quarta-feira, maio 19, 2010

DE BEIJÓS > A MONTE ABRAÃO-SINTRA-PORTUGAL - Favada

2010.MAI.13 - "AMIGO" » AQUELE QUE TEM LUGAR CATIVO NA NOSSA MESA E AQUELE QUE SE ORGULHA DA NOSSA COMPANHIA NA SUA REFEIÇÃO.




As amizades nascem do nada.
Por vezes são difíceis de conseguir, mas o tempo encarrega-se de as solidificar.

Uns quantos estranhos que se reúnem duas vezes por semana com os mesmos propósitos, para cuidar da saúde e do bem estar.
Em devido tempo, o Sr. Joaquim lá deu a dica de que já tinha semeado as favas, num terreno, ali para os lados das Azenhas do Mar - Ericeira.
Foi o bastante, para que ele, de tempos a tempos, tivesse que explicar como se estavam as favas a desenvolver.
Nasceram e cresceram normalmente, mas continuavam a estar na memória do grupo, até chegar a altura da sua colheita, para um almoço entre voluntários.
O cozinheiro, Sr. João, franqueou-se para tratar deste acepipe.

Depois foi só uma questão de organização e conjugação de vontades e aí estão eles, numa sala de jantar muito especial, desalojando-se o automóvel, ali abancaram para consumir aquela bela "favada".

Engraçado é que, desta vez, ninguém pagou as favas! Nem ninguém os mandou à... a elas!
Mas, depois que se começou a falar neste almoço... "foram favas contadas"!
Valeu a pena.
Foi um almoço à lavrador.
Não faltou nada naquela mesa.
Acima de tudo reinou a alegria com que todos se reuniram.
Foi muito bom este convívio.
O Grupo está de parabéns pela forma como, espontaneamente, se organizou.
Já se ouvem vozes a falar num outro.
Estará para breve? Fala-se na batata à racha com sardinha assada à moda de Beijós.

segunda-feira, maio 17, 2010

DE BEIJÓS > A BELMONTE - PORTUGAL - Na rota da História

2009.OUT.03 - UMA VISITA A BELMONTE

Na rota das Localidades Históricas portuguesas, era forçoso passar por Belmonte.
Algumas coisas vimos de novo.
O seu castelo teve algumas melhorias e ganhou um anfiteatro para divulgação da cultura.
A entrada Nascente da Vila também foi requalificada e muito mais embelezada.
A Vila ganhou o Museu dos Descobrimentos, na casa Cabral, o qual estamos ansiosos para visitar, para enriquecermos os nossos conhecimentos sobre o período áureo de Portugal no Mundo e sobre Pedro Álvares Cabral, obreiro da descoberta do Brasil, em 1500, que tem motivado, através dos tempos, a escrita de páginas gloriosas na História de Portugal.

Há sempre qualquer coisa que nos desperta a curiosidade. Esta Vila, segundo consta, possui a maior comunidade Judaica, em Portugal. Gostaríamos de visitar a SINAGOGA, como visitamos um Templo Católico, mas não nos foi permitido, por não estarmos incluídos no seu grupo de fiéis.
Ficámos à porta, momentaneamente, para observarmos o movimento dos fiéis do Judaísmo. Era chegada a hora de início das suas práticas religiosas e constatámos que a rua, inesperadamente, encheu-se de gente, homens e senhoras, em direcção à Sinagoga. Fomos saudados por eles com um vocábulo estranho, que, segundo apurámos, equivale ao "Boa Tarde" em português.
Regalámo-nos a contemplar a bela paisagem que se avista de Belmonte, já no fim da tarde. Era imperdível viver por momentos os singulares cenários paisagísticos que a natureza nos oferecia.

Curiosamente, encontrámos este singular monumento ao Emigrante, que em nosso entender está muito bem pensado, muito bem concebido, como podemos avaliar pela foto.
*****************************************
SUGESTÃO PARA CONSTRUIR EM BEIJÓS UM MONUMENTO AOS EMIGRANTES E IMIGRANTES
Pouco depois de em Beijós ter sido inaugurado o monumento aos Ex-Combatentes do ex-ultramar português, abordámos o Senhor Presidente da Junta, o Nosso Amigo Agostinho Nascimento, também ele ex-emigrante, a quem observamos sobre a criação de um monumento ao Emigrante, porque da freguesia de Beijós, como de outras localidades portuguesas, a partir da década de sessenta, do Século passado, muita gente se deslocou para os países do centro da Europa.
Entendemos que também se justificará um monumento aos Emigrantes e Imigrantes Beijosenses.
Será um bom motivo para realçar o seu papel no progresso de Beijós e de Portugal.
Na altura que travámos algum diálogo com o nosso Querido Amigo Nascimento, ousámos dar a nossa opinião sobre o local onde poderia ser instalado, para que não ficasse tão próximo do dos ex-combatentes.
Estamos convictos de que, numa primeira oportunidade iremos ver os ex e os actuais Emigrantes e Imigrantes Beijosenses unidos neste empreendimento.

sábado, maio 15, 2010

20 - À PROCURA DE EMPREGO






« (Imagem da Net)




