domingo, maio 09, 2010

DE BEIJÓS > À CIDADE DE AGUALVA - CACÉM - "Alegrai-vos"


20100424 - ÀS 21,30 - CONCERTO COM O PADRE JOSÉ LUÍS BORGA E A SUA BANDA

Solidariedade > Palavra carregada de significado, que nos arrasta o pensamento para alguém que está mesmo ali ao nosso lado e que tem dificuldades em ultrapassar situações delicadas.
Isto não significa que as necessidades sejam somente das pessoas. Quantas instituições também pedem apoio para que possam edificar-se e disponibilizar-se para acolher quem mais necessita.
Um simples gesto de boa vontade será o suficiente para dar o impulso que faltava para com os que mais sofrem.
Esse gesto, para levar por diante Obras Sociais e para dinamizar as Missões, foi promovido pelo encontro do Padre José Luís Borga e a sua Banda com as gentes da Paróquia do Cacém-Portugal.
O seu concerto arrastou a multidão que esgotou a lotação do respectivo Salão Paroquial.
Foi muito bom!
A boa disposição e as músicas com que o Padre Borga brindou o seu público deram ânimo a todos os presentes que se propuseram a estar mais próximos daqueles que mais precisam.
Parabéns pelo evento!

sexta-feira, maio 07, 2010

BEIJÓS E OS REBANHOS

A PASTORÍCIA

««« Este rebanho é o do nosso Amigo João Rocha

Naquelas terras onde, outrora, Viriato apascentou as suas ovelhas, a pastorícia nunca foi abandonada.
Os agricultores de Beijós sempre tiveram que possuir gado bovino, ovino ou ovideo e outros animais para obterem alguns dos seus rendimentos e os estrumes para fortalecer os seus campos, para que melhor pudessem produzir e garantir a agricultura intensiva.
Alguns conseguem manter essa agricultura, para satisfazer as necessidades dos seus clientes, com as cenouras, as couves, os nabos, as alfaces, as cebolas, etc., agora utilizando como fertilizante os estrumes dos aviários.
Todavia, à semelhança daquilo que se passa por todo o nosso País, a agricultura tradicional daqueles terrenos também tem vindo a ser abandonada por não ser rentável.
Muitos dos terrenos onde eram cultivados milho, centeio, cevada, trigo, etc., agora são lavrados e ocupados com aveia, para pastos dos rebanhos.
Viriato não preparara assim os campos para ter pastos para as suas ovelhas, seguramente que os apascentava por montes e vales, entre o Caramulo e a Estrela, onde houvesse pasto espontâneo.
Como dizíamos a agricultura em Portugal entrou em declínio porque outros países da Europa com produções mais rentáveis, conseguem abastecer os nossos mercados com produtos mais económicos.
Por isso, os agricultores de Beijós, alterando alguns hábitos e aproveitando alguns incentivos do Governo, optaram por se dedicar mais à criação de gado, formando maiores rebanhos que vão apascentando pelos seus campos.
Com as ovelhas conseguem mais rendimento, porque, além dos animais que vão criando e vendendo, também exploram o leite, recolhido diariamente pelas queijarias da região, que o transformam em queijo e assim vai entrar na cadeia alimentar humana com maior facilidade, cujo produto também segue para a exportação.
Na época da Páscoa 2010, percorremos os campos ao redor da nossa Aldeia e verificámos que, aqui e além, havia muitos e grandes rebanhos a pastar, conforme se poderá constatar pelas imagens que difundimos.
Os Beijosenses, empreendedores como são, não cruzam os braços e, em cada dia, renovam os seus esforços por uma vida mais favorável e mais lucrativa.
Enfim, são as lutas a que o Mundo obriga!

quarta-feira, maio 05, 2010

BEIJÓS > E A VISITA DE BENTO XVI - LISBOA

2010.MAI.11 - LISBOA COM BENTO XVI
Sua Santidade o Papa Bento XVI vai passar por Lisboa.
Esta visita, pelas notícias que vão circulando, irá arrastar uma multidão entre 150.000 - 200.000 pessoas.
Por isso é de prever que a Capital, nesse dia, fique pejada de gente. Nem a pé se poderá passar livremente.
Aqui difundimos os horários dos seus passos e algumas recomendações úteis, para quem se dispuser a segui-lo.



















segunda-feira, maio 03, 2010

BEIJÓS > TAMBÉM ESTEVE PRESENTE NO FESTIVAL

2010.MAR.14 - CARREGAL DO SAL UNIDO NA AJUDA À ILHA DA MADEIRA E AO HAITI

No Salão da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato, os Carregalenses, então, durante a tarde, promoveram um festival de folclore e de outras actividades culturais, para angariação de fundos para ajudar as vítimas da Madeira e do Haiti.

