terça-feira, janeiro 12, 2010

DOIS DEDOS DE CONVERSA COM FERNANDO PESSOA

EM 2010.JAN.07 - À MESA COM FERNANDO PESSOA

Nos nossos passeios pela baixa lisboeta, apreciando as novidades da noite daquela parte da Capital de Portugal, surpreendemos este Beijosense em acesa cavaqueira com este Poeta e Escritor de outras eras.
Lá terá apanhado um lugar vago na mesa e foi fazer companhia ao Distinto Português, na esplanada à porta da Brasileira.
Não há dúvida que foi bem apanhado.
Todavia, esperamos que, enquanto ocupou a cadeira, tenha conseguido alguma inspiração para divulgar alguns dos trabalhos que pesquisou.

Notamos que as coisas não terão corrido assim tão bem.
Terá havido alguém que o censurou por ter ocupado aquele lugar.
Não fora o Fernando Pessoa acalmá-lo, ao aconselhar "-... não ligues a estes golpes baixos", ao mesmo tempo que estendia a sua mão direita, como que para a lançar à frente do seu companheiro, para evitar alguma reacção menos agradável, tudo se complicava.
Enfim!
São coisas do Mundo e dos tempos.
Com tantos anos passados, continuemos a dizer como Fernando Pessoa : "I know not what tomorrow will bring… " ("Não sei o que o amanhã trará").

sábado, janeiro 09, 2010

BEIJÓS NA REGIÃO VINICOLA DO DÃO


BARCA VELHA »»» SETEMBRO DE 2009





Na Blogagem Colectiva de Setembro, como estávamos em época de vindimas, o Blogue Aldeia da Minha Vida, colocou o tema "VINHOS E VINDIMAS".

Então, foram apresentados vários textos, como podemos verificar.
Todavia,
o texto vencedor, apresentado por Fernanda Ferreira, do blogue "Sempre Jovens", foi o seguinte:
**********************************************************
"BARCA VELHA
O Vinho, especialmente o «generoso» ou «fino» como é chamado na região Duriense, e mais conhecido por «do Porto» ou ainda mundialmente por «Port Wine», será um dos temas que abordarei com regularidade neste Blogue. Tinha já pensado fazê-lo, era um projecto em estudo para outro dos meus Blogues, mas porque não aqui??? Só espero conseguir que se apaixonem pelo tema e o vivam tão intensamente quanto eu.

Começo por explicar porquê o Barca Velha como primeira opção. Não sendo um vinho do Porto, é contudo um vinho da região demarcada do Douro, região pródiga para a produção de vinhos de altíssima qualidade. Este vinho é indubitavelmente o melhor vinho de mesa do país, reconhecido mundialmente como tal, ocupando sempre um lugar cimeiro na cotação mundial dos “Wine Experts”.
Gostaria que soubessem antes de mais, que tive a imensa honra de trabalhar na Empresa que o produz, mas muito especialmente de ter tido o privilégio de ter contactado de perto e aprendido a amar o vinho, com o célebre criador do primeiro Barca Velha, que foi lançado no mercado em 1952, o Sr. Fernando Nicolau de Almeida, figura emblemática da A.A. Ferreira, um ser único, um perfeito
gentleman. Lembro-me que inventava perguntas para poder ir ao laboratório ouvi-lo explicar-mas, a linguagem do vinho só por si é lindíssima, ouvir ou ler a descrição de um vinho é uma coisa do outro mundo, mas não há ninguém capaz de o fazer como ele, ninguém mesmo.
Apesar de ser o Sr. Director Técnico, de ter verdadeiro “sangue azul” nas veias, ele próprio conduzia o seu lindíssimo Jaguar azul-marinho, sempre rejeitou
chauffeurs e foi sempre a pessoa mais carinhosa que conheci na Porto Ferreira. Com ele trabalhava o Sr. Engº. José Maria Soares Franco (de quem falarei seguramente muito noutros textos), que lá ficou após a morte do Sr. Nicolau de Almeida até muito recentemente, o Sr. Eng.º Luis Vieira, bem como mais dois ou três jovens enólogos, dos quais destaco o actual responsável técnico do Barca Velha, o Eng.º Luís Sottomayor, sendo este o terceiro que o Barca Velha tem como “pai” desde que foi criado.
Transcrevo extracto de entrevista ao “terceiro pai do Barca Velha”, quando perguntado se haveriam diferenças no vinho desde a sua criação; “Algumas, mas muito pequenas. Resumidamente, diria que o Sr. Nicolau de Almeida gostava de Barcas Velhas mais robustos, o José Maria Soares Franco privilegiava a harmonia e eu, a elegância.”

Vamos agora ao vinho em si.

Chama-se Barca Velha por ser produto da Quinta do Vale
Meão, no Douro Superior (Pocinho – V.N. Foz Côa). A única Quinta inteiramente implantada por D. Antónia Adelaide Ferreira, (1811 – 1896) a célebre e ilustre “Ferreirinha”. Junto à quinta ancoravam os “rabelos”, que podiam ser maiores ou menores e daí chamarem-se “barcas” ou “barcos”. A mais velha Barca, a que já não transportava pipas rio abaixo até ao entreposto, no cais de Gaia, acabou por dar o nome ao vinho. Em 2000 a produção do Barca Velha passou para a Quinta da Leda, após a aquisição da Ferreirinha pela Sogrape, sendo actualmente a Quinta do Meão pertença do Sr. Dr. Francisco de Olazabal, genro do Sr. Fernando Nicolau de Almeida, de quem seguramente escreverei muitíssimo e dos seus fabulosos vinhos, assim eu vos consiga cativar para este tema.

