quinta-feira, dezembro 03, 2009

A PÓVOA DA PÉGADA VAI ESTAR EM FESTA



 Dia 19 de Dezembro de 2009
Programa:
Às 14H00 vai ser celebrada Missa na respectiva Capela, seguindo-se a procissão pelas ruas da Aldeia.
 ---»  BAILE   >>>> Às 22H00, neste edifício, sede da ARCD da Póvoa da Pégada. 
"...Na ARCD, com entradas livres,  pelas 22h, com a actuação do grupo musical Kayene + actuação do Dj PH7 pela noite dentro. 
Divulga a mensagem e terás um fino de graça! Nada mau....
Vai ser uma noite de arromba, desfruta e trás um amigo! ... Ass: Juventude Povoense!"











Não faltará, seguramente, a fogueira de Natal no Largo da Capela, em frente à "ADEGA DO JACINTO"




BEIJÓS*CINCO ALDEIAS deseja boa sorte à Comissão de Festas para que, já que se empenha, consiga o habitual brilho nas Festas da Padroeira da Nossa Aldeia. Que a Nossa Senhora da Pégada mande o Sol, essencial para que tudo corra bem. Como já é tradição de um são convívio entre todos os Povoenses e quem os visita neste dia, apelamos a que todos os nossos Conterrâneos espalhados por Portugal e pelo Mundo se juntem aos residentes, para confraternizarem.

quarta-feira, dezembro 02, 2009

NATAL 2009

TEMPO DE NATAL ou TEMPO DA MANIFESTAÇÃO DO SENHOR
Começa na tarde do dia 24 de Dezembro e termina com a Festa do Baptismo de Jesus (entre 09 e 13 de Janeiro).
Neste tempo recordamos a vinda histórica de Jesus, há 2009 anos e fortalecemos a nossa esperança na Sua Vinda Gloriosa no final dos tempos.
Ver S. João Baptista

terça-feira, dezembro 01, 2009

ANIVERSARIANTES - Beijós


Hoje, está de parabéns a nossa Querida Amiga  Sofia M. A. do Amaral, a quem enviamos os nossos sinceros parabéns, com votos de que tenha muita saúde e que passe um dia cheio de felicidades. Desejamos-lhe que continue a comemorar esta data durante muitos anos.

segunda-feira, novembro 23, 2009

18 - CORRESPONDÊNCIA - Cabeçalhos e Saudações Finais

CORRESPONDÊNCIA
















"Na correspondência particular empregam-se as expressões habituais:
«Senhor»
«Senhora»
«Menina».
Para conhecimentos mais próximos:
«Caro Senhor»
«Meu caro Senhor»
«Cara Senhora».
Porém:
>> Uma mulher que escreve a um homem não emprega o adjectivo «meu»;
>> Um homem que escreve a uma mulher também não emprega o adjectivo «minha».
Para pessoas com curso universitário:
Emprega-se a expressão «Doutor», precedida da palavra «Senhor»
Certas saudações consideradas como obrigatórias no passado caíram actualmente em desuso e são substituídas por expressões mais curtas e menos cerimoniosas. Contudo, há casos em que a fórmula deve ser empregue.
Se fazemos questão de honrar uma pessoa, escrevemos:
«Peço-lhe que receba as minhas mais respeitosas saudações.»
A maior parte das vezes escrever-se-á:
«Envio-lhe caro senhor, as minhas melhores saudações», ou «as minhas saudações», ou «os meus cumprimentos». Tudo depende do grau de intimidade, das circunstâncias ou do gosto pessoal.
O tacto também deve entrar em linha de conta no modo de terminar uma carta. Não damos «as nossas melhores saudações» ao governador civil, nem «as nossas mais respeitosas saudações» a um primo.

ERROS A EVITAR
> O abuso de termos sublinhados numa carta.
> Os P.S. e os N.B.
> Os acrescentamentos nas margens, em todas as direcções. Escrever uma segunda folha, se necessário.
> Por serem uma manifestação de falta de confiança nas pessoas que convivem com o destinatário, na correspondência particular, evitar as expressões:
 «Pessoal»:
«Muito Confidencial».
> Dobra-se uma carta consoante o seu formato. Nunca mais de duas vezes e nunca com um formato inferior ao quarto da sua superfície primitiva.
> Nunca colocar a dobra na parte superior do sobrescrito, a fim de evitar que a carta seja rasgada quando aquele é aberto.
> Não se fecha uma carta cuja colocação no correio é por nós pedida a uma pessoa, porque este gesto é uma falta de confiança. Mas o correio voluntário, por sua vez, responderá a essa confiança fechando a carta diante de nós."
(By M.F.T.)

sexta-feira, novembro 20, 2009

COGUMELOS - TORTULHOS

TORTULHOS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA


Este ano, em Beijós, no Outono, os olivais e os pinhais produziram tortulhos com fartura.
Os Beijosenses tiveram uma boa colheita.
Ainda se não viam os tradicionais cogumelos amarelos, os tão apreciados miscaros,  que normalmente abundam pelos pinheirais da nossa região.

Pelo que apurámos, muitas famílias substituiram a carne pelos tortulhos, em muitas refeições.
Muito bons e são fáceis de cozinhar.

