segunda-feira, março 01, 2010

ANIVERSARIANTES EM MARÇO 2010 - Beijós

(foto retirada da net)

PARABÉNS PELO SEU ANIVERSÁRIO

Que seja do nosso conhecimento, durante este mês, irão festejar os seus aniversário natalícios os seguintes Beijosenses:

11.MAR. (1988) - Sandra Cristina Simões Loureiro
22.MAR. (1936) - Alda Melo do Amaral

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS deseja que os comemorem com muita saúde e gozando também as maiores felicidades.

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

BEIJÓS > E O CARNAVAL 2010 - NA BEIRA ALTA - PORTUGAL (III)

CARNAVAL EM CABANAS DE VIRIATO NOS DIAS 15 E 16 DE FEVEREIRO





Para encerrarmos a divulgação dos folguedos carnavalescos, propomo-nos a difundir também algumas imagens que colhemos nestes dois dias na Vila de Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal, Distrito de Viseu - Portugal.
Os Cabanenses estiveram em grande, mais uma vez, na realização destas suas festas.






Não há dúvida que conseguiram novamente atrair muitos foliões vindos dos quatro cantos do Mundo.

O São Pedro não ajudou tanto quanto o necessário, mas, mesmo assim, debaixo de chuva, saíram à rua com uma multidão a segui-los saltando e brincando enquadrando-se na reinação que foi proporcionada.







Os nossos parabéns à Organização das Festas e a todos quantos se deslocaram para nelas participar e da forma como o fizeram sempre e em tudo ordeiramente.











Gostámos desta postura do Nosso Amigo "Eça de Queiroz".
Apresentou-se vestido a rigor com fato de gala.

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

BEIJÓS > E O CARNAVAL 2010 - NA BEIRA ALTA - PORTUGAL (II)

CARNAVAL EM CANAS DE SENHORIM

A época carnavalesca proporciona as maiores imaginações um pouco por todo o nosso País.
A Vila de Canas de Senhorim, que tem vindo a procurar também brilhar nesta época, para dizer ao Mundo que existe e que também necessita de atrair mais Turismo àquela zona, organizou um carnaval diferente.


Podemos ver aqui e avaliar o empenho das Gentes hospitaleiras daquela Vila, na preparação dos carros alegóricos, que fizeram desfilar pelas ruas da localidade.



Tudo preparado ao pormenor.












A todos quantos se sacrificaram para fazer brilhar o Carnaval em Canas de Senhorim enviamos os nossos Sinceros Parabéns, com os melhores votos de que o futuro lhes sorria nas suas intenções.

Também não podemos deixar de agradecer o maravilhoso gesto que a Maria Regina teve para connosco, em nos enviar as belas fotos. Não fora a sua iniciativa não nos seria possível falar de Canas de Senhorim, por nos ser impossível o dom da ubiquidade.
O Nosso Obrigado.
(Ver mais aqui...)

terça-feira, fevereiro 23, 2010

BEIJÓS > E O CARNAVAL 2010 - NA BEIRA ALTA - PORTUGAL (I)


CARNAVAL EM CABANAS DE VIRIATO

Em 2010.FEV.14, Domingo Gordo, nesta Vila do concelho de Carregal do Sal, Distrito de Viseu - Portugal, cumpriu-se a tradição.

Todos os anos, vestidas em rigor para o acto, as crianças das Escolas e Jardins de Infância do concelho se deslocam ali.

Foram enquadradas num desfile carnavalesco, ao som da valsa que, habitualmente, anima a dança dos cus ou contradança.

Apesar do tempo estar chuvoso, em grupos por escolas e por freguesias, esta juventude lá mostrou as suas capacidades para saltar e bater com o... no... do seu par, para irem treinando, sempre sob o olhar atento dos seus zeladores e familiares.
Tudo esteve muito animado!
Parabéns!

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

BEIJÓS > E O CARNAVAL 2010 NA BEIRA ALTA - PORTUGAL




CARNAVAL EM BEIJÓS NO DIA DE ENTRUDO (terça feira)



Em Beijós, desde tempos muito remotos, sempre se brincou ao Carnaval.
Mesmo antes de na nossa Aldeia terem existido aparelhagens sonoras e grupos musicais, as populações, gente nova ou mais velha, reuniam-se nos largos dos seus bairros para reinar e divertirem-se com danças de roda e cantares próprios da quadra.
Dos locais principais onde se realizavam esses divertimentos carnavalescos destacamos:
No Areal - em frente à casa do nosso Amigo ÁLVARO PEIXEIRA MENDES;
No Vale da Loba - no Largo do Calhau, em frente à casa do Saudoso Amigo EMÍDIO FERNANDES DE CAMPOS.

