domingo, setembro 27, 2009

DE BEIJÓS > A ÉVORA - Air Show II

OS LOCKHEED F-16 DA F.A.P. TAMBÉM APARECERAM
>> Em 201515SET2009.




Muito marotos. Passavam depressa para não serem apanhados... claro... por alguns, como nós com objectivas com menores capacidades.
As nossas modestas objectivas não conseguiam acompanhá-los, mas nem por isso ficámos muito prejudicados.
Já que não conseguiamos as tão desejadas fotografias, observámos a olho nu as suas acrobacias até às nuvens. Grandes artistas naquelas manobras de fazerem arrepiar.

sábado, setembro 26, 2009

NA PEUGADA DE BEIJOSENSES

POR ONDE ANDARÃO OS BEIJOSENSES?


Poderíamos dizer que são fotografias para um programa dos "apanhados" da TV.
Não há dúvida que este ilustre Locutor da Rádio/TV foi por nós apanhado no Air Show09, em Évora.

Para nós também foi surpresa, quando descobrimos que ele era um amante do Aeromodelismo.
Contudo, foi bom tê-lo encontrado ali. Assim, pudemos confirmar as indicações do Nosso Querido Amigo JOÃO PEIXEIRA MARQUES, a quem já tivemos oportunidade de pôr a mesma questão.
Nestas coisas de investigação temos que ser audazes e "...não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje..."
Temos que aproveitar todas as oportunidades, porque amanhã poderá ser tarde.
Ousados, sem preconceitos q.b.:
"(...)
BCA - Dá-nos licença que lhe ponhamos uma questão?
JI- Façam favor!
BCA - Somos de Beijós, concelho de Carregal do Sal, Distrito de Viseu. Na nossa Aldeia consta que o Senhor terá ascendência Beijosense?
JI - É mentira! (...)"
Tinha razão o Nosso Querido Amigo Peixeira, quando, delineando a família «Campos Pais» de Beijós, nos informou que não era possível.
Pronto!
Assim, ficamos com as dúvidas definitivamente tiradas.
Os antepassados do Ilustre Locutor da Rádio e TV, JÚLIO ISIDRO, não eram de Beijós.





sexta-feira, setembro 25, 2009

EM BEIJÓS - ACDB


2008.MAR.30 - (ACDB)
> > ASSOCIAÇÃO CULTURAL E DESPORTIVA DE BEIJÓS

UM REPARO:
»»»» "-... não tinhas nada que autorizar. Se calhar nem sócio é...!"
Estas palavras terão sido dirigidas por alguém (...) ao que parece ao Senhor ex-Presidente da Direcção da ACDB, em 301630MAR2008.
Enfim!
Não há dúvida que, normalmente, no anverso é apresentada uma imagem mais bonita do que no verso da medalha.
A HISTÓRIA
Estávamos empenhados em pesquisar o sofrimento passado pelos Militares que estiveram no Ex-Estado Português da Índia, alguns dos quais sentiram na pele a prisão a que foram sujeitos, a partir do dia 18 de Dezembro de 1961.
Sabíamos que íamos encontrar na ACDB alguns dos nossos conterrâneos que passaram por esses problemas.
Uma vez ali, esperámos que eles se disponibilizassem para nos aturar. Entretanto, olhando aos quadros de fotografias que estavam expostas nas paredes do edifício, acabámos por contactar o Senhor Ex-Presidente da Direcção, que autorizou que nós colhêssemos fotografias de alguns desses quadros dos quais faziam parte os fundadores da ACDB e, por isso, na nossa ausência, deu-se o reparo que citámos.
CONCLUSÃO
Pensamos ter sido muito útil, principalmente para BEIJÓS*CINCO ALDEIAS, que alguém se tivesse sentido incomodado com a presença e com a postura dos nossos colaboradores.
A sua conduta traz-nos alguns ensinamentos e dá-nos alento para prosseguir na aproximação com a ACDB, porque entendemos que poderemos estar entre os melhores, que serão todos aqueles que, sem exigirem qualquer contra-partida pelo seu esforço, anseiam manter bem viva a Colectividade e que lutam pelo seu prestígio.
Por isso mesmo, estando bem cientes daquilo que pretendemos e daquilo que somos capazes, não nos humilhamos com qualquer comentário.
A ACDB merece tudo dos Beijosenses.
Esperamos que os respectivos responsáveis continuem empenhados em a dinamizar.
Esperamos também que eles se esforcem por organizar eventos que cativem os Beijosenses de todas as idades.
Gostaríamos de os ver ganhar ânimo, para franquear as respectivas instalações a todos os nossos conterrâneos em geral e a quem visita a Nossa Aldeia, porque todos não somos demais para promover, não a pessoal, mas a imagem de que a ACD de Beijós mais necessita.