VAMOS RECORDAR ALGUNS PASSOS IMPORTANTES
"Encontrar um emprego, quer se trate do primeiro quer de uma mudança, é uma experiência difícil e frequentemente traumatizante.
Há que recordar que as boas maneiras aplicadas à vida profissional não diferem das boas maneiras da vida privada ou social. Todas as regras de que falámos anteriormente são simplesmente a melhor maneira de facilitar as relações humanas, mas são igualmente a melhor forma de conseguir obter sucesso.
As empresas publicam geralmente ofertas de emprego nas colunas dos jornais, referindo um número de telefone a contactar para marcar uma entrevista, ou pedindo resposta por escrito que inclua o curriculum vitae (habilitações, experiência anterior, línguas faladas ou escritas, etc.)
É muito importante a preparação cuidadosa de um pedido de emprego ou a redacção de um curriculum vitae. Referiremos numa outra oportunidade o cabeçalho e as fórmulas de delicadeza que devem ser utilizadas. Se se trata de um apartado ou de um anúncio indicado por número, escolheremos fórmulas menos pessoais.
Utiliza-se papel de carta de cor branca ou neutra, de formato comercial de preferência. Em cima, à esquerda, escrevemos o nosso nome e à direita, à mesma altura, o nosso número de telefone. Mais abaixo, à direita, indicaremos o nome da rua e o número, por baixo o local (cidade, condado, província) e, sempre por baixo, a data, mês, ano.
À esquerda, sob o nome, escrevemos o endereço da casa destinatária ou o número de código do anúncio.
Os parágrafos da carta devem ser claramente repartidos e a letra não deve ser descuidada. Deverá recomeçar, corrigir a letra tantas vezes quantas as necessárias, à mão ou à máquina, por forma que não fique imperfeita.
No decurso dos nossos inquéritos, os directores de pessoal disseram-nos que tinham muito boa impressão de um pedido de emprego ou de um curriculum vitae escritos à mão, desde que esses documentos estivessem limpos, legíveis e bem ordenados.
Essa carta deve indicar resumidamente as escolas que o pretendente frequentou, os empregos que teve, os conhecimentos específicos e as capacidades pessoais, seguindo-se-lhes a indicação das referências e as condições de contrato no caso de terem sido especialmente pedidas.
Recordamos que existem agências de emprego que oferecem também os seus serviços com vista à preparação de um curriculum vitae e se encarregam de obter os documentos necessários.
O convite para o interessado se apresentar pessoalmente a uma entrevista obriga a que esta seja preparada com cuidado.
Ninguém se opõe abertamente, hoje em dia, a que as pessoas andem vestidas com jeans, mas a maioria dos directores de pessoal estão de acordo em dizer que a pontualidade na apresentação à entrevista e uma aparência física cuidada causam sempre uma primeira impressão favorável.
Cabelo bem penteado, mãos e unhas limpas, um mínimo de maquilhagem, roupa bem passada a ferro, uma atenção especial aos cuidados com a higiene pessoal , ajudarão a criar um clima de simpatia desde o início da entrevista. Se houver um formulário a preencher, é necessário fazê-lo atentamente, com letra de imprensa e seguindo bem as instruções. Não é por fantasia que se pede, por exemplo, que se comece por escrever o apelido, mas sim para facilitar o trabalho de classificação a executar posteriormente
Os jovens que procuram emprego para as férias devem responder francamente às perguntas que são feitas no formulário, sobretudo às que dizem respeito à data precisa em que poderão entrar em funções e ao número de semanas disponíveis para o seu emprego de Verão.
Este primeiro emprego é de grande importância para os estudantes, que assim o poderiam ver renovado todos os anos no Verão, enquanto durassem os seus estudos, durante as férias da Páscoa ou ainda, a tempo parcial, durante o ano lectivo.
Trata-se frequentemente de uma experiência que pode abrir-lhes caminho para uma carreira, uma vez que a companhia ou a empresa que os contrate poderá formar uma opinião sobre a sua competência e a qualidade de serviços prestados."
(By MFJ)

sexta-feira, maio 14, 2010

BEIJÓS > E A VISITA DE BENTO XVI - LISBOA - IV

112045MAI2010 - LISBOA DESPEDIU-SE DE SS O PAPA
"O DEPOIS"
No final das celebrações no Cais das Colunas, todas as ruas eram demasiado estreitas para sair da Praça do Comércio.
O público aglomerou-se à entrada de todas as artérias, esperando pacifica e ordeiramente que as pessoas, que já tinham iniciado a caminhada para apanhar os transportes públicos, seguissem os seus destinos e libertassem espaços por onde outros as haviam de seguir.
Cumpre-nos aqui realçar o trabalho desenvolvido pelo pessoal da Polícia de Segurança Pública, que, no cumprimento da sua nobre missão, esteve sempre muito atento a todo o ambiente que o rodeava, apoiando o público que se deslocava em todas as direcções.
Fomos observando os movimentos da multidão entre o Terreiro do Paço e a Estação da CP do Rossio.
Para fazer tempo, vimos muita gente a tomar lugar nas esplanadas dos restaurantes para jantar.
A Estação dos comboios da CP - Rossio, inesperadamente, ficou pejada junto das bilheteiras, porque o público sazonal procurava obter o título de transporte para seguir viagem. Estamos convencidos de que, perante o que observámos, quer no Metropolitano quer nas outras Estações da CP, ter-se-ão vivido situações semelhantes.
A CP, que já esperava avalanche, preparou comboio atrás de comboio, os quais se enchiam rapidamente. As composições partiam com intervalos de cinco minutos, em direcção a Sintra.
Realmente, parecia tudo colaborar com as preocupações do público em chegar a casa rapidamente, depois dos bons momentos de Paz vividos nestas festas.
Vejamos:

quinta-feira, maio 13, 2010

BEIJÓS > E A VISITA DE BENTO XVI - LISBOA - III

111815MAI2010 - NO TERREIRO DO PAÇO - LISBOA - "O DURANTE II"
Cerca de 200.000 pessoas
encheram por completo a Praça do Comércio/Terreiro do Paço, em Lisboa, e outras artérias contíguas, para assistirem de perto à Missa Celebrada por SS O Papa Bento XVI, sobre o Cais das Colunas, de costas voltadas para o Rio Tejo, local de onde, outrora, os Portugueses se faziam ao mar à descoberta de outros Povos, a quem, na Evangelização, levaram a palavra de Jesus Cristo, Salvador.
*****************************************
"... Naquele tempo os onze discípulos partiram para a Galileia, em direcção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram-n'O;
mas Jesus aproximou-Se e disse-lhes: « Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei.
Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos»" >>> (Mt 28, 16-20).
**********************************************
A cerca de 100 metros da Praça do Comércio, na Praça do Município, perante a falta de espaços no Terreiro do Paço, foi colocado um ecrã gigante, para que outros Fiéis pudessem assistir às celebrações, comodamente sentadas nas cadeiras que ali foram colocadas.
Em clima de festa e de fé, viveram-se momentos de forte motivação e muita alegria, nas Celebrações Presididas pelo Chefe Supremo da Igreja Católica.
Numa mensagem de Paz e de Esperança SS convidou todos os Cristãos a Confiar em Cristo Redentor.
Vejamos as imagens:

quarta-feira, maio 12, 2010

BEIJÓS > E A VISITA DE BENTO XVI - LISBOA - II

111245MAI2010 - PRIMEIRO DIA DA VISITA DE BENTO XVI A PORTUGAL - "O DURANTE I"

Foi em ambiente de festa que o Povo de Lisboa, logo pela manhã, com frio e chuva, se reuniu em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, para saudar e dar as boas vindas a S.S. O PAPA - BENTO XVI.

