sábado, junho 19, 2010

22 - ESPÍRITO FRANCO E ABERTO SERÁ O CAMINHO PARA MELHORAR O RELACIONAMENTO HUMANO

A COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS

É natural que as pessoas revelem algumas reticências, sempre que um desconhecido, inesperadamente, promova uma conversação.
Sem entrar em exageros, porquanto haverá sempre necessidade de dar passos seguros, nesta aldeia cada vez mais global em que nos encontramos, é forçoso promover cada vez mais um são convívio perante as pessoas que nos rodeiam.
Os gestos marcam sempre as relações entre os membros da nossa sociedade.
Esta ética pertence à epopeia humana, às suas aspirações e às suas esperanças relativamente a uma civilização mais avançada.
Não nos preocuparmos com as boas maneiras a pretexto de que estão ultrapassadas ou obsoletas é negarmos, na nossa época, a evolução do nosso destino. É pretendermos regressar à barbárie, à anarquia do animal do período quaternário.
A ordem estabelecida pelos nossos antepassados foi abalada por novas estruturas; mas isso não significa que seja preciso fazer tábua rasa das regras de boa convivência que acompanhavam essa ordem.
O julgamento da história será menos severo para aqueles que inventaram a arte de viver do que para nós, se procurarmos destruir essa arte, ou mesmo impedi-la de desabrochar.
A cortesia não é,  de forma alguma,  inútil. Pode-se certamente modificar nas suas formas, adaptá-las como for conveniente. Mas nunca deveremos esquecer que ela faz parte da nossa própria humanidade e da nossa alegria de viver.

(By PAZ - MFT )

quinta-feira, junho 17, 2010

REACÇÃO AOS ESTÍMULOS

130231JUN2010 - AQUILO QUE NOS ANIMA

Há pequenos gestos que, por vezes, nos animam e desencadeiam a correspondente reacção.
Então, estávamos sentados num comboio especial que partia de Lisboa-Rossio com destino a Sintra - Portugal.
A composição estava apinhada de gente que acabava de assistir ao início do desfile das Marchas Populares de Lisboa - 2010, na Avenida da Liberdade na mesma cidade.
Uns momentos antes de o comboio iniciar a sua marcha, um dos tripulantes, presumimos que terá sido o maquinista falou para dentro do comboio dizendo:


"- Boa noite Senhores Passageiros. Este é um comboio especial com destino a Sintra. Obrigado por estarem na nossa companhia e a todos desejamos uma óptima viagem!"

Este gesto, que nada custou a quem o praticou e que cremos enquadrar-se muito bem numa acção de sensibilização e  promoção das relações públicas da CP, foi muito bonito.
Não sabemos se terá havido alguém que não tenha gostado da postura deste funcionário da Companhia - CP.
Contudo, a reacção não se fez esperar. O comboio já se encontrava de portas fechadas e a demonstração de agradecimento pelas palavras proferidas surgiu.
Imediata e inesperadamente, sem qualquer coordenação, mas a uma só entoação, muitas vozes um só grito soou "Obrigado", seguido de uma salva de palmas.
Maravilhoso ver a sensibilidade do público perante as pequenas coisas que o motivam.
Bela Lição!

terça-feira, junho 15, 2010

BEIJÓS > E AS MARCHAS POPULARES DE LISBOA - PORTUGAL

2010.JUN.12 - E SANTO ANTÓNIO MARCHOU EM LISBOA
As festas da Capital Portuguesa cumpriram a tradição de fazer desfilar pela Avenida da Liberdade as marchas dos seus Bairros.
Os vasos com mangericos também não podiam faltar neste dia.
Não!
Nada do que se possa pensar. Não é caixa de sardinha. Foi o nosso banco que amavelmente nos distribuíram. Todavia, não conseguimos utilizá-lo porque o espaço passou a ser pouco e o nosso ângulo de visão ficaria muito reduzido.


GRANDE MARCHA DE LISBOA 2010
Letra > José Alberto Carmo Raposo
Música > Carlos Alberto da Silva Pinto
Pseudónimo > Sonhador

Lisboa Menina
Sete colinas encanto
Stº António o teu santo
Padroeiro alfacinha
Para o Tejo vais olhando
Às canoas acenando
Lisboa cidade minha

Cem anos foram passados
Agora comemorados
Cidade Republicana
Nas marchas estás de novo
És a jóia do teu povo
A mais bela filigrana

REFRÃO
Lisboa menina
Em cada colina
Tens uma paixão
E no teu castelo
Cada vez mais belo
O teu coração

As suas ameias
Lembrando sereias
Cantam para ti
Esta marcha é tua
E no meio da rua
Lisboa sorri

Partiram nossos guerreiros
Nas lutas sempre primeiros
P'la pátria enamorados
Sulcando mares de proa
A conquista foi de Goa
Quinhentos anos passados

Lá foram sem rumo certo
Fizeram do longe perto
Içando velas ao vento
Lisboa por gratidão
Mandou erguer o padrão
Aos nossos descobrimentos

REFRÃO

Mais do que as nossas palavras, valem as fotografias para descrever a festa e relembrar a música de 1950.
Vejamos:

segunda-feira, junho 14, 2010

O ÚLTIMO CARNAVAL EM CABANAS DE VIRIATO - O Adeus Aos Amigos


O DERRADEIRO ADEUS AOS AMIGOS

Depois de termos lido a mensagem em "Póvoa da Pegada" e em "FAROL DA NOSSA TERRA", e principalmente pelo retrato aqui descrito do Morgado, chegámos à conclusão que tivemos o prazer de registar uma das suas últimas façanhas.
Foi no desfile da Contra-Dança de Cabanas de Viriato, no último Carnaval. 
Mesmo no final, quando o tempo ameaçava com chuva,  junto da Casa do Passal, aquela que foi a morada de Aristides de Sousa Mendes, apareceu um Opel descapotável, coberto com um plástico que se esvoaçava com o vento e com a deslocação da viatura.
Este carro, já com alguns anos, supostamente, terá ido para aquela brincadeira talvez com pouca vontade, isto a avaliar pela apreciação humana, como se conseguíssemos dar vida e inteligência às coisas inertes.
Seria tão pouca a vontade de continuar a participar da brincadeira, que mesmo ali, em frente ao Passal, talvez com receio do Guarda da GNR que, no local, dirigia o trânsito, a embraiagem deixou de funcionar. Claro que, sem querer, o bom do motorista, que agora concluímos tratar-se do Nosso Querido Amigo Morgado, acabou por dar algum espectáculo e, com o seu Calhambeque despertou a nossa e a atenção de uns quanto populares que estavam por perto. Claro... causou o riso porque aqueles ocupantes tiveram que sair e empurrar o veículo que já perturbava a circulação dos restantes.  
Nós não tivemos o grato prazer de privar com o Morgado. 
Não tivemos a sorte de nos cruzarmos com ele na sua luta quotidiana, nem sequer no seu estabelecimento. Muito embora, há cerca de oito/nove anos, depois de algumas conversas com o Sr. Dr. Mário Silva, nosso ilustre Amigo e assíduo cliente da casa sempre que passava por Carregal do Sal,  tivéssemos entrado no respectivo edifício, sito mesmo  em frente ao Santuário da Nossa Senhora dos Milagres, na Aldeia de Laceiras, freguesia de Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal, com o propósito de almoçar, em dia que, por sinal, estava encerrado. Mesmo assim, então, alguém tomou a iniciativa de fazer as honras da casa e ofereceu-nos uma visita guiada às instalações, de que gostámos muito.

