terça-feira, maio 05, 2009

POR TERRAS DE CARREGAL DO SAL - Domingo da Pascoela

CURRELOS

Domingo da Pascoela, 19 de Abril de 2009
_______________________________
Temas:
1. - A Inauguração da Fonte e Respectivo Parque de Merendas; 
2. - A Troca das Cruzes ao Meio da Ponte. 
_______________________________

1 - A INAUGURAÇÃO DA FONTE E RESPECTIVO PARQUE DE MERENDAS

Estrada que liga Carregal do Sal a Tábua, via>  Currelos - Póvoa de Midões
Aproveitando a Cerimónias da Troca das Cruzes, na Ponte Sobre o Rio Mondego, a Junta de Freguesia de Currelos não perdeu tempo em inaugurar a Fonte e Parque de Merendas que dista cerca de 150 metros da referida Ponte, na margem direita do citado Rio. 

Vemos o espaço envolvente, ainda com arranjos em curso.



Ainda necessitará de muitos arranjos para preservar a qualidade das águas das nascentes naturais que abastecem a bica. 
Ainda decorriam os trabalhos de alcatroamento do piso, do desvio da estrada. 


Seguiram-se as Cerimónias, presididas pelo Reverento Padre José António das Paróquias de Currelos/S. João de Areias.
                    





Segue-se o Senhor Presidente da Junta de Freguesia na posse da palavra.

A Lápide evocando a nome do donatário do espaço. 

****************************** 
2 - A TROCA DAS CRUZES A MEIO DA PONTE

Ávidos por prosseguir no caminho da cultura Beirã, deslocamo-nos, então,  a Currelos
Fomos descobrir uma bela tradição desta Paróquia, que já vem desde há alguns anos.
Foi Iniciativa do Saudoso Reverendo Padre José Afonso de Paiva,  que promoveu o encontro das duas Paróquias > "Currelos" e "Póvoa de Midões", ... 
 
... a meio da Ponte sobre o Rio Mondego, que liga os concelhos de Carregal do Sal e Tábua, trocar as Cruzes. 
Esta bela Tradição, que se renova todos os anos no Domingo da Pascoela, já arrasta muitos visitantes, não só das duas localidades, mas também veraneantes de outras Vilas e Cidades de todo o País. 
O Simbolismo que encerra esta Festa, ainda que não seja uma romaria, as alegrias e as felicidades que se vivem no momento da troca das Cruzes,  contagiam todas as pessoas que o observam.
Valeu a pena presenciar as Cerimónias, que se iniciaram cerca das 18H00,  como as imagens o ilustram, sabiamente celebradas pelos Reverendos Padres José António,  de Currelos/S. João de Areias,  e João,  da Póvoa de Midões



Descobrimos que, desde há alguns anos, no Domingo da Pascoela,  a Ponte sobre o Rio Mondego, entre Currelos e a Póvoa de Midões, serve de ponto de encontro das duas Paróquias. 
O encerramento da Época Pascal faz-se mesmo sobre a Ponte, com a celebre troca das Cruzes, seguida da competente Cerimónia, na margem esquerda do Rio, no Pequeno Santuário "Jubileu 2000". 
Vivemos naquele encontro, momentaneamente, todas as alegrias e felicidades que unem os dois povos, outrora separados pelo Rio Mondego, cujas dificuldades foram ultrapassadas com a construção daquela Ponte.
 
Só quem teve a felicidade de, como nós, estar neste evento viu e sentiu o calor humano das populações de ambas as Paróquias, Currelos do concelho de Carregal do Sal e Póvoa de Midões, do concelho de Tábua.
O Nosso Querido Amigo Hermínio Cunha Marques, Autor de várias Obras Literárias sobre a História do concelho de Carregal do Sal e das Suas Gentes, no decorrer das Cerimónias, usou da palavra, para recitar os seus versos sobre o evento. 

"Domingo da Pascoela
Que Feitiço tem a Ponte!...

