No Poço da relva
segunda-feira, julho 13, 2009
BEIJÓS E O MEIO AMBIENTE
No Poço da relva
domingo, julho 12, 2009
PÓVOA DA PÉGADA - Obras Públicas
Na Aldeia de Póvoa da Pégada já se vão vendo alguns melhoramentos.
Junto da Capela de Nossa Senhora da Pégada, recanto que estava praticamente abandonado, a Norte do Santuário e as traseiras do edifício foram empedrados, conforme vemos nas imagens.
Havia um antigo chafariz escondido nos acessos aos campos, por sugestão de alguns moradores, a Junta de Freguesia transferiu-o para um Largo recém criado pela demolião de prédios urbanos.
Agora este monumento passou a embelezar esse espaço, que irá ser utilizado para parqueamento público de automóveis. Ficou muito bonito, no centro da Aldeia.
As populações da Póvoa ainda mantêm a esperança de, brevemente, verem alcatroada a Rua do Calvário, como foi prometido, há já a algum tempo.
sábado, julho 11, 2009
BEIJÓS E A RUA DAS POLDRAS
sexta-feira, julho 10, 2009
BEIJÓS > E A SUA IGREJA MATRIZ
quinta-feira, julho 09, 2009
BEIJÓS E SUA HISTÓRIA
AS RUINAS DE UM MOINHOquarta-feira, julho 08, 2009
BEIJÓS - Aniversariantes
Hoje, 08.JUL.2009, está de parabéns, pelos seus 25 anos, o Nosso Querido Amigo RICARDO JORGE PAIS BATISTA.BEIJÓS*CINCO ALDEIAS deseja-lhe as maiores felicidades, hoje e sempre, com votos de que esteja a passar um dia bem passado...
Parabéns!
--->]
segunda-feira, julho 06, 2009
CARREGAL DO SAL E AS SUAS FESTAS EM 2009
No dia 12 de Julho de 2009 é o primeiro dia das festas do concelho de Carregal do SalCartaz
Dia 12 de Julho
- AF Grupo
- Vira Milho
Dia 17 de Julho
- MEGA
- Tributo Xutos&Pontapés
Dia 18 de Julho
- Phil Case
- Dina
-Orquestra Royal
Dia 19 de Julho
- Canário & Amigos
Dia 20 de Julho
- Toques do Caramulo
>>> ENTRADAS LIVRES <<<
»»»» Tasquinhas - Artesanato - Exposições
»»»» Tunas - Folcore - Dança - Música
13 a 17 de Julho - Semana Cultural
__________________________
Outrora, Beijós esteve nestes festejos com um grupo de Teatro. O que irá apresentar este ano?
Esperamos que a Nossa Aldeia esteja bem representada!
| Nossas Preferências |
domingo, julho 05, 2009
FORA DE BEIJÓS > SER CRIANÇA POR MOMENTOS
Dia 04 de Julho de 2009.
O Nosso Querido Amigo João, em Beijós, pelo S. João, alertou-nos para as comemorações dos 57º. Aniversário da Força Aérea Portuguesa, cujos festejos têm estado a decorrer na Base Aérea n.º 1, em Sintra.
Nós, filhos da casa, onde passámos 27 meses, nos anos 1966/67/68, tínhamos que ir matar saudades.
Em princípio gostaríamos de saber do programa, para comparecer no melhor momento.
Concluímos que, estando ali, não nos restava outra alternativa senão aproveitar todos os momentos, porquanto não havia horários para exibições aeronáuticas.
Logo à entrada, o cenário de preencher papéis.
Sempre a caminhar em marcha acelerada.
Recolhem-se os documentos e o peitoral, sim porque aquela fitinha com um cartão que dependurámos ao pescoço e que dizia "VOO" tinha que regressar ao ponto de partida, para entregar aos próximos passageiros.
Parecia que estávamos noutro mundo.
Mas tudo muito real.
Por pouco tempo, porque, naquele local, tínhamos que nos revezar de momento a momento, porque outros aguardavam que nós lhes cedêssemos o espaço.
Há momentos que não se podem perder, porque hoje já não volta e, amanhã é outro dia.