A meio da manhã, já os últimos preparativos estavam a ser ultimados, com os ensaios dos toques e do desfile, para as honras militares, que Lhe foram prestadas pelas Forças Armadas Portuguesas.

À sua chegada, S.S. foi recebido pelo Senhor Presidente da República Portuguesa, e pela Banda da Armada foram tocados os Hinos da Santa Sé e o Nacional de Portugal.
Foi o primeiro passo, para o início de um dia que prometia ser longo.
Aqui apresentamos as imagens das primeiras cerimónias e do local, Belém (Mosteiro dos Jerónimos) > Lisboa - Portugal, onde elas decorreram.

segunda-feira, maio 10, 2010

BEIJÓS > E A VISITA DE BENTO XVI - LISBOA - I

20100510 - FOMOS VER " O ANTES"

Fomos fazer o reconhecimento do espaço que o Santo Padre irá pisar, em 1118002010.
Tudo está a ser tratado ao pormenor.
O Cenário vai ficar num enquadramento maravilhoso com o Tejo ao fundo.
Muita gente que, como nós, perante as dificuldades que se adivinham para "O DURANTE", quiseram ver calmamente o ambiente que vai envolver todo o espaço da Praça do Comércio, em Lisboa - Portugal.
Quando nos propusemos falar com os nossos amigos, alguém nos foi segredando "- se quiserem um lugarzito lá à frente, pelos rumores que já se ouvem, convém vir cá dormir".
A ideia não nos desagradava de todo, mas teremos outras tarefas para desenvolver durante o dia.
Porém, advinha-se que haverá muito boa gente que a próxima noite não irá dormir na cama. Haverá pessoas que vão ter o prazer de desfrutar dos frescos ares do Rio Tejo, que com elas irá falando durante toda a noite, enquanto vai acariciando a sua margem direita, ali mesmo junto ao Cais das Colunas.

domingo, maio 09, 2010

DE BEIJÓS > À CIDADE DE AGUALVA - CACÉM - "Alegrai-vos"


20100424 - ÀS 21,30 - CONCERTO COM O PADRE JOSÉ LUÍS BORGA E A SUA BANDA

Solidariedade > Palavra carregada de significado, que nos arrasta o pensamento para alguém que está mesmo ali ao nosso lado e que tem dificuldades em ultrapassar situações delicadas.
Isto não significa que as necessidades sejam somente das pessoas. Quantas instituições também pedem apoio para que possam edificar-se e disponibilizar-se para acolher quem mais necessita.
Um simples gesto de boa vontade será o suficiente para dar o impulso que faltava para com os que mais sofrem.
Esse gesto, para levar por diante Obras Sociais e para dinamizar as Missões, foi promovido pelo encontro do Padre José Luís Borga e a sua Banda com as gentes da Paróquia do Cacém-Portugal.
O seu concerto arrastou a multidão que esgotou a lotação do respectivo Salão Paroquial.
Foi muito bom!
A boa disposição e as músicas com que o Padre Borga brindou o seu público deram ânimo a todos os presentes que se propuseram a estar mais próximos daqueles que mais precisam.
Parabéns pelo evento!

sexta-feira, maio 07, 2010

BEIJÓS E OS REBANHOS

A PASTORÍCIA

««« Este rebanho é o do nosso Amigo João Rocha

Naquelas terras onde, outrora, Viriato apascentou as suas ovelhas, a pastorícia nunca foi abandonada.
Os agricultores de Beijós sempre tiveram que possuir gado bovino, ovino ou ovideo e outros animais para obterem alguns dos seus rendimentos e os estrumes para fortalecer os seus campos, para que melhor pudessem produzir e garantir a agricultura intensiva.
Alguns conseguem manter essa agricultura, para satisfazer as necessidades dos seus clientes, com as cenouras, as couves, os nabos, as alfaces, as cebolas, etc., agora utilizando como fertilizante os estrumes dos aviários.
Todavia, à semelhança daquilo que se passa por todo o nosso País, a agricultura tradicional daqueles terrenos também tem vindo a ser abandonada por não ser rentável.
Muitos dos terrenos onde eram cultivados milho, centeio, cevada, trigo, etc., agora são lavrados e ocupados com aveia, para pastos dos rebanhos.
Viriato não preparara assim os campos para ter pastos para as suas ovelhas, seguramente que os apascentava por montes e vales, entre o Caramulo e a Estrela, onde houvesse pasto espontâneo.
Como dizíamos a agricultura em Portugal entrou em declínio porque outros países da Europa com produções mais rentáveis, conseguem abastecer os nossos mercados com produtos mais económicos.
Por isso, os agricultores de Beijós, alterando alguns hábitos e aproveitando alguns incentivos do Governo, optaram por se dedicar mais à criação de gado, formando maiores rebanhos que vão apascentando pelos seus campos.
Com as ovelhas conseguem mais rendimento, porque, além dos animais que vão criando e vendendo, também exploram o leite, recolhido diariamente pelas queijarias da região, que o transformam em queijo e assim vai entrar na cadeia alimentar humana com maior facilidade, cujo produto também segue para a exportação.
Na época da Páscoa 2010, percorremos os campos ao redor da nossa Aldeia e verificámos que, aqui e além, havia muitos e grandes rebanhos a pastar, conforme se poderá constatar pelas imagens que difundimos.
Os Beijosenses, empreendedores como são, não cruzam os braços e, em cada dia, renovam os seus esforços por uma vida mais favorável e mais lucrativa.
Enfim, são as lutas a que o Mundo obriga!

quarta-feira, maio 05, 2010

BEIJÓS > E A VISITA DE BENTO XVI - LISBOA

2010.MAI.11 - LISBOA COM BENTO XVI
Sua Santidade o Papa Bento XVI vai passar por Lisboa.
Esta visita, pelas notícias que vão circulando, irá arrastar uma multidão entre 150.000 - 200.000 pessoas.
Por isso é de prever que a Capital, nesse dia, fique pejada de gente. Nem a pé se poderá passar livremente.
Aqui difundimos os horários dos seus passos e algumas recomendações úteis, para quem se dispuser a segui-lo.



















segunda-feira, maio 03, 2010

BEIJÓS > TAMBÉM ESTEVE PRESENTE NO FESTIVAL

2010.MAR.14 - CARREGAL DO SAL UNIDO NA AJUDA À ILHA DA MADEIRA E AO HAITI

No Salão da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato, os Carregalenses, então, durante a tarde, promoveram um festival de folclore e de outras actividades culturais, para angariação de fundos para ajudar as vítimas da Madeira e do Haiti.