terça-feira, setembro 22, 2009

DE BEIJÓS > A ÉVORA - Air Show

2009.09.18 - AIR SHOW - ÉVORA - PORTUGAL

Os amantes da aviação, no fim de semana passado deliciaram-se com o Festival Aéreo em Évora.
Apesar de o tempo ameçar chuva e estar um pouco fresco naquela zona, tivemos uma tarde bem passada a apreciar as diversas actuações dos áses das asas.
Desfrutámos de coisas maravilhosas que só são possíveis com pessoas muito experimentadas nestas andanças na liberdade do espaço.
Não há dúvida de que, de vez em quando, necessitamos de sair da rotina para ocupar, ainda que seja momentaneamente, a nossa mente com coisas diferentes.









É bom aliviar a saturação da lida diária.
A cidade de Évora - Portugal, no coração do Alentejo, esmerou-se na preparação das suas festas, para promover o Turísmo.

Os Nossos Sinceros Parabéns pelo evento.

Por terem merecido o nosso destaque neste dia, apresentamos aqui a exibição da "Patrulha Águila" com os seus C-101 Aviojet.
Cerca das 18H30, as passagens e as acrobacias destes aviões,nos céus de Évora, deliciaram os olhares do público que se deslocou ao aeródromo.

Ver tudo






segunda-feira, setembro 21, 2009

DE BEIJÓS »» A ANGOLA - Notícias




"Angola aperta o cerco Fonte: Expresso - Editado por AD
Quinta, 17 Setembro 2009
Angola pediu às autoridades judiciais portuguesas que investiguem detalhadamente as transacções de acções do Banif por parte do seu principal accionista, Horácio Roque.
Com isso, o Estado angolano tornou evidente a sua convicção de que Roque não sai isento de culpas na "burla gigantesca" que diz ter sofrido após ter mandatado três testas-de-ferro portugueses para comprar 49% do Banif. "
Ler Notícia

domingo, setembro 13, 2009

BEIJÓS > CÁRITAS PAROQUIAL > A CONCRETIZAÇÃO DE UM SONHO

EDIFÍCIO-SEDE E CENTRO DE DIA DA CÁRITAS PAROQUIAL DE BEIJÓS
Funcionamento:
»»» Neste edifício, sito na Rua Abade Pais Pinto, espaço contíguo à Junta de Freguesia, em Beijós, funciona o Centro de Dia, onde os respectivos utentes têm os seus convívios durante a semana (de 2.ª a 6.ª Feira), entre as 09H00 e as 16H30.
Telefone 232 672 047.
»»» Logo pelas 09H00, três carrinhas vão de Aldeia em Aldeia fazer o transporte dos idosos para o Centro de Dia, onde permanecem até às 16H30, altura em que, depois do lanche, são de novo transportados para as respectivas residências.
Serviços de Apoio:
»»» Possui cozinha e refeitório, para confeccionarem e servirem as refeições aos idosos, a Cáritas também dá apoio aos alunos do Ensino Primário e Infantil, servindo-lhes os almoços. Ao fim do dia, cada utente, de regresso a casa, leva consigo os alimentos confeccionados para comer ao jantar.
»»» Possui um serviço de apoio domiciliário-externo, não só em Beijós, mas também nas Aldeias vizinhas, designadamente, Pardieiros, Póvoa da Pégada, Penedo, Aguieira, Pedra Cavaleira, Moreira, Sangemil, etc.
»»» Este apoio domiciliário, além das refeições que servem aos utentes, inclui as limpezas das suas residências, higiene pessoal e o tratamento das suas roupas.
********************************************