Todas as freguesias do concelho estiveram presentes.
Beijós fez-se representar pelo Grupo de Dança "Onda Viva".
O Povo, sempre que vê alguém com dificuldades apressa-se a dar a sua mãozinha para ajudar.
Parabéns pelo bonito gesto dos Carregalenses.

domingo, maio 02, 2010

BEIJÓS > E O DIA DA MÃE 2010





2010.MAI.02 - COMEMORAÇÃO DO DIA DA MÃE

Hoje, primeiro Domingo de Maio, comemora-se o dia da mãe.
Haverá um momento para, num gesto carinhoso, podermos demonstrar o nosso reconhecimento à nossa mãe, por nos ter trazido à luz do Sol, neste planeta.
É bom relembrar o supremo valor de todas aquelas mulheres que nos seus ventres geraram vidas para o Mundo em que vivemos.
BEIJÓS*CINCO ALDEIAS envia a todas as mães as maiores felicitações pelo seu singular papel na vida da humanidade.

sábado, maio 01, 2010

ANIVERSARIANTES EM MAIO DE 2010 - Beijós


ANIVERSARIANTES BEIJOSENSES

Que seja do nosso conhecimento, durante este mês, irão comemorar o seu aniversário natalício, os/as seguintes Beijosenses.

07.MAI. (1939) - Maria da Natividade Pais do Amaral
23.MAI. (1967) - Luísa Marques
28.MAI. (1945) - Fernando Marques Tavares
30.MAI. (1945) - Alexandre Abrantes Fernandes de Campos

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS deseja-lhes um bom dia de aniversário, com muita saúde e, já agora, que nesse dia tenham muitos miminhos.

sexta-feira, abril 30, 2010

BEIJÓS > E O CONCURSO DE ADMISSÃO A AGENTES DA PSP


AGENTE DA PSP > UMA CARREIRA NOBRE E DIGNA



Está aberto pelo período de 15 dias o CONCURSO DE ADMISSÃO a 1.000 vagas para a Polícia de Segurança Pública. Podes inscrever-te em www.psp.pt na área de recrutamento da EPP. Poderás também descarregar o formulário na página da PSP e entregá-lo de acordo com as instruções. CONTAMOS CONTIGO!


quarta-feira, abril 28, 2010

BEIJÓS > E O MUSEU MUNICIPAL DE CARREGAL DO SAL

2010.ABR.08 - MUSEU MANUEL SOARES DE ALBERGARIA

Na célebre casa das correntes, como é conhecida, está instalado o Museu em epígrafe. O edifício foi construído em meados do Século XX.
Passámos para uma curta visita e relembrar um pouco do nosso passado, não muito distante.
Valeu a pena porque, além de nos darmos a conhecer, saímos mais valorizados e com vontade de passar mais vezes, sempre que haja oportunidade e as respectivas exposições nos motivem.

Ali pudemos admirar colecções de:
» Pintura;
» Escultura;
» Arqueologia;
» Etnografia;
» Armaria;

»» Além disso são inúmeros os artigos ligados à agricultura, que retratam bem a vida de outrora no amanho da terra e na preparação e transformação de alguns produtos provenientes desse trabalho.
No seu espaço exterior, junto das instalações da Biblioteca Municipal pudemos observar também estes carros de bois, que terão transportado muitos dos bens que a terra produziu, meio de transporte que muito favoreceu o homem em determinado momento. Hoje, foram substituídos nessas e noutras tarefas pelas máquinas.

Não podemos deixar de relembrar algumas partes constituintes do carro de bois, com o firme propósito de realçar as suas utilidades.

Surpreendeu-nos a representação da nossa Aldeia, Beijós. Na Secção de Arqueologia, observamos muitos artefactos recuperados principalmente no Outeiro dos Castelos e nas Chãs.

Foi muito bom. Prometemos voltar para completar a nossa visita às potencialidades que, na área do turismo, o concelho de Carregal do Sal já nos oferece.
Recomendamos vivamente uma aturada visita.

segunda-feira, abril 26, 2010

DE BEIJÓS > À MONTANHA AZUL


2010.ABR.09 - SUBIMOS À MONTANHA COM A NOSSA OBJECTIVA

Realmente é necessário, de vez em quando, parar subir à montanha e reflectir sobre tudo o que nos rodeia.
O Universo que habitamos nunca se deixou desactualizar.
A humanidade vai descobrindo e fazendo evoluir novas tecnologias, mas A SUPREMA FORÇA DA NATUREZA está acima de tudo. Em segundos destrói o esforço humano de milhares de anos.
O homem precisará de fazer mais pausas na sua vida, para reflectir sobre o meio ambiente e sobre a vida no Mundo.
Por isso, deve estar preparado para conseguir Subir à Montanha com frequência.
Esperamos que todas as montanhas a que nos propomos subir consigam renovar-nos e ensinar-nos a estar na vida de forma diferente.