Todas as freguesias do concelho estiveram presentes.
Beijós fez-se representar pelo Grupo de Dança "Onda Viva".
O Povo, sempre que vê alguém com dificuldades apressa-se a dar a sua mãozinha para ajudar.
Parabéns pelo bonito gesto dos Carregalenses.

domingo, maio 02, 2010

BEIJÓS > E O DIA DA MÃE 2010





2010.MAI.02 - COMEMORAÇÃO DO DIA DA MÃE

Hoje, primeiro Domingo de Maio, comemora-se o dia da mãe.
Haverá um momento para, num gesto carinhoso, podermos demonstrar o nosso reconhecimento à nossa mãe, por nos ter trazido à luz do Sol, neste planeta.
É bom relembrar o supremo valor de todas aquelas mulheres que nos seus ventres geraram vidas para o Mundo em que vivemos.
BEIJÓS*CINCO ALDEIAS envia a todas as mães as maiores felicitações pelo seu singular papel na vida da humanidade.

sábado, maio 01, 2010

ANIVERSARIANTES EM MAIO DE 2010 - Beijós


ANIVERSARIANTES BEIJOSENSES

Que seja do nosso conhecimento, durante este mês, irão comemorar o seu aniversário natalício, os/as seguintes Beijosenses.

07.MAI. (1939) - Maria da Natividade Pais do Amaral
23.MAI. (1967) - Luísa Marques
28.MAI. (1945) - Fernando Marques Tavares
30.MAI. (1945) - Alexandre Abrantes Fernandes de Campos

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS deseja-lhes um bom dia de aniversário, com muita saúde e, já agora, que nesse dia tenham muitos miminhos.

sexta-feira, abril 30, 2010

BEIJÓS > E O CONCURSO DE ADMISSÃO A AGENTES DA PSP


AGENTE DA PSP > UMA CARREIRA NOBRE E DIGNA



Está aberto pelo período de 15 dias o CONCURSO DE ADMISSÃO a 1.000 vagas para a Polícia de Segurança Pública. Podes inscrever-te em www.psp.pt na área de recrutamento da EPP. Poderás também descarregar o formulário na página da PSP e entregá-lo de acordo com as instruções. CONTAMOS CONTIGO!


quarta-feira, abril 28, 2010

BEIJÓS > E O MUSEU MUNICIPAL DE CARREGAL DO SAL

2010.ABR.08 - MUSEU MANUEL SOARES DE ALBERGARIA

Na célebre casa das correntes, como é conhecida, está instalado o Museu em epígrafe. O edifício foi construído em meados do Século XX.
Passámos para uma curta visita e relembrar um pouco do nosso passado, não muito distante.
Valeu a pena porque, além de nos darmos a conhecer, saímos mais valorizados e com vontade de passar mais vezes, sempre que haja oportunidade e as respectivas exposições nos motivem.

Ali pudemos admirar colecções de:
» Pintura;
» Escultura;
» Arqueologia;
» Etnografia;
» Armaria;

»» Além disso são inúmeros os artigos ligados à agricultura, que retratam bem a vida de outrora no amanho da terra e na preparação e transformação de alguns produtos provenientes desse trabalho.
No seu espaço exterior, junto das instalações da Biblioteca Municipal pudemos observar também estes carros de bois, que terão transportado muitos dos bens que a terra produziu, meio de transporte que muito favoreceu o homem em determinado momento. Hoje, foram substituídos nessas e noutras tarefas pelas máquinas.

Não podemos deixar de relembrar algumas partes constituintes do carro de bois, com o firme propósito de realçar as suas utilidades.

Surpreendeu-nos a representação da nossa Aldeia, Beijós. Na Secção de Arqueologia, observamos muitos artefactos recuperados principalmente no Outeiro dos Castelos e nas Chãs.

Foi muito bom. Prometemos voltar para completar a nossa visita às potencialidades que, na área do turismo, o concelho de Carregal do Sal já nos oferece.
Recomendamos vivamente uma aturada visita.

segunda-feira, abril 26, 2010

DE BEIJÓS > À MONTANHA AZUL


2010.ABR.09 - SUBIMOS À MONTANHA COM A NOSSA OBJECTIVA

Realmente é necessário, de vez em quando, parar subir à montanha e reflectir sobre tudo o que nos rodeia.
O Universo que habitamos nunca se deixou desactualizar.
A humanidade vai descobrindo e fazendo evoluir novas tecnologias, mas A SUPREMA FORÇA DA NATUREZA está acima de tudo. Em segundos destrói o esforço humano de milhares de anos.
O homem precisará de fazer mais pausas na sua vida, para reflectir sobre o meio ambiente e sobre a vida no Mundo.
Por isso, deve estar preparado para conseguir Subir à Montanha com frequência.
Esperamos que todas as montanhas a que nos propomos subir consigam renovar-nos e ensinar-nos a estar na vida de forma diferente.

