segunda-feira, novembro 10, 2008

PÓVOA DE ENTRE RIBEIROS

Póvoa de Entre Ribeiros, Aldeia da freguesia de Beijós, está quase esquecida, no limite do concelho de Nelas, mesmo ali paredes meias com a Póvoa de Santo António.
>>>>> O Nosso Querido Amigo Hermínio da Cunha Marques, na sua obra "Carregal do Sal No Coração da Beira, a fls. 99, refere e passamos a citar "...Encontra-se hoje, praticamente, despovoado."
>>>>> Não nos parece que a Póvoa de Entre Ribeiros tenda em desaparecer.
Ainda que o velho casario, actualmente quase em ruínas, esteja a ser utilizado para albergar ovelhas, ainda lá existe uma bela Quinta , a Poente do Marco que delimita os Concelhos de Carregal do Sal, com o de Nelas.
>>>>> Nas nossas caminhadas conseguimos descobrir a origem do nome da Póvoa de Entre Ribeiros.
Até determinado momento não encontrámos justificação para esta Aldeia assim ser designada. Todavia, passando da Cabeça Gorda, em direcção à Póvoa de Santo António, na parte Norte desta Aldeia, atravessámos um ribeiro que vai em direcção ao Pariço.
Continuando na nossa marcha para Poente, mesmo entre a Póvoa de Entre Ribeiro e a Póvoa de Lisboa, encontrámos um outro Ribeiro que virá em direcção à Lameira.
Entre estes dois Ribeiros, situa-se a Póvoa de Entre Ribeiros.
>>>>>> Neste percurso, ouvimos falar de "Manteiros", uma Quinta devidamente cuidada, com algumas habitações, garagens e piscinas, ladeada de pinhais e vinhedos.
Esta Propriedade, fica a Poente do marco do concelho, que liga ao que se encontra no Alto da Cabeça Gorda, na área de Beijós, Carregal do Sal.
Este espaço será propriedade, segundo apurámos, de familiares de um nosso conterrâneo, que foi morador, enquanto vivo, da Póvoa de Lisboa.


Aqui vemos os respectivos acessos, para Norte, e para Poente do marco dos concelhos.





Quinta e espaços verdes envolventes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.