Este vinho foi criado à imagem e semelhança de um Porto
Vintage (mais tarde explicarei melhor, mas que é basicamente o vinho do Porto de eleição) cumprindo-se assim o sonho do Sr. Nicolau de Almeida, o de criar um tinto de mesa que se assemelhasse em tudo ao que um Vintage tem de melhor. Ao ser engarrafado jovem, corpulento, robusto e sem tratamentos, (tal qual um Vintage) fica preparado para evoluir na garrafa e atingir o auge com o tempo e com a idade., fazendo com que seja o único vinho que ousa desafiar o tempo. Todos os outros vinhos, mesmos os actuais grandes tintos do Douro, são comercializados muito jovens, com apenas dois ou três anos. Por seu lado, o Barca Velha só é comercializado oito a nove anos após a vindima, e só nos anos excepcionais e conforme a sua evolução na garrafa é que é declarado como tal ou não, assim o último colocado no mercado é do ano de 2000, e curiosamente o anterior foi 1999, mas é raríssimo acontecerem dois anos consecutivos.

Vamos agora a uma prova de um Barca Velha de 1985.
Esta foi efectuada em Novembro de 2002 por Tiago Teles.

“É sempre um desafio beber um Barca Velha. Este já tinha 17 anos e foi bebido em prova cega. O nariz começou por ser doce, com aromas a marmelo, evoluindo depois para um nariz vinoso. Ligeiro caramelo. A boca é elegante. A acidez é agradável e os aromas equilibram com a boa concentração de sabor. Os
taninos estão presentes, mas envolvidos no conjunto, contribuindo para um final moderado/longo.”

Castas: Tinta
Roriz, Tinta Amarela, Touriga Nacional e Touriga Francesa

Curiosidade - Na CASA FERREIRINHA existe apenas uma garrafa da primeira colheita do Barca Velha – uma magnum de 1952, cujo valor é, hoje, incalculável.
Curiosidade - Destaque especial para o Barca Velha 2000, que ganhou o prémio de melhor vinho do ano.
(...)
Escrito por Fernanda Ferreira, do blogue Sempre jovens"
********************************
A descrição que foi feita do vinho Barca Velha aguçou-nos o apetite.
A partir de então, nos supermercados e nas lojas de venda de vinhos, nas nossas viagens, não nos cansámos de procurar este nectar, para confirmar os preços com que são postos à venda ao público.
Encontámo-lo numa garrafeira, na Covilhã, para venda aos sócios de um Aldeamento Turístico.
Curiosamente, procurámos o seu preço na recepção, mas o respectivo funcionário exclamou " - ... nem tenho coragem para vos dizer, porque o seu preço é superior ao meu ordenado". Caiu em nós alguma frustração!
Porém, colhemos fotografias e continuámos a nossa tarefa.
Sempre que víamos vinhos expostos a pergunta vinha logo à ponta da língua " - ... será que vamos encontrar Barca Velha?"
Agora pelo época natalícia, com a azáfama das compras de presentes, foi-nos mais fácil.
Encontrámo-lo! Mas, pensando bem nos € 225,00 que custava uma garrafa de 0,75L, perdemos mesmo o apetite.
No entanto temos consciência de que, como diz o povo «o que é bom terá que ser pago», quem o produz, seguramente que o fará com o maior empenho, amor e carinho, para que esse vinho, de tão boa qualidade como se conclui, continue bem cotado e, portanto, exige que o seu esforço continue a ser bem recompensado.
Afinal, por tudo o que vimos, preferimos continuar a consumir os vinhos da nossa Terra.

domingo, janeiro 03, 2010

NAS MÃOS DE DEUS - Beijós

"Com alegria recebi a vida.
Com amor a entrego, na certeza de que não será destruída, mas transformada."
No dia 02 de Janeiro de 2010, pelas 14H00, no Hospital do Barreiro-Portugal, faleceu MARIA SALVAÇÃO RAMOS MOURA, nascida a 18.09.1920.
Ainda não há confirmação da data e hora do seu funeral*. Todavia, os familiares estão a diligenciar para que ele se realize no dia 05 de Janeiro de 2010, em Beijós-Carregal do Sal

Em sufrágio da Sua Alma será celebrada Missa de Corpo Presente na Igreja Matriz de Beijós, seguida de cortejo fúnebre, para o Cemitério Paroquial da nossa Aldeia.
BEIJÓS*CINCO ALDEIAS, nesta hora de luto e dor que só o tempo irá atenuar, apresenta os mais sentidos pêsames à família enlutada.
********************************************
ADENDA: - Pelas diligências que efectuámos, fomos informados de que o funeral irá realizar-se às 16H00, do dia 05.01.2010, em Beijós, como já havíamos referido.

sábado, janeiro 02, 2010

ANIVERSARIANTES EM JANEIRO DE 2010 - Beijós















É do nosso conhecimento que Estes Nossos Amigos vão comemorar os seus Aniversários Natalícios nas seguintes datas:

01.JAN. (1949) - Teresa Coelho Figueiredo
01.JAN.(1963) - António Bernardo Pais
04.JAN.(1960) - José Marques Pais Loureiro
07.JAN. - Carla Isabel Amaral Fernandes
08.JAN. - José Luís Amaral Abrantes
26.JAN. (1993) - Luís Miguel Simões Loureiro
30.JAN. (1941) - Guilhermina Pais do Amaral