sábado, abril 24, 2010

BEIJÓS > E O FURTO DO COBRE

2010.ABR.09/10 - DURANTE A NOITE, FALHARAM OS PAGAMENTOS E OS MOVIMENTOS POR MULTI BANCO

Aqueles que procuram viver sossegados no seu dia-a-dia, inesperadamente também ficam apoiados num só pé.
Aconteceu com um amigo nosso que, abastecendo de combustível o seu automóvel nas respectivas bombas no restaurante "O BEIJÓS", propôs-se efectuar o pagamento pelo Multi-Banco. Ele estava confiante e não reparou que as bombas tinham afixado um papel a prevenir que não havia pagamentos com cartão.
Depois de abastecer e no momento de pagamento é que foi informado verbalmente da existência do aviso.
Não teve grandes problemas, porque sendo natural de Beijós e conhecido do responsável pelas bombas, a gasolina com que abasteceu o carro foi creditada em seu nome, para um pagamento posterior.
Todavia, quantos cidadãos desconhecidos se deslocaram às bombas, com o propósito de atestarem os depósitos dos seus veículos, e tiveram que ir embora sem abastecer ou fizeram ginástica para reunir os cêntimos/€ que ainda possuíam para efectuar os pagamentos.
Quanta preocupação tal situação também trouxe ao responsável daquele posto, para evitar situações embaraçosas nas suas cobranças.
O nosso amigo procurou apurar o que se terá passado, para que a freguesia de Beijós tivesse ficado privada de comunicações telefónicas.
Obteve como resposta: "Consta-se que roubaram cerca de 200 m de cabo telefónico de cobre, nesta rede".
Na Aldeia, então, eram constantes as lamentações, por causa de não haver telefone.
Os comerciantes deixaram de fazer muitos negócios, porque os seus clientes contavam com o pagamento MB e não tinham com eles o dinheiro moeda.
Quem necessitou de levantar dinheiro nas caixas MB teve que se deslocar a outras localidades, porque em Beijós não funcionava
Pelo que apurámos, a situação só foi normalizada no dia 13 de Abril, cerca das 10;00, cuja operadora, a PT, como justificação para aquela anomalia, terá confirmado a furto do cabo.
Como o furto terá ocorrido na noite de 09 para 10 de Abril, ao início de um fim de semana, a PT, ainda que tenha recebido as reclamações dos seus clientes, não se apressou a ultrapassar a dificuldade, restabelecendo as ligações somente três dias depois.
Contudo, os utentes daquela rede, uma vez que é frequente este tipo de avarias e as mesmas justificações, têm o direito de pôr em causa tal argumento para justificar alguma inoperância da parte da empresa, principalmente aos fins de semana.
Também, se são frequentes este tipo de furtos, terá que haver encaminhamento das denúncias para os Tribunais para serem devidamente investigados e punidos os seus autores.
Se estes furtos, que tornam inoperacionais os meios de comunicação, caiem no domínio público, o cidadão comum pode denunciá-los e a respectiva empresa terá o dever de o fazer.
A ser verdade o furto dos cabos, estaremos perante uma rede criminosa, os que roubam o cobre e os que o receptam.
Porém, é desejável que a GNR daquela zona, sem contabilizar despesas que tenha que fazer, esteja mais atenta a este tipo de coisas, para evitar muitos constrangimentos dos contribuintes, que contam com a sua permanente protecção.

quinta-feira, abril 22, 2010

BEIJÓS > E A TROCA DAS CRUZES NO RIO MONDEGO

111600ABR2010 - MUITOS OUVIRAM O CHAMAMENTO DO SENHOR

"A fé é a capacidade de suportar dúvidas" » Como São Tomé > (São João 20:27,28,29).

E apresentaram-se alegres e confiadamente junto à fonte, para assistirem à Missa Campal Celebrada pelo Reverendo Padre José António das Paróquias de São João de Areias e de Currelos.
O Sol, que raiou logo pela manhã, aqueceu aquela tarde na margem direita do Rio Mondego, onde aquela ponte se apoia.
Apesar de ainda apresentarem poucas folhas, aqueles plátanos já abrigaram muitos dos fiéis, com a sua ténue sombra.
Outros, como aconteceu com o nosso enviado, para terem sombra, valeram-se do guarda-chuva, e evitaram usar boné durante as celebrações.
Naquele Vale do Mondego ecoavam as palavras de Jesus, entoadas pelo Celebrante.
Apesar da distância, Ele sempre foi falando também para todos aqueles que se encontravam na margem esquerda do Rio, mais próximos do Santuário Jubileu 2000.
Por isso, naquela Eucaristia estiveram todos aqueles que se deslocaram "À Ponte Nova do Mondego".
Mais um ano em que foi cumprida a tradição do encontro das Paróquias de Currelos, concelho de Carregal do Sal, Diocese de Viseu, e de Póvoa de Midões, concelho de Tábua, Diocese de Coimbra, para a Troca das Cruzes, a meio da ponte que liga as duas margens do Mondego.
Uma cerimónia cheia de significado para aquelas duas paróquias.
Gostámos.
Ambas as Paróquias estão de Parabéns.
Estamos convencidos de que os laços de amizade entre os povos de ambas as margens, a cada ano, saem mais fortalecidos.
Por isso vamos continuar a pedir a Deus para que continue a abençoar a ideia deste encontro.

Às 17;30, a meio da Ponte Nova, ambos os Padres se abraçaram, num gesto simbólico, representando o abraço amigo e fraterno de ambos os povos, e trocaram as cruzes, prosseguindo o Cortejo precedendo a Multidão, em direcção ao Santuário, onde foram encerradas as cerimónias e a Época Pascal.

O Nosso Querido Amigo Hermínio da Cunha Marques mais uma vez nos brindou com um dos seus belos Poemas, que fez questão de ler para que todos escutassem, poema esse que aqui reproduzimos, para que também possa ser lido pelos nossos estimados visitantes.

terça-feira, abril 20, 2010

BEIJÓS > E A FESTA DA NOSSA SENHORA DAS PRECES » NO PENEDO


2010.ABR.05 - PENEDO* VISITA PASCAL* E A FESTA DA NOSSA SENHORA DAS PRECES

Estivemos nesta Festa.
As populações da Aldeia de Penedo, Paróquia de Lageosa do Dão, concelho de Tondela, empenham-se profundamente para que a sua Aldeia, ainda que pequenina, com cerca de 50 famílias, brilhe.

