quinta-feira, julho 12, 2007

2 - OS CINQUENTA ANOS DOS SINOS DA IGREJA DA PARÓQUIA DE S. JOÃO BAPTISTA DE BEIJÓS

Lá no alto do seu campanário, os sinos da nossa Aldeia, substituindo os velhinhos, lá estão desde há cinquenta anos a cumprir cabalmente a sua missão.
Aliás, muitas das suas funções de outrora deixaram de se realizar.
Lá vai o tempo em que as horas e 1/2 horas, na nossa aldeia, eram assinaladas, com um maço (um martelo de ferro) a bater no sino grande.

Um relógio mecânico, movido com duas cordas de sisal, que suspendiam dois grandes pesos de pedra. Estes pesos eram o motor: um para fazer trabalhar o relógio; o outro para impulsionar os carretos que movimentavam o martelo para bater no sino, às horas e às meias horas.
Havia uma casa, revestida a zinco, instalada sobre o telhado da Igreja, ao lado do campanário , onde se encontrava instalado o mecanismo do relógio, propriamente dito.
Uma estrutura de madeira, colocada no coro da Igreja e no rés-do-chão, ao lado direito da porta principal,
para prevenir os acidentes pessoais, vedava a manga onde os pesos, suspensos pelas referidas cordas, se movimentavam .
Uma vez por dia (...) o Sacristão ia dar corda ao relógio, fazendo com que os pesos subissem até junto do respectivo mecanismo, sobre o telhado. Durante o dia os pesos iam descendo no seu percurso até ao fundo, impulsionando o relógio.

Foi pena ter-se substituido este relógio, pelo electrónico actual, e pelas campânulas instaladas sobre o campanário.
Na vizinha Paróquia de S. Cristóvão, de Cabanas de Viriato, foi restaurado o velho relógio, idêntico ao que Beijós possuia, e lá continua a marcar o tempo. Talvez tenha sido obra do Sr. Padre José Júlio, que chegou atrasado a Beijós, para também aqui poder preservar esse património.



Noutros tempos, às 06,00h da manhã, lá estava o Sacristão abraçado a este pilar do meio do campanário, que suporta os dois sinos, para dar o toque da Avé-Maria.

Ao meio dia, lá estava ele outra vez, para dar o toque do meio dia, no Inverno às 12,00h e no Verão às 13,00h.

Ao anoitecer, havia sempre o toque das Trindades, sinal que o dia acabava, para os trabalhos nos campos.

Pelas 21,00/22,00h havia, diariamente, o toque das Almas, para lembrar às populações os seus ente-queridos já falecidos.

Estes toques
deixaram de se realizar , porque o modo de vida das pessoas se alterou. Os responsáveis foram trabalhar para longe da Aldeia, onde passam a maior parte do dia, e não podem deslocar-se para efectuar os toques.

É pena não se manter esta tradição, numa Aldeia onde a Igreja foi o seu maior tesouro e fonte de difusão da sua cultura, a par com a Escola.



Há diversos toques tradicionais, dos sinos em Beijós.

O toque repenicado dos sinos, em dias de festas, e em momentos muito solenes, como aquando da realização de casamentos e baptizados.



Os toques de um só sino a dobrar, balouçando de um para o outro lado, assinala que se vão realizar cerimónias religiosas.
Para as Missas Dominicais ou em Dias de Santos de guarda, normalmente, são dados dois toques com o sino pequeno, e um com o sino grande, este seguido de dois piques, um no sino pequeno outro no sino grande.
Cerca de meia hora antes do início das cerimónias (Missa...) é dado um pique só no sino grande, para alertar os fiéis e chamá-los para estarem presentes no início das celebrações.
(Em dias festivos, isso é assinalado com repenique ao fim de cada entrada).

O sinal mais triste é dado, quando morre algum paroquiano, cujo facto é anunciado pelo toque dobrado, feito com o baloiçar dos dois sinos, para um e para outro lado, alternadamente.

Quando morre um homem, este sinal repete-se três vezes. Se morrer uma mulher o toque repete-se duas.
Depois, mantendo-se a tradição, a seguir ao sinal de que alguém faleceu, se a pessoa for de Beijós são dadas duas badaladas no sino grande; se for de Pardieiros, são dadas três badaladas; de for da Póvoa da Pégada são quatro badaladas; para a Póvoa de Lisboa são dadas cinco badaladas, para as pessoas da Póvoa de Entre Ribeiros, penso que eram dadas seis badaladas.


Para a realização dos funerais, os sinos tocam da mesma forma como para as restantes cerimónias, toques idênticos aos de chamarem as populações para as Missas.



Todavia, os sinos dobram da mesma forma, oscilando alternadamente, para um e para outro lado, enquanto decorrem os cortejos fúnebres, até ao Cemitério Paroquial de Beijós.


É de realçar que, foi tradição na Paróquia de Beijós, talvez que ainda se mantenha, quando morriam crianças com idades até aos 12/13 anos os sinos, em vez de dobrar, repenicavam, com toque idêntico aos das festas.
Estas pessoas eram sepultadas em lugares muito especiais, reservados no Cemitério Paroquial.

Para que conste, já que falamos de funerais, para as pessoas solteiras, na Paróquia de Beijós, o funeral era realizado com caixão ou urna brancos.


1 comentário:

  1. Realmente, enquanto noutras localidades, onde havia Corpos de Bombeiros, eram eles que accionavam a respectiva sirene à hora do meio dia, em Beijós eram os sinos que serviam para dar o sinal à população.

    Os toques fazem muita falta, apesar de também haver pessoas na nossa Aldeia que se sentem incomodadas pelos toques dos sinos, ou pelo sinal horário que agora a Igreja transmite.

    Talvez tenham perdido o hábito de ouvir o sino, pois só isso justificará alguns lamentos.

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.