Desejamos a todos um dia muito feliz e que consigam festejar o seu aniversário com muita saúde e que o façam por muitos anos, na companhia dos familiares e amigos.

quinta-feira, dezembro 24, 2009

BEIJÓS E A SINGULAR COLECÇÃO DE PRESÉPIOS

2009.DEC.20 -  EXPOSIÇÃO DA SINGULAR COLECÇÃO DE PRESÉPIOS
















Fomos encontrá-la no piso inferior do deste edifício





«Palácio  SOTTO    MAYOR








Ficámos maravilhados com a singular colecção da Digníssima Primeira Dama de Portugal, Ex.ma Senhora Drª.  Maria Cavaco Silva.
A exposição é digna de ser vista e as receitas revertem a favor do "CENTRO SOCIAL COVA GALA".


terça-feira, dezembro 22, 2009

CÁRITAS PAROQUIAL DE BEIJÓS - Natal

2009.DEC.16 - NATAL NA CÁRITAS PAROQUIAL DE BEIJÓS

O Natal é a época do ano em que todo o ser humano está mais sensível aos problemas que afectam o próximo.
Por isso, os responsáveis pela Cáritas da Nossa Aldeia, como já vem sendo hábito os mais anos, organizaram o Cabaz de Natal 2009, para melhor sensibilizarem todos os nossos conterrâneos a colaborarem na angariação de fundos para custear as despesas com as obras que o edifício já vai necessitando.

É de louvar esta iniciativa, porquanto é uma forma de convencer os Beijosenses a serem mais participativos nas iniciativas que visam o desenvolvimento da Aldeia e o melhorar das condições de habitabilidade e o consequente conforto dos utentes desta Instituição de Solidariedade Social.
********************************
Não foi esquecida a Época Natalícia.
A Cáritas preparou uma festa de Natal para todos os seus utentes beneficiários, que também foi aproveitada para um são convívio com os responsáveis da Instituição, que lhes dispensam incansavelmente o devido apoio e o calor humano.
Para comemorar o Nascimento de Jesus, também tiveram oportunidade de, nas próprias instalações, assistir à Celebração Eucarística, presidida pelo Reverendo Padre Almor.

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS envia os mais sinceros parabéns a todos quantos se empenharam na Organização desta Festa, com os votos de que continuem a ter as maiores venturas.

A Todos Deseja um Santo e Feliz Natal.

(Fotos amavelmente cedidas por J.Abílio)

segunda-feira, dezembro 21, 2009

DE BEIJÓS > À VILA DE GAEIRAS - Presépios


2009.DEC.13 - EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS NA VILA DE GAEIRAS

Nas nossas viagens fomos ao encontro da 3.ª Exposição de Presépios na Vila de Gaeiras, mesmo ao lado da Vila de Óbidos.
Realmente, ficamos maravilhados com aquele singular evento. As instalações de um antigo armazém de vinhos, desactivado, são o espaço ideal para a maravilhosa exposição. As suas cubas onde fora guardado o delicioso néctar, que, agora pudemos relembrar, também foram usadas para a exposição.
Os trabalhos expostos, que deslumbram qualquer visitante, realçam bem a Quadra Natalícia que estamos a viver, cuja visita recomendamos vivamente.
Parabéns a todas as pessoas ou instituições que tiveram a feliz ideia de revelar a sua arte, porquanto, assim, conseguem divulgar os seus trabalhos e, consequentemente, o nome da Sua Terra.


ANIVERSARIANTES - Beijós




Hoje, 2009.DEC.21, é dia de Aniversário Natalício da Nossa Amiga, Anabela Abrantes do Amaral. 

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS envia-lhe os mais sinceros parabéns, com os votos de que continue a desfrutar de muita saúde, para que possa continuar a festejar este dia durante muitos anos.
Muitos Parabéns!

terça-feira, dezembro 15, 2009

DE BEIJÓS > A ÓBIDOS - Vila Natal

2009.DEC.13 - ÓBIDOS - VILA NATAL






Mais uma vez registámos a passagem por esta maravilhosa Vila Histórica, procurando fugir ao stress do dia-à-dia.

Habituámo-nos ao refúgio daquelas muralhas e ao lazer que o município oferece aos visitantes.

Já vem sendo assim, desde há alguns anos. Têm-nos oferecido bom acolhimento e boa animação.
Porém, há sempre alguma coisa que corre menos bem do que aquilo que esperávamos.
Este ano surpreendemo-nos com a organização do evento. Pareceu-nos um pouco pobre, mesmo para as crianças.
Muitas daquelas coisas que, normalmente, animam as crianças na quadra natalícia, estavam dali arredadas.
Enfim! Alimentamos a esperança de que a Vila Natal de Óbidos venha a melhorar. Vejamos as imagens:

sábado, dezembro 12, 2009

DE BEIJÓS > À CIDADE DO PORTO - PORTUGAL

2009.NOV.27 - O Porto à noite em época de Natal
As ruas da cidade do Porto já estavam engalanadas.
Anunciavam a Quadra Natalícia que se aproxima.
Apesar do tempo frio e chuvoso, nada nos desmotivou.
Foram uns dias maravilhosos que passamos na pesquisa do passado.
Esperamos voltar, porque não conseguimos ver quanta riqueza ostentam os monumentos da cidade do Porto. Lá iremos.

quarta-feira, dezembro 09, 2009

BEIJÓS E A FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


Dia 08 de Dezembro de 2009.