EMENTA LIGHT

Ingredientes:

Tortulhos;
Cebola;
Alho;
Louro;
Sal;
Azeite.

Preparação:

Cortam-se algumas cebolas às rodelas finas, para um tacho.
Picam-se alguns dentes de alho e juntam-se-lhe.
Adiciona-se uma ou mais folhas de louro, sal q.b. e 1 dl de azeite.
Junta-se um pouco de água, e vai ao lume para cozer a cebola, sem a deixar alourar.
Limpam-se os caules dos tortulhos, removendo toda a terra que possam trazer.
Dispensar alguma atenção e confirmar se o tortulho está são (quer dizer, ver se tem bicho). Depois lavam-se em água quente para lhe retirar alguma terra e outras impurezas que, porventura, ainda tenham, por isso convém lavá-los pelo menos em duas águas.
Quando a cebola estiver cozida, adicionam-se-lhe os tortulhos.
Tapa-se o tacho e deixa-se ferver.
O tacho tem que ser vigiado regularmente para não deixar torrar.
Durante a fervura os tortulhos vão largar muita água, na qual eles irão ser cozidos.
Quando eles consumirem toda a água estão cozinhados.
Depois é só preparar o que se pretende comer com eles:
Batata cozida;
Arroz branco;
Etc.
*****
Bom apetite
________________________________
By Willoughby

*****************************************************
COGUMELOS VENENOSOS


Fizemos as nossas pesquisas e constatámos que os cogumelos venenosas já apareciam um pouco por toda a parte.
É necessário ter muita atenção, porque, quando consumidos pelo homem, dada a sua forte toxicidade, podem causar a morte.


Apesar de estes cogumelos serem tóxicos, vemos uma lesma a comê-los.
Seguramente que serão bons para ela.

Contudo, aconselhamos muito cuidado com estes...
Se não se conhecem os miscaros é preferível não arriscar, porque pode ser fatal.

quinta-feira, novembro 19, 2009

ANIVERSARIANTES - Beijós


MUITOS PARABÉNS!



Hoje é dia de aniversário de nascimento do Nosso Querido Amigo ANTÓNIO FERNANDES PAIS.
Desejamos-lhe um dia bem passado na companhia da Família e dos Amigos, com votos de que tenha muita saúde e que continue a comemorar esta data durante muitos anos.
Que vá contando com os amigos para brindar em cada ano que passa.

terça-feira, novembro 17, 2009

ANIVERSARIANTES - Beijós


MUITOS PARABÉNS!




Hoje é dia de aniversário de nascimento da Nossa Querida Amiga, ANA CATARINA AMARAL CADETE, a quem desejamos que passe um dia Muito Feliz na companhia da família e dos amigos.





quarta-feira, novembro 11, 2009

DO HOMEM DAS CAVERNAS AOS NOSSOS DIAS - Alimentação

ALIMENTAÇÃO DE ONTEM E DE HOJE



Outrora, o homem alimentou-se de frutos silvestres.






Aprendeu a caçar os animais selvagens.




Descobriu o fogo e com ele desenvolveu a arte de bem cozinhar os seus alimentos, as suas presas.











Viajou por mares desconhecidos e descobriu outros sabores, as especiarias.

Com elas desenvolveu novas técnicas de confeccionar os alimentos.
Todavia, concluiu que os alimentos muito condimentados acabam por prejudicar a sua saúde e, então, tem vindo a aperfeiçoar uma cozinha mais saudável.

Sem dúvida que os alimentos grelhados são menos prejudiciais para a saúde.
****************************************************
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Seja carne ou peixe, em Beijós, desde os homens das cavernas, sempre se praticou uma alimentação saúdável. Os cozinhados grelhados, em carvão vegetal, são disso o testemunho.
1 - OS GRELHADOS

Enquanto se grelham as carnes da Região, elas vão sendo regadas com um molho especial feito somente à base de produtos naturais, designadamente:
- Alho;
- Louro;
- Pimentão doce;
- Polpa de tomate;
- Vinho Branco;
- Azeite;
- E outros condimentos caseiros de acordo com a carne a cozinhar.


À Carne natural é adiccionado um pouco de sal q.b. e é colcada sobre as brasas de carvão vegetal.




Sempre que é virada nas brasas, no mínimo três vezes, a carne vai sendo regada com aquele molho, para melhorar o seu sabor e aguçar o apetite de quem a consome.

PARA ACOMPANHAR A CARNE
A carne, depois de grelhada, conforme o gosto, pode ser acompanhada com:
- Batata cozida;
- Batata acabada de fritar;
- Arroz de Feijão;
- Arroz branco;
- Saladas mistas.
****************************************************
2 - BATATA À RACHA

Os nossos avós, outrora, perante as dificuldades da vida, tinham que comer coisas fáceis de preparar, com pouca despesa.
Hoje, muitos Portugueses também já vão procurando comer bem, barato, e com pouco trabalho.
Os tempos vão alterando os nossos hábitos.
Sem darmos por isso, vamos regressando ao passado, mas alterando alguns dos nossos hábitos e melhorando os alimentos.

Foi com o propósito de divulgar um prato que os nossos avós já confeccionavam e que a quantos saciou, que trouxemos aqui as batatas à racha.

