sexta-feira, julho 09, 2010

BEIJÓS E A FESTA RELIGIOSA EM LOUVOR DE SÃO JOÃO BAPTISTA 2010

««« Igreja da Paróquia de São João Baptista de Beijós

2010.JUN.24 - DIA DO NASCIMENTO DO PADROEIRO DA NOSSA ALDEIA


A festa de São João Baptista é uma excepção à regra. Enquanto para outros Santos se festeja o aniversário da sua morte, a sua passagem para a vida eterna, para este Padroeiro de Beijós comemora-se o dia do seu Nascimento.
Há mais de dois mil anos, na cidade de Hebron, nas montanhas da Judeia, a cerca de oito milhas de Jerusalém, viveu um casal, Zacarias e Isabel. Já tinham idade avançada e Isabel era estéril. Todavia, quando Zacarias incensava o altar, no desempenho do seu ministério, à direita do altar dos perfumes, apareceu-lhe o Anjo Gabriel a anunciar-lhe que Deus tinha ouvido as suas preces e que, perante isso, iria ser pai. Isabel iria dar-lhe um filho, a quem iria por o nome de João.
Perante a dúvida levantada à mensagem que recebera, o Anjo anunciou a Zacarias que como sinal iria ficar mudo até que tudo se cumprisse. Zacarias ficou mudo logo naquele instante, impedido assim de falar ao seu povo que o aguardava no adro do templo, a quem passou a dirigir-se somente em linguagem gestual. A sua língua soltou-se decorrido algum tempo, logo que ele escreveu numa tabuinha o nome de João, para o seu filho, recomeçando a falar.
Porquê o nome de João?
João > significa: "Deus é Propício".
"... Pois ele será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem bebida alcoólica; será cheio de Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe e reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. Irá à frente, diante do Senhor, com o espírito e o poder de Elias, para fazer voltar os corações dos pais a seus filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, a fim de proporcionar ao Senhor um povo com boas disposições". (Luc. 1- 15 a 17).
*******************************************************************
A FESTA RELIGIOSA

Às 14;30h, iniciou-se a Celebração Eucarísticas, presidida pelo Reverendo Padre Valmor.
O Coro Paroquial abrilhantou as celebrações com os cânticos correspondentes à festa.
A Igreja, como vem sendo hábito todos os anos, estava cheia de fiéis e de devotos de S. João Baptista.
No final da Missa, seguiu-se a Procissão pelas Ruas da Aldeia, ao som da Banda Filarmónica de Moimenta da Serra.
As Ruas de Beijós estavam maravilhosamente ornamentadas, cujos arranjos foram reforçados num ou noutro ponto, onde os respectivos moradores também quiseram revelar um pouco do seu brio.


Das janelas, pendiam colchas e eram lançadas flores à passagem das imagens dos Santos, como sinal de respeito e de carinho por Eles terem saído à rua ao encontro das populações. São tradições que se mantêm e que enchem de orgulho os Beijosenses.



O percurso da procissão é bastante longo. Saiu da Igreja às 15;20h e regressou às 16;40h. Como é tradição, percorreu o Lugar de Além, o Areal, o Cerradinho, o Outeiro, e o Vale da Loba.

Muito embora estes nossos conterrâneos tenham os seus empregos, com todo o brio, ainda que com mais algum sacrifício e até com algum prejuízo para os seus afazeres diários, abraçaram mais esta tarefa, satisfazendo a vontade de todos os Beijosenses que neles confiaram.
Conseguiram uma festa maravilhosa.

Em Beijós viveram-se dois dias de euforia e de singular alegria.