A SUA HISTÓRIA
Descrever a história da Cáritas Paroquial de Beijós será, para qualquer Beijosense, uma ambição.
Estamos cientes de dificuldades que teremos que transpor. Mas iremos procurar dar a conhecer ao Mundo a História desta Instituição, para que se possa ajuizar os sacrifícios e preocupações de muitos Beijosenses, que impulsinaram a sua criação.
Também iremos procurar descrever os benefícios que a Cáritas trouxe para a nossa Aldeia, por forma a sensibilizar os mais cépticos para que passem a acreditar mais nesta Instituição e no trabalho de todos aqueles que têm tido a responsabilidade de a gerir, através dos tempos.
O PRIMEIRO SINAL
Sejamos crentes ou não, temos que aceitar que Deus permite que o homem dê sempre os passos certos, em qualquer fase da sua vida.
Ele, como força dominante do Mundo em que vivemos, indica os caminhos mais seguros que a humanidade deve percorrer.
»»» Um telefonema
Estamos no ano de 1983 do Século XX.
»»» O Nosso Querido Amigo Agostinho Marques do Nascimento desempenhara as suas funções profissionais na Direcção-Geral dos Hospitais, em Lisboa, até à década de 70, também do Século passado, altura em que, por razões da sua vida particular, emigrou para a Alemanha.
Nestas suas funções na DGH-Lisboa, também tinha por missão colaborar no Apoio Social a diversas instituições de solidariedade social, razão por que os seus préstimos eram solicitados directamente, para encaminhamento de alguns dos pedidos.
»»» Diziamos que, no ano de 1983, vindo da Alemanha um camião carregado de roupas bateu à porta de uma Congregação Religiosa, sita em Camarate, Lisboa. Esta Instituição sentiu enormes dificuldades em aceitar esta dádiva e procurou enacaminhá-la para a Cáritas Portuguesa, com sede em Lisboa que, por sua vez, talvez por falta de espaços e de meios humanos para fazer a respectiva distribuição pelos mais necessitados, também não aceitou essas roupas.
»»» Os responsáveis pela Congregação Religiosa, embaraçados com aquele maravilhoso presente que a Alemanha enviara para os pobres de Portugal, procurou ultrapassar as dificuldades, para evitar que aquele camião regressasse com a carga à Alemanha, porque daí, seguramente, viriam muitos prejuizos para aquela Instituição, que sempre contou com os apoios estrangeiros.
»»» Então, um telefonema para o Beijosense, o Nosso Querido Amigo Agostinho M. do Nascimento que, então, já pensava seriamente em regressar a Portugal, fez com que ele se lembrasse dos pobres de Beijós.
»»» O despertar de um desejo
Este Nosso conterrâneo, que nunca esqueceu a sua Aldeia, lembrou-se que por ali, quer em Beijós quer nas aldeias vizinhas, haveria muitas pessoas de fracas posses que necessitavam de ajuda.
Ele, que põe a sua parte humana sempre à frente de todo o resto, decidiu indicar o caminho de Beijós aos responsáveis pela Congregação Religiosa que, amavelmente, o tinham contactado. Assim, o mesmo camião que veio da Alemanha passou pela nossa Aldeia e ali descarregou as roupas que transportava.
»»» Terá sido, então, tarefa árdua para o Saudoso e Reverendo Padre AGOSTINHO DA CUNHA NETO, que, como responsável pela Paróquia de S. João Baptista de Beijós, inesperadamente, teve que organizar o melhor que pode a distribuição daquelas roupas.
OS PRIMEIROS PASSOS
»»» Ciente de que poderia ser muito útil no Apoio Social aos mais desfavorecidos, tarefa que sempre desempenhou na DGH, o Nosso Querido Amigo Nascimento, procurou ajudar a criar em Beijós uma instituição que apoiasse os seus conterrâneos mais idosos.
»»» Apesar de se encontrar ainda emigrado na Alemanha, ele alimentava o desejo de criar em Beijós a instituição com que sonhara.
»»» Mesmo lá de longe, sempre foi desenvolvendo as iniciativas de Apoio Social, fazendo com que as Instituições quer portuguesas quer estrangeiras tivessem em consideração a sua e nossa Aldeia e distribuissem ali também algumas das suas dádivas.
»»» Regressado a Beijós definitivamente, no ano de 1984, logo se lançou em promover a criação de um espaço para que os idosos e os mais carenciados pudessem ser acarinhados e apoiados na sua alimentação, principalmente durante o dia.
(...//...)
By Willoughby

