sexta-feira, outubro 03, 2008

NOS CAMINHOS DA BEIRA ALTA - Na Terra do Bandarra

TRANCOSO

No dia 01 de Agosto de 2008, partindo da Travessa do Bandarra, da cidade de Agualva-Cacém, perante as histórias que, com o decorrer dos tempos, fomos ouvindo sobre o Bandarra, dispusemo-nos a ir conhecer a sua Terra Natal e saber mais sobre esta personagem.

Fomos descobrir o seu monumento, bem no centro da Vila de Trancoso, em frente ao edifício da Câmara Municipal.

****************************************************
A SUA HISTÓRIA: < <<<<<<<<<<>António Gonçalves Annes Bandarra (1500 - 1556), mais conhecido por Bandarra, foi um profeta popular, natural de Trancoso, Portugal. É uma figura histórica do distrito da Guarda. Era sapateiro de profissão e dedicou-se à divulgação em verso de profecias de cariz messiânico. Tinha um bom conhecimento das Escrituras do Antigo Testamento, do qual fazia as suas próprias interpretações. Por causa disso, foi acusado pela Inquisição de judaísmo e as suas trovas foram incluídas no Catálogo de Livros Proíbidos, já que suscitaram interesse sobretudo entre cristãos-novos. Foi inquirido perante este tribunal, sendo ilibado, mas foi obrigado a participar na procissão do auto-de-fé de 1541 e também a nunca mais interpretar a Bíblia ou escrever sobre assuntos da Teologia.
A sua obra chamou-se Paráfrase e Concordância de Algumas Profecias de Bandarra e foi editado por D. João de Castro. A obra foi interpretada como uma profecia ao regresso do Rei D. Sebastião após o seu desaparecimento na Batalha de Alcácer-Quibir em Agosto de 1578. Em 1815 é editada uma nova edição com o título Trovas Inéditas do Bandarra e entre 1822 e 1823 sai mais uma edição com o título Verdade e Complemento das Profecias . As Trovas do Bandarra influenciaram o pensamento sebastianista e messiânico de Padre António Vieira e de Fernando Pessoa. São três os pontos da profética de Bandarra: o Quinto Império, a ida e regresso de el-rei D. Sebastião e os destinos de Portugal. Após ter sido julgado pelo Tribunal do Santo Ofício, em 1541, e do qual recebeu pena leve, retornou a Trancoso onde veio a falecer em 1556...."
****************************************************
Ao percorrermos a Vila, fomos descobrir o seu túmulo na Igreja de S. Pedro
Túmulo do Bandarra

A sua História está bem presente nas populações de Trancoso, por cuja figura nutrem muita admiração, e lhe vem prestando forte homenagem.

****************************************************
Entrando em Trancoso, além da história revelada em toda a cantaria dos prédios da Vila, também os seus monumentos são o testemunho de tudo o que decorreu naquele concelho.

Em frente à Igreja deslumbrou-nos o maravilhoso e invulgar Pelourinho, de granito muito trabalhado. Aqui também foram salvaguardados os vestígios do judaísmo. *************************************
Vila Muito dedicada ao Turismo, entre tantas iguarias,
...as bebidas finas e licores regionais que ali fomos encontrar, o que mais despertou a nossa curiosidade foram as...
... que não resistimos em provar.
Das Sardinhas doces, lemos a seguinte descrição:
*********************************************************"Estas tradicionais sardinhas não têm escamas nem espinhas, possuem tripinhas de amêndoa e são uma especialidade deixada pelas irmãs do Convento de Santa Clara. São um produto tradicional, feito à base de gema de ovos e amêndoa, juntamente com chocolate, açúcar, azeite, sal e canela. Na sua confecção permanece a tradição artesanal, rodeada de grande cuidado na preparação e na fritura. No âmbito das suas características físicas, apresenta uma forma semelhante à das sardinhas, com um invólucro relativamente estaladiço, de cor castanho-escuro, e com um interior amarelo pastoso de homogeneidade mediana. No âmbito das características organolopédicas, têm um sabor 'sui géneris' a canela e amêndoa, bastante agradável ao paladar.
No contraste ao Tradicional enchido e para finalizar qualquer refeição, a Casa..... orgulha-se de nesta mesma loja confeccionar e vender as verdadeiras Sardinhas Doces de Trancoso, um pequeno doce para qualquer grande ocasião.
Bendita freira que as criou..."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.