quarta-feira, dezembro 09, 2009

BEIJÓS E A FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


Dia 08 de Dezembro de 2009.

Conforme tinhamos anunciado Beijós esteve em festa, com as celebrações religiosas em Louvor de Nossa Senhora da Conceição.

Depois do lançamento dos foguetes na alvorada, a anunciar a festa e a chegada da Banda Filarmónica de Santar - Nelas, conforme previsto, pelas 14H00 foi celebrada a Missa Solene, pelo Reverendo Padre Álvaro, da vizinha Paróquia de Oliveira do Conde. A coadjovar esteve o Reverendo Padre Maia, da Paróquia de Ferreiroz do Dão.

Terminada a Celebração Eucarística, seguiu-se a Procissão pelas Ruas da Nossa Aldeia, presidida pelo Reverendo Padre Maia.

Muito embora os Beijosenses demonstrassem alguma tristeza, por, nos dias anteriores, o tempo ter sido chuvoso, neste dia Nossa Senhora fez raiar o Sol que contribuiu para que a festa tivesse o brilho que a Aldeia mais desejava.

Parabéns a Todos os Beijosenses que conseguiram ter uma Festa muito bonita e Parabéns também às Mordomas pelo esforço que desenvolveram para a sua realização.
Sem o seu sacrifício, nos contactos com os nossos conterrâneos para obterem o respectivo apoio, não seria possível a realização das Cerimónias.


Para a realização das festas em 2010, foram nomeadas a seguintes Senhoras:
> Ana Sofia Duarte Silva Mendes Cortês;
> Isabel Clara Pais de Jesus;
> Maria Anabela Dias Figueiredo Fernandes;
> Esmeralda Maria Silva Neves Rodrigues.

Às novas zeladoras para a festa da Nossa Senhora da Conceição/2010 desejamos as Maiores Venturas.
(Fotos amavelmente cedidas por J. Abílio)

terça-feira, dezembro 08, 2009

PORTUGAL - PONTE DAS BARCAS E O DESASTRE




O DESASTRE DA PONTE DAS BARCAS NO RIO DOURO - PORTUGAL


Para desenvolver este tema vamos recordar um trecho da História de Portugal:
1 - Campanhas do Rossilhão;
2 - Perda de Olivença;
3 - Bloqueio Continental;
4 - Tratado de Fontainebleau;
5 - Invasões Francesas.


************************************


Reinado de D. Maria I - A «Piedosa» (1776 - 1816)


"... Perante os desgostos de que foi vítima, D. Maria I, em 1791, foi vítima de doença mental, pelo que, desde então, até 1796, o seu filho D. João governou em nome da mãe, passando depois a
assumir a regência do Reino.


1 - CAMPANHA DO ROSSILHÃO > (1793)


« REVOLUÇÃO FRANCESA: >>>> Em 1789, tinha rebentado em França uma revolução que ensanguentara aquele país, onde se praticaram verdadeiras atrocidades. Por este motivo, algumas nações juntaram-se para combater a França».


Em virtude das tremendas atrocidades que se desenrolavam em França, muitas nações revoltaram-se contra aquele país, especialmente a Inglaterra*, que era a mais empenhada na luta. Espanha e Portugal resolveram também entrar na guerra. Em 1793 (Inglaterra, Espanha e Portugal), invadiram a França, e começou a Campanha do Rossilhão, que se manteve até 1795, data em que a Espanha, sem consultar Portugal, assinou a paz com os franceses.


*
[GUERRA DOS SETE ANOS - "PACTO DE FAMÍLIA" > cumpre-nos aqui esclarecer que o relacionamento entre a França e a Inglaterra já não era bom, entre cujos países em 1750 estalara a Guerra dos Sete Anos. A França, evocando o chamado Pacto de Família, desejava o nosso concurso contra o poder naval da Grã-Bretanha. Portugal, por ser aliado da Inglaterra, recusou-se. Então, as tropas francesas e espanholas invadiram Trás-os-Montes - Portugal, em 1762, mas foram expulsas pelo exército anglo-luso.
O QUE ERA O PACTO DE FAMÍLIA? -> Era um contrato estabelecido entre os monarcas da Europa, descendentes da família dos Bourbons, pelo qual todos se haviam de ligar na luta contra a Inglaterra].


2 - PERDA DE OLIVENÇA > (1801)


Portugal, no entretanto, fiel aos seus compromissos, matinha-se firme ao lado de Inglaterra, a quem enviara uma esquadra que, juntamente com a armada inglesa, tomou parte na grande batalha de Aboukir, inglória para a França.
Em face do sucedido, a represália da França, governada nesse tempo por NAPOLEÃO BONAPARTE, não se fez esperar. Em 1801, Portugal foi invadido por numerosas tropas espanholas e francesas, já amigas e agora aliadas.
O inimigo entrou pela fronteira alentejana, tendo conseguido apoderar-se de Olivença, que a Espanha nunca mais nos restituiu.