"Ingredientes:
- Batatas;
- Louro;
- Alho;
- Pimenta;
- Piripiri;
- Sal marinho q.b.;
- Palitos.


Preparação:

- 3 - 4 batatas médias por pessoa;
- Colocam-se as batatas cruas, com a casca num recipiente e lavam-se muito bem, procurando retirar com uma faca, todo o lixo que tiverem nos respectivos olhos.
- Depois, cortam-se totalmente ao meio, longitudinalmente, pela parte de maior diâmetro.
- Lavam-se as folhas do louro.
- Esmagam-se uns dentes de alho com a pimenta e com o piripiri.
- Juntam-se as duas partes de cada batata, colocando no meio uma ou mais folhas de louro inteiras.
- Coloca-se um pouco da massa do alho com a pimenta e piripiri, sobre o louro.
- Unem-se as duas metadas da batata e fixam-se com um palito em cada ponta, para as manter unidas.
- Colocam-se as batatas numa panela, cobrem-se com água e tempera-se com o sal q.b.;
- Vão a cozer, em lume normal.
- Depois de cozidas, escoam-se e servem-se com a casca, conforme o gosto das pessoas.
- Podem ser comidas com a casca.
- Estas batatas podem ser servidas com peixe grelhado, incluindo sardinha.
- Podem ou não ser temperadas com azeite no prato.
- Normalmente comem-se à mão, sem talher,conjuntamente com a sardinha.



- Também podem acompanhar com frango ou com outras carnes de churrasco, mas sempre bem condimentadas com piripiri, comendo-se igualmente à mão sem temperar, porquanto o tempero das batatas será a gordura que as carnes nos deixam nas mãos. "

Podem ser acompanhadas com um bom vinho, de preferência da região do Dão.

Bom apetite!
As especialidades que aqui divulgamos poderão ser encontradas na Unidade de Restauração da nossa aldeia.

BEIJÓS > DIA DE TODOS OS SANTOS/FINADOS 2009

2009.NOV.01 - DIA DE TODOS OS SANTOS



Como de costume, esta data foi uma vez mais comemorada na Nossa Aldeia.





Este ano, a seguir à Missa Dominical, foi organizada a procissão em Romagem ao Cemitério, para sufragar as Almas dos Beijosenses já falecidos.
Estas Celebrações fazem deslocar muitos dos Nossos Conterrâneos de todo o País, à sua Terra Natal, para se juntarem aos seus familiares para prestarem a sua homenagem aos que já partiram.




Em muitos aspectos, não sendo dias de festa, esta época serve tembém para reunião de família.

Este ano, a romagem ao Cemitério também foi efectuada pela noite dentro.
Ao fim de jantar, grupos de Beijosenses fizeram nova procissão àquele local, então, para apreciarem os efeitos da iluminação que fora colocada nas sepulturas.


Ver tudo

quarta-feira, novembro 04, 2009

DE BEIJÓS > AO PARAÍSO

2009.08.20 - VOLTÁMOS AO PARAÍSO
Não conseguimos esquecer este local.
É realmente um Paraíso na Terra.
Ali continuamos a desfrutar do canto das aves e do natural som da queda das águas que vão correndo na ribeira.

DE BEIJÓS > À RIBEIRA - BAIRRO DO MOLEIRO NOVO

Desta vez, fomos subindo ao monte e deleitámo-nos com a paisagem que se nos deparou à medida que fomos subindo para Cabanas de Viriato.
Nunca tínhamos desfrutado das maravilhosas vistas que apresentamos nas fotografias.
É pena que aquele Bairro esteja em forte degradação.
Naquele lugar, ímpar naquela região, seguramente que qualquer humano conseguiria libertar-se de muitos achaques que nos atormentam ao longo da vida.
Não tardará que regressemos àquele bairro, para, nesta época, desfrutar do cair da folha das árvores, agora envelhecidas pelo Outono.
Será sempre bom voltar a desfrutar dos puros ares e da calma que este  lugar nos oferece.

domingo, novembro 01, 2009

DE BEIJÓS > À COVILHÃ - Air Show 2009

2009.10.03 - OS ÚLTIMOS VOOS DO CHIPMUNK

«- Olá querido Amigo, estiveste propositadamente na Covilhã!
Há quantos anos me não vias voar?
Desde aqueles meus aureos anos de 1967/1968 que tanto me admiraste cruzando os céus em Monte Real, pela FAP. Quantas das minhas acrobacias, então, te fizeram delírar.
Foram bons tempos em que muitos dos grandes pilotos portugueses receberam comigo as primeiras instruções sobre essa nobre arte de voar.
Vieste ao meu encontro e viste, pela última vez, quanto eu ainda fiz, durante a manhã do dia 03 de Outubro de 2009, sobrevoando as montanhas da Serra da Estrela e as belas paisagens daquela bonita cidade.
Enfim!
Chegou a minha hora!
Parabéns por teres conseguido as últimas fotos da minha actividade, antes de eu ter terminado naquele monte de destroços dependurado nas árvores em Boidobra.»

