domingo, abril 05, 2009

DE BEIJÓS > À PARÓQUIA DO CACÉM - Domingo de Ramos



Domingo de Ramos >05 de Abril de 2009


Hoje, os Cristãos de todo o Mundo cantaram: 

HOSSANA, HOSSANA, AO FILHO DE DAVID!

Refrão
Hossana, Hossana ao filho de David... (bis), 
Bendito o que vem em nome do Senhor, 
É o Rei de Israel, hossana nas alturas... (bis)
**
Levantai os vossos umbrais,
Alteai-vos, pórticos antigos, 
E entrará o Grande Rei da Glória
E entrará o Grande Rei da Glória!
Quem é esse Grande Rei da Glória, 
Quem é esse Grande Rei da Glória!
O Senhor forte e poderoso, é Ele o Rei da Glória!
Refrão...


Foi neste Templo que assistimos às Cerimónias do Domingo de Ramos. 


Aqui vemos os preparativos para a Bênção dos Ramos, ao ar livre, como habitual. 





Todos os Fiéis levantaram os seus Ramos, no momento em que decorreu a sua bênção


Seguiu-se a Procissão, para a Igreja, onde continuaram as celebrações. 





A Procissão já entrava na Igreja.


Os fiéis levantaram os ramos, no momento em que o Celebrante se dirigia para o Altar, tal qual como os  Judeus  fizeram a Jesus, em Jerusalém. 

As folhas das palmeiras assinalam o clima de Festa...

O Coro entoou os respectivos Cânticos,  para dar maior brilho à Santa Missa. 
Antes de terminar a Missa, o Reverendo Padre Rocha chamou todas as crianças e jovens ao Altar, para, conjuntamente com os restantes fiéis, entoarem novamente "HOSSANA, HOSSANA, AO FILHO DE DAVID...






Aqui, um momento muito empolgante, com o acenar dos ramos. 


A Paróquia do Cacém está de Parabéns pela Festa que teve, enquadrada nas celebrações Pascais, que com muito brilho está a viver. 

sexta-feira, abril 03, 2009

BEIJÓS > Pariço vira a mansão

O Pariço, Quinta agrícola, a cerca de 30 minutos a pé, do Lugar de Beijós, sempre teve uma casa de habitação sazonal. 
Praçaria no caminho do Pariço,  que dista cerca de 300 metros daqui, para Nascente.  
É esta Estrada, que parte da Rua Afonso Costa, mesmo a Nascente da Igreja de Beijós, o itinerário certo. 
Ao nosso lado direito temos a muralha da Poça do Pisqueiro, cuja água, actualmente, poderá ser útil para combate aos incêndios, naquela área. 

A Quinta já tem vedação em todo o perímetro, como observamos nas imagens. 
Segue-se uma imagem da antiga casa Sazonal...

O Nosso Querido e Saudoso Amigo José Tavares, vulgo Zé do Pariço, sempre demonstrou muito orgulho em cultivar bem a sua quinta. 
Habitava aquela casa, sazonalmente,  na época do Verão.  
É um local aprazível, sem poluição. 
Ouvem-se os cantos das aves e, durante o Inverno, o cantar das águas a descerem pelos ribeiros para os vales. 
Bons ares.
Boas e puras águas. 
Enfim... tem todas as condições para uma colónia de Férias.

As alterações a que vai sendo sujeita, tudo indica que irá passar a ser um local para retemperar forças, para melhor suportar a luta da vida.
 


Nos primeiros dias de Março de 2009,  já se viam por ali uns movimentos de pessoal e camionetas, indiciando os trabalhos de construção civil.  

Inesperadamente,  entrou a escavadora para abrir os caboucos para novas casas. 


Levámos por ali a nossa Querida Amiga Céu. Gostaríamos de ouvir alguns relatos sobre esta Quinta. Falou-nos das puras e abundantes águas e dos puros agriões que colhia nas águas dos tanques.  
No seu rosto, ainda que o não tivesse referido verbalmente, era visível a saudade dos tempos que ali viveu. 

A seguir ao Pariço, surge-nos a Lampaça e, no final da Estrada, estamos no Brejo. 

Com mais uns poucos minutos de caminhada, saltando montes e vales por caminhos pedregosos... chegamos à Fonte dos Amores

Tudo muito bom, para aliviar o cansaço.
Passando por aqueles lugares, regressamos à Nossa Aldeia muito mais animados. 
_________________________________
A Quinta, segundo nos consta, terá sido vendida a uns cidadãos que trabalham na cidade do Porto. 
Pelo que se vê... quanta gente mais levará o nome de Beijós por esse Mundo além?...
Alimentamos fortes esperanças!