sábado, abril 24, 2010

BEIJÓS > E O FURTO DO COBRE

2010.ABR.09/10 - DURANTE A NOITE, FALHARAM OS PAGAMENTOS E OS MOVIMENTOS POR MULTI BANCO

Aqueles que procuram viver sossegados no seu dia-a-dia, inesperadamente também ficam apoiados num só pé.
Aconteceu com um amigo nosso que, abastecendo de combustível o seu automóvel nas respectivas bombas no restaurante "O BEIJÓS", propôs-se efectuar o pagamento pelo Multi-Banco. Ele estava confiante e não reparou que as bombas tinham afixado um papel a prevenir que não havia pagamentos com cartão.
Depois de abastecer e no momento de pagamento é que foi informado verbalmente da existência do aviso.
Não teve grandes problemas, porque sendo natural de Beijós e conhecido do responsável pelas bombas, a gasolina com que abasteceu o carro foi creditada em seu nome, para um pagamento posterior.
Todavia, quantos cidadãos desconhecidos se deslocaram às bombas, com o propósito de atestarem os depósitos dos seus veículos, e tiveram que ir embora sem abastecer ou fizeram ginástica para reunir os cêntimos/€ que ainda possuíam para efectuar os pagamentos.
Quanta preocupação tal situação também trouxe ao responsável daquele posto, para evitar situações embaraçosas nas suas cobranças.
O nosso amigo procurou apurar o que se terá passado, para que a freguesia de Beijós tivesse ficado privada de comunicações telefónicas.
Obteve como resposta: "Consta-se que roubaram cerca de 200 m de cabo telefónico de cobre, nesta rede".
Na Aldeia, então, eram constantes as lamentações, por causa de não haver telefone.
Os comerciantes deixaram de fazer muitos negócios, porque os seus clientes contavam com o pagamento MB e não tinham com eles o dinheiro moeda.
Quem necessitou de levantar dinheiro nas caixas MB teve que se deslocar a outras localidades, porque em Beijós não funcionava
Pelo que apurámos, a situação só foi normalizada no dia 13 de Abril, cerca das 10;00, cuja operadora, a PT, como justificação para aquela anomalia, terá confirmado a furto do cabo.
Como o furto terá ocorrido na noite de 09 para 10 de Abril, ao início de um fim de semana, a PT, ainda que tenha recebido as reclamações dos seus clientes, não se apressou a ultrapassar a dificuldade, restabelecendo as ligações somente três dias depois.
Contudo, os utentes daquela rede, uma vez que é frequente este tipo de avarias e as mesmas justificações, têm o direito de pôr em causa tal argumento para justificar alguma inoperância da parte da empresa, principalmente aos fins de semana.
Também, se são frequentes este tipo de furtos, terá que haver encaminhamento das denúncias para os Tribunais para serem devidamente investigados e punidos os seus autores.
Se estes furtos, que tornam inoperacionais os meios de comunicação, caiem no domínio público, o cidadão comum pode denunciá-los e a respectiva empresa terá o dever de o fazer.
A ser verdade o furto dos cabos, estaremos perante uma rede criminosa, os que roubam o cobre e os que o receptam.
Porém, é desejável que a GNR daquela zona, sem contabilizar despesas que tenha que fazer, esteja mais atenta a este tipo de coisas, para evitar muitos constrangimentos dos contribuintes, que contam com a sua permanente protecção.

quinta-feira, abril 22, 2010

BEIJÓS > E A TROCA DAS CRUZES NO RIO MONDEGO

111600ABR2010 - MUITOS OUVIRAM O CHAMAMENTO DO SENHOR

"A fé é a capacidade de suportar dúvidas" » Como São Tomé > (São João 20:27,28,29).

E apresentaram-se alegres e confiadamente junto à fonte, para assistirem à Missa Campal Celebrada pelo Reverendo Padre José António das Paróquias de São João de Areias e de Currelos.
O Sol, que raiou logo pela manhã, aqueceu aquela tarde na margem direita do Rio Mondego, onde aquela ponte se apoia.
Apesar de ainda apresentarem poucas folhas, aqueles plátanos já abrigaram muitos dos fiéis, com a sua ténue sombra.
Outros, como aconteceu com o nosso enviado, para terem sombra, valeram-se do guarda-chuva, e evitaram usar boné durante as celebrações.
Naquele Vale do Mondego ecoavam as palavras de Jesus, entoadas pelo Celebrante.
Apesar da distância, Ele sempre foi falando também para todos aqueles que se encontravam na margem esquerda do Rio, mais próximos do Santuário Jubileu 2000.
Por isso, naquela Eucaristia estiveram todos aqueles que se deslocaram "À Ponte Nova do Mondego".
Mais um ano em que foi cumprida a tradição do encontro das Paróquias de Currelos, concelho de Carregal do Sal, Diocese de Viseu, e de Póvoa de Midões, concelho de Tábua, Diocese de Coimbra, para a Troca das Cruzes, a meio da ponte que liga as duas margens do Mondego.
Uma cerimónia cheia de significado para aquelas duas paróquias.
Gostámos.
Ambas as Paróquias estão de Parabéns.
Estamos convencidos de que os laços de amizade entre os povos de ambas as margens, a cada ano, saem mais fortalecidos.
Por isso vamos continuar a pedir a Deus para que continue a abençoar a ideia deste encontro.

Às 17;30, a meio da Ponte Nova, ambos os Padres se abraçaram, num gesto simbólico, representando o abraço amigo e fraterno de ambos os povos, e trocaram as cruzes, prosseguindo o Cortejo precedendo a Multidão, em direcção ao Santuário, onde foram encerradas as cerimónias e a Época Pascal.

O Nosso Querido Amigo Hermínio da Cunha Marques mais uma vez nos brindou com um dos seus belos Poemas, que fez questão de ler para que todos escutassem, poema esse que aqui reproduzimos, para que também possa ser lido pelos nossos estimados visitantes.

terça-feira, abril 20, 2010

BEIJÓS > E A FESTA DA NOSSA SENHORA DAS PRECES » NO PENEDO


2010.ABR.05 - PENEDO* VISITA PASCAL* E A FESTA DA NOSSA SENHORA DAS PRECES

Estivemos nesta Festa.
As populações da Aldeia de Penedo, Paróquia de Lageosa do Dão, concelho de Tondela, empenham-se profundamente para que a sua Aldeia, ainda que pequenina, com cerca de 50 famílias, brilhe.