Alguém me perguntou um certo dia
Que força d'atracção seria aquela
Que o arrastava, como por magia, 
Para a Ponte em Domingo da Pascoela!...
II
Lhe disse que ela a mim também seduz, 
E lá vou,  nesse dia, em devoção:
A Ponte e o Rio formam uma Cruz, 
E aí a razão dessa atracção!...
III
Pois se aos traços d'estrada em cada margem, 
Faltava sobre o Rio este pedaço, 
Hoje os povos acorrem, em romagem, 
Para nele enlear-se num abraço!...
IV
E é ali que esta gente agradecida, 
A quem tanto por ela então lutou, 
Põe numa cerimónia bem sentida
A fé que tinha e nunca lhe faltou!...
V
As Cruzes das Paróquias vizinhas
Vão encontrar-se a meio dessa Ponte, 
Quase se tocam como que em festinhas
E o povo as beija, ali, mesmo defronte!...
VI
E preso a este culto tão cristão
Há como que festiva romaria, 
E a Ponte é, pois, o abraço d'união, 
Beijando o Rio em sua travessia!...
VII
E aí está, amigo, a tal razão
Que fascina e nos faz tanto viver
Este culto tornado tradição
Que não se pode, jamais, deixar morrer!..."
********
19.04.09
By Hermínio Cunha Marques 

Este encontro e convívio de populações de localidades e concelhos diferentes, ligados por uma ponte,  é um momento singular na aproximação dos Povos, cuja Festa terminou com o beijar da Cruz, pelos Fiéis. 

»»»»» Podemos ver aqui o Álbum das Fotos.

»»»»» Mandamos os nossos mais sinceros Parabéns para Currelos e para a Póvoa de Midões, pela forma singular como as respectivas populações se abraçam, pelo menos uma vez por ano, facto que consideramos inédito para a Região e talvez para Portugal. 

»»»»» Parabéns aos Reverendos Padres das Paróquias envolvidas, pela Mensagem de Paz, Amor e Fraternidade que nos transmitem.

BEM-HAJA.
***********************************************
Encontrámos nestas Cerimónias,  casualmente,  o Nosso Querido Amigo Carlos Alberto que nos deu também o grato prazer de conviver connosco, durante alguns momentos.
Para ele não podemos deixar de enviar o Nosso Abraço!