********
«Covilhã:
Antigo avião da Força Aérea despenha-se em festival aéreo
“Foi milagre não terem morrido”
Foi um milagre eles não terem morrido. Podia ter acontecido uma tragédia”. O desabafo de José Flávio, comandante dos Bombeiros da Covilhã, espelha o sentimento geral das dezenas de pessoas que ontem assistiram, ao longe, à queda de um avião que participava num festival aéreo que decorria no aeródromo daquela cidade. O avião caiu quase a pique sobre uns amieiros e salgueiros na ribeira de Boidobra.
Na aeronave seguiam o piloto, suíço, de 32 anos, e uma jornalista, 23 anos, de uma televisão local de Castelo Branco, que fazia o baptismo de voo. Ambos sofreram apenas escoriações e foram assistidos no Hospital Pêro da Covilhã.
O avião era um Chipmunk – uma aeronave histórica da Força Aérea Portuguesa adquirida por um clube suíço – e participava no festival desde a manhã. Às 16h30, segundos depois de ter sobrevoado o aeródromo, ganhou alguma altitude e quando voava na vertical entrou em perda e acabou por se despenhar.
“Deu-me a ideia de que o motor falhou e o avião entrou em perda”, disse ao CM Ezequiel Barata, que assistiu ao acidente e seria o próximo a voar com o filho (ver caixa). “Vi o avião a cair a pique e ainda pensei que fosse alguma acrobacia”, adiantou Carlos Seabra, participante no festival na classe de aeromodelismo e que também testemunhou a queda.
Segundo o comandante dos bombeiros da Covilhã, a aeronave perdeu o leme da cauda num pinheiro e depois caiu sobre as árvores, amortecendo a queda. “Foi muita sorte porque o avião podia ter-se incendiado”, refere José Flávio, salientando que o piloto foi o primeiro a sair e depois retirou a ocupante. “Quando lá chegámos estavam muito nervosos mas também aliviados”, concluiu.
Depois do acidente o festival foi interrompido e as pessoas acorreram ao local onde estava o avião sinistrado, mergulhado na vegetação. A área foi interdita pela GNR até à chegada dos inspectores que vão investigar as causas da queda.
(...)
ESCUDO NO AVIÃO
Apesar de já pertencer a um grupo suíço, na fuselagem do avião ainda estava o símbolo da Força Aérea Portuguesa (...).»
***********************************************Ver tudo

quinta-feira, outubro 29, 2009

BEIJÓS > Todos-os-Santos e Fiéis Defuntos

2009.NOV.01/02 - Todos-os-Santos e Fiéis Defuntos















********************************************
"Nos dois primeiros dias de Novembro celebraremos o mistério da vida.
Quer o dia 1, quer o dia 2, são dias dos fiéis que passaram para a outra dimensão da vida.
No dia 1 festejemos aqueles que já se encontram face a face com a Glória de Deus > Os Santos.
No dia 2, rezemos pelos que esperam o encontro com Ele.
Estas celebrações são um apelo a vivermos com a esperança de quem sabe que não está destinado ao pó do cemitério, mas à comunhão definitiva com a bondade e a misericórdia de Deus. Rezemos pelos que partiram e rezemos por nós, para que, enquanto nos vamos movimentando fisicamente, saibamos viver, já na terra, o Céu, que queremos viver lá."
(By P. Mário in Informação e Partilha)
********************************************
Nestes dias em Beijós as Cerimónias vão ter o seguinte programa:

Dia 1 - Será celebrada Missa às 11H00, na Igreja Matriz, seguida de Procissão ao Cemitério Paroquial;
Dia 2 - Missa às 11H30, também na Igreja Matriz. http://

terça-feira, outubro 27, 2009

DE BEIJÓS > A PORTIMÃO - ALGARVE > PORTUGAL

2009.OUT.23 > CENTRO COMUNITÁRIO DE "ALVOR"

Fomos ao encontro da cultura.
Encontrámos um Grupo de Teatro Amdor "Barraca Armada" que, então, estava a actuar no referido Centro.
Que Grupo é este?
Esta pergunta exigiu que efectuássemos algumas diligências, para obtermos uma resposta concreta.
Grupo amador!
Os seus actores são funcionários da Câmara Municipal de Portimão.
Desempenham as suas actividades profissionais nos diversos departamentos daquela Câmara Municipal.






"T.E.M.P.O." Teatro Municipal de Portimão, é a sua Sede.







São 7 as personagens que desfilam em palco.

Todavia, a sua ficha técnica é constituida por 20 pessoas.

Em Cena a peça « O BARÃO DE PAUMOLE »
"A acção decorre numa das saletas da mansão da família de Vila-Vinhos. Nela habitam:
O Conde de Piçarilho;
A condessa Hunrráca;
Aurora de Vila-Vinhos, filha do casal;
Bernarda, a governanta;
Floripes é a criada."
*********************************************
A nossa expectativa era grande!
O talento de todos os actores, a forma como desenvolveram a peça em palco proporcionou-nos um agradável e animado serão Outonal.
Os cenários foram muito bem concebidos. Em nada se desviam do meio ambiente algarvio.