A visita Pascal, como vem sendo hábito, foi efectuada pela Comissão das Festas, que percorreu todas as casas da Aldeia levando a mensagem de Jesus Ressuscitado, evocando a paz e a harmonia entre todos os Penedenses.
Todos os anos estão nesta festa centenas de pessoas, quando não milhares.
A Missa, presidida pelo Reverendo Padre Arnaldo, teve início às 16;00, abrilhantada pelas vozes do Coro Paroquial de Lageosa do Dão. Em seguida a Procissão percorreu as Ruas da Aldeia, ao compasso da Banda Filarmónica de Santar-Nelas.
Foi uma brilhante Festa, de que os Penedenses muito se orgulham, por terem conseguido contagiar com a sua alegria todos os cidadãos que nela tiveram o prazer de se enquadrar.
Aldeia pequenina, mas populações com enorme coração, porquanto, no final das cerimónias religiosas, fizeram questão de apresentar um lanche para todas as pessoas que estavam na povoação e se quiseram associar à merenda.

QUADRO DE HONRA




Este ano a Comissão de Festas teve trabalho acrescido. Desde a sua nomeação, em 2009, logo se empenhou profundamente.
Os seus membros pediram o apoio das mais diversas entidades públicas e privadas, em conjunto com a Fábrica da Igreja de Lageosa do Dão, conseguiram restaurar o Santuário da Nossa Senhora das Preces.

Pelo esforço desenvolvido e para perpectuar o reconhecimento público do seu trabalho, foi editado o Quadro de Honra onde constam os respectivos nomes.
Este maravilhoso quadro ficará exposto no interior do Santuário.
O nosso conterrâneo BERNARDINO BAPTISTA PEIXEIRA, que enquadrou a Comissão cessante, passou a constar no referido quadro.

Os nossos Sinceros Parabéns, à respectiva Comissão e a todos os habitantes do Penedo, pela excelente festa e pelo acolhimento que proporcionaram aos visitantes.

domingo, abril 18, 2010

BEIJÓS > E O SOM DO PENICO


2010.ABR.08 - AS NOVAS FUNÇÕES DO PENICO - NA PÁSCOA DE 2010

Foi longa a nossa caminhada, mas valeu a pena.
Visitámos a Aldeia onde São Simão é patrono.
Subimos ao Viso.
Descemos à Terra onde mora São Silvestre e, a caminho do Santo Antão, encontrámos esta preciosidade no ponto mais alto da cerejeira.
A árvore, vaidosamente, exibe os seus ramos floridos, qual Altar ao Bom Deus que sempre nos premia, no meio daquela vinha, que, seguindo as normais regras da natureza, está preparada para mais uma época de produção do bom vinho do Dão, naqueles terrenos soalheiros.
O proprietário, presumimos que seja pessoa precavida, antes de nascerem os frutos, colocou a artesanal caravela, para ir prevenindo as aves de que também ele quer degustar algumas cerejas.
Compreendemos bem as suas intenções.
Mas o toque daquele engenho muito nos surpreendeu.
Já há muitos anos que não viamos coisa igual por aquelas bandas.
Foi bom!
A outra surpresa foi o tambor escolhido para a caravela.

Aquele penico em esmalte azul, que terá tido outras utilidades em tempos idos, estamos seguros de que terá visto paisagens bem diferentes, quem sabe, até outros ocultos matagais, agora foi colocado à vista dos pinheiros, por forma a arejar abundantemente e disso dar sinal, sempre que passam por si as correntes ventaneiras.
Não há dúvida que a vida dá muitas voltas.
Não são só os humanos que mudam de cenário e escolhem outros ambientes.
Este penico também terá tido a sorte de, no final da sua estadia por terras de Moreira-Nelas, ter sido aproveitado para ajudar a espantar as aves, no Alvo jardim.
Não terá sido em vão a sua selecção para tão honrosa função.

O som que difunde é o ideal para o local e para tão útil tarefa que desempenha.

sábado, abril 17, 2010

BEIJÓS > DOMINGO DE PÁSCOA 2010

PÁSCOA

Passagem da morte à vida.
Tempo de passagem, tempo de mudança.
Páscoa - Primavera época em que na natureza animais e plantas reaparecem.
É uma boa altura para nos reinventarmos e de buscarmos novas oportunidades.
Se, para realizarmos determinadas obras nos faltou coragem, talvez seja uma boa época para inovar e reiniciar a caminhada rumo à vitória.
******************************************************