Conforme tinhamos anunciado Beijós esteve em festa, com as celebrações religiosas em Louvor de Nossa Senhora da Conceição.

Depois do lançamento dos foguetes na alvorada, a anunciar a festa e a chegada da Banda Filarmónica de Santar - Nelas, conforme previsto, pelas 14H00 foi celebrada a Missa Solene, pelo Reverendo Padre Álvaro, da vizinha Paróquia de Oliveira do Conde. A coadjovar esteve o Reverendo Padre Maia, da Paróquia de Ferreiroz do Dão.

Terminada a Celebração Eucarística, seguiu-se a Procissão pelas Ruas da Nossa Aldeia, presidida pelo Reverendo Padre Maia.

Muito embora os Beijosenses demonstrassem alguma tristeza, por, nos dias anteriores, o tempo ter sido chuvoso, neste dia Nossa Senhora fez raiar o Sol que contribuiu para que a festa tivesse o brilho que a Aldeia mais desejava.

Parabéns a Todos os Beijosenses que conseguiram ter uma Festa muito bonita e Parabéns também às Mordomas pelo esforço que desenvolveram para a sua realização.
Sem o seu sacrifício, nos contactos com os nossos conterrâneos para obterem o respectivo apoio, não seria possível a realização das Cerimónias.


Para a realização das festas em 2010, foram nomeadas a seguintes Senhoras:
> Ana Sofia Duarte Silva Mendes Cortês;
> Isabel Clara Pais de Jesus;
> Maria Anabela Dias Figueiredo Fernandes;
> Esmeralda Maria Silva Neves Rodrigues.

Às novas zeladoras para a festa da Nossa Senhora da Conceição/2010 desejamos as Maiores Venturas.
(Fotos amavelmente cedidas por J. Abílio)

terça-feira, dezembro 08, 2009

PORTUGAL - PONTE DAS BARCAS E O DESASTRE




O DESASTRE DA PONTE DAS BARCAS NO RIO DOURO - PORTUGAL


Para desenvolver este tema vamos recordar um trecho da História de Portugal:
1 - Campanhas do Rossilhão;
2 - Perda de Olivença;
3 - Bloqueio Continental;
4 - Tratado de Fontainebleau;
5 - Invasões Francesas.


************************************


Reinado de D. Maria I - A «Piedosa» (1776 - 1816)


"... Perante os desgostos de que foi vítima, D. Maria I, em 1791, foi vítima de doença mental, pelo que, desde então, até 1796, o seu filho D. João governou em nome da mãe, passando depois a
assumir a regência do Reino.


1 - CAMPANHA DO ROSSILHÃO > (1793)


« REVOLUÇÃO FRANCESA: >>>> Em 1789, tinha rebentado em França uma revolução que ensanguentara aquele país, onde se praticaram verdadeiras atrocidades. Por este motivo, algumas nações juntaram-se para combater a França».


Em virtude das tremendas atrocidades que se desenrolavam em França, muitas nações revoltaram-se contra aquele país, especialmente a Inglaterra*, que era a mais empenhada na luta. Espanha e Portugal resolveram também entrar na guerra. Em 1793 (Inglaterra, Espanha e Portugal), invadiram a França, e começou a Campanha do Rossilhão, que se manteve até 1795, data em que a Espanha, sem consultar Portugal, assinou a paz com os franceses.


*
[GUERRA DOS SETE ANOS - "PACTO DE FAMÍLIA" > cumpre-nos aqui esclarecer que o relacionamento entre a França e a Inglaterra já não era bom, entre cujos países em 1750 estalara a Guerra dos Sete Anos. A França, evocando o chamado Pacto de Família, desejava o nosso concurso contra o poder naval da Grã-Bretanha. Portugal, por ser aliado da Inglaterra, recusou-se. Então, as tropas francesas e espanholas invadiram Trás-os-Montes - Portugal, em 1762, mas foram expulsas pelo exército anglo-luso.
O QUE ERA O PACTO DE FAMÍLIA? -> Era um contrato estabelecido entre os monarcas da Europa, descendentes da família dos Bourbons, pelo qual todos se haviam de ligar na luta contra a Inglaterra].


2 - PERDA DE OLIVENÇA > (1801)


Portugal, no entretanto, fiel aos seus compromissos, matinha-se firme ao lado de Inglaterra, a quem enviara uma esquadra que, juntamente com a armada inglesa, tomou parte na grande batalha de Aboukir, inglória para a França.
Em face do sucedido, a represália da França, governada nesse tempo por NAPOLEÃO BONAPARTE, não se fez esperar. Em 1801, Portugal foi invadido por numerosas tropas espanholas e francesas, já amigas e agora aliadas.
O inimigo entrou pela fronteira alentejana, tendo conseguido apoderar-se de Olivença, que a Espanha nunca mais nos restituiu.


3 - BLOQUEIO CONTINENTAL > (1807)


Napoleão, grande general, imperador dos franceses, pela vitórias que havia conseguido contra a Austria, Prússia, Rússia, etc, julgava-se o senhor absoluto da Europa. Em Julho de 1807, é chegado o momento de impôr o Bloqueio continental. Em obediência a esta ordem, todas as nações europeias diviam encerrar os seus portos aos navios britânicos.