Enfim!
O que havemos de dizer acerca de uma pessoa que não conhecemos directamente?
Seguramente que, pelo que vemos nas mensagens de condolências que vão desfilando, também nós teremos perdido muito do seu convívio que nunca conseguimos.
Todavia, vendo a tristeza que vai na alma de cada um dos amigos, também com isso ficamos constrangidos. Também a tristeza nos toca à porta.
Agora só nos resta a solidariedade com aqueles que tiveram a honra de com ele privar de perto, deixando esta singular lembrança de uma das suas façanhas, o seu derradeiro Carnaval em Cabanas de Viriato.
Que Deus o recompense na eternidade pelas alegrias que conseguiu distribuir na passagem por este Mundo.
A Nossa Sentida Homenagem!
************************************************

"O “MORGADO

morgado.jpg“Olá baixinha!”… eram as invariáveis palavras com que o
 Morgado saudava a minha filha, ao mesmo tempo que passava
a mão pela cabeça do meu filho, olhando-os com ternura do alto
 do seu metro e oitenta e tal!… Fazia isto com os filhos e netos
 de todos quantos os que hoje aqui estamos a dizer-lhe um
último adeus. (...)
Palmas para o Morgado!"
Luís Fidalgo"

quinta-feira, junho 10, 2010

DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

2010.JUN.10 - 430 ANOS DEPOIS DA MORTE DE LUÍS VAZ DE CAMÕES

"O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é um tributo à data do falecimento de Luís Vaz de Camões, em 1580, é utilizada para relembrar os feitos passados do povo lusitano e também os milhões de Portugueses que vivem fora do seu país natal."

LUÍS DE CAMÕES - Príncipe dos poetas portugueses, autor dos Lusíadas, poema admirável, que canta os feitos heróicos dos portugueses.
Este Poeta, um dos maiores do Mundo, viveu, nos últimos dias da sua vida, de esmolas angariadas por JAU, seu criado.

OS LUSÍADAS - Foram publicados pela primeira vez em 1572. A epopeia imortal que há quatro séculos vem alimentando a alma portuguesa!

"Vereis amor da pátria, não movido
De prémio vil, mas alto e quase eterno;
Que não é prémio vil ser conhecido
Por um pregão do ninho meu paterno"

CAMÕES - Da vida de Camões, o que parece certo são as incertezas sobre ela.
Muito se tem romanceado - e continua a romancear -  na tentativa de uma construção biográfica aplicável a esta figura da nossa literatura.
É baseada em conjecturas grande parte das informações biográficas que acerca de Luís de Camões se divulgam.
O seu nascimento teria sido provavelmente em Lisboa - ou em Coimbra?- por volta do ano de 1525. Do pai, Simão Vaz de Camões, fidalgo de origem galega, e da mãe, possivelmente Ana de Sá Macedo, são poucas e incertas as notícias.
Não há dúvidas é da cultura humorística que Camões adquiriu, talvez até na Universidade (de Coimbra?, de Lisboa?), escolaridade que, irregular ou não, o apetrechou com uma variada, sólida e invulgar preparação. Os seus conhecimentos eram vastos em literaturas antigas e modernas, história universal e de Portugal, mitologia, astronomia, poesia portuguesa, italiana e espanhola.
É evidente que terá lido no original os mais consagrados escritores da Antiguidade, tanto gregos como latinos, designadamente. Hesíodo, Homero, Horácio, Virgílio e Ovídio.
Também terá estudado as obras dos filósofos gregos: Platão e Aristóteles.
Terá conhecido em profundidade os moralistas latinos e as obras dos autores mais conhecidos do Renascimento italiano e espanhol, como Petrarca, Sanazaro, Bembo Garciolaso, Boscán, além da literatura cristãs, que assimilou de modo exemplar pelo conhecimento profundo que já tinha de textos bíblicos.
Entre 1553  e 1570 viajou pelo Oriente, em cujas paragens foi escrevendo OS LUSÍADAS.
Sofreu um naufrágio na Foz do rio Mecon e a custo se salvou, bem como o manuscrito da sua Obra que o acompanhava.
Os últimos dez anos da sua  existência teve que viver com uma tença de 15.000 réis anuais, concedida por D. Sebastião, aquando da publicação de OS LUSÍADAS em 1572.
Crê-se  que os conhecimentos directo das obras mais célebres da Antiguidade, quer gregas quer latinas. Os poemas gregos ILÍADA e ODISSEIA, a ENEIDA, de Virgílio, e poemas italianos dos séculos XV e XVI foram decerto determinantes para a elaboração de OS LUSÍADAS.

Mas, além de poeta imortal, foi soldado valoroso, tendo combatido na África, onde cegou do olho direito, e na Índia. Morreu a 10 de Junho de 1580, pouco tempo antes de Portugal perder a Independência. Vendo que Castela (a Espanha) tomava conta do seu País - Portugal, conta-se que, ao exalar o último suspiro, exclamara angustiado: «  - AO MENOS MORRO COM A PÁTRIA!»

segunda-feira, junho 07, 2010

DE BEIJÓS > A SETÚBAL - PORTUGAL - A Maior Sardinhada do Mundo I

2010.MAI.29 - SETÚBAL COM A MAIOR SARDINHADA DO MUNDO


20.000 pessoas.
6.340 quilos de sardinha.  
VOLTÁMOS AO TEMA PARA FELICITAR A CIDADE DE SETÚBAL - PORTUGAL
Valeu a pena a luta e o sacrifício.
Setúbal conseguiu entrar no Guinness.

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS envia os mais sinceros parabéns a todas as pessoas que, naquela cidade de Setúbal, se sacrificaram na luta por este resultado. Esta cidade vai ser mais falada por todo o Mundo.
Estamos certos que os setubalenses não irão parar com eventos que continuem a promover a Princesa do Sado.

domingo, junho 06, 2010

BEIJÓS > NA ROTA DO SAL - I

2009.AGO.15 - DOS NOSSOS PASSOS NA ROTA DO SAL

CARREGAL DO SAL
"Carrega" - Nome de uma planta poácea do Brasil.
"Carregal" - Lugar onde crescem as carregas.

Há quem defenda a teoria de que o nome de Carregal... advém da planta "Carrega", contudo, temos que aceitar a evolução popular dos nomes das coisas ou, neste caso, da Vila.
Se Carregal do Sal foi entreposto de carregamentos de sal, com os correspondentes armazéns, as salinas, cujo movimento era feito por "carregadores", teremos que aceitar esta origem.
O povo terá passado a designar por "Carregal" o lugar onde os carregadores tinham que carregar,  porquanto nunca se ouviu falar que em Carregal do Sal tivessem existido "Carregas".
Somos levados a concluir que aqui ter-se-á operado a substituição das consoantes na palavra "Carregar"
A consoante "r"contínua, vibrante, alveolar, sonora >>>> foi substituida pela consoante "l" > contínua, lateral, alveolar, sonora.  O som que uma ou outra consoantes formam são muito semelhantes > "ar" - "al" e daí a alteração de carregar >>> para carregal.
Enquanto "carregar" designa uma acção > "carregal" passou a designar o local onde essa acção se desenvolveu.

