segunda-feira, setembro 08, 2008

DE BEIJÓS A SANTO AMARO - Ilha do Pico > Açores »» O que os nossos olhos viram 28 anos depois

Dia 6 de Julho de 2008.
Inicio de uma semana de férias na Ilha do Pico - Açores.
Era grande a nossa avidez de desfrutar das belezas paisagísticas que os nossos olhos tinham visto havia 28 anos.
Todos os Nossos Queridos Amigos se esmeraram em preparar a nossa recepção e em nos proporcionar uma singular estadia.
Habituados a assistir à Missa Dominical, foram os nossos Queridos Amigos Baptista e Evelina que se disponibilizaram a guiar-nos até à Igreja Matriz da Paróquia de Santo Amaro, para, às 10H00,aqui participarmos nas celebrações condignamente presididas pelo Reverendo Padre Paulo Jorge Melo Baptista.
Uma maravilhosa Igreja que data de 1736, como melhor consta na parte superior da sua fachada principal.
Podemos observar uma característica invulgar das ameias na Torre da Igreja, quase nos confunde com um castelo.

>> Nos espaços limítrofes da Igreja podemos encontrar:
> O Centro Paroquial; > O Salão do Bom Pastor, em cujo espaço as populações carenciadas ou mais idosas são apoiadas.
> Um Império;> O edifício supra é a sede da Sociedade Filarmónica Local;
> Duas belas fotos das excelentes paisagens.> Ao entrar na Igreja e, enquanto assistíamos às celebrações, pudemos contemplar as suas luxuosas imagens, o que nos deslumbrou e nos motivou para, no fim da Missa, nos dirigirmos ao respectivo Pároco, para que ele nos permitisse a recolha de imagens.
Foi com muita alegria que registámos as frases de brincadeira que o Reverendo Padre nos dirigiu, em resposta ao nosso pedido de autorização para colher imagens, designadamente: "- Sim! Tirem as fotografias que puderem e entenderem, para divulgar o que temos de bonito na nossa Paróquia, mas deixem ficar as imagens, que nos fazem muita falta".
> Além disso, não resistiu em anunciar-nos uma imagem singular, não só nos Açores, como, talvez, a nível Nacional: ... Uma Imagem que evoca a morte de S. José. Depois, orientados pelo respectivo zelador, um senhor já com cerca de 70 anos de idade, conhecedor de todas as imagens e do seu significado, lá percorremos o interior da igreja a fotografar tudo aquilo que nos foi revelado com história e aquelas imagens alusivas a passagens religiosas de que nós já temos conhecimento. Esta embarcação > é uma réplica da natural, com que transportavam as imagens no mar, em determinada época, durante alguns dos festejos religiosos da Paróquia.

Perante a beleza daquilo que vimos, convidamos os nossos estimados leitores a acompanharem-nos a uma visita ao interior da Igreja Paroquial de Santo Amaro.
Venham daí
:
Imagem de Santo Amaro, padroeiro da Freguesia.

> Imagens referentes à Sagrada Família, expostas numa vitrina, por debaixo do Altar-Mor. > Um belo fresco, pintado no tecto da Igreja.
> No Baptistério fomos encontrar a imagem de Jesus pregado na Cruz...
> ... E supomos que seja a imagem de Nossa Senhora das Dores.> Altar do Sagrado Coração de Jesus. > Imagem de S. José;
>Imagem de Nossa Senhora da Conceição;
> Imagem de Santo António;
> Imagem de Santa Teresinha do Menino Jesus;

> Torna-se-nos difícil identificar as imagens que se seguem, mas, ainda assim, não resistimos em divulgá-las pela sua beleza, na esperança de que haja, entre os nossos leitores, alguém que nos possa ajudar a identificar os Santos que elas evocam.
Tudo muito bonito.
É digno de uma visita guiada àquela Paróquia e a toda a Ilha do Pico, que tem coisas maravilhosas.
**************
Aqui enviamos os nossos Parabéns às Populações de Santo Amaro, pela bela Igreja de que dispõem.
Também não podíamos deixar de enviar os mais sinceros agradecimentos ao Reverendo Padre Paulo Jorge Melo Baptista, por nos ter facilitado na recolha de fotografias deste belo monumento. O Nosso "Obrigado".

