sábado, agosto 22, 2009

BEIJÓS E AS SUAS FESTAS DE VERÃO - I


BEIJÓS » FESTAS DE VERÃO 2009
21 de Agosto


A Banda "OS CATEDRÁTICOS" de Viseu, apesar da fadiga dos Beijosenses após um dia de trabalho, conseguiu mobiliza-los para o convívio e para se divertirem.

Foi um serão muito animado.

sexta-feira, agosto 21, 2009

BEIJÓS E AS SUAS FESTAS DE VERÃO

Hoje, 21 de Agosto de 2009, é o primeiro dia das festas de Verão da nossa Aldeia.
O respectivo recinto já foi todo devidamente limpo e ornamentado com diversos enfeites. Já apresenta um aspecto maravilhoso de uma sala de visitas devidamente arrumada, para bem receber quem, nestes dias, se propõe honrar-nos em estar connosco nas nossas festas.

Também já aparecem por aqui os Beijosenses que, normalmente, cá vêm passar as suas merecidas férias nesta época.


Esperamos que o S. Pedro nos continue a brindar com os serões quentes que se têm feito sentir, para que a festa seja mais agradável e consiga trazer-nos a alegria e animação a que a ACDB se propôs.
















GRIPE A »» Temos que estar atentos ----» ]

sexta-feira, agosto 14, 2009

AS ESPERANÇAS

RECUPERAÇÃO DA CASA DO PASSAL COM LUZ VERDE PARA AVANÇAR


Será que ainda conseguem evitar a derrocada total?
Esperamos bem que Sim... -------»» ]


"(...) A julgar pelas afirmações dos responsáveis do Governo dentro de, aproximadamente, 4 anos, a Casa do Passal será um edifício requalificado, pronto a acolher as diversas comunidades que, anualmente, visitam Cabanas de Viriato para conhecerem um pouco mais da história e vivência de Aristides de Sousa Mendes."

quinta-feira, agosto 13, 2009

16 - MODELOS DE CARTAS - São convívio entre as pessoas

MODELOS DE CARTAS
Ainda que pareça um tema já ultrapassado, afigura-se-nos valer a pena editar estes tópicos, porque consideramos que, ainda que cada pessoas tenha a sua própria maneira de estar e de agir, haverá sempre qualquer coisa que escapa e será bom ter algumas bases para se orientar...
Vejamos:
"Como dissemos no começo deste Capítulo, os livros ajudavam outrora as pessoas que se viam embaraçadas perante uma obrigação epistolar.
Em certas circunstâncias não estamos ao abrigo desse tipo de embaraço. Por isso passamos a transcrever alguns modelos de agradecimento que ajudarão a exprimir-vos mais facilmente. A fórmula não é rígida e poderá ser adaptada em função da imaginação e das necessidades de quem escreve.

Agradecimento de presentes

Queridos tios Maria e Pedro
Obrigado pelo belo fio de ouro que me enviaram pelo meu aniversário. Vou ter ocasião de o estrear no sábado, num Cocktail em casa de amigos. Tenho a certeza de que ele provocará a admiração e a inveja das minhas amigas. Vocês são os mais maravilhosos padrinhos do mundo.

Vossa afilhada afectuosa.

Agradecimento por um fim-de-semana

Caros amigos
Paulo e eu agradecemos-vos muito calorosamente o magnífico fim-de-semana passado em vossa casa. O velho Carvalho é um refúgio maravilhoso para citadinos retidos em casa neste periodo de Verão. Obrigado por terem pensado em nós e por haverem proporcionado este belo tempo de descontracção.

Com amizade de ...


Agradecimento após um internamento hospitalar

Caro João
As flores chegaram no momento em que a temperatura, o meu médico e as enfermeiras pareciam estar todos de acordo em me complicarem a vida. Não há nada como as rosas para afastar as tristezas e fazer «ver tudo cor-de-rosa».
Obrigado por ter florido o meu quarto, e sobretudo por ter pensado em mim. Até breve.

