quarta-feira, agosto 27, 2008

CAMINHOS DA BEIRA ALTA

Na margem direita do Rio Dão, mesmo próximo da sua nascente, motivados por esta Bela Aguarela publicada pelo Nosso Querido Amigo Villager, não resistimos em ir ao encontro do Monumento que ele bem refere.
Propusemo-nos a fotografá-lo nos mais variados ângulos, na esperança de podermos revelar as ruínas do belo
Mosteiro Medieval de Santa Maria de Maceira Dão, caminhos percorridos pelos Monges de Cister, situado mesmo ao fundo da encosta do monte, do Santuário da Nossa Senhora da Cabeça,em Vila Garcia, Maceira Dão, concelho de Mangualde.
"Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão

» Fundado no Século XII por D. Soeiro e seus companheiros, inicialmente obediente à Regra de S. Bento, cedo abraçaram seus monges a regra de Cister, tornando-se obedientes a Alcobaça. O favor das gentes e o patrocínio dos Reis que o tornaram, pela sua protecção, um Real Mosteiro, trouxeram o crescimento da casa e dos seus bens.
» Distinguem-se as seguintes partes na sua arquitectura: a torre medieval entre os séculos XII - XV com seus três pisos de adega e celeiro, hoje relativamente bem conservada; as edificações monásticas do século XVIII que tinham no piso térreo o claustro com fonte, a sala do capítulo, o refeitório, a cozinha, a adega, etc. e no piso superior os aposentos do Abade, a biblioteca, a enfermaria e as celas; a Igreja da Nossa Sra. da Assunção (Século XVIII) apresenta uma singular frontaria em tronco de cilindro com as armas reais sobre a entrada.
Ao lado ergue-se a torre sineira. O corpo da Igreja tem uma forma elíptica, com abóbada de tijolo.
Foi classificado Monumento Nacional, Decreto nº. 5/2002, Diário da República 42, de 19 de Fevereiro."

» Apesar de se apresentar muito degradado, merece uma visita, porquanto passamos a conhecer mais um pouco do rico património português:
»» Venham connosco:



























..

4 comentários:

  1. É realmente muito triste, ver como o portugês,não todo, despreza e esquece as suas raizes, o seu património, enfim, a sua história.
    Dá-se valor a tantas coisas que não merecem e outras é o que se vê.
    Palavras para quê!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Muito bonitas perspectivas deste monumento que eu nao pude capturar quando visitei. Continuo a esperar que algume entidade oficial encontre maneira de o preservar.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Já ouvi falar nestes patrimónios muitas vezes, mas ainda não tive a oportunidade de conhecer.
    As fotos mostram ser sitios dignos de uma visita.

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos, eu sou dessa freguesia, o meu pai nasceu numa das partes do convento, devido ao facto de antigamente ter sido povoado por agricultores que trabalhavam na Quinta do Convento. Neste momento apresenta a maior degradação de sempre, a cobertura está a ceder,porque é de madeira, embora ja tivesse muitos restauros, e o pior é que a a aboboda tb já apresenta fissuras na pedra de encaixe principal. Acreditem que é maravilhoso, tem inclusivé um pequeno ribeiro mesmo ao lado a passar. Os claustros são fenomenais, e o pior é que muitos dos herdeiros, sim porque isto é privado têm formação em arquitectura, e não sei se por ganancia se por comodismo não são capazes de doar ou até vender a valor simbólico a quem queira valorizar este munomento único!!!

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.