2010.ABR.04 - DOMINGO DE PÁSCOA E A VISITA PASCAL

Ano após ano sempre aparece qualquer coisa de novo em Beijós.
Há cerca de uma dúzia de anos que as festas religiosas da Páscoa têm vindo a sofrer alterações.
Os Padres têm celebrado a Missa Dominical e depois entregam a visita Pascal aos leigos, incluindo na equipa um seminarista.
Atentando na falta do padres, os Beijosenses lá se vão resignando e têm aceitado estas alterações.
O Reverendo Padre José Júlio, então, estando entregue também da Paróquia de Cabanas de Viriato, não estava na Visita Pascal de qualquer das paróquias:
a) - Em Cabanas deixava que ela fosse realizada pelos Padres Franciscanos, que se deslocavam da cidade do Porto.
b) - Em Beijós orientava a visita com os leigos e com o seminarista, tendo ele depois o cuidado de supervisionar o trabalho por eles realizado.
Assim, não havia razão para que os Beijosenses se sentissem discriminados.
NO ANO DE 2009
Quando já se falava que não ia haver Padre para a Visita Pascal, inesperadamente, o Senhor Bispo de Viseu enviou o Rev. Padre Mário, Reitor do Seminário Maior da Diocese, que muito animou a visita aos paroquianos.
NO ANO DE 2010
As celebrações pascais trouxeram outras surpresas aos Beijosenses.
O Rev. Padre Valmor não celebrou Missa na nossa Aldeia e enviou a Beijós as irmãs Manola e Glória (Freiras residentes em Currelos), para as celebrações e para a visita Pascal.
Nós estivemos lá e constatámos que a irmã Manola seguiu todas as práticas religiosas de uma Missa Tradicional, com excepção da Consagração. Contudo, ela esclareceu que o Rev. Padre Valmor deixara tudo preparado para que fosse servida a comunhão, tornando tudo mais fácil.

No final dos actos litúrgicos, seguiu-se a visita Pascal normalmente.
Notámos que um ou outro Beijosense demonstrava alguma tristeza, mas, por entre algumas vozes dissonantes, havia sempre uma outra a contrapor e a aconselhar calma, paciência e ponderação, na viva esperança de que o Sol voltará a brilhar e a aquecer a nossa Paróquia.
Apraz-nos salientar e enaltecer a forma como os Beijosenses viveram este dia.
Enquanto a Visita Pascal decorria, as pessoas, como de costume, iam-se movimentando pelas ruas da nossa Aldeia, num são convívio com grupos de amigos que iam encontrando pelo caminho.
Afinal a Visita Pascal também serviu e servirá para reforçar os laços de amizade entre Beijosenses, os que estão e os que chegam e que, depois, têm que regressar aos seus afazeres noutras paragens!
Os Beijosenses não podiam ter outra postura. É mesmo assim a forma de estar desta gente trabalhadora, ordeira e honesta.
Os Nossos sinceros Parabéns!
****************************************************
Difundimos algumas fotos para melhor ilustrar como se viveu o Domingo de Páscoa na nossa Aldeia.

sexta-feira, abril 16, 2010

NAS MÃOS DE DEUS - Beijós



QUANDO OS AMIGOS NOS DEIXAM







No dia 15.ABR.2010, em Viseu, faleceu JOSÉ FERNANDO (o Fernando do Zé Maria, como também era conhecido), nascido em Beijós a 09.JUL.1931.



« Foto de 23.JUN.2009





Estão a ser ultimados os preparativos para que o seu funeral se realize durante a tarde de 17 de Abril de 2010, no Cemitério Paroquial de Beijós.
*************************************************
No dia 14.ABR.2010, em Viseu, faleceu JOSÉ BERNARDO DO NASCIMENTO, nascido em Beijós a 20.JUL.1930. Foi a sepultar no Cemitério Paroquial da nossa aldeia.




« Foto de 24.JUN.2009


Resta-nos a resignação por os vermos partir, recordando, com estas fotos, alguns dos bons momentos que com eles convivemos.
BEIJÓS*CINCO ALDEIAS, nesta hora de luto e dor, envia os mais sentidos pêsames às famílias enlutadas.

quinta-feira, abril 15, 2010

BEIJÓS > EM SEXTA FEIRA SANTA 2010


2010.ABR.02 - SEXTA FEIRA SANTA

Depois das cerimónias na Igreja Paroquial de Beijós, como os mais anos, seguiu-se a Procissão da Paixão pelas Ruas da Nossa Aldeia.
O tempo, ainda que chuvoso, abriu umas tréguas.
A Procissão ainda chegou ao Lugar de Além, mas, aquando do regresso para seguir para o Areal, a chuva começou a cair e, para evitar que o Palio se molhasse, que iria estragar-se, o Reverendo Padre Valmor decidiu regressar à Igreja, dando por findos os actos religiosos, daquele dia.
Apesar do mau tempo, tudo correu bem e juntou muitos Beijosenses, conforme podemos observar pelas fotos.

quarta-feira, abril 14, 2010

BEIJÓS > DOMINGO DE RAMOS 2010

2010.MAR.103028 - DOMINGO DE RAMOS

Mais um ano em que a tradição se cumpriu a partir do Miradouro do Outeiro da Cadina.
Os Beijosenses, evocando a entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém (Mateus 21.1-11), compareceram com o seu ramo de oliveira naquele maravilhoso local.