Sinceramente, "

By MFT

domingo, agosto 09, 2009

DE BEIJÓS > A LISBOA > Excursão II



(...) Dia 26 de Julho de 2009.


Alguns Beijosenses lá continuaram a sua viagem.
Depois da visita ao Oceanário de Lisboa, lá se deslocaram ao JARDIM ZOOLÓGICO da Capital Portuguesa. Vejamos aqui, alguns dos seus passos e alguns dos espectáculos a que assistiram.
Tiveram um dia cansativo, verdadeiramente ocupado, nas visitas à família (...), como se costuma dizer por estas andanças...




Fez questão de estar próximo destes nossos conterrâneos, a quem envia os mais sinceros parabéns, pela iniciativa.

sexta-feira, agosto 07, 2009

DE BEIJÓS » A BELAS - Festas da Vila

No dia 02 de Agosto de 2009, na Vila de Belas, concelho de Sintra, Portugal...

Ao fim da tarde, como fora anunciado durante a festa Religiosa em Louvor de Nossa Senhora da Misericórdia, que vimos aqui, os festejos continuaram com a actuação do Rancho Infantil do Grupo Folclórico de Belas. Registámos três números do seu vasto Reportório, que podemos apreciar ...
----» ] ----»]
Está de parabéns também este Grupo Folclórico de Belas, pelas iniciativas culturais que vem desenvolvendo e
pela pesquisa das tradições saloias que outrora aqui se enraizaram.

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS envia os sinceros parabéns a todos quantos enquadram o Grupo Folclórico e, muito especialmente, à respectiva Direcção.

segunda-feira, agosto 03, 2009

DE BEIJÓS > A BELAS - Festas em Honra e Louvor de Nossa Senhora da Misericórdia

No dia 02 de Agosto de 2009, estivemos nas Cerimónias Religiosas da Padroeira da Vila de Belas, no concelho de Sintra, Nossa Senhora da Misericórdia.

Foi uma festa cheia de Brilho. A respectiva Comissão de Festas esmerou-se para levar por diante a mais alta festa da Paróquia, que se realiza, anualmente, no primeiro Domingo do mês de Agosto.
Todavia, para que tudo corresse bem, também pode contar com todos quantos se incorporaram nesta Festa e com as populações em geral.
Foi o esforço conjunto de todos que proporcionou tantas alegrias numa só tarde.

Na Eucaristia temos que realçar a actuação do Coro Paroquial, que abrilhantou as cerimónias com todo o empenho e rigor.
Depois, seguiu-se a Procissão pelas Ruas da Vila, cujas imagens podemos ver aqui.

As ruas engalanaram-se com colchas nas janelas e varandas dos prédios, para anunciar a festa que estava a decorrer.
Um pouco por todo o percurso as pessoas formaram grupos para verem passar a Imagem da Virgem Maria, que, então, deixando momentaneamente a Igreja, se deslocou de porta-a-porta, em sinal de festa, para abençoar o seu Povo que tantas vezes suplica a Sua Santíssima protecção.

Na procissão, entre outros grupos e instituições, estiveram enquadrados:
> Um Grupo de Hipismo;
> A Fanfarra dos Bombeiros Voluntátios de Belas;
> O Grupo de Escuteiros da Vila;
> O Rancho Folclórico de Belas, fazendo uso dos seus trajes tradicionais, "Os Saloios".
> A Banda Filarmónica da Ericeira.

Neste dia, durante toda cerimónia, foi notório o respeito e a fé com que as populações se inclinavam perante a Imagem da Virgem.

A Vila de Belas teve, realmente, um dia Grande. As suas festas fecharam com chave de ouro.
Parabéns.

Nesta imagem podemos observar uma nota sobre a sua História. ---»
(Clik sobre estas imagens, para as ampliar).