3 - BLOQUEIO CONTINENTAL > (1807)


Napoleão, grande general, imperador dos franceses, pela vitórias que havia conseguido contra a Austria, Prússia, Rússia, etc, julgava-se o senhor absoluto da Europa. Em Julho de 1807, é chegado o momento de impôr o Bloqueio continental. Em obediência a esta ordem, todas as nações europeias diviam encerrar os seus portos aos navios britânicos.


4 - TRATADO DE FONTAINEBLEAU (1807)


O príncipe regente D. João, inspirado na vontade do seu povo, não cumpriu as determinações de Bonaparte.
Tinhamos perdido Olivença e podiamos sofrer mais reveses, mas dignificávamos a nossa aliança, franqueando os nossos portos à Inglaterra.
Como o nosso regente, à vista de novas insistências, continuasse a não transigir, Napoleão assinou com a Espanha o Tratado de Fontainebleau (27 de Outubro de 1807), pelo qual Portugal seria repartido pela Espanha e pela França.
Para tal efeito, tinha a nossa Pátria de ser conquistada o que não foi possível ao grande general francês.


5 - INVASÕES FRANCESAS - (1807 >>> GUERRA PENINSULAR


a) Primeira Invasão ( 1807):


A fim de ser executado o Tratado de Fontainebleau, Napoleão mandou invadir Portugal com um exército de 30 mil homens, comandado por Junot.
O inimigo tinha penetrado pela Beira Baixa e chegara já a Abrantes, em marcha sobre Lisboa. No dia 30 de Novembro de 1807, entrava o invasor na Capital. Começaram então os roubos, os atentados, os assaltos às igrejas, repartições públicas e casas particulares. O País não podia sofrer semelhantes violências. Surgem as primeiras manifestações de revolta contra a dominação estrangeira. É chegado o momento de agir. O Porto levanta-se em armas, e, a seguir, as províncias do Minho e de Trás-os-Montes. Pedem-se depois auxílios a Inglaterra que nos envia
um corpo de exército comandado por Artur Wellesley, depois duque de Wellington. As nossas
forças, juntas às inglesas, atacam os franceses, que são derrotados nas batalhas de Roliça (Óbidos) e Vimieiro (Lourinhã). Em Agosto de 1808 é assinada a Convenção de Sintra, pela qual Junot e as suas tropas foram obrigados a sair de Portugal.


1) - Três dias antes da entrada dos Franceses em Lisboa retirou-se a família real e a corte, por decisão do Conselho de estado, para o Brasil, à data Colónia Portuguesa. Houve tempo em que este acto foi mal julgado pelos historiadores. Hoje, já ninguém desconhece as vantagens que deste atinado acto politico advieram para o país.
Se a família real não se tivesse ausentado, podia ter sido desacatada ou feita prisioneira, o que seria um grande desastre, pois nestas condições, D. João ver-se-ia forçado a assinar quaisquer condições que lhe fossem impostas.


b) - Segunda Invasão (1809):


O imperador dos franceses, que se não havia conformado com a derrota de Junot, organizou outro contingente de tropas, comandado pelo general Soult, e determinou nova invasão a Portugal.
O inimigo, desta vez, entrou por chaves, passou por Braga, e, em Março de 1809, assenhorou-se da cidade do Porto.
As tropas portuguesas agruparam-se logo; chegaram novos reforços da Inglaterra; tudo se
preparou para a vitória. O exército anglo-luso, dirigido superiormente por Wellesley, atacou o inimigo, investindo contra o Porto.
Soult, reconhecendo a inutilidade da resistência, fugiu desordenadamente e abandonou o país.


1) - PONTE DAS BARCAS E O DESASTRE:
Nesta época ainda não havia pontes fixas sobre o Rio Douro. Para as populações se movimentarem entre as duas margens do Rio foi constituída uma ponte provisória, feita com a colocação paralelamente de barcas amarradas com cabos de aço. Sempre que era necessário os barcos transporem aquela ponte para subir o rio, no meio do leito era aberto um corredor, separando aquela ponte em duas partes, que, logo a seguir, era reposta.


("A Ponte das Barcas, construída com objectivos mais duradouros, foi projectada por Carlos Amarante e inaugurada a 15 de Agosto de 1806. Era constituída por vinte barcas ligadas por cabos de aço e que podia abrir em duas partes para dar passagem ao tráfego fluvial.")



«Quando os franceses entraram no Porto, a população citadina, sobressaltada, encaminhou-se para o rio Douro, a fim de o transpor através da ponte das barcas que existia nesse tempo. Esta, perante a avalanche repentina da multidão, abateu e milhares de pessoas cairam ao rio, morrendo afogadas.
Tal acontecimento é conhecido por - O DESASTRE DA PONTE DAS BARCAS. »


2) - AS ALMINHAS:
Em memória dos que faleceram neste desastre foi erigido um monumento (AS ALMINHAS) na Rua da Ribeira, naquela cidade do Porto, próximo do local onde funcionara a ponte das barcas, monumento

esse que aqui reproduzimos por Fotografia, por assinalar um acontecimento narrado na História de Portugal.


c) - Terceira Invasão (1810):


[Por nos parecer de especial interesse para os estudiosos da matéria, por encerrar um capítulo da nossa História, a Guerra Peninsular, concluímos a descrição das invasões francesas].