sábado, setembro 12, 2009

EM BEIJÓS » O QUE NOS DESLUMBRA











*************************
O QUE DESLUMBRA
Nesta foto que vos deixo,
De um misto de Olival,
E vinhedo sem desleixo,
Encosta da Carregueira,
No lugar do Terroal,
Com caminho mesmo à beira,
Mas que uvas sem igual,
Convidando à colheita,
Para encher o Bornal,
A cobiça espreita,
A quem passa caminhando,
A subir p'ró Vale do Escuro,
Suberba mesa encantando,
Neste lugar tão seguro.
By Willoughby
***********************************************


Há coisas e momentos em que somos incapazes de resistir. Em comentário, o nosso querido Amigo Willoughby, mais uma vez nos surpreendeu, brindando-nos com este maravilhoso poema, para realçar a fotografia que antecede e que acompanhou o texto "AS VINDIMAS NO TEMPO CERTO" que poderemos ver no Blogue ALDEIA DA MINHA VIDA.


Aproveite para admirar os maravilhosos trabalhos sobre as vindimas e os vinhos e, se ainda não votou, vote.

terça-feira, setembro 08, 2009

CÁRITAS PAROQUIAL DE BEIJÓS


Domingo, 16 de Agosto de 2009
A Cáritas Paroquial de Beijós, Instituição de Solidariedade Social, promoveu, durante vários fins de semana, na sua sede, a exposição e venda de alguns artefactos e artesanatos parte deles elaborados por pessoas amigas que depois os ofereceram.
Nos tempos que correm, as dificuldades também se fazem sentir nestas Instituições de baixos recursos financeiros e para quem os Poderes Públicos também pouco contribuem. Por isso, os responsáveis aproveitaram esta época, pela vinda a Beijós de alguns dos nossos conterrâneos, que passam a maior parte do ano emigrados ou imigrados, para a exposição e venda dos artigos.
BEIJÓS*CINCO ALDEIAS enaltece a iniciativa, pelo mérito que encerra em prol de quem mais necessita de apoio humano e financeiro.
'>-

segunda-feira, setembro 07, 2009

BEIJÓS E AS SUAS FESTAS DE VERÃO V

DIA 24 DE AGOSTO DE 2009

Ao cair da noite o Duo Musical " TAL & QUAL " iniciou a sua actuação e abrilhantou o Serão da Segunda - Feira da Festa.

Entretanto, interrompeu-a momentaneamente, para que actuasse também o Grupo "ONDA VIVA" e fossem divulgadas publicamente as suas actividades.
****************************************************
Desfilaram dois Grupos, designadamente:
********************************************
1 - Grupo Jovenil
»» Este Grupo, ao que apurámos, tem como coordenadora ( A Mestrina) a Nossa Querida Amiga Isabel Teixeira
******************************************
2 - Grupo Infantil
»» Tem como Coordenadora ( A Mestrina) a Nossa Querida Amiga Liliana Marques que assinalamos na foto.