7 comentários:

  1. O amigo Amaral continua sempre a relatar as suas deslocações tão minuciosamente e de uma maneira tão agradável, que nos faz pensar que estivemos nesses lugares.
    Os meus parabéns. Continue.
    Um beijo Ester

    ResponderEliminar
  2. Ester...
    Obrigado pelo incentivo...
    ... Mas eu não revelo quem levei comigo por todo o lado que andei...
    Mesmo assim... digo que, embora estivesse sozinho fisicamente... levei uma chusma de gente...
    ... Ainda que não tivesse levado mais ninguém... no meu pensamento foram os meus amigos e os leitores deste blogue... porquanto a minha ideia foi sempre fazer chegar tudo aquilo que os meus olhos viram...
    ... Gosto de ser os olhos dos meus Amigos e dos leitores deste Blogue.
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Que saudade do amparo
    Da minha gente amiga
    Do orago Santo Amaro
    Que o mar em si abriga.
    Canto agora baixinho
    A saudade do luar
    Da concha que acarinho
    Sempre beijada p'lo mar.

    Esta é parte de uma das minhas criações.
    Encontrei este blog por acaso, quando fazia pesquisa de imagens. E deliciei-me com as imagens aqui expostas para me matar a saudade imensa da concha que acarinho: a freguesia de Santo Amaro do Pico.

    Obrigada mesmo!

    ResponderEliminar
  4. Azoriana,
    Gostei da sua surpresa.
    Foi com imensa alegria que vi o registo da sua visita.
    Obrigado por ter chegado até BEIJÓS*CINCO ALDEIAS, e creia que o seu vai andar de braço dado com o este Blogue, porquanto muito me sensibilizou tudo aquilo que difunde na sua Página.Por isso, aqui deixo os meus sinceros parabéns.
    Obrigado por ter aconselhado aos seus leitores a virem também a BEIJÓS*CINCO ALDEIAS.
    Dá-me imenso prazer em difundir aquilo que os meus olhos vêem, na esperança de que outros, nos quatro cantos do Mundo irão ficar felizes por verem as imagens dos cenários que conhecem ou do Cantinho onde nasceram e onde foram embalados.
    Faço tudo isso com muito gosto. Todavia, quando chegam comentários idênticos ao seu, reconheço que aumenta o meu ânimo para continuar a minha tarefa.
    Obrigado!
    Tudo de bom para si e para o seu Blogue, cujas novidades passaram a constar no BEIJÓS*CINCO ALDEIAS.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada também fico pelas bonitas palavras que me dirige e por me ter adicionado ao seu blogue. Confesso que não conheço Beijós mas vou passar a conhecer pelo que aqui divulga.
    É um nome interessante e se tirarmos o acento fica Beijos. Pois é o que merece quem nos trata com tanto carinho.
    Informo que a última imagem que apresenta no blog, é Nossa Senhora do Carmo.
    Há alguns anos que não vou a Santo Amaro mas aos deparar com as imagens fiquei muito comovida. Conheço tudo muito bem porque desde criança que ia todos os anos lá. Depois que meus avós partiram e a família vai ficando com mais idade torna-se difícil ir tão frequentemente. Mas a saudade aperta muito, muito.
    Um dia, quem sabe, volto lá, assim haja saúde e patacas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito de ver as imagens da Igreja da minha paróquia a serem divolgadas,e das 3 imagens desconhecidas, a 1.ª e Nossa Senhora da Boa Viagem e a 3.ª e Nossa Senhora do Carmo.

    ResponderEliminar
  7. Descobri também que a 2.ª imagem é de Santo Antão.

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.