Napoleão era teimoso; não perdia a ideia de conquistar Portugal. Por isso tentou uma última cartada. Alinhou as suas melhores tropas (85.000 homens) comandadas por Massena, e, em Agosto de 1810, Portugal foi invadido pela terceira vez.
O exército francês entrou por Almeida e avançou sobre o Buçaco, onde o esperavam os soldados anglo-lusos sob o comando de Wellington, e ali se deu a grande batalha (27 de Setembro de 1810) em que os franceses foram completamente derrotados.
Massena, com o resto da sua gente, conseguiu fazer uma retirada e tentou avançar sobre Lisboa. Mas estacou diante das Linhas de Torres Vedras, onde sofreu nova derrota. Começou a
debandada do inimigo, que, passando a fronteira, fugiu em direcção ao seu país. As tropas anglo-lusas, já aliadas da Espanha, que se tinha desavindo com Napoleão, perseguem Massena através da França e entram vitoriosas em Bordéus e Tolosa. Com esta terceira e última invasão terminou o perigo do domínio napoleónico na Península. »









Nesta fotografia, ao lado da Ponte Metálica de D. Luis I, vemos os pilares e parte das paredes da habitação do Guarda da Ponte Pensil que, depois do Desastre da Ponte das Barcas, ali foi criada e que antes da construção da ponte metálica, fazia a ligação das duas margens do Douro.

COMO FOI NO BRASIL?

segunda-feira, dezembro 07, 2009

PARA A "PÓVOA DA PÉGADA" VÃO OS NOSSOS PARABÉNS

DAMOS AS BOAS VINDAS À PÁGINA DA PÓVOA DA PÉGADA NA WEB

Os Nossos Sinceros Parabéns.
Desejamos as maiores felicidades à equipa que criou "PÓVOA DA PÉGADA"  com esperanças de que nos possa dar notícias fresquinhas (na hora) da sua Aldeia.
Parabéns!

domingo, dezembro 06, 2009

A COMUNIDADE GOESA FESTEJA SÃO FRANCISCO XAVIER

NA PARÓQUIA DO CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA > AGUALVA - CACÉM - PORTUGAL










Hoje, 06.DEC.2009, a Comunidade Goesa
da cidade de Agualva-Cacém celebrou a Festa do seu padroeiro, São Francisco Xavier. Esta Comunidade é Grande devota deste Santo que sacrificou a sua vida por aquele Povo. Faleceu em 03 de Dezembro de 1542, cuja data se assinala todos os anos em Sua Memória, em todo o Mundo, na Igreja Católica.
Vejamos » Old Goa 2009












sexta-feira, dezembro 04, 2009

DE BEIJÓS > ENTRAMOS NA ROTA DAS ALDEIAS HISTÓRICAS - SORTELHA


SORTELHA ALDEIA HISTÓRICA - DO PERIODO ROMANO (?) AOS NOSSOS DIAS

Voltámos àquela bela Vila do concelho de Sabugal.
Aqueles primeiros dias do mês de Outubro de 2009, ofereceram-nos um maravilhoso sol quente, convidativo para mais uma visita àquela jóia situada no cimo da montanha, que nos oferece uma esplêndida e deslumbrante paisagem que só o firmamento nos limita.
Vale sempre a pena reviver em cada momento aquelas pedras que, outrora, admirámos e pisámos.
Vejamos:

quinta-feira, dezembro 03, 2009

BEIJÓS VAI ESTAR EM FESTA


No dia 08 de Dezembro de 2009 - BEIJÓS VAI CELEBRAR A FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Programa:

Às 09H00 >>> Alvorada com lançamento de fogo de artifício para assinalar o dia da festa;
Às 13H30 >>> Será recebida na Nossa Aldeia a Banda Filarmónica de Santar, que irá abrilhantar a festa;
Às 14H00 >>> Será Celebrada Missa na Igreja Matriz de Beijós, seguida de Procissão pelas ruas da Nossa Aldeia;
No final das Cerimónias será servido o habitual lanche para as pessoas que se disponibilizaram para pegar nos andores e nas insígnias religiosas durante a festa.
Para encerrar os festejos as mordomas cessantes, com a Banda Filarmónica,  irão fazer a habitual visita às novas zeladoras, nomeadas, no decorrer das cerimónias,  Senhoras que irão promover a realização da  festa do ano de 2010.

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS deseja que todos os Beijosenses vivam esta festa com a maior alegria. Que Nossa Senhora da Conceição promova um dia cheio de Sol, para que as Suas festas tenham Maior Brilho.
Resta-nos encorajar aos Beijosenses que estão ausentes a deslocarem-se à Nossa Aldeia, para participarem nas  festas e proporcionarem um são convívio.  