Gostámos de ver a actuação de ambos os grupos, ao som de músicas pré-seleccionadas para o efeito.
Perante o trabalho que apreciámos, concluímos que os Beijosenses não estão parados, contrariamente ao que se poderia pensar.
Afinal há em Beijós pessoas com muito brio e com muita garra, empenhadas em desenvolverem actividades de lazer que levem mais longe e enalteçam o nome da Nossa Aldeia, BEIJÓS.
*******************************************************
BEIJÓS*CINCO ALDEIAS não pode deixar de salientar o empenhamento de um grupo de pessoas que, voluntária e gratuitamente, procuram desenvolver um tipo de cultura que alicie a juventude e a faça enveredar por um caminho de convivência social saudável, prevenindo assim alguns desvios negativos.
Os nossos sinceros Parabéns com votos de que este trabalho seja reconhecido oficialmente, pelas entidades públicas.
Atentando que "só conseguimos percorrer o caminho, caminhando" não esmureçam... Muita coragem e... boa continuação.
*******************************************************
Vamos sedimentar alguns dos nossos lemas:
a) - "Quem educa, educa-se".
b) - "Praticando, aprende-se".
c) - "As experiências, boas ou más, amadurecem-nos".
d) - "Os ensinamentos colhidos jamais serão esquecidos, mas, porventura, melhorados".
Ver tudo

domingo, setembro 06, 2009

BEIJÓS E AS SUAS FESTAS DE VERÃO IV

Domingo, 23 de Agosto de 2009

Terceiro dia de festa da Nossa Aldeia.

Depois de uma partida de futebol que, durante a tarde, decorreu no Estádio da Cerca, em Beijós, chegou a hora de os Beijosenses se dirigirem para o recinto das festas, Parque Arnaldo de Castro, para escutar e dançar o e ao som das músicas da Banda "Panorama", de Lobão da Beira - Tondela.





Bem familiarizada com os gostos das Nossas gentes, a Banda puxou pelos seus trunfos e executou o seu vasto reportório, animando o arraial até altas horas da madrugada.
Os dancistas não resistiram ao desafio e encheram o respectivo recinto, acotovelando-se constantemente. Enfim, recinto pequeno, mas toda a gente se divertiu conforme as possibilidades.
BEIJÓS*CINCO ALDEIAS envia os sinceros parabéns à Banda "PANORAMA" pela Coriografia, pela forma como tão bem abrilhantou a festa e pelo seu vasto reportório musical capaz de se bater em palco com todo o tipo de Conjuntos ou Bandas... Tudo de bom para esta Banda, com os melhores votos de boa continuação.

sábado, setembro 05, 2009

SANGEMIL E A SUA GARRAIADA

DOMINGO, 23 DE AGOSTO DE 2009


A ACR de Sangemil organizou a sua Garraiada, nos terrenos contíguos à Escola.
Enquanto, durante a tarde, se realizou a partida de Futebol no Estádio da Cerca, em Beijós, întegrada nas suas Festas de Verão, decidimos passar por Sangemil, para apreciar as festas desta Aldeia.
Valeu a pena.
Vimos um espectáculo muito bem organizado e muito bem concebido para aquela Aldeia.
Mobilizou muitos espectadores, vindos um pouco de toda a parte das localidades vizinhas e, principalmente, os emigrantes.

Aqui vemos os preparativos para a festa e, logo a seguir, o decorrer da lide das rezes.

