido a falta de clientes?

Em Beijós passam-se coisas inacreditáveis. 

Outrora, alguns Beijosenses habituaram-se a permanecer  nas Tabernas.

Hoje,  alguns permanecem largo tempo nos Cafés, onde vão consumindo algumas bebidas.  

Incompreensívelmente, durante o horário de funcionamento da Agência da Caixa de Crédito Agrícola, havia pessoas que não saíam daquelas instalações. 

O funcionário da Caixa não lhes servia qualquer bebida, porquanto o seu negócio era o dinheiro, mas algumas pessoas ficariam por ali a conversar quase todo o dia. 

Todavia, pelos comentários que nos chegaram, alguns clientes da Caixa não gostavam da presença dessas pessoas, porquanto receavam que fosse posta em causa a sua privacidade, quando pretendiam depositar ou levantar dinheiro. 

Talvez que isso tenha desmotivado alguns clientes da Caixa em continuar a fazer ali as suas transacções bancárias. Assim, com poucos clientes, não justificaria a deslocação do Funcionário. 

Dá para pensar...