4 - TRATADO DE FONTAINEBLEAU (1807)


O príncipe regente D. João, inspirado na vontade do seu povo, não cumpriu as determinações de Bonaparte.
Tinhamos perdido Olivença e podiamos sofrer mais reveses, mas dignificávamos a nossa aliança, franqueando os nossos portos à Inglaterra.
Como o nosso regente, à vista de novas insistências, continuasse a não transigir, Napoleão assinou com a Espanha o Tratado de Fontainebleau (27 de Outubro de 1807), pelo qual Portugal seria repartido pela Espanha e pela França.
Para tal efeito, tinha a nossa Pátria de ser conquistada o que não foi possível ao grande general francês.


5 - INVASÕES FRANCESAS - (1807 >>> GUERRA PENINSULAR


a) Primeira Invasão ( 1807):


A fim de ser executado o Tratado de Fontainebleau, Napoleão mandou invadir Portugal com um exército de 30 mil homens, comandado por Junot.
O inimigo tinha penetrado pela Beira Baixa e chegara já a Abrantes, em marcha sobre Lisboa. No dia 30 de Novembro de 1807, entrava o invasor na Capital. Começaram então os roubos, os atentados, os assaltos às igrejas, repartições públicas e casas particulares. O País não podia sofrer semelhantes violências. Surgem as primeiras manifestações de revolta contra a dominação estrangeira. É chegado o momento de agir. O Porto levanta-se em armas, e, a seguir, as províncias do Minho e de Trás-os-Montes. Pedem-se depois auxílios a Inglaterra que nos envia
um corpo de exército comandado por Artur Wellesley, depois duque de Wellington. As nossas
forças, juntas às inglesas, atacam os franceses, que são derrotados nas batalhas de Roliça (Óbidos) e Vimieiro (Lourinhã). Em Agosto de 1808 é assinada a Convenção de Sintra, pela qual Junot e as suas tropas foram obrigados a sair de Portugal.


1) - Três dias antes da entrada dos Franceses em Lisboa retirou-se a família real e a corte, por decisão do Conselho de estado, para o Brasil, à data Colónia Portuguesa. Houve tempo em que este acto foi mal julgado pelos historiadores. Hoje, já ninguém desconhece as vantagens que deste atinado acto politico advieram para o país.
Se a família real não se tivesse ausentado, podia ter sido desacatada ou feita prisioneira, o que seria um grande desastre, pois nestas condições, D. João ver-se-ia forçado a assinar quaisquer condições que lhe fossem impostas.


b) - Segunda Invasão (1809):


O imperador dos franceses, que se não havia conformado com a derrota de Junot, organizou outro contingente de tropas, comandado pelo general Soult, e determinou nova invasão a Portugal.
O inimigo, desta vez, entrou por chaves, passou por Braga, e, em Março de 1809, assenhorou-se da cidade do Porto.
As tropas portuguesas agruparam-se logo; chegaram novos reforços da Inglaterra; tudo se
preparou para a vitória. O exército anglo-luso, dirigido superiormente por Wellesley, atacou o inimigo, investindo contra o Porto.
Soult, reconhecendo a inutilidade da resistência, fugiu desordenadamente e abandonou o país.


1) - PONTE DAS BARCAS E O DESASTRE:
Nesta época ainda não havia pontes fixas sobre o Rio Douro. Para as populações se movimentarem entre as duas margens do Rio foi constituída uma ponte provisória, feita com a colocação paralelamente de barcas amarradas com cabos de aço. Sempre que era necessário os barcos transporem aquela ponte para subir o rio, no meio do leito era aberto um corredor, separando aquela ponte em duas partes, que, logo a seguir, era reposta.


("A Ponte das Barcas, construída com objectivos mais duradouros, foi projectada por Carlos Amarante e inaugurada a 15 de Agosto de 1806. Era constituída por vinte barcas ligadas por cabos de aço e que podia abrir em duas partes para dar passagem ao tráfego fluvial.")



«Quando os franceses entraram no Porto, a população citadina, sobressaltada, encaminhou-se para o rio Douro, a fim de o transpor através da ponte das barcas que existia nesse tempo. Esta, perante a avalanche repentina da multidão, abateu e milhares de pessoas cairam ao rio, morrendo afogadas.
Tal acontecimento é conhecido por - O DESASTRE DA PONTE DAS BARCAS. »


2) - AS ALMINHAS:
Em memória dos que faleceram neste desastre foi erigido um monumento (AS ALMINHAS) na Rua da Ribeira, naquela cidade do Porto, próximo do local onde funcionara a ponte das barcas, monumento

esse que aqui reproduzimos por Fotografia, por assinalar um acontecimento narrado na História de Portugal.


c) - Terceira Invasão (1810):


[Por nos parecer de especial interesse para os estudiosos da matéria, por encerrar um capítulo da nossa História, a Guerra Peninsular, concluímos a descrição das invasões francesas].