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS não pode deixar de lhe endereçar os mais sinceros parabéns, com votos de que tenham passado bem o testemunho, para que, em 2011.JUN.23/24, possamos ver reunidos o maior número de conterrâneos nossos espalhados pelo Mundo.
Vejamos aqui mais algumas imagens da festa.

quarta-feira, julho 07, 2010

BEIJÓS > NO DIA DE SÃO JOÃO BAPTISTA 2010

2010.JUN.24 - OS BEIJOSENSES 
ACORDARAM COM OS FOGUETES
DA ALVORADA
Às 08;00, o técnico lá estava em frente ao bebedouro dos Caminhos, com algumas dúzias de foguetes para lançar.
Quando chegámos, esperava a luz verde dos Mordomos da festa e a chegada de um Grupo do Corpo de Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato, para iniciar a sua tarefa de lançar a alvorada.
O tempo apresentava-se fresco com alguma névoa sobre as serranias.
Aquele local é maravilhoso para o lançamento dos foguetes. Não há perigo de atear fogos, porque os pinhais ficam longe. Aquele cenário fresco, com o curso de água da ribeira a cerca de 50 metros, os verdes milheirais e outras culturas agrícolas, tornam-no invulgar, para esse efeito.
Todavia, como a lei prevê, o corpo de Bombeiros não foi dispensado, mais por prevenção, não fosse a festa transformar-se em inferno e obrigar os famosos  bombeiros Beijosenses de outrora a uma correria inesperada, com pulverizadores, cântaros, sachos, enxadas ou sacholas e ramos verdes de árvores,  para o combate aos incêndios.
Sim! Porque Beijós sempre teve a melhor corporação de Bombeiros do Mundo. Ainda que as populações não tivessem formação específica para o efeito, no seu peito tinham um coração grande e forte, no qual alojavam o espírito de solidariedade e amor ao próximo e aos bens alheios. Por isso, bastava um grito de alarme, todos os Beijosenses, onde quer que se encontrassem, suspendiam os seus trabalhos, para acorrerem às aflições dos vizinhos. Muito bonito este gesto que, felizmente, ainda se mantém!
O pirotécnico também tinha essa preocupação, de evitar outras aflições.
Aqui o vemos com todos os cuidados a orientar a direcção dos foguetes, para que subissem na vertical, rumo ao céu, para, de lá, anunciarem com os seus estrondos, que este dia era e foi especial para a nossa Aldeia.
Tudo começou bem!

segunda-feira, julho 05, 2010

BEIJÓS E OS JARDINS DE SÃO JOÃO 2010 - II

240722JUN2010 - A ANSIEDADE PARA VER AS SURPRESAS DA MANHÃ

Depois de um convívio até cerca das 01;30 da madrugada do dia 24.06.2010, refizemos um pouco do nosso descanso, mas de "repelão", porque as festas nos obrigavam a dormir a correr, tivemos que passar logo cedo, antes que os respectivos donos iniciassem a tarefa de recolher os seus jardins, para colher as imagens do JARDIM DE SÃO JOÃO, sobre as guardas da ponte do centro da Aldeia e em volta dos chafarizes.
Já não fomos os primeiros a chegar.
Alguns certamente terão dormido por ali durante a noite.
Demos conta que, comparativamente com os jardins de outras épocas, para muitos já mesmo remotas dos anos 20 / 60 do Século XX, este Jardim de São João vai ficando cada vez mais pobre.
Outrora, as pessoas esqueciam-se com facilidade destas tradições de que, pela calada da noite, desconhecidos iriam de rua em rua, de porta em porta, e furtavam os vasos que encontravam exposto nas varandas, nas sacadas ou nos logradouros dos prédios e não se preocupavam em os recolher. Então, havia tantos jardins expostos que até dava para escolher os vasos que tivessem as mais bonitas flores, que eram colocados em volta dos chafarizes da aldeia, os quais, uma vez por ano, ficavam maravilhosamente ornamentados.
Hoje, as pessoas já estão mais atentas e, durante a tarde do dia 23 de Junho de 2010, demos conta que muitas pessoas estavam a recolher os seus vasos para que lhes não fossem furtados.
Por isso, aqueles desconhecidos que, este ano, pela calada da noite, já no final dos convívios, se esforçaram por manter a tradição, não terão tido tarefa fácil, para furtar alguma coisa que desse nas vistas.
Por tal motivo vemos que estes jardins ficaram muito pobres. Não há vasos nem flores que prestem.
Enfim!
É o que há, mas temos esperança de que, brevemente, como já opinamos, esta tradição irá ser oficializada e até os melhores e os mais bonitos vasos irão ser postos a concurso. É uma das nossas lutas e estamos em crer que irá ser tarefa para as autarquias, para atrair mais forasteiros a Beijós, no dia de São João.
Vamos ser pacientes em esperar!
Apesar de os jardins de São João terem sido pobres este ano, damos os nossos parabéns a todos aqueles, mais mulheres que homens segundo consta, que se sacrificaram para manter esta tradição.
Bem-hajam por teimarem em a preservar.
Vejamos os jardins de 2010:

domingo, julho 04, 2010

BEIJÓS E AS FESTAS DE SÃO JOÃO BAPTISTA 2010 - I
























2010.JUN.23 - FESTAS E CONVÍVIOS NA NOITE DE SÃO JOÃO

Gostámos muito das festas de S. João de Beijós.
Os Mordomos ousaram inovar estas festas. Em boa hora o fizeram, porquanto conseguiram conciliar os convívios dos Beijosenses com a Cultura.

MOMENTO CULTURAL


Durante a sardinhada, podemos assistir à actuação dos Grupos:
Danças Modernas de Cabanas de Viriato;
Onda Viva de Beijós;
Grupo Folclórico de Cabanas de Viriato.

A actuação destes Grupos deu muita vida aos festejos e chamou muitos Beijosenses e forasteiros ao Parque Arnaldo de Castro, Sala de Visita da nossa Aldeia.
Gostámos de ver a alegria que ia na alma de quem visitou Beijós nesta noite de S. João.
Damos os nossos sinceros Parabéns aos Mordomos (comissão de festas) pela forma como conseguiram franquear uma noite maravilhosa, combinando o são convívio entre o público, animado pelos grupos culturais.

As imagens que aqui deixamos conseguem ilustrar melhor a forma como decorreram os festejos.

Foi muito bom ver os Grupos Cabanenses a actuarem como se estivessem na sua própria casa.

A todos os Grupos de Beijós, de Cabanas de Viriato e também ao Organista que, mais assiduamente e durante longas horas deu mais vida ao convívio, deixamos um gesto de reconhecimento, porque todos proporcionaram um maravilhoso ambiente.

OUTROS CONVÍVIOS

Como tem acontecido todos os anos, mais uma vez gostámos de ver os convívios em plena Rua Serpa Pinto e na Rua Abade Pais Pinto, entroncamento da Rua da Eira.
Quer num quer noutro lugar, vimos os amigos a confraternizar comendo as sardinhas, as febras e outros acepipes, regando-os com o maravilhoso vinho do Dão.
Nas despedidas, com a natural alegria por os amigos se terem encontrado mais um ano e juntos poderem confraternizar, eram espontâneas as exclamações "Para o ano que vem há mais".

BEIJÓS VIVEU OS DOIS DIAS DE VERDADEIRA FESTA QUE CONTINUAREMOS A DIVULGAR.

quinta-feira, julho 01, 2010

ANIVERSARIANTES EM JULHO DE 2010 - Beijós



Que seja do nosso conhecimento, durante este mês, vão estar de parabéns pela comemoração do seu aniversário natalício, os seguintes Beijosenses:

06.JUL. (1960) - Isabel C. M. de Sousa
13.JUL. (?)       - Tânia Melo Bernardo
18.JUL. (1942) - António da S. Baptista
20.JUl. (1994) - Inês Daniela Loureiro Abrantes
22.JUL. (1986) - Luís Carlos Loureiro Abrantes
23.JUL. (1968) - Anabela Pais Baptista.

A todos desejamos que passem um dia muito feliz na companhia de quem mais amam e que continuem a comemorar as respectivas datas durante muitos anos, com muita saúde. 

quarta-feira, junho 30, 2010

BEIJÓS E AS FESTAS DE SÃO JOÃO BAPTISTA 2010













2010.JUN.23 - OS BEIJOSENSES ENTRARAM NA FOLIA COM O SÃO JOÃO

As festas na nossa Aldeia iniciaram-se, pelas 14;30, com a visita a todos os Bairros distribuindo os Tremoços e o vinho tinto a todos os habitantes.