O enredo:
Florípes, a criada, queixa-se de que o trabalho que tem que desenvolver naquela casa é demasiado, só para ela. Ter-se-á queixado disso aos patrões, mas eles protelam a contratação de outros empregados.
Ela, fazendo-se passar pela filha dos patrões, efectua um telefonema para uma Agência de emprego, solicitando um empregado e dá a indicação de que deverá ser enviado o respectivo curriculo, em carta dirigida a "Aurora de Vila-Vinhos".
(...) 
A carta chegou e foi recebida pela Governanta "Bernarda" e nela vem descrito o Curriculo de um Barão (só de nome).
Quando o Conde Piçarilho de Vila-Vinhos se apercebeu da existência da Carta (...) logo se dispõe a endereçar um convite ao Barão para um jantar de família.
Compareceu, então, o cidadão Venceslau Albuquerque Barão de Paumole, convencido de que ia ser contratado para trabalhar.
(...)
Desencadeiam-se muitas confusões, porque o Barão de Paumole é chamado para situações surpreendentes, para as quais não estava preparado.
(...)
O Conde de Piçarilho, um estudioso de história, procura aprofundar a origem do nome do Barão e consegue saber das suas ascendências.
(...)
O Barão de Paumole, uma vez que era Barão só de nome,  sente-se deveras embaraçado e faz tudo por tudo para que a sua situação e a sua ida àquela casa se esclareça.
(...)
****************************************************
Podemos afirmar que é uma peça muito bem concebida, digna de bons profissionais do Teatro, a qual recomendamos.
Contudo, aconselhamos outras consultas aqui.

Vejamos as fotos que colhemos:
Ver tudo



quarta-feira, outubro 21, 2009

ANIVERSARIANTES - Beijós



Em 21 de Outubro de 2009, estão de parabéns os nossos queridos amigos e comterrâneos:

» MARIA CLARA COELHO BAPTISTA, nascida a 21.X.1925;

» ANTÓNIO ABRANTES ALMEIDA, nascido a 21.X.1937;

» ZACARIAS PAIS DO AMARAL, nascido a 21.X.1945;

» ANTÓNIO CARVALHAL COSTA, nascido a 21.X.1945;

» VITOR LOUREIRO BATISTA e ARMANDO JORGE LOUREIRO BATISTA, nascidos a 21.X.1967.

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS envia os mais sinceros parabéns para todos estes nossos conterrâneos, com votos de que continuem a comemorar este dia durante muitos anos, com saúde e gozando as maiores felicidades.

terça-feira, outubro 20, 2009

DE BEIJÓS > A SEIÇA - Festa em Louvor de Nossa Senhora

2009.08.15 - FESTA EM LOUVOR DE NOSSA SENHORA DE SEIÇA


Nesta capelinha invulgar, imóvel de interesse público, única na Península Ibérica, realiza-se em 15 de Agosto a referida Festa.

Este ano quisemos estar lá nessa data, porquanto nunca tinha sido possível observar a Capela e as Imagens que ostenta.

Um misto de feira anual, festa religiosa e festa profana, tudo se conjuga, por forma a manter as seculares tradições.

Tivemos oportunidade de analisar os quadros de trechos de guerra de outros tempos, travada nos Campos da Figueira da Foz e de Coimbra, pintados no interior das paredes do edifício.




No decorrer das nossas diligências surgiu a curiosidade da existência da balança. Já tinhamos ouvido falar dela, mas ninguém nos esclareceu sobre o seu verdadeiro significado.
Nós tomámos a liberdade de, conversando com as pessoas residentes em Seiça,  esclarecer a razão daquela balança.
A resposta não se fez esperar. Ela foi completa e esclarecedora.
Então vejamos: "Todos os anos, no dia da Festa de Nossa Senhora de Seiça, aquela balança é colocada no respectivo suporte nas arcadas do exterior da Capela. Durante o ano, os crentes e devotos de Nossa Senhora, em situação de crise, pedem as graças à Santa, e para tanto fazem uma promessa de oferecer qualquer coisa como reconhecimento das Graças recebidas. Então, perante as situações que os afligem, assim quantificam na promessa. Normalmente as maiores aflições provêm das doenças dos descendentes, ainda bebés. Então é hábito prometerem tantos quilos de cereal, quantos os bebés tiverem de peso. Na altura de pagar a promessa colocam o bebé num dos pratos da balança e no outro o cereal correspondente até equilibar. Esse cereal será entregue à Santa".

domingo, outubro 18, 2009

A ESCOLA DE ONTEM E DE HOJE



A HUMANIDADE TERÁ QUE REFLECTIR


«Pergunta vencedora de um congresso sobre vida sustentável:

"Todos pensam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos...

Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro da própria casa e recebe o exemplo dos seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive... »

sábado, outubro 17, 2009

O FRIO JÁ CHEGOU A BEIJÓS

OUTONO COM MUITO CALOR DURANTE O DIA, MAS COM GELO DE NOITE
Hoje, 17 de Outubro de 2009, os Beijosenses foram brindados com o primeiro gelo da época.
Ali para os lados do Vale da Loba, no Bairro da Tapada, formou-se uma forte camada de geada, durante a noite.
Quem passou para aquelas bandas ficou surpreendido, pelo manto branco que cobria toda a superfície dos terrenos.
Mudam-se os tempos.
A primeira geada costumava a aparecer no dia 01 de Novembro, este ano antecipou a chegada em quinze dias.
Pronto! Lá temos que suportar maior carga de roupa às costas!

quinta-feira, outubro 15, 2009

1.º ANIVERSÁRIO DO MONUMENTO AOS EX-COMBATENTES DAS GUERRAS COLONIAIS

2009.08.08 - O PRIMEIRO ANIVERSÁRIO




Fez um ano que foi inaugurado o monumento aos combatentes do ex-ultramar Português.