Estes lugares enchiam-se de gente, uns a dançar outros a ver.
Houve sempre a tradição de aparecerem pessoas, homens ou senhoras, disfarçadas com máscaras.
Recordamos duas máscaras negras que afugentavam muitas pessoas, pelo seu singular aspecto horrendo.
Eram elas a do João Tavares, toda muito polida, bem torneada e a do Tó-Tó, em madeira manufacturada e pintada também de preto.
Normalmente, quem as usava apresentava-se em público com atitudes altivas e por vezes até agressivas ou ameaçadoras. Por isso eram as máscaras mais temidas.
Outrora, as pessoas mascaravam-se para poderem censurar ou ridicularizar, parodiar livremente a conduta (actos ou palavras) de alguém, fosse figura pública ou não, que tivesse sido reprovada na aldeia ou até no País.
Os tempos têm vindo a mudar, as máscaras e as intenções também. Algumas tradições mantêm-se como os mascarados e travestidos.
Os Beijosenses foram desenvolvendo outros hábitos mais amistosos e promovem, mesmo nesta época, um são convívio.

No Vale da Loba, a cujo Bairro mais nos ligam as nossas raízes, as tradições mantêm-se firmes.
De ano para ano, procura-se atrair cada vez mais forasteiros, para reinar ao Carnaval.
Com as novas tecnologias tornou-se mais fácil difundir um pequeno programa, convidando os mascarados a comparecer no respectivo largo, mas também com farnel, para o convívio.
Têm-se servido da garagem da nossa Amiga ALBERTINA DE JESUS MARIA, onde é instalada a respectiva mesa e expostos e franqueados a quem aparecer todos os lanches que vão chegando.

Há sempre quem se disponha a acender a fogueira para amenizar os frios da época e, ao lado, é oferecido um grelhador a carvão para o churrasco de febras, frango, entremeada, enchidos, etc.

Muitos alimentos já vieram feitos de casa e foram expostos e franqueados directamente também sobre aquela mesa. Quem apareceu só para comer e beber também foi bem recebido. Valeu pelo convívio.
Não há dúvida que é uma outra forma de reinar ao Carnaval e de conviver com os amigos.
No dia 16 de Fevereiro de 2010, nós, apesar do frio e da chuva, estivemos lá e também nos associámos, apresentado o nosso lanche. Entrámos no convívio de novos e velhos, ao som de músicas gravadas difundidas por aparelhagem sonora e, assim, entre amigos, passámos um serão muito animado, bem comidos e melhor bebidos com o famoso Dão, servido daquele garrafão que o Zé Carlos apresentou.
Prometemos voltar para 2011.
Vejamos algumas imagens que colhemos este ano, também com intenção de despertar a curiosidade de muitos Beijosenses, para identificar muitos dos mascarados que não quiseram associar-se no lanche, para evitar serem reconhecidos, uma das principais facetas do convívio, o anonimato.
Contudo, toda a gente se portou bem, sem incidentes.
Todos aqueles que se dispuseram a comparecer disfarçados e se esforçaram por manter o anonimato, tiveram uma postura digna.
Entraram bem na reinação, sem exageros.
Por isso, a todos os que participaram, deixamos os nossos sinceros parabéns, com votos de que esta tradição se mantenha por muitos anos.
Alimentamos a esperança de que em 2011 haja mais forasteiros.

terça-feira, fevereiro 09, 2010

BEIJÓS > E OS VESTIDOS DE AMÁLIA RODRIGUES

AMÁLIA E OS VESTIDOS QUE USOU NAS DIVERSAS ACTUAÇÕES AO LONGO DA SUA CARREIRA, NOS MAIS VARIADOS PALCOS DO MUNDO


Foi muito bom termos encontrado, no Museu da Electricidade, em Lisboa, os vestidos que Amália usara nas suas actuações nos mais variados palcos do Mundo.

São peças importantíssimas do seu rico espólio, que agora são apresentadas ao público, em conjunto.

Se Amália gostava da sua profissão, não menos gostaria de se ataviar luxuosamente, para se apresentar em público.

Aqui podemos observar uma breve descrição pessoal da maior Fadista Portuguesa de todos os tempos:















Vejamos aqui imagens de alguns dos seus vestidos:

domingo, fevereiro 07, 2010

BEIJÓS E O MEIO AMBIENTE



ESGOTOS A CORREREM PARA A RIBEIRA DO PISÃO

O aspecto das águas do Rio do Pisão, em Beijós, negra e com muita espuma nas respectivas quedas nos açudes ou levadas, e a falta de vegetação espontânea junto dos respectiva corrente intrigou-nos.