O SAL

Depois de deixarmos o nosso ponto de vista, quanto à origem da palavra "Carregal", cujo facto nunca será exagero continuar a debater, vamos prosseguir a falar do Sal, que ele, disso não temos dúvida, emprestou o segundo nome à Vila sede de concelho, em que nos situamos.
O sal é um mineral extraído em Portugal, a sua maior parte, da água do mar, podendo também ser obtido dos rios salgados secos. Em Rio Maior-Portugal, apesar de ficar a muitos quilómetros de distância da costa atlântica, há fortes nascentes de água salgada, da qual também se extrai sal por vaporização.
Além disso, o sal de mesa, sal de potássio e sal-gema são também explorados em minas subterrâneas. Por isso os grandes depósitos de sal são também um bom exemplo de como os depósitos de minerais podem fornecer informação acerca da história da Terra.

O Sal foi o ouro branco de outrora, cuja indústria dava pão a milhões de pessoas pelo Mundo, o qual também serviu de moeda de troca e até para pagamento dos ordenados, aos respectivos trabalhadores, pelo empregador, entregando uma quantidade de quilos de Sal como contrapartida dos serviços prestados. Daí a indicação actual dos "salários", ordenados pagos com o sal. 
Portugal foi desde sempre País produtor e exportador de Sal. De Norte a Sul a costa portuguesa ainda mantém as suas marinhas de sal.
A água do mar entra nelas naturalmente ou bombeada e ali fica retida durante o tempo necessário para se dar a evaporação com o calor e se formarem os respectivos cristais, os quais vão sendo recolhidos para armazéns e depois transportados para as mais diversas partes do país e até do Mundo.

NA ROTA DO SAL

Este nosso querido Amigo, ANTÓNIO SILVESTRE,  nascido em Cabanas de Viriato, em Agosto de 1917, por isso vai completar a bonita idade de 93 anos, passou  por muitas fases da vida que o marcaram deixando-lhe muitas experiências. Terá sido a vida a sua melhor escola. Contudo, não terá sido somente a vida a sua mestra, uma vez que,  pelo que apurámos,  é aficionado pela leitura. Apesar da sua idade, ainda é um devorador de livros.
Junto dele temos tido o privilégio de recolher maravilhosos ensinamentos. Tem sido um dos nossos melhores mestres.
O Sr. António fez-nos a descrição da rota do sal que era depositado nos armazéns de Carregal do Sal, ou que passava por esta Vila rumo a Espanha, transportado em carros de bois, cujas juntas se revezavam nos diversos entrepostos durante o percurso:
O sal vinha em barcos, como já referimos, de Aveiro e da Figueira da Foz.
Naquela época, no século XIX,  o Rio Mondego era navegável  até à localidade de Porto da Raiva,concelho de Penacova, Distrito de Coimbra - Portugal,  porto fluvial muito importante.
A partir do Porto da Raiva, o transporte era feito em carros de bois, como já descrevemos.
Dá-nos imenso prazer a pesquisa da origem das coisas.
Visitámos as marinhas e o Museu do Sal, na Figueira da Foz, na firme esperança de alguém ou o próprio local nos ajudarem no esclarecimento da rota do sal pela Vila sede do nosso concelho.
À conversa com as pessoas não obtivemos grandes esclarecimentos, uma vez que tinham apenas na lembrança de que o sal era transportado em vagões pelos Caminhos de Ferro (CP) e nós queríamos pesquisar o seu transporte antes do ferroviário.
Somos persistentes. Não nos cansaremos nesta tarefa. Temos esperança de que vamos lá chegar.
Todavia, como todos os museus são fontes de cultura, muito nos sensibilizou o trabalho exposto e os ensinamentos que colhemos no Museu do Sal da Figueira da Foz, que está na rota do Sal que passava pelo nosso concelho, os quais iremos desenvolver noutras mensagens.

quinta-feira, junho 03, 2010

DIA DE CORPO DE DEUS

2010.JUN.03 - CORPUS CHRISTI - CORPO DE DEUS

O dia de Corpo de Deus é uma exultação popular à Eucaristia, instituída por Jesus Cristo com a Última Ceia, em Quinta Feira Santa.
"Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, depois de pronunciar a bênção, partiu-o e deu-o aos seus discípulos dizendo: «Tomai, comei: Isto é o meu corpo.»
Em seguida, tomou um cálice, deu graças e entregou-lho, dizendo: «Bebei dele todos. Porque este é o meu sangue, sangue da Aliança, que vai ser derramado por muitos, para perdão dos pecados.»" - (Mat. 26, 26-28).

Celebra-se no 60º dia depois da Páscoa e forçosamente uma quinta-feira, a seguir ao Domingo da Santíssima Trindade.

Começou a ser celebrado em 1246, na cidade de Liège - Bélgica. Esta celebração foi alargada a toda a Igreja Católica, em 1264, pelo Papa Urbano IV.
Chegou a Portugal provavelmente nos finais do Século XIII e tomou a denominação de Festa de Corpo de Deus, embora o mistério e a festa da Eucaristia seja o Corpo de Deus.

CELEBRAÇÕES EM PORTUGAL
Nas Celebrações Religiosas no nosso País organizam-se Missas e Procissões.
Como os Reis passavam por cima de tapetes, as pessoas preparam o caminho por onde a Hóstia vai passar, colocando no asfalto também um tapete de flores, tintas e serragem.

O cortejo processional da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo prolonga a Eucaristia. Logo depois da missa, a Hóstia nela consagrada é levada para fora do espaço celebrativo, a fim de que os fiéis dêem testemunho público de fé e veneração ao Santíssimo Sacramento.
A Igreja acredita que o Santíssimo Sacramento, ao passar no meio das cidades, promove expressões de amor e agradecimento por parte dos fiéis, sendo também para fonte de bênçãos.

NA PROCURA E NO ENCONTRO COM UM "AMIGO"
Nós estivemos nas Celebrações da Paróquia do Cacém, na cidade de Agualva-Cacém - Portugal.
O Reverendo Padre Rocha enquadrou nestas festas a Profissão de Fé de um grupo de jovens.
Esta renovação das promessas do Baptismo foi muito bem acolhida pelos fiéis, que encheram por completo a respectiva Igreja.
Como as celebrações exigiam,  foi organizada a Procissão pelas ruas da paróquia, com a hóstia consagrada no respectivo ostensório, a Custódia, conforme observamos nas fotos.

Para encerrar as cerimónias, as mães dos jovens que fizeram a sua Profissão de Fé reuniram-se junto do celebrante para encomendarem os seus filhos à Virgem Maria.




Depois, aproveitando o anfiteatro formado pela escadaria do templo, o grupo de jovens encomendados prepararam-se para a foto de família.