Aproveitando a efeméride, os Beijosenses decidiram fazer constar o nome de cada militar que, então, serviu as Forças Armadas Portuguesas em África, de quatro estelas a ladear o respectivo monumento.






Foi uma festa cheia de brilho.
Estiveram presentes com os seus familiares muitos daqueles homens que, então, estiveram e sofreram nas guerras coloniais, nos anos 50, 60 e 70 do Século passado.
Entre todos, com o ambiente que se criou, foi desenvolvido um são convívio.
Para complementar as cerimónias, os Beijosenses foram brindados com os saltos de para-quedistas no Campo da Cerca.
Esta parte da festa, seguramente que foi uma experiência única para muitos dos nossos conterrâneos ao verem a descida do Céu à Terra de uns quantos amantes do Paraquedismo.









BEIJÓS*CINCO ALDEIAS não podia deixar de registar este evento, enviando os nossos parabéns a todos aqueles que se empenharam em promovê-lo. Estamos esperançados de que, futuramente, esta festa irá repetir-se em cada aniversário.

Vejamos mais imagens desta festa.




(Fotos de AAA & KAT)

sábado, outubro 10, 2009

17 - CARTÃO-DE-VISITA > BILHETE POSTAL > TELEGRAMA

FORMAS E MEIOS DE COMUNICAR

"Embora a carta seja a forma ideal para expressar todos os sentimentos, admite-se a utilização do cartão-de-visita para responder a um convite ou a felicitações.

< (Modelo de Cartão-de-visita - Retirado da net)

Hoje servimo-nos cada vez com mais frequência do cartão dobrado, no interior do qual se escreve à mão a mensagem, que deve ser curta, sem cabeçalho nem assinatura..
Estes postais devem ser gravados de preferência a impressos, e sempre em papel velino ou brístol branco.
Se o destinatário do cartão-de-visita nos é íntimo, risca-se com um leve traço o apelido, se é uma mulher solteira, e o nome todo, se é uma mulher casada, e assinamos o nosso nome próprio sob a linha riscada.
O bilhete-postal, muito útil em viagem para envio de curtas mensagens, nunca deve mencionar notícias pessoais. Não deve ter carácter íntimo, mas pode terminar com uma expressão de amizade.Como não há nada que defenda o seu conteúdo de olhares alheios, ele pode ser lido seja por quem for, embora a boa educação o proíba.
O telegrama é utilizado para comunicações urgentes, ou quando uma grande distância torna difícil a comunicação por carta. Deve evitar-se a mensagem demasiado críptica, sobretudo se se trata de condolências, de parabéns ou de felicitações. É também preciso pensar que o texto é susceptível de ser lido em público.
Em negócios, um telegrama deve sempre ser confirmado por carta, a fim de conferir um carácter legal à comunicação. Com as novas tecnologias as comunicações também podem ser feitas por fax ou por email, cujas mensagens também convém confirmar. "
By MFT

quarta-feira, outubro 07, 2009

BEIJÓS > CÁRITAS PAROQUIAL > A CONCRETIZAÇÃO DE UM SONHO II


(...//...)
« A PRIMEIRA SEDE DA CÁRITAS PAROQUIAL DE BEIJÓS

> Foi no Rés-do-Chão deste edifício, residência Paroquial de Beijós, que, depois de algumas obras de restauro, custeadas pelo Episcopado de Colónia - Alemanha, que, então, enviou o dinheiro para a Fábrica da Igreja, e promovidas pelo Nosso Querido Amigo, AGOSTINHO MARQUES DO NASCIMENTO, assim, ele conseguiu, no ano de 1988, o espaço que desejava para que a Cáritas pudesse apoiar os Beijosenses mais necessitados.

