terça-feira, julho 27, 2010

BEIJÓS > E O FESTIVAL AÉREO DE CASCAIS - PORTUGAL

2010.JUN.20 - O FESTIVAL AÉREO DA PRAIA DO TAMARIZ EM CASCAIS - PORTUGAL

Sentados naquela muralha sobre a praia, conseguimos apreciar todas as manobras que as aeronaves realizaram sobre o mar, em frente ao areal, na baía de Cascais.
Valeu a pena. Das 11;00 às 13;00, vivemos duas horas de pura adrenalina provocada pelo ruído dos motores e reactores daqueles aviões e helicópteros, que passavam mesmo à nossa frente.

No final, as três aeronaves despediram-se de nós lançando os foguetes que vemos na foto.


Para todos os nossos estimados leitores que, como nós, vivem estes eventos, criámos um pequeno filme para reproduzir as imagens que, então, colhemos do festival e de algumas moradias muito especiais daquela área turística.

quarta-feira, julho 21, 2010

BEIJÓS E A CULTURA - ÓBIDOS 2010


2O1O.JUL.10 - MERCADO MEDIEVAL

Em 18 de Julho de 2010, foi o último dia do Mercado Medieval de Óbidos.
Nós passámos por lá no passado dia 10 e, como já referimos, surpreendeu-nos mais uma vez, pela forma como estava organizado.
Foi muito bom.
Vale a pena passar sempre por aquela Vila, para estar nos seus eventos.
Deixamos os nossos parabéns à Câmara Municipal de Óbidos e a todas as pessoas que se empenharam para fazer brilhar este Mercado.
Principalmente para quem não teve possibilidade de passar por ali e para que os portugueses espalhados pelo mundo possam desfrutar um pouco daquilo que nós observámos, aqui deixamos algumas das fotos que recolhemos naquele espaço.

quinta-feira, julho 15, 2010

BEIJÓS E A CULTURA - BELAS


2010.JUL.03 - FESTIVAL DE FOLCLORE DE BELAS

Todos aqueles que se dedicam à divulgação da cultura portuguesa sentem-se animados por estar a contribuir para levar cada vez mais longe a história das nossas Gentes.
Nós fazemos parte dessa grupo enorme que procura levar cada vez mais longe as vivências naturais dos nossos avós neste espaço que eles habitaram.
Quando se organiza um evento, em qualquer canto deste rectângulo que abre a porta da Europa a Ocidente, estamos a dar conta ao Mundo daquilo que fomos e daquilo que continuamos a ser e a transmitir aos mais jovens as nossas tradições.
Vemos que os intercâmbios do nosso folclore espalham as alegrias por um e por outro lado. Os nossos grupos folclóricos vão percorrendo o País de lés-a-lés, nas festas e romarias.
Temos consciência de que há muita força de vontade nestes grupos, para difundirem as suas mensagens onde quer que actuem.
Nos dias 2, 3 e 4 de Julho de 2010, o Grupo Folclórico de Belas, no concelho de Sintra - Portugal, comemorou o 37º aniversário da sua fundação.
Além dos grupos musicais, fizeram desfilar vários ranchos, conforme vemos neste programa.
Nós só pudemos estar no dia 03.JUL.2010. Gostámos imenso da actuação dos ranchos.
Vivemos momentos maravilhosos junto dos nossos amigos, aqui nesta nossa Terra adoptiva que nos acarinhou e onde nos sentimos em casa, com as nossas gentes, como se estivéssemos em família. Uma Vila muito pacata, cheia de história, na região Saloia.
As suas gentes sabem muito bem receber e esforçam-se por tornar grande o nome de Belas, no Mundo.
Nada melhor do que observar no local, aqui mesmo, o que são as Gentes de Belas. Nós temos o grato prazer de conviver diariamente com todos os habitantes, neste cantinho onde circulam, nesta época, os frescos ares da Serra de Sintra que amenizam os rigorosos calores que se têm feito sentir.
Assistimos, como já referimos, à actuação de quatro grupos folclóricos, designadamente:

Rancho Folclórico de São Félix da Marinha de Vila Nova de Gaia.


«« Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa - Arganil.








*************************************
«« Rancho Folclórico e Etnográfico Papoilas do Campo - Cela - Alcobaça



«« Grupo Folclórico de Belas - Sintra





Todos os grupos trouxeram um pouco das vivências das gentes e das tradições das suas regiões, quer a nível de trabalho, quer à forma como as pessoas se expressam nas comunicações verbais.
Tudo isso, de alguma forma, nos enriqueceu.
Registámos a maravilhosa actuação do Grupo Folclórico de Belas, que nos presenteou com a sua agilidade própria da juventude que o enquadra. Vejamos.
Os nossos parabéns ao Grupo Folclórico de Belas, pela forma como organizou este festival.











terça-feira, julho 13, 2010

BEIJÓS E A CULTURA - ÓBIDOS

2010.JUL.10 - MERCADO MEDIEVAL

Está a decorrer o Mercado Medieval em Óbidos.
Nós passamos por lá.
Este ano também está muito bem organizado.
Aos Sábados e Domingos está aberto entre as 12h00 e as 01h00 e as 24h00, respectivamente.
Muito queríamos estar no Torneio a Cavalo, mas não foi possível, porque iniciava às 21h00, o que achámos demasiado tarde para depois regressar a Lisboa.
De qualquer forma,  tudo aquilo que presenciámos nos agradou profundamente. Muitas Tascas, muita animação e muitas lojas com obras de arte e vestuário medieval.
Passámos ali um tarde muito animada.
Este Mercado vai encerrar no dia 18 de Julho de 2010. Ainda há muito tempo para poder ser visitado.
**************************************************************
ARTES E OFÍCIOS 

"No período conturbado do Rei D. Fernando e face à ameaça de pelejas com Castela trna-se necessário reforçar as estruturas defensivas do Reino.
Óbidos com importante posição estratégica beneficia do programa fernandino de cercas, torres e torreões. Para que tal seja possível, recorre à anúduva, permitindo que os habitantes dos Coutos de Alcobaça e Atouguia da Baleia sejam convocados para estes trabalhos. 


Partindo deste princípio, desenrola-se a acção com a Vila pejada de pessoas, operários (canteiros, carpinteiros e ferreiros), comerciantes e almocreves, taberneiros e estalajadeiros que aproveitam o movimento frenético dos trabalhos. 


Crescem panos de muralha, torres e torreões, acontecem os acidentes, animais que se revoltam e fogem à dureza do trabalho e os conflitos entre trabalhadores aumentam apesar do vinho ser cortado à terça. As cadeias estão cheias, mais de insurrectos do que de criminosos. São os roubos de pequenos animais, a lenha roubada nas matas da rainha e as consequentes perseguições dos Monteiros e Meirinhos. No paço real, o paceiro pugna pelo respeito e ameaça denunciar os prevaricadores ao Alcaide. 


Músicos, actores e saltimbancos divertem as massas, a euforia compensa o rigor dos dias e os toques dos sinos que norteiam os trabalhos durante o dia,  estão mudos durante a noite. A ordem é reposta com a chegada dos representantes da Casa da Rainha que vêm observar o andamento dos trabalhos e avaliar o andamento dos negócios. A partir daqui, sossega a arruaça e renasce o divertimento palaciano com trovadores de cantigas de amigo e bobos de elegantes movimentos." 


»» Esta é a Resenha de algumas coisas que hoje poderão surpreender-nos naquele mercado.  

domingo, julho 11, 2010

BEIJÓS E AS FESTAS DE SÃO JOÃO BAPTISTA 2010 - PASSAGEM DO TESTEMUNHO

2010.JUN.24 - A VISITA AOS MORDOMOS NOMEADOS PARA AS FESTAS DE 2011







A Imagem de São João Baptista saiu às Ruas de Beijós, no dia da sua festa. Aqui já rumava ao Areal, depois de ter passado a Ponte do povo, prosseguindo na Procissão para visitar a maior parte dos Beijosenses, que ansiava a sua passagem, o mais próximo possível da porta da sua casa.
São momentos inesquecíveis que todos nós guardamos na memória a cada ano que passa, não fosse esta a maior festa religiosa da nossa Aldeia.