A PÓVOA DA PÉGADA VAI ESTAR EM FESTA



 Dia 19 de Dezembro de 2009
Programa:
Às 14H00 vai ser celebrada Missa na respectiva Capela, seguindo-se a procissão pelas ruas da Aldeia.
 ---»  BAILE   >>>> Às 22H00, neste edifício, sede da ARCD da Póvoa da Pégada. 
"...Na ARCD, com entradas livres,  pelas 22h, com a actuação do grupo musical Kayene + actuação do Dj PH7 pela noite dentro. 
Divulga a mensagem e terás um fino de graça! Nada mau....
Vai ser uma noite de arromba, desfruta e trás um amigo! ... Ass: Juventude Povoense!"











Não faltará, seguramente, a fogueira de Natal no Largo da Capela, em frente à "ADEGA DO JACINTO"




BEIJÓS*CINCO ALDEIAS deseja boa sorte à Comissão de Festas para que, já que se empenha, consiga o habitual brilho nas Festas da Padroeira da Nossa Aldeia. Que a Nossa Senhora da Pégada mande o Sol, essencial para que tudo corra bem. Como já é tradição de um são convívio entre todos os Povoenses e quem os visita neste dia, apelamos a que todos os nossos Conterrâneos espalhados por Portugal e pelo Mundo se juntem aos residentes, para confraternizarem.

quarta-feira, dezembro 02, 2009

NATAL 2009

TEMPO DE NATAL ou TEMPO DA MANIFESTAÇÃO DO SENHOR
Começa na tarde do dia 24 de Dezembro e termina com a Festa do Baptismo de Jesus (entre 09 e 13 de Janeiro).
Neste tempo recordamos a vinda histórica de Jesus, há 2009 anos e fortalecemos a nossa esperança na Sua Vinda Gloriosa no final dos tempos.
Ver S. João Baptista

terça-feira, dezembro 01, 2009

ANIVERSARIANTES - Beijós


Hoje, está de parabéns a nossa Querida Amiga  Sofia M. A. do Amaral, a quem enviamos os nossos sinceros parabéns, com votos de que tenha muita saúde e que passe um dia cheio de felicidades. Desejamos-lhe que continue a comemorar esta data durante muitos anos.

segunda-feira, novembro 23, 2009

18 - CORRESPONDÊNCIA - Cabeçalhos e Saudações Finais

CORRESPONDÊNCIA
















"Na correspondência particular empregam-se as expressões habituais:
«Senhor»
«Senhora»
«Menina».
Para conhecimentos mais próximos:
«Caro Senhor»
«Meu caro Senhor»
«Cara Senhora».
Porém:
>> Uma mulher que escreve a um homem não emprega o adjectivo «meu»;
>> Um homem que escreve a uma mulher também não emprega o adjectivo «minha».
Para pessoas com curso universitário:
Emprega-se a expressão «Doutor», precedida da palavra «Senhor»
Certas saudações consideradas como obrigatórias no passado caíram actualmente em desuso e são substituídas por expressões mais curtas e menos cerimoniosas. Contudo, há casos em que a fórmula deve ser empregue.
Se fazemos questão de honrar uma pessoa, escrevemos:
«Peço-lhe que receba as minhas mais respeitosas saudações.»
A maior parte das vezes escrever-se-á:
«Envio-lhe caro senhor, as minhas melhores saudações», ou «as minhas saudações», ou «os meus cumprimentos». Tudo depende do grau de intimidade, das circunstâncias ou do gosto pessoal.
O tacto também deve entrar em linha de conta no modo de terminar uma carta. Não damos «as nossas melhores saudações» ao governador civil, nem «as nossas mais respeitosas saudações» a um primo.

ERROS A EVITAR
> O abuso de termos sublinhados numa carta.
> Os P.S. e os N.B.
> Os acrescentamentos nas margens, em todas as direcções. Escrever uma segunda folha, se necessário.
> Por serem uma manifestação de falta de confiança nas pessoas que convivem com o destinatário, na correspondência particular, evitar as expressões:
 «Pessoal»:
«Muito Confidencial».
> Dobra-se uma carta consoante o seu formato. Nunca mais de duas vezes e nunca com um formato inferior ao quarto da sua superfície primitiva.
> Nunca colocar a dobra na parte superior do sobrescrito, a fim de evitar que a carta seja rasgada quando aquele é aberto.
> Não se fecha uma carta cuja colocação no correio é por nós pedida a uma pessoa, porque este gesto é uma falta de confiança. Mas o correio voluntário, por sua vez, responderá a essa confiança fechando a carta diante de nós."
(By M.F.T.)

sexta-feira, novembro 20, 2009

COGUMELOS - TORTULHOS

TORTULHOS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA


Este ano, em Beijós, no Outono, os olivais e os pinhais produziram tortulhos com fartura.
Os Beijosenses tiveram uma boa colheita.
Ainda se não viam os tradicionais cogumelos amarelos, os tão apreciados miscaros,  que normalmente abundam pelos pinheirais da nossa região.

Pelo que apurámos, muitas famílias substituiram a carne pelos tortulhos, em muitas refeições.
Muito bons e são fáceis de cozinhar.