> DADOS OS PRIMEIROS PASSOS IMPUNHA-SE EMPURRAR E MOVER A MÁQUINA
Quantos sacrifícios ele teve que suportar?
Como tudo na vida, os primeiros passos são sempre dados com muitas dificuldades.
Tinha o espaço, faltaria o apoio de alguém para empurrar a obra que ele tinha projectado. Em primeiro de tudo, ele sempre contou com o apoio da família, que o manteve sempre entusiasmado no percurso que tinha iniciado. Mas, na hora da verdade, no momento em que foram necessários os préstimos da esposa, abraçando também a mesma causa da solidariedade humana, não hesitou e, motivada, ignorando os sacrifícios, apresentou - se a tratar da lida deste nova casa.
A Nossa Querida Amiga, MARIA ISABEL C. FERNANDES NASCIMENTO, servindo-se dos seus bens materiais, como fogão e louças, ela, dedicada cozinheira a tempo inteiro, passou a confeccionar as refeições, para os utentes que, entretanto, se foram apresentando.
> ALÉM DAS REFEIÇÕES E DO CALOR HUMANO, OS BENEFÍCIOS PARA OS FAMILIARES DOS UTENTES
Assim, as pessoas mais necessitadas, passaram a contar com espaço para conviver e onde lhe eram servidas a respectivas refeições.
A Cáritas Paroquial também passou a dispensar o calor humano que aqueles Beijosenses tanto necessitavam, enquanto os seus familiares, activos, se encontravam nos empregos ou nas tarefas dos campos agrícolas.
Assim, a Cáritas além do apoio directo que passou a dar aos mais idosos, também conseguiu maior tranquilidade para os familiares que tinham a responsabilidade de zelar pelo bem estar dos ascendentes ou de outros familiares.
> CARINHO DOS BEIJOSENSES PERANTE A CÁRITAS
Jamais poderiamos esquecer os muitos Beijosenses que acarinharam a feliz ideia do Nosso Amigo Nascimento.
Quantos, com forte espírito de colaboração, passando à porta da, então, Sede da Cáritas Paroquial, aquando do regresso dos campos, entregavam e entregam as batatas, as hortaliças, outros legumes e frutas, por eles cultivados.
Estes gestos também fortaleceram a vontade do Amigo Nascimento, da Família e das pessoas que, voluntaria e gratuitamente, nos primeiros tempos, se disponibilizaram para trabalhar na Cáritas.
> OFICIALIZAÇÃO DA CÁRITAS PAROQUIAL DE BEIJÓS
A parte administrativa da Cáritas Paroquial de Beijós também passava a ser um necessidade, porquanto tornava-se premente oficializar a instituição.
O Nosso Querido Amigo Nascimento de tudo isso estava ciente e, uma vez que criou o espaço físico, tudo dependia dele para que a Cáritas de Beijós fosse realmente uma instituição Oficial de
Solidariedade Social.
> O Querido Amigo Nascimento, perante as exigências das entidades Oficiais, desenvolveu o primeiro projecto do Estatuto para a Cáritas, em 17 de Maio de 1987.
> DÁDIVAS VINDAS DA ALEMANHA
Ainda que não houvesse o espaço físico, devidamente preparado, a Cáritas Paroquial de Beijós, que existia ainda quase em sonho, depois de se ter dado a primeira transferência de roupas de Lisboa para Beijós, vindas em camião da Alemanha, de que já falámos, continuou a receber as roupas directamente daquele País. Estes bens eram guardados nas instalações paroquiais, de onde eram distribuidas pelos mais necessitados da freguesia e das freguesias vizinhas, do concelho de Carregal do Sal e outras de outros concelhos principalmente do Ditrito de Viseu.
Depois das roupas, a Alemanha tem enviado outro material, algum dele a título de empréstimo, para a apoiar as populações Portuguesas, a nível Nacional, tendo como seu representante e respectivo responsável o nosso Conterrâneo Nascimento. Entre os bens que têm chegado à Cáritas Paroquial de Beijós, além das roupas, destacamos: Cadeiras de rodas e camas ortopédicas.
> CONSTITUIÇÃO DA DIRECÇÃO
O Nosso Querido e Saudoso Padre AGOSTINHO DA CUNHA NETO, com o desenvolvimento do processo para a criação da Cáritas foi nomeado oficialmente o primeiro Presidente da Direcção.
Para Vice-Presidente foi nomeado o Nosso Querido Amigo Nascimento, que assim teve possibilidades de manter o contacto permanente com a Alemanha, de onde Beijós tem recebido os maiores apoios.
> RECONHECIMENTO PELO TRABALHO
O Nosso Querido Amigo Agostinho Nascimento tudo tem feito para merecer o apoio e admiração dos Beijosenses, o que, por mérito próprio, tem conseguido. Dotado de esmerada educação, humilde, honesto, leal e de fácil relacionamento humano, empenhado com afinco na criação da Cáritas sempre revelou muita facilidade e tem conseguido manter um amistoso contacto com o Episcopado de Colónia-Alemanha e com as Associações de emigrantes Portugueses naquela cidade e País.


> A sua postura leal e honesta perante os seus interlocutores Alemães, entre 1979 e 1999, mereceu público reconhecimento, conforme vem demonstrado no quadro desta foto.






O trabalho que tem desenvolvido pela Cáritas de Beijós também foi igualmente realçado, conforme podemos observar neste outro quadro.






BEIJÓS*CINCO ALDEIAS, que irá continuar a desenvolver a História da Cáritas Paroquial de Beijós, também apresenta os sinceros parabéns ao nosso Querido Amigo AGOSTINHO NASCIMENTO, por tudo o que, tão dignamente, ele tem feito em prol da Solidariedade Social em Beijós, com votos de que tenha muita saúde para poder concretizar todas as tarefas que projectou para o desenvolvimento da nossa Aldeia.
(...//...)