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS envia os mais sinceros Parabéns aos responsáveis pela ACR de Sangemil, pela iniciativa de terem proporcionado aos seus conterrâneos e visitantes uma tarde bem passada.

sexta-feira, setembro 04, 2009

BEIJÓS E AS SUAS FESTAS DE VERÃO 2009 III


Noite de 22 para 23 de Agosto de 2009
Tudo indicava que iria ser um serão muito animado.
Realmente, o arraial foi aberto com a Banda "FESTA BRAVA", de Canas de Senhorim - Nelas, que apresentou o seu vasto reportório de Música Tradicional Portuguesa.
Esta Banda conseguiu convencer os Dancistas a aproveitar o Som e o espaço para um pé de dança.
Todavia, era grande a expectativa, relativamente à actuação de "ANTÓNIO ALBERNAZ".
Ele compareceu muito bem acompanhado. Ali foi aguardado, no Parque Arnaldo de Castro, por uma multidão de Beijosenses adeptos da Música Popular Portuguesa.
Apresentou um místo de música e de comédia, durante cerca de 01H00.
Trouxe muita animação ao arraial, que continuou madrugada fora, com a actuação da "Festa Brava".
Podemos dizer que a Festa Brava e o António Albernaz transformaram o arraial em Festa Rija.
Já há muitos anos que Beijós não tinha tido semelhante arraial.
Temos que deixar os nossos sinceros parabéns aos responsáveis pela ACDB, por terem franqueado um serão tão animado quanto agradável aos seus conterrâneos.
As imagens ilustram bem a forma como decorreu o Serão de 22/23 de Agosto de 2009.

segunda-feira, agosto 31, 2009

CONVITE DA ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES FLORESTAIS DO PLANALTO BEIRÃO

Audiência Final da ZIF do Planalto Beirão - Carregal do Sal

A APFPB enviou o convite a todos os seus associados para estarem presentes na Reunião de Audiência Final da ZIF Planalto Beirão - Carregal do Sal, que irá realizar-se no dia 17 de Setembro de 2009, Quinta -Feira, pelas 18H00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Carregal do Sal.
A APFPB também anuncia que irá estar presente o Senhor Engenheiro Fernando Pereira, representante da Autoridade Florestal Nacional.

Como esta iniciativa é de grande interesse para a formação das ZIFs, aconselhamos os Beijosenses a marcarem a sua presença nesta Reunião.

Ver aqui os assuntos que vão ser debatidos.

sábado, agosto 29, 2009

JULGADO DE PAZ EM CARREGAL DO SAL




JULGADO DE PAZ »»» Notícia em "Farol da Nossa Terra"

" O Julgado de Paz de Agrupamento de concelhos de Carregal do Sal, Mangualde e Nelas foi inaugurado em 6 de Agosto de 2009 e fica situado no concelho de Carregal do Sal, na Rua de S. João de Deus (antigos Paços do Concelho).
Foi criado pelo Decreto-Lei nº 60/2009, de 4 de Março e o respectivo Regulamento interno aprovado pela Portaria nº 845/2009, de 5 de Agosto.
Resultante de um protocolo entre as respectivas Câmaras Municipais e o Ministério da Justiça, os Julgados de Paz são tribunais com competência para apreciar e decidir questões de natureza cível de valor não superior a €5.000 (cinco mil euros), abrangendo, as seguintes matérias, nomeadamente:
- Entrega de coisas móveis;
- Direitos e deveres de condóminos;
- Passagem forçada momentânea, escoamento natural de águas, obras defensivas das águas, abertura de janelas, portas, varandas e obras semelhantes;
- Posse, usucapião e acessão;
- Arrendamento urbano, exceptuando o despejo;
- Responsabilidade civil, contratual e extracontratual;
- Incumprimento de contratos e obrigações;
»»»» Pedidos de indemnização cível em virtude da prática de crime, quando não haja sido apresentada queixa ou havendo lugar a desistência de queixa, emergentes de:
- Ofensas corporais;
- Difamação;
- Injúria;
- Furto simples;
- Dano;
- Alteração de marcos e Burla para obtenção de alimentos, bebidas ou serviços.
»»»» Os conflitos poderão ser resolvidos por Mediação, se for essa a vontade das partes, com intervenção de um Mediador de Conflitos, ou por conciliação ou por Julgamento, estes últimos realizados pelo Juiz de Paz.
»»»» Poderão ainda ser resolvidos conflitos excluídos da competência do Julgado de Paz, por Mediação, mediante uma taxa de €25,00.
»»»» Nos Julgados de Paz as partes têm de comparecer pessoalmente mas poderão, querendo, ser assistidos por um advogado, advogado estagiário ou solicitador, sendo, em algumas situações, obrigatória a constituição de mandatário judicial.
»»»» O custo do processo é uma taxa única de €70,00 (com possibilidade de apoio judiciário), a cargo da parte vencida ou repartido entre o demandante e o demandado e o tempo de pendência média dos processos é muito reduzido: sessenta dias (desde a interposição até à decisão final).
»»» Nos Julgados de Paz não existem férias judiciais.
Endereço
Julgado de Paz de Carregal do Sal,
Rua São João de Deus
3430 - 055 CARREGAL DO SAL
Telefone: 232960455;
Fax: 232960459;


