sábado, janeiro 01, 2011

ANIVERSARIANTES EM JANEIRO DE 2011 - Beijós


DURANTE O MÊS DE JANEIRO DE 2011 VÃO FESTEJAR OS SEUS ANIVERSÁRIOS NATALÍCIOS AS/OS SEGUINTES BEIJOSENSES:


[Vamos procurar melhorar os nossos e os conhecimentos dos nossos estimados leitores e seguidores, com novos relatos da história de Beijós, de Portugal e do Mundo, em cada dia/ano dos Aniversariantes aqui apresentados.
Pensamos que irá ser mais aliciante saber de factos que se passaram em determinada data.
Vamos procurar melhorar este tema.]

01.JAN.(1949) - Teresa Coelho Figueiredo 
Acontecimentos relevantes de 1949 »»»» 4ABR - É assinada, em Washington, a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), por 12 países - Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Itália, Islândia, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos. O tratado tem como objetivo integrar as forças armadas dos países capitalistas ocidentais como forma de fortalecer o sistema de segurança da Europa diante do bloco comunista.
4ABR - Em Washington, é firmado o documento que cria a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
18 de Abril - Início da construcção do USS United States (CVA-58). 
3MAI - É lançada a primeira sonda espacial norte-americana, a Viking, chegando a 80 mil metros da Terra.
4 de Maio - Tragédia de Superga 
16 de Julho - Fundação da ABCCMM - Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Machador 
29 de Agosto - União Soviética testa sua primeira bomba atômica. 
7 de Setembro – A Republica Federal da Alemanha é oficialmente fundada. 
1 de Outubro – Criada a República Popular da China. 
12 de Outubro - Criada a República Democrática Alemã. 
8 de Dezembro – Os Nacionalistas Chineses encerram sua evacuação para Taiwan. 
Carnaval - Império Serrano e Estação Primeira de Mangueira sagram-se campeãs do carnaval carioca 
Nascimentos
6 de Janeiro - José Pacheco Pereira, político e historiador português 
24 de Janeiro - John Belushi, comediante estado-unidense. (m. 1982) 
29 de Janeiro - Djavan, cantor brasileiro 
2 de Fevereiro - Brent Spiner, actor americano. 
22 de Fevereiro - Niki Lauda, piloto de Fórmula 1 austríaco 
26 de Março - Patrick Süskind, escritor alemão. 
29 de Março - Michael Brecker, saxofonista norte-americano (m. 2007). 
1 de Abril - Ana Maria Braga, jornalista e apresentadora de televisão brasileira. 
3 de Abril - Marsha Mason, atriz estadunidense 
18 de Abril - Antônio Fagundes, ator brasileiro 
20 de Abril - Jessica Lange, atriz estadunidense 
30 de Abril - António Guterres ex-primeiro ministro português e Alto Comissário para os Refugiados da ONU 
4 de Maio - Gregg Diamond, pianista, percussionista, compositor e produtor norte-americano (m. 1999) 
11 de Maio -  João Botelho, realizador português > Bete Mendes, atriz brasileira 
12 de Maio - Tizuka Yamasaki, cineasta brasileira. 
26 de Maio -Ward Cunningham, o inventor de conceito de "WikiWiki" Philip Michael Thomas, actor dos Estados Unidos. 
18 de Junho - Jarosław Kaczyński, primeiro-ministro da Polônia >Lech Kaczyński, presidente da Polônia 
20 de Junho - Lionel Richie, cantor norte americano 
11 de Julho - Émerson Leão, ex-jogador e técnico de futebol brasileiro. 
22 de Junho - Meryl Streep, atriz norte-americana 
26 de Julho - Roger Meddows Taylor, baterista ingles 
7 de Setembro - Gloria Gaynor, cantora americana 
23 de Setembro - Bruce Springsteen, cantor norte-americano  Jerry B. Jenkins, escritor dos Estados Unidos da América. 
7 de Outubro - Raul Teixeira, médium brasileiro. 
9 de Outubro - Maria Cláudia, atriz brasileira 
12 de Outubro - Antônio Francisco Teixeira de Melo, cordelista brasileiro. 
13 de Outubro - Fagner, músico brasileiro 
21 de Outubro - Benjamin Netanyahu, político israelense. 
12 de Novembro - Cândida Branca Flor, cantora de referência na música portuguesa (m. 2001) 
21 de Novembro - João Ricardo, cantor e compositor português, radicado no Brasil 
4 de Dezembro - Jeff Bridges, ator estadunidense 
25 de Dezembro - Simone, cantora brasileira 
? - Harri Lorenzi, engenheiro agrônomo e ecologista brasileiro 
? - João Alfacinha da Silva, (Alface), escritor, jornalista, guionista para televisão, publicitário e dramaturgo português (m. 2007). 
Falecimentos
2 de Fevereiro - Braz do Amaral, médico e historiador brasileiro (n. 1861). 
16 de Agosto - Margaret Mitchell, escritora estadunidense (n. 1900). 
17 de Agosto - Julio Ugarte y Ugarte, filósofo e mestre espiritual da Igreja Cristã Primitiva - Doutrina da Obediência a Deus (n. 1890) 
7 de Setembro - José Orozco, pintor mexicano (n. 1883) 
8 de Setembro - Richard Strauss, compositor austriano (n. 1864). 
16 de Novembro - António Aleixo, poeta popular português (n. 1899) 
23 de Dezembro - Alfredo Balena, farmacêutico, médico e humanista brasileiro (n. 1881). > Henri Manguin, pintor fauvista francês. (n. 1874) 

Prémios Nobel
Física - Yukawa Hideki 
Química - William Francis Giauque 
Medicina - Walter Rudolf Hess, Antonio Caetano De Abreu Freire Egas Moniz 
Literatura - William Faulkner 
Paz - John Boyd Orr 
» Vamos recordar »»»»»»»»»»
***********************************************************************************
01.JAN.(1963) - António Bernardo Pais
Acontecimentos relevantes de 1963: » 
NÃO BEBA LEITE 
( Frank A. Oski )
Em 1963 foi eleito sócio do Departamento de Pediatria da Escola de Medicina na Universidade de Pensilvania. Mais tarde assumiu o cargo de Professor e Reitor do departamento de Pediatria no Centro médico da Universidade do Estado de Nova Iorque.
O hábito de consumir leite de vaca, está relacionado com a falta de ferro em crianças; Uma boa parte da população mundial, é vítima de Cãibras Diarreias e também de múltiplas formas de alergias; E há forte possibilidade de que seja um factor determinante na origem de arteriosclerose e ataques de coração.
Em muitos lugares do mundo e especialmente no este da Azia, África, América do Sul e Europa pessoas há que consideram o leite de vaca inadequado para o consumo de adultos.
Em 1965 a Escola de Medicina de Johns Hopkins levou a cabo um estudo e descobriram que 15% dos pacientes de raça branca e uns 75% de raça negra não toleram o consumo de leite devido á lactose. A partir de então, se iniciaram estudos a nível Mundial e actualmente sabemos que essas percentagens, são muito maiores. Normalmente o ser humano perde a actividade da lactose no intestino delgado entre a idade de um ano e meio e quatro anos. Este é um acontecimento totalmente normal no processo de maturidade tanto de homens como de outros mamíferos.
Os problemas Gastrointestinais, podem ser sintomas da intolerância á lactose.
O leite de uma vaca, por muito sadia que seja, sempre está infectado com bactérias fecais que se depositam no úbere e nas mamas.
Se o facto de que o leite contenha bactérias nocivas, não for suficiente para demover os bebedores de leite, a União de Consumidores de EE.UU. encontrou num estudo, que 25 amostras analisadas, só 4, não estavam contaminadas com pesticidas. As outras 21 tinham residuos de hidrocarbonatos clorados. Existem evidências de que estes hidrocarbonatos, á medida que se acumulam no corpo, podem provocar mutações que resultam em deficiências no nascimento duma criança. Estes mesmos hidrocarbonatos, podem produzir câncer.
A penicilina é um antibiótico muito utilizado para combater as mastites das vacas. Supostamente não se deve ordenhar as vacas sem que tenham transcorrido 48 horas desde o tratamento da penicilina. Não obstante, ameudo esta norma não se cumpre e a penicilina aparece em pequenas quantidades no leite. Outra substância que se encontra no leite de vaca é a hormona progesterona que se converte em androgénios, que foi implicada como um factor que provoca o acne, pelos no corpo etc.
Diarreia, Cãibras, sangue gastrointestinal, anemia, erupções cutâneas, arteriosclerose, e acne, são enfermidades, que segundo se sabe, estão relacionadas com o consumo do leite de vaca. Alem destas enfermidades, crê-se que o consumo de leite de vaca pode estar relacionado com a leucemia, a Esclerose múltipla, a Artrite reumática e as cáries dentárias.
É irónico saber que muitas mães dão a seus filhos leite pensando que fortalecem os dentes quando o que provoca é uma destruição dos mesmos. Este dado que foi corroborado por um estudo do odontologista francês Castanho, da Universidade de Pensilvania numa de suas investigações.
Traduzido por Dr. Fernando M. Gonçalves (PH-DN) Naturologo.
http://www.saudeintegral.com/artigos/nao…
No dia 1 de Janeiro de 1963, os Beatles lançaram um album musical do qual destacamos um maravilhoso número "Love Me Do" »»»»
*********************************************************************
04.JAN.(1960) - José Marques Pais Loureiro 
Acontecimentos relevantes em 1960:
História de Portugal
03.JAN - Álvaro Cunhal e outros militantes do PCP evadem-se do Forte de Peniche, uma das prisões de mais alta segurança do Estado Novo.
04.JAN - É assinado em Estocolmo o Tratado que cria a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA) e que reúne diversos países europeus que não tinham aderido à Comunidade Económica Europeia, nomeadamente Portugal, Reino Unido, Áustria, Dinamarca, Noruega, Suécia e Suiça.
Vamos recordar »»»»
******************************************
07.JAN.(1977) - Carla Isabel Amaral Fernandes
Acontecimentos relevantes em 1977:
Ás 21h35 do dia 19 Novembro de 1977, o voo TP425, preparava-se para aterrar no
Aeroporto de Santa Catarina na Ilha da Madeira.
Ver + " No tempo dos Araújos"
É bom recordar »»»
****************************************************
08.JAN.(1962) - José Luís Amaral Abrantes
Acontecimentos relevantes em 1962:
16 de Outubro os EUA iniciam os preparativos para promover o Bloqueio de Cuba. "TREZE DIAS DE ANGÚSTIA". 
Então, o Mundo estava no auge da cultura musical, pelo tivemos o privilégio de destacar »»»
******************************************************
26.JAN. (1978) - Francisco Jacinto Marques Pereira  » (Póvoa da Pegada)
Acontecimentos relevantes em 1978
16/Out: Karol Józef Wojtyła, na altura Cardeal de Cracóvia, é eleito Papa e adopta o nome de João Paulo II, iniciando um dos pontificados mais longos de toda a história da Igreja Católica.
Uma música para ti »»
******************************************************
26.JAN.(1993) - Luís Miguel Simões Loureiro
Acontecimentos relevantes em 1993:
União Europeia
"(...) A par dos Fundos Estruturais, foi criado, em 1993, um Fundo de Coesão para apoiar projectos em matéria de ambiente e transportes nos Estados-Membros cujo PIB per capita é inferior a 90% da média da UE (Irlanda, Grécia, Espanha e Portugal). Depois, em 1999, foi criado um Instrumento Estrutural de Pré-Adesão (ISPA) para ajudar os países da Europa de Leste candidatos à adesão à UE (incluindo a Bulgária e a Roménia) a prepararem-se para a adesão e a melhorarem as suas infra-estruturas no domínio do ambiente e dos transportes. Os dez novos Estados-Membros, incluindo Chipre e Malta, também se tornaram elegíveis para financiamento dos Fundos Estruturais e de Coesão a partir de 1 de Janeiro de 2004, quatro meses antes da sua adesão oficial à UE. (...)"
Uma Música para ti »»»
***************************************************************************************
30.JAN.(1941) - Guilhermina Pais do Amaral
Acontecimentos relevantes em 1941:
No ciclone de 15 de Fevereiro, as telhas do telhado do teu Avô João, desapareceram todas.
Vejamos os efeitos devastadores noutras zonas de Portugal, para ajuizar como terá sido em Beijós »»»»
Vamos recordar alguns passos do filme PAI TIRANO que também surgiu em 1941.
*************************************************************************
30.JAN. (1986) - Patrícia Rodrigues
Acontecimentos relevantes em 1986
01/Jan: Portugal adere formalmente, juntamente com Espanha, à então Comunidade Económica Europeia (CEE), sendo na altura Primeiro Ministro Cavaco Silva.
Uma música para ti »»
******************************************************
Fazemos votos para que todos os continuem a festejar durante muitos e muitos anos, na companhia de familiares e amigos.
Aproveitamos para enviar os nossos sinceros parabéns aos aniversariantes Teresa Coelho Figueiredo e António Bernardo Pais, com os nossos desejos de que estejam a passar um dia muito feliz.

terça-feira, dezembro 28, 2010

QUANDO OS AMIGOS PARTEM

2010.DEC.28 - ESTAMOS MAIS POBRES - PARTIU "ANTÓNIO PAIS LOUREIRO"
Mais um Amigo que nos deixou. Ficará para sempre nas nossas recordações, pelos bons momentos que com ele passámos.
A luta da vida, nos trabalhos dos campos, colocou-nos muitas vezes lado-a-lado a trabalhar nas sementeiras do milho.
Nunca demonstrava cansaço, nem má disposição.
Foi dele que, na década de 1960/70,  recebemos as melhores lições do trabalho na agricultura.
Bem cedo, pelas 05h00, naquelas madrugadas de Maio, nas regadas do Pisão, nos lameiros do Brejo e por outros lugares, o nosso Querido e Saudoso Amigo António da Silvina lá estava sempre presente. Foi muito bom ter trabalhado com ele.
Pela forma como conseguia conviver com todos os Beijosenses, vamos estranhar a falta da sua presença física.
As suas lembranças serão imortais.
É o circulo da vida.
É o caminho que todos nós teremos que percorrer.
Estamos mais pobres. Resta-nos a resignação.
Que Deus tenha a sua Alma no Seu Eterno descanso.
Os nossos sentidos pêsames a toda a família enlutada.

sexta-feira, dezembro 24, 2010

NATAL > FESTA DA FAMÍLIA > TEMPO DE PAZ

O NATAL DE ONTEM E DE HOJE
Há momentos na vida que convém parar e reflectir um pouco sobre o nosso passado.
Saudades daqueles tempos de infância em que, no aconchego do lar, junto da lareira onde o lume crepitava e nos ia aquecendo, enquanto vigiávamos as pinhas de pinheiro manso, que íamos rodando, para que o calor da fogueira as crestasse para facilitar a retirada dos pinhões.
No dia 24 de Dezembro, durante o serão, era assim que muitos pais viam os filhos animados a retirar os pinhões dos respectivos casulos de dentro das pinhas e, depois, com um martelo, iam partindo e distribuindo em mão, ora pelos pais, ora pelos outros irmãos, enquanto a mãe fazia rodar na sertã as filhós de farinha de centeio ou de cevada do celeiro da casa, para que ficassem douradas.
Por vezes,  as filhós eram substituídas por rabanadas, polvilhadas com canela e açúcar ou barradas com mel caseiro, das colmeias do nosso Avô.
Naquele serão, os nossos pais aproveitavam para nos falar da vinda do Salvador.
Então, há mais de sessenta anos, em muitos lares, não havia a compra nem a distribuição de brinquedos.
As raparigas, juntando alguns retalhos de pano, com eles criavam as suas bonecas e o respectivo enxoval. Seria uma maneira de, logo de pequenas, aprenderem, em determinados aspectos, o rumo da vida adulta, representando um pouco da lida diária da mãe, com o arrumar da casa e o cuidar das roupas da família.
Os rapazes, querendo exemplificar os trabalhos desempenhados pelo pai, lá criavam os seus próprios brinquedos também.
Lembro-me daquelas juntas de bois, representadas por duas pinhas de pinheiro bravo, colocadas paralelamente uma à outra, com um pau pregado na parte superior a representar a canga, de onde saía uma tira de cabedal, para segurar o toiço ou touço do carro de madeira, com rodas toscas feitas de um pedaço de tábua fina, cortada com uma navalha, por vezes debruadas com umas tiras de borracha, para se não gastarem.
Outro dos brinquedos que faziam a delícia dos rapazes era a bicicleta. Um engenho criado com pedaços de caniços com duas rodas de madeira também feitas manualmente, que representava uma bicicleta real.
Os brinquedos de então, desenvolviam muita criatividade quer nas raparigas quer nos rapazes. Então, os jovens criavam aquilo com que brincavam e, assim, sabiam como eram feitos os seus brinquedos. Hoje, perante a compra dos brinquedos, os jovens têm que desmontar, para aprenderem como foram construídos  os engenhos que os pais ou os familiares lhes colocam nas mãos.
O Pai Natal, que nada tem a ver com qualquer  religião, veio muito mais tarde, para activar o consumismo incomensurável dos nossos dias.
As iluminações também servem para publicitar e activar o comércio, nesta época.
Abençoada a iniciativa dos estandartes com a imagem do Menino Jesus, que já vão aparecendo um pouco por todo o lado nas localidades portuguesas.

sexta-feira, dezembro 17, 2010

24 - O HOMEM E A EVOLUÇÃO DAS RECEPÇÕES NA SOCIEDADE - II

CONVITES PARA UM JANTAR DE GALA
Os convites para um jantar de gala são sempre gravados num papel ou num bristol branco de qualidade.
O R.S.F.F. exige uma resposta afirmativa dentro do mais curto prazo.
No jantar de gala, o serviço é feito exclusivamente por homens, geralmente denominados escudeiros ou criados de libré. Se fugirmos a esta regra, já não teremos um jantar de gala.
O JANTAR PASSO A PASSO
Um maître d'hôtel deve orientar o pessoal e o serviço.
Esse pessoal deve estar habilitado para o serviço de domicílio, e não para o serviço de restaurante.
Agências especializadas ocupam-se do recrutamento suplementar destes criados.
É necessário um chefe de cozinha, ou, pelo menos, uma cozinheira competente, que saiba realizar na perfeição todos os pratos de uma ementa requintada.
Nada deverá falhar e não há lugar, neste género de recepção, para qualquer tipo de improvisação.
a) - Supervisão
Alguns minutos antes da hora indicada para o jantar - oito horas ou oito e meia da noite - a senhora que recebe deverá verificar com o maître se tudo está em ordem e fazer as suas últimas recomendações.
b) - Atavio do pessoal
 O maître passa revista ao aspecto dos criados - cabelo, calçado, unhas... etc.
Outrora, os criados usavam luvas brancas para o serviço. Isto ainda se pratica em certos países da Europa, mas tende a desaparecer.
c) - Chegada dos convidados
À sua chegada, os convidados são recebidos por um criado que ajuda o homem a despir o sobretudo.
O dono da casa, ou um dos seus familiares, tomará a seu cargo esta tarefa numa recepção de menor importância. A dona da casa nunca o deverá fazer.
Se entra um casal, é ao companheiro da mulher e nunca ao pessoal da casa, que compete ajudá-la.
d) - Distribuição de lugares
Se se trata de uma grande recepção, a lista com a distribuição dos lugares à mesa é geralmente colocada no vestiário, de modo que cada homem conheça a sua vizinha.
Depois de ter tirado o sobretudo, o homem pega no pequeno sobrescrito que tem o seu nome e contém um cartão onde está escrito o nome da sua companheira de mesa; esse sobrescrito estava numa bandeja de prata colocada para esse fim sobre uma pequena mesa. Se ele não conhece a sua companheira, providenciar-se-á para que esta lhe seja apresentada antes de se anunciar o jantar.
Numa tal recepção, as apresentações devem ser feitas oficialmente, isto é, as pessoas não se apresentam a si próprias, embora isso seja admisível noutras circunstâncias.
Com o fim de ajudar cada convidado a encontrar o seu lugar, há pequenos cartões com o nome de cada um, que são colocados em cada lugar. Esses cartões, geralmente brancos com uma risca dourada e biselados, não deverão ter qualquer ornamento, excepto se se tratar de uma família que usa brasão. Nesse caso, ele é gravado a ouro, sem devisa.
O nome do convidado não traz o seu nome próprio.
Nos jantares oficiais há um protocolo a seguir e são os especialistas que têm a responsabilidade da distribuição dos lugares.
e) - Aperitivos
Decorre geralmente meia a uma hora até o jantar ser anunciado, enquanto são servidos os aperitivos.
f) Anúncio e cortejo para o jantar
Logo que a refeição é anunciada, a dona da casa dá sinal para se passar à mesa.
É o dono da casa que conduz os convidados para a sala de jantar, dando o braço à convidada de honra.
Seguem-no os outros convidados, formando casais, seguindo a lista, e a dona da casa fecha o cortejo pelo braço do convidado de honra.
g) - Postura dos convidados
Os convidados mantêm-se de pé atrás das suas cadeiras e, quando a dona da casa dá sinal para se sentarem, cada homem ajuda a sua companheira a tomar o seu lugar, antes de ele próprio se sentar.
h) - Lugares de presidência
A distribuição dos lugares de presidência à mesa são os mesmos para um jantar de gala ou para uma recepção de menos importância.
O dono e a dona da casa colocam-se nos extremos da mesa, ficando a mulher de preferência perto da porta de onde os pratos são trazidos.
À direita do dono da casa sentar-se-á a convidada de honra. Esta poderá ser a senhora mais idosa, uma recém-noiva, uma artista, uma senhora que festeja os cinquenta anos de qualquer acontecimento ou uma convidada que não é frequentadora habitual da casa.
O convidado de honra é colocado à direita da dona da casa.
Os convivas são colocados em seguida por forma que a mesa seja interessante, sem monotomias.
Variar as idades e as profissões tanto quanto possível.
Separar esposos, irmãos, irmãs e dois conversadores brilhantes.
Uma dona de casa prudente colocará à direita do dono da casa uma mulher cuja conversa interessante alegrará a extremidade da mesa, sobretudo se o homem for um pouco tímido. Ela manifestará igualmente os seus talentos diplomáticos se colocar à sua direita um convidado que tenha pouco jeito para conversar.
Por vezes, quando a mesa do banquete é muito longa,  os donos da casa ficam colocados em frente um do outro, mas a meio da mesa, e a disposição dos convidados mantém-se a mesma que foi acima referida.
i) - Ementas de grandes jantares
As ementas de grandes jantares de gala são impressas, por vezes gravadas em cursivo. Uma casa com brasão colocá-lo-á na parte superior da ementa. Coloca-se uma ementa na frente da cada conviva, mas também pode acontecer que só se coloque uma para cada três convidados. Os donos da casa têm sempre uma para cada um.
j) - Toalha e guardanapos para jantar de gala
A toalha branca adamascada é de rigor para um grande jantar de gala. Esta deve ser maior que a mesa cerca de trinta centímetros pelo menos, mas não mais de quarenta e cinco.
Os guardanapos formam conjunto com a toalha.
Alguns novos tons pastel discretos e lisos, podem ser aceites, excepto para os jantares. Os adamascados em dois tons diferentes deverão ser claro e mais escuro, ou com dois tons diferentes deverão ser evitados.
A requintada simplicidade e a arte do tecido branco adamascado são sempre o mais belo pano de fundo para a fina porcelana, o cristal luxuoso e a baixela de prata maciça.
A toalha deve ser colocada sobre uma baetilha, ou pano de mesa silencioso, ou sobre uma protecção de amianto forrado. A dobra do centro deve ser rectilínea e estar esticada e as pontas escrupulosamente iguais, assim como os lados. Ela deve estar imaculada e deverá servir uma única vez, sendo imediatamente enviada à lavandaria.

(...//...)

(By  MFJ / Willoughby)

l) - A loiça num jantar de gala...

sábado, dezembro 11, 2010

FESTA DE NATAL NA SF DE CABANAS DE VIRIATO


2010 - SOCIEDADE FILARMÓNICA DE CABANAS DE VIRIATO

Os Cabanenses vão ter a sua Festa de Natal no dia 19 de Dezembro p., pelas 15h00, no Salão Lagarto.
Estamos certos de que este convívio vai ser forte, aliás, como é habitual no seio desta Comunidade.


quarta-feira, dezembro 08, 2010

NATAL 2010










OS NOSSOS VOTOS
Para todos os nossos estimados leitores votos de um Santo e Feliz Natal e que o Novo Ano de 2011, lhes traga as maiores venturas.

segunda-feira, dezembro 06, 2010

BEIJÓS E O AGRICULTOR SAZONAL

2009AGO19 - ASSIM SE MOSTRA COMO SE TOCA

Pelas 10h30m, de regresso a casa da nossa caminhada, detivemo-nos para observar o trabalho deste agricultor sazonal.
Engenheiro de Profissão, radicado na Capital Portuguesa. Deslocou-se à Aldeia dos seus ancestrais talvez para umas mini-férias e, sem qualquer pudor, pegou naquele instrumento, assaz conhecido por aquelas bandas, e vai de cortar aquelas ervas e arbustos que já ameaçavam abafar aquela vinha, no lugar da Praçaria, limite da freguesia de Beijós.
Com o rosto tapado com a respectiva máscara, tal como convém para prevenir outros males, não tivemos tarefa fácil em identificar o personagem.
Todavia, aquele nosso amigo, apercebendo-se das nossas intenções, desnudou o rosto e, com um sorriso nos lábios, dirigiu-se-nos para nos cumprimentar.
Gostámos do seu trabalho e disso fizemos comentário com o pai que andava por ali também a bulir, cumprindo o condão do bom Beijosense.
Já não foi a primeira vez que falámos com o pai a seu respeito, mas, mais uma vez, foi para nós gratificante ver nos seus olhos lacrimantes de Alegria e ouvir da sua boca as palavras de satisfação por ter um filho com tantos predicados.
Realmente, nos tempos que correm, não é fácil encontrar uma pessoa com aquela postura.
Nós, que o conhecemos de há longa data, testemunhamos que numa só alma, o Engenheiro João Carlos congrega esmerada educação, humildade quanto baste, dedicação ao trabalho quanto esforço pede...
Sabíamos de todas as suas qualidades, não tínhamos registado esta sua coragem de colocar o motor aos ombros e roçar aquele pasto, tão bem como qualquer profissional do ofício.
Desta forma lhe enviamos, ainda que atrasados, os nossos sinceros parabéns.
Deixamos mais imagens para melhor ilustrar a sua postura.

domingo, dezembro 05, 2010

A OLIVEIRA COM CABAÇAS

2010NOV03 - QUE FRUTO ESTRANHO NESTA OLIVEIRA

Passámos por Travanca de São Tomé, no concelho de Carregal do Sal e surpreendeu-nos o fruto que a oliveira da foto ostentava.
O proprietário do terreno onde está a oliveira terá semeado as cabaceiras debaixo da árvore, que, para se desenvolverem e produzirem os seus frutos, aproveitaram o apoio da oliveira. Assim, entrelaçaram-se nela e cada cabaceira foi produzir as cabaças no alto da copa, mesmo junto das azeitonas.
Já havia muito tempo que não víamos estes frutos, que, outrora, substituíram as garrafas de vidro, porquanto qualquer agricultor as produzia com facilidade. Depois era só deixá-las secar. Com um ferro em brasa abrir-lhe um orifício na parte superior,  retirar-lhes as pevides e os cascos e enchê-las de vinagre durante algum tempo, para evitar que se alterasse o sabor do vinho nelas guardado.
Agora caíram em desuso, com a produção de garrafas de vidro e de plástico.
Lá vão os tempos. Por isso a cabaça já fez história!

quarta-feira, dezembro 01, 2010

A REDENTORA AVENTURA - A Revolução Portuguesa de 1640

1640DEC01 - RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL
Comemora-se hoje, feriado nacional em Portugal, o 370º aniversário da restauração da independência da nossa Pátria.
Esta data assinala o fim de 60 anos de domínio Filipino Espanhol.
          (Filipe III - Foto colhida da Net) »»   
O QUE MOTIVOU A REVOLUÇÃO
Reinado de Filipe III  de Portugal - IV de Espanha > 1621-1640
A história cognominou-o de "Grande", mas os portugueses intitularam-no de "Opressor" .                            
As suas políticas visavam reduzir Portugal a uma simples província espanhola.
Este plano, então, estava a ser executado pelo primeiro ministro espanhol, conde-duque de Olivares:                                
> Os portugueses eram obrigados a servir nas guerras em que a Espanha andava envolvida com outras nações;
> Os impostos aumentavam em Portugal;
> A indústria e a agricultura portuguesas foram desprezadas.
COM ESTAS POLÍTICAS RUINOSAS
> Os holandeses, franceses e ingleses iam tomando posse do domínio ultramarino português, no Brasil >  Baía, Pernambuco e Recife; na África > Arzila, Angola, São Tomé e São Jorge da Mina; no Oriente > Ormuz, Mombaça e as Molucas...
PRIMEIRO SINAL DA REVOLTA
No dia 21 de Agosto de 1637, perante as medidas que Espanha impunha a Portugal, cuja revolta ia preparando a alma dos portugueses, eclodiu a tentativa mais importante, A Revolta do Manuelinho, em Évora. Todavia, foi violentamente sufocada.
A semente da revolução então lançada por um punhado de patriotas portugueses havia de germinar em breve.
A REVOLUÇÃO
A Pátria já não podia suportar mais afrontas.
A situação tornara-se insuportável e chegava o momento ajustado.
Ao amanhecer do dia 1.º de Dezembro de 1640, quarenta fidalgos, chefiados pelo Dr. João Pinto Ribeiro, lançaram-se na redentora aventura.
Penetraram no Paço da Ribeira, onde vivia a vice-rainha, Duquesa de Mântua, e mataram o seu secretário - português traidor - Miguel de Vasconcelos.
Ali mesmo proclamaram rei de Portugal D. João, 8.º Duque de Bragança, com o nome de D. João IV.
Estava ganha a revolução.
Portugal tinha sacudido a dominação espanhola, que durara 60 anos.
Terminou assim a União Ibérica de então. (?)
FACTO MAIS RELEVANTE QUE CONTRIBUIU PARA QUE A RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL TIVESSE ÊXITO:
> Então, a Espanha estava com problemas com a revolta da Catalunha, que, na época, também já desejava tornar-se independente.

ANIVERSARIANTES EM DEZEMBRO DE 2010 - Beijós

QUE TENHAMOS CONHECIMENTO EM DEZEMBRO ESTÃO DE PARABÉNS PELO ANIVERSÁRIO NATALÍCIO AS/OS SEGUINTES BEIJOSENSES
 01.DEC. - (1981) - Sofia Margarida A. do Amaral
06.DEC. - (1968) - Maria da Conceição Simões
13.DEC. - (1979) - Carlos Santos
21.DEC. - (1972) - Anabela A. do Amaral
23.DEC. - (1920) - Albertino Pais Baptista
24.DEC. - (1945) - Norberto Melo Pais
24.DEC. - (1945) - Agostinho Mendes Figueiredo                                                   


Desejamos a todos que tenham um dia muito feliz, na companhia de Familiares e Amigos.

terça-feira, novembro 30, 2010

BEIJÓS E AS COUVES PARA A CONSOADA DE 2010

2010NOV03 - UMA HORTA EM BEIJÓS
Estamos a chegar ao Natal.
Ali para os lados da Laboeira - Lugar e freguesia de Beijós, encontrámos esta magnifica horta que nos fez recordar as noites de consoada passadas na nossa Aldeia, junto das lareiras.
Estamos convencidos de que, parte destas couves, irá servir de acepipe para algumas famílias de Beijós, onde não faltará o tradicional bacalhau cozido, temperados com azeite caseiro e alho picado.
Nestas coisas lá aparece também o maravilhoso Vinho do Dão, quem sabe, também caseiro, se bem que, actualmente, poucos são os Beijosenses que fazem o vinho na sua adega, como outrora.
Seja como for, coisas da nossa Aldeia têm outro sabor.
É tudo por Deus e que seja para dar saúde e alegria a quem as comer.

sábado, novembro 20, 2010

DE BEIJÓS > AO ALLGARVE - Portugal

2010.OUT.18 - AS CONSTRUÇÕES NA AREIA EM PÊRA - ALGARVE
O tema das construções na areia, em Pêra - Algarve, para este ano foi o Mundo Vivo.
Fomos encontrar ali representadas figuras de animais que, outrora, terão ocupado o nosso planeta e imagens de animais que nós muito bem conhecemos, porque ainda vivem entre nós.
Como sempre, são verdadeiros arquitectos, vindos de diversos países do Mundo, todos aqueles que se dispõem a revelar ali os seus dotes de construtores de figuras na areia.
Este ano colocaram naquele parque figuras de grande parte da fauna viva e de algumas transformações que, actualmente, se realizam principalmente para a indústria alimentar, daí o nome "MUNDO VIVO".
Passámos ali uma tarde bem passada a admirar as belas construções na areia.
A Chuva ainda não as tinha danificado e, assim, conseguimos colher as melhores fotografias.
Deixamos algumas imagens que a todos enchem as medidas e avivam as memórias.

quinta-feira, novembro 18, 2010

BEIJÓS > E O OUTONO EM PORTUGAL

COM O OUTONO VÊM AS CASTANHAS E OS MAGUSTOS
Portugal é rico em tradições.
Com a chegada do Outono vêm as castanhas que aquecem também os corações dos portugueses.
Estes frutos aliciam a sãos convívios um pouco por todo o lado.
Grupos de amigos que se reúnem em volta da fogueira para assar as castanhas e festejar qualquer acontecimento que a isso os motivou. Ainda que não haja outra  razão mais relevante, é o suficiente festejar a camaradagem que os uniu ao longo de um ano de trabalho.
Assim, nas Escolas, os professores festejam com os alunos.
Nas empresas, patrões convivem com os empregados.
Nas Colectividades, os sócios reúnem-se também para festejar mais um ano de convívios.
Em tudo isso, nesta época, em Portugal, entram as castanhas (assadas, cozidas ou fritas), acompanhadas dos bons vinhos produzidos no nosso País.
Claro que, na Beira Alta, como em Beijós, não falta a maravilhosa e doce jeropiga, em vez da água-pé de outras regiões.
Pelas ruas das nossas cidades também encontramos os assadores acesos, cujos vendedores vão apregoando a quem passa... "quentinhas e boas...".
Como é bom recordar!

quarta-feira, novembro 10, 2010

BEIJÓS > E AS OBRAS DA SUA IGREJA MATRIZ

2010NOV - DIA DE TODOS OS SANTOS

Quando as pessoas de boa vontade se dispõem a levar por diante um empreendimento em nome de uma Aldeia, superam-se todas as dificuldades.
A Igreja Matriz de Beijós necessitava urgentemente de obras, para alterar o estado de degradação para que ia caminhando.
Um grupo de três pessoas que preferem aqui o anonimato, nomeado para zelar pelo património de todos os Beijosenses, o mais valioso de que Beijós ainda dispõe, ciente das dificuldades de vária ordem que ia encontrar, não esmoreceu.
Tomou nas suas mãos a responsabilidade de fazer a obra e saiu à rua.
Andou de porta em porta a difundir a mensagem e a pedir a colaboração de todos, para bem da Paróquia.
Segundo consta, ouviu palavras de encorajamento de pessoas, ainda que humildes e pobres, que lhes deram alento para prosseguir e ultrapassar algumas dificuldades apresentadas por Beijosenses menos esclarecidos.
Entendemos que, como tudo na vida e em todas as circunstâncias, será razoável haver opiniões divergentes, mas não frustrantes.
Os mais confiantes colaboraram e, agora, já sentem a alegria da obra que ajudaram a levantar.
Dos mais cépticos ainda resta a esperança de acertarem o passo pelos restantes Beijosenses.
Há sempre tempo para mudar.
Mantenhamos acesa a respectiva chama.
O MELHOR PRESENTE
Ainda que tenhamos ouvido que a obra ainda não está paga e que ainda não há o dinheiro suficiente para a saldar, tivemos um belo presente no dia 2010OUT31.
Pisámos pela primeira vez aquele maravilhoso soalho da nossa Igreja.
Ficou lindíssima aquela jóia de Beijós.
AGRADECIMENTOS
Soubemos que muitos dos trabalhos foram desempenhados por aqueles três Beijosenses que deitaram mão à obra e por outros nossos conterrâneos que, voluntariamente, se apresentaram para dar a sua mão, para evitar maior dispêndio com a mão de obra.
Muitos deles abriram a sua bolsa, para colaborar financeiramente e, mesmo assim, apresentaram-se e ofereceram os seus esforços e o seu trabalho.
Temos que elogiar estes gestos, porque bem revelam uma postura de quem tudo faz para ocupar o lugar que merece na sociedade.
Parabéns a todos aqueles que, directamente, se empenharam para que a obra fosse realizada.
O mais reconhecido agradecimento a todos os Beijosenses que colaboraram para que a sua realização fosse possível.
A todos aqueles que ainda se não decidiram em participar, que Deus lhes ilumine a consciência, por forma a não protelar por muito mais tempo a sua prestimosa colaboração.
É maravilhoso saber granjear e ocupar o devido lugar na Sociedade Beijosense.

domingo, novembro 07, 2010

BEIJÓS > DIA DE TODOS OS SANTOS * FINADOS

2010NOV01 - DIA DE TODOS OS SANTOS

Neste dia, os Beijosenses elevaram o pensamento a todos os seus antepassados.
Pelo menos uma vez por ano, ainda que não estejamos no espaço ocupado pelo Cemitério de Beijós, haverá sempre uns momentos em que recordamos os nossos familiares já falecidos.
Este ano, como outrora, a seguir à Missa em Louvor de todos os Santos, realizou-se a procissão ao Cemitério Paroquial da nossa Aldeia.
O cemitério encheu-se de fiéis.
Momentos de recolhimento junto das sepulturas de todos aqueles que nos antecederam.
Ao anoitecer seguiu-se outra romagem à necrópole de Beijós, mas agora para apreciar o cenário que a iluminação das sepulturas nos oferecia. É assim que se cumpre a tradição anual.
Deixamos as imagens para reviver esses momentos.

segunda-feira, novembro 01, 2010

ANIVERSARIANTES DE NOVEMBRO 2010 - Beijós

DURANTE ESTE MÊS, QUE NÓS SAIBAMOS, VÃO FESTEJAR OS SEUS ANIVERSÁRIOS NATALÍCIOS OS/AS SEGUINTES BEIJOSENSES

17.NOV. (1995) - Ana Catarina Amaral Cadete
19.NOV. (1947) - António F. Pais
24.NOV. (1983) - Susana Cortez

Desejamos a estas nossas Amigas que esse dia seja repleto de felicidades. Logo nos propomos a enviar os parabéns

sábado, outubro 30, 2010

BEIJÓS > E OS SEUS BARBEIROS

RECORDAR É VIVER - UMA PROFISSÃO A EXTINGUIR-SE 
As pequenas coisas fazem grandes recordações, desde que, de vez em quando, haja alguém que traga ao presente as memórias do passado.
Os Barbeiros em Beijós, infelizmente, têm vindo a acabar com o decorrer dos anos.
A Luísa, a nossa cabeleireira, tem vindo a ocupar-se dos tratamento dos cabelos das senhoras e dos homens, porque a maior parte dos barbeiros de que Beijós dispunha já faleceram.
OS BARBEIROS DE BEIJÓS
Pessoas humildes, agricultores que se dispunham a aperfeiçoar os seus conhecimentos junto de um oficial do mesmo ofício, com muitos anos de experiência.
Depois de terem algum à-vontade para pegar nas máquinas e nas navalhas, desenvolviam os seus misteres um pouco à sua maneira, por forma a conseguir que, das suas mãos, os seus clientes (fregueses) saíssem satisfeitos e com vontade de regressar daí  a algum tempo.
Nem todos dispunham de um espaço físico onde,  mais comodamente, pudessem acolher os clientes.
Por vezes, quando o tempo o permitia, junto a sua casa, na sua escada ou num lugar mais recatado, sentavam o seus clientes num banco (mocho) e, colocando o penteador sobre os ombros, apertado com um alfinete de segurança na nuca, assim iam aparando os cabelos e cortando as barbas.
Não era muito cómodo, porque o banco não o proporcionava, mas era a comodidade possível daqueles anos.
Mesmo aqueles que tinham o seu recanto na sua casa, estamos a recordar o Saudoso Joaquim Coelho, num pequeno espaço no edifício do Mini-mercado Peixeira, na Rua Abade Pais Pinto, também não possuía cadeira metálica. Mesmo ali, usava o mocho idêntico àquele que os seus colegas usavam na rua ou na escada do seu prédio.
AS VISITAS DOS BARBEIROS
Outrora, muitos Beijosenses tiveram o privilégio de estarem nos seus campos, no desempenho dos seus trabalhos agrícolas, e, a dado momento, comparecia ali o seu barbeiro, de malinha na mão com todos os seus apetrechos, pronto para tratar dos cabelos e/ou das barbas dos seus clientes. Não havia mocho para se sentarem. Faziam-no acomodados num muro de alvenaria, ou num bardão (desnível de terra batida, que amparava um espaço de terra a que, vulgarmente, se designa por quelha), por forma a que o artífice pudesse movimentar-se em volta do cliente.
O PAGAMENTO
Noutros tempos o povo tinha imensas dificuldades. Para muitos agricultores era difícil angariar dinheiro para as suas despesas.
A maior parte dos seus pagamentos eram feitos com géneros, daquilo que cultivava nos seus campos.
A melhor moeda de troca era o milho.
Era frequente vermos os Barbeiros andarem de rua em rua, com os seus sacos de serapilheira, daqueles que normalmente levavam à Aldeia o açúcar ou os adubos, e com uma medida de alqueire na mão, recolhendo esse cereais, de acordo com o contrato verbal que, normalmente, celebravam com os seus clientes.
Esse cereal, porque raramente esses cidadãos dele necessitavam para o seu e para consumo dos seus familiares, porquanto também o cultivavam nos seus campos, normalmente era vendido a outras pessoas da Aldeia ou das povoações vizinhas que dele necessitavam e que, então, lho pagavam com o dinheiro.
Enfim!
Pensamos que a Luísa, hoje, não recolhe este cereal. Actualmente, os tempos são outros, e os cidadãos trazem mais dinheiro consigo, moeda com que pagam, no acto, à/ao cabeleireira/o.
Não há dúvida que o homem, ontem como hoje, tende em se adaptar ao meio em que vive e às dificuldades do lugar e do tempo.
A lei da sobrevivência a tudo obriga.

segunda-feira, outubro 25, 2010

DE BEIJÓS > À VILA DA LUZ - LAGOS > Portugal

2010OUT18-21 - ESTIVEMOS NA VILA DA LUZ
Lançados no tempo e no espaço, enquanto Deus nos permitir percorrer os promontórios desta Vida, vamos abraçando tudo aquilo que Ele nos vai mostrando.
Das Suas dádivas, as alegrias conseguem dar-nos alentos para ultrapassar as tristezas, quando nos sentimos como barco à deriva sobre as águas. Porque confiamos, nunca estamos sós!O Senhor sempre está no lugar onde quer que a Ele elevemos o pensamento.
Pisando aquelas vermelhas terras, na ânsia de buscarmos novos horizontes e registarmos as alterações que o homem e o tempo ali vão operando, em 2010OUT15, fomos surpreendidos com a triste mensagem da partida da querida e saudosa Amiga Adelaide.
Além da amizade e dos laços que outrora nos uniram, somos sensíveis ao vazio que, inesperadamente, se nos depara, quando perdemos a presença física de alguém que connosco privou e nos presenteou com todas as suas singulares alegrias.
Fizemos o que pudemos.
Com alguns dos seus familiares vivenciámos as tristezas que a todos assombraram.
Os momentos dolorosos que, nesta vida, a uns e a outros perturbam, não haverá palavras que os ultrapassem, mas, nuns instantes, sempre amenizam.
Vivemos as tristezas das pessoas que privaram de perto com a Adelaide, principalmente nas celebrações religiosas do Santuário da Luz.
Ouvimos enaltecer a sua postura, como pessoa bondosa e muito prestável naquela Vila.A sua dedicação às práticas religiosas era quase total.

Foi nestas nossas deslocações que, no final de Missa de 7.º Dia do seu falecimento, em 212100OUT2010, fomos acolhidos com carinho pelo Reverendo Padre José Manuel, da Paróquia de Nossa Senhora da Luz, ao notar que eramos estranhos naquela Vila.De mão estendida na nossa direcção, observou:
"- O Senhor não é daqui?... eu ouvi a sua voz a cantar durante a Missa!"
"- Sou de Beijós!"... respondi.
" - É de Beijós!" ... esta exclamação, sendo pronunciada em viva voz, foi ouvida por todos os presentes, que tomaram conhecimento de que havia estranhos naquelas celebrações religiosas.
Apesar do luto e das tristezas que nos sobrecarregavam e, os semblantes de todos, a palavra "BEIJÓS", nosso orgulho, fez estremecer e encheu de orgulho o nosso coração.
Depois, o reverendo Padre J. Manuel confidenciou-nos a alegria que notou no Reverendo Padre Arnaldo ao referir-se a Beijós e às suas Gentes, aquando do funeral desta Beijosense, em 2010OUT19, em Lageosa do Dão, Diocese de Viseu - Portugal.
Realmente, também nós já tivemos o grato prazer de observar o quanto o Padre Arnaldo gosta da Paróquia de Beijós e das suas gentes, quando tomámos lugar nas suas celebrações.
Jamais esperávamos ter tão célebre mensageiro a falar de Beijós a 600 Km. Por isso estamos imensamente gratos.
Gostaríamos de ter privado com a Adelaide, enquanto ela percorria as ruas da sua Vila, partilhando também connosco, ali, as suas alegrias.
Não tivemos esse privilégio.
Por isso, resignados com a sua partida, resta-nos a firme convicção de que Deus lhe reservará um lugar na Sua Infinita Luz.
Que a sua Alma repouse na presença de Deus.
Enviamos os nossos Sentidos Pêsames a toda a família enlutada.

BEIJÓS > E O DIA DE FINADOS 2010

2010 - ROMAGEM AO CEMITÉRIO, ESPAÇO ONDE ESTÃO OS NOSSOS ENTE-QUERIDOS

Este ano as Festas de Todos-Os-Santos tem um fim de semana alargado.
Apesar das crises financeiras que as famílias atravessam, haverá maior oportunidade para a deslocação às Aldeias onde repousam os restos mortais dos nossos antepassados.

Em Beijós, vamos ter o seguinte Programa:

Domingo, dia 31 de Outubro, momento em que habitualmente se ornamentam as sepulturas no Cemitério Paroquial, será celebrada Missa na Igreja Matriz às 11;30h.

Segunda-Feira, dia 01 de Novembro, às 14;30h, vai ser celebrada Missa na mesma Igreja. De seguida haverá a habitual procissão ao Cemitério, para um momento de oração junto das sepulturas dos nossos defuntos.

sábado, outubro 16, 2010

BEIJÓS > ANTERIOR AOS ROMANOS - Quando foi fundada?

NOS ANOS 1960/70 - NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS FOI PUBLICADO UM ARTIGO SOBRE BEIJÓS

Nessa Notícia foi referido o Nome do Saudoso Dr. Deusdado Castelo Branco, por este nosso conterrâneo ter feito uma descrição, em carta, sobre a nossa Aldeia.
O Arqueólogo Viseense, Dr. António Augusto Tavares, Professor do Seminário Maior de Viseu, também fez alguns relatos.
A Nossa Aldeia pertenceu à Paróquia de S. Miguel de Lageosa, da qual se havia separado, então, há cerca de 800 anos.
Temos uma rua do Arco, no Lugar de Além, por onde passara a Estrada para Viseu, que será um dos melhores testemunhas da ocupação Romana.
É sempre bom recordar os relatos dos nossos antepassados, que nos ajudam a descrever com maior detalhe a Historia de Beijós.
Vejamos»»»»»»»»»»»»

quinta-feira, outubro 07, 2010

BEIJÓS > ONTEM E HOJE

NAQUELES TEMPOS EM QUE NÃO HAVIA TRACTORES AGRÍCOLAS
Naquele tempo em que imperava a força humana, desde o nascer ao pôr do Sol.
O homem dobrava-se sobre o cabo da enxada e conseguia arranjar forças para cavar os terrenos onde cultivava o pão para o ano inteiro, com o qual sustentava a sua família."... MÊS DE MAIO MÊS DA AMARGURA, MAL AMANHECE, LOGO É NOITE ESCURA..."Analisando bem este provérbio Beijosense, vemos que ele significa as preocupações que então reinavam no mês de Maio.


Todo o tempo era pouco para cavar ou lavrar os campos e para fazer as sementeiras do milho.
Ainda vivemos essa experiência.
A maior parte dos terrenos eram cavados no mês de Maio.
Os Beijosenses pegavam no seu gado, principalmente bois, e com ele, em leiras de terreno que o justificassem, lavravam os terrenos para o milho.

Naquela altura era o cereal mais cultivado nos campos da nossa Aldeia. A casa que tivesse milho já era considerada farta, porquanto aquele grão era moído nos moinhos hidráulicos das ribeiras de Beijós ou no Rio Dão, e com a respectiva farinha, na maior parte das casas era cozido o pão (broa).
As famílias eram auto-suficientes.
Raramente se comprava pão de trigo na padaria, alguns só lhe tomavam o sabor em dias ou épocas festivas.
O sacrifício era muito.
Em Maio, quando o calor começava a apertar, os homens formavam os seus grupos e, nas propriedades de uns e de outros, em grande parte valia a entreajuda, quer dizer, cada grupo cavava os respectivos terrenos. Em vez de pagarem a quem os ajudasse a cavar as suas terras, coordenavam os esforços para todos os membros do grupo, juntos, cavarem os terrenos ora de um ora de outro.
Não havia dinheiro naquela paga, mas somente o esforço humano.
O membro do grupo para quem os restantes iam trabalhar tinha que garantir a alimentação e a bebida durante todo o dia, com excepção da ceia.
Por vezes, o mesmo grupo juntava-se nos terrenos de outras pessoas que o contratava e que lhes pagava para os cavar.
Nós vivemos esta experiência naqueles dias de Maio das décadas de 50 e 60 do Século passado. Pelas 04;30h/05;00h da madrugada, descalços e com as calças atadas, junto aos pés, com uma folha de piteira para que as ervas e o mato lhes não agarrassem, para não romperem ou atrapalharem os trabalhos, apresentavamo-nos nos campos, para iniciar a sua cava.


"MATA-BICHO"
Naquela altura, o mata-bicho era uns figos secos e um golo de aguardente (cachaça, bagaço). Uma garrafa idêntica à das das águas das pedras (em Portugal), passava de boca-em-boca, pela qual directamente todos bebiam, não havia copo ou cálice.
Os figos e o bagaço pareciam ser abençoados.
Pouco alimento mas muito sustento.
Era o suficiente para iniciar os trabalhos e cavar até às 07;00h da manhã, altura em que era servido o desejum ou pequeno almoço.


COMER BEM E BASTAS VEZES
Com a força do trabalho conseguíamos digerir tudo o que comíamos.
As refeições eram servidas no campo, no local onde decorriam os trabalhos:
Às 07;00h - O pequeno almoço;
Às 10;00h - O almoço;
Às 13;00h - O jantar;
Às 17;00h/17;30h - A merenda;
Às 21;00h - A ceia.
Todas estas refeições, normalmente, eram constituídas por carnes e ou peixe, sempre bem regadas com o vinho caseiro, da região do Dão, produzido nas vinhas de Beijós.
Por vezes, em dias muito especiais e de maior sacrifício, aparecia uma sobremesa também especial constituída por rabanadas, de fatias de trigo douradas ou paridas, fritas na frigideira com óleo alimentar ou azeite puro e polvilhadas com açúcar ou mel caseiro.


ALGUMAS TRADIÇÕES TÊM VINDO A PERDER-SE COM O APARECIMENTO DOS TRACTORES AGRÍCOLAS:
Com o aparecimento dos tractores agrícolas, muitos dos sacrifícios que o homem suportava foram amenizados.
Quase todos os agricultores dispõem de tractor próprio e com ele amanha os seus campos no momento que mais lhe convier.
Deixou de cavar à enxada e também não tem necessidade de andar de noite ou de madrugada, nem nos calores rigorosos do meio dia.


OS FIGOS SECOS
Nos campos de Beijós ainda se vêem algumas figueiras. A qualidade mais apreciada é o figo pingo-de-mel.
Apesar de já chegarem tarde, muitos agricultores ainda os aproveitam e colocam-nos ao sol, em esteiras ou em palha e assim os secam naturalmente.
Depois de secos, poderão ser tratados com farinha, para absorver as humidades e são servidos durante o Inverno, para acompanhar o bagaço, nos dias mais frios.
O Algarve, ao Sul de Portugal, tem sido a região com produção industrial, por excelência, do figo seco.
Torres Novas também produz grande quantidade de figo seco preto. Também são muito procurados nos mercados devido às suas singulares propriedades. 
Estamos certos que aguçámos os apetites a muito boa gente por todo o Mundo, contudo, há sempre maneira de matar os desejos.

quarta-feira, outubro 06, 2010

O DESTINO QUE DEUS NOS DÁ





231933AGO2010 - O TRÁGICO LUGAR

Alguém teve a ideia de desenhar aqui um coração. Não sabemos o que é que a pessoa que o desenhou pensava naquele momento.
Serviu para assinalar o local exacto onde o nosso Amigo CARLOS LOIO FIGUEIREDO CARDOSO, marido da nossa conterrânea MARIA ISILDA MACHADO CARDOSO, sofreu um acidente de viação, em 301800JUL2010, na Estrada que liga Beijós ao Penedo, quando regressava do trabalho, de motorizada, para sua casa, em Beijós.
Então, perante a gravidade dos ferimentos que sofreu, teve que ser helitransportado para o Hospital  da Universidade de Coimbra (HUC), onde foi sujeito a intervenções cirúrgicas à caixa craniana.
O seu estado continua bastante grave, mas, há cerca de oito dias, foi transferido para o Hospital de São Teotónio em Viseu, onde recebe as visitas dos familiares e dos amigos. 