No dia 17 de Agosto de 2009, efectuámos algumas diligências junto das instalações da ETAR (?) que deveria tratar os esgotos de Aguieira e Carvalhal Redondo, no concelho de Nelas, a cerca de 150 metros a Weste da Casa Teixeira, em Aguieira e constatámos que as águas residuais são lançadas num ribeiro, a Norte, sem serem praticamente tratadas.




Esse ribeiro, pelo que apurámos, é um afluente do Rio do Pisão, para onde esses esgotos correm.



Vejamos as imagens:







A Câmara Municipal de Nelas, que é responsável pelos esgotos das Aldeias de Aguieira e Pisão (destes também iremos apresentar imagens, oportunamente, por nos parecer que também não estarão a ser devidamente tratados), em cujas localidades os esgotos estão a ser vazados para a mesma ribeira, terá muito trabalho a desenvolver, para criar infraestruturas capazes de alterar e resolver estes problemas ambientais.
Esperamos que esses trabalhos não tardem muito, porquanto, as populações de Beijos têm direito a um são ambiente e a nossa Aldeia não poderá ser o vazadouro dos detritos das populações das localidades vizinhas.







Afigura-se-nos que a Câmara Municipal de Carregal do Sal, responsável pelo meio ambiente a jusante, e a Junta de Freguesia de Beijós, a cujas autarquias deixamos o alerta, têm o dever de exigir que este tipo de coisas sejam alteradas, para bem das populações e das explorações agrícolas que ladeiam as ribeiras de onde é bombeada água para as respectivas regas.



















ETAR, que mais parece um depósito de decantação dos esgotos, está deveras degradada.























Aspecto das águas já no ribeiro, a correrem a céu aberto em direcção a Beijós, deixando um rasto de poluição e mau cheiro em todo o seu percurso.

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

ANIVERSARIANTES EM FEVEREIRO DE 2010 - Beijós

ANIVERSARIANTES BEIJOSENSES










Que tenhamos conhecimento, durante o mês de Fevereiro, comemoram os seus aniversários natalícios os seguintes Beijosenses.


03.FEV. (1965) - Teresa Baptista
04.FEV. (1933) - António Augusto Abrantes
12.FEV. (1967) - José Valdir Amaral Loureiro
18.FEV. (1992) - Liliana Marques
26.FEV. (1924) - Flávia Coelho de Moura Pais dos Santos

domingo, janeiro 31, 2010

ÚLTIMO DIA DE CANTARES DE JANEIRAS 2010 - 31 de Janeiro

CANTAR AS JANEIRAS












Os Pequenos Músicos

I
Cantar as Janeiras
Pelo Ano Novo,
É Manter bem vivas
Tradições do povo.

II
Casa a casa vamos,
Ao romper do dia,
Cantar as janeiras
Com muita alegria.

III
E quem nos recebe
Dá-nos um presente
E nós desejamos
Paz a toda a gente.





Valeu a pena cantar... sempre chegaram as Janeiras.



OS ROUXINÓIS da Paróquia do Cacém, para encerrarem os Cantares das Janeiras 2010, lá se perfilaram na escadaria da respectiva Igreja.
Que não se percam as tradições!
É mesmo isso que se promove nos mais novos.
O gosto por manter bem vivos estes costumes de outrora mobiliza não só o Reverendo Padre Rocha, mas também a Maestrina e os Pais das crianças que tudo fazem para as manter enquadradas no Grupo e promoverem uma salutar integração numa sociedade mais justa e mais fraterna.
As crianças correm alegremente e procuram dar o seu melhor, para que o seu grupo continue a brilhar.
É de louvar todas estas iniciativas.
Para todas as pessoas que estão neste caminho vão os nossos sinceros parabéns.

quinta-feira, janeiro 28, 2010

AS NOSSAS SOPAS

SOPA DE COUVES DA BEIRA

Sobre o fogo na lareira,
Que tremelica, fusa e crepita,
Pançuda e negra, grosseira,
Com três pernas se arrebita,
Como num trono, a panela
Onde ferve em borbulheira
Iguaria inigualável a que chamamos sopita.
Oh, suculenta sopa de couves!
Quando em pé se sustenta a colher,
Oh, e pela sala se espalham,
Todos os finos odores
E, na sopeira se espraia um arco íris de cores.
Eclode o olhar e cresce a água na boca.
A alma extasiada vai ao céu,
E num ai, logo desaparece o pitéu,
Princesa que cura a gastrite,
Manjar de deuses se os houve...
Prova, e verás!...
Come-se mesmo sem apetite.
Nunca mais te esquecerás!
Da suculenta sopa de couve.