Temos que deixar aqui uma Nota final, pela surpresa que nos causou o uso dos antigos paramentos pelos Celebrantes.
Também nisso vemos algum rigor, perante a antiguidade da imagem e, seguramente, pelos anos já decorridos sobre estas celebrações.
_____________________________
Oportunamente voltaremos a falar da Vila de Belas, para divulgar os seus festejos de 2009.

sábado, agosto 01, 2009

DE BEIJÓS > A LISBOA > Excursão I

UMA VIAGEM A LISBOA CHEIA DE CURIOSIDADE PARA VER OU REVER AQUILO QUE A NATUREZA NOS OFERECE E QUE EM BEIJÓS NÃO HÁ

Demos conta que os concelhos de Carregal do Sal e Nelas estavam bem representados.

Os nossos concidadãos viajaram para visitarem o OCEANÁRIO e o JARDIM ZOOLÓGICO. O tempo é sempre pouco, para se conseguir ver tanta coisa, quer num ou noutro lugar.

Para nós também seria saturante dar conta de toda a reportagem. Por isso voltaremos ao assunto com "Excursão II".

O entusiasmo era forte. Pena é que não se tenha proporcionado uma visita guiada, para que tudo aquilo que conseguiram ver fosse devidamente explicado.

Para ajuizarmos o interesse que a visita despertou em todos os nossos concidadãos,
aqui deixamos as imagens do Oceanário e a zona envolvente, parte do espaço onde em 1998 se realizou a Exposição Internacional de Lisboa, incluindo a Gare do "Oriente".

sexta-feira, julho 31, 2009

DE BEIJÓS > A BELAS > Festa em Louvor de Nossa Senhora da Misericórdia

A VILA DE BELAS ESTÁ EM FESTA

Este fim de semana é o culminar das festas da Vila de Belas.


As festas profanas tiveram início a 24 de Julho, com arraiais aos fins de semana.









Essas festas irão encerrar no
Domingo, dia 2 de Agosto de 2009, conjugadas com a parte Religiosa.


Festa em Honra da Nossa Senhora de Misericórdia.
A Vila tem-se esmerado para acolher os seus visitantes.


Estamos esperançados de que as festas irão encerrar com chave de ouro.
Vamos estar atentos para dar as novidades.

quinta-feira, julho 30, 2009

BEIJÓS E AS RUÍNAS DO BAIRRO DO OUTEIRO DOS CASTELOS


AS RUÍNAS DO BAIRRO DO OUTEIRO DOS CASTELOS


Pela Páscoa de 2009 subimos ao Outeiro dos Castelos para, dali, apreciar a paisagem sobre Beijós.

Há 50 anos, aquele Bairro era habitado por humildes agricultores, a maior parte dos quais trabalhavam no seu dia-à-dia nos terrenos por conta dos respectivos proprietários.

Os antigos moradores daquela parte de Beijós já faleceram. Os herdeiros procuraram outros lugares para construírem casas novas e o Bairro do Castelo ficou abandonado. Parte das casas estão devolutas, sem telhado, conservam-se somente as paredes de granito.

Os acesso são péssimos. Ninguém ali pode chegar de automóvel, mas é uma pena que as Autarquias tenham estado a autorizar a construção de prédios novos naquela zona. Como vimos, os novos edifícios estão a destoar dos históricos casebres que ainda por lá existem. Não tem havido a devida preocupação em preservar o traçado histórico daquele Bairro.

Agora está habitado somente pelas famílias:

> Borges;
> Cortês;
> Almeida;
> Loureiro Augusto;
> Veloso;
> Silva;

Além da degradação dos prédios, constatámos a existência das habituais lixeiras, um pouco por todo o lado. Alguns moradores não se preocupam em preservar o casario e o pior é que ainda se propõem a vandalizá-lo.

Estamos convictos que a Junta de Freguesia de Beijós irá empenhar-se na recuperação do casario e dar àquele espaço o destino que bem merece, ainda que seja para, de alguma forma, poder atrair alguns visitantes.