Ali o Reverendo Padre Valmor iniciou as cerimónias, com a bênção dos Ramos, seguindo-se a habitual procissão enquadrando todos os fiéis, rumo à Igreja Matriz, onde foi Celebrada a Missa Dominical.
Estas celebrações já é tradição serem as mais concorridas do ano. Jovens, ou mais idosos, todos os Beijosenses se apresentam com o seu ramo de oliveira, para participarem nas cerimónias.
Dado que o Miradouro tem acessos pelas duas encostas do outeiro, a Procissão dos Ramos é feita alternadamente, um ano por uma outro ano pela outra encosta. Por isso, como nos é dado observar, os anos pares (2010) desceu pelo Vale da Loba, os anos ímpares (2011) descerá pelo Areal.

terça-feira, abril 13, 2010

CONVÍVIO DE BEIJOSENSES QUE CELEBREM O MEIO SÉCULO EM 2010

2010.AGO.21 - IRÁ REALIZAR-SE EM BEIJÓS O CONVÍVIO DOS CIDADÃOS QUE NASCERAM NO ANO DE 1960

Boa iniciativa. Dificilmente se consegue percorrer outro meio século.
Pelos comentários que ouvimos em Beijós há muitos Beijosenses que aderiram ao evento. Também já conseguiram arrastar pessoas das aldeias vizinhas para estarem nesta festa.
Esperamos que tudo corra bem e que o programa seja devidamente cumprido.
Além disso todos estarão com pedalada para conseguir alcançar o outro meio século.
Que Deus os ajude nessa caminhada.
Daqui vai o nosso apelo a todos os Beijosenses, nascidos em 1960, espalhados pelo Mundo para passarem nesse dia por Beijós e marcarem a presença nesta festa que estamos convencidos de que vai prometer.
Também poderão aproveitar as festas do povo que, ao que apurámos, se realizarão nessa mesma altura. Podem cumprir assim aquele provérbio popular, "... matam dois coelhos com uma só cajadada".

sábado, abril 03, 2010

DE BEIJÓS > A TOLEDO II




TOLEDO »» EGAS MONIZ E O EXEMPLO DE LEALDADE


Verificámos que o tema ainda não está esgotado.
Por isso vamos procurar desenvolvê-lo numa perspectiva histórica, com base nalguns tópicos que encontrarmos nas nossas pesquisas.

»» Em "A MONARQUIA PORTUGUESA" R.D.
Observámos:
EGAS MONIZ OU O DRAMA DA FIDELIDADE
"Todas as nações têm os seus mitos. Sobretudo quando são muito antigas e mergulham raízes na Antiguidade ou na Idade Média. Antes da divulgação da imprensa, quando o saber se transmitia oralmente ou em manuscritos que reviviam pela arte da cópia, quando a memória colectiva se alimentava de coisas difíceis de explicar, coisas admiráveis e espantosas que podiam ser exemplos a seguir ou desgraças a evitar, criavam-se, sabe Deus como, estórias capazes de dar vida a um morto, de dar fé a um céptico, de dar esperança a um desesperado. E as velhas nações viviam destas estórias; e a má sina afugentava-se diante desses exemplos. Assim foi, durante séculos e séculos, com Egas Moniz e a sua alta fidelidade.
Toda a gente sabe de cor, mesmo sem recorrer aos Lusíadas, a linda estória: o aio a salvar o infante, prometendo sob sua palavra e nela empenhando a do senhor, vassalagem leal ao rei de Leão e Castela; a ousada atitude do infante: vassalagem só ao papa e a mais ninguém na Terra; e a mísera condição a que se sujeita com mulher e filhos, o nobre, mil vezes nobre, Egas Moniz. Lá vai ele «com seus filhos e mulher», «descalços e despidos», para «pagar com a vida o prometido».
Veio a história-ciência e apagou a história-vida. Outro saber se sobrepõe àquele saber mais antigo e venerando: não há fundamento; a própria escultura estoriada que, no túmulo de Paço de Sousa, metia pelos olhos dentro o acontecido resulta de artifício técnico; e outro episódio a este semelhante, mas bem posterior e bem alheio a nós, vem substituir a crença ingénua e fecunda. E este é o segundo drama da fidelidade: não existiu. Melhor! Temos de o reinventar..."(Pg. 280)
*****************************************************
CAMÕES CANTOU ASSIM:

[Os Lusíadas - Canto III]
(...)
35
Não passa muito tempo, quando o forte
Príncipe em Guimarães está cercado
De infinito poder, que dessa sorte
Foi refazer-se o imigo magoado;
Mas, com se oferecer à dura morte
O fiel Egas amo (1), foi livrado;
Que, de outra arte, pudera ser perdido,
Segundo estava mal apercebido.
36
Mas o leal vassalo (2), conhecendo
Que seu senhor não tinha resistência,
Se vai ao Castelhano, prometendo
Que ele faria dar-lhe obediência.
Levanta o inimigo o cerco horrendo,
Fiado na promessa e consciência
De Egas Moniz; mas não consente o peito
De moço ilustre a outrem ser sujeito.
37
Chegado tinha o prazo prometido,
Em que o Rei Castelhano já aguardava
Que o Príncipe, a seu mando submetido,
Lhe desse a obediência que esperava.
Vendo Egas que ficava fementido (3),
O que dele Castela não cuidava,
Determina de dar a doce vida
A troco da palavra mal cumprida.
38
E com seu filhos e mulher se parte
A alevantar co eles a fiança,
Descalços e despidos, de tal arte
Que mais move a piedade que a vingança.
Se pretendes, Rei alto, de vingar-te
De minha temerária confiança,
Dizia, eis aqui venho oferecido
A te pagar coa vida o prometido.
39
Vês aqui trago as vidas inocentes
Dos filhos sem pecado e da consorte (4);
Se a peitos generosos e excelentes
Dos fracos satisfaz a fera morte,
Vês aqui as mãos e a língua delinquentes:
Nelas sós experimenta toda a sorte
De tormentos, de mortes, pelo estilo
De Sínis (5) e do touro de Perilo (6).
40
Qual diante de algoz o condenado,
Que já na vida a morte tem bebido,
Põe no cepo a garganta e, já entregado,
Espera pelo golpe tão temido:
Tal diante do Príncipe indignado
Egas estava, a tudo oferecido.
Mas o Rei vendo a estranha lealdade,
Mais pode, enfim, que a ira a piedade.
41
Ó grão fidelidade Portuguesa
De vassalo que a tanto se obrigava!
Que mais o Persa fez naquela empresa -> (7)
Onde rosto e narizes se cortava?
Do que ao grande Dário tanto pesa,
Que mil vezes dizendo suspirava
Que mais o seu Zopiro são prezara
Que vinte Babilónias que tomara. -> (7)
(...)
****************************************************
(1) - Egas Moniz, aio de D. Afonso Henriques;
(2) - Egas Moniz;
(3) - Sem cumprimento, perjuro;
(4) - Esposa;
(5) - Salteador dos arredores do Corinto que atava os viandantes que lhe caíam nas mãos aos ramos de duas grossas árvores encurvadas à força até ao chão e, soltando-as de repente, assim fazia despedaçar os corpos das vítimas;
(6) - Mecânico, inventor de um touro de bronze, oco, em cujo interior eram lançadas as vítimas do tirano Fálaris, de Agrigento, e queimadas pelo fogo ateado por debaixo do touro;
(7) - O Persa [...] tomara - Zópiro, para conseguir que Babilónia fosse tomada por Dario, que havia muito tempo a estava cercando, mutilou-se, cortando o próprio nariz e as orelhas, e apresentou-se assim aos sitiados, fingindo-se vítima de Dario. Os Babilónio, acreditando em Zópiro, deram-lhe a chefia das tropas, as quais ele logo entregou, juntamente com a cidade, aos Persas.
***************************************************
Oh ETERNA FIDELIDADE
Quem pudera guardá - la em tudo e para tudo na vida.
Palavra que mais cimenta a confiança entre as pessoas e entre os povos.

quinta-feira, abril 01, 2010

ANIVERSARIANTES EM ABRIL DE 2010 - Beijós

ANIVERSARIANTES BEIJOSENSES

Durante este mês, que tenhamos conhecimento, vão comemorar o seu aniversário natalício, os/as seguintes Beijosenses.



«« (Imagem retirada da net)




02.ABR.(1929) - Maria Amélia Baptista
04.ABR.(1964) - Armindo Soares Augusto
05.ABR.(1924) - Maria Idalina Coelho
21.ABR. (1943) - Maria da Anunciação Pais do Amaral
22.ABR. ( 1972) - Fernando Amaral Pais
27.ABR. (1923) - Maria Francelina Coelho Baptista


BEIJÓS*CINCO ALDEIAS deseja - lhes que passem um dia de aniversário muito feliz, com muita saúde, na companhia de todos os seus familiares e amigos.

segunda-feira, março 29, 2010

DE BEIJÓS > A IDANHA-A-VELHA - PORTUGAL - Na Rota das Aldeias Históricas


2009.OUT.05 - IDANHA-A-VELHA

Para quem a visitou uma única vez e, como se diz em Beijós, "de repelão"(de fugida), não é fácil falar desta Aldeia Histórica, que nos fascinou.
Situada no coração da Beira Baixa, concelho de Idanha-A-Nova, Distrito de Castelo Branco - Portugal, tem muito bem guardado um tesouro arqueológico, ruínas que restam de uma cidade romana, do Século I, a.C..
Inserida no território da CIVITAS IGAEDITANORUM, foi, mais tarde, município romano.
Encontramos ali diversos vestígios que evidenciam a permanência dos romanos, designadamente:
- Porta Norte e a respectiva muralha
- Sé Catedral - (Séculos VI e VII)
- Habitação Romana - (Séculos I-II e IV )
- Torre dos Templários - (Construção militar do século XIII - cujo espaço foi o forum romano do século I- erigida sobre o podium - onde terá sido um templo romano dedicado a Venus).
- Pelourinho - ( de estilo manuelino)
- Igreja Matriz - antiga Misericórdia
- Forno Comunitário
- Capela de São Dâmaso
- Palheiros de São Dâmaso
- Ponte de origem romana - sobre o Rio Ponsul - eixo de ligação entre Mérida (Emérita Augusta) e Braga (Bracara Augusta) na Idade Média.
- Capela do Espírito Santo - Século XVI - XVII
- Necrópole Romana
- Capela de São Sebastião - Século XIX
- Lagar de Varas - (onde era esmagada a azeitona e extraído o seu azeite) *
*********************************************************
Ali encontramos um conjunto excepcional de lápides funerárias e variado espólio disperso, que ainda está a ser tratado.
Foi no período VISIGÓTICO, sob o nome da EGITÂNEA, que esta povoação atingiu momentos áureos de desenvolvimento. Foi sede de diocese desde 599 e centro de cunhagem de moeda em ouro (Trientes).
Depois foi ocupada pelos Árabes, até que, durante a reconquista, foi tomada pelo Rei de Leão, D. Afonso III.
Aquando da fundação de Portugal, já fazia parte do Condado Portucalense, tendo, então, sido entregue aos Templários, por D. Afonso Henriques.
Em 1229, D. Sancho II deu-lhe foral.
Em 1319, D. Dinis, nas tentativas de repovoamento, incluiu-a na Ordem de Cristo.
Em 1510, D. Manuel I, instituiu-lhe novo foral, destacando-se desse facto o Pelourinho.
Em 1762, figurava como vila na comarca de Castelo Branco.
Em 1811, ficou anexa a Idanha-A-Nova.
Em 1821, tornou-se sede de um pequeno concelho, extinto em 1836.
A desertificação da região impôs que fossem tomadas outras medidas e IDANHA-A-VELHA, no quadro histórico, foi considerada Monumento Nacional.
*******************************************************
A visita que ali fizemos enriqueceu os nossos conhecimentos. Todavia, estamos apostados em regressar, mas com maior permanência, para melhor desfrutar das suas riquezas naturais e degustar a rica gastronomia daquela região.