EMENTA LIGHT

Ingredientes:

Tortulhos;
Cebola;
Alho;
Louro;
Sal;
Azeite.

Preparação:

Cortam-se algumas cebolas às rodelas finas, para um tacho.
Picam-se alguns dentes de alho e juntam-se-lhe.
Adiciona-se uma ou mais folhas de louro, sal q.b. e 1 dl de azeite.
Junta-se um pouco de água, e vai ao lume para cozer a cebola, sem a deixar alourar.
Limpam-se os caules dos tortulhos, removendo toda a terra que possam trazer.
Dispensar alguma atenção e confirmar se o tortulho está são (quer dizer, ver se tem bicho). Depois lavam-se em água quente para lhe retirar alguma terra e outras impurezas que, porventura, ainda tenham, por isso convém lavá-los pelo menos em duas águas.
Quando a cebola estiver cozida, adicionam-se-lhe os tortulhos.
Tapa-se o tacho e deixa-se ferver.
O tacho tem que ser vigiado regularmente para não deixar torrar.
Durante a fervura os tortulhos vão largar muita água, na qual eles irão ser cozidos.
Quando eles consumirem toda a água estão cozinhados.
Depois é só preparar o que se pretende comer com eles:
Batata cozida;
Arroz branco;
Etc.
*****
Bom apetite
________________________________
By Willoughby

*****************************************************
COGUMELOS VENENOSOS


Fizemos as nossas pesquisas e constatámos que os cogumelos venenosas já apareciam um pouco por toda a parte.
É necessário ter muita atenção, porque, quando consumidos pelo homem, dada a sua forte toxicidade, podem causar a morte.


Apesar de estes cogumelos serem tóxicos, vemos uma lesma a comê-los.
Seguramente que serão bons para ela.

Contudo, aconselhamos muito cuidado com estes...
Se não se conhecem os miscaros é preferível não arriscar, porque pode ser fatal.

quinta-feira, novembro 19, 2009

ANIVERSARIANTES - Beijós


MUITOS PARABÉNS!



Hoje é dia de aniversário de nascimento do Nosso Querido Amigo ANTÓNIO FERNANDES PAIS.
Desejamos-lhe um dia bem passado na companhia da Família e dos Amigos, com votos de que tenha muita saúde e que continue a comemorar esta data durante muitos anos.
Que vá contando com os amigos para brindar em cada ano que passa.

terça-feira, novembro 17, 2009

ANIVERSARIANTES - Beijós


MUITOS PARABÉNS!




Hoje é dia de aniversário de nascimento da Nossa Querida Amiga, ANA CATARINA AMARAL CADETE, a quem desejamos que passe um dia Muito Feliz na companhia da família e dos amigos.





quarta-feira, novembro 11, 2009

DO HOMEM DAS CAVERNAS AOS NOSSOS DIAS - Alimentação

ALIMENTAÇÃO DE ONTEM E DE HOJE



Outrora, o homem alimentou-se de frutos silvestres.






Aprendeu a caçar os animais selvagens.




Descobriu o fogo e com ele desenvolveu a arte de bem cozinhar os seus alimentos, as suas presas.











Viajou por mares desconhecidos e descobriu outros sabores, as especiarias.

Com elas desenvolveu novas técnicas de confeccionar os alimentos.
Todavia, concluiu que os alimentos muito condimentados acabam por prejudicar a sua saúde e, então, tem vindo a aperfeiçoar uma cozinha mais saudável.

Sem dúvida que os alimentos grelhados são menos prejudiciais para a saúde.
****************************************************
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Seja carne ou peixe, em Beijós, desde os homens das cavernas, sempre se praticou uma alimentação saúdável. Os cozinhados grelhados, em carvão vegetal, são disso o testemunho.
1 - OS GRELHADOS

Enquanto se grelham as carnes da Região, elas vão sendo regadas com um molho especial feito somente à base de produtos naturais, designadamente:
- Alho;
- Louro;
- Pimentão doce;
- Polpa de tomate;
- Vinho Branco;
- Azeite;
- E outros condimentos caseiros de acordo com a carne a cozinhar.


À Carne natural é adiccionado um pouco de sal q.b. e é colcada sobre as brasas de carvão vegetal.




Sempre que é virada nas brasas, no mínimo três vezes, a carne vai sendo regada com aquele molho, para melhorar o seu sabor e aguçar o apetite de quem a consome.

PARA ACOMPANHAR A CARNE
A carne, depois de grelhada, conforme o gosto, pode ser acompanhada com:
- Batata cozida;
- Batata acabada de fritar;
- Arroz de Feijão;
- Arroz branco;
- Saladas mistas.
****************************************************
2 - BATATA À RACHA

Os nossos avós, outrora, perante as dificuldades da vida, tinham que comer coisas fáceis de preparar, com pouca despesa.
Hoje, muitos Portugueses também já vão procurando comer bem, barato, e com pouco trabalho.
Os tempos vão alterando os nossos hábitos.
Sem darmos por isso, vamos regressando ao passado, mas alterando alguns dos nossos hábitos e melhorando os alimentos.