Horário:
Funcionamento - 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30 horas.
Atendimento - 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas. (...) " »»» ]

sexta-feira, agosto 28, 2009

MÃOS CRIMINOSAS? - Belas


Em 21 de Agosto de 2009, pelas 12H18, mãos criminosas (com dolo ou por negligência) poderão ter promovido a destruição do 3º. pulmão da Área Metropolitana de Lisboa.
Ver ----» ]

quinta-feira, agosto 27, 2009

BEIJÓS E AS SUAS FESTAS DE VERÃO II


Foi com grande satisfação que, nas festas de Beijós 2009, encontrámos alguns amigos vindos do Brasil.
Entre eles, os que vemos na foto, que deram a sua permissão para os fotografar.
Esperamos que esta foto seja uma boa mensagem para os restantes familiares, na outra margem do Atlântico.
Como vemos, eles aparentam estar bem de saúde e alegres, entre nós, alguns dos quais vieram pisar o solo das suas raíses, em Beijós.
Todos os Beijosenses se congratulam por os ter no seio da comunidade a que pertenceram e à qual ainda estão ligados pelos laços de sangue.
Oportunamente iremos ter possibilidades de divulgar os seus nomes...
Vamos deixar que alguém se proponha a identificá-los!
BEIJÓS*CINCO ALDEIAS deseja-lhes uma boa estadia em Portugal e que, quando tiverem que regressar ao Brasil, levem deste canto do Mundo as melhores recordações a todos os seus familiares e amigos naquele País.

sábado, agosto 22, 2009

BEIJÓS E AS SUAS FESTAS DE VERÃO - I


BEIJÓS » FESTAS DE VERÃO 2009
21 de Agosto


A Banda "OS CATEDRÁTICOS" de Viseu, apesar da fadiga dos Beijosenses após um dia de trabalho, conseguiu mobiliza-los para o convívio e para se divertirem.

Foi um serão muito animado.

sexta-feira, agosto 21, 2009

BEIJÓS E AS SUAS FESTAS DE VERÃO

Hoje, 21 de Agosto de 2009, é o primeiro dia das festas de Verão da nossa Aldeia.
O respectivo recinto já foi todo devidamente limpo e ornamentado com diversos enfeites. Já apresenta um aspecto maravilhoso de uma sala de visitas devidamente arrumada, para bem receber quem, nestes dias, se propõe honrar-nos em estar connosco nas nossas festas.

Também já aparecem por aqui os Beijosenses que, normalmente, cá vêm passar as suas merecidas férias nesta época.


Esperamos que o S. Pedro nos continue a brindar com os serões quentes que se têm feito sentir, para que a festa seja mais agradável e consiga trazer-nos a alegria e animação a que a ACDB se propôs.
















