domingo, outubro 18, 2009

A ESCOLA DE ONTEM E DE HOJE



A HUMANIDADE TERÁ QUE REFLECTIR


«Pergunta vencedora de um congresso sobre vida sustentável:

"Todos pensam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos...

Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro da própria casa e recebe o exemplo dos seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive... »

sábado, outubro 17, 2009

O FRIO JÁ CHEGOU A BEIJÓS

OUTONO COM MUITO CALOR DURANTE O DIA, MAS COM GELO DE NOITE
Hoje, 17 de Outubro de 2009, os Beijosenses foram brindados com o primeiro gelo da época.
Ali para os lados do Vale da Loba, no Bairro da Tapada, formou-se uma forte camada de geada, durante a noite.
Quem passou para aquelas bandas ficou surpreendido, pelo manto branco que cobria toda a superfície dos terrenos.
Mudam-se os tempos.
A primeira geada costumava a aparecer no dia 01 de Novembro, este ano antecipou a chegada em quinze dias.
Pronto! Lá temos que suportar maior carga de roupa às costas!

quinta-feira, outubro 15, 2009

1.º ANIVERSÁRIO DO MONUMENTO AOS EX-COMBATENTES DAS GUERRAS COLONIAIS

2009.08.08 - O PRIMEIRO ANIVERSÁRIO




Fez um ano que foi inaugurado o monumento aos combatentes do ex-ultramar Português.










Aproveitando a efeméride, os Beijosenses decidiram fazer constar o nome de cada militar que, então, serviu as Forças Armadas Portuguesas em África, de quatro estelas a ladear o respectivo monumento.






Foi uma festa cheia de brilho.
Estiveram presentes com os seus familiares muitos daqueles homens que, então, estiveram e sofreram nas guerras coloniais, nos anos 50, 60 e 70 do Século passado.
Entre todos, com o ambiente que se criou, foi desenvolvido um são convívio.
Para complementar as cerimónias, os Beijosenses foram brindados com os saltos de para-quedistas no Campo da Cerca.
Esta parte da festa, seguramente que foi uma experiência única para muitos dos nossos conterrâneos ao verem a descida do Céu à Terra de uns quantos amantes do Paraquedismo.









BEIJÓS*CINCO ALDEIAS não podia deixar de registar este evento, enviando os nossos parabéns a todos aqueles que se empenharam em promovê-lo. Estamos esperançados de que, futuramente, esta festa irá repetir-se em cada aniversário.

Vejamos mais imagens desta festa.




(Fotos de AAA & KAT)

sábado, outubro 10, 2009

17 - CARTÃO-DE-VISITA > BILHETE POSTAL > TELEGRAMA

FORMAS E MEIOS DE COMUNICAR

"Embora a carta seja a forma ideal para expressar todos os sentimentos, admite-se a utilização do cartão-de-visita para responder a um convite ou a felicitações.

< (Modelo de Cartão-de-visita - Retirado da net)

Hoje servimo-nos cada vez com mais frequência do cartão dobrado, no interior do qual se escreve à mão a mensagem, que deve ser curta, sem cabeçalho nem assinatura..
Estes postais devem ser gravados de preferência a impressos, e sempre em papel velino ou brístol branco.
Se o destinatário do cartão-de-visita nos é íntimo, risca-se com um leve traço o apelido, se é uma mulher solteira, e o nome todo, se é uma mulher casada, e assinamos o nosso nome próprio sob a linha riscada.
O bilhete-postal, muito útil em viagem para envio de curtas mensagens, nunca deve mencionar notícias pessoais. Não deve ter carácter íntimo, mas pode terminar com uma expressão de amizade.Como não há nada que defenda o seu conteúdo de olhares alheios, ele pode ser lido seja por quem for, embora a boa educação o proíba.
O telegrama é utilizado para comunicações urgentes, ou quando uma grande distância torna difícil a comunicação por carta. Deve evitar-se a mensagem demasiado críptica, sobretudo se se trata de condolências, de parabéns ou de felicitações. É também preciso pensar que o texto é susceptível de ser lido em público.
Em negócios, um telegrama deve sempre ser confirmado por carta, a fim de conferir um carácter legal à comunicação. Com as novas tecnologias as comunicações também podem ser feitas por fax ou por email, cujas mensagens também convém confirmar. "
By MFT

quarta-feira, outubro 07, 2009

BEIJÓS > CÁRITAS PAROQUIAL > A CONCRETIZAÇÃO DE UM SONHO II


(...//...)
« A PRIMEIRA SEDE DA CÁRITAS PAROQUIAL DE BEIJÓS

> Foi no Rés-do-Chão deste edifício, residência Paroquial de Beijós, que, depois de algumas obras de restauro, custeadas pelo Episcopado de Colónia - Alemanha, que, então, enviou o dinheiro para a Fábrica da Igreja, e promovidas pelo Nosso Querido Amigo, AGOSTINHO MARQUES DO NASCIMENTO, assim, ele conseguiu, no ano de 1988, o espaço que desejava para que a Cáritas pudesse apoiar os Beijosenses mais necessitados.