Foi com o propósito de divulgar um prato que os nossos avós já confeccionavam e que a quantos saciou, que trouxemos aqui as batatas à racha.

"Ingredientes:
- Batatas;
- Louro;
- Alho;
- Pimenta;
- Piripiri;
- Sal marinho q.b.;
- Palitos.


Preparação:

- 3 - 4 batatas médias por pessoa;
- Colocam-se as batatas cruas, com a casca num recipiente e lavam-se muito bem, procurando retirar com uma faca, todo o lixo que tiverem nos respectivos olhos.
- Depois, cortam-se totalmente ao meio, longitudinalmente, pela parte de maior diâmetro.
- Lavam-se as folhas do louro.
- Esmagam-se uns dentes de alho com a pimenta e com o piripiri.
- Juntam-se as duas partes de cada batata, colocando no meio uma ou mais folhas de louro inteiras.
- Coloca-se um pouco da massa do alho com a pimenta e piripiri, sobre o louro.
- Unem-se as duas metadas da batata e fixam-se com um palito em cada ponta, para as manter unidas.
- Colocam-se as batatas numa panela, cobrem-se com água e tempera-se com o sal q.b.;
- Vão a cozer, em lume normal.
- Depois de cozidas, escoam-se e servem-se com a casca, conforme o gosto das pessoas.
- Podem ser comidas com a casca.
- Estas batatas podem ser servidas com peixe grelhado, incluindo sardinha.
- Podem ou não ser temperadas com azeite no prato.
- Normalmente comem-se à mão, sem talher,conjuntamente com a sardinha.



- Também podem acompanhar com frango ou com outras carnes de churrasco, mas sempre bem condimentadas com piripiri, comendo-se igualmente à mão sem temperar, porquanto o tempero das batatas será a gordura que as carnes nos deixam nas mãos. "

Podem ser acompanhadas com um bom vinho, de preferência da região do Dão.

Bom apetite!
As especialidades que aqui divulgamos poderão ser encontradas na Unidade de Restauração da nossa aldeia.

BEIJÓS > DIA DE TODOS OS SANTOS/FINADOS 2009

2009.NOV.01 - DIA DE TODOS OS SANTOS



Como de costume, esta data foi uma vez mais comemorada na Nossa Aldeia.





Este ano, a seguir à Missa Dominical, foi organizada a procissão em Romagem ao Cemitério, para sufragar as Almas dos Beijosenses já falecidos.
Estas Celebrações fazem deslocar muitos dos Nossos Conterrâneos de todo o País, à sua Terra Natal, para se juntarem aos seus familiares para prestarem a sua homenagem aos que já partiram.




Em muitos aspectos, não sendo dias de festa, esta época serve tembém para reunião de família.

Este ano, a romagem ao Cemitério também foi efectuada pela noite dentro.
Ao fim de jantar, grupos de Beijosenses fizeram nova procissão àquele local, então, para apreciarem os efeitos da iluminação que fora colocada nas sepulturas.


Ver tudo

quarta-feira, novembro 04, 2009

DE BEIJÓS > AO PARAÍSO

2009.08.20 - VOLTÁMOS AO PARAÍSO
Não conseguimos esquecer este local.
É realmente um Paraíso na Terra.
Ali continuamos a desfrutar do canto das aves e do natural som da queda das águas que vão correndo na ribeira.

DE BEIJÓS > À RIBEIRA - BAIRRO DO MOLEIRO NOVO

Desta vez, fomos subindo ao monte e deleitámo-nos com a paisagem que se nos deparou à medida que fomos subindo para Cabanas de Viriato.
Nunca tínhamos desfrutado das maravilhosas vistas que apresentamos nas fotografias.
É pena que aquele Bairro esteja em forte degradação.
Naquele lugar, ímpar naquela região, seguramente que qualquer humano conseguiria libertar-se de muitos achaques que nos atormentam ao longo da vida.
Não tardará que regressemos àquele bairro, para, nesta época, desfrutar do cair da folha das árvores, agora envelhecidas pelo Outono.
Será sempre bom voltar a desfrutar dos puros ares e da calma que este  lugar nos oferece.

domingo, novembro 01, 2009

DE BEIJÓS > À COVILHÃ - Air Show 2009

2009.10.03 - OS ÚLTIMOS VOOS DO CHIPMUNK

«- Olá querido Amigo, estiveste propositadamente na Covilhã!
Há quantos anos me não vias voar?
Desde aqueles meus aureos anos de 1967/1968 que tanto me admiraste cruzando os céus em Monte Real, pela FAP. Quantas das minhas acrobacias, então, te fizeram delírar.
Foram bons tempos em que muitos dos grandes pilotos portugueses receberam comigo as primeiras instruções sobre essa nobre arte de voar.
Vieste ao meu encontro e viste, pela última vez, quanto eu ainda fiz, durante a manhã do dia 03 de Outubro de 2009, sobrevoando as montanhas da Serra da Estrela e as belas paisagens daquela bonita cidade.
Enfim!
Chegou a minha hora!
Parabéns por teres conseguido as últimas fotos da minha actividade, antes de eu ter terminado naquele monte de destroços dependurado nas árvores em Boidobra.»