quinta-feira, outubro 01, 2009

BEIJÓS > Vinhos e Vindimas - Decisão


PRONTO!
O JÚRI JÁ DECIDIU.
O texto do nosso Querido Amigo Zacarias Pais do Amaral foi o segundo mais votado.
Como vimos, não fazia referência a qualquer vinho em particular.
Ele terá tido o cuidado de indicar simplesmente a "Região Vinicola do Dão".
Constatámos que ele falou das vindimas e da preparação dos vinhos da sua região, o que conhece perfeitamente.
A sua escrita foi simples, mas muito abrangente, dentro do contexto.
Gostámos da sua derradeira frase:
" A Terra o deu o Homem se regala"
*****************************************
O SEU TEXTO NÃO FOI PREMIADO
Ainda que não tenha visto o seu texto premiado, ele terá ficado feliz por ver que o Nosso Querido Amigo e colaborador Willoughby conseguiu sensibilizar o Júri com este maravilhoso Comentário, que foi considerado o melhor:
Willoughby disse...
"Olá Maria
Obrigado pelo seu comentário.Quando me propuz participar,contei somente com as minhas capacidades, muito embora contasse sempre com os votos dos amigos e com o carinho que pudessem manifestar-me nos comentários que aqui deixassem. É muito bom participar nestas coisas com sentido de lealdade, desportivo e colaborante, fazendo o melhor de que se é capaz. Estas coisas servem para alargar os nossos horizontes em todos os domínios. Conseguimos estar no meio de encontros de culturas. Há heranças sociais dos Nossos Povos a nível regional, que nos marcam profundamente. A sabedoria de muitas pessoas que vimos aqui encontrar também nos deixa muitas e enriquecedoras experiências. Vim ao encontro não só das Gentes da Nossa Terra, mas também e principalmente das Regiões de Portugal. Idanha-a-Nova entrou no meu roteiro turistico Nacional, onde irei estar a partir de Sexta-feira, dia 02 de Outubro de 2009.Irei ter o grato prazer de pisar o solo Idanhense, colher imagens de tudo o que tem de belo e, principalmente, saborear a sua gastronomia. Por isso, a minha participação trouxe-me muita coisa de gratificante. Pelo que vem referido neste Blogue, espero passar um fim de semana de sonho, no seio de populações acolhedoras como são as da Beira Baixa.
Obrigado pelo ânimo que conseguiu trazer-me com o seu comentário".
*************************************
BEIJÓS*CINCO ALDEIAS felicita estes Nossos Conterrâneos pelas suas participações, enviando-lhes os Sinceros Parabéns.

quarta-feira, setembro 30, 2009

BEIJÓS - VINHOS E VINDIMAS


O nosso Conterrâneo e Querido Amigo Zacarias Pais do Amaral participou neste evento.
Ele apresentou um maravilhoso texto, que ilustrou com uma fotografia colhida em Agosto de 2009, nas vinhas das famílias Santos Moura, no Terroal, em Beijós.
Gostámos imenso do seu trabalho!
Vejamos:
*******************************
" AS VINDIMAS NO TEMPO CERTO

Setembro, mês em que a canseira das colheitas maior azáfama traz aos agricultores. Época de colher os frutos do trabalho de mais um ano agrícola.O ponto alto das colheitas é sempre o das vindimas nas regiões vinhateiras.Uva, aquele fruto que o Sol fez brutar da cepa na Primavera, com o seu calor o fez florir e crescer durante o Verão, sempre sob a vigilância e dos cuidados do agricultor, que tem que tratar os míldios, os oídios e outras pragas de insectos, e que o Astro Rei agora doirou, convida à colheita para extracção da maravilhosa bebida que regularmente nos acompanha às refeições.Chegou a hora da sua colheita que impõe que exércitos, de tesoura em punho, se desloquem para as vinhas e, de carreira em carreira, recolham aqueles frutos maravilhosos.
Longe vão os tempos em que a mão humana manipulava tudo, desde o corte da uva, o transporte às costas ou à cabeça, para as tinas ou dornas levadas em carros de bois, para vazar nos lagares. Aí, quando o lagar estivesse cheio, um compasso de espera dois ou três dias para fermentar, grupos de homens saltavam para dentro, durante quatro horas, percorriam inúmeras vezes aquele enorme tanque, de canteiro (*) a canteiro, cantando e rindo com as anedotas que iam saindo de cada boca, para atenuar o cansaço, calcavam os cachos a pés. "Calcar o vinho". Agora, aproveitando as novas tecnologias, que vieram auxiliar o homem em muitas tarefas, ele deixa que as máquinas, depois de se colherem as uvas para as tinas, façam o resto sob a sua orientação e devido acompanhamento, esmagando as uvas e mergulhando o vinho com o engaço, durante alguns dias, para afinar a cor ruiva.
Daqui por algum tempo, depois de exigentes análises laboratoriais quase permanentes, vão franquear - nos a prova desse nectar delicioso produzido em cada época, que irá ser consumido através dos tempos, durante muitos anos, por todo o Mundo.É assim que, cada ano, depois das podas e do preparação dos vinhedos, se obtem o produto final que vem animar quem o produz e levar a alegria e satisfação a quem o consome.
A Terra o deu, o homem se regala.
.................................................
* «Canteiro» - Nome que, em certas regiões, se dá ao bordo em pedra dos lagares do vinho.
Beijós, Região Vinicola da Dão, 08 de Setembro de 2009
Por > Zacarias Pais do Amaral"
**************************************