* (Prometemos falar deste Lagar numa próxima oportunidade).

sábado, março 27, 2010

DE BEIJÓS > ENTRÁMOS NA ROTA DAS ALDEIAS HISTÓRICAS

NA CIDADE DA COVILHÃ


2009.OUT.02 - A MEIO DA TARDE, INSTALÁMO-NOS NA QUINTA DE SANTA IRIA







Numas instalações maravilhosas, dali pudemos desfrutar das singulares paisagens e dos puros ares da Serra da Estrela.








As nossas intenções eram de estarmos no Festival Aéreo da Covilhã, para nos deliciarmos com as brincadeiras das aeronaves lá no alto, cruzando os céus. Foi o que fizemos durante a manhã de 2009.OUT.03.











2009.OUT.03 - À TARDE, PASSÁMOS POR SORTELHA E POR BELMONTE





A seguir ao almoço decidimos visitar SORTELHA, aldeia histórica que nos oferece sempre qualquer coisa de novo.




Passámos depois por Belmonte, para rever os lugares que já conhecíamos.












De novo, encontrámos o Museu dos Descobrimentos... que, impossibilitados perante o adiantado da hora, oportunamente, prometemos visitar.








2009.OUT.04 - VOLTÁMOS PARA O FESTIVAL AÉREO NA COVILHÃ


Ocupámos todo o tempo no air show e na cidade da Covilhã. Tínhamos que fazer os preparativos para o regresso a casa.











2009.OUT.05 - IDANHA-A-VELHA - CONTINUANDO NA ROTA DAS ALDEIAS HISTÓRICAS













O Sol raiou logo pela manhã, prometendo um dia com temperatura amena, naqueles primeiros dias de Outono.
Partindo da Covilhã, pelas 09;00h, com passagem pelo Fundão, lá rumámos a Idanha-A-Velha, ansiosos por gravar um pouco da sua história.
O espaço que nos separava não foi fácil de percorrer, perante as dificuldades de acesso que encontrámos, por estreitas e tortuosas estradas.

Ultrapassadas as dificuldades, um pouco à pressa, percorremos a Aldeia e dela conseguimos gravar muitas das suas belezas, num total de 226 imagens que passaram a fazer parte do nosso espólio.

Mas não podíamos perder muito tempo, porque tínhamos ainda muito caminho a percorrer, por Leiria, Coimbra e regressar ainda a Lisboa.
Almoçar naquela Aldeia seria impossível, porque, num feriado de comemoração da implantação da República Portuguesa, o restaurante estava encerrado.
Aconselharam-nos a associar-nos aos caçadores que, ali, então, preparavam a sua festa dos primeiros dias de caça de 2009.
Ainda fomos observar a festa, mas o acepipe, grão cozido com o bacalhau, ainda se rebolava naquele panelão de alumínio ultra-forte que suportava a incandescência do lume do fogão, na cozinha quase improvisada.
Não nos garantiram que pudessem atender-nos, porque em primeiro lugar seriam servidos os membros da equipa, que ainda estavam a chegar.
Não tínhamos tempo a perder porque, entretanto, as nuvens começaram a tapar o azul do céu, prometendo alguma chuva, e ainda tínhamos muitos quilómetros para percorrer.
Decidimos rumar a Idanha-A-Nova, contudo alguém nos tinha falado de um restaurante na Aldeia de Ladoeiro o que, apesar de estar ainda a alguns quilómetros de distância, nos incentivou a prosseguir à sua procura.
Apesar da distância valeu a pena. Na Estrada Nacional que liga a Idanha-A-Nova, n.º 45-A, encontrámos o restaurante "LAMBRETAS" - Telefones 961 209 186 / 934 676 955, que, servindo a refeição a € 7,50, por pessoa, colocou uma mesa farta à nossa disposição, com comida regional, que nos deu o ânimo suficiente para o resto da viagem.
Prometemos voltar a percorrer aqueles locais, mas com mais tempo.
************************************************************
(-->] Domingo de Ramos)