********
«Covilhã:
Antigo avião da Força Aérea despenha-se em festival aéreo
“Foi milagre não terem morrido”
Foi um milagre eles não terem morrido. Podia ter acontecido uma tragédia”. O desabafo de José Flávio, comandante dos Bombeiros da Covilhã, espelha o sentimento geral das dezenas de pessoas que ontem assistiram, ao longe, à queda de um avião que participava num festival aéreo que decorria no aeródromo daquela cidade. O avião caiu quase a pique sobre uns amieiros e salgueiros na ribeira de Boidobra.
Na aeronave seguiam o piloto, suíço, de 32 anos, e uma jornalista, 23 anos, de uma televisão local de Castelo Branco, que fazia o baptismo de voo. Ambos sofreram apenas escoriações e foram assistidos no Hospital Pêro da Covilhã.
O avião era um Chipmunk – uma aeronave histórica da Força Aérea Portuguesa adquirida por um clube suíço – e participava no festival desde a manhã. Às 16h30, segundos depois de ter sobrevoado o aeródromo, ganhou alguma altitude e quando voava na vertical entrou em perda e acabou por se despenhar.
“Deu-me a ideia de que o motor falhou e o avião entrou em perda”, disse ao CM Ezequiel Barata, que assistiu ao acidente e seria o próximo a voar com o filho (ver caixa). “Vi o avião a cair a pique e ainda pensei que fosse alguma acrobacia”, adiantou Carlos Seabra, participante no festival na classe de aeromodelismo e que também testemunhou a queda.
Segundo o comandante dos bombeiros da Covilhã, a aeronave perdeu o leme da cauda num pinheiro e depois caiu sobre as árvores, amortecendo a queda. “Foi muita sorte porque o avião podia ter-se incendiado”, refere José Flávio, salientando que o piloto foi o primeiro a sair e depois retirou a ocupante. “Quando lá chegámos estavam muito nervosos mas também aliviados”, concluiu.
Depois do acidente o festival foi interrompido e as pessoas acorreram ao local onde estava o avião sinistrado, mergulhado na vegetação. A área foi interdita pela GNR até à chegada dos inspectores que vão investigar as causas da queda.
(...)
ESCUDO NO AVIÃO
Apesar de já pertencer a um grupo suíço, na fuselagem do avião ainda estava o símbolo da Força Aérea Portuguesa (...).»
***********************************************Ver tudo

quinta-feira, outubro 29, 2009

BEIJÓS > Todos-os-Santos e Fiéis Defuntos

2009.NOV.01/02 - Todos-os-Santos e Fiéis Defuntos















********************************************
"Nos dois primeiros dias de Novembro celebraremos o mistério da vida.
Quer o dia 1, quer o dia 2, são dias dos fiéis que passaram para a outra dimensão da vida.
No dia 1 festejemos aqueles que já se encontram face a face com a Glória de Deus > Os Santos.
No dia 2, rezemos pelos que esperam o encontro com Ele.
Estas celebrações são um apelo a vivermos com a esperança de quem sabe que não está destinado ao pó do cemitério, mas à comunhão definitiva com a bondade e a misericórdia de Deus. Rezemos pelos que partiram e rezemos por nós, para que, enquanto nos vamos movimentando fisicamente, saibamos viver, já na terra, o Céu, que queremos viver lá."
(By P. Mário in Informação e Partilha)
********************************************
Nestes dias em Beijós as Cerimónias vão ter o seguinte programa:

Dia 1 - Será celebrada Missa às 11H00, na Igreja Matriz, seguida de Procissão ao Cemitério Paroquial;
Dia 2 - Missa às 11H30, também na Igreja Matriz. http://

terça-feira, outubro 27, 2009

DE BEIJÓS > A PORTIMÃO - ALGARVE > PORTUGAL

2009.OUT.23 > CENTRO COMUNITÁRIO DE "ALVOR"

Fomos ao encontro da cultura.
Encontrámos um Grupo de Teatro Amdor "Barraca Armada" que, então, estava a actuar no referido Centro.
Que Grupo é este?
Esta pergunta exigiu que efectuássemos algumas diligências, para obtermos uma resposta concreta.
Grupo amador!
Os seus actores são funcionários da Câmara Municipal de Portimão.
Desempenham as suas actividades profissionais nos diversos departamentos daquela Câmara Municipal.






"T.E.M.P.O." Teatro Municipal de Portimão, é a sua Sede.







São 7 as personagens que desfilam em palco.

Todavia, a sua ficha técnica é constituida por 20 pessoas.

Em Cena a peça « O BARÃO DE PAUMOLE »
"A acção decorre numa das saletas da mansão da família de Vila-Vinhos. Nela habitam:
O Conde de Piçarilho;
A condessa Hunrráca;
Aurora de Vila-Vinhos, filha do casal;
Bernarda, a governanta;
Floripes é a criada."
*********************************************
A nossa expectativa era grande!
O talento de todos os actores, a forma como desenvolveram a peça em palco proporcionou-nos um agradável e animado serão Outonal.
Os cenários foram muito bem concebidos. Em nada se desviam do meio ambiente algarvio.