Napoleão era teimoso; não perdia a ideia de conquistar Portugal. Por isso tentou uma última cartada. Alinhou as suas melhores tropas (85.000 homens) comandadas por Massena, e, em Agosto de 1810, Portugal foi invadido pela terceira vez.
O exército francês entrou por Almeida e avançou sobre o Buçaco, onde o esperavam os soldados anglo-lusos sob o comando de Wellington, e ali se deu a grande batalha (27 de Setembro de 1810) em que os franceses foram completamente derrotados.
Massena, com o resto da sua gente, conseguiu fazer uma retirada e tentou avançar sobre Lisboa. Mas estacou diante das Linhas de Torres Vedras, onde sofreu nova derrota. Começou a
debandada do inimigo, que, passando a fronteira, fugiu em direcção ao seu país. As tropas anglo-lusas, já aliadas da Espanha, que se tinha desavindo com Napoleão, perseguem Massena através da França e entram vitoriosas em Bordéus e Tolosa. Com esta terceira e última invasão terminou o perigo do domínio napoleónico na Península. »









Nesta fotografia, ao lado da Ponte Metálica de D. Luis I, vemos os pilares e parte das paredes da habitação do Guarda da Ponte Pensil que, depois do Desastre da Ponte das Barcas, ali foi criada e que antes da construção da ponte metálica, fazia a ligação das duas margens do Douro.

COMO FOI NO BRASIL?

segunda-feira, dezembro 07, 2009

PARA A "PÓVOA DA PÉGADA" VÃO OS NOSSOS PARABÉNS

DAMOS AS BOAS VINDAS À PÁGINA DA PÓVOA DA PÉGADA NA WEB

Os Nossos Sinceros Parabéns.
Desejamos as maiores felicidades à equipa que criou "PÓVOA DA PÉGADA"  com esperanças de que nos possa dar notícias fresquinhas (na hora) da sua Aldeia.
Parabéns!

domingo, dezembro 06, 2009

A COMUNIDADE GOESA FESTEJA SÃO FRANCISCO XAVIER

NA PARÓQUIA DO CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA > AGUALVA - CACÉM - PORTUGAL










Hoje, 06.DEC.2009, a Comunidade Goesa
da cidade de Agualva-Cacém celebrou a Festa do seu padroeiro, São Francisco Xavier. Esta Comunidade é Grande devota deste Santo que sacrificou a sua vida por aquele Povo. Faleceu em 03 de Dezembro de 1542, cuja data se assinala todos os anos em Sua Memória, em todo o Mundo, na Igreja Católica.
Vejamos » Old Goa 2009












sexta-feira, dezembro 04, 2009

DE BEIJÓS > ENTRAMOS NA ROTA DAS ALDEIAS HISTÓRICAS - SORTELHA


SORTELHA ALDEIA HISTÓRICA - DO PERIODO ROMANO (?) AOS NOSSOS DIAS

Voltámos àquela bela Vila do concelho de Sabugal.
Aqueles primeiros dias do mês de Outubro de 2009, ofereceram-nos um maravilhoso sol quente, convidativo para mais uma visita àquela jóia situada no cimo da montanha, que nos oferece uma esplêndida e deslumbrante paisagem que só o firmamento nos limita.
Vale sempre a pena reviver em cada momento aquelas pedras que, outrora, admirámos e pisámos.
Vejamos:

quinta-feira, dezembro 03, 2009

BEIJÓS VAI ESTAR EM FESTA


No dia 08 de Dezembro de 2009 - BEIJÓS VAI CELEBRAR A FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Programa:

Às 09H00 >>> Alvorada com lançamento de fogo de artifício para assinalar o dia da festa;
Às 13H30 >>> Será recebida na Nossa Aldeia a Banda Filarmónica de Santar, que irá abrilhantar a festa;
Às 14H00 >>> Será Celebrada Missa na Igreja Matriz de Beijós, seguida de Procissão pelas ruas da Nossa Aldeia;
No final das Cerimónias será servido o habitual lanche para as pessoas que se disponibilizaram para pegar nos andores e nas insígnias religiosas durante a festa.
Para encerrar os festejos as mordomas cessantes, com a Banda Filarmónica,  irão fazer a habitual visita às novas zeladoras, nomeadas, no decorrer das cerimónias,  Senhoras que irão promover a realização da  festa do ano de 2010.

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS deseja que todos os Beijosenses vivam esta festa com a maior alegria. Que Nossa Senhora da Conceição promova um dia cheio de Sol, para que as Suas festas tenham Maior Brilho.
Resta-nos encorajar aos Beijosenses que estão ausentes a deslocarem-se à Nossa Aldeia, para participarem nas  festas e proporcionarem um são convívio.  

A PÓVOA DA PÉGADA VAI ESTAR EM FESTA



 Dia 19 de Dezembro de 2009
Programa:
Às 14H00 vai ser celebrada Missa na respectiva Capela, seguindo-se a procissão pelas ruas da Aldeia.
 ---»  BAILE   >>>> Às 22H00, neste edifício, sede da ARCD da Póvoa da Pégada. 
"...Na ARCD, com entradas livres,  pelas 22h, com a actuação do grupo musical Kayene + actuação do Dj PH7 pela noite dentro. 
Divulga a mensagem e terás um fino de graça! Nada mau....
Vai ser uma noite de arromba, desfruta e trás um amigo! ... Ass: Juventude Povoense!"