Assistimos a umas celebrações cheias de brilho.
A Paróquia do Cacém esteve muito bem com estas maravilhosas festas.
Os nossos sinceros parabéns!

terça-feira, junho 01, 2010

ANIVERSARIANTES DE JUNHO 2010 - Beijós



ANIVERSARIANTES BEIJOSENSES

Que tenhamos conhecimento, durante este mês, vão comemorar o seu aniversário natalício os seguintes Beijosenses:

07.JUN (1939) - Alexandre Coelho Baptista -> Brasil
11.JUN. (1928) - António Coelho Baptista
21.JUN. (1965) - Isaura Amaral Loureiro Abrantes 
23.JUN. (1964) - Lígia Pina Costa Almeida

Desejamos a todos um feliz aniversário, com muita saúde e alegria. 

sábado, maio 29, 2010

DE BEIJÓS > A SETÚBAL - PORTUGAL - A Maior Sardinhada do Mundo

2010.MAI.29 - A CIDADE DE SETÚBAL FEZ TUDO PARA BRILHAR

Esperámos o comboio na Estação de Campolide-Lisboa e lá fomos rumo ao Sul, até à Capital do Sado.
Tínhamos que estar presentes. Sempre comemos meia dúzia daquele peixe. Que não fosse por nossa falta que a cidade de Setúbal não entrasse no mais famoso Livro do Mundo.
Fomos conviver, colher imagens, ouvir e ver em directo no local para melhor podermos falar do evento.
O dia chegou muito envergonhado. O céu estava tapado com nuvens que ameaçavam largar a água, mas o patrono de Setúbal, São Francisco Xavier, lá deve ter intercedido pela sua cidade e, então, ao meio dia as nuvens deixaram que o sol beijasse aquela Terra.
Saímos da rotina do quotidiano. Aproveitámos e fizemos uma nova visita àquela bela cidade.
O Largo José Afonso, na cidade de Setúbal, foi o espaço escolhido para receber os visitantes.
Seis mil quilos de Sardinha, para assar e distribuir gratuitamente por seis mil pessoas. Isto era o programa. Os 6.000 kg de sardinha lá estavam, logo pela manhã, no interior de um camião, à espera que aparecessem os clientes para comer.
As portas do espaço foram abertas pelas 11;00 da manhã e os festejos terminam às 23;00.
A Senhora Presidente da Câmara, logo que chegou, cerca das 12;30, colocou as primeiras sardinhas no assador, para que se desse início à festa.
Logo de seguida, os cem metros de assador, tantos metros quantos anos o Vitória Futebol Clube comemora em 2010, encheram-se de sardinha e toda a gente a trabalhar à sua volta. Não havia tempo a perder, porque às 20;00 toda a sardinha tinha que estar comida.
Uma hora depois do início já tinham saído do camião 2.500 kg de peixe e já tinham entrado no recinto 6.500 pessoas. Já tinha sido ultrapassada a previsão.
A organização do evento estava excelente, com os Setubalenses a colaborarem e a ajudarem nos mais diversos trabalhos.
Nada foi deixado ao acaso. Nestas coisas de se entrar para o Guinness não se brinca. Tudo foi feito ao pormenor.
Tudo contado, pesado e fiscalizado.
Parabéns às pessoas que se envolveram e trabalharam para levar mais longe o nome de Setúbal, cidade piscatória de Portugal.
Deixamos algumas das imagens que colhemos:

DE BEIJÓS > À CIDADE DO PORTO - PORTUGAL

2009.NOV.29 - CENÁRIO QUE NOS DESLUMBRA

Apesar de um Outono frio e a ameaçar chuva, não resistimos a visitar esta bela cidade do Norte de Portugal.
Já tínhamos passado por ali noutras andanças, normalmente com pouco tempo para desfrutar das maravilhas que o cenário nos oferece.
Descemos até à Ribeira, para contemplar a sua parte histórica.
Estivemos no local onde foi a célebre Ponte das Barcas e fomos também provar o Vinho do Porto numas das caves mais conceituadas do nosso País.
Ficámos maravilhados com a arquitectura dos edifícios portuenses. É um património muito rico. Aquelas casas construídas em pedra com as frontarias dos edifícios muito trabalhadas.
Foi um bom passeio e alimentamos a esperança de voltar noutra época, para podermos obter outras imagens mais animadas ainda.
O que os nossos olhos viram e a objectiva registou:

quinta-feira, maio 27, 2010

21 - A EXPRESSÃO DOS NOSSOS GESTOS

ESTE CASTELO DESPERTA EM NÓS ADMIRAÇÃO, APREÇO E A CURIOSIDADE PELA SUA HISTÓRIA.
OS NOSSOS GESTOS TAMBÉM DESPERTAM A ATENÇÃO DAS PESSOAS COM QUEM CONVIVEMOS

A nossa postura será observada permanentemente. Há pequenos erros que derivam da expressão corporal e que devemos evitar. Vejamos alguns conselhos:

» Numa conversa, não se meta debaixo do nariz do seu interlocutor. Mesmo que a conversa seja apaixonante, abstenha-se de lhe tocar.
» Beba sem ruído, sem sorver o líquido.
» Quando estiver a falar, nunca leve à boca um lápis, um fósforo, nem sobretudo um palito.
» Nunca fale com o cigarro na boca, nem a mastigar a pastilha elástica.
» Um homem nunca tira o casaco a menos que seja convidado a fazê-lo e em caso algum o fará se usar suspensórios.
» Ponha sempre a mão diante da boca para tossir, bocejar, espirrar. Esse facto deve passar despercebido e é supérfluo sublinhar o gesto com um "santinho!" ou qualquer expressão do género.
» Olhar o vazio ou por cima do ombro do interlocutor denota falta de cortesia, tal como fixá-lo com insistência. Podemos escutá-lo fazendo alguns movimentos com a cabeça e, se vamos a andar, virando-nos algumas vezes para ele.
» Falar de um para o outro extremo da mesa é uma falta de educação, assim como interpelar alguém de um para outro grupo numa grande reunião.
» Ainda que tenha uma voz de rouxinol, é de mau gosto cantarolar repetidamente uma canção que lhe baila na cabeça, ou assobiá-la em público.
» Rir à gargalhada, rir muito e principalmente rir das próprias brincadeiras é deslocado. Mais grave ainda é rir de um erro cometido por alguém do grupo que nos rodeia.
» As mãos podem ser muito expressivas, mas é necessário sabermos servir-nos delas:
- Principalmente os homens não devem andar com elas enfiadas nos bolsos.
- Não devemos colocá-las nas ancas, à maneira das vendedeiras do mercado.
- Não nos servimos delas para nos agarrarmos a uma poltrona, nem para segurarmos alguém pelo botão do colete.
- Não faremos estalar as articulações, nem nos poremos a brincar com os dedos.
- Não cruzaremos as mãos sobre o peito à maneira das grandes cantoras. Diz-se que isso as ajuda a cantar melhor, mas, para o comum dos mortais, torna-se ridículo.
» Tamborilar sobre a mesa, como sinal de impaciência, é também um gesto a evitar.
- Agitar demasiado as mãos durante a conversa faz-nos parecer uma bandeira sacudida no cimo do mastro.
- Meter os dedos no nariz, depois da primeira infância, é muito pouco gracioso, para não dizer grosseiro.
» Os óculos de sol são um belo instrumento para proteger os nossos olhos da intensidade de claridade ou da luz solar, todavia, poderá denotar falta de respeito, quando se fale com alguém sem os tirar.
» Evitar dizer apartes numa reunião. Se tem coisas íntimas a contar, faça-o em conversas particulares.
» É muito grosseiro empregar uma língua estrangeira para comunicar uma mensagem a uma pessoa que fala a mesma língua que nós.
- Isso poderá causar surpresas muito desagradáveis se se disser qualquer coisa descortês, tendo em conta o grande número de pessoas que estudam actualmente línguas estrangeiras.
» Evite interromper a pessoa que conta qualquer coisa, com expressões como:
- "evidentemente"
- "bem entendido"
- "com certeza"
... ou qualquer outra que dê a entender que está mais ou menos interessado na conversa.
- Se se trata de um mau hábito, será necessário corrigir-se.
» São atitudes erradas que provam falta de tacto:
- Contar os seus pequenos problemas familiares;
- Falar sobre as suas dificuldades financeiras;
- Dissertar sobre as proezas da sua progenitora;
- Fazer prelecções gratuitas de moral;
- Criticar e pretender corrigir os defeitos alheios;
- Dar a sua opinião sobre um assunto que não conhece.
... as pessoas instruídas são geralmente as que escondem o seu saber para utilizarem só na altura própria.