No final da Procissão, novamente no interior da Igreja Paroquial, este era o momento mais aguardado.
Os paroquianos demonstravam alguma ansiedade, para ouvirem nomear os Mordomos eleitos para a realização das festas no ano de 2011.
O Reverendo Padre Valmor passou a ler os nomes dos contemplados, assim:
ACÁCIO SILVA NASCIMENTO
LUÍS MANUEL PAIS CORTEZ
JOSÉ CARLOS CARDOSO COELHO
JOSÉ CARLOS PEREIRA
********************************************************
A PASSAGEM DO TESTEMUNHO
Nunca estivemos no último passo para o encerramento das festas de São João Baptista. Estamos convencidos de que a maior parte dos Beijosenses também nunca terão vivido este momento.
Talvez que muitos dos nossos conterrâneos alimentem a ideia de que esta parte não será assim tão relevante.
Este ano concluímos que a visita aos novos Mordomos será a mais importante de toda a festa.
Os nomeados, perante a surpresa, por vezes não aceitam o cargo ou revelam alguma expectativa, por causa dos trabalhos e preocupações que irão enfrentar.
Apesar de tudo, nesta passagem de testemunho vimos coisas maravilhosas.

Depois de um pequeno lanche, servido à Banda de Música e a todos os colaboradores, no Salão Paroquial, os Mordomos cessantes, acompanhados de alguns Beijosenses que se dispuseram a ir também saudar os nomeados e com a Banda Filarmónica foram ao encontro dos Novos Mordomos, nas casas destes.



O Nosso Amigo José Carlos Cardoso Coelho, o que mora mais próximo da Igreja Matriz, de onde partiu o cortejo, foi o primeiro a ser visitado.
Não se encontrava, mas apurámos que, muito embora tivesse sido dia de Santo em Beijós, como ele trabalha fora da nossa Aldeia, ainda não tinha chegado dos seus afazeres, cuja mensagem da sua nomeação, oportunamente, iria receber de outra forma.
O Cortejo rumou ao Outeiro do Moinho.


Aqui visitou o Nosso Amigo Acácio Silva Nascimento.
Encontrámos mesa posta, no logradouro da casa. O cortejo foi recebido maravilhosamente.
O Acácio e a esposa juntaram-se ao convívio que proporcionaram e confraternizaram com os amigos, naquele seu espaço.

Subindo ao Outeiro dos Castelos, o cortejo foi saudar o Nosso Amigo Luís Cortez.
Este nosso conterrâneo lá andava ocupado com alguns dos seus afazeres no campo, mas a Esposa, Sofia Cortez, fez as honras da casa.
Mesa posta ao ar livre, no ponto mais alto de Beijós, à sombra de um chorão, ela recebeu todos os amigos e com eles conviveu exclamando "-O Luis não está, mas a festa não vai parar...".
No Rego dos Frades - Pisão, encontrámos o Nosso Amigo José Carlos Pereira, com mesa posta à sombra das árvores.
Também era bem visível a sua e a alegria de toda a família, que receberam os amigos de braços abertos, promovendo um são convívio.

O NOSSO APREÇO E AGRADECIMENTO

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS envia a todos os Mordomos, aos que cessaram funções e aos recém-nomeados o seu gesto do mais vivo apreço, pelo trabalho realizado e pela forma como os Novos acarinharam a sua nomeação.
Para todos quantos se empenharam na realização de todos os festejos, sem esquecer um carinho muito especial para o Coro Paroquial e para o Reverendo Padre Valmor, vão os nossos sinceros Parabéns.
Em 2011 teremos mais São João.
Também agradecemos todo o carinho que os Mordomos dispensaram ao nosso enviado especial, porque deles em particular e dos Beijosenses em geral, dependeu todo o êxito das nossas mensagens.
Esperamos poder continuar a contar com todos os Beijosenses, como fazemos questão de que contem connosco. Pois isso muito nos anima!
Obrigado!
Vejamos aqui o último filme:

sexta-feira, julho 09, 2010

BEIJÓS E A FESTA RELIGIOSA EM LOUVOR DE SÃO JOÃO BAPTISTA 2010

««« Igreja da Paróquia de São João Baptista de Beijós

2010.JUN.24 - DIA DO NASCIMENTO DO PADROEIRO DA NOSSA ALDEIA


A festa de São João Baptista é uma excepção à regra. Enquanto para outros Santos se festeja o aniversário da sua morte, a sua passagem para a vida eterna, para este Padroeiro de Beijós comemora-se o dia do seu Nascimento.
Há mais de dois mil anos, na cidade de Hebron, nas montanhas da Judeia, a cerca de oito milhas de Jerusalém, viveu um casal, Zacarias e Isabel. Já tinham idade avançada e Isabel era estéril. Todavia, quando Zacarias incensava o altar, no desempenho do seu ministério, à direita do altar dos perfumes, apareceu-lhe o Anjo Gabriel a anunciar-lhe que Deus tinha ouvido as suas preces e que, perante isso, iria ser pai. Isabel iria dar-lhe um filho, a quem iria por o nome de João.
Perante a dúvida levantada à mensagem que recebera, o Anjo anunciou a Zacarias que como sinal iria ficar mudo até que tudo se cumprisse. Zacarias ficou mudo logo naquele instante, impedido assim de falar ao seu povo que o aguardava no adro do templo, a quem passou a dirigir-se somente em linguagem gestual. A sua língua soltou-se decorrido algum tempo, logo que ele escreveu numa tabuinha o nome de João, para o seu filho, recomeçando a falar.
Porquê o nome de João?
João > significa: "Deus é Propício".
"... Pois ele será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem bebida alcoólica; será cheio de Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe e reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. Irá à frente, diante do Senhor, com o espírito e o poder de Elias, para fazer voltar os corações dos pais a seus filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, a fim de proporcionar ao Senhor um povo com boas disposições". (Luc. 1- 15 a 17).
*******************************************************************
A FESTA RELIGIOSA

Às 14;30h, iniciou-se a Celebração Eucarísticas, presidida pelo Reverendo Padre Valmor.
O Coro Paroquial abrilhantou as celebrações com os cânticos correspondentes à festa.
A Igreja, como vem sendo hábito todos os anos, estava cheia de fiéis e de devotos de S. João Baptista.
No final da Missa, seguiu-se a Procissão pelas Ruas da Aldeia, ao som da Banda Filarmónica de Moimenta da Serra.
As Ruas de Beijós estavam maravilhosamente ornamentadas, cujos arranjos foram reforçados num ou noutro ponto, onde os respectivos moradores também quiseram revelar um pouco do seu brio.


Das janelas, pendiam colchas e eram lançadas flores à passagem das imagens dos Santos, como sinal de respeito e de carinho por Eles terem saído à rua ao encontro das populações. São tradições que se mantêm e que enchem de orgulho os Beijosenses.



O percurso da procissão é bastante longo. Saiu da Igreja às 15;20h e regressou às 16;40h. Como é tradição, percorreu o Lugar de Além, o Areal, o Cerradinho, o Outeiro, e o Vale da Loba.

Muito embora estes nossos conterrâneos tenham os seus empregos, com todo o brio, ainda que com mais algum sacrifício e até com algum prejuízo para os seus afazeres diários, abraçaram mais esta tarefa, satisfazendo a vontade de todos os Beijosenses que neles confiaram.
Conseguiram uma festa maravilhosa.

Em Beijós viveram-se dois dias de euforia e de singular alegria.