segunda-feira, maio 04, 2009

BEIJÓS > FESTA DE S. JOÃO BAPTISTA 2009

2009.JUN.24 - Dia de S. João Baptista

Beijós vai engalanar-se para celebrar a Festa Religiosa do seu Padroeiro.
As Festas de S. João Baptista de Beijós estão a ser programadas num ambiente acolhedor, para todos os Beijosenses.
As dúvidas que persistiam, para que a Festa se realizasse, parecem estar dissipadas. Um das condições essenciais seria a respectiva Procissão (inesperadamente, alterada em 2008) voltar ao percurso de outrora, por onde passava há cerca de 50 anos.
Os Mordomos conseguiram convencer o Reverendo Padre Valmor a deixar que aquela parte essencial da Festa seguisse pelo Cerradinho.
Ultrapassado este diferendo, os Mordomos, os Nossos Queridos Amigos João Ferrão, Armindo Loureiro, António Bernardo Pais e João Moreira, reuniram-se e, no Domingo de Páscoa, saíram à rua a fazer os primeiros contactos aos Beijosenses não residentes, para colaborarem na realização da festa.
Gostámos da forma como estes nossos amigos se apresentaram, unidos e animados em levar por diante a melhor festa religiosa de Beijós.
Ainda não tinham programas, mas eles não tardarão a ser devidamente difundidos.
Uma coisa já é certa, no dia 23 de Junho, à tarde e à noite vamos ter a habitual festa com tremoços, vinho do Dão, Sardinhas e febras na brasa.
Pela forma como já fomos convidados pessoalmente, as tradições vão manter-se.
*****
Uma vez que a festa é do Povo, é de todos os Beijosenses, vamos ser generosos para que possamos orgulhar-nos em manter bem vivas as Tradições.
Deixamos os Nossos Parabéns a estes Queridos Amigos, formulando os melhores votos de que sejam bem sucedidos e de que consigam representar bem todos os Beijosenses.
Muita Saúde, para que também possam ter sorte.
*****
SUGESTÕES PARA MINIMIZAR OS VÁRIOS PROBLEMAS QUE TÊM SURGIDO:
A alteração do percurso em 2008, contra a vontade dos respectivos Mordomos, trouxe alguma tristeza aos Beijosenses.
Todavia, perante os argumentos então apresentados, entre eles o de que "o percurso é demasiado longo, quer para o público quer para a Banda Filarmónica", foram pensadas algumas soluções.
Designadamente:
1. "- Colocar os andores sobre atrelados de tractores ou carrinhas, enfeitá-los devidamente, com cenário a condizer com as dimensões dos transportes".
2. "- Colocar também o Palio, os respectivos colaboradores e o Reverendo Padre, na carroçaria de uma carrinha/tractor, também ornamentada".
3. " - A Banda Filarmónica também poderá ser colocada numa carroçaria de outra carrinha/tractor, com os enfeites adequados ".
»»» Ainda que o público acompanhe a pé, para quem tenha que desempenhar tarefas, a procissão tonar-se-á muito mais fácil e será um bom pretexto para que os Beijosenses se esmerem mais na preparação deste cortejo que, seguramente, irá passar a atrair muito mais gente, e gerará também mais receitas, que nunca serão de mais.
»»» Têm sido apresentadas algumas dificuldades em encontrar Banda Filarmónica, sempre que o dia 24 de Junho coincide com um dia de semana, porque a maior parte dos seus membros está empregada e não pode deixar os seus empregos.
4. " - Os Beijosenses terão que começar a pensar em Celebrar a Festa de S. João, no fim de semana a seguir ao respectivo dia, quando coincida com o meio da semana ".
5. " - Já agora, também sugerimos a todos os Beijosenses que residam no percurso da Procissão que coloquem colchas coloridas, aliás como sempre foi hábito, nas suas varandas e janelas.
Isto é uma expressão de brio pessoal e de respeito pelo acto religioso.
Também se aprova o habitual tapete de flores nas ruas.
Na falta de flores, ainda que isso acarrete alguma despesa, poder-se-á fazer o tapete com serradura colorida".
6. " - Vamos ver como se vão comportar os moradores de cada Bairro com a colocação dos tradicionais repuxos".
7. " - Não ficará nada mal que a Junta de Freguesia e as diversas Associações (desportivas e outras), de Beijós, Pardieiros, Póvoa da Pegada e Póvoa de Lisboa se façam representar, exibindo as respectivas bandeiras. Isto será uma forma de unir todos os Beijosenses. Isto irá, logicamente, exigir a representação da Junta de Freguesia e das Associações de Beijós nas festas das outras Aldeias, mas é bonito ".

Deixamos as sugestões, para fazer crescer o orgulho e o voluntariado dos Beijosenses.

domingo, maio 03, 2009

DIA DA MÃE 2009

Hoje, 03.MAI.2009,  comemorou-se o Dia da Mãe. 
Com esta breve nota, queremos assinalar esta data e homenagear muito especialmente todas as Mães de Beijós, às quais enviamos um Beijinho. 

quinta-feira, abril 30, 2009

PENEDO - Nossa Senhora das Preces 2009

Penedo, 2009.ABR.13 > Segunda Feira da Páscoa
Festa da Nossa Senhora das Preces

Um Povo não pode avaliar-se pelas dimensões do seu povoado ou pela quantidade de habitantes. O que conta é a união e a Garra com que meia dúzia de cidadãos se dispõem a conjugar esforços, para levar por diante empreendimentos que realcem o nome da sua Aldeia e que proporcionem aos seus concidadãos momentos de alegria e de felicidade. 
Na Aldeia do Penedo, freguesia de Lageosa do Dão, concelho de Tondela, é mesmo assim.
Aqui cumpre-se a máxima "Um por todos e todos por um".  

E foi com este lema que, este ano, esta Pequena Aldeia, que dista cerca de três Quilómetros de Beijós, mais uma vez imprimiu todo o brilho à Festa da Sua Padroeira, Nossa Senhora das Preces. 



Pelas 17H00, o Reverendo Padre Arnaldo iniciou a Celebração Eucarística. 
Os Fiéis, ao redor da Capelinha,  assistiram às cerimónias abrilhantadas pelo Coro Paroquial de Lageosa do Dão e pela Banda Filarmónica de Santar
A chuva foi sempre caindo, impondo que o público se abrigasse nos prédios contíguos ou com os respectivos chapéus. 

Chegou a hora da procissão, que percorreu as ruas da Aldeia, acto realçado com imensa descarga de foguetes, aliás, como é habitual nesta Terra. 

