domingo, junho 29, 2008

CONVÍVIOS DE 2008 > DE S.JOÃO BAPTISTA DE BEIJÓS

»» O Nosso Querido e Saudoso Amigo, ERNESTO ABRANTES CORTÊS, já há muitos anos que tomou a iniciativa de assar as sardinhas para si, para a sua família e amigos, junto das fogueiras de S. João, em frente ao edifício da Junta de Freguesia de Beijós.
Em boa hora o fez, que se tornou uma tradição.
De ano para ano, o grupo aumenta. Cada vez se juntam mais Beijosenses aos familiares daquele nosso Querido Amigo Abrantes Cortês.
Assim, enquanto uns preparam as fogueiras com os rosmaninhos, para saltar, como é tradição, outros preparam as brasas para assar as sardinhas e as febras, dando continuidade ao trabalho iniciado pelo Falecido Ernesto.
Muitos dos nossos conterrâneos já se deslocam propositadamente dos grandes centros urbanos, para conviverem ali com os amigos.
Não há dúvida que, a comer e a beber, põem-se as conversas em dia, com os amigos que já se não viam há longas datas e com outros que estiveram, há um ano, com os mesmos propósitos, naquela local.
Maravilhoso encontro de Beijosenses.
Quem mais se sacrificou, mas que por isso revelaram extrema alegria, foram, como sempre, os familiares do Sr. Ernesto, merecendo especial destaque o nosso Querido Amigo NUNO RODRIGUES MACHADO, que tem vindo a ser um dos cozinheiros de serviço. Bem-Haja.
Fizeram as brasas, os grelhados. Cozeram as batatas e distribuiram por todos os amigos que apareçam.
Provaram-se as águas, tintas e brancas.... do Penedo, do Carvalhinho, do Cerradinho... etc. Não há dúvida que chegou a parecer um concurso de vinhos....
Deixamos as imagens, para que se possa ajuizar, como foi o serão do dia 23 de Junho de 2008, no referido local... Vejamos:









Enquanto decorreu este convívio, mantendo a tradição, outro ainda mais forte, reunindo muito mais gente ao som da música, também se realizou no Parque Arnaldo de Castro (recinto das festas), organizado pela Comissão das festas de S. João Baptista.

Convém que todos os Beijosenses, mesmo os mais cépticos, se vão habituando a estes convívios, que proporcionam sãos encontros entre os filhos da nossa Aldeia e os das Aldeias vizinhas, que também nos visitam.
BEIJÓS*CINCO ALDEIAS, envia os mais sinceros parabéns a todos quantos proporcionaram estes encontros e àqueles que se reuniram na nossa Aldeia, para celebrar o S. João.
Vamos todos voltar no dia 23 de Junho de 2009.

4 comentários:

  1. Isto é que deve ter sido um pôr da "escrita" em dia com os seus amigos e conhecidos. É pena que como repórter fotográfico, nunca apareça nelas.
    Gostaria de ver o seu ar feliz.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Ester,

    Só quem passa por estes momentos de felicidade junto de tantos amigos, que se vêem uma vez por ano, consegue descrever quanta alegria nos chega num só serão.
    É maravilhoso conviver e ver como, mais jovens, menos jovens, familiares e não só, até pessoas que nunca vi, se juntam ao grupo de comem e bebem do que houver sobre a mesa.
    É isto que tem o maior valor, nestas festas Joaninas de Beijós.
    Este ano calhou ao meio da semana, cujo facto, como estou de férias grandes, dá sempre para aparecer.
    Ainda que eu tenha vivido toda a festa, mesmo lá no local, não consigo descrever tudo o que senti.
    Para o dia 23 de Junho de 2009, terá que se propor a aparecer, para viver e conviver nestas coisas com os Beijosenses.

    ResponderEliminar
  3. Ester,

    Peço desculpa pelas gralhas, do meu comentário, ainda que dê para compreender, cumpre-me ractificar, não só a escrita, mas também o raciocínio interrompido, então vamos ver se sai melhor:

    "...É maravilhoso conviver e ver como, mais jovens, menos jovens, familiares e não só, até pessoas que nunca vi, se juntam ao grupo de Beijosenses, comem e bebem do que houver sobre a mesa.
    É isto que tem o maior valor, nestas festas Joaninas de Beijós.
    Este ano calhou ao meio da semana, o que limitou muitos Beijosenses que trabalham fora da Nossa Aldeia, cujo facto, para mim, como estou de férias grandes, não me traz transtorno de maior, dá e deu sempre para aparecer.
    Ainda que eu tenha vivido toda a festa, mesmo lá no local, não consigo descrever tudo o que senti.
    Para o dia 23 de Junho de 2009, a Ester terá que se propor a aparecer, para viver e conviver nestas coisas com os Beijosenses."

    Só assim conseguirá confirmar o que a Lenda de Beijós reza... "... São pessoas tão boas, tão acolhedoras, por isso > Beija-os.... Beija-os... Beij´ós .... Beij´ós > Beijós".

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Amaral pela sua resposta ao meu comentário e tenha a certeza
    que no dia 23 de Junho de 2009, se tudo correr bem, lá me juntarei aos Beijosenses, com enorme prazer.
    Beijos

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.