sábado, julho 04, 2009
PARDIEIROS E A RUA DO VALE
OBRAS DA RUA DO VALEFinalmente as populações da Aldeia de Pardieiros, freguesia de Beijós, concelho de Carregal do Sal vêem a Rua do Vale asfaltada.
Já não era sem tempo, porquanto as Autarquias já o tinham prometido há alguns anos.
É pena que não tenha uma saída mais desafrontada, por forma a poder ser desviado o trânsito de veículos pesados, dado que a Rua Miguel Bombarda não oferece condições para a circulação desses veículos.
Sempre esperamos melhores dias, na esperança de que a ideia amadureça e convença alguns proprietários dos prédios que ladeiam as artérias de acesso à Rua do Dr. Freitas a cederem algum espaço para o alargamento das vias.
Apesar de o piso ainda não ter solidificado convenientemente, aquela artéria já tem outro aspecto e maiores condições para os automóveis circularem.
Está de Parabéns a Aldeia de Pardieiros, por mais este melhoramento.
Parabéns também à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal que, num esforço conjunto, promoveram este benefício a pensar no bem estar das populações.
quinta-feira, julho 02, 2009
BEIJÓS E AS FESTAS EM LOUVOR DE SÃO JOÃO BAPTISTA 2009 - II
Tudo deixava antever que a festa iria ser forte, conforme já tínhamos referido.
Os Mordomos muito se empenharam em preparar tudo ao pormenor.
Eles tudo fizeram para proporcionar o melhor ambiente aos seus concidadãos e aos forasteiros que, eventualmente, se deslocaram a Beijós.
Foi notório que entre eles terão acordado em se esmerarem para fazer brilhar Beijós neste dia.
Os seus objectivos foram realmente conseguidos!
Não sabemos bem o sacrifício que eles fizeram para esse efeito...
Estamos convictos de que eles não dormiram durante esses dias, mas, se descansaram algum tempo « foi de repelão », como ainda se diz na gíria Beijosense, que quer dizer "de fugida = só uns momentos".
Contudo, temos a certeza de que o sacrifício destes "quatro nossos amigos e dos seus familiares" valeu para a alegria e felicidade de umas centenas.
O melhor prémio que podiam ter recebido e ao qual se propuseram foi presenciarem que todos os seus conterrâneos se apresentavam de sorriso nos lábios, por verem que Beijós vivia realmente uma festa condigna.
Na Aldeia de "Beijós" viveu-se um ambiente de Festa rija, num são convívio entre todos os Beijosenses e também entre todos aqueles que quiseram honrar-nos com a sua visita.
»»» Daqui enviamos os nossos sinceros Parabéns aos Mordomos!
Que Deus os recompense pelo sacrifício que tiveram e pela forma singular como conseguiram coordenar todas as tarefas e também pela forma como, ordeiramente, convenceram os Beijosenses e as Beijosenses a enquadrar as duas alas na procissão!
Gostámos imenso.
Com as alegrias com que se realizaram estas festas, seguramente, que todos os Beijosenses conseguiram melhorar o seu estado de espírito e, consequentemente, lograram mais saúde!
As imagens da festa que aqui oferecemos ilustram bem e dizem muito mais do que as nossas palavras.
******
Temos conhecimento de que muitos Beijosenses espalhados pelo País não puderam estar presentes nesta festa por ser dia de semana.
Temos imensa pena que eles não tenham tido disponibilidade para aproveitar o convívio com os seus conterrâneos, na sua Aldeia.
Nos tempos que correm, perante as dificuldades da vida moderna, não se justifica que a festa tenha que ser realizada, necessáriamente, no próprio dia 24 de Junho.
Os Beijosenses terão que repensar melhor e passarem a celebrar a festa do seu padroeiro no fim de semana a seguir ao seu dia.
Haverá mais vantagens, porque há maior disponibilidade dos nossos conterrâneos que estão fora e das pessoas que têm que se deslocar, para a romaria.
As filarmónicas a contratar também terão mais facilidade em reunirem os seus membros para abrilhantar a festa.
Vamos pensar a sério nesta alteração, para bem de todos.
OS NOVOS MORDOMOS
Para o ano de 2010 haverá mais. Os sacrificados serão os Nossos conterrâneos:
> João António Pais Baptista;
> João Carlos Baptista;
> Valter Ramos Sousa;
> Paulo Jorge Bernardo.