O tractor agrícola devidamente enfeitado a anunciar os festejos transportou os tremoços e o barril do vinho.
Os Beijosenses que se associaram às festas foram ao encontro do tractor e, em cada paragem, formaram pequenos grupos que conversaram e fomentaram o são convívio.
Foi muito bonito ver os jovens e os mais experientes a conviverem por momentos, em plena rua, trincando tremoços acompanhados por um bom copo de vinho do Dão.
Quem passava, fosse ou não cidadão de Beijós, tinha direito a associar-se ao convívio. Os nossos Amigos de Cabanas de Viriato, das Povoas, do Penedo e de Sangemil não resistiram em provar as águas tintas de Beijós.
Anima-nos este convívio assim, porque é a forma histórica de dar continuidade à acção que deu origem, via popular, ao nome da nossa Aldeia e dar a conhecer ao Mundo como os Beijosenses sabem bem receber quem os visita.
Lá reza a história, como alguém dizia: "... aquele povo bom que encontrámos no nosso caminho, que nos recebeu com a sua pureza... Beija-os > Beija-os >Beij... ós, Beijós".
É bom recordar o que se passou em 2010 e ver o forte empenho, como alguém disse num dos convívios, dos mordomos da família Baptista, Vejamos:

sábado, junho 26, 2010

OLIVEIRINHA - CARREGAL DO SAL - PASSAGEM DESNIVELADA


2010.JUN.25 - HOJE ABRIU AO TRÂNSITO A PASSAGEM DESNIVELADA DE OLIVEIRINHA

Os comboios na linha da Beira Alta deixaram de obrigar à paragem do trânsito automóvel para atravessar a respectiva linha no lugar de Oliveirinha - Carregal do Sal.
A antiga passagem de nível, na Estrada Nacional 337, que liga Oliveirinha a Viseu com passagem por Cabanas de Viriato, Beijós e Caldas de Sangemil, foi encerrada, o que irá beneficiar todos os utentes e reduzir o risco de acidentes naquela zona.
Já há menores preocupações para os automobilistas.

BEIJÓS >E O HOMEM DE NEANDERTHAL


250845JUN2010 - UMA SURPRESA LOGO PELA MANHÃ

O Homem de Neanderthal, que terá vivido na Europa e na Ásia há cerca de 300.000 anos, estará a reaparecer nos nossos dias.
Foi a ideia que nos ocorreu esta manhã, quando percorriamos as estradas, na nossa habitual caminhada matinal, por Terras da Beira Alta.
Neste mundo em que vivemos, se estivermos atentos aos cenários, inesperadamente, somos surpreendidos.

Este cidadão, completou 88 anos em Maio de 2010. Adora exibir o seu físico  regularmente.
Com a sua idade, rejeita tomar  medicamentos.  Não usa qualquer detergente para a louça a não ser sabão azul e branco.
Para tomar banho usa também o sabão azul e branco ou, alternadamente, sabonete feno de Portugal.
A sua alimentação é feita à base de produtos naturais de agricultura biológica sem pesticidas. O peixe, salmão ou outro, não pode ser de aquapultura. Gosta muito de queijo caseiro, mas somente de ovelha.
Toma muito café, que designa por "infusório" por ser feito numa cafeteira normal, sobre o lume na lareira. Coloca na água a ferver o respectivo pó e deixa que assente, para depois tomar. Por isso será decantado.
Não tem água da rede pública em sua casa. Vem à rua só em cuecas, despreocupadamente, para encher o seu jarro na fonte que tem em frente à sua casa.
Se alguém procura entregar-lhe os alimentos já cozinhados, se estiver em cuecas,  ordena que lhe deixem esses alimentos no "pendurário", um pau colocado numa fenda da parede de granito, no alpendre da casa.
Faz a sua higiene pessoal, usando uma bacia de esmalte azul, cujas águas vem vazar à rua.
Muito culto. Tentámos dialogar com ele, mas concluimos que não fala com desconhecidos.
Imensamente rico, mas ... o mais pobre da sua aldeia!

segunda-feira, junho 21, 2010

A CULTURA AINDA MOVE MUITOS CORAÇÕES


2010.JUN.19 - 2.º ENCONTRO DE COROS INFANTIS EM ALVERCA


Foi a Igreja dos Pastorinhos - em Alverca que, pela segunda vez, serviu de palco para a actuação dos coros dos mais pequeninos.
Um lugar muito bem escolhido, para este evento, pelo espaço e pela acústica que o Santuário proporciona.