Vai sendo tempo de as Autarquias elaborarem um projecto condigno para aquela área, que certamente já fará parte do respectivo PDM, com vista à sua recuperação, reconvertendo - a num espaço de lazer e de passeio turístico.

sexta-feira, julho 24, 2009

DE BEIJÓS > A ÓBIDOS - Mercado Medieval 2009

ÓBIDOS - MERCADO MEDIEVAL DE 2009 > MEDIEVAL FAIR - JULY 16 TO 26

No Sábado passado, dia 18.JUL.2009, lá fomos visitar Óbidos, para pesquisar o Mercado Medieval.
Como sempre, a Vila de Óbidos estava muito engalanada para receber os visitantes. Chegámos cedo, para evitar as dificuldades de estacionamento do automóvel.
Tivemos que esperar pelas 12H00, para conseguir comprar os bilhetes de Ingresso. Desta vez fomos os três > PAZ, ANA e KAT.
Enquanto as bilheteiras não abriram, entre as 10H00 e as 12H00, fomos visitar os locais mais bonitos. Como KAT não conhecia nada, por sua conta, tivemos que percorrer a muralha que envolve a Vila. Colhemos imagens de todo o casario e muralhas e muito especialmente das paisagens envolventes.


Cometemos o erro de almoçar antes de nos franquearem a entrada para o espaço do Mercado. Depois, concluímos que, lá dentro, também nos tratavam bem, com o privilégio de até nos mimarem com músicas e programas de Variedades.
Vamos ficar com a mensagem e cumprir novo programa para 2010. Que Deus nos proteja até lá!

« DIAS DO MEDO, DIAS DE GLÓRIA > DAYS OF FEAR, DAYS OF GLORY »

" O pavor da guerra, da fome e da peste, em castelos e recintos sagrados se escondem os homens e mulheres tementes do Demo e da malvadez dos outros. (...)"

Este foi o tema escolhido para o Mercado Medieval.


Foi um dia muito bem passado, por entre as tasquinhas numa multidão de miúdos e graúdos, ávidos para presenciarem, como nós, tudo aquilo que nos era oferecido. Confessamos que o tempo foi pouco, para tanta coisa. O programa não nos saturou, nem o passeio nos maçou. O Sol, o Astro Rei, esse sim, suavizado pela brisa marinha que por ali habitualmente nos sopra, lá foi tostando a pele dos corpos mais expostos. Nada de grave, porquanto sempre era aproveitada uma ou outra sombra, para parar por momentos para apreciar cada cenário que nos era apresentado.
Muito Bom! Recomenda-se. Mas... o último dia já é a 26 de Julho de 2009.

Noutra oportunidade, brevemente, voltaremos a este tema, para apresentarmos algumas imagens que colhemos deste nosso passeio. Até lá... decidam-se!

quinta-feira, julho 23, 2009

BEIJÓS > Aniversariantes


Hoje é um dia muito especial para a Nossa Querida Amiga Anabela Pais Baptista, nascida a 23 de Julho de 1968.

Está de Parabéns pelo seu aniversário

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS deseja-lhe um dia muito feliz, de preferência passado junto da Família, longe do São Teotónio... que bem merece.

Que conte muitos e que tenha muita saúde, para poder desfrutar das felicidades que a vida lhe promete.

Congratulations ------ » c]

quarta-feira, julho 22, 2009

BEIJÓS - Aniversariantes

Hoje, está de parabéns o Nosso Querido Amigo, Luís Carlos Loureiro Abrantes, nascido a 22 de Julho de 1986.

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS envia-lhe os mais sinceros Parabéns com um grande abraço e com os votos de que esteja a passar um dia muito feliz.

Desejamos-lhe também muita saúde e que continue a rodar durante muitos anos pelos caminhos desta vida, na companhia de toda a família.

Muito sinceramente que, ainda que não seja hábito enviar presentes aos nossos aniversariantes, ficámos preocupados em arranjar para ele qualquer coisa de inédito.

Não conseguimos grande presente.
Contudo, esperamos que, por momentos, tenhamos conseguido fazer com que os seus pensamentos se voltassem para a Aldeia onde respirou pela primeira vez autonomamente.
É com enorme prazer que lhe enviamos este humilde, mas carinhoso Gesto.

