sexta-feira, junho 08, 2007

BAIRROS DE BEIJÓS - Lugar d'Além


< É o bairro mais antigo da nossa Aldeia.









> Pelos vestígios encontrados, Beijós terá tido aqui o seu berço.
> As suas ruas são estreitas.
> Nalgumas casas graníticas, predomina a pedra roliça, pouco trabalhada.
> Podendo por-se a hipótese de os primeiros habitantes da Aldeia se terem fixado nas Chãs, é certo que ainda existem algumas casas, velhinhas, em ruínas, no Outeiro da Grainha, que foram habitadas até há poucos anos.
> Poderemos atribuir ao Ribeiro da Azenha, a motivação dos beijosenses, para descerem ao Vale, onde a vida era mais favorável, porque as águas deste ribeiro, fertilizavam, naturalmente, as suas margens.
> Aqui existiu uma Rua, caminho ou Estrada, que, em tempos muito remotos, servia de ligação entre os concelhos de Currelos e Aguieira. Segundo consta, essa ligação seria feita pela azenha, alto do Picoto, onde, apesar de abandonado, por ser de difícil acesso, ainda são visíveis fortes vestígios desse caminho, pela sua largura e pelos socalcos/trilhos das rodas dos carros puxados por animais gravadas nas pedras.
> Existe ainda o arco, na actual Rua do Arco que servia de ligação pela actual Rua de S. João, seguindo para o já referido caminho, para azenha/picoto ( outrora, Estrada da Aguieira).
Neste Bairro encontramos:
> A Casa Senhorial de Beijós, abrasonada de canto (que oportunamente divulgaremos);
> A Capela da Senhora das Areiras, propriedade de particulares; cuja edificação se encontra em péssimo e tende em degradar-se.
> Aqui também poderemos encontrar a Casa onde Nasceu ANGELINA DE SOUSA MENDES, esposa do Cônsul de Bordéus (anos 1939-45), Aristides de Sousa Mendes.
> Mais recentemente, um Beijosenses, Sr. Arnaldo, emigrante no Brasil, mandou construir um belíssimo palácio, com curiosa decoração de granito, com as vieiras e as losangulares mezzanines a enriquecer a sua fachada, propriedade de particulares.


< Alpendrada com a Capela da Senhora das Areias de sumptuosa pedra de armas.










< Esta casa, que parece abençoada com a Divina Luz, berço de Angelina de Sousa Mendes.


< Palácio com curiosa decoração de granito, as vieiras e as losangulares mezzanines a enriquecer a sua fachada.





Nota: Muitas coisas há neste Bairro, que nos motivarão a divulgar em próximos posts.

2 comentários:

  1. Muita da história de Beijós, podemos encontrá-la aqui, no Lugar D'Além.

    Em tempos remotos, os carros dos bois, percorriam estes caminhos que, então, seriam as estradas da época, para transportar as mercadorias entre os concelhos de Currelos e Aguieira. Talvez que, parte dessa mercadoria também fosse o sal, a partir dos Históricos depósitos de Carregal do Sal, onde chegava desembarcando no Porto da Raiva, no Rio Mondego, até ali navegável, entre esta Povoação (Raiva) e a Figueira da Foz.

    Ainda há pessoas que nos ditam a história deste bairro. As suas passagens com as juntas de bois a caminho da Aguieira.

    Recordam um arco que, pelo que esclarecem, terá sido demolido e ficaria na Rua do Falecido Jeremias, que Deus lhe fale na Alma.

    Ainda não há muitos anos que havia um passadiço por cima dessa rua, de acesso à azenha e à Estrada da Aguieira, prédio que seria da família dos Grilos.

    ResponderEliminar
  2. Segundo consta, na Capela da Senhora das Areias, está sepultado o nobre Corte Real, que fizera parte da casa nobre do Infante D. Henrique!

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.