IGREJA DOS PASTORINHOS
Lançada a primeira pedra no ano 2000, com a vinda do SS o Papa João Paulo II a Fátima, este Santuário foi inaugurado em 01MAI2005. Esta Igreja, na sua torre de 60 metros de altura, dispõe de um Carrilhão de 72 sinos. Nós tivemos a felicidade de andar junto daqueles sinos, tocar-lhes e tocá-los!
Uma experiência única que jamais podíamos perder, porque seguimos a bom rigor a filosofia muito objectiva em que assenta a nossa postura, porquanto:
"a vida tem que ser vivida em cada momento, porque o ontem já se não vive hoje e o amanhã é sempre o eterno incógnita".
Foi bom ter vivido aquele momento. Contudo, ainda que possamos abordar novamente este tema, abrimos aqui a porta da Igreja dos Pastorinhos, em Alverca do Ribatejo - Portugal, para que os estudiosos possam aprofundar a sua história e melhorar os seus conhecimentos.

OS COROS
Pela segunda vez se reuniram ali os coros infantis, onde nos deliciaram com as suas brilhantes actuações:

< Coro "Pueri Cantarum"
... que, sob a batuta da Maestrina, Paula Faria, acompanhamento musical de Tiago Oliveira, interpretou:
> Avé Maria - De César Franck
> Panis Angélicus - de César Franck
> Gloria Patri - De Wolfam Menschick
> Lord, I Want to be a Christian - Espiritual negro
> Oh, happy day - Espiritual negro.


< Coro Infantil "Ares Novos"
... dirigido pelo Maestro Luis Figueiredo, interpretou:
> A Primavera chegou
> Para a frente
> Proteger a Natureza.


< Classe de Coro do Colégio José Álvaro Vidal
... que sob a Direcção da Maestrina Paula Faria e acompanhamento musical de Tiago Oliveira, interpretou:
> O Leão Bonitão - de Helena Maria Maia Malta
> Dobadoira - Popular
> Cai a linda chuva - Franck Churchill - Adp por Paula Faria
> O Vento e eu - Delfina Figueiredo.


< Coro "Os Rouxinóis"
... dirigido pela Maestrina Ana Isabel Pereira, interpretou:
> Histórias de Cantar - De Margarida Santos/Francisco Cardoso
> The Little light of mine - Trad./arr. Ken Berg
> Domine Deus, Agnus Dei - De António Vivaldi
> Salangadou - trad./arr.Susan Brumfielf.
A actuação destes grupos proporcionou uma tarde muito agradável para todos os que se disponibilizaram para estar neste encontro. O Salão da Igreja estava muito bem composto, com muitas visitas.
Os mais novos que compõem os coros, com o nervosismo próprio de algumas idades, estiveram muito bem!
Uma boa forma de sensibilizar a sociedade para estas coisas tão bonitas, que se começam a fazer quase a partir do berço.
Os nossos sinceros Parabéns!
Ver mais...

sábado, junho 19, 2010

22 - ESPÍRITO FRANCO E ABERTO SERÁ O CAMINHO PARA MELHORAR O RELACIONAMENTO HUMANO

A COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS

É natural que as pessoas revelem algumas reticências, sempre que um desconhecido, inesperadamente, promova uma conversação.
Sem entrar em exageros, porquanto haverá sempre necessidade de dar passos seguros, nesta aldeia cada vez mais global em que nos encontramos, é forçoso promover cada vez mais um são convívio perante as pessoas que nos rodeiam.
Os gestos marcam sempre as relações entre os membros da nossa sociedade.
Esta ética pertence à epopeia humana, às suas aspirações e às suas esperanças relativamente a uma civilização mais avançada.
Não nos preocuparmos com as boas maneiras a pretexto de que estão ultrapassadas ou obsoletas é negarmos, na nossa época, a evolução do nosso destino. É pretendermos regressar à barbárie, à anarquia do animal do período quaternário.
A ordem estabelecida pelos nossos antepassados foi abalada por novas estruturas; mas isso não significa que seja preciso fazer tábua rasa das regras de boa convivência que acompanhavam essa ordem.
O julgamento da história será menos severo para aqueles que inventaram a arte de viver do que para nós, se procurarmos destruir essa arte, ou mesmo impedi-la de desabrochar.
A cortesia não é,  de forma alguma,  inútil. Pode-se certamente modificar nas suas formas, adaptá-las como for conveniente. Mas nunca deveremos esquecer que ela faz parte da nossa própria humanidade e da nossa alegria de viver.