A visita Pascal, como vem sendo hábito, foi efectuada pela Comissão das Festas, que percorreu todas as casas da Aldeia levando a mensagem de Jesus Ressuscitado, evocando a paz e a harmonia entre todos os Penedenses.
Todos os anos estão nesta festa centenas de pessoas, quando não milhares.
A Missa, presidida pelo Reverendo Padre Arnaldo, teve início às 16;00, abrilhantada pelas vozes do Coro Paroquial de Lageosa do Dão. Em seguida a Procissão percorreu as Ruas da Aldeia, ao compasso da Banda Filarmónica de Santar-Nelas.
Foi uma brilhante Festa, de que os Penedenses muito se orgulham, por terem conseguido contagiar com a sua alegria todos os cidadãos que nela tiveram o prazer de se enquadrar.
Aldeia pequenina, mas populações com enorme coração, porquanto, no final das cerimónias religiosas, fizeram questão de apresentar um lanche para todas as pessoas que estavam na povoação e se quiseram associar à merenda.

QUADRO DE HONRA




Este ano a Comissão de Festas teve trabalho acrescido. Desde a sua nomeação, em 2009, logo se empenhou profundamente.
Os seus membros pediram o apoio das mais diversas entidades públicas e privadas, em conjunto com a Fábrica da Igreja de Lageosa do Dão, conseguiram restaurar o Santuário da Nossa Senhora das Preces.

Pelo esforço desenvolvido e para perpectuar o reconhecimento público do seu trabalho, foi editado o Quadro de Honra onde constam os respectivos nomes.
Este maravilhoso quadro ficará exposto no interior do Santuário.
O nosso conterrâneo BERNARDINO BAPTISTA PEIXEIRA, que enquadrou a Comissão cessante, passou a constar no referido quadro.

Os nossos Sinceros Parabéns, à respectiva Comissão e a todos os habitantes do Penedo, pela excelente festa e pelo acolhimento que proporcionaram aos visitantes.

domingo, abril 18, 2010

BEIJÓS > E O SOM DO PENICO


2010.ABR.08 - AS NOVAS FUNÇÕES DO PENICO - NA PÁSCOA DE 2010

Foi longa a nossa caminhada, mas valeu a pena.
Visitámos a Aldeia onde São Simão é patrono.
Subimos ao Viso.
Descemos à Terra onde mora São Silvestre e, a caminho do Santo Antão, encontrámos esta preciosidade no ponto mais alto da cerejeira.
A árvore, vaidosamente, exibe os seus ramos floridos, qual Altar ao Bom Deus que sempre nos premia, no meio daquela vinha, que, seguindo as normais regras da natureza, está preparada para mais uma época de produção do bom vinho do Dão, naqueles terrenos soalheiros.
O proprietário, presumimos que seja pessoa precavida, antes de nascerem os frutos, colocou a artesanal caravela, para ir prevenindo as aves de que também ele quer degustar algumas cerejas.
Compreendemos bem as suas intenções.
Mas o toque daquele engenho muito nos surpreendeu.
Já há muitos anos que não viamos coisa igual por aquelas bandas.
Foi bom!
A outra surpresa foi o tambor escolhido para a caravela.

Aquele penico em esmalte azul, que terá tido outras utilidades em tempos idos, estamos seguros de que terá visto paisagens bem diferentes, quem sabe, até outros ocultos matagais, agora foi colocado à vista dos pinheiros, por forma a arejar abundantemente e disso dar sinal, sempre que passam por si as correntes ventaneiras.
Não há dúvida que a vida dá muitas voltas.
Não são só os humanos que mudam de cenário e escolhem outros ambientes.
Este penico também terá tido a sorte de, no final da sua estadia por terras de Moreira-Nelas, ter sido aproveitado para ajudar a espantar as aves, no Alvo jardim.
Não terá sido em vão a sua selecção para tão honrosa função.

O som que difunde é o ideal para o local e para tão útil tarefa que desempenha.

sábado, abril 17, 2010

BEIJÓS > DOMINGO DE PÁSCOA 2010

PÁSCOA

Passagem da morte à vida.
Tempo de passagem, tempo de mudança.
Páscoa - Primavera época em que na natureza animais e plantas reaparecem.
É uma boa altura para nos reinventarmos e de buscarmos novas oportunidades.
Se, para realizarmos determinadas obras nos faltou coragem, talvez seja uma boa época para inovar e reiniciar a caminhada rumo à vitória.
******************************************************


2010.ABR.04 - DOMINGO DE PÁSCOA E A VISITA PASCAL

Ano após ano sempre aparece qualquer coisa de novo em Beijós.
Há cerca de uma dúzia de anos que as festas religiosas da Páscoa têm vindo a sofrer alterações.
Os Padres têm celebrado a Missa Dominical e depois entregam a visita Pascal aos leigos, incluindo na equipa um seminarista.
Atentando na falta do padres, os Beijosenses lá se vão resignando e têm aceitado estas alterações.
O Reverendo Padre José Júlio, então, estando entregue também da Paróquia de Cabanas de Viriato, não estava na Visita Pascal de qualquer das paróquias:
a) - Em Cabanas deixava que ela fosse realizada pelos Padres Franciscanos, que se deslocavam da cidade do Porto.
b) - Em Beijós orientava a visita com os leigos e com o seminarista, tendo ele depois o cuidado de supervisionar o trabalho por eles realizado.
Assim, não havia razão para que os Beijosenses se sentissem discriminados.
NO ANO DE 2009
Quando já se falava que não ia haver Padre para a Visita Pascal, inesperadamente, o Senhor Bispo de Viseu enviou o Rev. Padre Mário, Reitor do Seminário Maior da Diocese, que muito animou a visita aos paroquianos.
NO ANO DE 2010
As celebrações pascais trouxeram outras surpresas aos Beijosenses.
O Rev. Padre Valmor não celebrou Missa na nossa Aldeia e enviou a Beijós as irmãs Manola e Glória (Freiras residentes em Currelos), para as celebrações e para a visita Pascal.
Nós estivemos lá e constatámos que a irmã Manola seguiu todas as práticas religiosas de uma Missa Tradicional, com excepção da Consagração. Contudo, ela esclareceu que o Rev. Padre Valmor deixara tudo preparado para que fosse servida a comunhão, tornando tudo mais fácil.