GRIPE A »» Temos que estar atentos ----» ]

sexta-feira, agosto 14, 2009

AS ESPERANÇAS

RECUPERAÇÃO DA CASA DO PASSAL COM LUZ VERDE PARA AVANÇAR


Será que ainda conseguem evitar a derrocada total?
Esperamos bem que Sim... -------»» ]


"(...) A julgar pelas afirmações dos responsáveis do Governo dentro de, aproximadamente, 4 anos, a Casa do Passal será um edifício requalificado, pronto a acolher as diversas comunidades que, anualmente, visitam Cabanas de Viriato para conhecerem um pouco mais da história e vivência de Aristides de Sousa Mendes."

quinta-feira, agosto 13, 2009

16 - MODELOS DE CARTAS - São convívio entre as pessoas

MODELOS DE CARTAS
Ainda que pareça um tema já ultrapassado, afigura-se-nos valer a pena editar estes tópicos, porque consideramos que, ainda que cada pessoas tenha a sua própria maneira de estar e de agir, haverá sempre qualquer coisa que escapa e será bom ter algumas bases para se orientar...
Vejamos:
"Como dissemos no começo deste Capítulo, os livros ajudavam outrora as pessoas que se viam embaraçadas perante uma obrigação epistolar.
Em certas circunstâncias não estamos ao abrigo desse tipo de embaraço. Por isso passamos a transcrever alguns modelos de agradecimento que ajudarão a exprimir-vos mais facilmente. A fórmula não é rígida e poderá ser adaptada em função da imaginação e das necessidades de quem escreve.

Agradecimento de presentes

Queridos tios Maria e Pedro
Obrigado pelo belo fio de ouro que me enviaram pelo meu aniversário. Vou ter ocasião de o estrear no sábado, num Cocktail em casa de amigos. Tenho a certeza de que ele provocará a admiração e a inveja das minhas amigas. Vocês são os mais maravilhosos padrinhos do mundo.

Vossa afilhada afectuosa.

Agradecimento por um fim-de-semana

Caros amigos
Paulo e eu agradecemos-vos muito calorosamente o magnífico fim-de-semana passado em vossa casa. O velho Carvalho é um refúgio maravilhoso para citadinos retidos em casa neste periodo de Verão. Obrigado por terem pensado em nós e por haverem proporcionado este belo tempo de descontracção.

Com amizade de ...


Agradecimento após um internamento hospitalar

Caro João
As flores chegaram no momento em que a temperatura, o meu médico e as enfermeiras pareciam estar todos de acordo em me complicarem a vida. Não há nada como as rosas para afastar as tristezas e fazer «ver tudo cor-de-rosa».
Obrigado por ter florido o meu quarto, e sobretudo por ter pensado em mim. Até breve.

Sinceramente, "

By MFT

domingo, agosto 09, 2009

DE BEIJÓS > A LISBOA > Excursão II



(...) Dia 26 de Julho de 2009.


Alguns Beijosenses lá continuaram a sua viagem.
Depois da visita ao Oceanário de Lisboa, lá se deslocaram ao JARDIM ZOOLÓGICO da Capital Portuguesa. Vejamos aqui, alguns dos seus passos e alguns dos espectáculos a que assistiram.
Tiveram um dia cansativo, verdadeiramente ocupado, nas visitas à família (...), como se costuma dizer por estas andanças...




Fez questão de estar próximo destes nossos conterrâneos, a quem envia os mais sinceros parabéns, pela iniciativa.

sexta-feira, agosto 07, 2009

DE BEIJÓS » A BELAS - Festas da Vila

No dia 02 de Agosto de 2009, na Vila de Belas, concelho de Sintra, Portugal...

Ao fim da tarde, como fora anunciado durante a festa Religiosa em Louvor de Nossa Senhora da Misericórdia, que vimos aqui, os festejos continuaram com a actuação do Rancho Infantil do Grupo Folclórico de Belas. Registámos três números do seu vasto Reportório, que podemos apreciar ...
----» ] ----»]
Está de parabéns também este Grupo Folclórico de Belas, pelas iniciativas culturais que vem desenvolvendo e
pela pesquisa das tradições saloias que outrora aqui se enraizaram.

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS envia os sinceros parabéns a todos quantos enquadram o Grupo Folclórico e, muito especialmente, à respectiva Direcção.