> DADOS OS PRIMEIROS PASSOS IMPUNHA-SE EMPURRAR E MOVER A MÁQUINA
Quantos sacrifícios ele teve que suportar?
Como tudo na vida, os primeiros passos são sempre dados com muitas dificuldades.
Tinha o espaço, faltaria o apoio de alguém para empurrar a obra que ele tinha projectado. Em primeiro de tudo, ele sempre contou com o apoio da família, que o manteve sempre entusiasmado no percurso que tinha iniciado. Mas, na hora da verdade, no momento em que foram necessários os préstimos da esposa, abraçando também a mesma causa da solidariedade humana, não hesitou e, motivada, ignorando os sacrifícios, apresentou - se a tratar da lida deste nova casa.
A Nossa Querida Amiga, MARIA ISABEL C. FERNANDES NASCIMENTO, servindo-se dos seus bens materiais, como fogão e louças, ela, dedicada cozinheira a tempo inteiro, passou a confeccionar as refeições, para os utentes que, entretanto, se foram apresentando.
> ALÉM DAS REFEIÇÕES E DO CALOR HUMANO, OS BENEFÍCIOS PARA OS FAMILIARES DOS UTENTES
Assim, as pessoas mais necessitadas, passaram a contar com espaço para conviver e onde lhe eram servidas a respectivas refeições.
A Cáritas Paroquial também passou a dispensar o calor humano que aqueles Beijosenses tanto necessitavam, enquanto os seus familiares, activos, se encontravam nos empregos ou nas tarefas dos campos agrícolas.
Assim, a Cáritas além do apoio directo que passou a dar aos mais idosos, também conseguiu maior tranquilidade para os familiares que tinham a responsabilidade de zelar pelo bem estar dos ascendentes ou de outros familiares.
> CARINHO DOS BEIJOSENSES PERANTE A CÁRITAS
Jamais poderiamos esquecer os muitos Beijosenses que acarinharam a feliz ideia do Nosso Amigo Nascimento.
Quantos, com forte espírito de colaboração, passando à porta da, então, Sede da Cáritas Paroquial, aquando do regresso dos campos, entregavam e entregam as batatas, as hortaliças, outros legumes e frutas, por eles cultivados.
Estes gestos também fortaleceram a vontade do Amigo Nascimento, da Família e das pessoas que, voluntaria e gratuitamente, nos primeiros tempos, se disponibilizaram para trabalhar na Cáritas.
> OFICIALIZAÇÃO DA CÁRITAS PAROQUIAL DE BEIJÓS
A parte administrativa da Cáritas Paroquial de Beijós também passava a ser um necessidade, porquanto tornava-se premente oficializar a instituição.
O Nosso Querido Amigo Nascimento de tudo isso estava ciente e, uma vez que criou o espaço físico, tudo dependia dele para que a Cáritas de Beijós fosse realmente uma instituição Oficial de
Solidariedade Social.
> O Querido Amigo Nascimento, perante as exigências das entidades Oficiais, desenvolveu o primeiro projecto do Estatuto para a Cáritas, em 17 de Maio de 1987.
> DÁDIVAS VINDAS DA ALEMANHA
Ainda que não houvesse o espaço físico, devidamente preparado, a Cáritas Paroquial de Beijós, que existia ainda quase em sonho, depois de se ter dado a primeira transferência de roupas de Lisboa para Beijós, vindas em camião da Alemanha, de que já falámos, continuou a receber as roupas directamente daquele País. Estes bens eram guardados nas instalações paroquiais, de onde eram distribuidas pelos mais necessitados da freguesia e das freguesias vizinhas, do concelho de Carregal do Sal e outras de outros concelhos principalmente do Ditrito de Viseu.
Depois das roupas, a Alemanha tem enviado outro material, algum dele a título de empréstimo, para a apoiar as populações Portuguesas, a nível Nacional, tendo como seu representante e respectivo responsável o nosso Conterrâneo Nascimento. Entre os bens que têm chegado à Cáritas Paroquial de Beijós, além das roupas, destacamos: Cadeiras de rodas e camas ortopédicas.
> CONSTITUIÇÃO DA DIRECÇÃO
O Nosso Querido e Saudoso Padre AGOSTINHO DA CUNHA NETO, com o desenvolvimento do processo para a criação da Cáritas foi nomeado oficialmente o primeiro Presidente da Direcção.
Para Vice-Presidente foi nomeado o Nosso Querido Amigo Nascimento, que assim teve possibilidades de manter o contacto permanente com a Alemanha, de onde Beijós tem recebido os maiores apoios.
> RECONHECIMENTO PELO TRABALHO
O Nosso Querido Amigo Agostinho Nascimento tudo tem feito para merecer o apoio e admiração dos Beijosenses, o que, por mérito próprio, tem conseguido. Dotado de esmerada educação, humilde, honesto, leal e de fácil relacionamento humano, empenhado com afinco na criação da Cáritas sempre revelou muita facilidade e tem conseguido manter um amistoso contacto com o Episcopado de Colónia-Alemanha e com as Associações de emigrantes Portugueses naquela cidade e País.


> A sua postura leal e honesta perante os seus interlocutores Alemães, entre 1979 e 1999, mereceu público reconhecimento, conforme vem demonstrado no quadro desta foto.






O trabalho que tem desenvolvido pela Cáritas de Beijós também foi igualmente realçado, conforme podemos observar neste outro quadro.