Que não tomem a sua nomeação como um castigo. Ela revela o carinho e a confiança que os seus conterrâneos em si depositam, para, com a contribuição de todos, os representarem na organização da Maior festa da nossa Aldeia, como ficou demonstrado pelos aplausos que obteveram, aquando da revelação dos seus nomes no final das cerimónias.
Estamos convencidos de que qualquer deles irá dar o seu melhor para repetir a boa organização que se tem verificado nos últimos anos.
Esperamos que eles consigam continuar a inovar na realização desta festa, por forma a atrair cada vez mais gente à Romaria de S. João Baptista de Beijós.
terça-feira, junho 30, 2009
BEIJÓS E A ZIF DO PLANALTO BEIRÃO
Depois de anunciada, nos termos do n.º 1, do Art.º 7º. do Decreto-Lei n.º 127/2005 de 05 de Agosto, com a redacção que lhe foi introduzida pelo Decreto-Lei n.º 15/2009, a reunião de consulta prévia, para a constituição da ZIF (Zona de Intervenção Florestal) do Planalto Beirão - Carregal do Sal, realizou-se em 29 de Junho de 2009, pelas 18H00, no auditório da Câmara Municipal de Carregal do Sal.
Além dos vários assuntos tratados foi comunicado que para o concelho de Carragal do Sal estão previstas duas ZIFs:
»»» ZIF Carregal do Sal - Mondego, delimitada a Sul pelo Rio Mondego e a Norte pelo IC 12. Abrange as áreas florestais das freguesias de Parada, Currelos e Oliveira do Hospital.
»»» ZIF Planalto Beirão - Carregal do Sal, delimitada a Sul pelo IC 12 e a Norte pelo Rio Dão. Abrange as áreas florestais das freguesias de Papízios, Sobral de Papízios, parte de Currelos, parte de Oliveira do Conde, Cabanas de Viriato e Beijós.
Foram abordados os seguintes temas, conforme constam das cópias do respectivo programa:

(Clik nas imagens para ler o programa)

1. - O que é uma zona de intervenção florestal (ZIF)?;
2. - Quais os benefícios para os aderentes?
3. - Como se constitui uma ZIF?
4. - Como vai funcionar a ZIF depois de constituida?
5. - Quais as responsabilidades de quem gere a ZIF?
6. - Quais as obrigações dos aderentes?
7. - Que prémios podem ser atribuidos?
Ainda não foi falado sobre:
»»»» Quais os fins a que se destinam os fundos que possam vir da União Europeia e do Governo Português?
»»»» Esses fundos como irão ser geridos e por quem?
Assim, perante os factos que observamos nas notícias diariamente, será conveniente esclarecer mais alguns pontos nos próximos debates sobre este tema.
quarta-feira, junho 24, 2009
2009 - BEIJÓS E OS JARDINS NA NOITE DE S. JOÃO
Aqui, podemos ver melhor.
BEIJÓS E AS FESTAS DE SÃO JOÃO BAPTISTA 2009
segunda-feira, junho 22, 2009
BEIJÓS > Recordar as suas Gentes
Não há dúvidas que são Beijosenses.Esta fotografia foi tirada em Dezembro de 1989. Já tem 19 anos.
Alguns destes nossos Queridos Amigos, infelizmente, já não estão entre nós. Por isso mesmo é que as imagens aqui reproduzidas têm maior valor, porquanto perpectuam as recordações que nos deixaram.
Quem são?
domingo, junho 21, 2009
BEIJÓS > Aniversariantes

sexta-feira, junho 19, 2009
BEIJÓS > E A FESTA EM HONRA DE SÃO JOÃO BAPTISTA
Os Programas já distribuidos revelam:
Dia 23
Às 16H00 > Levantamento dos Mastros, junto das casas dos respectivos Mordomos e na Igreja.
Às 17H00 > Distribuição de tremoços e vinho da região pelas ruas da aldeia.
Às 21H30 > Sardinhada no Parque Arnaldo de Castro.
Dia 24
Às 08H00 > Alvorada com a habitual descarga de fogo de artifício.