(By PAZ - MFT )

quinta-feira, junho 17, 2010

REACÇÃO AOS ESTÍMULOS

130231JUN2010 - AQUILO QUE NOS ANIMA

Há pequenos gestos que, por vezes, nos animam e desencadeiam a correspondente reacção.
Então, estávamos sentados num comboio especial que partia de Lisboa-Rossio com destino a Sintra - Portugal.
A composição estava apinhada de gente que acabava de assistir ao início do desfile das Marchas Populares de Lisboa - 2010, na Avenida da Liberdade na mesma cidade.
Uns momentos antes de o comboio iniciar a sua marcha, um dos tripulantes, presumimos que terá sido o maquinista falou para dentro do comboio dizendo:


"- Boa noite Senhores Passageiros. Este é um comboio especial com destino a Sintra. Obrigado por estarem na nossa companhia e a todos desejamos uma óptima viagem!"

Este gesto, que nada custou a quem o praticou e que cremos enquadrar-se muito bem numa acção de sensibilização e  promoção das relações públicas da CP, foi muito bonito.
Não sabemos se terá havido alguém que não tenha gostado da postura deste funcionário da Companhia - CP.
Contudo, a reacção não se fez esperar. O comboio já se encontrava de portas fechadas e a demonstração de agradecimento pelas palavras proferidas surgiu.
Imediata e inesperadamente, sem qualquer coordenação, mas a uma só entoação, muitas vozes um só grito soou "Obrigado", seguido de uma salva de palmas.
Maravilhoso ver a sensibilidade do público perante as pequenas coisas que o motivam.
Bela Lição!

terça-feira, junho 15, 2010

BEIJÓS > E AS MARCHAS POPULARES DE LISBOA - PORTUGAL

2010.JUN.12 - E SANTO ANTÓNIO MARCHOU EM LISBOA
As festas da Capital Portuguesa cumpriram a tradição de fazer desfilar pela Avenida da Liberdade as marchas dos seus Bairros.
Os vasos com mangericos também não podiam faltar neste dia.
Não!
Nada do que se possa pensar. Não é caixa de sardinha. Foi o nosso banco que amavelmente nos distribuíram. Todavia, não conseguimos utilizá-lo porque o espaço passou a ser pouco e o nosso ângulo de visão ficaria muito reduzido.


GRANDE MARCHA DE LISBOA 2010
Letra > José Alberto Carmo Raposo
Música > Carlos Alberto da Silva Pinto
Pseudónimo > Sonhador

Lisboa Menina
Sete colinas encanto
Stº António o teu santo
Padroeiro alfacinha
Para o Tejo vais olhando
Às canoas acenando
Lisboa cidade minha

Cem anos foram passados
Agora comemorados
Cidade Republicana
Nas marchas estás de novo
És a jóia do teu povo
A mais bela filigrana

REFRÃO
Lisboa menina
Em cada colina
Tens uma paixão
E no teu castelo
Cada vez mais belo
O teu coração

As suas ameias
Lembrando sereias
Cantam para ti
Esta marcha é tua
E no meio da rua
Lisboa sorri

Partiram nossos guerreiros
Nas lutas sempre primeiros
P'la pátria enamorados
Sulcando mares de proa
A conquista foi de Goa
Quinhentos anos passados

Lá foram sem rumo certo
Fizeram do longe perto
Içando velas ao vento
Lisboa por gratidão
Mandou erguer o padrão
Aos nossos descobrimentos

REFRÃO

Mais do que as nossas palavras, valem as fotografias para descrever a festa e relembrar a música de 1950.
Vejamos: