quarta-feira, janeiro 09, 2008

O SONHO "ADEGA DO JACINTO" - Póvoa da Pégada > (Click)

JACINTO ANTÓNIO PEREIRA, nascido a 28 de Novembro de 1928, na Aldeia de Laceiras - Cabanas de Viriato, distrito de Viseu, deu os seus primeiros passos na Indústria Hoteleira, na Cervejaria da Trindade, em Lisboa, onde, pelo que consta dos documentos, terá começado a trabalhar no dia 01.09.1955.




Rua Nova da Trindade, n.º 20 - C - Lisboa.



Foi inaugurada em 1836, por um cidadão Galego, num edifício que fora Convento.
Olhando às imagens que publicamos, aliás, muito melhor se poderá observar na sua história, na respectiva página da Web, pelo luxo que ostenta,
vemos que é um estabelecimento de forte prestígio, com grande destaque, na cidade de Lisboa, a nível turístico.





























Dizíamos nós que foi nesta casa que o nosso Querido Amigo Jacinto, infelizmente já falecido a 29.OUT.1984, se iniciou na arte de bem servir, na indústria hoteleira, cujos méritos lhe foram averbados na sua Carteira Profissional. Não há dúvida que terá sido para ele um privilégio ter tido como Escola Primeira um estabelecimento como a Cervejaria da Trindade, facto de que muito se terá orgulhado pela referência profissional que isso lhe concedia.







Numa fase da sua vida, abraçando com orgulho a sua profissão, esteve presente quase em permanência em Banquetes de Casamentos e outros..., nos caminhos da Beira Alta, principalmente
com "OS JANUÁRIOS" de Picanços.








( Nesta foto vemos os preparativos para um Banquete de Casamento em Beijós no dia 4.1.1975).


(Nesta outra, a equipa está aposta para outro Banquete de Casamento no "SOLAR DA BEIRA", em Oliveirinha - Carregal do Sal, em 8.3.1980).

Pelo que conseguimos apurar, o Nosso Querido Amigo Jacinto sonhava em criar um Restaurante na Póvoa da Pégada, Aldeia da Freguesia de Beijós, concelho de Carregal do Sal, distrito de Viseu, onde se fixou pelo casamento.
Esse sonho, apesar de ter casado aos 50 anos de idade, conseguiu comunicar aos seus filhos.

A ideia foi ganhando raízes e o seu filho, nosso querido Amigo, Francisco Jacinto Marques Pereira, aproveitando a oportunidade de ter sido posto à venda, comprou o respectivo edifício, em Junho de 2006, ciente de que iria ele dar cumprimento ao sonho que seu pai não conseguiu concretizar.

Aquele prédio, construido em 1969, num lugar privilegiado, junto da Capela da Nossa Senhora da Pégada, onde estivera um pombal que atraía os moradores da Aldeia, para apreciarem a lida natural das aves, terá sido a melhor aquisição que conseguiu fazer na sua vida, para o seu negócio.

Com a sua postura empreendedora, conseguiu concretizar o sonho que herdara, criou a ADEGA DO JACINTO, e franqueou a casa ao público, com festa rija, no dia 13 de Agosto de 2007.










Não há dúvida que o Francisco Jacinto, desde a data da inauguração, tem conseguido convencer os cerca de 50 moradores da Aldeia, para tomarem o seu café ao fim de almoço na sua adega, que tem servido também de ponto de encontro dos amigos, para porem as conversas em dia, além dos viandantes forasteiros que têm sido visitas da casa.

Como seria feliz o
Jacinto António Pereira se, fisicamente, estivesse ainda entre os seus familiares, por ver o seu sonho concretizado?

BEIJÓS-CINCO ALDEIAS, formula os melhores Votos de que este sonho se eternize e que os proprietários da ADEGA DO JACINTO, criada em Sua memória, tenham aqui as maiores venturas.

6 comentários:

  1. Excelente artigo. Mais uma importante contribuição para o arquivo histórico da Póvoa.
    Um grande obrigado.

    ResponderEliminar
  2. A "Adega do Jacinto" está de parabéns.
    Em boa hora nasceu na Póvoa da Pégada.
    Apesar da Aldeia ser pequenina, a Adega parece nunca estar sem clientes. O ambiente é bom e o café também.
    O Francisco Jacinto terá que procurar manter, como é seu apanágio, o bom acolhimento.

    ResponderEliminar
  3. um bem haja pelo ducomentario adega do jacinto que me deixa cheio de orgulho ,OBRIGADO!!!
    FRANCISCO PEREIRA

    ResponderEliminar
  4. Sr. Francisco Pereira, parabens pela sua iniciativa e votos de muitas felicidades para 2008.

    ResponderEliminar
  5. FRANCISCO PEREIRA, nós alegramo-nos com a alegria dos outros.
    Resta-nos a satisfação de a proporcionarmos, por isso também nós estamos gratos por conseguirmos dar alguns momentos de prazer, enaltecendo o trabalho e o sacrifício que o seu pai teve e a que você está, com muito orgulho, a dar continuidade.
    Força...:))

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.