quinta-feira, dezembro 25, 2008

DE BEIJÓS > A AVEIRO - Princesa Santa Joana

"Retrato da Princesa Santa Joana"
> Óleo S/Tela > Escola Portuguesa. Século XV (?) > Museu de Aveiro


 "Retrato da Princesa Santa Joana Com o Menino"
> Óleo S/Tela > Século XVIII > Museu de Aveiro


QUEM FOI A PRINCESA SANTA JOANA?


»»» "D. Joana «Princesa-Infanta» de Portugal, nasceu em Lisboa, em 6 de Fevereiro de 1452, filha de D. Afonso V e de D. Isabel .
A falta de sucessores à coroa levou a que fosse jurada princesa herdeira do reino, título que conservou ainda depois do nascimento do irmão, futuro rei D. João II. Aos dezoito anos assumiu por um tempo a regência, enquanto seu pai e irmão tomavam parte na Campanha de Arzila.
Com vinte anos deu entrada no Convento de Jesus, onde veio a falecer a 12 de Maio de 1490, tendo tomado o hábito, sem, contudo, ter sido autorizada a professar, em virtude da fragilidade da linha de sucessão, assente apenas no príncipe D. Afonso, filho único de D. João II, e da política de alianças tentada por este último através de vários projectos matrimoniais envolvendo a irmã.
A sua vocação religiosa impediu-a de aceitar várias propostas de casamento, entre as quais com as casas reinantes de França, Alemanha e Inglaterra.




  "Santa Joana Princesa" 
>> Madeira estofada, dourada com pedraria. Príncípios do Século XVIII. > Museu de Aveiro »






 A memória destas recusas é perpetuada na sua iconografia, materializada nas três coroas que se apresentam caídas a seus pés.
Foi beatificada dois séculos após a sua morte, sendo contudo invocada como Santa, principalmente em Aveiro, cidade da qual é padroeira.
Quer o Mosteiro de Jesus quer Aveiro ( à qual a princesa carinhosamente se referia como "a sua Lisboa a pequena"), cresceram partindo da presença marcante da Santa Joana, tendo a sua opção de vida cativado diversos artistas que, através dos seus méritos, a representaram como princesa da Corte ou religiosa dominicana, pintando-a sobre tábua, tela ou azulejo, esculpindo-a em Madeira ou moldando-a em barro..."
Posted by Picasa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.