Não faltará, seguramente, a fogueira de Natal no Largo da Capela, em frente à "ADEGA DO JACINTO"




BEIJÓS*CINCO ALDEIAS deseja boa sorte à Comissão de Festas para que, já que se empenha, consiga o habitual brilho nas Festas da Padroeira da Nossa Aldeia. Que a Nossa Senhora da Pégada mande o Sol, essencial para que tudo corra bem. Como já é tradição de um são convívio entre todos os Povoenses e quem os visita neste dia, apelamos a que todos os nossos Conterrâneos espalhados por Portugal e pelo Mundo se juntem aos residentes, para confraternizarem.

quarta-feira, dezembro 02, 2009

NATAL 2009

TEMPO DE NATAL ou TEMPO DA MANIFESTAÇÃO DO SENHOR
Começa na tarde do dia 24 de Dezembro e termina com a Festa do Baptismo de Jesus (entre 09 e 13 de Janeiro).
Neste tempo recordamos a vinda histórica de Jesus, há 2009 anos e fortalecemos a nossa esperança na Sua Vinda Gloriosa no final dos tempos.
Ver S. João Baptista

terça-feira, dezembro 01, 2009

ANIVERSARIANTES - Beijós


Hoje, está de parabéns a nossa Querida Amiga  Sofia M. A. do Amaral, a quem enviamos os nossos sinceros parabéns, com votos de que tenha muita saúde e que passe um dia cheio de felicidades. Desejamos-lhe que continue a comemorar esta data durante muitos anos.

segunda-feira, novembro 23, 2009

18 - CORRESPONDÊNCIA - Cabeçalhos e Saudações Finais

CORRESPONDÊNCIA
















"Na correspondência particular empregam-se as expressões habituais:
«Senhor»
«Senhora»
«Menina».
Para conhecimentos mais próximos:
«Caro Senhor»
«Meu caro Senhor»
«Cara Senhora».
Porém:
>> Uma mulher que escreve a um homem não emprega o adjectivo «meu»;
>> Um homem que escreve a uma mulher também não emprega o adjectivo «minha».
Para pessoas com curso universitário:
Emprega-se a expressão «Doutor», precedida da palavra «Senhor»
Certas saudações consideradas como obrigatórias no passado caíram actualmente em desuso e são substituídas por expressões mais curtas e menos cerimoniosas. Contudo, há casos em que a fórmula deve ser empregue.
Se fazemos questão de honrar uma pessoa, escrevemos:
«Peço-lhe que receba as minhas mais respeitosas saudações.»
A maior parte das vezes escrever-se-á:
«Envio-lhe caro senhor, as minhas melhores saudações», ou «as minhas saudações», ou «os meus cumprimentos». Tudo depende do grau de intimidade, das circunstâncias ou do gosto pessoal.
O tacto também deve entrar em linha de conta no modo de terminar uma carta. Não damos «as nossas melhores saudações» ao governador civil, nem «as nossas mais respeitosas saudações» a um primo.

ERROS A EVITAR
> O abuso de termos sublinhados numa carta.
> Os P.S. e os N.B.
> Os acrescentamentos nas margens, em todas as direcções. Escrever uma segunda folha, se necessário.
> Por serem uma manifestação de falta de confiança nas pessoas que convivem com o destinatário, na correspondência particular, evitar as expressões:
 «Pessoal»:
«Muito Confidencial».
> Dobra-se uma carta consoante o seu formato. Nunca mais de duas vezes e nunca com um formato inferior ao quarto da sua superfície primitiva.
> Nunca colocar a dobra na parte superior do sobrescrito, a fim de evitar que a carta seja rasgada quando aquele é aberto.
> Não se fecha uma carta cuja colocação no correio é por nós pedida a uma pessoa, porque este gesto é uma falta de confiança. Mas o correio voluntário, por sua vez, responderá a essa confiança fechando a carta diante de nós."
(By M.F.T.)

sexta-feira, novembro 20, 2009

COGUMELOS - TORTULHOS

TORTULHOS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA


Este ano, em Beijós, no Outono, os olivais e os pinhais produziram tortulhos com fartura.
Os Beijosenses tiveram uma boa colheita.
Ainda se não viam os tradicionais cogumelos amarelos, os tão apreciados miscaros,  que normalmente abundam pelos pinheirais da nossa região.

Pelo que apurámos, muitas famílias substituiram a carne pelos tortulhos, em muitas refeições.
Muito bons e são fáceis de cozinhar.

EMENTA LIGHT

Ingredientes:

Tortulhos;
Cebola;
Alho;
Louro;
Sal;
Azeite.

Preparação:

Cortam-se algumas cebolas às rodelas finas, para um tacho.
Picam-se alguns dentes de alho e juntam-se-lhe.
Adiciona-se uma ou mais folhas de louro, sal q.b. e 1 dl de azeite.
Junta-se um pouco de água, e vai ao lume para cozer a cebola, sem a deixar alourar.
Limpam-se os caules dos tortulhos, removendo toda a terra que possam trazer.
Dispensar alguma atenção e confirmar se o tortulho está são (quer dizer, ver se tem bicho). Depois lavam-se em água quente para lhe retirar alguma terra e outras impurezas que, porventura, ainda tenham, por isso convém lavá-los pelo menos em duas águas.
Quando a cebola estiver cozida, adicionam-se-lhe os tortulhos.
Tapa-se o tacho e deixa-se ferver.
O tacho tem que ser vigiado regularmente para não deixar torrar.
Durante a fervura os tortulhos vão largar muita água, na qual eles irão ser cozidos.
Quando eles consumirem toda a água estão cozinhados.
Depois é só preparar o que se pretende comer com eles:
Batata cozida;
Arroz branco;
Etc.
*****
Bom apetite
________________________________
By Willoughby

*****************************************************
COGUMELOS VENENOSOS


Fizemos as nossas pesquisas e constatámos que os cogumelos venenosas já apareciam um pouco por toda a parte.
É necessário ter muita atenção, porque, quando consumidos pelo homem, dada a sua forte toxicidade, podem causar a morte.