( By Rui Figueiredo > in Festa da Sopa 2008 - Viseu )


terça-feira, janeiro 26, 2010

ILUSTRES BEIJOSENSES - Memórias do Reverendo Padre Alfredo Abrantes



FOMOS PESQUISAR OS PASSOS DO REVERENDO PADRE ALFREDO DE MELO ABRANTES COUTO DE BEIJÓS
















O REVERENDO PADRE ALFREDO DE MELO ABRANTES COUTO,desde a sua ordenação até falecer, foi o Prior de Buarcos - Figueira da Foz.

Nasceu em Beijós no dia 20 de Abril de 1901.
Filho de António Abrantes Couto, de Beijós, e de Ana do Sacramento Gouveia e Melo Abrantes, da vizinha aldeia de Penedo, concelho de Tondela.
O pai do Reverendo Padre era tio-avô (irmão da avó paterna) do Nosso Amigo Manuel Abrantes Pexim.

Faleceu em 22 de Maio de 1991. Está sepultado no mesmo espaço onde já jaziam os pais, no Cemitério Paroquial de Beijós (Sepult. nº. 1).
Sabemos que ele foi proprietário do prédio n.º 15, da Rua Afonso Costa (Rua da Igreja), em Beijós, em cuja casa, com os seus pais, passava as suas férias ou alguns dias de descanso.
Sempre que se deslocava a Beijós, no tempo de Reverendo Padre Quintão, fazia questão de celebrar Missa na Igreja Paroquial da nossa Aldeia, onde as Gentes da Paróquia lhe retribuíam a sua natural simpatia.

Procurámos saber um pouco deste nosso conterrâneo.
Passámos pela Paróquia onde exerceu o seu Sacerdócio.
Animámo-nos quando as pessoas, carinhosamente, nos falaram do Reverendo Padre Abrantes, como era tratado e apurámos que se dedicara de alma e coração aos seus paroquianos.

Mas quisemos saber mais sobre alguns dos seus passos no desempenho das suas funções. Fomos até Tavarede, outra Paróquia da Figueira da Foz, pesquisámos, e aqui vimos:
TAVAREDE
"... Os meses de Novembro e Dezembro de 1938 foram férteis em comunicados de defesa, de ataque e, até, de questões que, na verdade, nada tinham com o problema, pois alguns foram meros ataques pessoais. Como recordação fica o nome dos dois principais intervenientes nesta longa polémica: em “O Dever”, que defendia a venda a um particular, o padre Alfredo de Melo Abrantes Couto, prior de Buarcos e encarregado temporariamente da paróquia de Tavarede, e em “O Figueirense”, em nome da Comissão Organizadora, esteve Belarmino Pedro.
Conheci relativamente bem os dois. Posso adiantar que, durante os poucos anos que o padre Abrantes Couto foi responsável pela paróquia de Tavarede, não teve vida nada fácil. Queixava-se, bastante, que o parco rendimento que aqui tirava, nem de longe nem de perto compensava o seu trabalho. Belarmino Pedro, que posteriormente integrou a redacção do jornal “A Voz da Figueira”, foi interveniente em várias polémicas com pessoas ou sobre assuntos da nossa terra, algumas, igualmente, bastante violentas...".
NO SEMINÁRIO DA FIGUEIRA DA FOZ:
»» Exerceu as funções de professor, nos anos lectivos:
1949/1950
1950/1951
1957/1958
1958/1959
1959/1960
1960/1961
1961/1962
1962/1963
1963/1964
1964/1965
1965/1966
1966/1967
Um dos Antigos Alunos do Seminário, aqui, ainda recorda:
«ABRANTES»
"... há um padre que não esqueço nunca, porque guardo no punho para toda a vida o resultado - o padre Abrantes de Buarcos.
(...) Nas aulas de Religião e Moral (...) o padre Abrantes sai lá de cima com a cana da Índia apontada à minha cabeça, que eu parecia que via o diabo a chegar-se a mim. Pensava eu que talvez fosse para o Pena (foi pena!), mas fui eu que apanhei aquela vergastada, que só não me rachou a cabeça porque me defendi com o punho.
Ainda hoje o sítio está marcado, porque nunca mais me nasceu pêlo naquele local.
Que Deus o tenha em descanso!» (AS)" .
**********************************
CURIOSIDADES:
No dia 26 de Maio de 2009, Beijós XXI difundiu uma mensagem onde apresentava a fotografia que, por nos parecer oportuno, tomámos a liberdade de reproduzir por crermos que, o segundo Padre contando da nossa esquerda para a direita, será o falecido Padre Alfredo.