quinta-feira, setembro 02, 2010

OS BEIJOSENSES QUE COMEMORARAM OS SEUS 50 ANOS




2010.AGO.21 - DIA DO ENCONTRO DOS BEIJOSENSES NASCIDOS EM 1960

Eles comemoraram o seu Meio Século Natalício em Beijós.

A Isabel Clara e o José Marques terão sido os obreiros deste encontro.




A distribuição da mensagem foi o primeiro passo, depois de terem amadurecido a ideia.
Fomos encontrá-la num abrigo da paragem do autocarro, na estrada que liga Beijós à Póvoa da Pégada.

Foi um trabalho muito bem planeado.
As comemorações tiveram início pelas 11h00, na Igreja Paroquial de Beijós, com a Celebração Eucarística onde esteve presente todo o Grupo e familiares.
 







Dado que já faleceram dois cidadãos, JOSÉ MARIA MENDES e JOSÉ LOUREIRO PAIS, que também nasceram no mesmo ano, eles estiveram presentes na memória de todos e, por isso, depois da Missa, seguiu-se uma romagem às respectivas sepulturas, no Cemitério Paroquial de Beijós, onde foram depositadas coroas de flores, pelos respectivos familiares.
Deixamos os nossos sinceros parabéns a todo o grupo por terem conseguido reunir-se na nossa Aldeia, com uma festa tão bonita. 
Sabemos que o almoço-convívio terá sido numa unidade hoteleira da Região, mas ainda não temos imagens para divulgar esta parte da festa. Esperamos que elas ainda nos cheguem!
Será bom que outros Beijosenses se consigam reunir da mesma forma e que passem a fazer destes convívios uma salutar tradição.

quarta-feira, setembro 01, 2010

ANIVERSARIANTES EM SETEMBRO DE 2010 - Beijós







ESTES NOSSOS AMIGOS FESTEJAM NESTE MÊS O SEU ANIVERSÁRIO


04.SET. (1926) - José Marques Peixeira
13.SET. (1963) - António Loureiro Baptista
19.SET. (1970) - Hélder Jorge Coelho Baptista
21.SET. (1985) - Artur Baptista

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS deseja-lhes um feliz dia de aniversário, com os votos de que continuem a festejá-los por muitos anos. 

sábado, agosto 28, 2010

BEIJÓS E A SUA IGREJA MATRIZ »»» Obras

2010 - ANO DE NOVA RESTAURAÇÃO DA IGREJA PAROQUIAL DE BEIJÓS

O património Beijosense, com o passar dos anos, necessita de ser restaurado.
O melhor que a nossa Aldeia tem, a sua Igreja Matriz, foi restaurada há já a alguns anos.
As suas paredes brancas apresentam algumas fendas e a pintura já tem algumas manchas das humidades.
O soalho, substituído há mais de 50 anos, já tem alguns buracos em determinados pontos.
Para evitar a degradação, os responsáveis pela Fábrica da Igreja estão empenhados em efectuar obras de restauro.
Todos os Beijosenses devem manter o orgulho pela mais linda jóia de Beijós.
É negativo pensar-se que a obrigação da preservação deste património será só de uns quantos ou das entidades públicas. Todos os Beijosenses devem colaborar para que estas obras se realizem.
Para tanto, os pequenos gestos conseguem tornar grande aquela obra.
Tem estado a decorrer o contacto aos Beijosenses residentes, para colaborarem. Há uma forte adesão ao apelo que tem estado a ser feito.








Os que estão mais distantes, espalhados pelo mundo, também podem colaborar enviando a sua prestimosa ajuda para a conta bancária que, para o efeito, foi disponibilizada.

Vamos recuperar o património que é de todos nós, actuando como que estivéssemos a cuidar da nossa própria casa, para que possamos manter o orgulho que temos da nossa Aldeia.
Vejamos alguns dos problemas que o edifício já apresenta e que necessitam urgentemente das obras que estão programadas, para iniciarem em Setembro de 2010.
As paredes:























O soalho:



Só com a generosidade de todos se conseguem fazer grandes obras. Por isso, a Igreja Paroquial da nossa Terra contará com a colaboração de todos os Beijosenses. 

quinta-feira, agosto 26, 2010

AIR SHOW VISEU 2010



Quem pudera deliciar-se com as acrobacias das aeronaves em Viseu.
Enfim!
São oportunidades que se perdem e que, jamais, vamos presenciar ao vivo.
A vida é assim. Sempre a correr para um e para outro lugar.
Teremos que procurar outros festivais.
Esperamos que para breve.
Deixamos o programa, para que os seguidores destes festivais possam estar presentes.
A cidade que terá visto nascer o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, lá irá brindar os seus visitantes, para os animar e realçar também as actividades da Feira de S. Mateus 2010, que está quase a encerrar.

sábado, agosto 14, 2010

23 - O HOMEM E A EVOLUÇÃO DAS RECEPÇÕES NA SOCIEDADE

PODEMOS SEMPRE MELHORAR OS NOSSOS CONHECIMENTOS



« (Foto da Net)



Desde a noite dos tempos que a história das recepções se confunde com a história do homem.
Da caverna à tenda, e do igloo à casa, o homem sempre desejou convidar os seus semelhantes para partilharem as suas refeições, beber, dançar, cantar e fazer música.
Todas as culturas e todas as religiões encontraram a sua origem nessas reuniões em que as pessoas se agrupavam para partilhar alegrias, sofrimentos e esperanças.
Sempre houve regras a presidir a estes ágapes. Mas o requinte da civilização que originou a criação das finas porcelanas, dos cristais resplandescentes e das ricas baixelas de prata trouxe necessariamente uma evolução crescente à arte da mesa, segundo as épocas e os progressos dos tempos modernos.
Hoje, o nosso lar é ainda o lugar por excelência para recebermos a família e os amigos.
Desde o café tomado na intimidade ao grande jantar de gala, esde a recepção oficial ao serão menos formal, há certamente variantes, mas todos estes tipos de recepção têm isto em comum: - Para resultar bem, uma recepção tem de ser bem preparada.
Uma regra importante consiste em não fazer dela um encontro de negócios, mas simplesmente um acontecimento social.
Os convidados:
Oito industriais ou quatro advogados não poderão deixar de falar do seu trabalho.
Políticos de partidos opostos arriscam-se a transformar a recepção em local público de debate.
É preciso escolher os convidados por forma a que sejam de condição sensivelmente igual e que a sua amizade recíproca determine um bom ambiente.
Porque o ambiente não é uma coisa inesperada que saia de uma caixinha de surpresas.
É preciso criá-lo.
Para isso não há como fazer uma perfeita escolha dos convidados.
Contudo, pode acontecer que se queira honrar determinada pessoa ou que se deseje apresentar um casal ao nosso círculo de amigos.
Nesse caso, uma atmosfera de cordialidade deverá ser criada em redor dos convidados de honra.
O número de convidados depende, evidentemente, do espaço disponível e do género de recepção que se pretende dar.
Encher um pequeno apartamento com um grupo importante de convidados só pode criar a confusão e a falta de conforto para todos.
Torna-se assim necessário elaborar cuidadosamente os planos para um jantar ou uma recepção e encarar esse acontecimento com prazer, e não como um «frete».
Isso constitui também uma regra de sucesso.
É sempre preciso especificar as modalidades de uma recepção, quando fazemos os nossos convites.
Quer se trate de tomar um café depois da refeição, quer de uma refeição completa, íntima ou mais elaborada, os convidados devem saber com precisão o que lhes vai ser proporcionado.
Por vezes, as pessoas comem frequentemente a horas muito diferentes, não sendo mais agradável ter de roer amêndoas salgadas e beber uma cerveja, quando se pensava estar convidado para jantar, do que sentar-se diante de um jantar complicado, servido às nove horas da noite, depois de se ter saído da mesa.
O vestuário.
Também convém mencionar o tipo de vestuário, a fim de evitar surpresas desagradáveis a toda a gente.
O espaço
Não tem qualquer importância que a ementa seja requintadamente gastronómica, ou que a dona da casa sirva uma especialidade cozinhada à sua maneira, desde que a casa seja acolhedora, que haja acordo entre a recepção e o enquadramento em que ela se realiza e que os convidados estejam à vontade desde o começo até ao fim.
O grande luxo não é condição de sucesso.
Receba muitas vezes, sobretudo se isso lhe der prazer.
Não o faça ou faça-o raramente, se a recepção for um empreendimento que lhe põe os nervos em franja e lhe pesa como um «frete».
Há várias maneiras de receber, desde o café tomado na intimidade até ao grande jantar de gala, que nos nossos dias já só tem lugar por altura de acontecimentos públicos importantes ou oficiais.
Uma refeição de gala dificilmente poderá ser organizada numa casa particular, devido à falta de espaço, de pessoal competente e, sobretudo, de pratas, louças de vidro, para um grande número de pessoas.
Quem possui hoje em dia uma casa suficientemente ampla para acolher o número tradicional de trinta e quatro convidados à mesma mesa?
E que dizer do espaço necessário para armazenar todos os objectos de uso doméstico necessários para uma tal refeição?
E onde poderemos também encontrar o pessoal treinado para este tipo de recepção, quando é necessário, conforme a mais estrita etiqueta, um criado para cada três convidados?
As pessoas que têm obrigação de oferecer um grande jantar, devido ao seu nível social e à sua situação no mundo dos negócios, fazem-no hoje na sala de jantar de um grande hotel ou de um restaurante famoso.
Deste modo, o grande jantar de gala foi substituido, nas casas particulares, pela refeição de meia cerimónia.
Quando o número de convidados vai além de doze, serve-se, de um modo geral, um bufete quente ou frio, ou ainda misto.
É, no entanto, necessário aprender como se organiza e se desenrola um grande jantar de cerimónia, seja a título de informação, seja para saber como agir se a oportunidade surgir, ou se tiver de assistir na qualidade do convidado.
Mesmo porque o jantar de gala está na base de todos os outros géneros de refeição.
Eliminando alguns aspectos mais solenes, poderemos organizar qualquer jantar com convidados, tendo em conta o espaço necessário para os convivas e para as facilidades de serviço.