[ « --- Congratulations ----» ]

segunda-feira, julho 20, 2009

BEIJÓS > Aniversariantes

Hoje, é um dia muito especial para a nossa Querida Amiga Inês Daniela Loureiro Amaral, nascida a 20 de Julho de 1994.


Parabéns... pelos seus 15 aninhos.
Desejamos-lhe um dia cheio de alegria, com os votos de que continue a festejar os seus anos, por muito e muito tempo.
Mas, já agora, queremos que ela aceite a contagem de todos nós, mais velhos e mais novos, porque isto de contar sozinha não tem graça nenhuma.

Como estamos longe e não podemos ajudar a comer o seu bolo e a beber a taça de Champanhe, tomamos a liberdade de lhe mostrar...
... esta torta virtual, já dura, fabricada para Domingo da Pascoela, em Cabanas de Viriato.
Também é bom brincar...
Muitos Parabéns e tudo de bom, para que se sinta feliz!

quinta-feira, julho 16, 2009

ACEITA A MINHA AMIZADE

Esta "fábula" que achámos muito engraçada pela imagem que veicula, não resistimos e, o autor que nos perdoe, ousámos direccioná - la para esta margem.
Uma lição de humildade que o cão nos dá!

Pressentimento daquilo que os animais diriam se falassem connosco numa linguagem humana.

"... a vida de cão não é fácil!"

terça-feira, julho 14, 2009

BEIJÓS E A OUTRA FACE DA FESTA

DEPOIS DA FESTA - resta »»»
Pois!
O que há-de restar?
Lixo... e mais lixo!
Mas, analisando bem o espaço, somos levados a ajuizar melhor aquilo que, em festas assim... se passa.
A Juventude gosta!
O Moderno é o convívio é a cultura...
Claro que a Juventude tem necessidade de conviver...
Os mais velhos... que tiveram uma juventude bem diferente... sob o olhar atento dos pais, fossem rapazes ou raparigas... nem por isso se deixam convencer deste tipo de convivência.
O que anda por ali... para conviver... temos que beber... fumar... e... mais?
Mas conviver não haverá necessidade de se esconder...
Os plásticos nas ruínas das instalações do largar de azeite... que em determinado momento apresentámos... aqui, será que... deram para dormir de malhada?
Afinal... nos tempos que correm... tudo leva a crer que a humanidade está a tomar os hábitos dos outros animais... dormir em grupo... há menos frio... e curte-se melhor.
Mas é engraçado... com estas imagens concluímos que, para curtir... é necessário haver "um corte"... "um corte" que separe, que "corte" das vistas, que abrigue e que esconda.
Do espectáculo que uns fizeram e que outros viveram e que ainda outros curtiram... resta-nos outro espectáculo, porque já não conseguimos ver em directo a degradação humana no espaço e no tempo, vimos a degradação que resta no meio ambiente.
Agora, o proprietário do espaço que, segundo apurámos, gosta e consente que haja ali festivais, terá que limpar o lixo que lhe lá deixaram.
Por enquanto a GNR fica pelos acessos, à caça... Mas terá que arranjar mais um pouco de coragem e actuar mesmo naquele espaço, porque, certamente... terá caça mais grossa!

segunda-feira, julho 13, 2009

BEIJÓS E O MEIO AMBIENTE

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS DAS RIBEIRAS
Ao passar no Poço das Poldras, em Beijós, ficámos surpreendidos com as águas que ali encontrámos.
Não vimos sinais de verdura das plantas "hidrófitas" como outrora aquele poço apresentava.
As águas ainda caem da levada, pelo que não haveria razão para apresentarem o aspecto de inquinadas, não fora a drenagem dos esgotos que são feitas para o leito daquela ribeira, pelas diversas povoações, a montante.

No Poço da relva
o aspecto das águas é em tudo igual, ainda que o caudal seja maior, vê-se muita espuma, sinal de que há esgotos com detergentes a correrem para ali.