No final dos actos litúrgicos, seguiu-se a visita Pascal normalmente.
Notámos que um ou outro Beijosense demonstrava alguma tristeza, mas, por entre algumas vozes dissonantes, havia sempre uma outra a contrapor e a aconselhar calma, paciência e ponderação, na viva esperança de que o Sol voltará a brilhar e a aquecer a nossa Paróquia.
Apraz-nos salientar e enaltecer a forma como os Beijosenses viveram este dia.
Enquanto a Visita Pascal decorria, as pessoas, como de costume, iam-se movimentando pelas ruas da nossa Aldeia, num são convívio com grupos de amigos que iam encontrando pelo caminho.
Afinal a Visita Pascal também serviu e servirá para reforçar os laços de amizade entre Beijosenses, os que estão e os que chegam e que, depois, têm que regressar aos seus afazeres noutras paragens!
Os Beijosenses não podiam ter outra postura. É mesmo assim a forma de estar desta gente trabalhadora, ordeira e honesta.
Os Nossos sinceros Parabéns!
****************************************************
Difundimos algumas fotos para melhor ilustrar como se viveu o Domingo de Páscoa na nossa Aldeia.

sexta-feira, abril 16, 2010

NAS MÃOS DE DEUS - Beijós



QUANDO OS AMIGOS NOS DEIXAM







No dia 15.ABR.2010, em Viseu, faleceu JOSÉ FERNANDO (o Fernando do Zé Maria, como também era conhecido), nascido em Beijós a 09.JUL.1931.



« Foto de 23.JUN.2009





Estão a ser ultimados os preparativos para que o seu funeral se realize durante a tarde de 17 de Abril de 2010, no Cemitério Paroquial de Beijós.
*************************************************
No dia 14.ABR.2010, em Viseu, faleceu JOSÉ BERNARDO DO NASCIMENTO, nascido em Beijós a 20.JUL.1930. Foi a sepultar no Cemitério Paroquial da nossa aldeia.




« Foto de 24.JUN.2009


Resta-nos a resignação por os vermos partir, recordando, com estas fotos, alguns dos bons momentos que com eles convivemos.
BEIJÓS*CINCO ALDEIAS, nesta hora de luto e dor, envia os mais sentidos pêsames às famílias enlutadas.

quinta-feira, abril 15, 2010

BEIJÓS > EM SEXTA FEIRA SANTA 2010


2010.ABR.02 - SEXTA FEIRA SANTA

Depois das cerimónias na Igreja Paroquial de Beijós, como os mais anos, seguiu-se a Procissão da Paixão pelas Ruas da Nossa Aldeia.
O tempo, ainda que chuvoso, abriu umas tréguas.
A Procissão ainda chegou ao Lugar de Além, mas, aquando do regresso para seguir para o Areal, a chuva começou a cair e, para evitar que o Palio se molhasse, que iria estragar-se, o Reverendo Padre Valmor decidiu regressar à Igreja, dando por findos os actos religiosos, daquele dia.
Apesar do mau tempo, tudo correu bem e juntou muitos Beijosenses, conforme podemos observar pelas fotos.

quarta-feira, abril 14, 2010

BEIJÓS > DOMINGO DE RAMOS 2010

2010.MAR.103028 - DOMINGO DE RAMOS

Mais um ano em que a tradição se cumpriu a partir do Miradouro do Outeiro da Cadina.
Os Beijosenses, evocando a entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém (Mateus 21.1-11), compareceram com o seu ramo de oliveira naquele maravilhoso local.


Ali o Reverendo Padre Valmor iniciou as cerimónias, com a bênção dos Ramos, seguindo-se a habitual procissão enquadrando todos os fiéis, rumo à Igreja Matriz, onde foi Celebrada a Missa Dominical.
Estas celebrações já é tradição serem as mais concorridas do ano. Jovens, ou mais idosos, todos os Beijosenses se apresentam com o seu ramo de oliveira, para participarem nas cerimónias.
Dado que o Miradouro tem acessos pelas duas encostas do outeiro, a Procissão dos Ramos é feita alternadamente, um ano por uma outro ano pela outra encosta. Por isso, como nos é dado observar, os anos pares (2010) desceu pelo Vale da Loba, os anos ímpares (2011) descerá pelo Areal.

terça-feira, abril 13, 2010

CONVÍVIO DE BEIJOSENSES QUE CELEBREM O MEIO SÉCULO EM 2010

2010.AGO.21 - IRÁ REALIZAR-SE EM BEIJÓS O CONVÍVIO DOS CIDADÃOS QUE NASCERAM NO ANO DE 1960

Boa iniciativa. Dificilmente se consegue percorrer outro meio século.
Pelos comentários que ouvimos em Beijós há muitos Beijosenses que aderiram ao evento. Também já conseguiram arrastar pessoas das aldeias vizinhas para estarem nesta festa.
Esperamos que tudo corra bem e que o programa seja devidamente cumprido.
Além disso todos estarão com pedalada para conseguir alcançar o outro meio século.
Que Deus os ajude nessa caminhada.
Daqui vai o nosso apelo a todos os Beijosenses, nascidos em 1960, espalhados pelo Mundo para passarem nesse dia por Beijós e marcarem a presença nesta festa que estamos convencidos de que vai prometer.
Também poderão aproveitar as festas do povo que, ao que apurámos, se realizarão nessa mesma altura. Podem cumprir assim aquele provérbio popular, "... matam dois coelhos com uma só cajadada".

sábado, abril 03, 2010

DE BEIJÓS > A TOLEDO II




TOLEDO »» EGAS MONIZ E O EXEMPLO DE LEALDADE


Verificámos que o tema ainda não está esgotado.
Por isso vamos procurar desenvolvê-lo numa perspectiva histórica, com base nalguns tópicos que encontrarmos nas nossas pesquisas.