O enredo:
Florípes, a criada, queixa-se de que o trabalho que tem que desenvolver naquela casa é demasiado, só para ela. Ter-se-á queixado disso aos patrões, mas eles protelam a contratação de outros empregados.
Ela, fazendo-se passar pela filha dos patrões, efectua um telefonema para uma Agência de emprego, solicitando um empregado e dá a indicação de que deverá ser enviado o respectivo curriculo, em carta dirigida a "Aurora de Vila-Vinhos".
(...) 
A carta chegou e foi recebida pela Governanta "Bernarda" e nela vem descrito o Curriculo de um Barão (só de nome).
Quando o Conde Piçarilho de Vila-Vinhos se apercebeu da existência da Carta (...) logo se dispõe a endereçar um convite ao Barão para um jantar de família.
Compareceu, então, o cidadão Venceslau Albuquerque Barão de Paumole, convencido de que ia ser contratado para trabalhar.
(...)
Desencadeiam-se muitas confusões, porque o Barão de Paumole é chamado para situações surpreendentes, para as quais não estava preparado.
(...)
O Conde de Piçarilho, um estudioso de história, procura aprofundar a origem do nome do Barão e consegue saber das suas ascendências.
(...)
O Barão de Paumole, uma vez que era Barão só de nome,  sente-se deveras embaraçado e faz tudo por tudo para que a sua situação e a sua ida àquela casa se esclareça.
(...)
****************************************************
Podemos afirmar que é uma peça muito bem concebida, digna de bons profissionais do Teatro, a qual recomendamos.
Contudo, aconselhamos outras consultas aqui.

Vejamos as fotos que colhemos:
Ver tudo



quarta-feira, outubro 21, 2009

ANIVERSARIANTES - Beijós



Em 21 de Outubro de 2009, estão de parabéns os nossos queridos amigos e comterrâneos:

» MARIA CLARA COELHO BAPTISTA, nascida a 21.X.1925;

» ANTÓNIO ABRANTES ALMEIDA, nascido a 21.X.1937;

» ZACARIAS PAIS DO AMARAL, nascido a 21.X.1945;

» ANTÓNIO CARVALHAL COSTA, nascido a 21.X.1945;

» VITOR LOUREIRO BATISTA e ARMANDO JORGE LOUREIRO BATISTA, nascidos a 21.X.1967.

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS envia os mais sinceros parabéns para todos estes nossos conterrâneos, com votos de que continuem a comemorar este dia durante muitos anos, com saúde e gozando as maiores felicidades.

terça-feira, outubro 20, 2009

DE BEIJÓS > A SEIÇA - Festa em Louvor de Nossa Senhora

2009.08.15 - FESTA EM LOUVOR DE NOSSA SENHORA DE SEIÇA


Nesta capelinha invulgar, imóvel de interesse público, única na Península Ibérica, realiza-se em 15 de Agosto a referida Festa.

Este ano quisemos estar lá nessa data, porquanto nunca tinha sido possível observar a Capela e as Imagens que ostenta.

Um misto de feira anual, festa religiosa e festa profana, tudo se conjuga, por forma a manter as seculares tradições.

Tivemos oportunidade de analisar os quadros de trechos de guerra de outros tempos, travada nos Campos da Figueira da Foz e de Coimbra, pintados no interior das paredes do edifício.




No decorrer das nossas diligências surgiu a curiosidade da existência da balança. Já tinhamos ouvido falar dela, mas ninguém nos esclareceu sobre o seu verdadeiro significado.
Nós tomámos a liberdade de, conversando com as pessoas residentes em Seiça,  esclarecer a razão daquela balança.
A resposta não se fez esperar. Ela foi completa e esclarecedora.
Então vejamos: "Todos os anos, no dia da Festa de Nossa Senhora de Seiça, aquela balança é colocada no respectivo suporte nas arcadas do exterior da Capela. Durante o ano, os crentes e devotos de Nossa Senhora, em situação de crise, pedem as graças à Santa, e para tanto fazem uma promessa de oferecer qualquer coisa como reconhecimento das Graças recebidas. Então, perante as situações que os afligem, assim quantificam na promessa. Normalmente as maiores aflições provêm das doenças dos descendentes, ainda bebés. Então é hábito prometerem tantos quilos de cereal, quantos os bebés tiverem de peso. Na altura de pagar a promessa colocam o bebé num dos pratos da balança e no outro o cereal correspondente até equilibar. Esse cereal será entregue à Santa".

domingo, outubro 18, 2009

A ESCOLA DE ONTEM E DE HOJE



A HUMANIDADE TERÁ QUE REFLECTIR


«Pergunta vencedora de um congresso sobre vida sustentável:

"Todos pensam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos...

Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro da própria casa e recebe o exemplo dos seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive... »