No rio do Casal, tudo igual.
Beijós, na bacia das ribeiras, não poderá estar sujeito a todas as imundices que as outras aldeias vão vazando para os cursos de água que banham a nossa Aldeia, porquanto essa poluição:
» Irá matar a vida nas ribeiras;
» Prejudicar as culturas agrícolas nos campos regados com essas águas;
» Prejudicar, directa ou indirectamente, a saúde pública das populações.
Vamos procurar alterar este tipo de coisas, dando conta do nosso descontentamento:
» À Câmara Municipal de Carregal do Sal;
» E ao Ministério do Ambiente.
--»]

domingo, julho 12, 2009

PÓVOA DA PÉGADA - Obras Públicas

MELHORAMENTOS NOS ESPAÇOS PÚBLICOS


Na Aldeia de Póvoa da Pégada já se vão vendo alguns melhoramentos.
Junto da Capela de Nossa Senhora da Pégada, recanto que estava praticamente abandonado, a Norte do Santuário e as traseiras do edifício foram empedrados, conforme vemos nas imagens.

Havia um antigo chafariz escondido nos acessos aos campos, por sugestão de alguns moradores, a Junta de Freguesia transferiu-o para um Largo recém criado pela demolião de prédios urbanos.

Agora este monumento passou a embelezar esse espaço, que irá ser utilizado para parqueamento público de automóveis. Ficou muito bonito, no centro da Aldeia.








As populações da Póvoa ainda mantêm a esperança de, brevemente, verem alcatroada a Rua do Calvário, como foi prometido, há já a algum tempo.

sábado, julho 11, 2009

BEIJÓS E A RUA DAS POLDRAS

RUA DAS POLDRAS
Os trabalhos para a pavimentação da Rua das Poldras, em Beijós, já decorriam a bom rítmo, em 29 de Junho de 2009.

Estamos certos de que, quando visitarmos novamente a nossa Aldeia, já tudo estará pronto.

Os acessos ao Poço das Poldras vão, seguramente, ficar melhores, principalmente para quem tiver de se deslocar de automóvel.


Estamos todos de parabéns, pelo trabalho desenvolvido pelas autarquias.

sexta-feira, julho 10, 2009

BEIJÓS > E A SUA IGREJA MATRIZ

PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BAPTISTA DE BEIJÓS
Se nunca esteve na Igreja Paroquial de Beijós, entre connosco e irá ficar deslumbrado com a sua riqueza em talha dourada.

Nesta imagem, colhida no Domingo, 28 de Junho de 2009, poderá observar toda a beleza que esta Igreja oferece.

Clik na Imagem para melhor a poder observar.


No concelho de Carregal do Sal, não encontrará jóia igual.
Aqui, em 18 de Fevereiro de 1908, celebraram o seu casamento Católico ARISTIDES DE SOUSA MENDES e MARIA ANGELINA COELHO DE SOUSA MENDES, nascida em Beijós a 20 de Agosto de 1888.

quinta-feira, julho 09, 2009

BEIJÓS E SUA HISTÓRIA

AS RUINAS DE UM MOINHO
Estando em Beijós, vamos sempre fazendo as nossas pesquisas do desconhecido.

Pela Páscoa de 2009, fomos descobrir as ruínas de um moinho, mesmo na margem direita do Ribeiro da Praçaria, a Sul do Pariço, na encosta Norte da Póvoa de Santo António.
Então, perante a surpresa, como sempre fazemos, colhemos as imagens, na esperança de aprofundar a história daquelas ruinas.
Agora, pelo São João/2009, conseguimos obter alguns relatos de pessoas que, muito embora desconheçam em concreto a história daquele moinho, comentaram-nos a existência de moinhos idênticos, nos quais cheram a trabalhar a puxar as mós manualmente, sitos nos Salgados, no Rio Dão, próximo das Aldeias de Furadoiro e Corujeiro, do concelho de Tondela.

Estamos conscientes de que a verdadeira história ainda a não sabemos.
Há alguns pormenores que, não os tendo vivido, serão difíceis de descrever.