Porém, como que a enviar uma Prece à Virgem Maria, o Padre Arnaldo exclamou: "- Vamos preparar-nos para a Procissão. Tem estado a chover, mas, como tem acontecido todos os anos, Nossa Senhora das Preces não irá permitir que chova enquanto estivermos a percorrer as Ruas da Nossa Aldeia"
Realmente, Nossa Senhora das Preces parece ter ouvido a Voz do Padre Arnaldo e, enquanto a Procissão percorreu as Ruas do Penedo, não se justificaram os Guarda-Chuvas.

É preciso ter Fé. Vejamos como Deus é Grande.
*****
BEIJÓS*CINCO ALDEIAS envia os mais sinceros Parabéns ao Penedo pela bela  e singular Festa que este Povo tão bem sabe organizar. 

PARABÉNS !

quarta-feira, abril 29, 2009

BEIJÓS - Visita Pascal

A Páscoa em Beijós tem sido uma época do ano em que muitos Beijosenses se deslocam à sua Terra Natal.

Além de matarem saudades de todo o cenário paisagístico, altura em que toda a vegetação renasce em cada ano, período de renovação da natureza, vão à procura do convívio dos familiares e dos amigos espalhados pelos quatro cantos de Portugal e do Mundo.

A celebração Pascal na nossa Aldeia, além da evocação à Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, serve para nos regenerarmos a nós próprios e ganharmos alento para enfrentar mais um ano na luta da vida, reconciliados com a natureza e com a sociedade.

A Mensagem da Páscoa, que serviu de lema à Visita Pascal de 2009
A Visita Pascal de 2009 foi diferente.
Os ventos que sopravam com um ar de tristeza no rosto de cada Beijosense, inesperadamente, trouxeram um raio de Sol, que fez brilhar em cada um a alegria de outrora.

A Missa de Domingo de Páscoa, doutamente presidida pelo Reverendo Padre Mário, Reitor do Seminário Maior de Viseu, que anunciou a sua presença entre nós durante todo o dia, foi o início do raiar do Sol que veio alegrar e trazer a felicidade à nossa Aldeia.

Havia mais de DEZ anos que o Padre não efectuava a visita Pascal. Os Beijosenses já estavam deveras cansados e, rotineiramente, a Páscoa para muitos passava a perder o simbolismo de outras épocas.
Era notória a falta de uma palavra amiga de Saudação da Boca de um representante de Cristo na Terra, quando o Senhor Crucificado entrava em cada lar.


Este Ano tudo foi bem diferente. Voltámos a sentir a alegria de há 50 anos.







O Senhor Presidente da Assembleia de Freguesia de Beijós, revelando também o seu natural entusiasmo, lá vai ao encontro dos seus familiares, para o salutar convívio.






Há quanto tempo este Nosso Querido Amigo, José Rodrigues Martins, não convivia com estes nossos amigos? Alegrámo-nos em vê-lo também contente por, mais uma vez, nos ter encontrado.















O Senhor Ministro das Finanças, por um dia.
O Nosso Querido Amigo, João Abílio, voluntário e prestimoso no auxílio ao próximo e à comunidade, no Domingo de Páscoa, teve que calçar as "sapatilhas", para não se deixar atrasar no percurso. Muito dinâmico, também conseguiu fazer cabalmente a visita que lhe foi atribuída.
*****
BEIJÓS ... Esteve muito bem!
Os Beijosenses conseguiram mais uma vez brilhar.
Valeu o singular e inquestionável apoio do Reverendo Padre Mário, a quem enviamos os mais reconhecidos agradecimentos, "BEM-HAJA".
*****
As Palavras encorajadoras e de agradecimento que o Reverendo Padre Valmor dirigiu aos Beijosenses na Missa de Domingo da Pascoela, dão-nos ânimo para prosseguir em elevar cada vez mais ao alto, em todos os aspectos, o nome de BEIJÓS.

PARABÉNS !

  »»» Os sons de Domingo de Páscoa em Beijós.

Na Nossa Aldeia, enquanto a Visita Pascal estiver a decorrer,  os sinos não param de tocar, em sinal de festa, com este toque alegre, musical, para anunciar que Cristo Ressuscitado está a visitar as casas dos Beijosenses.