SUGESTÕES PARA FACILITAR OS CONTACTOS HUMANOS E SOCIAIS
» Saiba dominar a sua língua. Mais vale falar pouco do que falar de mais.
» Cultive um tom de voz agradável e persuasivo. A maneira como as coisas são ditas impressiona muitas vezes mais do que aquilo que se diz.
» Evite fazer promessas a propósito de tudo. A honestidade exige que as cumpra a todo o custo.
» Evite a crítica destrutiva. A crítica só é válida quando é construtiva.
» Nunca deixe escapar a oportunidade de dizer bem de alguém. É um investimento que dá óptimos dividendos.
» Mostre interesse pelos outros:
- Pelo seu trabalho;
- Pela sua família;
- Pela sua vida;
- Alegrar-se com eles e entristecer-se com os seus desgostos demonstra o seu respeito por eles, seja qual for a sua importância.
» Cultive o bom humor:
- Evite aborrecer as pessoas que o rodeiam com a descrição das suas tristezas, dos seus desapontamentos, dos males que lhe fizeram. Todos nós temos um fardo a suportar.
» Mantenha um espírito aberto:
- Discutir não quer dizer argumentar;
- Uma inteligência superior reconhece-se pela maneira como pode exprimir uma opinião diferente sem agressividade.
» Deixe as suas boas qualidades falarem por si próprias e recuse-se a discutir vícios dos outros.
» Evite a bisbilhotice. É uma perda de tempo e pode ser extremamente perigoso.
» Evite ferir alguém. Fazer humor à custa de outros raramente provoca a admiração de um auditório.
»Ignore as observações desagradáveis a seu respeito. Elas têm muitas vezes a sua origem numa pessoa mal informada, invejosa, ignorante, que sofre de perturbações nervosas ou de má digestão. O seu modo de agir contestará muito simplesmente esses mexericos.
» Não procure receber todo o crédito a que se julga com direito:
- Faça as coisas o melhor que puder e seja paciente.
- Seja modesto e deixe que os outros o julguem.
- O sucesso assim obtido tem um sabor muito mais agradável.
(By MFJ - PAZ)

terça-feira, maio 25, 2010

DE BEIJÓS > A MONTE REAL - PORTUGAL > BASE ABERTA 2010

2010.MAI.23 - BA5 - MONTE REAL - PORTUGAL

A Base Aérea N.º 5 - Monte Real, nesta data, abriu as suas portas e, entre as 10;00 e as 18;00, franqueou o seu espaço a todos os visitantes que acolheram de bom grado esta oportunidade.
O dia, com um Sol brilhante e quente, proporcionou uma visita invulgar àqueles espaços da Força Aérea Portuguesa.
Além das fotografias que desejávamos do evento, movia-nos a intenção de voar, para ver dos céus a paisagem que o Mundo nos oferece em São Pedro de Moel, Vieira de Leiria e Pedrogão Grande, naquelas praias do litoral Oeste.
Por isso, passamos parte do tempo em filas, para conseguir obter bilhete para o Baptismo de Voo. Conseguimos o Bilhete 705.

Durante toda a manhã, o avião EADS C-295 M não parou de sobrevoar aquela parte da Costa Portuguesa a mostrar aos alunos das escolas a maravilhosa paisagem que observavam lá do alto. Nestas coisas, quando há muita gente, reduz-se o tempo de voo. Certa de 10 minutos apenas a sobrevoar aquelas praias e o Oceano Atlântico.
O nosso voo, o primeiro da tarde, para adultos, só pode realizar-se depois das exibições das esquadrilhas dos F 16, que maravilharam os visitantes com as suas habilidosas manobras lá nos altos, conforme poderemos concluir pelas imagens que apresentamos no final. Por isso, só conseguimos iniciar a viagem para cima do Atlântico às 17;30. Apesar de o vento baloiçar um pouco com a aeronave e o nosso lugar, nos bancos do centro do avião, que nos impediu de colher as tão desejadas imagens para divulgarmos aqui, pelas vigias pudemos observar as paisagens daquelas praias douradas do Oeste. Mesmo assim valeu a pena para remexer um pouco com os nossos arquivos memoriais.
Tempos que nos deixaram muitas coisas maravilhosas e que guardamos com saudade.
Por isso e para reavivarmos a memória e nos actualizarmos com as mudanças constantes do Mundo, convém que de vez em quando regressemos ao ponto de partida.
Foi também o que nos animou para esta viagem. Recordar os lugares por onde andámos outrora e ver que alterações se operaram no meio ambiente que também foi o nosso, entre 17.JAN.1967 e 28.NOV.1968. Foi uma viagem ao passado que só consta nas nossas memórias, porque foram grandes as alterações que se deram naquele espaço que foi o nosso habitat.
Do aquartelamento para Norte a paisagem poucas alterações sofreu.
Aquele cenário que nos saciava as emoções em cada dia, onde o Sol teimava em pousar a sua luz, entre o amanhecer e o ocaso, onde os aviões em permanente movimento operavam nos seus treinos, e onde, em Maio de 1967, SS O PAPA Paulo VI, no Caravela da Alitália, pousou para que SS estivesse presente nas Celebrações religiosas no Santuário de Fátima, permanece quase igual. Aí sim! Deu para matar as saudades do passado que consumiu a nossa juventude.
A Torre de Controle e o célebre Relógio de Sol, lavrado suadamente naquele calcário arredondado em forma de mesa, mantêm-se inalterados.
Por tudo de bom que observámos, valeu a pena viajar.
Deixamos algumas imagens!

domingo, maio 23, 2010

BEIJÓS > PARAÍSO QUE NOS DÁ PRAZER...