Contudo, temos todo o interesse em divulgar algumas coisas que apurámos e as conclusões a que, mesmo por analogia, chegámos.
Vejamos:
» Proprietário
> Fernanda M.ª M.S. Amaral (neta do Saudoso Amigo José Pais do Santos);
» Local
> Ainda que os proprietários designem a propriedade por "Pisqueiro", é certo que se insere na encosta Sul do Pariço, limite da freguesia de Beijós, concelho de Carregal do Sal;
» Moinho
> Misto >> Hidráulico e Manual;
»
> Em pedra com cerca de 70/100mm de espessura, com um diâmetro de cerca de 800mm;
> Além do normal furo central com cerca de 100/150mm, possui um outro pequeno furo, superficial, somente uma cavidade, com cerca de 20mm, na parte superior, entre o furo central, vulgo "olho" e a aresta circular exterior do corpo da mó.
> Neste furo era colocado um pau (cambão), com uma espessura coincidente com a largura da cavidade, com o qual a mó era movida manualmente, quando não havia água.
» Funcionamento
> Este moinho tinha a vantagem de poder moer os cereais movido pela água...;
> Todavia, uma vez que o ribeiro da praçaria seca a partir de Maio, então, a partir desta data passava a funcionar ao cambão, como já referimos, movido pela força humana;
> Funcionava todo o ano.
»» Projectos dos proprietários:
Pelo diálogo que mantivemos com os proprietários, animou-nos a ideia que eles nos divulgaram de terem intenção de recuperar aquelas ruínas e reconstituir o moinho tal qual ele fora, muito embora não tenham intenção de o fazer funcionar.

Muito embora não se preveja terem necessidade do moinho para arrumos, porque, como presenciámos, louvavelmente estão a recuperar todas as palheiras de granito que possuem naquela propriedade, seguramente, como cremos, que irão preservar aquele imóvel pelo valor histórico e singular que tem para nossa Aldeia.

Ainda que seja propriedade particular, afigura-se-nos que as autarquias não deverão deixar de apoiar estas iniciativas.

quarta-feira, julho 08, 2009

BEIJÓS - Aniversariantes

Hoje, 08.JUL.2009, está de parabéns, pelos seus 25 anos, o Nosso Querido Amigo RICARDO JORGE PAIS BATISTA.

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS deseja-lhe as maiores felicidades, hoje e sempre, com votos de que esteja a passar um dia bem passado...

Parabéns!
--->]

segunda-feira, julho 06, 2009

CARREGAL DO SAL E AS SUAS FESTAS EM 2009

No dia 12 de Julho de 2009 é o primeiro dia das festas do concelho de Carregal do Sal

Cartaz

Dia 12 de Julho
- AF Grupo
- Vira Milho

Dia 17 de Julho
- MEGA
- Tributo Xutos&Pontapés

Dia 18 de Julho
- Phil Case
- Dina
-Orquestra Royal

Dia 19 de Julho
- Canário & Amigos

Dia 20 de Julho
- Toques do Caramulo

>>> ENTRADAS LIVRES <<<

»»»» Tasquinhas - Artesanato - Exposições
»»»» Tunas - Folcore - Dança - Música

13 a 17 de Julho - Semana Cultural
__________________________

Outrora, Beijós esteve nestes festejos com um grupo de Teatro. O que irá apresentar este ano?
Esperamos que a Nossa Aldeia esteja bem representada!

domingo, julho 05, 2009

FORA DE BEIJÓS > SER CRIANÇA POR MOMENTOS









Deixarmo-nos envolver por crianças e sentir a adrenalina a subir, mesmo que seja por breves instantes é maravilhoso.
Dia 04 de Julho de 2009.
O Nosso Querido Amigo João, em Beijós, pelo S. João, alertou-nos para as comemorações dos 57º. Aniversário da Força Aérea Portuguesa, cujos festejos têm estado a decorrer na Base Aérea n.º 1, em Sintra.
Nós, filhos da casa, onde passámos 27 meses, nos anos 1966/67/68, tínhamos que ir matar saudades.
Em princípio gostaríamos de saber do programa, para comparecer no melhor momento.
Qual melhor momento?