Às 13H45 > Chegada da Banda da Sociedade Recreativa e Musical de Moimenta da Serra - Gouveia;
Às 14H00 > Arruada -> A Banda Filarmónica vai percorrer as Ruas da Aldeia, começando pelo Lugar D'Além, Serradinho, Fundo do Vale da Loba e regressa à Igreja Paroquial de Beijós.
Às 15H00 > Será Celebrada Missa Solene, em louvor do Padroeiro de Beijós - S. João Baptista.
Às 16H00 > Início da Procissão, que irá percorrer o tradicional Itinerário, seguindo pelo Cerradinho e aos acessos do Outeiro do Moinho.
Às 18H30 > Encerramento dos festejos com a Banda Filarmónica que irá cumprimentar os novos mordomos, visitando-os nas suas residências.
______________________________
BEIJÓS*CINCO ALDEIAS envia os sinceros parabéns aos Nossos Queridos Amigos, Mordomos, com os votos de que, apesar do sacrifício, não lhes falte a saúde e a garra para conseguirem cumprir cabalmente tão vasto programa.
Prometemos que iremos estar ... em todas!
quinta-feira, junho 18, 2009
15 - CONVITES - Para Bem Receber
Por isso, aqui deixamos mais um apontamento:
"No passado foram publicados livros que continham modelos de cartas para todas as ocasiões. Tinham a sua utilidade numa época em que as fórmulas bem estruturadas estavam na moda.
Hoje em dia, com a educação que desenvolveu a iniciativa pessoal, nós podemos exprimir-nos de uma forma mais individual, respeitando simultaneamente as regras da boa educação.
Os convites e as respostas aos convites são os meios de comunicação mais frequentes na vida social.
Podem ser feitos com cerimónia em ocasiões de carácter oficial. Os convites oficiais são geralmente gravados ou impressos em papel velino ou em bristol, destinados a esse fim.
Nos meios mundanos, onde as recepções são muito frequentes, os convites são impressos previamente em quantidade, com linhas em branco, onde serão referidos o género da recepção, a data e a hora, assim como o tipo de vestuário. A menção «cerimónia» só se torna necessária para uma recepção de gala.
Para qualquer outra recepção, se a ocasião for algo solene, o vestuário será indicado em conformidade. Para os homens será fato de passeio ou smoking, se se trata de um cocktail, de um jantar ou de uma festa à noite. As mulheres escolherão um vestido « para a tarde», de jantar ou de noite, curto ou comprido, conforme a moda de momento.
Acrescentemos que as mudanças que se verificam em cada estação na indústria de vestuário não são necessariamente diktats aos quais seja obrigatório submeter-nos. A mulher elegante deve saber que a simplecidade é a regra do bom gosto e que é preferível, segundo a expressão inglesa, estar underdressed a estar overdressed, isto é, uma elegância discreta a uma espalhafatosa.
A vida mundana exige um convite em regra por carta, por telefone ou verbal.
O convite é necessário no mundo oficial ou diplomático e é sempre formulado num cartão impresso previamente para esse fim. A fórmula é tradicional e é aquela que também será utilizada para uma recepção de gala nos círculos mundanos. Estes convites são sempre redigidos na terceira pessoa e têm habitualmente o seguinte teor:
Paulo Rodrigues e Esposa
têm a honra de convidar
o Senhor e a Senhora Martins Gonçalves
para o baile que dão no sábado..., às... horas
Vestuário: fato e vestido de noite.
RSSF
Av. da República 2 - 1000 - 000 Lisboa
Os cartões de convite, como aliás os cartões de resposta, não trazem cumprimentos, nem fórmulas de delicadeza, nem assinatura.
A aceitação de um convite para uma recepção oficial ou uma recepção de gala será redigida na terceira pessoa e segundo a fórmula seguinte:
José Martins Gonçalves e Esposa aceitam o convite do Senhor e
da Senhora Paulo Rodrigues para o baile que dão no sábado, ...
A recusa será:
José Maria Gonçalves e Esposa lamentam não poder aceitar o
convite do Senhor e da Senhora Paulo Rodrigues para o baile que
dão no sábado, ...
Quer a resposta seja de aceitação quer de recusa, deve ser enviada na volta do correio. Segundo os usos diplomáticos, mas unicamente no mundo diplomático, a resposta por telefone é tolerada.