"... NINGUÉM FUJA AO SEU DESTINO, PORQUE A SORTE DÁ-A DEUS..."
Que Deus esteja a seu lado e lhe dê rápidas melhoras.

segunda-feira, outubro 04, 2010

BEIJÓS NO MÊS DE AGOSTO DE 2010

221451AGO2010 - QUANDO O CALOR APERTA E A PISCINA NATURAL ESTÁ POR PERTO
Relembrar outros tempos, no Poço da Relva em Beijós.
Espaço que, durante muitos anos, serviu de piscina para os mais jovens.
Como teria sido antes de nós?
Seguramente que também terá servido de piscina a muitas e muitas gerações.

Naqueles décadas de 1940 a 1970, muitos dos nadadores apresentavam-se naquele espaço público em uniforme n.º 1, que era o original fato de banho da altura.
Era nos momentos de maior calor no Verão que os mais arrojados se dispunham a dar um mergulho neste lugar designado por Poço da Relva, talvez devido às características da vegetação que, espontaneamente, ali cresce.
Desta vez fomos surpreender dois Cortezes nadadores, que atenderam ao nosso pedido.
Gostávamos de obter para nós um inédito instantâneo, quando os nadadores estivessem no vazio, entre a pedra da levada/açude, no leito da ribeira, e a água.
Conseguimos convencê-los a atirarem-se e aqui os reproduzimos, para regalo de todos os nossos estimados leitores.
Todas as coisas de Beijós nos animam profundamente. Vivemos intensamente tudo aquilo que a nossa Aldeia nos oferece.
Entendemos que todos os Beijosenses espalhados pelo mundo se alegram ao ver qualquer dos cantinhos de Beijós. Por isso tudo fazemos para lhes recordar aqueles espaços em que muitos deles passaram.

sexta-feira, outubro 01, 2010

ANIVERSARIANTES EM OUTUBRO DE 2010 - Beijós

Durante o mês de Outubro, que nós saibamos, vão comemorar o seu aniversário Natalício os seguintes Beijosenses:

11.OUT. (?)       - Mariana Peixeira Melo 
13.OUT. (1954) - Maria do Carmo Coelho Baptista
15.OUT. (1945) - João Baptista Peixeira
19.OUT. (1976) - Paula Fernanda Silva Pereira
21.OUT. (1925) - Maria Clara Coelho Batista
21.OUT. (1937) - António Abrantes Almeida
21.OUT. (1945) - Zacarias Pais do Amaral
21.OUT. (1945) - António Carvalhal Costa
21.OUT. (1967) - Victor Loureiro Baptista
21.OUT. (1967) - Armando Jorge Loureiro Baptista
31.OUT. (1984) - Andreia Marques

Fazemos votos de que todos tenham um dia de aniversário muito feliz e com muita saúde, para que possam  encontrar-se novamente aqui em  Outubro de 2011.

terça-feira, setembro 28, 2010

CÁRITAS PAROQUIAL DE BEIJÓS

 CÁRITAS PAROQUIAL DE BEIJÓS » HISTÓRIA > PASSO-A-PASSO 

Os primeiros papéis para a criação desta Instituição de Solidariedade Social começaram a aparecer nos anos 1987/1988, graças às diligências do nosso Amigo, Agostinho Marques do Nascimento.
PROJECTO DE ESTATUTO
Os primeiros passos para a elaboração dos respectivos estatutos, perante as exigências das entidades oficiais portuguesas, foram dados em 17 de Maio de 1987.

ROUPAS VINDAS DE COLÓNIA
Nos anos de 1982, 1983 e 1984 - As roupas chegavam para a Cáritas, mas não havia instalações próprias, então, valeu o espaço da Casa da Residência, ao lado da Igreja Matriz de Beijós,  onde eram descarregadas e guardadas.
COMPRA DE TERRENOS
Perante as exigências que iam aparecendo para a criação de um espaço próprio condigno, foi promovida a compra de uma propriedade, no Carvalhinho, a João Fernandes de Campos.
Todavia, o tempo foi passando, e surgiu uma outra oportunidade de compra de um outro terreno, muito mais bem situado. Foi celebrada a correspondente compra em 03 de Novembro de 1989, ao nosso conterrâneo Francisco Abílio Abrantes, emigrante nos Estados Unidos da América. Por tal motivo, os responsáveis pela Cáritas procederam à venda do terreno que já possuíam.
EXPANSÃO DA CÁRITAS PAROQUIAL DE BEIJÓS A OUTRAS FREGUESIAS DO CONCELHO DE CARREGAL DO SAL
Entretanto, com o objectivo de garantir o apoio social a outras paróquias também necessitadas, foram criadas extensões da Cáritas de Beijós nas localidades de Parada e Fiais da Telha. Cada uma destas localidades veio a criar a sua própria Cáritas.
PRIMEIRO APOIO DA SEGURANÇA SOCIAL
O primeiro subsídio das entidades oficiais foi concedido em Novembro/Dezembro de 1999, mas com destino a Beijós, Fiais da Telha e Parada.
DO LAR PRETENDIDO > AO ACTUAL CENTRO DE DIA
Ao tempo dos Governos do Senhor Professor Aníbal Cavaco Silva, foram feitas as diligências para a Criação de um Lar para a Cáritas Paroquial de Beijós.
Todavia, como em Cabanas de Viriato já estava formado um grupo de responsáveis para a criação de um lar naquela Vila, acabou por ser indeferido o pedido desta instituição para Beijós e concedido a Cabanas. Então, Beijós ficou com um Centro de Dia, apoiando os idosos de toda a freguesia e outros de aldeias vizinhas.
O Centro de Dia foi inaugurado por Sua Ex.ª Reverendíssima, O Bispo de Viseu, D. António Monteiro, em  26 de Junho de 1999.
AS DIFICULDADES NA MANUTENÇÃO
Apesar de a Cáritas Paroquial de Beijós ter alguns associados com uma vida activa e que pagam as suas quotas, não é fácil manter aberto um Centro de Dia como este, porquanto tem muitas despesas com pessoal e instalações.
Por isso, mantém uma luta constante na angariação de fundos, para custear todas as despesas.
Sabemos que está em curso o projecto para continuação de obras de ampliação do edifício e pinturas de conservação das actuais instalações.
Contudo,  os respectivos responsáveis tudo têm feito para a angariação de fundos, para esse efeito.
Todos os anos, aproveitando a época estival, quando Beijós é mais visitado por Beijosenses que estão a trabalhar um pouco por todo o Mundo, as respectivas instalações são franqueadas em determinado período, para apresentarem exposições de artigos que vão sendo oferecidos à instituição, dos quais alguns vão sendo vendidos aos visitantes.
EM 2010AGO08 - ABERTURA DE EXPOSIÇÃO
A Cáritas Paroquial de Beijós abriu as suas portas para, de 08 a 22 de Agosto/10, acolher quem quis visitar as suas instalações e ver uma exposição de artigos artesanais.
Aqui deixamos algumas fotografias de artesanato e artefactos apresentados este ano e oferecidos por particulares à instituição para angariação dos fundos.

































APOIAR QUEM MAIS PRECISA,  PARA BEM DA NOSSA ALDEIA 
Sabemos da generosidade dos Beijosenses, com a qual a Cáritas continua a contar , estejam eles  onde estiverem. Nunca é de mais a prestimosa colaboração de todos,  para que esta instituição, que tão útil tem sido para os cidadãos da terceira idade da nossa freguesia e para os seus familiares que assim, sem outras preocupações, melhor podem desenvolver as suas actividades, possa continuar a apoiar os seus idosos que permanecem naquelas instalações durante o dia.