sexta-feira, fevereiro 15, 2008

DE BEIJÓS A BELAS - O meu circuito de manutenção

Três horas de marcha, num espaço sem automóveis e sem os respectivos gases dos seus combustíveis, com passo rasgado, para renovar o oxigénio dos pulmões, diariamente.
Isto cria uma adrenalina que nos põe activos para todo o dia.
Sair de casa, descer até à Rua Alexandre Herculano, Rotunda dos Bairros de Belas, Rua Humberto Delgado, Rua João de Belas, aqui com cinco minutos de pausa para o cafezito, na Pastelaria "Café com Leite". Sobe-se até ao cemitério, segue-se pela Estrada Nacional 117 - 10.3 e 10.4 Km, vira-se à Esquerda, em direcção à Quinta do Machado. Segue-se por esse caminho, passa-se o ribeiro, sobe-se a rampa até ao monumento da Nossa Senhora do Cabo. Vira-se à direita, e segue-se até se avistar a entrada principal da Quinta do Bom Jardim. Porém, 50 metros antes, sobe-se uma rampa que quase nos obriga a colocar o nariz nos joelhos, 75% de inclinação. Segue-se até ao final dos 80 m de rampa. Continua-se para Poente e, cerca de 30 m à frente, vira-se à direita em direcção aos edifícios da Quinta do Bom Jardim. Segue-se para Norte, num percurso a meio da encosta, entre o ribeiro/campos de Golfe e o alto da Serra da Carregueira.
Bela paisagem, com imenso e variado arvoredo, que produz o oxigénio que nos purifica o sangue.
Quinze minutos depois, estamos prontos para iniciar nova subida de 100 m, para Poente, com 60% de inclinação, lá vamos novamente com o nariz aos joelhos.
Ao cimo dessa rampa, caminho do alto da Serra, viramos à direita e seguimos em direcção ao cimo dos campos de Golfe, a Norte, por caminho muito trilhado por carros e pelos militares, na instrução, para as suas marchas finais. Damos a volta a Norte dos campos de Golfe e, depois de passar pode debaixo da conduta da água, regressamos pelo mesmo caminho, em direcção ao Monte do Duque, onde se situa o Marco Geodésico.
No sopé do monte, já a meio, descemos à esquerda, e percorremos um caminho pouco seguido, com muitas ervas e pequenos arbustos, por montes e vales, em direcção ao caminho do alto da serra.
Aqui, viramos novamente à direita e seguimos em direcção à Rua do Bom Jardim - Venda Seca, a Sul, na Villa S. João, voltamos à esquerda, para Nascente, seguimos em direcção ao Monumento da Nossa Senhora do Cabo.
Seguimos em frente em direcção ao ribeiro / Quinta do Machado, já de regresso a casa, pelo mesmo caminho em direcção ao cemitério. Tarefa cumprida. Mas muito mais activos e animados. Vamos ver»»(Click sobre a fotografia do álbum)»»»»»»»»»»»»»»»»
*************************************
Aconselhamos que continue a visitar especialmente:
MUSEU VIRTUAL
DE BEIJÓS A SINTRA
GENTES DE BEIJÓS

2 comentários:

  1. Ver mensagem neste Post.
    IMAGENS COM HISTÓRIAS DAS GENTES DE BEIJÓS

    e se possivel passá-lo cá para cima

    ResponderEliminar
  2. Acácio Santos,
    a tua ideia é pertinente, todavia, dado que têm sido colocadas muitas páginas ou posts, as páginas anteriores vão sempre descendo.
    Contudo, acabaste de dar uma ideia que vai ser aproveitada por BEIJÓS-CINCO ALDEIAS e as pessoas, a qualquer momento, poderão ir ver as fotografias das Gentes de Beijós.
    Vamos lá ver se essas imagens passam a estar mais presentes.
    Bem haja pela ideia.

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.