terça-feira, setembro 28, 2010

CÁRITAS PAROQUIAL DE BEIJÓS

 CÁRITAS PAROQUIAL DE BEIJÓS » HISTÓRIA > PASSO-A-PASSO 

Os primeiros papéis para a criação desta Instituição de Solidariedade Social começaram a aparecer nos anos 1987/1988, graças às diligências do nosso Amigo, Agostinho Marques do Nascimento.
PROJECTO DE ESTATUTO
Os primeiros passos para a elaboração dos respectivos estatutos, perante as exigências das entidades oficiais portuguesas, foram dados em 17 de Maio de 1987.

ROUPAS VINDAS DE COLÓNIA
Nos anos de 1982, 1983 e 1984 - As roupas chegavam para a Cáritas, mas não havia instalações próprias, então, valeu o espaço da Casa da Residência, ao lado da Igreja Matriz de Beijós,  onde eram descarregadas e guardadas.
COMPRA DE TERRENOS
Perante as exigências que iam aparecendo para a criação de um espaço próprio condigno, foi promovida a compra de uma propriedade, no Carvalhinho, a João Fernandes de Campos.
Todavia, o tempo foi passando, e surgiu uma outra oportunidade de compra de um outro terreno, muito mais bem situado. Foi celebrada a correspondente compra em 03 de Novembro de 1989, ao nosso conterrâneo Francisco Abílio Abrantes, emigrante nos Estados Unidos da América. Por tal motivo, os responsáveis pela Cáritas procederam à venda do terreno que já possuíam.
EXPANSÃO DA CÁRITAS PAROQUIAL DE BEIJÓS A OUTRAS FREGUESIAS DO CONCELHO DE CARREGAL DO SAL
Entretanto, com o objectivo de garantir o apoio social a outras paróquias também necessitadas, foram criadas extensões da Cáritas de Beijós nas localidades de Parada e Fiais da Telha. Cada uma destas localidades veio a criar a sua própria Cáritas.
PRIMEIRO APOIO DA SEGURANÇA SOCIAL
O primeiro subsídio das entidades oficiais foi concedido em Novembro/Dezembro de 1999, mas com destino a Beijós, Fiais da Telha e Parada.
DO LAR PRETENDIDO > AO ACTUAL CENTRO DE DIA
Ao tempo dos Governos do Senhor Professor Aníbal Cavaco Silva, foram feitas as diligências para a Criação de um Lar para a Cáritas Paroquial de Beijós.
Todavia, como em Cabanas de Viriato já estava formado um grupo de responsáveis para a criação de um lar naquela Vila, acabou por ser indeferido o pedido desta instituição para Beijós e concedido a Cabanas. Então, Beijós ficou com um Centro de Dia, apoiando os idosos de toda a freguesia e outros de aldeias vizinhas.
O Centro de Dia foi inaugurado por Sua Ex.ª Reverendíssima, O Bispo de Viseu, D. António Monteiro, em  26 de Junho de 1999.
AS DIFICULDADES NA MANUTENÇÃO
Apesar de a Cáritas Paroquial de Beijós ter alguns associados com uma vida activa e que pagam as suas quotas, não é fácil manter aberto um Centro de Dia como este, porquanto tem muitas despesas com pessoal e instalações.
Por isso, mantém uma luta constante na angariação de fundos, para custear todas as despesas.
Sabemos que está em curso o projecto para continuação de obras de ampliação do edifício e pinturas de conservação das actuais instalações.
Contudo,  os respectivos responsáveis tudo têm feito para a angariação de fundos, para esse efeito.
Todos os anos, aproveitando a época estival, quando Beijós é mais visitado por Beijosenses que estão a trabalhar um pouco por todo o Mundo, as respectivas instalações são franqueadas em determinado período, para apresentarem exposições de artigos que vão sendo oferecidos à instituição, dos quais alguns vão sendo vendidos aos visitantes.
EM 2010AGO08 - ABERTURA DE EXPOSIÇÃO
A Cáritas Paroquial de Beijós abriu as suas portas para, de 08 a 22 de Agosto/10, acolher quem quis visitar as suas instalações e ver uma exposição de artigos artesanais.
Aqui deixamos algumas fotografias de artesanato e artefactos apresentados este ano e oferecidos por particulares à instituição para angariação dos fundos.

































APOIAR QUEM MAIS PRECISA,  PARA BEM DA NOSSA ALDEIA 
Sabemos da generosidade dos Beijosenses, com a qual a Cáritas continua a contar , estejam eles  onde estiverem. Nunca é de mais a prestimosa colaboração de todos,  para que esta instituição, que tão útil tem sido para os cidadãos da terceira idade da nossa freguesia e para os seus familiares que assim, sem outras preocupações, melhor podem desenvolver as suas actividades, possa continuar a apoiar os seus idosos que permanecem naquelas instalações durante o dia.

1 comentário:

  1. Este tipo de informação encontra-se bem datada e consolidada, dando a conhecer muito bem o que a instituição Cáritas foi e é nos nossos tempos, os caminhos calcorreados pelas estrutura e seus impulsionadores.
    Muitos parabéns pela informação...

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.