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS não pode deixar de lhe endereçar os mais sinceros parabéns, com votos de que tenham passado bem o testemunho, para que, em 2011.JUN.23/24, possamos ver reunidos o maior número de conterrâneos nossos espalhados pelo Mundo.
Vejamos aqui mais algumas imagens da festa.

quarta-feira, julho 07, 2010

BEIJÓS > NO DIA DE SÃO JOÃO BAPTISTA 2010

2010.JUN.24 - OS BEIJOSENSES 
ACORDARAM COM OS FOGUETES
DA ALVORADA
Às 08;00, o técnico lá estava em frente ao bebedouro dos Caminhos, com algumas dúzias de foguetes para lançar.
Quando chegámos, esperava a luz verde dos Mordomos da festa e a chegada de um Grupo do Corpo de Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato, para iniciar a sua tarefa de lançar a alvorada.
O tempo apresentava-se fresco com alguma névoa sobre as serranias.
Aquele local é maravilhoso para o lançamento dos foguetes. Não há perigo de atear fogos, porque os pinhais ficam longe. Aquele cenário fresco, com o curso de água da ribeira a cerca de 50 metros, os verdes milheirais e outras culturas agrícolas, tornam-no invulgar, para esse efeito.
Todavia, como a lei prevê, o corpo de Bombeiros não foi dispensado, mais por prevenção, não fosse a festa transformar-se em inferno e obrigar os famosos  bombeiros Beijosenses de outrora a uma correria inesperada, com pulverizadores, cântaros, sachos, enxadas ou sacholas e ramos verdes de árvores,  para o combate aos incêndios.
Sim! Porque Beijós sempre teve a melhor corporação de Bombeiros do Mundo. Ainda que as populações não tivessem formação específica para o efeito, no seu peito tinham um coração grande e forte, no qual alojavam o espírito de solidariedade e amor ao próximo e aos bens alheios. Por isso, bastava um grito de alarme, todos os Beijosenses, onde quer que se encontrassem, suspendiam os seus trabalhos, para acorrerem às aflições dos vizinhos. Muito bonito este gesto que, felizmente, ainda se mantém!
O pirotécnico também tinha essa preocupação, de evitar outras aflições.
Aqui o vemos com todos os cuidados a orientar a direcção dos foguetes, para que subissem na vertical, rumo ao céu, para, de lá, anunciarem com os seus estrondos, que este dia era e foi especial para a nossa Aldeia.
Tudo começou bem!

segunda-feira, julho 05, 2010

BEIJÓS E OS JARDINS DE SÃO JOÃO 2010 - II

240722JUN2010 - A ANSIEDADE PARA VER AS SURPRESAS DA MANHÃ

Depois de um convívio até cerca das 01;30 da madrugada do dia 24.06.2010, refizemos um pouco do nosso descanso, mas de "repelão", porque as festas nos obrigavam a dormir a correr, tivemos que passar logo cedo, antes que os respectivos donos iniciassem a tarefa de recolher os seus jardins, para colher as imagens do JARDIM DE SÃO JOÃO, sobre as guardas da ponte do centro da Aldeia e em volta dos chafarizes.
Já não fomos os primeiros a chegar.
Alguns certamente terão dormido por ali durante a noite.
Demos conta que, comparativamente com os jardins de outras épocas, para muitos já mesmo remotas dos anos 20 / 60 do Século XX, este Jardim de São João vai ficando cada vez mais pobre.
Outrora, as pessoas esqueciam-se com facilidade destas tradições de que, pela calada da noite, desconhecidos iriam de rua em rua, de porta em porta, e furtavam os vasos que encontravam exposto nas varandas, nas sacadas ou nos logradouros dos prédios e não se preocupavam em os recolher. Então, havia tantos jardins expostos que até dava para escolher os vasos que tivessem as mais bonitas flores, que eram colocados em volta dos chafarizes da aldeia, os quais, uma vez por ano, ficavam maravilhosamente ornamentados.
Hoje, as pessoas já estão mais atentas e, durante a tarde do dia 23 de Junho de 2010, demos conta que muitas pessoas estavam a recolher os seus vasos para que lhes não fossem furtados.
Por isso, aqueles desconhecidos que, este ano, pela calada da noite, já no final dos convívios, se esforçaram por manter a tradição, não terão tido tarefa fácil, para furtar alguma coisa que desse nas vistas.
Por tal motivo vemos que estes jardins ficaram muito pobres. Não há vasos nem flores que prestem.
Enfim!
É o que há, mas temos esperança de que, brevemente, como já opinamos, esta tradição irá ser oficializada e até os melhores e os mais bonitos vasos irão ser postos a concurso. É uma das nossas lutas e estamos em crer que irá ser tarefa para as autarquias, para atrair mais forasteiros a Beijós, no dia de São João.
Vamos ser pacientes em esperar!
Apesar de os jardins de São João terem sido pobres este ano, damos os nossos parabéns a todos aqueles, mais mulheres que homens segundo consta, que se sacrificaram para manter esta tradição.
Bem-hajam por teimarem em a preservar.
Vejamos os jardins de 2010:

domingo, julho 04, 2010

BEIJÓS E AS FESTAS DE SÃO JOÃO BAPTISTA 2010 - I
























2010.JUN.23 - FESTAS E CONVÍVIOS NA NOITE DE SÃO JOÃO

Gostámos muito das festas de S. João de Beijós.
Os Mordomos ousaram inovar estas festas. Em boa hora o fizeram, porquanto conseguiram conciliar os convívios dos Beijosenses com a Cultura.

MOMENTO CULTURAL


Durante a sardinhada, podemos assistir à actuação dos Grupos:
Danças Modernas de Cabanas de Viriato;
Onda Viva de Beijós;
Grupo Folclórico de Cabanas de Viriato.

A actuação destes Grupos deu muita vida aos festejos e chamou muitos Beijosenses e forasteiros ao Parque Arnaldo de Castro, Sala de Visita da nossa Aldeia.
Gostámos de ver a alegria que ia na alma de quem visitou Beijós nesta noite de S. João.
Damos os nossos sinceros Parabéns aos Mordomos (comissão de festas) pela forma como conseguiram franquear uma noite maravilhosa, combinando o são convívio entre o público, animado pelos grupos culturais.

As imagens que aqui deixamos conseguem ilustrar melhor a forma como decorreram os festejos.

Foi muito bom ver os Grupos Cabanenses a actuarem como se estivessem na sua própria casa.

A todos os Grupos de Beijós, de Cabanas de Viriato e também ao Organista que, mais assiduamente e durante longas horas deu mais vida ao convívio, deixamos um gesto de reconhecimento, porque todos proporcionaram um maravilhoso ambiente.

OUTROS CONVÍVIOS

Como tem acontecido todos os anos, mais uma vez gostámos de ver os convívios em plena Rua Serpa Pinto e na Rua Abade Pais Pinto, entroncamento da Rua da Eira.
Quer num quer noutro lugar, vimos os amigos a confraternizar comendo as sardinhas, as febras e outros acepipes, regando-os com o maravilhoso vinho do Dão.
Nas despedidas, com a natural alegria por os amigos se terem encontrado mais um ano e juntos poderem confraternizar, eram espontâneas as exclamações "Para o ano que vem há mais".

BEIJÓS VIVEU OS DOIS DIAS DE VERDADEIRA FESTA QUE CONTINUAREMOS A DIVULGAR.

quinta-feira, julho 01, 2010

ANIVERSARIANTES EM JULHO DE 2010 - Beijós



Que seja do nosso conhecimento, durante este mês, vão estar de parabéns pela comemoração do seu aniversário natalício, os seguintes Beijosenses:

06.JUL. (1960) - Isabel C. M. de Sousa
13.JUL. (?)       - Tânia Melo Bernardo
18.JUL. (1942) - António da S. Baptista
20.JUl. (1994) - Inês Daniela Loureiro Abrantes
22.JUL. (1986) - Luís Carlos Loureiro Abrantes
23.JUL. (1968) - Anabela Pais Baptista.

A todos desejamos que passem um dia muito feliz na companhia de quem mais amam e que continuem a comemorar as respectivas datas durante muitos anos, com muita saúde.