BEIJÓS COM IMAGEM INCLINADA - OUTRA FORMA DE OBSERVAR

Da Vinha da Casa, a nossa objectiva pregou-nos a partida e procurou colher uma imagem de quase toda a extensão ocupada por Beijós.
Dá-nos uma vista invulgar da nossa Aldeia.

Também é bom ter sensibilidade para, de vez em quando, ver as coisas da vida de maneira diferente.

MAS VENHAM A BEIJÓS CONNOSCO - PARA RECORDAR:
(...)
Quem quer vir a Beijós comigo,
Contemplar um jardim em flor,
Onde há sempre um bom amigo,
Ambiente puro e acolhedor.

Quem quer vir a Beijós comigo,
Ver na minha Terra Natal,
Seus verdes campos de trigo,
Puras águas e frôndeo pinhal.

III
Aldeia Beirã, agrícola por tradição,
Com as ribeiras, por Cristo abençoada
Com o Padroeiro, Seu Percursor S. João,
Fez deste lugar a Terra mais desejada.
IV
Seus camponeses, com vontade de vencer,
Não regateiam o esforço do lavrar,
Muito orgulhosos, defendem o seu Prazer,
De manter Beijós do concelho o Pomar.
(...)
SIGAM-NOS»»» em visita guiada por alguns campos da nossa Aldeia.
Ainda que a agricultura portuguesa não esteja na sua melhor fase, poder-se-á confirmar como os Beijosenses orgulhosamente tratam os terrenos.

sexta-feira, maio 21, 2010

DE BEIJÓS > AO PARQUE DA MINA - MONCHIQUE - PORTUGAL

2009.OUT.22 - VALE DO BOI

Naquela tarde de Outono, quase sem destino, subíamos em direcção à Serra de Monchique, pela Estrada Nacional 266. Percorridos que estavam cerca de 12 Km da cidade de Portimão, do lado direito, encontrámos uma preciosidade, PARQUE DA MINA, já no sopé da referida serra.
A interrogação pairava-nos na cabeça, mas, no final da visita, concluímos ter encontrado um tesouro, quase escondido no meio de uma vegetação natural.
Um Museu vivo, com muitos animais, muitos utensílios antigos e com uma casa de habitação do início do Século XVIII, totalmente mobilada. Próximo as ruínas de uma mina de extracção de minério do Século XVII.















Com tudo o que vimos ficámos maravilhados, cujas fotos principais aqui fazemos questão de reproduzir:

quarta-feira, maio 19, 2010

DE BEIJÓS > A MONTE ABRAÃO-SINTRA-PORTUGAL - Favada

2010.MAI.13 - "AMIGO" » AQUELE QUE TEM LUGAR CATIVO NA NOSSA MESA E AQUELE QUE SE ORGULHA DA NOSSA COMPANHIA NA SUA REFEIÇÃO.




As amizades nascem do nada.
Por vezes são difíceis de conseguir, mas o tempo encarrega-se de as solidificar.

Uns quantos estranhos que se reúnem duas vezes por semana com os mesmos propósitos, para cuidar da saúde e do bem estar.
Em devido tempo, o Sr. Joaquim lá deu a dica de que já tinha semeado as favas, num terreno, ali para os lados das Azenhas do Mar - Ericeira.
Foi o bastante, para que ele, de tempos a tempos, tivesse que explicar como se estavam as favas a desenvolver.
Nasceram e cresceram normalmente, mas continuavam a estar na memória do grupo, até chegar a altura da sua colheita, para um almoço entre voluntários.
O cozinheiro, Sr. João, franqueou-se para tratar deste acepipe.

Depois foi só uma questão de organização e conjugação de vontades e aí estão eles, numa sala de jantar muito especial, desalojando-se o automóvel, ali abancaram para consumir aquela bela "favada".

Engraçado é que, desta vez, ninguém pagou as favas! Nem ninguém os mandou à... a elas!
Mas, depois que se começou a falar neste almoço... "foram favas contadas"!
Valeu a pena.
Foi um almoço à lavrador.
Não faltou nada naquela mesa.
Acima de tudo reinou a alegria com que todos se reuniram.
Foi muito bom este convívio.
O Grupo está de parabéns pela forma como, espontaneamente, se organizou.
Já se ouvem vozes a falar num outro.
Estará para breve? Fala-se na batata à racha com sardinha assada à moda de Beijós.

segunda-feira, maio 17, 2010

DE BEIJÓS > A BELMONTE - PORTUGAL - Na rota da História

2009.OUT.03 - UMA VISITA A BELMONTE

Na rota das Localidades Históricas portuguesas, era forçoso passar por Belmonte.
Algumas coisas vimos de novo.
O seu castelo teve algumas melhorias e ganhou um anfiteatro para divulgação da cultura.
A entrada Nascente da Vila também foi requalificada e muito mais embelezada.
A Vila ganhou o Museu dos Descobrimentos, na casa Cabral, o qual estamos ansiosos para visitar, para enriquecermos os nossos conhecimentos sobre o período áureo de Portugal no Mundo e sobre Pedro Álvares Cabral, obreiro da descoberta do Brasil, em 1500, que tem motivado, através dos tempos, a escrita de páginas gloriosas na História de Portugal.

Há sempre qualquer coisa que nos desperta a curiosidade. Esta Vila, segundo consta, possui a maior comunidade Judaica, em Portugal. Gostaríamos de visitar a SINAGOGA, como visitamos um Templo Católico, mas não nos foi permitido, por não estarmos incluídos no seu grupo de fiéis.
Ficámos à porta, momentaneamente, para observarmos o movimento dos fiéis do Judaísmo. Era chegada a hora de início das suas práticas religiosas e constatámos que a rua, inesperadamente, encheu-se de gente, homens e senhoras, em direcção à Sinagoga. Fomos saudados por eles com um vocábulo estranho, que, segundo apurámos, equivale ao "Boa Tarde" em português.
Regalámo-nos a contemplar a bela paisagem que se avista de Belmonte, já no fim da tarde. Era imperdível viver por momentos os singulares cenários paisagísticos que a natureza nos oferecia.

Curiosamente, encontrámos este singular monumento ao Emigrante, que em nosso entender está muito bem pensado, muito bem concebido, como podemos avaliar pela foto.
*****************************************
SUGESTÃO PARA CONSTRUIR EM BEIJÓS UM MONUMENTO AOS EMIGRANTES E IMIGRANTES
Pouco depois de em Beijós ter sido inaugurado o monumento aos Ex-Combatentes do ex-ultramar português, abordámos o Senhor Presidente da Junta, o Nosso Amigo Agostinho Nascimento, também ele ex-emigrante, a quem observamos sobre a criação de um monumento ao Emigrante, porque da freguesia de Beijós, como de outras localidades portuguesas, a partir da década de sessenta, do Século passado, muita gente se deslocou para os países do centro da Europa.
Entendemos que também se justificará um monumento aos Emigrantes e Imigrantes Beijosenses.
Será um bom motivo para realçar o seu papel no progresso de Beijós e de Portugal.
Na altura que travámos algum diálogo com o nosso Querido Amigo Nascimento, ousámos dar a nossa opinião sobre o local onde poderia ser instalado, para que não ficasse tão próximo do dos ex-combatentes.
Estamos convictos de que, numa primeira oportunidade iremos ver os ex e os actuais Emigrantes e Imigrantes Beijosenses unidos neste empreendimento.

sábado, maio 15, 2010

20 - À PROCURA DE EMPREGO






« (Imagem da Net)




VAMOS RECORDAR ALGUNS PASSOS IMPORTANTES
"Encontrar um emprego, quer se trate do primeiro quer de uma mudança, é uma experiência difícil e frequentemente traumatizante.
Há que recordar que as boas maneiras aplicadas à vida profissional não diferem das boas maneiras da vida privada ou social. Todas as regras de que falámos anteriormente são simplesmente a melhor maneira de facilitar as relações humanas, mas são igualmente a melhor forma de conseguir obter sucesso.
As empresas publicam geralmente ofertas de emprego nas colunas dos jornais, referindo um número de telefone a contactar para marcar uma entrevista, ou pedindo resposta por escrito que inclua o curriculum vitae (habilitações, experiência anterior, línguas faladas ou escritas, etc.)
É muito importante a preparação cuidadosa de um pedido de emprego ou a redacção de um curriculum vitae. Referiremos numa outra oportunidade o cabeçalho e as fórmulas de delicadeza que devem ser utilizadas. Se se trata de um apartado ou de um anúncio indicado por número, escolheremos fórmulas menos pessoais.
Utiliza-se papel de carta de cor branca ou neutra, de formato comercial de preferência. Em cima, à esquerda, escrevemos o nosso nome e à direita, à mesma altura, o nosso número de telefone. Mais abaixo, à direita, indicaremos o nome da rua e o número, por baixo o local (cidade, condado, província) e, sempre por baixo, a data, mês, ano.
À esquerda, sob o nome, escrevemos o endereço da casa destinatária ou o número de código do anúncio.
Os parágrafos da carta devem ser claramente repartidos e a letra não deve ser descuidada. Deverá recomeçar, corrigir a letra tantas vezes quantas as necessárias, à mão ou à máquina, por forma que não fique imperfeita.
No decurso dos nossos inquéritos, os directores de pessoal disseram-nos que tinham muito boa impressão de um pedido de emprego ou de um curriculum vitae escritos à mão, desde que esses documentos estivessem limpos, legíveis e bem ordenados.
Essa carta deve indicar resumidamente as escolas que o pretendente frequentou, os empregos que teve, os conhecimentos específicos e as capacidades pessoais, seguindo-se-lhes a indicação das referências e as condições de contrato no caso de terem sido especialmente pedidas.
Recordamos que existem agências de emprego que oferecem também os seus serviços com vista à preparação de um curriculum vitae e se encarregam de obter os documentos necessários.
O convite para o interessado se apresentar pessoalmente a uma entrevista obriga a que esta seja preparada com cuidado.
Ninguém se opõe abertamente, hoje em dia, a que as pessoas andem vestidas com jeans, mas a maioria dos directores de pessoal estão de acordo em dizer que a pontualidade na apresentação à entrevista e uma aparência física cuidada causam sempre uma primeira impressão favorável.
Cabelo bem penteado, mãos e unhas limpas, um mínimo de maquilhagem, roupa bem passada a ferro, uma atenção especial aos cuidados com a higiene pessoal , ajudarão a criar um clima de simpatia desde o início da entrevista. Se houver um formulário a preencher, é necessário fazê-lo atentamente, com letra de imprensa e seguindo bem as instruções. Não é por fantasia que se pede, por exemplo, que se comece por escrever o apelido, mas sim para facilitar o trabalho de classificação a executar posteriormente
Os jovens que procuram emprego para as férias devem responder francamente às perguntas que são feitas no formulário, sobretudo às que dizem respeito à data precisa em que poderão entrar em funções e ao número de semanas disponíveis para o seu emprego de Verão.
Este primeiro emprego é de grande importância para os estudantes, que assim o poderiam ver renovado todos os anos no Verão, enquanto durassem os seus estudos, durante as férias da Páscoa ou ainda, a tempo parcial, durante o ano lectivo.
Trata-se frequentemente de uma experiência que pode abrir-lhes caminho para uma carreira, uma vez que a companhia ou a empresa que os contrate poderá formar uma opinião sobre a sua competência e a qualidade de serviços prestados."
(By MFJ)

sexta-feira, maio 14, 2010

BEIJÓS > E A VISITA DE BENTO XVI - LISBOA - IV

112045MAI2010 - LISBOA DESPEDIU-SE DE SS O PAPA
"O DEPOIS"
No final das celebrações no Cais das Colunas, todas as ruas eram demasiado estreitas para sair da Praça do Comércio.
O público aglomerou-se à entrada de todas as artérias, esperando pacifica e ordeiramente que as pessoas, que já tinham iniciado a caminhada para apanhar os transportes públicos, seguissem os seus destinos e libertassem espaços por onde outros as haviam de seguir.
Cumpre-nos aqui realçar o trabalho desenvolvido pelo pessoal da Polícia de Segurança Pública, que, no cumprimento da sua nobre missão, esteve sempre muito atento a todo o ambiente que o rodeava, apoiando o público que se deslocava em todas as direcções.
Fomos observando os movimentos da multidão entre o Terreiro do Paço e a Estação da CP do Rossio.
Para fazer tempo, vimos muita gente a tomar lugar nas esplanadas dos restaurantes para jantar.
A Estação dos comboios da CP - Rossio, inesperadamente, ficou pejada junto das bilheteiras, porque o público sazonal procurava obter o título de transporte para seguir viagem. Estamos convencidos de que, perante o que observámos, quer no Metropolitano quer nas outras Estações da CP, ter-se-ão vivido situações semelhantes.
A CP, que já esperava avalanche, preparou comboio atrás de comboio, os quais se enchiam rapidamente. As composições partiam com intervalos de cinco minutos, em direcção a Sintra.
Realmente, parecia tudo colaborar com as preocupações do público em chegar a casa rapidamente, depois dos bons momentos de Paz vividos nestas festas.
Vejamos:

quinta-feira, maio 13, 2010

BEIJÓS > E A VISITA DE BENTO XVI - LISBOA - III

111815MAI2010 - NO TERREIRO DO PAÇO - LISBOA - "O DURANTE II"
Cerca de 200.000 pessoas
encheram por completo a Praça do Comércio/Terreiro do Paço, em Lisboa, e outras artérias contíguas, para assistirem de perto à Missa Celebrada por SS O Papa Bento XVI, sobre o Cais das Colunas, de costas voltadas para o Rio Tejo, local de onde, outrora, os Portugueses se faziam ao mar à descoberta de outros Povos, a quem, na Evangelização, levaram a palavra de Jesus Cristo, Salvador.
*****************************************
"... Naquele tempo os onze discípulos partiram para a Galileia, em direcção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram-n'O;
mas Jesus aproximou-Se e disse-lhes: « Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei.
Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos»" >>> (Mt 28, 16-20).
**********************************************
A cerca de 100 metros da Praça do Comércio, na Praça do Município, perante a falta de espaços no Terreiro do Paço, foi colocado um ecrã gigante, para que outros Fiéis pudessem assistir às celebrações, comodamente sentadas nas cadeiras que ali foram colocadas.
Em clima de festa e de fé, viveram-se momentos de forte motivação e muita alegria, nas Celebrações Presididas pelo Chefe Supremo da Igreja Católica.
Numa mensagem de Paz e de Esperança SS convidou todos os Cristãos a Confiar em Cristo Redentor.
Vejamos as imagens:

quarta-feira, maio 12, 2010

BEIJÓS > E A VISITA DE BENTO XVI - LISBOA - II

111245MAI2010 - PRIMEIRO DIA DA VISITA DE BENTO XVI A PORTUGAL - "O DURANTE I"

Foi em ambiente de festa que o Povo de Lisboa, logo pela manhã, com frio e chuva, se reuniu em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, para saudar e dar as boas vindas a S.S. O PAPA - BENTO XVI.

A meio da manhã, já os últimos preparativos estavam a ser ultimados, com os ensaios dos toques e do desfile, para as honras militares, que Lhe foram prestadas pelas Forças Armadas Portuguesas.

À sua chegada, S.S. foi recebido pelo Senhor Presidente da República Portuguesa, e pela Banda da Armada foram tocados os Hinos da Santa Sé e o Nacional de Portugal.
Foi o primeiro passo, para o início de um dia que prometia ser longo.
Aqui apresentamos as imagens das primeiras cerimónias e do local, Belém (Mosteiro dos Jerónimos) > Lisboa - Portugal, onde elas decorreram.

segunda-feira, maio 10, 2010

BEIJÓS > E A VISITA DE BENTO XVI - LISBOA - I

20100510 - FOMOS VER " O ANTES"

Fomos fazer o reconhecimento do espaço que o Santo Padre irá pisar, em 1118002010.
Tudo está a ser tratado ao pormenor.
O Cenário vai ficar num enquadramento maravilhoso com o Tejo ao fundo.
Muita gente que, como nós, perante as dificuldades que se adivinham para "O DURANTE", quiseram ver calmamente o ambiente que vai envolver todo o espaço da Praça do Comércio, em Lisboa - Portugal.
Quando nos propusemos falar com os nossos amigos, alguém nos foi segredando "- se quiserem um lugarzito lá à frente, pelos rumores que já se ouvem, convém vir cá dormir".
A ideia não nos desagradava de todo, mas teremos outras tarefas para desenvolver durante o dia.
Porém, advinha-se que haverá muito boa gente que a próxima noite não irá dormir na cama. Haverá pessoas que vão ter o prazer de desfrutar dos frescos ares do Rio Tejo, que com elas irá falando durante toda a noite, enquanto vai acariciando a sua margem direita, ali mesmo junto ao Cais das Colunas.

domingo, maio 09, 2010

DE BEIJÓS > À CIDADE DE AGUALVA - CACÉM - "Alegrai-vos"


20100424 - ÀS 21,30 - CONCERTO COM O PADRE JOSÉ LUÍS BORGA E A SUA BANDA

Solidariedade > Palavra carregada de significado, que nos arrasta o pensamento para alguém que está mesmo ali ao nosso lado e que tem dificuldades em ultrapassar situações delicadas.
Isto não significa que as necessidades sejam somente das pessoas. Quantas instituições também pedem apoio para que possam edificar-se e disponibilizar-se para acolher quem mais necessita.
Um simples gesto de boa vontade será o suficiente para dar o impulso que faltava para com os que mais sofrem.
Esse gesto, para levar por diante Obras Sociais e para dinamizar as Missões, foi promovido pelo encontro do Padre José Luís Borga e a sua Banda com as gentes da Paróquia do Cacém-Portugal.
O seu concerto arrastou a multidão que esgotou a lotação do respectivo Salão Paroquial.
Foi muito bom!
A boa disposição e as músicas com que o Padre Borga brindou o seu público deram ânimo a todos os presentes que se propuseram a estar mais próximos daqueles que mais precisam.
Parabéns pelo evento!

sexta-feira, maio 07, 2010

BEIJÓS E OS REBANHOS

A PASTORÍCIA

««« Este rebanho é o do nosso Amigo João Rocha

Naquelas terras onde, outrora, Viriato apascentou as suas ovelhas, a pastorícia nunca foi abandonada.
Os agricultores de Beijós sempre tiveram que possuir gado bovino, ovino ou ovideo e outros animais para obterem alguns dos seus rendimentos e os estrumes para fortalecer os seus campos, para que melhor pudessem produzir e garantir a agricultura intensiva.
Alguns conseguem manter essa agricultura, para satisfazer as necessidades dos seus clientes, com as cenouras, as couves, os nabos, as alfaces, as cebolas, etc., agora utilizando como fertilizante os estrumes dos aviários.
Todavia, à semelhança daquilo que se passa por todo o nosso País, a agricultura tradicional daqueles terrenos também tem vindo a ser abandonada por não ser rentável.
Muitos dos terrenos onde eram cultivados milho, centeio, cevada, trigo, etc., agora são lavrados e ocupados com aveia, para pastos dos rebanhos.
Viriato não preparara assim os campos para ter pastos para as suas ovelhas, seguramente que os apascentava por montes e vales, entre o Caramulo e a Estrela, onde houvesse pasto espontâneo.
Como dizíamos a agricultura em Portugal entrou em declínio porque outros países da Europa com produções mais rentáveis, conseguem abastecer os nossos mercados com produtos mais económicos.
Por isso, os agricultores de Beijós, alterando alguns hábitos e aproveitando alguns incentivos do Governo, optaram por se dedicar mais à criação de gado, formando maiores rebanhos que vão apascentando pelos seus campos.
Com as ovelhas conseguem mais rendimento, porque, além dos animais que vão criando e vendendo, também exploram o leite, recolhido diariamente pelas queijarias da região, que o transformam em queijo e assim vai entrar na cadeia alimentar humana com maior facilidade, cujo produto também segue para a exportação.
Na época da Páscoa 2010, percorremos os campos ao redor da nossa Aldeia e verificámos que, aqui e além, havia muitos e grandes rebanhos a pastar, conforme se poderá constatar pelas imagens que difundimos.
Os Beijosenses, empreendedores como são, não cruzam os braços e, em cada dia, renovam os seus esforços por uma vida mais favorável e mais lucrativa.
Enfim, são as lutas a que o Mundo obriga!

quarta-feira, maio 05, 2010

BEIJÓS > E A VISITA DE BENTO XVI - LISBOA

2010.MAI.11 - LISBOA COM BENTO XVI
Sua Santidade o Papa Bento XVI vai passar por Lisboa.
Esta visita, pelas notícias que vão circulando, irá arrastar uma multidão entre 150.000 - 200.000 pessoas.
Por isso é de prever que a Capital, nesse dia, fique pejada de gente. Nem a pé se poderá passar livremente.
Aqui difundimos os horários dos seus passos e algumas recomendações úteis, para quem se dispuser a segui-lo.