Concluímos que, estando ali, não nos restava outra alternativa senão aproveitar todos os momentos, porquanto não havia horários para exibições aeronáuticas.

Logo à entrada, o cenário de preencher papéis.
Fomos observar. Era o preenchimento do Termo de Responsabilidade, para quem queria voar.
Voar num Hércules C 130?
Já o tinha experimentado outrora em viagens para os Açores, mas agora, num voo de cerca de 20 minutos e, lá do alto, contemplar a frondosa e fresca área de Sintra... não podemos pensar duas vezes!
Alguém ali ao lado nos observa: "- O senhor vem sozinho?"
À resposta afirmativa, a mesma voz retorquiu: " - Está com sorte, porque consegue o Baptismo do voo da parte da manhã, coloque-se naquela fila que eu já vou ter consigo".
Isto é maravilhoso.
Sempre a caminhar em marcha acelerada.
Ligámos à família a comunicar que íamos voar e fomos ocupando o nosso lugar na fila.
Abre-se uma porta.
Recolhem-se os documentos e o peitoral, sim porque aquela fitinha com um cartão que dependurámos ao pescoço e que dizia "VOO" tinha que regressar ao ponto de partida, para entregar aos próximos passageiros.
Então, recomendaram-nos "- ... em duas filas, sigam-me para embarcar".
À nossa espera estava o C 130 "Hércules" com os motores a trabalhar, aguardando a nossa chegada para o último voo da parte da manhã.
Seguimos as instruções e, desviando-nos dos calores dos motores, lá nos dirigimos para a rampa da retaguarda, por onde entrámos.
Que bom sentir e recordar novamente o cheiro da JP4 que aquele monstro estava a queimar.
Sentámo-nos naqueles bancos improvisados de tiras de fibra, multicolor, idênticos aos que outrora nos suportaram durante duas horas e meia, em cada viagem, para aquele magnífico arquipélago.
Grande expectativa.
Parecia que estávamos noutro mundo.
Mas tudo muito real.
Olhamos à nossa volta e foi tão bom comungar da alegria e da felicidade da pequenada que nos rodeava, acompanhada dos familiares.
Depois de passado o momento da descolagem, chamaram-nos para uma visita aos pilotos, instalados e muito atentos, na sua cabine.
Deu para colher as melhores imagens que, então, observámos.
Por pouco tempo, porque, naquele local, tínhamos que nos revezar de momento a momento, porque outros aguardavam que nós lhes cedêssemos o espaço.
Valeu a pena!
Há momentos que não se podem perder, porque hoje já não volta e, amanhã é outro dia.
Temos que aproveitar todas as oportunidades, naquele instante... porque, deixando passar o tempo e as ocasiões, aquilo que devíamos fazer, naquele momento, que já passou, já não pode ser feito.






Logo nos entregaram o certificado do Baptismo do Voo»»»



sábado, julho 04, 2009

PARDIEIROS E A RUA DO VALE

OBRAS DA RUA DO VALE


Finalmente as populações da Aldeia de Pardieiros, freguesia de Beijós, concelho de Carregal do Sal vêem a Rua do Vale asfaltada.
Já não era sem tempo, porquanto as Autarquias já o tinham prometido há alguns anos.
É pena que não tenha uma saída mais desafrontada, por forma a poder ser desviado o trânsito de veículos pesados, dado que a Rua Miguel Bombarda não oferece condições para a circulação desses veículos.
Sempre esperamos melhores dias, na esperança de que a ideia amadureça e convença alguns proprietários dos prédios que ladeiam as artérias de acesso à Rua do Dr. Freitas a cederem algum espaço para o alargamento das vias.

Apesar de o piso ainda não ter solidificado convenientemente, aquela artéria já tem outro aspecto e maiores condições para os automóveis circularem.

Está de Parabéns a Aldeia de Pardieiros, por mais este melhoramento.

Parabéns também à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal que, num esforço conjunto, promoveram este benefício a pensar no bem estar das populações.