(By PAZ-MFT)

terça-feira, agosto 10, 2010

ORGULHO DE SER PORTUGUÊS

PORTUGAL NO MUNDO 
***************************************************************
"EU CONHEÇO UM PAÍS...
Nicolau Santos, Director-adjunto do Jornal Expresso, In Revista "Exportar"

Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade mundial de recém-nascidos, melhor que a média da UE.

Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores.

Eu conheço um país que é líder mundial na produção de feltros para chapéus.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende no exterior para dezenas de mercados.

Eu conheço um país que tem uma empresa que concebeu um sistema pelo qual você pode escolher, no seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventou um sistema biométrico de pagamento nas bombas de gasolina.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventou uma bilha de gás muito leve que já ganhou prémios internacionais.

Eu conheço um país que tem um dos melhores sistemas de Multibanco  a nível mundial, permitindo operações inexistentes na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos.

Eu conheço um país que revolucionou o sistema financeiro e tem três Bancos nos cinco primeiros da Europa.

Eu conheço um país que está muito avançado na investigação e produção de energia através das ondas do mar e do vento.

Eu conheço um país que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os toda a EU.

Eu conheço um país que desenvolveu sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos às PMES.

Eu conheço um país que tem diversas empresas a trabalhar para a NASA e a Agência Espacial Europeia.

Eu conheço um país  que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas.

Eu conheço um país que inventou e produz um medicamento anti-epiléptico  para o mercado mundial.

Eu conheço um país que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça.

Eu conheço um país que produz um vinho que em duas provas ibéricas superou vários dos melhore vinhos espanhóis.

Eu conheço um país que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamento de pré-pagos para telemóveis.

Eu conheço um país que construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade pelo Mundo.

O leitor, possivelmente, não reconheceu neste país aquele em que vive...

PORTUGAL

Mas é verdade.Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por
portugueses,  com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses.

Chamam-se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP,  Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Out Systems, We Do, Quinta do   Monte d'Oiro, Brisa Space Services, Bial, Activespace Technologies, Deimos    Engenharia, Lusospace, Skysoft, Portugal Telecom Inovação, Grupos Vila Galé,   Amorim, Pestana, Porto Bay e BES Turismo.

Há ainda grandes empresas multinacionais instalada no País, mas dirigidas por  portugueses, com técnicos portugueses, de reconhecido sucesso junto das casas-mãe, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal e a Mc Donalds (que desenvolveu e aperfeiçoou em
Portugal um sistema que permite quantificar as  refeições e tipo que são vendidas em cada e todos os estabelecimentos da cadeia   em todo o mundo ) .
É este o País de sucesso em que também vivemos, estatisticamente sempre na cauda  da Europa, com péssimos índices na educação, e gravíssimos problemas no ambiente  e na  saúde... do que se atrasou em relação à média UE...etc.
Mas só falamos do País que está mal, daquele que não acompanhou o progresso.

É tempo de mostrarmos ao mundo os nossos sucessos e nos orgulharmos disso.
(...)"
By Willoughby

quinta-feira, agosto 05, 2010

DE BEIJÓS > A NEGRAIS

2010.JUL.18 - FESTAS EM LOUVOR DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Seguimos os passos da Banda Filarmónica de Pêro Pinheiro que actuou na Procissão.

A tarde estava quente, neste Domingo de Verão, contudo nada impediu que a Procissão percorresse as ruas de NEGRAIS, no concelho de Sintra - Portugal.

Nós também estivemos no seu percurso e fomos colhendo singulares imagens destas Cerimónias, na localidade onde se produz o melhor leitão assado da região de Lisboa.

Passamos por ali com frequência, mas desta vez não estivemos em nenhum acepipe.
Continuaremos a passar por lá desde que os nossos apetites e desejos assim o proporcionem, porquanto os nossos Amigos sempre nos acolheram muito bem nesta Aldeia Saloia.


Foi muito bom ver como a festa esteve organizada.
Sabíamos que a Banda Filarmónica tinha que estar a horas de ir ao encontro da Juíza da Festa, para que ela própria enquadrasse a Procissão.

Realmente encontramos sempre qualquer coisa diferente de localidade para localidade. Estamos sempre a enriquecer os nossos conhecimentos, porque para isso também damos o nosso melhor.

Com uma equipa da cavalaria da GNR à frente a iniciar o desfile religioso, estas Cerimónias denotaram maior realce.
Depois, com os seus clarins e tambores, seguiram os elementos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Montelavar - Sintra. Neste grupo de Soldados da Paz, encontrámos também alguns dos nossos estimados Amigos de há longa data, o que muito nos alegrou.

Gostámos e por isso deixamos os nossos sinceros parabéns a todas as pessoas que trabalharam para ver brilhar NEGRAIS, também nesta parte Religiosa e a todos quantos, enquadrando as Cerimónias, deram o seu melhor para que tudo corresse bem.




segunda-feira, agosto 02, 2010

BEIJÓS E A CULTURA - NEGRAIS - SINTRA II

2010.JUL.18 - RANCHO FOLCLÓRICO "AS VENDEDEIRAS SALOIAS DE SINTRA"







Este Grupo, fundado em 1984.SET.20, apresentou-se com trajes antigos da zona saloia de Sintra, e com as alfaias agrícolas de outrora.
Foi bom relembrar toda a riqueza dos trajes que os nossos avós usaram naquela região portuguesa.









As imagens que apresentamos são bem elucidativas da riqueza do folclore português na área de Sintra - Portugal.

Contactos: Tel. 219 263 484 + 962 301 894
















domingo, agosto 01, 2010

ANIVERSARIANTES EM AGOSTO 2010 - Beijós


DIAS FESTIVOS DA VIDA DOS BEIJOSENSES

Há momentos especiais na vida de qualquer pessoa.
O aniversário natalício, ainda que pese mais um ano, essa data é propícia para confraternizar com a família e com os amigos.
É com muita alegria que divulgamos o dia de aniversário dos nossos conterrâneos:

06.AGO. (1939) - Hermínio da Costa Almeida
23.AGO. (1990) - Maria de Fátima Simões Loureiro


Desejamos que passem um dia muito feliz, na companhia de toda a família e amigos, com muita saúde.

sábado, julho 31, 2010

BEIJÓS E A CULTURA - NEGRAIS - SINTRA

2010.JUL.18 - ESTIVEMOS NAS FESTAS DE NEGRAIS - CONCELHO DE SINTRA - PORTUGAL

Ficámos maravilhados com estes trajes muito a rigor. Quando apresentados por crianças, assim com a natural vaidade da sua idade, ainda maior beleza revelam.




Apenas com NOVE MESES de actividade (desde 2009.OUT.17), o Rancho Folclórico de Flores de Monfirre, concelho de Mafra - Portugal, deixou-nos de água na boca.
Um Grupo muito bem ensaiado, apresentou em tudo a sua juventude. As suas danças deleitaram-nos durante uns momentos.








Deixamos mais imagens, no filme, apresentando as nossas desculpas pela música que lhe adaptámos, pois ainda não temos gravações deste Rancho. Todavia, a intenção da difusão da cultura na música popular portuguesa a que nos propusemos, acabará por justificar a sonoridade.


Sabemos que tem que haver uma forte força de vontade de muita gente e alguns apoios financeiros, para que estes grupos possam sobreviver.
Os nossos parabéns a todas aquelas pessoas que se vêm dedicando de alma e coração a este Rancho Folclórico.

Contactos: Tlm 963 147 711 + 964 100 825

terça-feira, julho 27, 2010

BEIJÓS > E O FESTIVAL AÉREO DE CASCAIS - PORTUGAL

2010.JUN.20 - O FESTIVAL AÉREO DA PRAIA DO TAMARIZ EM CASCAIS - PORTUGAL

Sentados naquela muralha sobre a praia, conseguimos apreciar todas as manobras que as aeronaves realizaram sobre o mar, em frente ao areal, na baía de Cascais.
Valeu a pena. Das 11;00 às 13;00, vivemos duas horas de pura adrenalina provocada pelo ruído dos motores e reactores daqueles aviões e helicópteros, que passavam mesmo à nossa frente.

No final, as três aeronaves despediram-se de nós lançando os foguetes que vemos na foto.


Para todos os nossos estimados leitores que, como nós, vivem estes eventos, criámos um pequeno filme para reproduzir as imagens que, então, colhemos do festival e de algumas moradias muito especiais daquela área turística.

quarta-feira, julho 21, 2010

BEIJÓS E A CULTURA - ÓBIDOS 2010


2O1O.JUL.10 - MERCADO MEDIEVAL

Em 18 de Julho de 2010, foi o último dia do Mercado Medieval de Óbidos.
Nós passámos por lá no passado dia 10 e, como já referimos, surpreendeu-nos mais uma vez, pela forma como estava organizado.
Foi muito bom.
Vale a pena passar sempre por aquela Vila, para estar nos seus eventos.
Deixamos os nossos parabéns à Câmara Municipal de Óbidos e a todas as pessoas que se empenharam para fazer brilhar este Mercado.
Principalmente para quem não teve possibilidade de passar por ali e para que os portugueses espalhados pelo mundo possam desfrutar um pouco daquilo que nós observámos, aqui deixamos algumas das fotos que recolhemos naquele espaço.

quinta-feira, julho 15, 2010

BEIJÓS E A CULTURA - BELAS


2010.JUL.03 - FESTIVAL DE FOLCLORE DE BELAS

Todos aqueles que se dedicam à divulgação da cultura portuguesa sentem-se animados por estar a contribuir para levar cada vez mais longe a história das nossas Gentes.
Nós fazemos parte dessa grupo enorme que procura levar cada vez mais longe as vivências naturais dos nossos avós neste espaço que eles habitaram.
Quando se organiza um evento, em qualquer canto deste rectângulo que abre a porta da Europa a Ocidente, estamos a dar conta ao Mundo daquilo que fomos e daquilo que continuamos a ser e a transmitir aos mais jovens as nossas tradições.
Vemos que os intercâmbios do nosso folclore espalham as alegrias por um e por outro lado. Os nossos grupos folclóricos vão percorrendo o País de lés-a-lés, nas festas e romarias.
Temos consciência de que há muita força de vontade nestes grupos, para difundirem as suas mensagens onde quer que actuem.
Nos dias 2, 3 e 4 de Julho de 2010, o Grupo Folclórico de Belas, no concelho de Sintra - Portugal, comemorou o 37º aniversário da sua fundação.
Além dos grupos musicais, fizeram desfilar vários ranchos, conforme vemos neste programa.
Nós só pudemos estar no dia 03.JUL.2010. Gostámos imenso da actuação dos ranchos.
Vivemos momentos maravilhosos junto dos nossos amigos, aqui nesta nossa Terra adoptiva que nos acarinhou e onde nos sentimos em casa, com as nossas gentes, como se estivéssemos em família. Uma Vila muito pacata, cheia de história, na região Saloia.
As suas gentes sabem muito bem receber e esforçam-se por tornar grande o nome de Belas, no Mundo.
Nada melhor do que observar no local, aqui mesmo, o que são as Gentes de Belas. Nós temos o grato prazer de conviver diariamente com todos os habitantes, neste cantinho onde circulam, nesta época, os frescos ares da Serra de Sintra que amenizam os rigorosos calores que se têm feito sentir.
Assistimos, como já referimos, à actuação de quatro grupos folclóricos, designadamente:

Rancho Folclórico de São Félix da Marinha de Vila Nova de Gaia.


«« Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa - Arganil.








*************************************
«« Rancho Folclórico e Etnográfico Papoilas do Campo - Cela - Alcobaça



«« Grupo Folclórico de Belas - Sintra





Todos os grupos trouxeram um pouco das vivências das gentes e das tradições das suas regiões, quer a nível de trabalho, quer à forma como as pessoas se expressam nas comunicações verbais.
Tudo isso, de alguma forma, nos enriqueceu.
Registámos a maravilhosa actuação do Grupo Folclórico de Belas, que nos presenteou com a sua agilidade própria da juventude que o enquadra. Vejamos.
Os nossos parabéns ao Grupo Folclórico de Belas, pela forma como organizou este festival.