BEIJÓS*CINCO ALDEIAS, que irá continuar a desenvolver a História da Cáritas Paroquial de Beijós, também apresenta os sinceros parabéns ao nosso Querido Amigo AGOSTINHO NASCIMENTO, por tudo o que, tão dignamente, ele tem feito em prol da Solidariedade Social em Beijós, com votos de que tenha muita saúde para poder concretizar todas as tarefas que projectou para o desenvolvimento da nossa Aldeia.
(...//...)

quinta-feira, outubro 01, 2009

BEIJÓS > Vinhos e Vindimas - Decisão


PRONTO!
O JÚRI JÁ DECIDIU.
O texto do nosso Querido Amigo Zacarias Pais do Amaral foi o segundo mais votado.
Como vimos, não fazia referência a qualquer vinho em particular.
Ele terá tido o cuidado de indicar simplesmente a "Região Vinicola do Dão".
Constatámos que ele falou das vindimas e da preparação dos vinhos da sua região, o que conhece perfeitamente.
A sua escrita foi simples, mas muito abrangente, dentro do contexto.
Gostámos da sua derradeira frase:
" A Terra o deu o Homem se regala"
*****************************************
O SEU TEXTO NÃO FOI PREMIADO
Ainda que não tenha visto o seu texto premiado, ele terá ficado feliz por ver que o Nosso Querido Amigo e colaborador Willoughby conseguiu sensibilizar o Júri com este maravilhoso Comentário, que foi considerado o melhor:
Willoughby disse...
"Olá Maria
Obrigado pelo seu comentário.Quando me propuz participar,contei somente com as minhas capacidades, muito embora contasse sempre com os votos dos amigos e com o carinho que pudessem manifestar-me nos comentários que aqui deixassem. É muito bom participar nestas coisas com sentido de lealdade, desportivo e colaborante, fazendo o melhor de que se é capaz. Estas coisas servem para alargar os nossos horizontes em todos os domínios. Conseguimos estar no meio de encontros de culturas. Há heranças sociais dos Nossos Povos a nível regional, que nos marcam profundamente. A sabedoria de muitas pessoas que vimos aqui encontrar também nos deixa muitas e enriquecedoras experiências. Vim ao encontro não só das Gentes da Nossa Terra, mas também e principalmente das Regiões de Portugal. Idanha-a-Nova entrou no meu roteiro turistico Nacional, onde irei estar a partir de Sexta-feira, dia 02 de Outubro de 2009.Irei ter o grato prazer de pisar o solo Idanhense, colher imagens de tudo o que tem de belo e, principalmente, saborear a sua gastronomia. Por isso, a minha participação trouxe-me muita coisa de gratificante. Pelo que vem referido neste Blogue, espero passar um fim de semana de sonho, no seio de populações acolhedoras como são as da Beira Baixa.
Obrigado pelo ânimo que conseguiu trazer-me com o seu comentário".
*************************************
BEIJÓS*CINCO ALDEIAS felicita estes Nossos Conterrâneos pelas suas participações, enviando-lhes os Sinceros Parabéns.

quarta-feira, setembro 30, 2009

BEIJÓS - VINHOS E VINDIMAS


O nosso Conterrâneo e Querido Amigo Zacarias Pais do Amaral participou neste evento.
Ele apresentou um maravilhoso texto, que ilustrou com uma fotografia colhida em Agosto de 2009, nas vinhas das famílias Santos Moura, no Terroal, em Beijós.
Gostámos imenso do seu trabalho!
Vejamos:
*******************************
" AS VINDIMAS NO TEMPO CERTO

Setembro, mês em que a canseira das colheitas maior azáfama traz aos agricultores. Época de colher os frutos do trabalho de mais um ano agrícola.O ponto alto das colheitas é sempre o das vindimas nas regiões vinhateiras.Uva, aquele fruto que o Sol fez brutar da cepa na Primavera, com o seu calor o fez florir e crescer durante o Verão, sempre sob a vigilância e dos cuidados do agricultor, que tem que tratar os míldios, os oídios e outras pragas de insectos, e que o Astro Rei agora doirou, convida à colheita para extracção da maravilhosa bebida que regularmente nos acompanha às refeições.Chegou a hora da sua colheita que impõe que exércitos, de tesoura em punho, se desloquem para as vinhas e, de carreira em carreira, recolham aqueles frutos maravilhosos.
Longe vão os tempos em que a mão humana manipulava tudo, desde o corte da uva, o transporte às costas ou à cabeça, para as tinas ou dornas levadas em carros de bois, para vazar nos lagares. Aí, quando o lagar estivesse cheio, um compasso de espera dois ou três dias para fermentar, grupos de homens saltavam para dentro, durante quatro horas, percorriam inúmeras vezes aquele enorme tanque, de canteiro (*) a canteiro, cantando e rindo com as anedotas que iam saindo de cada boca, para atenuar o cansaço, calcavam os cachos a pés. "Calcar o vinho". Agora, aproveitando as novas tecnologias, que vieram auxiliar o homem em muitas tarefas, ele deixa que as máquinas, depois de se colherem as uvas para as tinas, façam o resto sob a sua orientação e devido acompanhamento, esmagando as uvas e mergulhando o vinho com o engaço, durante alguns dias, para afinar a cor ruiva.
Daqui por algum tempo, depois de exigentes análises laboratoriais quase permanentes, vão franquear - nos a prova desse nectar delicioso produzido em cada época, que irá ser consumido através dos tempos, durante muitos anos, por todo o Mundo.É assim que, cada ano, depois das podas e do preparação dos vinhedos, se obtem o produto final que vem animar quem o produz e levar a alegria e satisfação a quem o consome.
A Terra o deu, o homem se regala.
.................................................
* «Canteiro» - Nome que, em certas regiões, se dá ao bordo em pedra dos lagares do vinho.
Beijós, Região Vinicola da Dão, 08 de Setembro de 2009
Por > Zacarias Pais do Amaral"
**************************************

domingo, setembro 27, 2009

DE BEIJÓS > A ÉVORA - Air Show II

OS LOCKHEED F-16 DA F.A.P. TAMBÉM APARECERAM
>> Em 201515SET2009.




Muito marotos. Passavam depressa para não serem apanhados... claro... por alguns, como nós com objectivas com menores capacidades.
As nossas modestas objectivas não conseguiam acompanhá-los, mas nem por isso ficámos muito prejudicados.
Já que não conseguiamos as tão desejadas fotografias, observámos a olho nu as suas acrobacias até às nuvens. Grandes artistas naquelas manobras de fazerem arrepiar.

sábado, setembro 26, 2009

NA PEUGADA DE BEIJOSENSES

POR ONDE ANDARÃO OS BEIJOSENSES?


Poderíamos dizer que são fotografias para um programa dos "apanhados" da TV.
Não há dúvida que este ilustre Locutor da Rádio/TV foi por nós apanhado no Air Show09, em Évora.

Para nós também foi surpresa, quando descobrimos que ele era um amante do Aeromodelismo.
Contudo, foi bom tê-lo encontrado ali. Assim, pudemos confirmar as indicações do Nosso Querido Amigo JOÃO PEIXEIRA MARQUES, a quem já tivemos oportunidade de pôr a mesma questão.
Nestas coisas de investigação temos que ser audazes e "...não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje..."
Temos que aproveitar todas as oportunidades, porque amanhã poderá ser tarde.
Ousados, sem preconceitos q.b.:
"(...)
BCA - Dá-nos licença que lhe ponhamos uma questão?
JI- Façam favor!
BCA - Somos de Beijós, concelho de Carregal do Sal, Distrito de Viseu. Na nossa Aldeia consta que o Senhor terá ascendência Beijosense?
JI - É mentira! (...)"
Tinha razão o Nosso Querido Amigo Peixeira, quando, delineando a família «Campos Pais» de Beijós, nos informou que não era possível.
Pronto!
Assim, ficamos com as dúvidas definitivamente tiradas.
Os antepassados do Ilustre Locutor da Rádio e TV, JÚLIO ISIDRO, não eram de Beijós.





sexta-feira, setembro 25, 2009

EM BEIJÓS - ACDB


2008.MAR.30 - (ACDB)
> > ASSOCIAÇÃO CULTURAL E DESPORTIVA DE BEIJÓS

UM REPARO:
»»»» "-... não tinhas nada que autorizar. Se calhar nem sócio é...!"
Estas palavras terão sido dirigidas por alguém (...) ao que parece ao Senhor ex-Presidente da Direcção da ACDB, em 301630MAR2008.
Enfim!
Não há dúvida que, normalmente, no anverso é apresentada uma imagem mais bonita do que no verso da medalha.
A HISTÓRIA
Estávamos empenhados em pesquisar o sofrimento passado pelos Militares que estiveram no Ex-Estado Português da Índia, alguns dos quais sentiram na pele a prisão a que foram sujeitos, a partir do dia 18 de Dezembro de 1961.
Sabíamos que íamos encontrar na ACDB alguns dos nossos conterrâneos que passaram por esses problemas.
Uma vez ali, esperámos que eles se disponibilizassem para nos aturar. Entretanto, olhando aos quadros de fotografias que estavam expostas nas paredes do edifício, acabámos por contactar o Senhor Ex-Presidente da Direcção, que autorizou que nós colhêssemos fotografias de alguns desses quadros dos quais faziam parte os fundadores da ACDB e, por isso, na nossa ausência, deu-se o reparo que citámos.
CONCLUSÃO
Pensamos ter sido muito útil, principalmente para BEIJÓS*CINCO ALDEIAS, que alguém se tivesse sentido incomodado com a presença e com a postura dos nossos colaboradores.
A sua conduta traz-nos alguns ensinamentos e dá-nos alento para prosseguir na aproximação com a ACDB, porque entendemos que poderemos estar entre os melhores, que serão todos aqueles que, sem exigirem qualquer contra-partida pelo seu esforço, anseiam manter bem viva a Colectividade e que lutam pelo seu prestígio.
Por isso mesmo, estando bem cientes daquilo que pretendemos e daquilo que somos capazes, não nos humilhamos com qualquer comentário.
A ACDB merece tudo dos Beijosenses.
Esperamos que os respectivos responsáveis continuem empenhados em a dinamizar.
Esperamos também que eles se esforcem por organizar eventos que cativem os Beijosenses de todas as idades.
Gostaríamos de os ver ganhar ânimo, para franquear as respectivas instalações a todos os nossos conterrâneos em geral e a quem visita a Nossa Aldeia, porque todos não somos demais para promover, não a pessoal, mas a imagem de que a ACD de Beijós mais necessita.

terça-feira, setembro 22, 2009

DE BEIJÓS > A ÉVORA - Air Show

2009.09.18 - AIR SHOW - ÉVORA - PORTUGAL

Os amantes da aviação, no fim de semana passado deliciaram-se com o Festival Aéreo em Évora.
Apesar de o tempo ameçar chuva e estar um pouco fresco naquela zona, tivemos uma tarde bem passada a apreciar as diversas actuações dos áses das asas.
Desfrutámos de coisas maravilhosas que só são possíveis com pessoas muito experimentadas nestas andanças na liberdade do espaço.
Não há dúvida de que, de vez em quando, necessitamos de sair da rotina para ocupar, ainda que seja momentaneamente, a nossa mente com coisas diferentes.









É bom aliviar a saturação da lida diária.
A cidade de Évora - Portugal, no coração do Alentejo, esmerou-se na preparação das suas festas, para promover o Turísmo.

Os Nossos Sinceros Parabéns pelo evento.

Por terem merecido o nosso destaque neste dia, apresentamos aqui a exibição da "Patrulha Águila" com os seus C-101 Aviojet.
Cerca das 18H30, as passagens e as acrobacias destes aviões,nos céus de Évora, deliciaram os olhares do público que se deslocou ao aeródromo.

Ver tudo






segunda-feira, setembro 21, 2009

DE BEIJÓS »» A ANGOLA - Notícias




"Angola aperta o cerco Fonte: Expresso - Editado por AD
Quinta, 17 Setembro 2009
Angola pediu às autoridades judiciais portuguesas que investiguem detalhadamente as transacções de acções do Banif por parte do seu principal accionista, Horácio Roque.
Com isso, o Estado angolano tornou evidente a sua convicção de que Roque não sai isento de culpas na "burla gigantesca" que diz ter sofrido após ter mandatado três testas-de-ferro portugueses para comprar 49% do Banif. "
Ler Notícia

domingo, setembro 13, 2009

BEIJÓS > CÁRITAS PAROQUIAL > A CONCRETIZAÇÃO DE UM SONHO

EDIFÍCIO-SEDE E CENTRO DE DIA DA CÁRITAS PAROQUIAL DE BEIJÓS
Funcionamento:
»»» Neste edifício, sito na Rua Abade Pais Pinto, espaço contíguo à Junta de Freguesia, em Beijós, funciona o Centro de Dia, onde os respectivos utentes têm os seus convívios durante a semana (de 2.ª a 6.ª Feira), entre as 09H00 e as 16H30.
Telefone 232 672 047.
»»» Logo pelas 09H00, três carrinhas vão de Aldeia em Aldeia fazer o transporte dos idosos para o Centro de Dia, onde permanecem até às 16H30, altura em que, depois do lanche, são de novo transportados para as respectivas residências.
Serviços de Apoio:
»»» Possui cozinha e refeitório, para confeccionarem e servirem as refeições aos idosos, a Cáritas também dá apoio aos alunos do Ensino Primário e Infantil, servindo-lhes os almoços. Ao fim do dia, cada utente, de regresso a casa, leva consigo os alimentos confeccionados para comer ao jantar.
»»» Possui um serviço de apoio domiciliário-externo, não só em Beijós, mas também nas Aldeias vizinhas, designadamente, Pardieiros, Póvoa da Pégada, Penedo, Aguieira, Pedra Cavaleira, Moreira, Sangemil, etc.
»»» Este apoio domiciliário, além das refeições que servem aos utentes, inclui as limpezas das suas residências, higiene pessoal e o tratamento das suas roupas.
********************************************

A SUA HISTÓRIA
Descrever a história da Cáritas Paroquial de Beijós será, para qualquer Beijosense, uma ambição.
Estamos cientes de dificuldades que teremos que transpor. Mas iremos procurar dar a conhecer ao Mundo a História desta Instituição, para que se possa ajuizar os sacrifícios e preocupações de muitos Beijosenses, que impulsinaram a sua criação.
Também iremos procurar descrever os benefícios que a Cáritas trouxe para a nossa Aldeia, por forma a sensibilizar os mais cépticos para que passem a acreditar mais nesta Instituição e no trabalho de todos aqueles que têm tido a responsabilidade de a gerir, através dos tempos.
O PRIMEIRO SINAL
Sejamos crentes ou não, temos que aceitar que Deus permite que o homem dê sempre os passos certos, em qualquer fase da sua vida.
Ele, como força dominante do Mundo em que vivemos, indica os caminhos mais seguros que a humanidade deve percorrer.
»»» Um telefonema
Estamos no ano de 1983 do Século XX.
»»» O Nosso Querido Amigo Agostinho Marques do Nascimento desempenhara as suas funções profissionais na Direcção-Geral dos Hospitais, em Lisboa, até à década de 70, também do Século passado, altura em que, por razões da sua vida particular, emigrou para a Alemanha.
Nestas suas funções na DGH-Lisboa, também tinha por missão colaborar no Apoio Social a diversas instituições de solidariedade social, razão por que os seus préstimos eram solicitados directamente, para encaminhamento de alguns dos pedidos.
»»» Diziamos que, no ano de 1983, vindo da Alemanha um camião carregado de roupas bateu à porta de uma Congregação Religiosa, sita em Camarate, Lisboa. Esta Instituição sentiu enormes dificuldades em aceitar esta dádiva e procurou enacaminhá-la para a Cáritas Portuguesa, com sede em Lisboa que, por sua vez, talvez por falta de espaços e de meios humanos para fazer a respectiva distribuição pelos mais necessitados, também não aceitou essas roupas.
»»» Os responsáveis pela Congregação Religiosa, embaraçados com aquele maravilhoso presente que a Alemanha enviara para os pobres de Portugal, procurou ultrapassar as dificuldades, para evitar que aquele camião regressasse com a carga à Alemanha, porque daí, seguramente, viriam muitos prejuizos para aquela Instituição, que sempre contou com os apoios estrangeiros.
»»» Então, um telefonema para o Beijosense, o Nosso Querido Amigo Agostinho M. do Nascimento que, então, já pensava seriamente em regressar a Portugal, fez com que ele se lembrasse dos pobres de Beijós.
»»» O despertar de um desejo
Este Nosso conterrâneo, que nunca esqueceu a sua Aldeia, lembrou-se que por ali, quer em Beijós quer nas aldeias vizinhas, haveria muitas pessoas de fracas posses que necessitavam de ajuda.
Ele, que põe a sua parte humana sempre à frente de todo o resto, decidiu indicar o caminho de Beijós aos responsáveis pela Congregação Religiosa que, amavelmente, o tinham contactado. Assim, o mesmo camião que veio da Alemanha passou pela nossa Aldeia e ali descarregou as roupas que transportava.
»»» Terá sido, então, tarefa árdua para o Saudoso e Reverendo Padre AGOSTINHO DA CUNHA NETO, que, como responsável pela Paróquia de S. João Baptista de Beijós, inesperadamente, teve que organizar o melhor que pode a distribuição daquelas roupas.
OS PRIMEIROS PASSOS
»»» Ciente de que poderia ser muito útil no Apoio Social aos mais desfavorecidos, tarefa que sempre desempenhou na DGH, o Nosso Querido Amigo Nascimento, procurou ajudar a criar em Beijós uma instituição que apoiasse os seus conterrâneos mais idosos.
»»» Apesar de se encontrar ainda emigrado na Alemanha, ele alimentava o desejo de criar em Beijós a instituição com que sonhara.
»»» Mesmo lá de longe, sempre foi desenvolvendo as iniciativas de Apoio Social, fazendo com que as Instituições quer portuguesas quer estrangeiras tivessem em consideração a sua e nossa Aldeia e distribuissem ali também algumas das suas dádivas.
»»» Regressado a Beijós definitivamente, no ano de 1984, logo se lançou em promover a criação de um espaço para que os idosos e os mais carenciados pudessem ser acarinhados e apoiados na sua alimentação, principalmente durante o dia.
(...//...)
By Willoughby

sábado, setembro 12, 2009

EM BEIJÓS » O QUE NOS DESLUMBRA











*************************
O QUE DESLUMBRA
Nesta foto que vos deixo,
De um misto de Olival,
E vinhedo sem desleixo,
Encosta da Carregueira,
No lugar do Terroal,
Com caminho mesmo à beira,
Mas que uvas sem igual,
Convidando à colheita,
Para encher o Bornal,
A cobiça espreita,
A quem passa caminhando,
A subir p'ró Vale do Escuro,
Suberba mesa encantando,
Neste lugar tão seguro.
By Willoughby
***********************************************


Há coisas e momentos em que somos incapazes de resistir. Em comentário, o nosso querido Amigo Willoughby, mais uma vez nos surpreendeu, brindando-nos com este maravilhoso poema, para realçar a fotografia que antecede e que acompanhou o texto "AS VINDIMAS NO TEMPO CERTO" que poderemos ver no Blogue ALDEIA DA MINHA VIDA.


Aproveite para admirar os maravilhosos trabalhos sobre as vindimas e os vinhos e, se ainda não votou, vote.

terça-feira, setembro 08, 2009

CÁRITAS PAROQUIAL DE BEIJÓS


Domingo, 16 de Agosto de 2009
A Cáritas Paroquial de Beijós, Instituição de Solidariedade Social, promoveu, durante vários fins de semana, na sua sede, a exposição e venda de alguns artefactos e artesanatos parte deles elaborados por pessoas amigas que depois os ofereceram.
Nos tempos que correm, as dificuldades também se fazem sentir nestas Instituições de baixos recursos financeiros e para quem os Poderes Públicos também pouco contribuem. Por isso, os responsáveis aproveitaram esta época, pela vinda a Beijós de alguns dos nossos conterrâneos, que passam a maior parte do ano emigrados ou imigrados, para a exposição e venda dos artigos.
BEIJÓS*CINCO ALDEIAS enaltece a iniciativa, pelo mérito que encerra em prol de quem mais necessita de apoio humano e financeiro.
'>-

segunda-feira, setembro 07, 2009

BEIJÓS E AS SUAS FESTAS DE VERÃO V

DIA 24 DE AGOSTO DE 2009

Ao cair da noite o Duo Musical " TAL & QUAL " iniciou a sua actuação e abrilhantou o Serão da Segunda - Feira da Festa.

Entretanto, interrompeu-a momentaneamente, para que actuasse também o Grupo "ONDA VIVA" e fossem divulgadas publicamente as suas actividades.
****************************************************
Desfilaram dois Grupos, designadamente:
********************************************
1 - Grupo Jovenil
»» Este Grupo, ao que apurámos, tem como coordenadora ( A Mestrina) a Nossa Querida Amiga Isabel Teixeira
******************************************
2 - Grupo Infantil
»» Tem como Coordenadora ( A Mestrina) a Nossa Querida Amiga Liliana Marques que assinalamos na foto.

Gostámos de ver a actuação de ambos os grupos, ao som de músicas pré-seleccionadas para o efeito.
Perante o trabalho que apreciámos, concluímos que os Beijosenses não estão parados, contrariamente ao que se poderia pensar.
Afinal há em Beijós pessoas com muito brio e com muita garra, empenhadas em desenvolverem actividades de lazer que levem mais longe e enalteçam o nome da Nossa Aldeia, BEIJÓS.
*******************************************************
BEIJÓS*CINCO ALDEIAS não pode deixar de salientar o empenhamento de um grupo de pessoas que, voluntária e gratuitamente, procuram desenvolver um tipo de cultura que alicie a juventude e a faça enveredar por um caminho de convivência social saudável, prevenindo assim alguns desvios negativos.
Os nossos sinceros Parabéns com votos de que este trabalho seja reconhecido oficialmente, pelas entidades públicas.
Atentando que "só conseguimos percorrer o caminho, caminhando" não esmureçam... Muita coragem e... boa continuação.
*******************************************************
Vamos sedimentar alguns dos nossos lemas:
a) - "Quem educa, educa-se".
b) - "Praticando, aprende-se".
c) - "As experiências, boas ou más, amadurecem-nos".
d) - "Os ensinamentos colhidos jamais serão esquecidos, mas, porventura, melhorados".
Ver tudo

domingo, setembro 06, 2009

BEIJÓS E AS SUAS FESTAS DE VERÃO IV

Domingo, 23 de Agosto de 2009

Terceiro dia de festa da Nossa Aldeia.

Depois de uma partida de futebol que, durante a tarde, decorreu no Estádio da Cerca, em Beijós, chegou a hora de os Beijosenses se dirigirem para o recinto das festas, Parque Arnaldo de Castro, para escutar e dançar o e ao som das músicas da Banda "Panorama", de Lobão da Beira - Tondela.





Bem familiarizada com os gostos das Nossas gentes, a Banda puxou pelos seus trunfos e executou o seu vasto reportório, animando o arraial até altas horas da madrugada.
Os dancistas não resistiram ao desafio e encheram o respectivo recinto, acotovelando-se constantemente. Enfim, recinto pequeno, mas toda a gente se divertiu conforme as possibilidades.
BEIJÓS*CINCO ALDEIAS envia os sinceros parabéns à Banda "PANORAMA" pela Coriografia, pela forma como tão bem abrilhantou a festa e pelo seu vasto reportório musical capaz de se bater em palco com todo o tipo de Conjuntos ou Bandas... Tudo de bom para esta Banda, com os melhores votos de boa continuação.

sábado, setembro 05, 2009

SANGEMIL E A SUA GARRAIADA

DOMINGO, 23 DE AGOSTO DE 2009


A ACR de Sangemil organizou a sua Garraiada, nos terrenos contíguos à Escola.
Enquanto, durante a tarde, se realizou a partida de Futebol no Estádio da Cerca, em Beijós, întegrada nas suas Festas de Verão, decidimos passar por Sangemil, para apreciar as festas desta Aldeia.
Valeu a pena.
Vimos um espectáculo muito bem organizado e muito bem concebido para aquela Aldeia.
Mobilizou muitos espectadores, vindos um pouco de toda a parte das localidades vizinhas e, principalmente, os emigrantes.

Aqui vemos os preparativos para a festa e, logo a seguir, o decorrer da lide das rezes.

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS envia os mais sinceros Parabéns aos responsáveis pela ACR de Sangemil, pela iniciativa de terem proporcionado aos seus conterrâneos e visitantes uma tarde bem passada.

sexta-feira, setembro 04, 2009

BEIJÓS E AS SUAS FESTAS DE VERÃO 2009 III


Noite de 22 para 23 de Agosto de 2009
Tudo indicava que iria ser um serão muito animado.
Realmente, o arraial foi aberto com a Banda "FESTA BRAVA", de Canas de Senhorim - Nelas, que apresentou o seu vasto reportório de Música Tradicional Portuguesa.
Esta Banda conseguiu convencer os Dancistas a aproveitar o Som e o espaço para um pé de dança.
Todavia, era grande a expectativa, relativamente à actuação de "ANTÓNIO ALBERNAZ".
Ele compareceu muito bem acompanhado. Ali foi aguardado, no Parque Arnaldo de Castro, por uma multidão de Beijosenses adeptos da Música Popular Portuguesa.
Apresentou um místo de música e de comédia, durante cerca de 01H00.
Trouxe muita animação ao arraial, que continuou madrugada fora, com a actuação da "Festa Brava".
Podemos dizer que a Festa Brava e o António Albernaz transformaram o arraial em Festa Rija.
Já há muitos anos que Beijós não tinha tido semelhante arraial.
Temos que deixar os nossos sinceros parabéns aos responsáveis pela ACDB, por terem franqueado um serão tão animado quanto agradável aos seus conterrâneos.
As imagens ilustram bem a forma como decorreu o Serão de 22/23 de Agosto de 2009.

segunda-feira, agosto 31, 2009

CONVITE DA ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES FLORESTAIS DO PLANALTO BEIRÃO

Audiência Final da ZIF do Planalto Beirão - Carregal do Sal

A APFPB enviou o convite a todos os seus associados para estarem presentes na Reunião de Audiência Final da ZIF Planalto Beirão - Carregal do Sal, que irá realizar-se no dia 17 de Setembro de 2009, Quinta -Feira, pelas 18H00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Carregal do Sal.
A APFPB também anuncia que irá estar presente o Senhor Engenheiro Fernando Pereira, representante da Autoridade Florestal Nacional.

Como esta iniciativa é de grande interesse para a formação das ZIFs, aconselhamos os Beijosenses a marcarem a sua presença nesta Reunião.

Ver aqui os assuntos que vão ser debatidos.

sábado, agosto 29, 2009

JULGADO DE PAZ EM CARREGAL DO SAL




JULGADO DE PAZ »»» Notícia em "Farol da Nossa Terra"

" O Julgado de Paz de Agrupamento de concelhos de Carregal do Sal, Mangualde e Nelas foi inaugurado em 6 de Agosto de 2009 e fica situado no concelho de Carregal do Sal, na Rua de S. João de Deus (antigos Paços do Concelho).
Foi criado pelo Decreto-Lei nº 60/2009, de 4 de Março e o respectivo Regulamento interno aprovado pela Portaria nº 845/2009, de 5 de Agosto.
Resultante de um protocolo entre as respectivas Câmaras Municipais e o Ministério da Justiça, os Julgados de Paz são tribunais com competência para apreciar e decidir questões de natureza cível de valor não superior a €5.000 (cinco mil euros), abrangendo, as seguintes matérias, nomeadamente:
- Entrega de coisas móveis;
- Direitos e deveres de condóminos;
- Passagem forçada momentânea, escoamento natural de águas, obras defensivas das águas, abertura de janelas, portas, varandas e obras semelhantes;
- Posse, usucapião e acessão;
- Arrendamento urbano, exceptuando o despejo;
- Responsabilidade civil, contratual e extracontratual;
- Incumprimento de contratos e obrigações;
»»»» Pedidos de indemnização cível em virtude da prática de crime, quando não haja sido apresentada queixa ou havendo lugar a desistência de queixa, emergentes de:
- Ofensas corporais;
- Difamação;
- Injúria;
- Furto simples;
- Dano;
- Alteração de marcos e Burla para obtenção de alimentos, bebidas ou serviços.
»»»» Os conflitos poderão ser resolvidos por Mediação, se for essa a vontade das partes, com intervenção de um Mediador de Conflitos, ou por conciliação ou por Julgamento, estes últimos realizados pelo Juiz de Paz.
»»»» Poderão ainda ser resolvidos conflitos excluídos da competência do Julgado de Paz, por Mediação, mediante uma taxa de €25,00.
»»»» Nos Julgados de Paz as partes têm de comparecer pessoalmente mas poderão, querendo, ser assistidos por um advogado, advogado estagiário ou solicitador, sendo, em algumas situações, obrigatória a constituição de mandatário judicial.
»»»» O custo do processo é uma taxa única de €70,00 (com possibilidade de apoio judiciário), a cargo da parte vencida ou repartido entre o demandante e o demandado e o tempo de pendência média dos processos é muito reduzido: sessenta dias (desde a interposição até à decisão final).
»»» Nos Julgados de Paz não existem férias judiciais.
Endereço
Julgado de Paz de Carregal do Sal,
Rua São João de Deus
3430 - 055 CARREGAL DO SAL
Telefone: 232960455;
Fax: 232960459;


Horário:
Funcionamento - 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30 horas.
Atendimento - 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas. (...) " »»» ]

sexta-feira, agosto 28, 2009

MÃOS CRIMINOSAS? - Belas


Em 21 de Agosto de 2009, pelas 12H18, mãos criminosas (com dolo ou por negligência) poderão ter promovido a destruição do 3º. pulmão da Área Metropolitana de Lisboa.
Ver ----» ]

quinta-feira, agosto 27, 2009

BEIJÓS E AS SUAS FESTAS DE VERÃO II


Foi com grande satisfação que, nas festas de Beijós 2009, encontrámos alguns amigos vindos do Brasil.
Entre eles, os que vemos na foto, que deram a sua permissão para os fotografar.
Esperamos que esta foto seja uma boa mensagem para os restantes familiares, na outra margem do Atlântico.
Como vemos, eles aparentam estar bem de saúde e alegres, entre nós, alguns dos quais vieram pisar o solo das suas raíses, em Beijós.
Todos os Beijosenses se congratulam por os ter no seio da comunidade a que pertenceram e à qual ainda estão ligados pelos laços de sangue.
Oportunamente iremos ter possibilidades de divulgar os seus nomes...
Vamos deixar que alguém se proponha a identificá-los!
BEIJÓS*CINCO ALDEIAS deseja-lhes uma boa estadia em Portugal e que, quando tiverem que regressar ao Brasil, levem deste canto do Mundo as melhores recordações a todos os seus familiares e amigos naquele País.

sábado, agosto 22, 2009

BEIJÓS E AS SUAS FESTAS DE VERÃO - I


BEIJÓS » FESTAS DE VERÃO 2009
21 de Agosto


A Banda "OS CATEDRÁTICOS" de Viseu, apesar da fadiga dos Beijosenses após um dia de trabalho, conseguiu mobiliza-los para o convívio e para se divertirem.

Foi um serão muito animado.