segunda-feira, setembro 17, 2007

PÓVOA DA PÉGADA - Senhora da Pégada






















A Padroeira da Póvoa da Pégada também é conhecida por:

Nossa Senhora da Pégada;
Nossa Senhora do "Ó";
Nossa Senhora dos Leites;
_______
Agora que surgiu a referência a Nossa Senhora dos Leites, que, até aqui, não era falado, convém deixar uma nota sobre esta nova designação.
Vejamos:
Consta que esta Santa também passou a ser assim designada, e até foi tomada como padroeira das mulheres que tinham que amamentar os seus filhos e não tinham leite para lhes dar, pela grande devoção que lhe dedicavam.

» Temos que entender que, noutros tempos, não havendo os recursos que há hoje,uma das maiores preocupação das senhoras era criar os seus filhos ao seu peito, dando-lhe o seu próprio leite. Quando tinham dificuldades, por não terem leite ou em quantidade suficiente, socorriam-se umas das outras.
» Ainda há algumas pessoas na freguesia de Beijós que mamaram do leite das mães de outras crianças, nascidas mais ou menos na mesma época.
» Foram tempos com muitas dificuldades e, por isso, quando as senhoras tinham algum problema destes, recorriam ao Sobrenatural.

» Havia grandes romarias e a fé das mulheres que se viam nessas situações era tanta, que acabavam por levar água da Póvoa da Pégada para beber, como água milagrosa!

5 comentários:

  1. Tudo se alterou e ainda bem!

    Agora há recursos para evitar que as crianças mamem noutras mães, que chamavam mães de amamentação!

    Parando um pouco para pensar, analisamos estas situações de cabeça fria e perguntamos:
    Quem eram as senhoras que se dispunham a dar de mamar aos filhos de outras mulheres, que, de momento a momento, tinham que lhe dar o peito?
    Que higiene havia, então, para evitar o contágio de doenças entre as crianças?
    Quando havia necessidade de dar de mamar às crianças, durante a noite, como resolviam o problema?

    » Seguramente que teria que haver plena confiança nas mães de amamentação!

    » Agora já todas essas dificuldades estão ultrapassadas!
    » Os problemas das mães de amamentação foram resolvidos com os leites em pó!
    » Assim, aquelas situações de problemas de sofrimento por sequelas nos peitos das mães também foram ultrapassados!

    » Felizmente que, hoje, já algumas senhoras conseguem evitar que os filhos lhe estraguem os peitos, para preservar a sua beleza. Por isso, decidem logo secar o leite clinicamente, e passam desde e habituam os filhos aos biberões. Há aqui também, apesar de nenhum leite, por mais completo que seja, substituir plenamente o leite materno, necessidades que a vida actual exige, quando as mães trabalham fora de casa, podendo os filhos, que normalmente ficam nos colégios, ser amamentados por qualquer pessoa!
    » As alterações que a vida das sociedades tem vindo a sofrer, obrigam a criar sistemas para ultrapassar os problemas que daí advêm e ainda bem que a humanidade, hoje, tem meios e capacidades para fazer face a todas as situações.

    ResponderEliminar
  2. Corrijo:
    (...)
    » Felizmente que, hoje, já algumas senhoras conseguem evitar que os filhos lhe estraguem os peitos, para preservar a sua beleza. Por isso, decidem logo secar o leite clinicamente, e habituam os filhos aos biberões, logo que nascem. Há aqui também, apesar de nenhum leite, por mais completo que seja, substituir plenamente o leite materno, necessidades que a vida actual exige, quando as mães trabalham fora de casa, podendo os filhos, que normalmente ficam nos colégios, ser amamentados por qualquer pessoa!
    (...)

    ResponderEliminar
  3. Fico muito grato pelo interesse pela Póvoa da Pégada, de onde sou natural, e pelas informações históricas aqui divulgadas. Espero que continue, e parabéns por este projecto.

    ResponderEliminar
  4. villager,

    É sempre agradável receber os nossos amigos na nesta casa!
    Vamos continuar a contar consigo para deixar a sua prestimosa colaboração neste Blogue de Beijós!
    Vamos continuar a falar da Póvoa da Pégada, sempre que os Nossos Grandes Amigos que ali vivem nos dêem o seu contributo.
    Os seus comentários dão-nos ânimo para continuarmos a falar da sua Aldeia, que é um Paraíso na Terra!
    Bem-haja pela sua visita.:)

    ResponderEliminar
  5. Corrijo:

    "É sempre agradável receber os nossos amigos nesta casa!
    (...)"

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.