Para além dos casos muito cerimoniosos, em que as formas tradicionais devem ser respeitadas, os convites podem ser feitos em bilhetes ou fórmulas de fantasia, desde que dêem provas de bom gosto. Um artista, por exemplo, pode-se permitir ornamentar o seu convite com um toque pessoal e encantador.
Éxemplo de convite e resposta de aceitação ou de recusa:
Jantar de meia cerimónia
Querida Senhora Rodrigues (ou querida Teresa, conforme o grau de intimidade)
Recebemos alguns amigos para jantar na terça-feira, ... às .... horas.
Focaríamos encantados se Paulo e você pudessem estar
connosco. Jogaremos bridege ao serão; estou certa de que isso vos
agradará, porque os nossos amigos Gomes e Antunes são ecelentes
jogadores, como sabem.
Até terça-feira, espero.
Sinceramente,
Aceitação
Querida amiga,
Paulo e eu aceitamos com prazer o seu convite para jantar na
terça-feira, ..., às ... horas. Obrigado por ter pensado em nós.
Antegozamos o prazer de vos ver a ambos na próxima semana e
de reencontrar os nossos amigos Gomes e Antunes.
Com amizade,
Recusa
Querida Amiga,
Paulo e eu lamentamos vivamente não poder aceitar o seu
convite para jantar na terça-feira, ..., uma vez que já estamos
comprometidos para essa data. Obrigado por ter pensado em nós e
antegozamos o prazer de poder aceitar numa próxima ocasião.
Sinceramente,
Estas fórmulas poderão variar conforme a ocasião e o grau de intimidade dos donos da casa e dos convidados.
Mas, apesar de não se deverem confundir as boas maneiras com o formalismo e o pedantismo, também não se deverá aceitar o desembaraço desenvolto e as improvisações de última hora.
Inevitavelmente, as modificações contínuas das condições de vida da nossa sociedade moderna têm necessidade de uma nova etiqueta.
Os convites pelo telefone tomam no nosso tempo um lugar preponderante nos costumes vigentes. O mesmo se passa com os convites verbais, que se fazem entre pessoas que trabalham no mesmo escritório ou em qualquer outro local de trabalho. A forma deste convites não é estritamente fixa, mas será determinada pelo grau de intimidade e pelo género de recepção previsto.
A resposta a um convite oral ou telefónico deve ser confirmada imediatamente, desde que isso seja possível. Será protelada se for necessário informarmo-nos da disponibilidade de um cônjuge ou de um companheiro, desde que o convite se dirija a um casal. Mas a aceitação ou a recusa não deverão demorar excessivamente.
Parece muito mal declinar um convite que já fora previamente aceite, desde que não haja uma razão de força maior.
Não se pede a um convidado que convide, por uma vez, outra pessoa, a menos que se trate de amigos muito íntimos.
Muito menos nos faremos acompanhar de uma pessoa que não foi convidada, excepto em caso de força maior, e só depois de termos informado previamente a pessoa que recebe, sobretudo se se tratar de um jantar ou de uma ceia de certa importância.
Além disso, na vida social «retribuem-se os convites» a quem no-los faz.
Quando se mora num apartamento de duas ou três assoalhadas, é muitas vezes difícil receber um grande número de convidados.
À dona da casa que, instalada mais à vontade, pode permitir-se dar grandes recepções, podemos manifestar o nosso agrado oferendo-lhe um pequeno presente.
Podemos também convidar para um restaurante um casal em cuja casa somos regularmente recebidos.
Uma dona de casa ficará encantada com algumas flores, ou com uma pequena planta verde cuja cultura você pratica.
Nenhuma destas manifestações de amizade faz parte de convenções estabelecidas, mas da arte de conviver e das relações sociais."
By MFT
quinta-feira, junho 11, 2009
DIA DE CORPO DE DEUS
segunda-feira, junho 08, 2009
BEIJÓS E O ENCONTRO DE COROS INFANTIS DE ALVERCA DO RIBATEJO



















(Fotos By A.A.A.)
| Nossas Preferências |
quinta-feira, junho 04, 2009
BEIJÓS E A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS DAS RIBEIRAS
«Levada ou açude no centro de Beijós»