»» Em "A MONARQUIA PORTUGUESA" R.D.
Observámos:
EGAS MONIZ OU O DRAMA DA FIDELIDADE
"Todas as nações têm os seus mitos. Sobretudo quando são muito antigas e mergulham raízes na Antiguidade ou na Idade Média. Antes da divulgação da imprensa, quando o saber se transmitia oralmente ou em manuscritos que reviviam pela arte da cópia, quando a memória colectiva se alimentava de coisas difíceis de explicar, coisas admiráveis e espantosas que podiam ser exemplos a seguir ou desgraças a evitar, criavam-se, sabe Deus como, estórias capazes de dar vida a um morto, de dar fé a um céptico, de dar esperança a um desesperado. E as velhas nações viviam destas estórias; e a má sina afugentava-se diante desses exemplos. Assim foi, durante séculos e séculos, com Egas Moniz e a sua alta fidelidade.
Toda a gente sabe de cor, mesmo sem recorrer aos Lusíadas, a linda estória: o aio a salvar o infante, prometendo sob sua palavra e nela empenhando a do senhor, vassalagem leal ao rei de Leão e Castela; a ousada atitude do infante: vassalagem só ao papa e a mais ninguém na Terra; e a mísera condição a que se sujeita com mulher e filhos, o nobre, mil vezes nobre, Egas Moniz. Lá vai ele «com seus filhos e mulher», «descalços e despidos», para «pagar com a vida o prometido».
Veio a história-ciência e apagou a história-vida. Outro saber se sobrepõe àquele saber mais antigo e venerando: não há fundamento; a própria escultura estoriada que, no túmulo de Paço de Sousa, metia pelos olhos dentro o acontecido resulta de artifício técnico; e outro episódio a este semelhante, mas bem posterior e bem alheio a nós, vem substituir a crença ingénua e fecunda. E este é o segundo drama da fidelidade: não existiu. Melhor! Temos de o reinventar..."(Pg. 280)
*****************************************************
CAMÕES CANTOU ASSIM:

[Os Lusíadas - Canto III]
(...)
35
Não passa muito tempo, quando o forte
Príncipe em Guimarães está cercado
De infinito poder, que dessa sorte
Foi refazer-se o imigo magoado;
Mas, com se oferecer à dura morte
O fiel Egas amo (1), foi livrado;
Que, de outra arte, pudera ser perdido,
Segundo estava mal apercebido.
36
Mas o leal vassalo (2), conhecendo
Que seu senhor não tinha resistência,
Se vai ao Castelhano, prometendo
Que ele faria dar-lhe obediência.
Levanta o inimigo o cerco horrendo,
Fiado na promessa e consciência
De Egas Moniz; mas não consente o peito
De moço ilustre a outrem ser sujeito.
37
Chegado tinha o prazo prometido,
Em que o Rei Castelhano já aguardava
Que o Príncipe, a seu mando submetido,
Lhe desse a obediência que esperava.
Vendo Egas que ficava fementido (3),
O que dele Castela não cuidava,
Determina de dar a doce vida
A troco da palavra mal cumprida.
38
E com seu filhos e mulher se parte
A alevantar co eles a fiança,
Descalços e despidos, de tal arte
Que mais move a piedade que a vingança.
Se pretendes, Rei alto, de vingar-te
De minha temerária confiança,
Dizia, eis aqui venho oferecido
A te pagar coa vida o prometido.
39
Vês aqui trago as vidas inocentes
Dos filhos sem pecado e da consorte (4);
Se a peitos generosos e excelentes
Dos fracos satisfaz a fera morte,
Vês aqui as mãos e a língua delinquentes:
Nelas sós experimenta toda a sorte
De tormentos, de mortes, pelo estilo
De Sínis (5) e do touro de Perilo (6).
40
Qual diante de algoz o condenado,
Que já na vida a morte tem bebido,
Põe no cepo a garganta e, já entregado,
Espera pelo golpe tão temido:
Tal diante do Príncipe indignado
Egas estava, a tudo oferecido.
Mas o Rei vendo a estranha lealdade,
Mais pode, enfim, que a ira a piedade.
41
Ó grão fidelidade Portuguesa
De vassalo que a tanto se obrigava!
Que mais o Persa fez naquela empresa -> (7)
Onde rosto e narizes se cortava?
Do que ao grande Dário tanto pesa,
Que mil vezes dizendo suspirava
Que mais o seu Zopiro são prezara
Que vinte Babilónias que tomara. -> (7)
(...)
****************************************************
(1) - Egas Moniz, aio de D. Afonso Henriques;
(2) - Egas Moniz;
(3) - Sem cumprimento, perjuro;
(4) - Esposa;
(5) - Salteador dos arredores do Corinto que atava os viandantes que lhe caíam nas mãos aos ramos de duas grossas árvores encurvadas à força até ao chão e, soltando-as de repente, assim fazia despedaçar os corpos das vítimas;
(6) - Mecânico, inventor de um touro de bronze, oco, em cujo interior eram lançadas as vítimas do tirano Fálaris, de Agrigento, e queimadas pelo fogo ateado por debaixo do touro;
(7) - O Persa [...] tomara - Zópiro, para conseguir que Babilónia fosse tomada por Dario, que havia muito tempo a estava cercando, mutilou-se, cortando o próprio nariz e as orelhas, e apresentou-se assim aos sitiados, fingindo-se vítima de Dario. Os Babilónio, acreditando em Zópiro, deram-lhe a chefia das tropas, as quais ele logo entregou, juntamente com a cidade, aos Persas.
***************************************************
Oh ETERNA FIDELIDADE
Quem pudera guardá - la em tudo e para tudo na vida.
Palavra que mais cimenta a confiança entre as pessoas e entre os povos.

quinta-feira, abril 01, 2010

ANIVERSARIANTES EM ABRIL DE 2010 - Beijós

ANIVERSARIANTES BEIJOSENSES

Durante este mês, que tenhamos conhecimento, vão comemorar o seu aniversário natalício, os/as seguintes Beijosenses.



«« (Imagem retirada da net)




02.ABR.(1929) - Maria Amélia Baptista
04.ABR.(1964) - Armindo Soares Augusto
05.ABR.(1924) - Maria Idalina Coelho
21.ABR. (1943) - Maria da Anunciação Pais do Amaral
22.ABR. ( 1972) - Fernando Amaral Pais
27.ABR. (1923) - Maria Francelina Coelho Baptista


BEIJÓS*CINCO ALDEIAS deseja - lhes que passem um dia de aniversário muito feliz, com muita saúde, na companhia de todos os seus familiares e amigos.