Apesar de estes cogumelos serem tóxicos, vemos uma lesma a comê-los.
Seguramente que serão bons para ela.

Contudo, aconselhamos muito cuidado com estes...
Se não se conhecem os miscaros é preferível não arriscar, porque pode ser fatal.

quinta-feira, novembro 19, 2009

ANIVERSARIANTES - Beijós


MUITOS PARABÉNS!



Hoje é dia de aniversário de nascimento do Nosso Querido Amigo ANTÓNIO FERNANDES PAIS.
Desejamos-lhe um dia bem passado na companhia da Família e dos Amigos, com votos de que tenha muita saúde e que continue a comemorar esta data durante muitos anos.
Que vá contando com os amigos para brindar em cada ano que passa.

terça-feira, novembro 17, 2009

ANIVERSARIANTES - Beijós


MUITOS PARABÉNS!




Hoje é dia de aniversário de nascimento da Nossa Querida Amiga, ANA CATARINA AMARAL CADETE, a quem desejamos que passe um dia Muito Feliz na companhia da família e dos amigos.





quarta-feira, novembro 11, 2009

DO HOMEM DAS CAVERNAS AOS NOSSOS DIAS - Alimentação

ALIMENTAÇÃO DE ONTEM E DE HOJE



Outrora, o homem alimentou-se de frutos silvestres.






Aprendeu a caçar os animais selvagens.




Descobriu o fogo e com ele desenvolveu a arte de bem cozinhar os seus alimentos, as suas presas.











Viajou por mares desconhecidos e descobriu outros sabores, as especiarias.

Com elas desenvolveu novas técnicas de confeccionar os alimentos.
Todavia, concluiu que os alimentos muito condimentados acabam por prejudicar a sua saúde e, então, tem vindo a aperfeiçoar uma cozinha mais saudável.

Sem dúvida que os alimentos grelhados são menos prejudiciais para a saúde.
****************************************************
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Seja carne ou peixe, em Beijós, desde os homens das cavernas, sempre se praticou uma alimentação saúdável. Os cozinhados grelhados, em carvão vegetal, são disso o testemunho.
1 - OS GRELHADOS

Enquanto se grelham as carnes da Região, elas vão sendo regadas com um molho especial feito somente à base de produtos naturais, designadamente:
- Alho;
- Louro;
- Pimentão doce;
- Polpa de tomate;
- Vinho Branco;
- Azeite;
- E outros condimentos caseiros de acordo com a carne a cozinhar.


À Carne natural é adiccionado um pouco de sal q.b. e é colcada sobre as brasas de carvão vegetal.




Sempre que é virada nas brasas, no mínimo três vezes, a carne vai sendo regada com aquele molho, para melhorar o seu sabor e aguçar o apetite de quem a consome.

PARA ACOMPANHAR A CARNE
A carne, depois de grelhada, conforme o gosto, pode ser acompanhada com:
- Batata cozida;
- Batata acabada de fritar;
- Arroz de Feijão;
- Arroz branco;
- Saladas mistas.
****************************************************
2 - BATATA À RACHA

Os nossos avós, outrora, perante as dificuldades da vida, tinham que comer coisas fáceis de preparar, com pouca despesa.
Hoje, muitos Portugueses também já vão procurando comer bem, barato, e com pouco trabalho.
Os tempos vão alterando os nossos hábitos.
Sem darmos por isso, vamos regressando ao passado, mas alterando alguns dos nossos hábitos e melhorando os alimentos.

Foi com o propósito de divulgar um prato que os nossos avós já confeccionavam e que a quantos saciou, que trouxemos aqui as batatas à racha.

"Ingredientes:
- Batatas;
- Louro;
- Alho;
- Pimenta;
- Piripiri;
- Sal marinho q.b.;
- Palitos.


Preparação:

- 3 - 4 batatas médias por pessoa;
- Colocam-se as batatas cruas, com a casca num recipiente e lavam-se muito bem, procurando retirar com uma faca, todo o lixo que tiverem nos respectivos olhos.
- Depois, cortam-se totalmente ao meio, longitudinalmente, pela parte de maior diâmetro.
- Lavam-se as folhas do louro.
- Esmagam-se uns dentes de alho com a pimenta e com o piripiri.
- Juntam-se as duas partes de cada batata, colocando no meio uma ou mais folhas de louro inteiras.
- Coloca-se um pouco da massa do alho com a pimenta e piripiri, sobre o louro.
- Unem-se as duas metadas da batata e fixam-se com um palito em cada ponta, para as manter unidas.
- Colocam-se as batatas numa panela, cobrem-se com água e tempera-se com o sal q.b.;
- Vão a cozer, em lume normal.
- Depois de cozidas, escoam-se e servem-se com a casca, conforme o gosto das pessoas.
- Podem ser comidas com a casca.
- Estas batatas podem ser servidas com peixe grelhado, incluindo sardinha.
- Podem ou não ser temperadas com azeite no prato.
- Normalmente comem-se à mão, sem talher,conjuntamente com a sardinha.



- Também podem acompanhar com frango ou com outras carnes de churrasco, mas sempre bem condimentadas com piripiri, comendo-se igualmente à mão sem temperar, porquanto o tempero das batatas será a gordura que as carnes nos deixam nas mãos. "

Podem ser acompanhadas com um bom vinho, de preferência da região do Dão.

Bom apetite!
As especialidades que aqui divulgamos poderão ser encontradas na Unidade de Restauração da nossa aldeia.